You are on page 1of 22

Teorias, seus criadores, sua prtica

O homem sempre sentiu fascnio e curiosidade pelas ondas do mar. Em nosso mundo estamos rodeados por ondas. Ondas mecnicas, sonoras, luminosas, ondas de rdio, eletromagnticas, etc. Na histria da Fsica, grandes cientistas dedicaram-se ao estudo das ondas, entre eles: Christian Huygens (1629-1695), Robert Hooke (1635-1703), Isaac Newton (1643-1727), Guglielmo Marconi (18741937), Doppler (1803-1853). Graas s ondas que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televiso, o rdio, as telecomunicaes via satlite, o radar, o forno de microondas, entre outras.

Estudaremos tambm a Acstica, que se dedica ao som e aos fenmenos sonoros. Engenheiros especializados criam maneiras de reduzir rudos de fontes como geladeiras, mquinas de lavar roupas, automveis, motores de embarcaes etc. Para bloquear o rudo, utilizam-se paredes espessas, sem aberturas. Materiais porosos como, por exemplo, tapetes, cortinas, cermica acstica absorvem parte do som. Na medicina, a Acstica utilizada para medir o grau de audio e construir materiais de proteo para o ouvido. Em arquitetura, na construo de salas, teatros, igrejas e auditrios, a Acstica serve para eliminar rudos excessivos e

proporcionar a esses locais condies timas de audio. Tambm os mveis e materiais de construo e decorao devem ser escolhidos convenientemente para evitar a reflexo de muitos sons que se combinam e desaparecem lentamente (reverberao).

Revendo os conceitos iniciais


Considere duas pessoas segurando as extremidades de uma corda. Se uma delas fizer um movimento vertical brusco, para cima e depois para baixo, causar uma perturbao na corda, originando uma sinuosidade, que se deslocar ao longo da corda aproximandose da outra pessoa, enquanto a extremidade que recebeu o impulso retorna posio inicial, por ser a corda um meio elstico.

Nesse exemplo, a perturbao denomina-se pulso, o movimento do pulso chamado de onda, a mo da pessoa que faz o movimento vertical a fonte e a corda, na qual se propaga a onda, denominada meio. Se provocarmos vrios pulsos sucessivos com um movimento sobe-e-desce, teremos vrias ondas propagando-se na corda, uma atrs da outra, constituindo um trem de ondas.

Um outro exemplo pode ser visto quando se atira uma pedra num lago de guas paradas.

A perturbao causada pelo impacto da pedra na gua originar um movimento que se propagar pela superfcie do lago como circunferncias de mesmo centro, afastando-se do ponto de impacto.

Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbao que se propaga atravs de um meio.
Colocando-se um pedao de cortia na gua, prximo ao local do lanamento da pedra, verifica-se que a onda, ao atingir a cortia que fica flutuando na superfcie da gua, faz com que ela apenas oscile, subindo e descendo, sem variar a direo.

Como a rolha no arrastada, conclumos que a onda no transporta matria. Porm, como ela se movimenta, implica que recebeu energia da onda.

Uma onda transmite energia sem o transporte de matria.

Classificao
As ondas podem ser classificadas de trs modos.

Quanto natureza
Ondas mecnicas: so aquelas que precisam de um meio material para se propagar (no se propagam no vcuo). Exemplo: Ondas em cordas e ondas sonoras (som). Ondas eletromagnticas: so geradas por cargas eltricas oscilantes e no necessitam de uma meio material para se propagar, podendo se propagar no vcuo. Exemplos: Ondas de rdio, de televiso, de luz, raios X, raios laser, ondas de radar etc.

Quanto direo de propagao


Unidimensionais: so aquelas que se propagam numa s direo. Exemplo: Ondas em cordas.

Bidimensionais: so aquelas que se propagam num plano. Exemplo: Ondas na superfcie de um lago. Tridimensionais: so aquelas que se propagam em todas as direes. Exemplo: Ondas sonoras no ar atmosfrico ou em metais.

Quanto direo de vibrao


Transversais: so aquelas cujas vibraes so perpendiculares direo de propagao. Exemplo: Ondas em corda.

Longitudinais: so aquelas cujas vibraes coincidem com a direo de propagao. Exemplos: Ondas sonoras, ondas em molas.

Velocidade de Propagao de uma Onda Unidimensional


Considere uma corda de massa m e comprimento , sob a ao de uma fora de trao .

Suponha que a mo de uma pessoa, agindo na extremidade livre da corda, realiza um movimento vertical, peridico, de sobe-e-desce. Uma onda passa a se propagar horizontalmente com velocidade .

