You are on page 1of 5

IDEIAS A RETER SOBRE A GRCIA

O regime democrtico apareceu em Atenas no sculo V a.C., concretizado pelas reformas legislativas levadas a efeito pelo arconte Clstenes (508 a 507) e mais tarde aperfeioadas pelo estratego Pricles, uma das mais clebres personalidades do sculo V ateniense.

A democracia ateniense foi uma democracia directa pois era a comunidade dos cidados (os demos) que governava a plis, preenchendo assembleias e cargos, em condio de igualdade e sem distines de nascimento ou fortuna. Apesar da participao na vida poltica ser considerada um dever, alm de um direito, a partir de Pricles todas as funes passaram a ser pagas mediantes as mistoforias. Os rgos mais importantes da organizao democrtica ateniense foram: a Eclsia, a Bul, os tribunais do Arepago e do Helieu e as magistraturas (arcontes e estrategos). A Eclsia composta por todos os cidados, era o rgo-base da soberania. Era a Eclsia que elegia ou sorteava os magistrados dos outros rgos de poder. Estes assumiam mandatos temporrios e rotativos e eram obrigados a prestar contas do seu desempenho anualmente. Entre os magistrados, os estrategos tiveram lugar de destaque pela responsabilidade das funes militares e porque podiam ser reeleitos, o que lhes permitiu granjear prestgio e respeito. O mais clebre estratego ateniense foi Pricles, eleito para o cargo quinze vezes seguidas.

Para proteger a sua democracia do poder pessoal e de outros abusos (demagogia, traio ), os atenienses criaram o ostracismo, lei pela qual um cidado, que se tornasse indesejvel politicamente, podia ser expulso da cidade por um perodo de dez anos. Os cidados os homens livres, maiores, filhos de pai e me atenienses e inscritos nos demos usufruam dos seguintes direitos: igualdade perante a lei (ISONOMIA), igualdade no acesso a cargos polticos (ISOCRACIA) e igualdade no uso da palavra (ISEGORIA). A palavra foi o veculo de expresso e de concretizao da democracia. Transformou-se numa forma de poder, quando bem utilizada. Da a importncia da oratria como instrumento poltico. A democracia ateniense aplicou-se, contudo, a um nmero muito reduzido da sua populao: apenas aos cidados, estando excludos as mulheres, os metecos e os escravos.

* Na poca clssica, Atenas e algumas plis do mundo grego conheceram um momento socioeconmico de estabilidade e prosperidade interna, o que lhes proporcionou o florescimento da sua cultura cvica e religiosa e o aperfeioamento da educao escolar. O currculo escolar compreendia, para as crianas entre os 7 e os 14 anos, a leitura, a escrita, a gramtica, a aritmtica, a msica e a educao fsica. Dos 15 aos 18 anos, os jovens (efebos) intensificavam a preparao fsica nos ginsios, palestras e estdios, e entravam no domnio das disciplinas superiores como a Filosofia, a Retrica, a Dialctica, a Histria e a Poltica, ministradas gratuitamente pelos filsofos e mais tarde pelos sofistas. Esta educao visava o pleno exerccio da soberania. Contudo, a maior mestra dos gregos era a prpria plis que oferecia aos seus habitantes muitas oportunidades para exercer e cultivar o esprito, nomeadamente durante as numerosas festividades cvico-religiosas, de mbito local ou pan-helnico.

Na Grcia clssica, as maiores festividades revestiam carcter religioso e cvico e eram ocasies solenes para os Gregos que as viviam com alegria, aproveitando para conviver e estreitar laos de unio uns com os outros (algumas chegavam a fazer parar as guerras). O teatro foi uma das maiores manifestaes da cultura grega, possuindo objectivos pedaggicos e moralizadores. As peas, escritas em verso, obedeciam a regras formais prprias e dividiam-se em tragdias e comdias, consoante o tema e os objectivos. O seu contedo religioso era um pretexto para a anlise profunda do comportamento e da alma humanos. O carcter humanista e racional do pensamento grego alcanou a sua mxima expresso na Filosofia, actividade especulativa que visa o conhecimento pelo conhecimento. Nascida nas cidades gregas da sia Menor, a Filosofia abarcou inicialmente todos os saberes, interrogandose primeiro sobre o mundo fsico e cosmolgico e, mais tarde (com Scrates e seus discpulos), sobre o Homem, seu mundo interior e processos de pensamento. Tambm na Histria o racionalismo grego se evidenciou, dando origem com Herdoto, preocupao com a veracidade dos factos e, com Tucdides, ao desenvolvimento de um mtodo de construo da Histria, baseado na construo e na crtica das fontes, com vista explicao dos factos.

You might also like