You are on page 1of 9

A Comuna de Paris segundo Louise Michel

Samanta Colhado Mendes*

Resumo O presente trabalho visa entender a Comuna de Paris de 1871, que em 2011 completa 140 anos, sob a perspectiva de seus prprios sujeitos histricos, ou seja, buscamos resgatar a memria desta experincia histrica atravs das memrias e relatos de seus prprios atores. Para tal, estudamos a anarquista Louise Michel, figura central desse texto, que lutou pela Comuna desde suas razes, no ano de 1870 com a deflagrao da guerra franco-prussiana, at a hecatombe final, em maio de 1871. Palavras-chave: Histria Social; Louise Michel, anarquismo, Comuna de Paris. Abstract The present work aims to understand the Paris Commune of 1871, which in 2011 completed 140 years, from the perspective of their own historical subjects, or seek to recover the memory of this historical experience through the memories and stories of their own actors. We studied the anarchist Louise Michel, the central figure of this study, who fought for the Commune from its roots in the year 1870 with the outbreak of the Franco-Prussian war, to end the slaughter in May 1871. Key words: Social History; Louise Michel, anarchism, Commune of Paris.

SAMANTA COLHADO MENDES bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) e mestre em Historia e Cultura Social pela mesma universidade; ps-graduanda lato sensu em Reviso de Texto

37

No podemos matar as idias a tiros de canho nem to pouco algem-las. O fim apressa-se tanto mais quanto o verdadeiro ideal surge, belo e poderoso, superior a todas as fices que o precederam. (MICHEL, 1971, p. 8).

Quando buscamos estudar e compreender mais a fundo a Comuna de Paris de 1871, que em 2011 completa Entre estes 140 anos, logo sujeitos estava percebemos que Louise Michel, no h como certamente uma explic-la atravs das participantes de modelos mais atuantes explicativos nesse contexto. slidos ou de Ela nos deixou arcabouos inmeros relatos tericoescritos sobre os metodolgicos dias que nicos. A Comuna antecederam a contou com Comuna, seus dois participantes das meses de durao mais variadas e sua derrocada correntes tericofinal. Tais textos, filosficas, dentre dentre eles as quais estavam memrias, relatos blanquistas, e cartas, escritas republicanos, principalmente marxistas, para Victor Hugo, anarquistas nos mostram sua (proudhonianos e viso dos coletivistas), acontecimentos, a enfim... Isso nos viso de algum sabido atravs dos mais variados Louise Michel com farda. Aps a proclamao da Comuna, em maro que os vivenciou sua estudos e fontes de 1871, ela combate por quase dois meses. (MICHEL, 2005, p.87). na integralidade, de da poca. No entanto, a vida real e as algum que lutou pelo desenvolvimento experincias vividas por aqueles que e pela vitria de uma nova forma de vivenciaram e atuaram na Comuna de organizao social, segundo ela, Paris s pode ser de alguma maneira pautada na liberdade e na igualdade, compreendida por ns, historiadores e assim como na auto-organizao. estudiosos, atravs de relatos dos seus prprios atores e no atravs de Para Louise, o Imprio de Napoleo III modelos interpretativos mais rgidos j tinha seu fim decretado que a afirmam como vencedora ou silenciosamente e, por isso, matava como vencida. Ela foi obra de sujeitos opositores, dentro e fora da Frana, sem unidos apesar das inmeras diferenas

tericas e de concepo a respeito da luta e ao que se movimentaram e criaram um viver avesso e contestatrio quele que tentavam impor os governantes republicanos que derrubaram o Imprio de Lus Napoleo III, aps sucessivas derrotas na guerra franco-prussiana de 1870 e de medidas socioeconmicas que desagradavam a populao como um todo.

