You are on page 1of 12

Missa Lecta

Cerimonial para Missa Rezada com um Aclito

* Este material foi elaborado a partir de diversos manuais de liturgia e pretende ser uma compilao das principais regras para o servio litrgico do aclito durante a missa. Principais fontes: Curso de Liturgia Romana (Dom Antnio Coelho O. S. B.), Curso de Liturgia (Padre Joo Batista Reus, S.J.), Handbook for Altar Servers (Archconfraternity of St. Stephen), How to Serve the Latin Mass (Rev. H.E. Calnan, D.D.).

PREPARAO
SACRISTIA
Antes da missa, deve-se colocar sobre a credncia (situada do lado da Epstola) as galhetas de gua e de vinho, o manustrgio, o prato, etc. Opcionalmente, podem-se deixar a sineta e um carto com as oraes iniciais no segundo degrau da escada. O Missal deve ser colocado fechado sobre o altar, do lado da Epstola, com os marcadores virados para a esquerda.
Em alguns locais, costume adentrar o altar carregando o Missal; nesse caso, o aclito segura-o por baixo, com a abertura virada para a esquerda e com a parte superior recostada sobre o peito.

Por motivo de solenidade da Missa, o Clice pode ser previamente posto no altar e o Missal pode ser deixado aberto. Nesses casos, o sacerdote inicia as oraes ao p do altar imediatamente aps a procisso de entrada. Para indicar o comeo da missa (a procisso de entrada), o aclito deve fazer soar a sineta da sacristia. O aclito faz uma inclinao para o crucifixo da sacristia junto com o sacerdote. Se h gua benta na porta da sacristia, o aclito, tendo j umedecido seu dedo da mo direita, oferece-a ao sacerdote. Faz o sinal da cruz e caminha em direo ao altar, um ou dois passos frente. Se a Sacristia estiver por trs do altar, saem pelo lado do Evangelho.

ENTRADA
O aclito entra frente do celebrante e, ao p do altar, para um pouco direita do centro, ou seja, do lado da Epstola; faz a genuflexo junto com o celebrante. O aclito tem obrigao de fazer genuflexo sempre, ainda que o sacerdote faa apenas uma inclinao. No momento em que este sobe o altar para depositar o clice e abrir o Missal, o aclito deve ajud-lo levantando sua alva; em seguida, levanta-se e posiciona-Se agora do lado esquerdo, mais ao centro.
Barrete: se o barrete usado, o aclito recebe-o das mos do sacerdote ao p do altar, beijando primeiramente a mo do sacerdote e em seguida o barrete, e coloca-o em local conveniente, como a credencia, por exemplo. Retorna, ento, e posiciona-se do lado esquerdo do altar, mais ao centro.

O aclito, tendo chegado ao seu lugar, ajoelha-se e aguarda que o sacerdote desa do altar novamente e faa uma inclinao ou genuflexo; o aclito passa a responder s oraes; ele deve saber todas as respostas decoradas (ou, no princpio, utilizar em livro que o auxilie).

MISSA DOS CATECMENOS


A primeira parte da missa chamada Missa catechumenorum (missa dos catecmenos) porque, em outra poca, era a nica parte em que se admitiam os catecmenos (aqueles que estavam em preparao para o batismo), que se retiravam no incio da missa dos fiis. A missa dos catecmenos comea pelos ritos de preparao e de purificao. Pode-se dividir, ainda, em trs partes bem definidas: a Entrada, a Orao, a Catequese.

ENTRADA (I): ORAES AO P DO ALTAR


Consistem no Salmo Judica me Deus e na Antfona do Introibo. Na Idade Mdia, essas oraes eram recitadas pelo celebrante durante o trajeto da sacristia at o altar; seus textos se fixaram e desde So Pio V elas devem ser ditas ao p do altar.

O aclito, ajoelhado e em postura ereta, faz o sinal da cruz ao In nomine Patris.... antfona Introibo ad altare Dei, responde: Ad Deum qui laetificat juventutem meam.
Durante o Tempo da Paixo, ou nas missas em que se usam vestimentas pretas, o sacerdote passa diretamente desta parte para a orao Adjutorium nostrum in nomine Domine.

