You are on page 1of 8

Compreender a

Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra
Escola Nome Turma

a
N. Data

FIcha de Avaliao Sumativa

Registe todas as suas opes na folha de resposta de forma perfeitamente legvel. Utilize apenas caneta azul ou preta. Bom trabalho!

Grupo I Desflorestao da Amaznia cai novamente para mnimo histrico


A desflorestao da Amaznia brasileira registou no ltimo ano o seu nvel mais baixo desde 1988, quando tiveram incio medies regulares com imagens de satlite. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) organismo que monitoriza a desflorestao revelam que foram abatidos 6238 quilmetros quadrados de floresta entre agosto de 2010 e julho de 2011. Houve uma queda de 11,7% em relao ao ano anterior. uma taxa histrica e representativa, sinalizando que continuamos com a nossa determinao de reduzir o desmatamento na Amaznia, disse a ministra brasileira do Ambiente, Izabella Teixeira, na apresentao dos nmeros ontem, em Braslia, citada pelo jornal O Estado de So Paulo. A destruio da floresta amaznica tem vindo a cair desde 2004, quando atingiu perto de 28 000 quilmetros quadrados quase a rea de todo o Alentejo (31 000 quilmetros quadrados). A reduo da rea desmatada atribuda a medidas do Governo, mas tambm variao nos preos dos produtos alimentares, que resultaria em maior ou menor estmulo a transformao da floresta em rea agrcola. J em 2009/2010, a rea desflorestada tinha-se ficado nos 7000 quilmetros quadrados. Nos 12 meses anteriores, tinha sido de 7500 quilmetros quadrados. Para o ltimo ano, temia-se um aumento em funo de dados preliminares, obtidos com imagens de satlite de menor resoluo. Mas, com dados mais detalhados, o retrato foi no sentido contrrio. O anncio da nova queda na desflorestao coincide com a tramitao, no Senado brasileiro, do Cdigo Florestal, uma legislao que ambientalistas temem que incentive o abate de mais rvores. Depois de dois anos de discusses, o texto estava agendado para ser votado ainda hoje. Numa verso preliminar, aprovada pelo Congresso em maio, a proposta de Cdigo Florestal previa reduzir a rea florestal que deveria ser mantida intocada e amnistiava os cortes ilegais feitos antes de julho de 2008. A nova verso, agora no Senado, aproxima mais as posies defendidas por ambientalistas e ruralistas, mas ainda alvo de crticas. O Governo espera que, ao invs de estimular a desflorestao, o cdigo recupera 300 mil quilmetros quadrados de reas antes ocupadas por florestas.
Ecosfera Pblico, 6 de dezembro de 2011 (adaptado)

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Cotao

1.

Tendo em conta os dados fornecidos, indique duas razes que expliquem a reduo da rea desmatada no Brasil. Na resposta a cada um dos itens de 2 a 6, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta.

2.

A desflorestao (A) leva perda de biodiversidade atravs do aumento do habitat disponvel. (B) leva ao ganho de biodiversidade atravs da diminuio do habitat disponvel. (C) leva perda de biodiversidade atravs da diminuio do habitat disponvel. (D) leva ao ganho de biodiversidade atravs do aumento do habitat disponvel.

3.

As florestas so ecossistemas em que existem (A) interaes intra e interespecficas e contribuem para o aumento de GEE. (B) interaes intraespecficas e contribuem para a aumento de GEE. (C) interaes interespecficas e contribuem para a diminuio de GEE. (D) interaes intra e interespecficas e contribuem para a diminuio de GEE.

4.

Na floresta existem rvores que, tal como outros para melhorar a qualidade do ar. (A) produtores [] consomem (B) produtores [] libertam (C) consumidores [] libertam (D) consumidores [] consomem

, so importantes pois

oxignio, contribuindo assim

5.

Uma espcie introduzida num habitat onde no existia anteriormente designa-se por do meio no so os mais adequados. no sobrevivem pois os fatores (A) invasoras [] abiticos (B) invasoras [] biticos (C) exticas [] biticos (D) exticas [] abiticos

, que muitas vezes

6.

As espcies invasoras (A) apresentam um crescimento exponencial e podem levar extino de espcies autctones. (B) apresentam um crescimento lento e podem levar extino de espcies autctones. (C) apresentam um crescimento rpido e podem levar extino de espcies alctones. (D) apresentam um crescimento moderado e podem levar extino de espcies alctones.