38

o menor motivo, aumentava impostos para se sustentar, enquanto sua populao perecia na misria, ou seja, havia a tentativa de manter o governo Imperial atravs de declaraes de guerra e da manuteno de privilgios de uma pequena parcela da populao. Era um momento histrico especfico: a guerra franco-prussiana de 1870 (que comentamos anteriormente) estava ocorrendo e o exrcito francs sofria sucessivas derrotas e estas crticas ao poder provinham de uma republicana profundamente inspirada nas idias de Voltaire, como ela mesma se afirmava na poca ao dizer que suas crenas eram influenciadas pela convivncia com seu av1, homem adepto dos ideais da Revoluo de 1789, que a criara como filha em um antigo castelo da famlia localizado em Voncourt - Alto-Marne, na Frana. Justamente por acreditar que o Imprio era um retrocesso com relao s idias de1789, ela participou de inmeros levantes em Paris - onde trabalhava como professora primria no bairro de Montmartre para derrub-lo, dentre os quais estavam o funeral de Victor Noir, que se converteu em um enorme protesto, j que o mesmo foi assassinado pelo primo de Napoleo III e a tentativa de tomada do quartel dos bombeiros do boulevard de la Villete, onde foram presos blanquistas como Eudes e Brideau. Para ela, at a educao no Imprio era como so as trevas e o ofcio de professor poderia contribuir para tir-la de tal situao e para decretar a derrocada final de uma forma de governo to brutal. Era comum, que em suas aulas os alunos aprendessem a cantar a Marselhesa e a questionar a Igreja. Podemos perceber atravs desses acontecimentos que Paris
1

tornou-se o grande centro de protestos contra o Imprio e a ocupao dos prussianos, que ainda no haviam invadido a cidade, mas que aproximavam-se cada vez mais dela. Apesar de sua agitao nestes protestos, o evento em que Louise mais se envolveu, ainda antes da queda de Napoleo III, foi a proclamao da Repblica, em 4 de setembro de 1870. Nos momentos que a antecederam a populao de Paris e os republicanos, de maneira mais evidente, estavam descontentes com as sucessivas derrotas sofridas pelo exrcito francs na guerra franco-prussiana. No havia preocupao, por parte do governo imperial em, nem sequer, suprir suas tropas. A vitria das tropas francesas no ocorreu e as ltimas esperanas do povo acabaram com a derrota em Sedan e a priso do prprio Imperador pelo exrcito de Bismarck, Moltke e Guilherme I. A populao no concordava com a possibilidade de um armistcio e, ao contrrio, afirmava que era essencial defender a nao do inimigo estrangeiro, o que s se daria atravs da instaurao da Repblica, a forma de governo que estaria em acordo com os interesses da populao e da ptria. Uma multido se levantou e se dirigiu Cmara Municipal para proclam-la, afirmando que o governo imperial se renderia, mas o povo nunca. Louise Michel estava entre a multido republicana. Com a proclamao se formou o Governo de Defesa Nacional, para garantir que Paris no fosse invadida pelos prussianos.
Amigos, temos a Repblica. O passado sombrio vai acabar De p, todos, a hora herica Forte aquele que sabe morrer. (MICHEL, 1971, p. 78).

H inmeros estudos, como o de Irma Boyer (1946), bigrafa de Louise Michel, que afirmam que ela era, na verdade, filha de tienne Demahis, a quem chamava de av.

39

Apesar de alcanado o objetivo, no tardou o descontentamento com o novo governo por parte de Louise Michel e muitos de seus companheiros. Os propsitos de defender a Frana da invaso dos prussianos atravs de um governo de defesa nacional que unificasse todas as provncias logo foram deixados de lado pelo novo governo liderado por Thiers e o armistcio era uma realidade cada vez mais prxima, o que era considerado uma traio pela populao. Faltavam mantimentos, armas e munies para os soldados mesmo no novo governo. A Repblica popular, tambm esperada, no se consolidou, faltava po e a misria era cada vez mais visvel. Louise Michel passou a observar ento que no era a Repblica uma forma mais humana de governo, o mal estava no governo em si, sob qualquer forma que pudesse adquirir. O governo, para ela, seria contrrio humanidade, como j afirmavam os anarquistas desde as publicaes de Proudhon em 1840.
Nada havia mudado, uma vez que as engrenagens s haviam mudado de nome; tinham uma mscara nova e nada mais. [...] O que havia afinal era uma srie de bandidos que combatiam o Imprio: tinham entrado como esquilos na cabana onde antes deles corriam outros, movendo a mesma roda que outros tinham movido antes deles, e que outros iro mover. (MICHEL, 1971, p. 81e 89).

Foi a partir desta percepo que ela passou a se aproximar cada vez mais das idias libertrias e a se agrupar com membros da Internacional dos Trabalhadores de tendncias anarquistas coletivistas e comunistas. A partir da sua atividade anrquica foi cada vez mais intensa at ela se tornar uma das libertrias mais conhecidas do mundo.