Faz uma inclinao com a cabea ao mesmo tempo em que o sacerdote, quando este diz Gloria Patri..., voltando posio anterior ao responder Sicut erat in principio.... Faz o sinal da cruz quando se diz Adjutorium nostrum..., e responde Qui fecit caelum et terram.
Esse versculo do Salmo 123 acompanhado de um sinal da cruz para simbolizar que pela Cruz que Cristo nos d o seu socorro.

O sacerdote inicia o Confiteor. O aclito, ao fim do Confiteor, inclina-se em direo ao celebrante e diz Misereatur tui omnipotens.... Este responde Amen e o aclito inclina-se profundamente para frente e inicia o Confiteor. Estando inclinado, mantm as mos postas; em dois momentos o aclito vira seu corpo em direo ao sacerdote: ao dizer Et tibi Pater e Et te Pater. Bate trs vezes no peito ao dizer: mea culpa, mea culpa, mea mxima culpa. Concludo o Confiteor, o aclito permanece ainda inclinado. O celebrante diz Misereatur vestri... e o aclito responde Amen. Nesse momento, endireita-se, ainda ajoelhado, fazendo o sinal da cruz enquanto o sacerdote d a absolvio, dizendo: Indulgentiam, absolutionem, et remissionem.... A partir da orao Deus tu conversus..., o aclito e o celebrante inclinam-se ligeiramente e assim permanecem at Dominus vobiscum. O celebrante diz Oremus e sobe o altar rezando, em secreto, as oraes Aufer a nobis... e Oramus te, Domine. O aclito ajuda o sacerdote a subir o altar, levantando-lhe um pouco a alva e a batina. Depois, levanta-se e ajoelha-se mais esquerda, a princpio em frente sacra do ltimo Evangelho. Agora, porm, ajoelha-se no primeiro degrau.
Posio no altar: aps as oraes ao p do altar, o aclito passa a se ajoelhar no primeiro degrau do altar (salvo se houver apenas um degrau, caso em que permanece no cho). O primeiro degrau a posio padro para o restante da missa, qualquer que seja o lado que venha a ficar.

ENTRADA (II): INTROITO, KYRIE E GLORIA IN EXCELSIS


O Intrito se compe de uma antfona, de um versculo de salmo, seguido do Gloria Patri e da repetio da antfona. Ele indica a idia dominante da Missa. O Kyrie rezado em todas as missas; essa orao em lngua grega foi introduzida no sc. V, e o que se tem hoje um resqucio das ladainhas recitadas nas antigas procisses estacionais. O Gloria in excelsis Deo, introduzido na liturgia a partir do sc. IV, cantado nos dias de festa e aos domingos (exceto durante o Advento, a Septuagsima e a Quaresma).

O celebrante beija o altar (durante a orao Oramus te, Domine), vai para a direita do altar e reza, no missal, o Intrito (no incio do qual faz o sinal da cruz , que deve ser acompanhado pelo aclito). Fazem, ainda, inclinao ao Gloria Patri. Dirigindo-se ao centro, o celebrante reza o Kyrie, alternadamente com o aclito e/ou fiis. Separando as mos e elevando-as, o celebrante reza o Gloria in excelsis.
Inclinaes no Gloria in excelsis O sacerdote dever fazer, durante essa orao, algumas inclinaes com a cabea, que devero ser imitadas pelo aclito. Fazem-se essas inclinaes ao se dizer as seguintes palavras: Deo; Adoramus te; Gratias agimus tibi; Jesu Christe; Suscipe deprecationem nostram; Jesu Christe. Por fim, ao se dizer Cum Sancto Spiritu, in gloria (...), faz-se o sinal da cruz

ORAO: COLLECTA
A Collecta uma das oraes prprias de cada missa; pode haver mais de uma se houver vrias festas naquele dia ou uma inteno especial na missa; a palavra Collecta significa reunio de intenes e de corao dos fiis diante de Deus: originalmente correspondia concluso das procisses estacionais (cujas preces eram as ladainhas), rezada na igreja da reunio (collecta).

