You are on page 1of 11

B) A populao portuguesa evoluo e diferencias regionais A EVOLUO DA POPULAO PORTUGUESA NA 2A METADE DO SCULO XX 1950 a 1960-Crescimento natural elevado.

1960 a 1970- Diminuio do crescimento natural; Saldo emigratrio aumentou. 1970 a 1981- Forte crescimento; Diminuio da emigrao; Regresso dos imigrantes e dos residentes das ex-colnias; Crescimento natural elevado. 1981 a 1991- Estagnao; Reduo de taxa de natalidade. 1991 a 2006- Crescimento moderado; Taxa de crescimento natural e baixa; Aumento da imigrao. Demografia cincia que estuda a populao humana em termos quantitativos e qualitativos, tendo por objecto o estudo e a explicao do modo como evolui e se modifica. Censos operao de contagem realizada de 10 em 10 anos, da populao atravs da realizao de inquritos. EVOLUO DA TAXA DE NATALIDADE Natalidade numero de nascimento que se verifica numa dada rea e num determinado perodo de tempo. Taxa de natalidade o nmero de nascimento vivos ocorridos num ano por cada mil habitantes, um instrumento pois este relaciona os nascimentos como total da populao independentemente do sexo e da idade. Feita em %. A taxa de natalidade encontra-se elevada nas regies autnomas e no noroeste. Fecundidade: ndice sinttico de fecundidade numero de crianas que em media, cada mulher tem durante a sua vida frtil. Taxa de fecundidade o nmero total de nados vivos por cada mil mulheres com idade frtil (15 aos 45anos) num determinado perodo de tempo.

ndice de renovao das geraes o nmero mdio de filhos que cada mulher deveria ter durante a sua vida para que as geraes mais idosas pudessem ser substitudas por outras mais jovens. Causas do decrscimo da taxa de natalidade e fecundidade: - A modernizao das sociedades e a melhoria do nvel de vida- leva a uma maior preocupao como o bem-estar e a educao dos filhos; Proibio do trabalho infantil; O estabelecimento de escolaridade obrigatria (as crianas deixam de ser fonte de rendimento e passam a ser fonte de despesa). - A precariedade do emprego e o aumento da populao urbana- os casais evitam ter filhos; Carncia e alto de habitao nas cidades; Desenvolvimento do planeamento familiar e a generalizao do uso dos meios anticoncepcionais; A crescente entrada da mulher no mercado do trabalho e a liberdade e a realizao pessoal. - A elevada idade do primeiro casamento e do primeiro nascimento. - A reduo da taxa de nupcialidade e as unies extra maritais (unies fora do casamento). - O aumento da taxa de divorcialidade (aumento do numero de famlias monoparentais). -Aumento da infertilidade. Evoluo da taxa de mortalidade Taxa de mortalidade o nmero de bidos que ocorrem em mdia por cada mil habitantes numa dada rea e num determinado perodo de tempo.

Nota: Populao absoluta (PA) - nmero de habitantes. Esperana media de vida: o nmero de anos que em mdia cada indivduo vive. Longevidade a maior durao de vida comum. Mortalidade infantil: os bidos nascidas vivas, que faleceram com menos de 1 ano de idade.

Taxa de mortalidade infantil o nmero de bidos de crianas com menos de 1 ano por cada mil nascimentos vivos (nados-vivos) ocorridos nesse ano. Feita em %.

Causas do decrscimo da taxa de Mortalidade e causa do aumento da esperana mdia de vida: - A evoluo ocorrida na medicina a vrios nveis, preveno, tratamento e equipamentos mdicos; A melhoria da dieta alimentar (diversidades e qualidades); - A alterao de hbitos e condies de higiene pessoal e a melhoria das condies sanitrias e de habitalidade; - A diminuio do analfabetismo (maior tomada de conscincia face dos cuidados mdicos sanitrios e alimentares); - A melhoria das condies de trabalho (normas de seguranas e de horrios de trabalho). O aumento da taxa de mortalidade a partir da dcada de 80 deve-se ao envelhecimento da populao (aumento da esperana media de vida e da reduo da taxa de natalidade); Aumento das doenas de carcter social (cardiovasculares circulares, provocadas pelo alcoolismo e acidentes de aviao. Taxa de crescimento natural O crescimento natural ou saldo fisiolgico a diferena entre a natalidade e a mortalidade que se verifica numa dada rea e num determinado perodo de tempo (1ano) CN= Nat Mort Taxa de crescimento natural a diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade que se verifica numa dada rea e num determinado perodo de tempo (1ano) TCN= TN-TM Pode ser positivo Nat> Mort, negativa Nat <Mort Tanto a TNat e a TMort so condicionadas pela migrao.

