You are on page 1of 2

A Escola de Vygotsky Elisandra Reinhold Santolin1

Sueli Amaral Mello, ao versar sobre a teoria de Vygotsky elenca algumas caractersticas da teoria histrico-cultural. Argumenta por meio desta teoria, que a presena de condies adequadas de vida, bem como de educao, que as crianas desenvolvem distintas atividades sejam elas, prticas, intelectuais ou de cunho artstico. Essa Escola defende que a criana nasce com apenas uma potencialidade: a de aprender aptides, de desenvolver sua inteligncia, seja por meio de linguagem oral, da ateno, da linguagem escrita e sua personalidade, que se desenvolve a partir dos valores morais, ticos e da afetividade.
Ao contrrio dos outros animais, o homem precisa aprender as habilidades a desenvolver. Com a construo dos objetos, as aptides, habilidades e capacidades humanas necessrias ao seu bom uso foram tambm surgindo e sendo como que cristalizadas nos prprios objetos da cultura. Ademais, como principal tese da teoria histrico-cultural, a idia de que o processo de desenvolvimento humano resulta de um anterior processo de aprendizagem se configura, tambm ela, como um processo socialmente mediado. Essa compreenso de homem e de seu desenvolvimento vai condicionar todo o entendimento da questo educacional. A teoria histrico-cultural concebe o processo do desenvolvimento das qualidades humanas como de carter educacional. Segundo Vygotsky o desenvolvimento da inteligncia e da personalidade resultado da aprendizagem. As caractersticas inatas so condio essencial para o desenvolvimento, mas no suficientes, a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento. Vygotsky, estudando as formas tradicionais de avaliao do desenvolvimento psquico, percebeu que elas utilizavam apenas o que a criana era capaz de fazer independentemente dos outros. Ele chamou esse nvel de desenvolvimento de zona de desenvolvimento real. Alm da zona acima indicada, Vygotsky percebeu o que chamou de zona de desenvolvimento prximo, aquilo que a criana no capaz de fazer sozinha, mas j capaz de fazer em colaborao com um parceiro mais experiente, preparando-se para realizar a atividade por si mesma. Assim, somente haver aprendizagem quando o ensino ocorrer na zona de desenvolvimento prximo. Para Vygotsky, o bom ensino aquele que garante aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento. O papel da fala dirigir o trabalho educativo para estgios de desenvolvimento ainda no alcanados pela criana, impulsionando novos conhecimentos e conquistas, a partir da zona real de desenvolvimento da criana, avanando a partir daquilo que ela j sabe, rumo quilo que ela no sabe ou precisa da ajuda de outros para fazer.

Leontiev chama atividade no a qualquer coisa que a pessoa faa, mas apenas aquilo que faz sentido para ela, sempre com um objetivo (aquilo que se pretende alcanar no final da tarefa) e um motivo (a necessidade que leva a pessoa a agir). O sentido dado pela relao entre o motivo e o objetivo previsto para a tarefa. Havendo coincidncia entre motivo e objetivo, essas atividades tm um sentido para a criana. Mas atividade no como sinnimo de execuo de uma tarefa pela criana. Ao contrrio, como conhecimento do objetivo pela criana que deve responder a um motivo, a uma necessidade e a um interesse seus. As atividades artificiais no geram necessidades de leitura e escrita na criana, nem buscam sua iniciativa. No fazem sentido para a criana que aprende. O trabalho trabalho compartilhado entre a criana e o educador possibilita a atuao do aprendiz em nveis cada vez mais elevados e a internalizao de aptides, habilidades, e capacidades humanas cada vez mais elaboradas. Por exemplo, entre trs e seis anos, devemos considerar que o faz-de-conta a atividade pela qual novas capacidades e aptides podem ser introduzidas. Desta forma, o educador um criador de necessidades que contribuam para o desenvolvimento humano das crianas. Por isso, aquilo que ser proposto s crianas, na escola essencial e deve ser bem escolhido. preciso que o educador descubra as formas mais adequadas de trabalho com o seu grupo, atravs do reconhecimento dos nveis de desenvolvimento real e prximo das crianas. A criana que emerge dos estudos dessa teoria , sem a menor dvida, capaz: capaz de interao com os adultos, com os objetos; capaz de internalizao das idias e sentimentos morais e ticos; capaz de colocar-se no lugar dos adultos com plena compreenso dos diversos papis e relaes sociais que testemunha; capaz de fazer teorias, interpretar fenmenos e interaes sociais. Assim, a criana passa a ser entendida e aceita como cidad, como algum que sabe por ser capaz de aprender. Ento, para os estudiosos da Escola de Vygotsky, as bases sobre as quais deve ser realizada a formao orientada ao desenvolvimento da inteligncia e da personalidade da criana, so: o desenvolvimento mximo das formas especificamente infantis de atividade ldica, prtica e plstica, alm da imprescindvel comunicao das crianas entre si e, imprescindivelmente, entre os adultos.

You might also like