You are on page 1of 3

Gramtica gerativa, 2008. 58 a 62 p.

Na dcada de 1950 ou, mais precisamente, em 1957 com a publicao do livro Estruturas sintticas pelo lingista norte-americano Noam Chomsky -, ocorre uma nova revoluo no modo como a linguagem analisada atravs do surgimento da chamada gramtica gerativa. Chomsky ressalta o componente criativo da linguagem humana, indicando o papel primordial desempenhado por determinados processos mentais que so inerentes nossa espcie. A natureza da linguagem , assim, relacionada a estrutura biolgica humana, e a teoria lingstica passa a ter objetivo de explicar o funcionamento de um rgo mental particular responsvel pelo funcionamento da linguagem humana. Dois princpios bsicos caracterizaram a concepo gerativa de gramtica. O primeiro deles o chamado de princpio do inatismo, segundo o qual existe uma estrutura inata, constituda de um conjunto de princpios gerais que impem limites na variao entre a lngua e que se manifestam como dados universais, ou seja, presentes em todas as lnguas do mundo. O segundo princpio gerativista o princpio da modularidade da mente, que prev que nossa mente modular, ou seja, constituda de mdulos ou partes, caracterizados como sistema cognitivo diferentes entre si, que trabalham separadamente. interessante registrar que Chomsky introduz nos estudos lingsticos a noo de cognio, acentuando a importncia da natureza da mente humana e dos princpios gerais inatos que a caracterizam para a compreenso do fenmeno da linguagem. A noo gerativista de cognio est associada especificidade biolgica da linguagem humana, (...). Outro aspecto importante para a caracterizao da gramtica gerativa est no fato de que Chomsky, o criador dessa tradio, props uma distino entre competncia e desempenho. O autor define competncia como a capacidade em parte inata e em parte adquirida que o falante possui de formular e compreender frases em uma lngua e caracteriza o desempenho como a utilizao concreta dessa capacidade.

Cabe mencionar que Chomsky assume uma posio semelhante de Saussure ao sustentar que o objeto de estudo da lingstica deve ser a competncia, e no o desempenho. (...) Entretanto, pode-se dizer que a distino entre competncia e desempenho ainda existe para os gerativistas como uma necessidade conceitual, diferenciando aquilo que as pessoas sabem daquilo que as pessoas efetivamente fazem. Costuma-se relacionar o movimento gerativista com a corrente filosfica do racionalismo, que pode ser identificada por trs caractersticas bsicas: 1) A razo fonte do conhecimento: existem idias inatas; 2)Utiliza o mtodo dedutivo e 3) Apresenta um carter explicativo e universalista. (...) Essa escola lingstica deixou para trs uma concepo empirista de linguagem, que no conseguia dar conta da aquisio e do uso das lnguas, demonstrando de forma definitiva a existncia de mecanismos inatos subjacentes a esses processos. (...) Com isso, a lingstica deu um importante passo na direo de uma teoria capaz no apenas de descrever indutivamente um conjunto de dados observados, mas de prever dados novos, ou seja, uma teoria no apenas descritiva, mas explicativa. Gramtica cognitivo-funcional, 2008. 62 a 68 p. (...) a gramtica cognitivo-funcional alarga o escopo dos estudos lingsticos para alm dos fenmenos estruturais e que, portanto, seu ponto de vista distinto. Esse tipo de gramtica analisa a estrutura gramatical, assim como as gramticas estrutural e gerativa, mas tambm analisa a situao de comunicao inteira: o propsito do evento de fala, seus participantes e seu contexto discursivo. Segundo essa concepo, (...) no uso da lngua, determinados aspectos de cunho comunicativo e cognitivo so atualizados e, se queremos compreender o funcionamento da linguagem humana, temos de levar em conta esses aspectos.

Isso significa que, segundo essa concepo de gramtica, no se pode analisar a competncia como algo distinto do desempenho, ou, nos termos funcionalistas, a gramtica no pode ser vista como independente do uso concreto da lngua, ou seja, do discurso. Quando falamos, valemo-nos de uma gramtica, ou seja, de um conjunto de procedimentos necessrios para, atravs da utilizao de elementos lingsticos, produzimos significados em situaes reais de comunicao. Mas, ao adaptarmos esses procedimentos aos diferentes contextos de comunicao, podemos remodelar essa gramtica, que, na prtica, seria o resultado de um conjunto de princpios dinmicos que se associam a rotinas cognitivas e interativas moldadas, mantidas e modificadas pelo uso. Essa uma viso dinmica da gramtica, que prev a atuao de mecanismos expressivos associados subjetividade dos falantes, (...). O primeiro deles tem natureza sociointerativa e se relaciona com nossa habilidade de compartilhar informaes com nossos semelhantes e de nos engajarmos em atividades compartilhadas, cuja compreenso fundamental para o processo comunicativo.

You might also like