Migraes

Os movimentos migratrios so movimentos de pessoas de uma rea para outra. Tipos de migraes: - Internas- xodo rural/urbano; Movimentos pendulares (populao que se desloca diariamente do campo para a cidade). - Externas- Emigraes; Imigraes. (Legais, clandestinas, definitivas temporrias/sazonais, livre, forada). xodo rural a deslocao do campo para a cidade. Saldo migratrio a diferena entre o nmero de entrada e sadas por migrao, para um determinado pas ou regio, num dado perodo de tempo (1 ano) SM = I-E Taxa de crescimento migratrio a relao entre o saldo migratrio e a populao total.

Causas dos fluxos migratrios em Portugal na dcada de 60: -O atraso econmico de Portugal que leva a baixos salrios; Baixo nvel de vida; Insuficincia de recursos (agricultura, industria e outras sectores de actividade). - Regime ditatorial que impedia a liberdade de expresso e de opinio; Guerra colonial com o servio militar obrigatrio. - Relatos de sucessos de muitos emigrantes. Causas dos fluxos migratrios em Portugal na dcada de 70/80: -Crise econmica nos pases da Europa provocadas pelas crises petrolferas; Mudanas ocorridas em Portugal provocadas pela revoluo de Abril de 1974; Entrada de Portugal na CCE. Emigraes a populao que sai do seu pas para o estrangeiro. Emigrao clandestina nas dcadas de 60 e primeira metade da dcada de 70, as razes:

- Morosidade de processos para emigrao legal; Restries impostas pelos pases receptores; Fuga ao comprimento do servio militar; Perseguies polticas devido ao regime vigente. Consequncias da emigrao para Portugal: - As vantagens so reduo do desemprego; Melhoria dos salrios e por isso melhoria da qualidade de vida para os que ficaram; Reconverso agrcola e sua mecanizao; Remessa dos emigrantes ajuda a equilibrar a balana de pagamentos, os quais vo ser investidos no comrcio, na indstria ou outras actividades na regio de partida, afixao da populao em reas interiores. - As desvantagens so desertificao de algumas regies (meios rurais); Reduo da taxa natalidade; Envelhecimento da populao; Aumento dos encargos sociais; Diminuio da populao activa; Estagnao da economia; Diminuio da populao absoluta; Imigraes So os estrangeiros que vm para o nosso pas. Causas gerais: socioeconmicas; religiosas; politicas; naturais; culturais. Revoluo do 25 de Abril de 1974 (fim do isolamento do pas, adeso da CEE que levou a progressos econmicos, investimento estrangeiro, intensificao da industrializao) processo de descolonizao (vindos do PALOP, regresso dos portugueses residentes nas colnias); As alteraes polticas na Europa do leste. Consequncias da Imigrao para Portugal: - As vantagens so Crescimento da populao residente; Aumento da taxa de fecundidade; Ajuda a resolver os problemas da segurana social se os imigrantes tiverem legalizados; Evita a desertificao de algumas regies do interior leva ao desenvolvimento de actividades econmicas. - As desvantagens so aumento do desemprego; Diminuio dos salrios; Aparecimento de grupos mafiosos; Aparecimento de problemas de racismo e xenofobia; Portugal est-se a tornar-se o centro do trfego de imigrantes clandestinos. Crescimento efectivo (real) soma do crescimento natural com o saldo migratrio.

