You are on page 1of 8

FACULDADE DAS GUAS EMENDADAS CURSO DE ADMINISTRAO

LSARO DE SOUSA CARVALHO

ADMINISTRAO CIENTFICA

PLANALTINA-DF 2012 LSARO DE SOUSA CARVALHO

ADMINISTRAO CIENTFICA

Trabalho desenvolvido durante o 1 perodo do curso de Administrao da Faculdade das guas Emendadas, na disciplina de TGA I, ministrada pelo Professor: Dr. Rubem Jos Boff.

PLANALTINA-DF 2012 Introduo A Escola da Administrao Cientfica iniciou-se no comeo do sculo passado pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor, com suas teorias, provocou uma enorme revoluo no pensamento administrativo da poca. Sua principal preocupao era eliminar os prejuzos sofridos pelas indstrias e aumentar a produtividade utilizando mtodos cientficos e tcnicas da engenharia industrial. A Administrao Cientfica baseada no foco colocado nas atividades. Seu objetivo fazer crescer a eficincia da empresa, fazendo uso de alguns mtodos para solucionar os problemas administrativos. Estes mtodos baseiam-se principalmente na observao e na mensurao. Frederick Winslow Taylor Taylor veio de uma famlia com princpios rgidos e foi educado aprendendo a trabalhar e poupar. Quando iniciou sua carreira era um simples operrio, depois passou a ser capataz, contramestre, at chegar a engenheiro. Na poca em que se formou o sistema de pagamento era por pea ou tarefa, o que levava o patro a forar o ritmo de produo, ocasionando conflitos que terminavam afetando negativamente a produo. Isso levou Taylor a examinar o problema da produo detalhadamente. Iniciou suas observaes e estudos pelo trabalho do operrio, no cho da fbrica, tendo em seguida estendido suas ideias tambm ao nvel administrativo. Primeiro perodo de Taylor Este perodo corresponde poca em que Taylor publicou seu livro Shop Management (1903), que fala essencialmente sobre as tcnicas de racionalizao do trabalho, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Trabalhando junto aos operrios, no nvel de execuo, Taylor realizou um trabalho da anlise das tarefas de cada operrio, decompondo seus movimentos e processos de trabalho. Chegou concluso de que o operrio mdio produzia muito menos do que era capaz, com o equipamento disponvel. Observou, igualmente, que o trabalhador mais diligente perdia o estmulo e o interesse ao receber salrio igual ao que produzia menos e concluiu que havia necessidade de criar condies para pagar mais ao operrio que produzisse mais. Em seu livro Gerncia de Fbrica (Shop Management), Taylor expe as seguintes concluses: 1- O objetivo de uma boa administrao pagar salrios altos e ter baixos custos

unitrios de produo. 2- A administrao deve aplicar mtodos cientficos de pesquisa, a fim de formular princpios que permitam o controle das operaes fabris. 3- Os empregados devem ser colocados em servios em que os materiais e as condies de trabalho sejam adequadas, para que as normas possam ser cumpridas. 4- Os empregados devem ser adestrados para aperfeioar suas aptides e, portanto, executar um servio de modo que a produo normal seja cumprida. 5- Deve ser criada uma atmosfera agradvel entre a Administrao e os trabalhadores, para garantir a continuidade dessa ambiente harmnico que possibilite o bem estar de todos. Segundo perodo de Taylor Corresponde publicao de seu outro livro The Principles of Scientific Management- Princpios da Administrao Cientfica (1911). Neste, Taylor chegou concluso de que no basta a racionalizao do trabalho operrio, mas que, essa racionalizao deve abranger a estruturao geral da empresa. A partir da, desenvolveu seus estudos sobre a Administrao geral, a qual deu o nome de Administrao Cientfica. Naquela poca as indstrias sofriam de trs males: 1. Os operrios vadiavam sistematicamente pelos corredores da fbrica, o que consequentemente fazia com que a produo diminusse um tero da que seria normal. Isso acontecia principalmente pelo engano disseminado de que o maior rendimento da mquina e do homem gerava o desemprego, alm do sistema defeituoso de administrao que utilizava mtodos empricos ineficientes, desperdiando assim, grande parte do tempo e do esforo. 2. A gerncia desconhecia as rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao. 3. Ausncia de uniformidade das tcnicas e dos mtodos de trabalho.

Como soluo para esses males, Taylor, na concluso de seu trabalho, afirma que a Administrao Cientfica deve ser aplicada de forma gradual, de pouco em pouco, pois alteraes bruscas podem causar descontentamento por parte dos empregados e prejuzos aos patres.

