You are on page 1of 9

NOTA TCNICA

26 a | 2005

POLTICA NACIONAL DE ATENO ONCOLGICA

1
Braslia, 11 de novembro de 2005. 26 a: NT revisada aps CT de Ateno Sade em 26/10/2005.

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 I. Introduo:

O Ministrio da Sade est propondo por meio de portaria instituir a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica contemplando aes de Promoo, Preveno, Diagnstico, Tratamento, Reabilitao e Cuidados Paliativos, a ser implantada em todas as unidades federadas. A proposta estabelece que a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica deva ser organizada de forma articulada com o Ministrio da Sade e com as Secretarias de Sade dos estados e municpios. A partir da aprovao desta portaria pela CIT ficam revogadas as normativas anteriores, que regulamentavam a ateno oncolgica, portaria n. 3535/1998, n. 1478/1999 e n. 1289/2002. A portaria do Ministro da Sade define que a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica deve ser constituda a partir dos seguintes componentes fundamentais: 1. Promoo e Vigilncia em Sade; 2. Ateno Bsica; 3. Mdia complexidade; 4. Alta complexidade; 5. Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia; 6. Plano de Controle do tabagismo e outros Fatores de Risco, do Cncer do Colo do tero e da Mama; 7. Regulamentao suplementar e complementar; 8. Regulao, fiscalizao, controle e avaliao; 9. Sistema de Informao; 10. Diretrizes Nacionais para a Ateno Oncolgica 11. Avaliao Tecnolgica 12. Educao permanente e capacitao 13. Pesquisa sobre o cncer.

II. Organizao e implantao de Redes Estaduais de Ateno Oncolgica

A portaria da SAS/MS define que a rede de ateno oncolgica ser composta por: Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e os Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia.

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 Entende-se por Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia o hospital que possua condies tcnicas, instalaes fsicas, equipamentos e recursos humanos adequados prestao de assistncia especializada de alta complexidade para o diagnstico definitivo e tratamento dos cnceres mais prevalentes no Brasil. Entende-se por Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) o hospital que possua as condies tcnicas, instalaes fsicas, equipamentos e recursos humanos adequados prestao de assistncia especializada de alta complexidade para o diagnstico definitivo e tratamento de todos os tipos de cncer. Entende-se por Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia um CACON que exera o papel auxiliar, de carter tcnico, ao Gestor do SUS nas polticas de Ateno Oncolgica e que possua os seguintes atributos: I. Ser Hospital de Ensino, certificado pelo Ministrio da Sade e Ministrio da Educao, de acordo com a Portaria Interministerial MEC/MS n. 1.000, de 15 de abril de 2004; II. Ter uma base territorial de atuao, conforme os seguintes parmetros: 01 Centro de Referncia para at 12.000 casos novos anuais 02 Centros de Referncia para >12.000 - 24.000 casos novos anuais 03 Centros de Referncia para >24.000 - 48.000 casos novos anuais 04 Centros de Referncia para > 48.000 - 96.000 casos novos anuais 05 Centros de Referncia para > 96.000 casos novos anuais.

As Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia podem prestar atendimento nos servios abaixo descritos: I. II. III. IV. V. Servio de Cirurgia Oncolgica; Servio de Oncologia Clnica; Servio de Radioterapia; Servio de Hematologia; Servio de Oncologia Peditrica.

Um hospital, para ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia dever obrigatoriamente contar com, no mnimo, Servio de Cirurgia Oncolgica e Servio de Oncologia Clnica. Os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) devem prestar atendimento em todos os servios abaixo descritos: I. II. Servio de Cirurgia Oncolgica; Servio de Oncologia Clnica; 3

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 III. IV. Servio de Radioterapia; e Servio de Hematologia.