Aps o Gloria (ou Kyrie, se for o caso), o sacerdote beija o altar, vira-se para os fiis e diz Dominus Vobiscum, ao que se responde Et cum spiritu tuo. O celebrante, diante do Missal, reza a Collecta (pode haver ainda outras leituras) e termina-a dizendo Per omnia saecula saeculorum. Responde-se Amen.
Inclinaes na Collecta O sacerdote e o aclito fazem inclinao com a cabea nos seguintes casos: se pronunciado o nome de Jesus ou de Maria ou, ainda, o nome de um santo ou bem-aventurado em honra do qual a missa rezada.

CATEQUESE: EPSTOLA, EVANGELHO E CREDO


A Catequese constituda pelas leituras (Epstola e Evangelho) e salmos (Graduale, Alleluia e Tracto) e pela instruo oral (Sermo) do celebrante. Todos os fiis respondem pela afirmao solene da f, com o canto do Credo. O Credo s foi introduzido na liturgia da Missa a partir do sc. VI e com o objetivo principal de combater os erros e heresias naquelas circunstncias.

O celebrante l a Epstola. Ao final da leitura, o aclito diz Deo Gratias. Se se reza a Epstola em latim, no altar, poder ser solicitado ao aclito que faa a leitura em vernculo (o mesmo pode acontecer na leitura do Evangelho). Aps a leitura da Epstola, o celebrante reza ainda algumas oraes. A primeira delas o Graduale, que corresponde ao canto de um salmo. Aps, rezado o Alleluia (ou Tracto). Ainda, poder ser rezada uma Sequentia.
Na semana do Advento, no tempo da Septuagsima, na Quaresma, nas missas de defuntos e de penitncia, o Alleluia , por vezes, substitudo pelo Tracto, que consiste num canto de algumas estrofes sem refro. No Tempo Pascal, omite-se o Graduale, e dizem-se dois Alleluia. Em certas missas (Pscoa, Pentecostes, Corpus Christi, Nossa Senhora das Dores e Finados), dizse, a seguir ao Alleluia (ou Tracto), a Sequentia.

Durante as referidas oraes, o aclito levanta-se , dirige-se at o Missal, per longiorem, fazendo genuflexo simples ao centro.

Chegando do lado da Epstola, o aclito espera o celebrante terminar as oraes no Missal; em seguida, sobe os degraus e pega o Missal, segurando sua estante pelos lados, e no pela frente. Vira-se, ento, para a esquerda, desce per breviorem para o centro do altar, faz uma genuflexo simples , sobe per breviorem para o lado do Evangelho e coloca o Missal perto do canto do altar, ligeiramente voltado para o lado direito (ngulo de cerca de 45).
Como as Igrejas eram normalmente orientadas para o Oriente, o Missal ficava virado para o nordeste, de onde vinham os brbaros: ler o Evangelho na sua direo simbolizava o desejo de convert-los.

Antes de ler o Evangelho, o celebrante reza a orao Munda cor meum e, sempre inclinado, a orao Dominus sit in corde meo. Em p , ao lado do Missal e de frente para o sacerdote (que nesse momento deve estar de frente para o Missal), o aclito responde ao Dominus vobiscum dizendo Et cum spiritu tuo. (Se houver degraus na lateral, dever se posicionar no degrau anterior ao supedneo). Ao mesmo tempo em que o celebrante, faz trs vezes o sinal da cruz sobre sua fronte, boca e seu peito; deve-se fazer uma ligeira inclinao com a cabea palavra tibi, da resposta Gloria tibi, Domine. O pequeno sinal da cruz faz-se com o polegar direito e mo aberta.

O aclito espera o incio da leitura do Evangelho; quando pronunciado o nome de Jesus, faz uma inclinao com a cabea (inclinao mxima) e se dirige, per longiorem, para o lado da Epstola, fazendo genuflexo ao centro. Permanece de p e virado para o Evangelho. Ao final da leitura, o aclito diz: Laus tibi Christe. O celebrante beija o livro dizendo Per evangelica dicta deleantur nostra delicta.
A leitura do Evangelho um sacramental. Ela d graas, - a graa do perdo, em particular - queles que a escutam com fervor.