Taxa de crescimento efectivo a relao entre o saldo efectivo e a populao total. As estruturas e os comportamentos scio-demograficos O crescimento real tem tido influncia na alterao da estrutura estaria. Estrutura estaria a repartio da populao por grupos de idade Classe etria um conjunto de indivduos cuja idade se inseres em intervalos de 5 em 5 anos. Grupos etrios so formados pelo grupo dos jovens, grupo dos adultos e o grupo dos idosos. Permitiu ver o aumento da percentagem de idosos e uma reduo da percentagem de jovens. Pirmide etria um grfico de barras que representa a repartio da populao por idade e por sexo. vantajoso em termos de processos de planeamento, como equipamentos colectivos (escolas, hospitais), estratgias para o emprego, segurana social, habitao. Classe oca a classe estaria com um menor numero de efectivos do que a classe etria anterior. As causas diminuio da natalidade ou um aumento inesperada da mortalidade (epidemias, guerras). ndice de envelhecimento a relao entre a populao idosa e jovem, ou seja, o nmero de idosos por cada 100 jovens. Constatando assim um envelhecimento da populao pela base (base estreita) com a taxa de natalidade a decrescer; pelo topo (topo largo) com a taxa de mortalidade, esperana mdia de vida alta, sendo as razes do decrscimo da taxa de natalidade. Populao dependente a populao que no contribui para a produo da riqueza como os jovens e os idosos. ndice de dependncia total a relao entre a populao dependente e a populao activa. Tem vindo a diminuir. ndice de dependncia dos jovens a relao entre a populao jovem e a activa. Tem vindo a decrescer. ndice de dependncia dos idosos a relao entre a populao idosa e a activa. Aumentou ao longo dos ltimos anos, tenha ocorrido em todas as regies do pas. A ESTRUTURA DA POPULAO ACTIVA

Populao activa toda a populao que trabalha e remunerada, mesmo que temporariamente desempregada. Ou o conjunto de indivduos que constituem mo-de-obra disponvel para a produo de bens e servios. Taxa de actividade o total de activos por cada mil habitantes. Estrutura profissional a distribuio da populao activa pelos diferentes sectores de actividade. Sectores de actividade so os grandes grupos onde se engloba a populao activa. Tipos de sectores e as razes da evoluo ente 1960 e 2001

Portugal em 1950 rural, em 1980 tornou-se industrializado, hoje em dia domina o sector tercirio. o maior em todas as regies, acusa maior parte da populao activa. - Primrio agrcola, (pecuria, silvicultura, pesca); Teve um decrescimento com a mecanizao, a reconverso da agricultora, abandono da agricultora/campos. - Secundaria industrial, (todo o tipo de industrias construo civil, obras publicas); Estagnou-se pois indstrias com fraco tecnolgicas com deficincias estruturais, vo dominando indstrias pequenas e medias dimenses. - Tercirio servios, (inferior- menores qualificaes, empregadas domesticas, comerciantes, peixeiras; superior- professores, mdicos, engenheiros, economistas, ministros, presidentes da republica.) Aumentou devido ao desenvolvimento e diversificao dos servios (ensino), aumento da taxa de feminizaro, melhoria do nvel de vida exige mais servios, aumento da taxa de urbanizao. O aumento da taxa de desemprego Na actualidade deve-se a crise econmica em Portugal e no mundo; descolonizao das empresas; pouca qualificao da nossa mo-de-obra; a concorrncia por parte dos pases com mo-de-obra mais barata e qualificada.

Nvel de instruo e qualificao profissional um grande responsvel pelo desemprego. Sendo estes responsvel pela fraca produtividade e qualidade da nossa economia. Taxa analfabetismo a percentagem de populao com 15 anos ou mais anos que no sabe ler nem escrever. Taxa de alfabetismo percentagem de populao com 15 anos ou mais anos que sabe ler, escrever e compreende um texto simples. Problemas demogrficos Envelhecimento Causas diminuio da taxa de mortalidade, diminuio da taxa de natalidade, aumento da emigrao. Consequncias falncia da segurana social, diminuio da populao activa, estagnao da economia, aumento do ndice de dependncia dos idosos, diminuio da populao jovem, aumento da populao idosa, diminuio esprito inovador e empreendedor. Solues/ medidas por em prtica polticas natalistas, abrir as portas imigrao. Declnio da fecundidade Causas a modernizao das sociedades, a entrada da mulher no mercado de trabalho, o envelhecimento da populao, casamentos tardios. Consequncias diminuio da populao absoluta, dificuldade na renovao geraes, diminuio da populao activa, envelhecimento da populao, diminuio do nmero de jovens. Solues/ medidas por em prtica polticas natalistas, abrir as portas imigrao. Baixo nvel educacional Causas expanso tardia do sistema escolar, abandono escolar percurso, inexistncia de escolaridade obrigatria antes do 25 de Abril, baixo financiamento escolar (nos diferentes nveis de ensino), a taxa de alfabetizao das mulheres menor do que a dos homens, acesso reduzido da mulher na escola.