Convencida de que o governo republicano estava traindo o povo francs, Louise Michel e outros internacionalistas de tendncias coletivistas, comunistas, proudhoniana e marxistas , blanquistas e republicanos considerados radicais, passaram a se organizar para continuar defendendo a ptria do inimigo estrangeiro, negando o armistcio e formando, assim, uma forte oposio ao governo instaurado em 4 de setembro de 1870. Antes mesmo do fim do Imprio, ela e os membros de tais tendncias se encontravam em clubes para discutir diversos assuntos, como cincia, economia, poltica, enfim... Porm, foi durante o governo republicano que eles passaram a ser tambm importantes focos de organizao da luta contra suas propostas e contra o armistcio. Organizavam-se a manifestaes pblicas (nas quais Louise ia na frente armada), comits de vigilncia (onde ela tambm atuava), ambulncias para socorro de feridos na luta contra os prussianos e at as foras de enfrentamento direto (como um outro exrcito, do qual Louise fazia parte). A Guarda Nacional, formada por membros sados dos arrondissements (subdistritos) e eleitos pelo corpo eleitoral do bairro em que estivesse sediado cada batalho, no havia se rendido e, assim como a maior parte da populao de Paris, afirmava que o armistcio seria uma traio. Em uma das reunies dos grupos que resistiam ao que eles entendiam como traio decidiu-se, em fevereiro de 1871, por se formar um Comit Central eleito livremente e composto por trs delegados de cada distrito da cidade, sem distino de grau. A Federao da Guarda Nacional, formada a partir da, era composta pelo Comit Central, pela Assemblia Geral dos Delegados, pelos crculos de batalho e pelos conselhos de legio.

40

Essa organizao federal era, para Louise Michel e seus companheiros coletivistas, comunistas e proudhonianos, uma das expresses da organizao anarquista que acreditavam ser fundamental para a Revoluo Social e para a organizao da sociedade livre. Assim, lutar contra o armistcio e contra o governo republicano significava lutar pela construo da sociedade libertria que eles almejavam construir. Em uma das manifestaes contrrias as medidas do governo a populao, de variadas tendncias polticoideolgicas, foi at a Cmara Municipal e entregou ao general Trochu e aos ministros Jules Favre e Jules Simon um documento que exigia a demisso do governo e a instaurao da Comuna. O que evidentemente no ocorreu. As reunies livres nos clubes, no entanto, no pararam de ocorrer, apesar das perseguies do governo, do fechamento de clubes e jornais e impedimentos de reunies. Organizavase uma fora armada para decretar a Comuna na cidade de Paris. Os jornais fechados pelo governo foram substitudos por cartazes que informavam sobre movimentaes e reunies. Alis, durante os meses que se seguem, em que a Comuna existiu e resistiu, a populao parisiense se comunicava, organizava aes e a prpria vida cotidiana da cidade, atravs desses cartazes. Os acontecimentos tambm eram quase que imediatamente divulgados atravs deles.
Chegavam [para as reunies livres] todos entre as cinco e seis horas da tarde; resumia-se o trabalho efetuado durante o dia e aquele que havia a fazer para o dia seguinte; conversava-se at o ltimo minuto e, s oito horas, cada qual partia para o seu clube respectivo. (MICHEL, 1971, p. 99).

Em maro de 1871 os prussianos avanavam em direo Paris e a populao da cidade resistiu destituindo o governo republicano e convocando as eleies para declarar a Comuna. Blanquistas, republicanos radicais e membros de outras correntes que se colocavam contra o armistcio afirmavam-na como possibilidade de vencer inimigo estrangeiro, e anarquistas, como Louise Michel, colocavam-na como meio de luta revolucionria capaz de derrubar a sociedade capitalista, os governos e as classes sociais de uma vez por todas, o que seria, se organizada de maneira livre e federada e como uma unio de produtores, o cerne da sociedade anrquica. Nesse momento h uma ruptura total de Paris, como dissemos, com o governo republicano com sede em Versalhes, formando-se outra organizao social dentro da mesma Frana Republicana a Comuna foi decretada em 28 de maro, aps sua votao em 26 do mesmo ms.
A proclamao da Comuna foi qualquer coisa de fantstico e de extraordinrio. No era a festa do poder, mas a pompa do sacrifcio: sentia-se que os eleitos estavam prontos para morrer. Na tarde de 28 de Maro, uma tarde cheia de sol, que lembrava a aurora do 18 de Maro, ou a do 7 Germinal do ano 79 da Repblica, o povo de Paris que votara na Comuna, entrou triunfalmente no edifcio da Cmara. Havia um mar humano debaixo de armas; as baionetas pareciam espigas de um campo; ouviam-se os tambores de Montmartre. (MICHEL, 1971, p. 167).