Cada ponto da corda sobe e desce. Assim que o ponto A comea seu movimento (quando O sobe), B inicia seu movimento (quando O se encontra na posio inicial), movendo-se para baixo. O ponto D inicia seu movimento quando o ponto O descreveu um ciclo completo (subiu, baixou e voltou a subir e regressou posio inicial). Se continuarmos a movimentar o ponto O, chegar o instante em que todos os pontos da corda estaro em vibrao. A velocidade de propagao da onda depende da densidade linear

da corda e da intensidade da fora de trao

, e dada por:

Em que: F = a fora de trao na corda

, a densidade linear da corda

APLICAO
1- Uma corda de comprimento 3 m e massa 60 g mantida tensa sob ao de uma fora de intensidade 800 N. Determine a velocidade de propagao de um pulso nessa corda. Resoluo:

Ondas Peridicas
Considere uma pessoa executando um movimento vertical de sobee-desce na extremidade livre da corda indicada na figura, em intervalos de tempo iguais.

Esses impulsos causaro pulsos que se propagaro ao longo da corda em espaos iguais, pois os impulsos so peridicos. A parte elevada denomina-se crista da onda e a cavidade entre duas cristas chama-se vale. Denomina-se perodo T o tempo necessrio para que duas cristas consecutivas passem pelo mesmo ponto. Chama-se freqncia f o nmero de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto, em cada unidade de tempo. Entre T e f vale a relao:

A distncia entre duas cristas ou dois vales consecutivos denominada comprimento de onda, representado por , e a a amplitude da onda. Como um pulso se propaga com velocidade constante, vale a expresso s = vt. Fazendo s = , temos t = T. Logo:

Essa igualdade vlida para todas as ondas peridicas como o som, as ondas na gua e a luz.

APLICAO
2- Uma corda de massa 240 g e de comprimento 1,2 m vibra com freqncia de 150 Hz, conforme indica a figura.

a) Qual a velocidade de propagao da onda na corda? b) Qual a intensidade da fora tensora na corda? Resoluo:

Reflexo de um pulso numa corda


Quando um pulso, propagando-se numa corda, atinge sua extremidade, pode retornar para o meio em que estava se propagando. Esse fenmeno denominado reflexo. Essa reflexo pode ocorrer de duas formas:

Extremidade fixa
Se a extremidade fixa, o pulso sofre reflexo com inverso de fase, mantendo todas as outras caractersticas.

Extremidade livre
Se a extremidade livre, o pulso sofre reflexo e volta ao mesmo semiplano, isto , ocorre inverso de fase.

Refrao de um pulso numa corda


Se, propagando-se numa corda de menor densidade, um pulso passa para outra de maior densidade, dizemos que sofreu uma refrao.

A experincia mostra que a freqncia no se modifica quando um pulso passa de um meio para outro.

Essa frmula vlida tambm para a refrao de ondas bidimensionais e tridimensionais. Observe que o comprimento de onda e a velocidade de propagao variam com a mudana do meio de propagao.

APLICAO
3- Uma onda peridica propaga-se em uma corda A, com velocidade de 40 cm/s e comprimento de onda 5 cm. Ao passar para uma corda B, sua velocidade passa a ser 30 cm/s. Determine: a) o comprimento de onda no meio B b) a freqncia da onda

Resoluo:

Princpio da Superposio
Quando duas ou mais ondas se propagam, simultaneamente, num mesmo meio, diz-se que h uma superposio de ondas. Como exemplo, considere duas ondas propagando-se conforme indicam as figuras: Supondo que atinjam o ponto P no mesmo instante, elas causaro nesse ponto uma perturbao que igual soma das perturbaes que cada onda causaria se o tivesse atingido individualmente, ou seja, a onda resultante igual soma algbrica das ondas que cada uma produziria individualmente no ponto P, no instante considerado.

Aps a superposio, as ondas continuam a se propagar com as mesmas caractersticas que tinham antes. Os efeitos so subtrados (soma algbrica), podendo-se anular no caso de duas propagaes com deslocamento invertido.

Em resumo:
Quando ocorre o encontro de duas cristas, ambas levantam o meio naquele ponto; por isso ele sobe muito mais. Quando dois vales se encontram eles tendem a baixar o meio naquele ponto. Quando ocorre o encontro entre um vale e uma crista, um deles quer puxar o ponto para baixo e o outro quer pux-lo para cima. Se a amplitude das duas ondas for a mesma, no ocorrer deslocamento, pois eles se cancelam (amplitude zero) e o meio no sobe e nem desce naquele ponto.