Consequncias elevada percentagem de iliteracia, fraca produtividade e competitividade, aumento do desemprego. Solues/ medidas Melhoria do sistema educativo; Incutir hbitos de leitura; Aumentar a escolaridade obrigatria; Apostar na investigao, na inovao e no desenvolvimento; Apoiar a formao continua; Incentivar o ensino tcnico profissional; Criar mais centros tecnolgicos. Situao perante o emprego O emprego e a sua estabilidade so aspectos determinantes para a qualidade de vida. O desemprego de longa durao e o desemprego temporrio afecta jovens, mulheres e trabalhadores com mais idade. Levam ao trabalho infantil. O desemprego significa perda riqueza para o pas, tem ainda consequncias no sistema pblico de segurana social. C) A distribuio da populao OS CONDICIONANTES DA DISTRIBUIO DA POPULAO Densidade populacional, ou seja, o nmero de habitantes por unidade superfcie (Km2). Grandes assimetrias, h maior densidade populacional na grande Lisboa e no porto; no litoral do que no interior; nas reas metropolitanas (extensa rea formada pela juno de povoaes, de tipo urbano); no norte do que no sul. Factores da distribuio da populao reas atractivas, reas que por um conjunto de circunstancias so favorveis afixao da populao. reas repulsivas, reas que por um conjunto de factores so adversos afixao da populao. Naturais/Fsicos Clima actua directamente no homem e indirectamente nas actividades econmicas, pode ser atractivo se for ameno e repulsivo se for excessivo. Relevo consoante a sua altitude pode influenciar o clima e a escassez De oxignio, a amento da precipitao, tambm influencia as possveis actividades econmicas. Tipo de solo se forem frteis so propcios a afixao da populao.

Disponibilidades hdricas propcio pois desenvolve diversas actividades e leva a construo de vias de comunicao. A riqueza do subsolo bom se for rico em minerais, se no essas reas no sero desenvolvidas. Humanos Concentrao das actividades econmicas como agricultora (depende do clima), industrias, servios. Que responsvel pela abundncia ou no da populao Vias de comunicao que pode levar a implantao de actividades econmicas, originando residncia de populao. De ordem histrica a formao do territrio iniciou-se de norte para sul. Crescimento demogrfico mais jovens e maior taxa de natalidade no litoral do que no interior. Os problemas da distribuio da populao so a litoralizao, bipolarizao e despovoamento que originam problemas. Litoralizao a concentrao da populao e das actividades econmicas na faixa litoral a norte do rio Sado. Bipolarizao a concentrao da populao e das actividades econmicas nas reas metropolitanas de Lisboa e do porto. Consequncias so Congestionamento de trnsito que origina problemas ambientais, emocionais e doenas, aumento o consumo de combustvel. Dificuldades em encontrar uma habitao de qualidade e de custo, aumenta a sinistralidade. Sobrelotao dos equipamentos sociais devido a ultrapassagem da capacidade de carga humana. Aumento da situao de excluso social, aumenta a marginalidade. Aumento da poluio a vrios nveis devido a densidade populacional e poluio das devido s indstrias. Competitividade no emprego leva ao desemprego. Solues/ medidas a melhoria dos transportes colectivos, a diminuio da densidade demogrfica, reconverter os espaos de habitao, criao de espaos verdes, reduo das fontes de poluio. Despovoamento a reduo do nmero de populao numa dada rea devido a sua sada.

Consequncias o envelhecimento da populao, desertificao das regies do interior, abandono da agricultura, destruio do patrimnio cultural arquitectnico. Solues/ medidas desenvolver o turismo no espao rural, parques industriais para a afixao de empresas e de populao, instalao de plos universidades com formaes relacionadas com as actividades praticadas nessa regio, promoo de pequenas e medias empresas locais e no artesanato, melhorias de acessibilidade, aumento dos servios sociais,

You might also like