Aps, o celebrante poder fazer, ento, o sermo. Se houver o sermo, o aclito poder sentar-se, devendo retornar sua posio (de joelhos no primeiro degrau, lado da Epstola) imediatamente aps. Se o sacerdote desce o altar para fazer o sermo, o aclito o espera para fazerem a genuflexo juntos.
Barrete: se o barrete usado, o aclito busca-o na credncia, entrega-o ao celebrante, com os devidos sculos e, finalmente, vai sentar-se.

O aclito ajoelha-se do lado da Epstola, na sua posio padro, inclusive se o Credo rezado.
Gestos durante o Credo Fazem-se inclinaes mximas com a cabea ao se dizer as seguintes palavras: in unum Deum; Jesum Christum; simul adoratur. Faz-se inclinao mdia do corpo a partir de quando se diz Et incarnatus estat Et homo factus est, inclusive. (Ou enquanto durar a genuflexo do celebrante.) Por fim, ao se dizer Et vitam Venturi saeculi. Amen., faz-se o sinal da cruz .

MISSA DOS FIIS


Aps a missa dos catecmenos comea a missa propriamente dita, ou Missa fidelium (missa dos fieis), que compreende o Ofertrio, o Cnon e a Comunho, ou, respectivamente, a preparao do sacrifcio, a oferta do sacrifcio e a comunho com o sacrifcio.

OFERTRIO: PREPARAO DO SACRIFCIO


Este ritual compe-se de uma antfona (Offertorium), da oblao do po, da mistura da gua e do vinho, da oblao do clice, de uma invocao e da abluo das mos (Lavabo). Termina com a orao Secreta.

Aps o Credo (ou aps a leitura do Evangelho), o celebrante, estando no meio do altar, beija o altar, volta-se para a assistncia e diz Dominus Vobiscum, ao que o aclito responde Et cum spirito tuo. Vira-se novamente para o altar e diz, por fim: Oremus. Ele l, ento, em voz audvel, o Offertorium. No momento em que o celebrante remove o vu do clice e coloca-o direita do corporal, o aclito dirige-se diretamente - ou seja, sem fazer genuflexo no centro - para a credncia, a fim de preparar as galhetas. Existe, ainda, o costume de o aclito, antes de se dirigir para a credncia, receber o vu e dobr-lo sobre a beirada do altar. Enquanto isso, o celebrante reza, em secreto, a orao Suscipe, sancte Pater. Aps, dirige-se para o lado direito do altar com o clice nas mos. O aclito, na credncia, pega a galheta de vinho com mo direita e a de gua com a mo esquerda, com as alas viradas para fora. Aproxima-se do altar. Seguem as regras para os prximos movimentos do aclito: a. b. c. d. e. f. faz uma reverncia para o celebrante; beija a galheta de vinho e entrega-a; transfere a galheta de gua para a mo direita e beija-a; recebe a galheta de vinho na mo esquerda e beija-a novamente; entrega a galheta de gua aps o celebrante a abenoar; transfere a galheta de vinho para a direita e recebe a de gua na esquerda, beijando esta galheta pela ltima vez; g. faz nova reverncia para o celebrante. O aclito retorna credncia para guardar os objetos e se preparar para o Lavabo. O aclito dispe o manustrgio (toalha) sobre o seu antebrao esquerdo e segura a galheta de gua e o prato. Aproxima-se novamente do canto do altar do lado da Epstola, faz uma reverncia, e derrama gua sobre seus dedos. O celebrante se servir do manustrgio para enxugar os dedos. Aps, o aclito faz nova reverncia e volta para a credncia para depositar os objetos e buscar a sineta.

Uma vez depositados os objetos na credncia e estando in plano (nvel do cho), o aclito ajoelha-se no primeiro degrau do lado da Epstola. J deve ter em mos a sineta, que ser usada em breve. O celebrante, inclinado, reza a orao Suscipe, sancta Trinitas; em seguida, beija o altar e volta-se para assistncia, dizendo em voz alta Orate, Frates e continuando a orao em voz baixa. Quando o sacerdote estiver totalmente voltado para o altar, o aclito deve responder em voz alta: Suscipiat Dominus sacrificium de manibus tuis, ad laudem et gloriam nominis sui, ad utilitatem quoque nostram, totiusque ecclesiae suae sanctae. O Per omnia saecula saeculorum, dito em voz alta pelo sacerdote, termina esta primeira parte da Missa dos Fiis.

