You are on page 1of 5

ECONOMIA O que ECONOMIA? Economia a cincia social que estuda a produo, distribuio e consumo de bens e servios.

os. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relao entre as necessidades dos homens e os recursos disponveis para satisfaz-las.
Macroeconomia e microeconomia so as principais divises da cincia

econmica. A microeconomia o ramo que estuda o comportamento dos agentes econmicos (unidades individuais) em relao ao mercado consumidor, empresas, donos dos recursos de produo. A macroeconomia estuda o desempenho global, ou seja, a economia como um todo. Produo de bens e servios, taxas de inflao, taxas de desemprego, poupana, consumo, investimentos e governo. A MICROECONOMIA: Chamada tambm por teoria dos preos, um exemplo de seu trabalho o estudo das alteraes do comportamento de empresas e pessoas em casos de oscilaes de preos.

Os dez princpios da Economia

Principio 1: As pessoas enfrentam tradeoffs: Em Economia, tradeoff uma expresso que define uma deciso difcil de tomar, uma escolha que se tem de fazer, e que acarreta inevitavelmente um problema.

Escolher um objetivo em detrimento de outro. Eficincia e Equidade > a eficincia refere-se ao tamanho do bolo econmico enquanto que a equidade maneira como o bolo dividido. Principio 2: O custo de alguma coisa aquilo de que se desiste para obt-la:

Para se fazer uma escolha, preciso sacrificar outra, isto , existe um custo.

Assim, define-se o custo da alternativa perdida como custo de oportunidade, isto , o valor do que melhor deixamos de fazer para fazer o que fizemos Principio 3: As pessoas racionais pensam na Margem:

Muitas das decises tomadas durante a vida no podem ser tomadas de nimo leve, isto , tem que ser bem pensadas e ponderadas. Em muitos casos, as pessoas tomam as melhores decises quando pensam na margem, determinando o quanto a mais de esforo preciso despender para se obter maiores benefcios.

Em economia, o termo mudanas marginais com frequncia utilizado para descrever ajustes desenvolvidos nos extremos daquilo que se est a fazer.

Principio 4: As pessoas reagem a incentivos:

Beneficio a utilidade do que se escolheu, e Custo a utilidade do que se escolheria se aquilo que se escolheu no existisse. A escolha, sendo o objeto central da cincia, vai influenciar a forma de encarar estes elementos bsicos.

Resumindo, uma pessoa ou empresa que toma decises na margem, pode vir a ter um beneficio bastante superior nas decises por si tomadas, visto poder analisar o problema e executar a ao se e s se o beneficio marginal da deciso ultrapassar o custo marginal.

Principio 5: O comrcio pode ser bom para todos:

A economia atual baseada na especializao e na diviso do trabalho, que aumenta a produtividade dos seus recursos. A especializao, desta forma, faz com que as pessoas e os pases concentrem os seus esforos numa determinada tarefa - o que permite a cada pessoa e a cada pas usar com vantagem as suas capacidades ou os seus recursos especficos. muito mais vantajoso estabelecer uma diviso, dividindo a produo em pequenas etapas ou tarefas especializadas, em vez de toda gente fazer tudo, mas de forma medocre.

Principio 6: Os mercados so geralmente uma boa maneira de organizar a atividade econmica:

Pode-se dizer que, a abertura dos mercados , hoje, a melhor forma de desenvolver a economia portuguesa, europia e mundial. E, ao mesmo tempo, eliminar o fosso entre os pases ricos e os pases pobres, orientais ou outros. Permitir que todos vendam o seu produto livremente uma oportunidade excelente que se apresenta ao progresso mundial.

Em A riqueza das naes, referiu ainda existncia de uma mo invisvel,

responsvel por resultados favorveis no mercado, onde os participantes da economia, sendo motivados pelos seus prprios interesses, conduzem a um bem estar econmico da sociedade em geral. Desta forma, conseguida a situao mais racional e que cria o melhor bem-estar, ao qual chamamos mercado eficiente.

Principio 7: As vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados:

Em economia usa-se a expresso falha de mercado em qualquer situao em que o mercado, por si s, no consegue fazer uma distribuio eficiente dos recursos.

poder de mercado pode-se entender como sendo uma distoro na

concorrncia. Se os produtores de qualquer produto no tiverem todo o acesso mesma informao, por exemplo, ficam em posies desvantajosas, podendo at haver manipulao dessa informao. Nesses casos o governo pode e deve intervir, regulando as situaes da forma mais justa.

externalidades, que ocorrem quando empresas ou indivduos, impem

custos ou benefcios, a outros que esto fora do mercado

- Negativa: poluio do ar e da gua (empresas)

- Positiva: so, em extremo, Bens pblicos. Trata-se de bens que, sem ser grtis, cada um pode gozar sem pagar, porque o mercado no consegue cobrar o respectivo preo

Principio 8: O padro de vida de um pas depende da sua capacidade de produzir bens e servios:

O termo produtividade refere-se quantidade de bens e servios que um trabalhador pode produzir por hora de trabalho. Assim, em pases onde os trabalhadores apresentem uma elevada produtividade, a maioria das pessoas desfruta de padres de vida elevados. Da mesma forma, a taxa de crescimento da produtividade de um pas determina a taxa de crescimento da sua renda mdia.

Principio 9: Os preos sobem quando o governo emite moeda demais:

Uma moeda abundante tem um valor baixo e, por isso, os preos de todas as coisas medidos nessa moeda so altos. Inversamente, uma falta de moeda faz descer acentuadamente o nvel geral dos preos.

O valor das coisas , assim, representado por determinada quantidade de moeda, ao qual chamamos de preo.

Principio 10: A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre Inflao e desemprego

Atravs da Curva de Phillips pode-se verificar o tradeoff de curto prazo de inflao e desemprego, isto , Phillips provou que, anos com baixo desemprego tendem a apresentar baixa inflao. Assim sendo, em perodos de um ou dois anos a inflao e o desemprego tendem a seguir direes opostas.

You might also like