You are on page 1of 3

1. (Enem) A chuva em locais no poludos levemente cida.

. Em locais onde os nveis de poluio so altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, ento, a denominao de "chuva cida". Este tipo de chuva causa prejuzos nas mais diversas reas: construo civil, agricultura, monumentos histricos, entre outras. A acidez da chuva est relacionada ao pH da seguinte forma: concentrao de ons hidrognio igual a 10 elevado a -pH, sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14. Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de maro, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro tm seus valores mostrados na tabela: Ms Maro Abril Abril Maio Amostra 6 8 14 18 pH 4 5 6 7

A anlise da frmula e da tabela permite afirmar que: a a I. da 6 para a 14 amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez. a II. a 18 amostra a menos cida dentre as expostas. a a III. a 8 amostra dez vezes mais cida que a 14 . a a IV. as nicas amostras de chuvas denominadas cidas so a 6 e a 8 . So corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) II e IV. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

2. (Enem) O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala a seguir apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25 C. Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela a seguir.

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100mL e adicionou gua at completar 200mL de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo: a) valores inferiores a 1,0. b) os mesmos valores. c) valores entre 5 e 7. d) valores entre 5 e 3.

e) sempre o valor 7.

3. (Enem) Sabes so sais de cidos carboxlicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoo de substncias de baixa solubilidade em gua, por exemplo, leos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molcula de sabo.

Em soluo, os nions do sabo podem hidrolisar a gua e, desse modo, formar o cido carboxlico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sdio, estabelecido o seguinte equilbrio: CH3(CH2)16COO + H2O CH3(CH2)16COOH + OH

Uma vez que o cido carboxlico formado pouco solvel em gua e menos eficiente na remoo de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilbrio acima seja deslocado para a direita. Com base nas informaes do texto, correto concluir que os sabes atuam de maneira a) mais eficiente em pH bsico. b) mais eficiente em pH cido. c) mais eficiente em pH neutro. d) eficiente em qualquer faixa de pH. e) mais eficiente em pH cido ou neutro.

4. (Enem) O processo de industrializao tem gerado srios problemas de ordem ambiental, econmica e social, entre os quais se pode citar a chuva cida. Os cidos usualmente presentes em maiores propores na gua da chuva so o H2CO3, formado pela reao do CO2 atmosfrico com a gua, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro ltimos so formados principalmente a partir da reao da gua com os xidos de nitrognio e de enxofre gerados pela queima de combustveis fsseis. A formao de chuva mais ou menos cida depende no s da concentrao do cido formado, como tambm do tipo de cido. Essa pode ser uma informao til na elaborao de estratgias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentraes idnticas, quais dos cidos citados no texto conferem maior acidez s guas das chuvas? a) HNO3 e HNO2. b) H2SO4 e H2SO3. c) H2SO3 e HNO2. d) H2SO4 e HNO3. e) H2CO3 e H2SO3.

(Enem) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminho que transportava cido sulfrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'gua no poludo que deve ter sofrido, como consequncia, I. mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de cido e em suas proximidades. II. variao do pH em funo da distncia e da direo da corrente de gua. III. danos permanentes na qualidade de suas guas. IV. aumento momentneo da temperatura da gua no local do derrame.

correto afirmar que, dessas consequncias, apenas podem ocorrer a) I e II. b) II e III. c) II e IV d) I, II e IV e) II, III e IV

You might also like