You are on page 1of 4

Normas Gerais para Publicao de Trabalhos

1. A Revista Comercialista Direito Comercial e Econmico (Revista) uma publicao trimestral eletrnica de carter tcnico-cientfico e informativo totalmente independente.

2. A Revista prope fomentar o envolvimento de docentes, discentes e profissionais, direta ou indiretamente ligados ao direito, em discusses acadmicas acerca do que h de mais moderno em Direito Comercial e Econmico.

3. A Revista aceita artigos de docentes, discentes e autores da comunidade cientfica nacional e internacional, mesmo que j tenham sido publicados em outro peridico, desde que respeitado o limite de 1 (um) ano entre a ltima publicao e a data de envio do trabalho equipe da revista Comercialista.

4. Solicita-se observar as instrues a seguir para o preparo dos trabalhos. A no observncia de qualquer das normas aqui elencadas pode inviabilizar sua publicao.

5. O trabalho deve ser enviado por e-mail para qualquer dos seguintes endereos eletrnicos: contato@ocomercista.com.br, rafael.barizan@usp.br, pedro@ramunno.com.br.

6. Recomenda-se a utilizao de processador de texto Microsoft Word. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto).

7. O artigo dever ser precedido por uma folha na qual se far constar: o ttulo do trabalho, o subttulo, o nome do autor (ou autores), qualificao do autor (descrio acadmica/profissional que ser publicada junto ao seu nome), telefone e e-mail.

8. Para facilitar a diagramao, solicitamos que os pargrafos sejam justificados e que no sejam usados recuos, deslocamentos, nem espaamentos antes ou depois. No necessrio utilizar o tabulador para determinar os pargrafos, pois o prprio j determina, automaticamente, a sua abertura. Como fonte, sugerimos usar o Georgia, corpo 11.

9. Tendo em vista a proposta de ser a Revista um instrumento gil de informao e debates jurdicos, dada preferncia para a publicao de artigos que tenham entre 6.500 a 12.500 caracteres (contando os espaos), respeitado o limite mximo de 6 pginas (somente em casos muito especiais sero aceitos trabalhos com mais de 6 pginas), assim como se sugere que notas e citaes (tanto de doutrina como de jurisprudncia) sejam usadas com parcimnia.

10. Solicitamos que no sejam utilizadas notas de rodap. Todas as notas necessrias devem ser inseridas ao fim do texto (Nota de Fim).

11. Recomenda-se que os artigos contenham, pelo menos, as seguintes sees: Introduo, Concluso/Consideraes Finais e Referncias Bibliogrficas.

12. Os artigos devero ser escritos preferencialmente em Portugus, aceitando-se textos em Ingls e Espanhol.

13. As menes a autores feitas por meio de notas devem subordinar-se ao esquema alfa-numrico (Nota de Fim), com a primeira referncia completa e as demais podendo vir abreviadas (op. cit. p. ou Ibidem, p.).

14. As Referncias Bibliogrficas devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabtica de sobrenome do(s) autor(es), como nos seguintes exemplos:

a)Livro: SOBRENOME, Nome. Ttulo da Obra. Local de publicao: Editora, data. Exemplo: PCORA, Alcir. Problemas de Redao. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1992.

b) Captulo de Livro: SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Ttulo do Livro, Local de publicao: Editora, data. Pgina inicial-final.

c) Artigo de peridico: SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, local de publicao, volume do peridico, nmero do fascculo, pgina inicial-pgina final, ms, ano. Exemplo: ALMEIDA JNIOR, Mrio. A economia brasileira. Revista Brasileira de Economia , So Paulo, v. 11, n.1, p.26-28, jan./ fev.1995.

d) Teses e Dissertaes: Sobrenome, nome. Ttulo da Dissertao (ou tese). Local. Nmero de pginas (Categoria, grau e rea de concentrao). Instituio em que foi defendida. Data. Exemplo: BARCELOS, M.F.P. Ensaio tecnolgico, bioqumico e sensorial de soja e guandu enlatados no estdio verde e maturao de colheita. 1998. 160 f. Tese (Doutorado em Nutrio) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

e) Outros: Consultar as Normas da ABNT para Referncias Bibliogrficas.

15. As Figuras (desenhos, grficos, ilustraes, fotos) e tabelas devem apresentar boa qualidade e serem acompanhadas de legendas breves e claras. Recomenda-se mencionar a fonte e/ou autoria das imagens.

16. O Conselho Editorial avaliar sobre a convenincia ou no da publicao do trabalho enviado, bem como poder indicar correes ou sugerir modificaes. A cada

edio, o Conselho Editorial selecionar, dentre os trabalhos considerados favorveis para publicao, aqueles que sero publicados imediatamente. Os no selecionados sero novamente apreciados na ocasio das edies seguintes.

17. O Conselho Editorial se reserva o direito de introduzir alteraes nos originais, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicao, respeitando, porm, o estilo e a opinio dos autores.

18. Na hiptese de no ser aprovada a publicao na Revista, possvel que a equipe da Revista envie o trabalho para publicao em nosso site. Caso no haja interesse por parte do autor na eventual remessa ao site, pedimos para que isso esteja expresso na folha que precede o artigo.

19. Todos os textos publicados na revista Comercialista podero ser novamente veiculados pela Revista, tanto em meio impresso quanto em meio eletrnico, de acordo com sua convenincia e oportunidade, sem necessidade de qualquer autorizao ou aviso prvio ao autor.

20. No sero devidos direitos autorais ou qualquer remunerao, a qualquer ttulo, pela publicao dos trabalhos. Ainda observa-se que a revista Comercialista no se responsabiliza pelo contedo dos textos publicados, que so de exclusiva responsabilidade de seus autores e no representam necessariamente as opinies da Revista.

21. O(s) autor(es) que solicitar(em) a publicao de seu texto na Revista deve(m) manifestar por e-mail total cincia e concordncia com os termos e condies aqui previstos.

22. Os trabalhos que no se ativerem a estas normas podero ser reenviados para novo processo de seleo, efetuadas as modificaes necessrias.

Editores

You might also like