O povo, soldados, exrcito e marinha entraram no edifcio da Cmara Municipal com bandeiras e faixas

41

vermelhas e com o busto da Repblica aos gritos de Viva a Comuna!


Se algum poder podia fazer qualquer coisa, esse poder era o da Comuna, constituda por homens inteligentes e cheios de coragem, com uma honestidade inacreditvel; homens que tinham dado, desde sempre, provas de uma devoo e de uma energia incontestveis. Mas o poder deixou-lhes apenas vontade para o sacrifcio; souberam morrer heroicamente. O poder maldito e por isso que sou anarquista. (MICHEL, 1971, p. 168).

no entanto, ela ressaltava que o Banco da Frana deveria ter sido expropriado e sua renda coletivizada pela Comuna, o que no ocorreu. Ele foi administrado de maneira tradicional e no se tornou propriedade social. Os primeiros dias da Comuna foram prsperos: as artes e as cincias (astrologia, qumica, metereologia, embriologia, eltrica) se desenvolveram fortemente, porque os federados, como eram chamados os participantes da Comuna, permitiam aos cientistas e artistas trabalharem s com isso, sem terem que fazer outros trabalhos; os museus e jardins pblicos foram abertos. Esses federados se esforavam para manter a economia, a produo e a vida social, o que esbarrava em inmeras dificuldades devido a falta de gneros alimentcios e de primeira necessidade em uma cidade j devastada pela guerra. O governo comunal era formado por representantes dos vinte sub-distritos, escolhidos pelo povo eram quase setenta delegados. Versalhes no demorou a atacar Paris e, para defender os princpios libertrios que Louise v implantados na Comuna, ela continuou a atuar nas frentes armadas. Era muito comum a participao das mulheres na Comuna de Paris, porm, a maioria delas atuava nas barricadas ou ambulncias, Louise, por outro lado, colaborava com o socorro s vtimas e s barricadas (ela trabalhava na Seo da Ptria em Perigo, na comisso de vigilncia de Montmartre e nas sociedades de socorro), mas dedicava-se de maneira intensa luta armada no 61 Batalho de Montmartre, corpo do exrcito de Eudes, como soldada. Inclusive ela chegou a relatar que nos dias de luta de 1871 raramente vestia-se com saias e vestidos, ao contrrio, so comuns suas fotos, na iconografia da Comuna, com

Aps a proclamao, os federados tomaram uma srie de medidas, dentre as quais Louise destacava: a abolio dos cultos e a proibio da venda de objetos Mont-de-Piet; a confiscao de bens de raiz; a instituio de penso para federados feridos na guerra contra os prussianos (revertida aos filhos ou a mulher em caso de morte do mesmo); penso alimentar s mulheres separadas com provas vlidas; abolio de processos, interdio de investigaes sem mandato regular; proibio de acumulao de empregos e fixao de ordenado mximo em seis mil francos anuais; pagamento aos membros da Comuna de quinze francos por dia; organizao de um tribunal civil; aquisio, por sociedades do trabalho, de oficinas abandonadas; pagamento de dois mil francos para os professores; derrubada da Coluna de Vendme (erguida em homenagem a Napoleo); proibio de multas nas oficinas; abolio de discursos polticos e profissionais e fim das execues dos prisioneiros feitos por Versalhes. Tais medidas estavam em acordo com aquilo que pensava esta libertria. Para ela, o que havia era um governo de produtores livremente organizado e autogerido, o que significava poder descentralizado,