7.

Indique trs motivos pelos quais a floresta importante para os seres humanos.

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Grupo II

Greenpeace protesta na Romnia contra a maior mina de ouro a cu aberto da Europa


Ativistas da Greenpeace acorrentaram-se hoje no gabinete do Ministrio do Ambiente romeno para protestar contra a eventual aprovao do projeto que cria a maior mina de ouro a cu aberto da Europa, numa pequena cidade dos Crpatos. esperada para breve uma deciso sobre a licena ambiental ao projeto, que pretende usar cianeto para extrair 314 toneladas de ouro e 1500 toneladas de prata perto da cidade de Rosia Montana. Vinte ativistas da Greenpeace vindos da Romnia, Hungria, Alemanha, ustria, Itlia e Eslovnia conseguiram entrar no edifcio do Ministrio do Ambiente, em Bucareste. Usando casacos amarelos, ajoelharam-se silenciosamente ou sentaram-se na carpete vermelha do gabinete do ministro Laszlo Borbely, segurando cartazes, onde se lia: Salvem Rosia Montana e No ao cianeto em Rosia Montana. Eles no me assustaram, disse o ministro do Ambiente aos jornalistas. Disse-lhes que s aceitarei este projeto se estiver 100% convencido de que no ir prejudicar o Ambiente, acrescentou. O projeto, que tem estado a ser elaborado h 14 anos, da responsabilidade da Rosia Montana Gold Corporation, empresa detida maioritariamente pela canadiana Gabriel Resources Ltd. Ao longo dos anos tornou-se num projeto polmico, alvo de duras crticas de grupos civis, ambientalistas e da vizinha Hungria. Este pas afirma que a mina vai destruir antigas minas de ouro do tempo dos romanos e que pode levar a um desastre ecolgico. No h uma forma amiga do Ambiente de usar cianeto. No queremos uma catstrofe em Rosia Montana, disse Gergely Simon, da Greenpeace. Outros protestos foram organizados para as embaixadas romenas em Sofia, Viena, Budapeste e Varsvia, com ativistas a entregar barris de peixes mortos e peties para banir o uso de cianeto na indstria mineira na Romnia. O Presidente Traian Basescu apoia o projeto e diz que vai atrair investimento estrangeiro. No fim de semana, centenas de pessoas protestaram em Bucareste contra o plano mineiro mas em Rosia Montana, outras tantas protestaram a favor, alegando que vai trazer postos de trabalho e dinheiro a uma cidade empobrecida.
Pblico, 31 de janeiro de 2012 (adaptado)

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Cotao

1.

Indique o que entende por recursos naturais. Na resposta a cada um dos itens de 2 a 4, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta.

2.

O texto refere-se eventual explorao de (A) recursos energticos. (B) recursos minerais no metlicos. (C) recursos minerais metlicos. (D) recursos hdricos.

3.

O ouro um recurso (A) renovvel [] inferior

, possuindo um tempo de produo

ao do seu consumo.

(B) no renovvel [] superior (C) renovvel [] superior (D) no renovvel [] inferior 4. A satisfao das necessidades das populaes atuais, sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades, diz respeito ao conceito de (A) cultura biolgica. (B) desperdcio sustentvel. (C) recurso natural. (D) desenvolvimento sustentvel. 5. Tendo em conta os dados fornecidos e o seu conhecimento sobre a matria, discuta as vantagens e inconvenientes da explorao mineira.
6 4

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Grupo III

Em 2010, a potncia elica ligada rede pblica aumentou 348 MW, fixando-se em 3705 MW no final do ano. Na zona norte concluram-se os parques elicos de Carreo-Outeiro II, Fonte de Mesa II, Lomba do Vale e Terra Fria. Na zona centro concluram-se os parques de Alto Arganil e Serra da Boa Viagem e no Algarve o de Guerreiros. Durante este ano ampliaram-se ainda os parques de Penamacor e Tendais. Em 2010 ligaram-se os primeiros aerogeradores dos parques do Alto da Coutada, Alto Douro, Beiras, Vale de Galegos e Alvaizere, todos ainda em construo no final do ano. No final de 2010, a potncia elica representava 21% da potncia total ligada no Sistema Eltrico Nacional, em 2009 a potncia elica representava 20% e em 2008 18%.