Ondas Estacionrias
So ondas resultantes da superposio de duas ondas de mesma freqncia, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direo e sentidos opostos. Pode-se obter uma onda estacionria atravs de uma corda fixa numa das extremidades. Com uma fonte faz-se a outra extremidade vibrar com movimentos verticais peridicos, produzindo-se perturbaes regulares que se propagam pela corda.

Em que: N = ns ou nodos e V= ventres. Ao atingirem a extremidade fica, elas se refletem, retornando com sentido de deslocamento contrrio ao anterior. Dessa forma, as perturbaes se superpem s outras que esto chegando parede, originando o fenmeno das ondas estacionrias. Uma onda estacionria se caracteriza pela amplitude varivel de ponto para ponto, isto , h pontos da corda que no se movimentam (amplitude nula), chamados ns (ou nodos), e pontos que vibram com amplitude mxima, chamados ventres. evidente que, entre ns, os pontos da corda vibram com a mesma freqncia, mas com amplitudes diferentes.

Observe que:
Como os ns esto em repouso, no pode haver passagem de energia por eles, no havendo, ento, em uma corda estacionria o transporte de energia.

A distncia entre dois ns consecutivos vale

. .

A distncia entre dois ventres consecutivos vale

A distncia entre um n e um ventre consecutivo vale

APLICAO
4- Uma onda estacionria de freqncia 8 Hz se estabelece numa linha fixada entre dois pontos distantes 60 cm. Incluindo os extremos, contam-se 7 nodos. Calcule a velocidade da onda progressiva que deu origem onda estacionria. Resoluo:

Voc Sabia?

A ALTURA DAS ONDAS


O tamanho das ondas depende de trs fatores: do vento, do encontro (superposio) de ondas e da forma do litoral. Em regies de muito vento (o principal fator), as ondas so maiores porque o atrito com a superfcie da gua faz com que se forme uma onda mais volumosa. o que ocorre em regies mais distantes do equador.

O segundo fator o encontro das ondas. Quando duas ou mais se unem, a energia se soma, resultando numa onda maior. o que acontece no Hava.

O terceiro fator a forma do litoral. Quando no h barreiras, as ondas so grandes. Se houver muitos obstculos, ao atingir partes da terra, a onda perde um pouco de energia e diminui a altura.

Leis da Reflexo
Quando ondas esfricas provenientes de uma fonte A encontram um obstculo plano, produz-se reflexo de ondas porque cada ponto do obstculo torna-se fonte de uma onda secundria. As ondas refletidas se comportam como se emanassem de uma fonte A, simtrica de A em relao ao obstculo refletor.

Por uma questo de facilidade, vamos estudar as leis da reflexo de uma onda reta. A figura representa a reflexo de ondas retas por um obstculo plano.

Temos: AI = raio de onda incidente IB = raio de onda refletido NI = normal ao ponto de incidncia i = ngulo de incidncia r = ngulo de reflexo Leis da Reflexo 1a. lei: o raio incidente, o raio refletido e a normal so coplanares. 2a. lei: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. Propriedades 1a. propriedade: na reflexo, a freqncia, a velocidade e o comprimento de onda no variam. 2a. propriedade: na reflexo, a fase pode variar ou no.

Leis da Refrao

Considere, por exemplo, um tanque contendo gua com duas regies de propagao distintas, uma mais rasa, 1, e outra mais profunda, 2.

Suponha que uma onda reta esteja se propagando no meio 1 e incidindo na superfcie S de separao entre os meios 1 e 2. Seja AI o raio incidente da onda que se propaga no meio 1 com velocidade v1. Incidindo na superfcie S ela sofre refrao e passa a se propagar no meio 2 com velocidade v2. Sendo: AI = raio de onda incidente IB = raio de onda refratado NI = normal i = ngulo de incidncia r = ngulo de refrao

Leis da Refrao 1a. lei: os raios de onda incidente e refratado e a normal so coplanares 2a. lei: lei de Snell- Descartes:

Temos: n1 e n2 so ndices de refrao absolutos de um meio

. Aplicando a lei de Snell, temos:

Propriedades: 1a. propriedade: na refrao, a freqncia e a fase no variam. 2a. propriedade: a velocidade de propagao e o comprimento de onda variam na mesma proporo.

APLICAO
5- A figura mostra a separao entre duas regies, de profundidades diferentes, num tanque de ondas. Uma onda plana, gerada na regio de maior profundidade, 1, incide sobre a separao, em direo regio de menor profundidade, 2. Sabendo que 1 = 0,2 m e v1 = 4 m/s, calcule: a) a freqncia da onda incidente b) a velocidade de propagao da onda refratada

Resoluo:

You might also like