CNON: OFERTA DO SACRIFCIO


Essa a parte essencial da Missa, que culmina na consagrao, pela qual Nosso Senhor Jesus Cristo se faz real e substancialmente presente. O Cnon comea por uma orao de ao de graas, que o Praefatio, que pode variar segundo o calendrio; depois dessa orao que comeam as oraes do cnon propriamente ditas.

PRAEFATIO E SANCTUS
O celebrante (C), virado para o altar, prossegue com o seguinte dilogo com o aclito (A): C. Dominus Vobiscum. / A. Et cum spirito tuo. C. Sursum corda. / A. Habemus ad Domiunm. C. Gratias agamus Domino Deo... / A. Dignum et justum est. Quando o sacerdote disser Gratias agamus Domine Deo nostro o aclito faz, junto com ele, uma inclinao da cabea. O celebrante reza o Praefatio em voz alta e inclina-se para recitar o Sanctus. O aclito tambm deve inclinar-se; ao mesmo tempo, toca a sineta trs vezes (trs toques duplos, um para cada repetio da palavra Sanctus). O celebrante faz o sinal da cruz s palavras Benedictus qui venit, gesto que deve ser imitado pelo aclito.

TE IGITUR HANC IGITUR


O celebrante, profundamente inclinado, beija o altar e comea as oraes do Cnon, em voz baixa. Diz o Te Igitur, Memento (dos vivos), Communicantes e Hanc Igitur. Quando o celebrante estender as mos sobre as oblatas, o aclito d um toque com a sineta. A seguir, sobe o altar , sem fazer genuflexo, com a sineta na mo e ajoelha-se prximo ao centro, atrs e um pouco direita do sacerdote. Este segue fazendo as oraes da consagrao (Quam oblationem e Quid pridie), em voz baixa.

CONSAGRAO

Durante a consagrao, o sacerdote se inclina para dizer a frmula; o aclito no deve inclinar-se nesse momento, mas manter sua cabea e corpo endireitados. Quando o celebrante fizer as genuflexes antes e depois da elevao da Hstia e do Clice, o aclito deve fazer uma inclinao mdia do corpo. Tambm deve tocar a sineta uma vez para cada genuflexo do sacerdote. Durante a elevao da Hstia e do Clice, o aclito deve elevar os olhos para as sagradas espcies, segurar e levantar um pouco a orla inferior da casula do sacerdote (formando um arco) e, ainda, dar trs toques com a sineta.
Toques com a sineta At o fim da Consagrao, o aclito ter feito soar, ao todo, dez toques da sineta, conforme o seguinte esquema:

um toque na genuflexo aps consagrao da Hstia; trs toques seguidos durante a elevao da Hstia; um toque na genuflexo aps a elevao da Hstia; um toque na genuflexo aps consagrao do Clice; trs toques seguidos durante a elevao do Clice; um toque na genuflexo aps a elevao do Clice;

Depois da ltima genuflexo do celebrante (aps a elevao do Clice), o aclito retorna para se ajoelhar ao primeiro degrau do lado da Epstola fazendo, antes, uma genuflexo no centro do altar. O aclito permanece ajoelhado , sem acompanhar o celebrante nas inclinaes, pois se tratam de textos rezados em secreto. O celebrante continua a fazer as oraes do Cnon (Unde et memores, Supra quae, Supplices te rogamus, Memento (dos defuntos); em voz alta, e batendo no peito, diz Nobis quoque peccatoribus. Alguns manuais instruem o aclito a tambm bater no peito nesse momento. O celebrante prossegue com a orao Per quem haec omnia; descobre o clice, faz genuflexo e diz a orao Per ipsum et cum ipso, et in ipso, fazendo a pequena elevao do clice, momento em que o aclito deve tocar a sineta uma vez . O sacerdote faz nova genuflexo e conclui o Cnon, dizendo Per omnia saecula saeculorum. O aclito responde Amen.