Um hospital, para ser credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia dever obrigatoriamente contar com atendimento em todos os servios descritos acima e atender os respectivos requisitos especificados na Portaria. Alm desses servios, o hospital credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia poder, de acordo com a necessidade estabelecida pelo respectivo Gestor do SUS, contar com atendimento em Servio de Oncologia Peditrica.

a) Estrutura fsica e funcional mnima e de recursos humanos para servios hospitalares gerais e especficos em Unidades de Assistncia de Alta

Complexidade em Oncologia: Ambulatrio; Pronto-atendimento; Servios de diagnstico; Enfermarias; Centro-cirrgico; Unidade de terapia intensiva; Hemoterapia; Farmcia hospitalar; Apoio multidisciplinar; Transplantes; Cuidados paliativos; Servio de cirurgia oncolgica; Servio de oncologia clnica; Servio de radioterapia; Servio de hematologia; Servio de oncologia peditrica. b) Caracterizao dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON): Os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) devem ser hospitais que, obrigatoriamente, tenham todos os servios e atendam todos os requisitos relacionados anteriormente.

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 c) Servios isolados de quimioterapia e radioterapia S ser permitida a manuteno do credenciamento de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia para atuao de forma complementar as Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON e desde que produo das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON no seja suficiente nesta rea, conforme os parmetros definidos pela portaria. Desta forma, o diagnstico oncolgico (estadiamento) e planejamento teraputico devero ser realizados previamente pelas Unidades de Alta Complexidade ou CACON.

III. PARMETROS PARA O PLANEJAMENTO E AVALIAO DA REDE DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA O nmero de Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) deve ser calculado por no mnimo cada 1.000 casos novos anuais, excetuando-se o cncer de pele, para efeito de clculo de estruturas e servios hospitalares de alta complexidade (Oncologia Clnica, Radioterapia com equipamentos de megavoltagem, Hematologia e Oncologia Peditrica). Nos Estados em que esse nmero anual for inferior a 1.000, dever ser avaliada a possibilidade de instalao de um servio hospitalar de alta complexidade, levando-se em conta caractersticas tcnicas, de acesso e de possibilidade de acesso regional. Unidades ou CACONs com produo correspondente a mais de 1.000 casos novos anuais devem ser computados como mltiplo em tantas vezes o seja do estimado por 1.000, reduzindo-se correspondentemente o nmero de Unidades ou CACONs necessrios e os respectivos nmeros dos servios.

1. Parmetros de Necessidade De forma geral, para 1.000 casos novos de cncer espera-se que: 500 a 600 casos necessitem de cirurgia oncolgica 700 casos necessitem de quimioterapia 600 casos necessitem de radioterapia. Nota 1: Hospitais que produzam menos de 400 (quatrocentos) procedimentos cirrgicos oncolgicos/ano, caso venham a ser credenciados/habilitados como Unidade ou como CACON sob os critrios estabelecidos nesta Portaria e Anexo I, devero ter

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 sua produo cirrgica programada para 2006 pelo respectivo Gestor do SUS, conforme as seguintes faixas:

Produo cirrgica atual

Produo cirrgica programada para 2006

Menos de 100 procedimentos/ano 100 a 200 procedimentos/ano 2001 a 399 procedimentos/ano Acima de 400 procedimentos/ano

At 200 procedimentos/ano At 300 procedimentos/ano At 400 procedimentos/ano Manter a produo atual

Nota 2: A partir de 2007, todas as Unidades e CACON devero apresentar uma produo cirrgica compatvel com o parmetro estabelecido de 600 a 700 cirurgias oncolgicas/ano. Nota 3: A produo de procedimentos cirrgicos com CID de cncer de hospitais gerais, no credenciados como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou como CACON, poder ser programada em 10% como de cirurgia oncolgica (sub-grupo 700 da tabela do SIH-SUS), em 2006, especificamente para procedimentos ginecolgicos, mastolgicos, urolgicos e do aparelho digestivo. Esses hospitais, porm, devem atender os respectivos critrios estabelecidos nessa Portaria e Anexo I, produzirem pelo menos 300 cirurgias de cncer/ano e serem formalmente indicados pelo respectivo Gestor do SUS.

