You are on page 1of 3

A importncia do follow-up

Por Luiz Almeida Marins Filho (PHD)

"Follow-up" significa "acompanhar", "seguir". Dar seguimento s coisas uma verdadeira arte que poucas empresas sabem desenvolver. Temos muitas idias, muitas boas idias. Comeamos a implantar quase todas elas ao mesmo tempo e... no cuidamos e no damos seguimento sua implantao. Em pouco tempo, todas elas desaparecero. No ficar uma sequer. Tenho visto esta realidade em muitas empresas. Desde o uso do crach (que implantado com toda a cerimnia e em pouco tempo esquecido), at cartas de cumprimentos pelo aniversrio de clientes, muitas coisas tm incio e desaparecem com o passar do tempo por falta de "follow-up". Voc se lembra das reunies com os gerentes, vendedores, seus subordinados, que voc disse que iria fazer todas as segundas-feiras? Voc se lembra de ter prometido aos seus vendedores que sairia com eles semanalmente para visitar clientes? O que aconteceu? Na verdade quase sempre temos idias demais e queremos implant-las todas ao mesmo tempo. Falamos e prometemos as coisas sob o impacto da emoo do momento e ficamos literalmente desmoralizados perante nossos subordinados, porque quase tudo o que falamos no tem seguimento. Dificilmente vemos o fim ou mesmo o resultado de nossas idias porque na maior parte das vezes nos descuidamos de sua implantao, de fazer um verdadeiro "follow-up". Sem "followup" nada vai pr frente. As ordens, orientaes, pedidos que fazemos para a nossa secretria e para nosso pessoal precisam ter um "follow-up". Numa pesquisa que fizemos com empresrios, verificamos que a maioria das boas idias so abandonadas por falta de "follow-up" e no porque eram ruins. Elas dariam certo, seriam mesmo uma diferenciao espetacular para a empresa, desde que fossem implantadas como planejado, com ateno aos detalhes e completo "follow-up". O que ocorre, porm, que essas boas idias foram abandonadas, simplesmente por que houve descuido, falta de acompanhamento em sua implantao. E no raras vezes, essas mesmas idias daro certo em outras empresas, muitas vezes nossas concorrentes, que as implantaro com ateno aos detalhes e completo "follow-up". Para esta semana, gostaria de sugerir que voc analisasse, com seu pessoal, quais as idias que j foram implantadas em sua empresa e que no tiveram continuidade por falta de cuidado e de "follow-up". Repense essas idias e veja realmente as razes pelas quais foram abandonadas. Por certo voc descobrir que muitas delas foram abandonadas prpria sorte e se lembrar de que nada progride sem que seja realmente acompanhado e avaliado. E daqui em diante, ao implantar alguma coisa em sua empresa ou mesmo comear algum projeto em sua vida particular, lembre-se de cuidar com ateno dos detalhes e fazer um bom "follow-up" . S assim, o sucesso ocorrer

Hoje falarei a respeito de algo to importante para as pessoas e organizaes, mas que tem recebido pouca ateno. O follow-up! Vejo diariamente nas empresas pessoas brilhantes, criativas, geradoras de excelentes idias,

mas que no conseguem transform-las em aes efetivas. Algumas vezes at iniciam, mas o destino a gaveta. Vivemos procurando desculpas para abandonar projetos, cursos, ginstica, regimes, reunies, sesses de feedback com a equipe, e tantas coisas importantes. Preferimos os incndios s atividades preventivas. Parece at que gostamos de sofrer! (risos) Enquanto os problemas no forem tratados na raiz, no seremos profissionais eficazes. Fazemos cursos de gesto, administrao do tempo, liderana, lemos livros de gerenciamento e auto-ajuda, mas nada disto provoca as aes necessrias, mudana de atitude, ou seja, continuamos excelentes tcnicos e mdios gestores. O follow-up consiste em: Dar seqncia e concluir aquilo que se props a fazer; Agir para que as coisas importantes sejam feitas; Cobrar a execuo das tarefas que foram prometidas, mas no realizadas; Colocar todo o aprendizado em prtica; Fazer a coisa acontecer. Assumir a responsabilidade pessoal com a REALIZAO.

Cuide de sua equipe, d feedback e exponha sua expectativa. Oua suas preocupaes, insatisfaes ou idias, responda proativamente e no reativamente e seja um lder inspirador de alta confiana. Se existe algo que voc considera importante para voc ou para sua empresa, no delegue esta iniciativa a ningum. Faa acontecer!

Nesta semana, estive com um amigo que h tempos no tomvamos um caf juntos. Nosso ltimo encontro aconteceu em um dos primeiros cursos de liderana que ministrei. Lembro que, aps o curso, nos reunimos para trocar feedback. Ele me deu a dica para desenvolver um curso voltado para o relacionamento interpessoal que, no por acaso, foi o tema de dois treinamentos que ministrei na ltima semana. Ele tambm me exps, naquela ocasio, seu interesse em se tornar consultor organizacional. Disse a ele, dentre outras coisas, que seria importante muita leitura, uma boa formao acadmica, e no perder as oportunidades de falar em pblico, expor idias e compartilhar conhecimento. Depois disto, trocamos alguns e-mails e nos encontramos no lanamento do meu livro Chega de ser chefe um caminho rumo liderana, em setembro de 2008, onde mal pudemos conversar. Hoje, para minha grata surpresa, este meu amigo est formado em turismo, concluiu sua primeira ps-graduao em 2008 e est decidindo qual ser a prxima especializao. Est ministrando palestras em uma universidade e dando treinamentos para clientes externos e internos. Com uma comunicao madura e assertiva, demonstra autoconfiana e uma postura profissional admirvel. Seu maior problema escolher o melhor caminho dentre vrias excelentes oportunidades que esto surgindo em sua vida. Por que estou compartilhando isto com voc? Simples:

Saber exatamente o que se quer, planejar um caminho, tendo em vista onde se quer chegar, quem pode ajudar, por que se quer chegar, em quanto tempo, tendo determinao e no desanimando diante dos obstculos, uma receita infalvel para conquistar objetivos. Com pesar, tambm conheo casos de pessoas que, h anos, reclamam da sorte, da falta de oportunidades e at mesmo do desemprego. O que ser que elas esto fazendo para mudar esta situao? Esto indo alm, fazendo o suficiente, pouco ou quase nada? Busque sua motivao nos seus sonhos, objetivos, famlia ou naquilo que h de mais valioso em sua vida. Assuma sua condio de vencedor, pois para isto que voc nasceu para vencer. Seguem algumas questes para voc refletir e agir:

Voc est constantemente se preparando para novos desafios? Tem considerado idias, sugestes ou crticas das pessoas com quem se relaciona? Como esto seus resultados empresariais? Voc tem se diferenciado pela excelncia no que faz? Os clientes esto encantados com seus servios e produtos? Voc tem a conscincia que novas oportunidades na carreira so conseqncia de muito preparo e resultados formidveis ao longo do tempo? Sua motivao uma escolha interna, ou voc depende dos outros para encontrar energia? Voc cuida dos seus relacionamentos? Faz networking.

No se iluda. Se voc andar a passos normais, apenas acompanhar a evoluo da humanidade. Se acelerar um pouco mais, estar um passo frente. Mas se parar, ficar para trs.

You might also like