Potncia Elica em MW

4000

3000

2000

1000

2008

2009 Ano

2010

Fonte: REN

Cotao

1.

Tendo em conta os dados fornecidos, indique como tem variado a potncia elica em Portugal. Na resposta a cada um dos itens de 2 a 8, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta.

2.

O aumento da utilizao de fontes de energia como a elica contribui para . para (A) o aumento [] a diminuio das reservas de combustveis fsseis (B) a diminuio [] a diminuio das reservas de combustveis fsseis (C) o aumento [] o desenvolvimento sustentvel (D) a diminuio [] o desenvolvimento sustentvel

da poluio, contribuindo

3.

A energia da biomassa diz respeito (A) queima de resduos florestais sendo uma fonte de energia com elevados prejuzos ambientais. (B) queima de resduos florestais sendo uma fonte de energia com reduzidos prejuzos ambientais. (C) ao calor interno da Terra sendo uma fonte de energia com elevados prejuzos ambientais. (D) ao calor interno da Terra sendo uma fonte de energia com reduzidos prejuzos ambientais.

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Cotao

4.

A energia _____ aproveita o calor interno da Terra, _____ ser utilizada para produo de energia eltrica em todos os locais do mundo. (A) geotrmica [] podendo (B) geotrmica [] no podendo (C) da biomassa [] no podendo (D) da biomassa [] podendo

5.

Os combustveis fsseis so recursos _____ do quais so exemplo _____ . (A) energticos [] o vento (B) hdricos [] a gua (C) energticos [] o gs natural (D) hdricos [] o petrleo

6.

A lignite possui uma _____ riqueza em carbono, do que _____ . (A) maior [] a antracite (B) igual [] a antracite (C) menor [] o carvo betuminoso (D) menor [] a turfa

7.

O petrleo e o _____ so _____, ou seja, formados a partir de plncton depositado em ambiente marinho. (A) carvo [] rochas (B) gs natural [] rochas (C) carvo [] hidrocarbonetos (D) gs natural [] hidrocarbonetos

8.

A formao do petrleo um processo _____ sendo a sua velocidade de consumo _____ da sua formao. (A) lento [] inferior (B) lento [] superior (C) rpido [] superior (D) rpido [] inferior

9.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes. A A energia proveniente da biomassa pode favorecer a eroso do solo. B A energia hdrica no implica impacte na biosfera. C A energia elica possibilita um produo contnua. D Um dos inconvenientes da energia solar o facto de ocupar grandes extenses de terreno. E O querosene utilizado para a produo de plsticos. F A energia das ondas e das mars so consideradas energias renovveis.

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Cotao

10.

Estabelea a correspondncia entre cada uma das expresses indicadas na coluna B e a respetiva classificao que consta da coluna A. Coluna A (a) (b) Recurso renovvel Recurso no renovvel Coluna B (1) Carvo (2) Prata (3) Sol (4) Urnio (5) Vento

FIM

Compreender a
Jacinta Rosa Moreira | Helena SantOvaia | Vitor Nuno Pinto

Terra

a
Grupo I

PROPOSTA DE CORREO
1. A reduo da rea desmatada atribuda a medidas do Governo, mas tambm variao nos preos dos produtos alimentares, que resultaria em maior ou menor estmulo a transformao da floresta em rea agrcola. (C). (D). (B). (D). (A). A floresta importante para a manuteno da qualidade do ar, da temperatura e como fonte de recursos. Grupo II 1. 2. 3. 4. 5. Recursos naturais so bens que se encontram na Natureza e que o Homem pode utilizar em seu benefcio. (C). (D). (D). A explorao mineira pode ser uma fonte de riqueza local, gerando emprego e recursos minerais, contudo o seu impacte ambiental pode ser significativo, podendo provocar poluio da gua, dos solos e at do ar. Grupo III 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. A potncia elica em Portugal tem vindo a aumentar. (D). (A). (B). (C). (C). (D). (B). A V; B F; C F; D V; E F; F V

2. 3. 4. 5. 6. 7.

10. (a) (3), (5); (b) (1), (2), (4)

You might also like