42

uniforme militar da Guarda Nacional e seus relatos sobre a utilizao de uma espingarda e uma carabina. Seu Batalho, mesmo em nmero cada vez mais reduzido durante os meses de enfrentamento, resistiu durante todas as investidas do exrcito prussiano e do governo de republicano. Em maio eram poucos os federados sobreviventes, mas eles ainda tentavam resistir. Nem era o medo de morrer, nem o de matar que dominava o pensamento, mas sim o ideal realizvel atravs de uma luta armada. (MICHEL, 1971, p. 190).
[...] Algumas granadas explodiam a intervalos regulares; dir-se-ia as badaladas de um relgio, o relgio da morte. Naquela noite clara, embriagada pelo perfume das flores, os mrmores pareciam-me vivos [os federados encontravam-se no cemitrio de Pre Lachaise, um dos ltimos redutos da resistncia]. Andvamos em investigaes e a granada regular caa constantemente, as outras variavam. Quis regressar sozinha. Dessa vez, a granada, ao cair perto de mim, atravs dos ramos, cobriu-me de flores. Foi junto do tmulo de Mrger. A figura branca, lanando sobre um tmulo flores de mrmore, produzia um efeito encantador. [...] Ao regressar para junto de meus camaradas, perto do tmulo sobre o qual est deitada a esttua de bronze de Cavaignac, oio-lhes esta recomendao: Desta vez, no sai mais daqui. Fico ao p deles. Das janelas de algumas casas partem os tiros. Suponho que chegou o dia. Temos mais feridos por causa das granadas. O grupo reduz-se. Eis o ataque; so preciosos reforos. Enquanto se pe a questo de quem

dever vir, eu j estou longe, tendome esgueirado por um buraco do muro. (MICHEL, 1971a, p. 60).

Ela ainda participou incessantemente de barricadas em Montmartre at o fim definitivo da Comuna. Para Louise e seus companheiros anarquistas da Comuna, a consolidao de uma Comuna Livre atravs da luta armada seria a possibilidade de construir uma sociedade nova, comunista e igual para homens e mulheres. S assim ambos poderiam viver em plena liberdade, igualdade e em solidariedade e apoio mtuo, unindo-se livremente para maior desenvolvimento individual e, conseqentemente, coletivo (j que para ela o individuo desenvolve sua personalidade em contato com a comunidade de indivduos, que s podem ser verdadeiramente livres e felizes em comunidade). Essa seria a possibilidade de libertao de homens e mulheres, atravs da destruio total dos governos e das classes sociais e sem distino de qualquer tipo, ou seja, a sociedade em que cada indivduo poderia e deveria ser livre dentro do princpio da livre unio, como ela mesma afirmava. Seria, ento, a forma de libertao dos trabalhadores pelos prprios trabalhadores, pautados nos princpios de solidariedade e unio. Apesar dos esforos de anarquistas, blanquistas, republicanos e socialistas unidos pela Comuna ela foi intensamente atacada por Versalhes e pelas tropas prussianas. Balas de canho, fuzilamentos e prises eram recorrentes e o que se via por Paris era um verdadeiro banho de sangue. A prpria Louise Michel relatou que por toda parte viam-se corpos, seja nas ruas, valas comuns ou no rio Sena. Desde a entrada das tropas do governo pela porta de Saint-Cloud, Anteuil e Passy em 21 de maio de 1871 foram sete dias de resistncia quase herica dos federados

43

(empenhados na luta armada e em erguer barricadas), j em nmero muito reduzido, at a derrocada total dessa experincia de luta por direitos, justia e vida feita pelo povo, como afirmava esta libertria. A Comuna estava morta, sepultando com ela milhares de heris desconhecidos (MICHEL, 1971a, p.75). Louise conseguiu esconder-se aps a queda definitiva da Comuna, mas sua me foi presa e, por isso, ela resolveu entregar-se em troca da sua soltura. Foi enviada para a priso de Sartory, onde acreditava que seria fuzilada. No entanto, isso no ocorreu e, com um grupo de mulheres foi enviada priso de Chantier para aguardar seu julgamento definitivo. As filas de prisioneiros eram imensas, todos eram levados para as prises a p para que a populao pudesse observar o que ocorria com aqueles que se opunham ao governo. Nesta ltima priso ela era considerada uma das piores presas por ter atirado na cabea de um oficial a garrafa de caf que sua me conseguira lhe mandar; por fazer caricaturas na parede dos visitantes da priso e por reivindicar que as mulheres burguesas, que apoiavam Versalhes, no fossem fazer caridade na priso para no emporcalhar a Comuna (MICHEL, 1971a, p. 105). Justamente por isso, foi enviada ao correcional de Versalhes com outras trinta e nove mulheres, consideradas tambm de pssimo comportamento.
No correccional, o regime das quarenta piores foi singularmente abrandado: deram-nos autorizao para tomarmos banho, forneceramnos roupa branca [at ento as mulheres vestiam a roupa do corpo desde que foram presas] e permitiram a visita dos familiares. (MICHEL, 1971a, p. 106).