IV. CONSIDERAES SOBRE A POLTICA DE ATENO ONCOLGICA a. H necessidade de se conhecer corretamente o impacto financeiro desta nova poltica e estabelecer cronograma para a atualizao dos limites financeiros de MAC nos estados para a ampliao dos procedimentos e novos servios que sero implantados a partir da publicao das portarias; b. Atualmente um dos grandes problemas de assistncia oncolgica a melhoria do acesso cirurgia oncolgica. Certamente ampliar o acesso aos procedimentos

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 cirrgicos uma estratgia importante, mas no suficiente para causar impacto na mortalidade por cncer. c. Embora na minuta de portaria do Ministro da Sade esteja previsto que a implantao da ateno oncolgica deva ser constituda desde as aes de promoo, preveno, diagnstico precoce, ateno primria, mdia e alta complexidade, e at as questes de pesquisa, reabilitao e educao, na minuta de portaria da SAS/MS a rede de ateno oncolgica se reduz ao credenciamento de servios de alta complexidade. Sendo que um dos problemas atuais do SUS est contido nas aes de mdia complexidade, e a modificao do atual quadro epidemiolgico de alguns cnceres est diretamente relacionada necessidade de melhorar o acesso ao diagnstico precoce, considera-se importante que se estabeleam aes e propostas nos demais nveis de ateno; d. H necessidade de melhorar e atualizar o parque tecnolgico de radioterapia, porm a exigncia de que os servios que atualmente so CACONs, para manter este nvel de credenciamento, devero ter equipamento radioterpico pode incentivar o aporte de recursos para um setor especifico, e em alguns Estados desnecessrio; e. questionada tambm a vinculao dos servios isolados a CACON ou Unidade de Oncologia, pois nos casos de servios isolados distantes destes centros ou unidades h preocupao das SES com relao questo operacional de como isto se dar.

PROPOSTAS a. Avaliar o impacto financeiro j previsto com a ampliao dos procedimentos cirrgicos, de consultas e de diagnstico, e definir a alocao de recursos aos tetos de MAC dos Estados e Municpios; b. Discutir e propor alternativas de melhorar o acesso ao diagnostico precoce, com a organizao da rede de ateno, (ateno primria e ateno secundria), e no apenas focar na organizao dos servios de alta complexidade; c. Permitir que os servios isolados realizem diagnstico e tratamento; d. Rever a exigncia de radioterapia para os CACONs nos casos de equipamento disponvel no Estado ou regio.

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 Taxas brutas de incidncia de cncer (exceto o de pele no melanoma) por UF e Regio estimada para 2005. REGIO / UF POPULAO 2005 No de Casos Novos/Ano (exceto cncer de pele) NORTE Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins NORDESTE Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio G. Norte Sergipe CENTRO-OESTE D. Federal Gois Mato Grosso Mato G. Sul SUDESTE Esprito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro So Paulo SUL 14.697.862 636.258 567.689 3.228.083 6.991.422 1.591.135 394.080 1.289.195 51.025.376 3.015.803 13.823.050 8.096.899 6.103.072 3.595.800 8.413.313 3.006.793 3.002.959 1.967.687 13.019.983 2.332.948 5.619.568 2.803.105 2.264.362 78.468.588 3.408.189 19.236.689 15.382.846 40.440.864 26.972.455 12.140 460 550 3.100 4.800 1.540 470 1.220 50.250 2.380 14.520 9.240 3.120 2.330 11.690 1.860 2.700 2.410 18.920 4.430 6.850 3.250 4.390 195.550 7.270 34.320 48.720 105.240 77.560

| NOTA TCNICA | 26a | 2005 Paran Rio G. do Sul Santa Catarina BRASIL 10.261.461 10.844.715 5.866.279 184.184.264 25.130 39.720 12.710 354.420

You might also like