COMUNHO COM O SACRIFCIO


A Actio sacrifical seguida imediatamente de um rito complementar, indispensvel para a integridade do Sacrifcio: a Comunho. A Missa dos Fiis termina pela comunho do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor, oferecidos para a remisso de nossos pecados.

Terminado o Cnon, o celebrante diz em voz alta: Oremus. Praeceptis salutaris.... Diz, ento, o Pater Noster, o qual o aclito conclui dizendo Sed libera nos a malo. Em voz baixa, o celebrante diz Amen e segue com a orao Libera nos. Faz a frao da Hstia. Conclui, em voz alta, dizendo Per omnia saecula saeculorum, ao que o aclito responde Amen. Aps, o sacerdote diz Pax Domini sit semper vobiscum, ao que se responde Et cum sipirito tuo. No Agnus Dei, o aclito faz uma inclinao mdia do corpo e responde batendo trs vezes no peito, ao mesmo tempo em que o celebrante o faz.
Nas missas de defuntos, as invocaes terminam-se com a expresso dona eis requiem e resposta da terceira invocao acrescenta-se a palavra sempiternam.

Inclinado sobre o altar, o celebrante dir ento, em voz baixa, as oraes preparatrias para a Comunho; ele genuflecte e, depois, pega na sagrada Hstia. O celebrante, batendo no peito, diz trz vezes a orao Domine non sum dignus; o aclito deve tocar a sineta: no primeiro Domine non sum dignus, d-se um nico toque ; no segundo, dois toques e, no terceiro, trs toques . O sacerdote comunga.
Comunho para o aclito e/ou fiis (I) Se houver Comunho para o aclito e/ou fiis, imediatamente o aclito levanta-se e dirige-se credncia para pegar a patena da comunho (tambm o momento em que o aclito poder levar a sineta de volta credncia). O aclito retorna ao primeiro degrau para se ajoelhar .

Quando o sacerdote faz o sinal da cruz com o clice (ou quando erguer o clice para comungar), o aclito inicia o Confiteor, em voz alta. As regras para o Confiteor so as mesmas prescritas para a mesma orao no incio da missa, mas o aclito no se vira para o sacerdote em nenhum momento. O aclito permanece inclinado para a orao Misereatur vestri... e, aps, endireita-se para receber a absolvio, fazendo o sinal da cruz .
Comunho para o aclito e/ou fiis (II) O aclito sobe os degraus, fazendo antes uma genuflexo no centro, e ajoelha-se no supedneo, do lado da Epstola (prximo do centro), para receber a Comunho. (Se o aclito no comunga, ele permanece em seu lugar aps a recitao do Confiteor.)

10

O sacerdote vira-se, segurando uma Hstia pequena e diz: Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccta mundi. Em seguida, rezar a seguinte orao trs vezes seguidas, que o aclito deve acompanhar em voz alta e batendo no peito trs vezes: Domine non sum dignus ut intres sub tectum meum, sed tantum dic verbo et sanabitur anima meam.
Comunho para o aclito e/ou fiis (III) Aps comungar (segurando a patena sob o prprio queixo), o aclito pese de p e, sempre precedendo o celebrante, acompanha-o, sua direita, na distribuio da Comunho segurando a patena exatamente por baixo de onde a Hstia estiver sendo conduzida. O aclito deve ter em mente que a patena para evitar que se perca fragmento da Hstia. Portanto, deve sempre acompanh-la com ateno e nunca tomb-la ou vir-la. Aps a Comunho, o aclito entrega, imediatamente a patena para o sacerdote. O aclito retorna ao primeiro degrau (lado da Epstola) para se ajoelhar , devendo guardar essa posio enquanto o sacrrio estiver aberto.