Do correcional foi enviada para a priso de Arras, onde permaneceu at seu julgamento, em dezembro de 1871. Havia para os prisioneiros trs tipos de penas possveis: deportao com priso em fortificaes; trabalhos forados e deportao comum. Louise Michel foi condenada por luta armada em movimento insurrecional pelo Conselho de Guerra de Versalhes e sua pena foi a primeira das trs possibilidades e foi enviada Nova Calednia, um conjunto de ilhas, colonizadas pelos franceses a seiscentas lguas da Austrlia. Dentre os presos e condenados havia tambm crianas de oito a quinze anos de idade, que tiveram pais federados. Na priso, apesar dos padecimentos fsicos, da pouca comida e vesturio e dos maus tratos dos carcereiros, ela continuou a lecionar para os filhos dos deportados e para os nativos, fez tambm diversas observaes da natureza, podendo estudar na prtica vrias espcies de insetos e plantas que no existiam na Europa e aprendeu vrios dialetos locais. A anistia s ocorreu em 1880 e Louise passou o restante de sua vida participando de movimentaes (como greves e manifestaes de desempregados), e dando conferncias (onde propagava os ideais anarquistas, escrevendo peas teatrais e poesias que tinham como principal objetivo a propaganda anarquista. Morreu em 10 de janeiro de 1905. Seu corpo foi levado Paris, para o cemitrio de LevalloisPerret, onde estava enterrada a sua me, sua amiga Maria Ferr e Thophile Ferr, nico homem pelo qual se apaixonou e que viu ser fuzilado em 1871, logo aps o fim da Comuna. Seu pensamento influenciou e ainda influencia inmeros (as) anarquistas de todo o mundo.

44

Atravs da vida e dos pensamentos de participantes da Comuna de Paris de 1871, como a libertria que aqui conhecemos, podemos perceber que no se pode pens-la como uma juno quase que aleatria e desconexa de tendncias poltico-ideolgicas sem a menor coeso e, por isso, vencida. Ela no foi vencedora nem vencida, foi, na verdade, uma experincia de sujeitos histricos, como Louise Michel, que, embora no compartilhassem princpios terico-filosficos, compartilharam, antes de tudo, sonhos de construir uma nova forma de viver e organizar a sociedade, seja legitimando um governo republicano ou lutando por um governo cientfico, seja lutando pela construo de uma federao livre de produtores com meios de produo e terra comuns ou coletivos. Por isso, suas memrias devem ser levadas em conta quando buscamos entender e contar suas histrias. A memria de seus sujeitos constitui a histria da prpria Comuna de 1871, cuja relevncia histrica indiscutvel justamente por sua construo popular.
[...] No fundo da minha memria esses acontecimentos existem gravados como quadros vivos, onde passam milhares de existncias humanas desaparecidas para sempre. (MICHEL, 1971, p. 192).

Para compor a histria da Comuna de Paris no presente texto utilizamo-nos das memrias da prpria Louise Michel sobre esse perodo, do qual ela foi participante ativa. A Comuna 1 (1971) e A Comuna 2 (1971a) foram publicados originalmente com o nome de La Commune: Histoire et Souvenirs I e II em 1898 e contm os relatos desta libertria desde os acontecimentos que levaram a proclamao da Comuna at sua lutas, percepes e sentimentos com relao a ela ao longo de seus dois meses de durao e no perodo que se sucedeu (priso, deportao e anistia). Somados a Mis recuerdos de la Comuna (1973), sua edio espanhola, e as suas cartas, enviadas a Victor Hugo, constituem-se de importantes fontes histricas escritas pelos prprios autores da Comuna de 1871, seus sujeitos histricos.
Referncias BOYER, Irma. Luisa Michel la virgen roja. Buenos Aires. Ed.Futuro, SRL, 1946. MICHEL, Louise. A Comuna 1. Lisboa. Editorial Presena, 1971. _____ . A Comuna 2. Lisboa. Editorial Presena, 1971a. ______ . Cartas a Victor Hugo. Vinhedo So Paulo. Ed. Horizonte, 2005. _____ . Mis recuerdos de la Comuna. Mxico. D. F. Siglo Veintiuno editores as, 1973.

45

You might also like