Administrao como Cincia Para Taylor, a organizao e a Administrao devem ser tratadas de forma cientfica e no emprica. Por isso seu mrito reside em sua contribuio para encarar sistematicamente o estudo da organizao. Segundo ele, os elementos principais da Administrao Cientfica so: 1. Estudo de tempo e padres de produo; 2. Superviso funcional; 3. Padronizao de ferramentas e instrumentos; 4. Planejamento das tarefas; 5. O princpio da exceo; 6. A utilizao da rgua de clculo e instrumentos para economizar tempo; 7. Fichas de instrues de servio; 8. A idia de tarefa, associada a prmios de produo pela sua execuo eficiente; 9. Sistemas para classificao dos produtos e do material utilizado na manufatura; 10. Sistema de delineamento da rotina de trabalho. Com isso Taylor prope que o principal objetivo da administrao assegurar o mximo de prosperidade ao patro e o empregado ao mesmo tempo. Assim, deve haver uma identidade de interesses entre empregados e empregadores.

Organizao Racional do Trabalho A tentativa de substituir mtodos empricos e rudimentares pelos mtodos cientficos em todos os ofcios recebeu o nome de Organizao Racional do Trabalho (ORT).

Para Taylor, o operrio no tem capacidade, nem formao, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o mtodo ou processo mais eficiente. Geralmente, o supervisor comum deixava ao arbtrio de cada operrio a escolha do mtodo ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa. Porm, com a Administrao Cientifica ocorre uma repartio de responsabilidades: a administrao (gerncia) fica com o planejamento (estudo minucioso do trabalho do operrio e o estabelecimento do mtodo de trabalho) e a superviso (assistncia contnua ao trabalhador durante a produo), e o trabalhador fica com a execuo do trabalho. A ORT se fundamenta em: 1. Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; 2. Estudo da fadiga humana; 3. Diviso do trabalho e especializao do operrio; 4. Desenho de cargos e de tarefas; 5. Incentivos salariais e prmios de produo; 6. Condies ambientais de trabalho, como iluminao, conforto etc.; 7. Padronizao de mtodos e de mquinas; 8. Superviso funcional.

Princpios da Administrao Cientfica Dentre a profuso de princpios defendidos pelos autores da Administrao Cientfica, os mais importantes so: Princpios da administrao cientfica de Taylor Para Taylor a gerencia deve seguir quatro princpios bsicos. So eles: 1. Princpio de planejamento: Substituir o critrio individual do operrio, a improvisao, por mtodos baseados em procedimentos cientficos. Ou seja, substituir a improvisao pela cincia. 2. Princpio de preparo: Selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptides e prepar-los para produzirem mais e melhor. 3. Princpio do controle: Controlar o trabalho para se certificar de que este est sendo executado de acordo com os mtodos estabelecidos. A gerncia deve cooperar com os trabalhadores para que a execuo seja a melhor possvel;

4. Princpio da execuo: Distribuir distintamente atribuies e responsabilidades para que a execuo do trabalho seja a melhor possvel. Princpios da eficincia de Emerson Harrington Emerson (1853-1931) foi um engenheiro que popularizou a Administrao Cientfica. Os princpios de rendimento de Emerson so: 1. Traar um plano bem definido, de acordo com os objetivos; 2. Estabelecer o predomnio do bom senso; 3. Oferecer orientao e superviso competentes; 4. Manter disciplina; 5. Impor honestidade nos acordos, ou seja, justia social no trabalho; 6. Manter registros precisos, imediatos e adequados; 7. Oferecer remunerao proporcional ao trabalho; 8. Fixar normas padronizadas para as condies de trabalho, para o trabalho em si, e para as operaes 9. Estabelecer instrues precisas; 10. Oferecer incentivos ao maior rendimento e eficincia. Princpios bsicos de Ford O mais conhecido de todos os precursores da Administrao Cientfica, Henry Ford (1863-1947) adotou trs princpios bsicos, so eles: 1. Princpio de intensificao: Diminuir o tempo de durao, com o emprego imediato. 2. Princpio de economicidade: Consiste em reduzir ao mnimo o tempo e o dinheiro. 3. Princpio de produtividade: Aumentar a capacidade de produo do homem (produtividade). Assim, o operrio ganha mais e o empresrio tem maior produo

Concluso No incio a preocupao de Taylor era tentar eliminar o desperdcio e as perdas sofridas pelas indstrias americanas e elevar os nveis de produtividade atravs de mtodos e tcnicas de engenharia. S que no adiantava racionalizar o trabalho do

operrio se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro dos mesmos mtodos antiquados anteriores. Ento, Taylor props o mtodo da Organizao Racional do Trabalho, a partir da a Administrao Cientfica deu um salto frente. Claro que, como todo trabalho, ela recebeu vrias crticas, e passou por varias fases. Mesmo assim, essas limitaes no apagam o fato de que Administrao Cientfica foi o primeiro passo concreto da Administrao rumo a uma teoria administrativa. Com isso posso com certeza afirmar que Ela deu certo!

Referncias Bibliogrficas
CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003.

You might also like