ABLUES
Aps subir o altar, o sacerdote retira as partculas restantes do corporal, das patenas e do cibrio, fazendo-as cair dentro do clice. Quando o celebrante fecha o tabernculo ou termina de consumir as hstias restantes no cibrio, o aclito se levanta e se dirige at o altar para buscar a patena; em seguida, dirige-se para a credncia, onde deposita o objeto e prepara as galhetas. O aclito pega as galhetas, a de vinho na mo direita e a de gua na mo esquerda. Aproxima-se do altar. Quando o sacerdote tende o clice, coloca-se do seu lado, faz-lhe uma reverncia e deita vinho no clice. Em seguida, faz nova reverncia e afasta-se um pouco para a extremidade do lado da Epstola. O sacerdote aproxima-se do aclito, que lhe faz reverncia e deita no clice um pouco de vinho e, em seguida, um pouco de gua. O aclito faz nova reverncia e retira-se para deixar os objetos sobre a credncia. Da credncia o aclito dirige-se para o lado do Evangelho, per longiorem, para buscar o Missal.

Com o Missal nas mos, volta para o outro lado, desta vez per breviorem.
Deposita o Missal no lado da Epstola, virado para frente. O aclito pega o vu do clice e leva-o, per breviorem, para o lado do Evangelho onde o entregar aberto ao celebrante. Dependendo do costume, o aclito poder auxiliar o sacerdote segurando a bolsa aberta para que se guarde o corporal. Em seguida, o aclito desce o altar e ajoelha-se no primeiro degrau do lado do Evangelho. O sacerdote passa para o lado direito do altar, e recita a antfona da comunho.

11

Retorna ao centro, beija o altar, volta-se para a assistncia e diz: Dominus vobiscum, ao que se responde Et cum spirito tuo. Retorna ao missal e diz: Oremus. L, ento, a orao Postcommunio, um texto prprio da missa do dia. Conclui dizendo Per omnia saecula saeculorum. O celebrante fecha o missal e retorna para o centro do altar. Segue-se o seguinte: C. Dominus Vobiscum. / A. Et cum spirito tuo. C. Ite Missa est. / A. Deo gratias.
Na Quinta-Feira Santa ou quando a missa for seguida de alguma procisso litrgica, diz-se: S. Benedicamus Domino. A. Deo gratias. Nas missas de Requiem: S. Requiescant in pace. A. Amen.

Segue a orao Placeat Tibi em voz baixa. Ento, o sacerdote d a beno: C. Benedicat vos omnipotens Deus, Pater, et Filius... / A. Amen. O aclito recebe a beno sacerdotal fazendo o sinal da cruz com a cabea inclinada. Depois, levanta-se para ouvir a leitura do ltimo Evangelho.

LTIMO EVANGELHO
Em p, de frente para o celebrante, o aclito responde ao Dominus vobiscum dizendo Et cum spiritu tuo. Faz trs vezes o sinal da cruz (fronte, boca e peito), respondendo ainda Gloria tibi, Domine e se dirige para o lado da Epstola (fazendo genuflexo ao centro), onde permanece de p e virado para o lado do Evangelho. Durante a leitura, deve fazer a genuflexo ao mesmo tempo em que o celebrante. Ao final do Evangelho, o aclito diz: Deo Gratias.

ORAES FINAIS
O celebrante pega o clice, desce os degraus e faz genuflexo ou inclinao ao p do altar. O aclito, do seu lado direito, faz genuflexo .
Oraes no fim da missa: caso seja costume rezarem-se as referidas oraes, recomendvel que o aclito tenha em mos um missal para que o celebrante possa acompanhar. O aclito ajoelha-se direita do sacerdote in plano, enquanto este ajoelha-se no primeiro degrau e no centro. Ao fim das oraes, o aclito levanta-se junto com o celebrante; faz a genuflexo mesmo se este apenas faz a inclinao. Barrete: se for o caso, o aclito apresenta ao celebrante o barrete, beijandoo primeiro e, depois, a mo do celebrante e entregando-o em sua mo em seguida.

O aclito sai frente, caminhando reverentemente, seguido pelo sacerdote. Na sacristia, o sacerdote e o aclito fazem uma reverncia para a Cruz e entre si (ento, o aclito ajoelha-se para a beno sacerdotal). Caso o sacerdote queira, o aclito deve ajud-lo ainda a retirar os paramentos. Ento, segue para o altar para apagar as velas e arrumar o altar.

12

You might also like