You are on page 1of 2

DAS DEFINIES Art. 4.

Para efeito de aplicao da presente Lei, so adotadas as seguintes definies: I Vias urbanas principais: So aquelas localizadas dentro do permetro urbano da sede e que visam atender a necessidade de circulao de veculos em boa condio de trfego contnuo e de estacionamentos e paradas; II Vias urbanas coletoras: So aquelas localizadas dentro do permetro urbano e que visam atender a necessidade de estacionamento e circulao de veculos, sem fluxo contnuo e velocidade reduzida; III Vias urbanas locais: So aquelas localizadas na rea urbanizada da cidade e que visam atender com prioridade a circulao de pedestres e o trfego local de bairro com velocidade reduzida; VI Estradas Rurais principais: So as vias de ligao entre os distritos e patrimnios e tambm aquelas que ligam os distritos e patrimnios sede do municpio, consoante mapa de Sistema Virio Rural Municipal; VII Estradas Rurais secundrias: So todas as demais que no se enquadram na definio do item VI; VIII Leito Carrovel: Largura de uma estrada rural ou via urbana, destinada circulao de veculos e pedestres, medida ortogonalmente ao seu eixo; X Passeio: rea das vias urbanas, destinada circulao de pedestres; CAPTULO III DAS VIAS URBANAS Seo I Da Funo das Vias Urbanas Art. 5. As vias locais devem atender com prioridade a circulao de pedestres, compatvel com sua utilizao para a implantao de edificaes residenciais e para a utilizao da rua como espao de lazer onde a baixa velocidade de trfego desejvel. Art. 6. As vias coletoras devem atender a necessidade de estacionamento de veculos e circulao de veculos sem fluxo contnuo e velocidade reduzida. Art. 7. As vias principais devem atender a necessidade de circulao de veculos leves e pesados com boa condio de trfego e fluxo contnuo e de estacionamento e paradas de nibus. Deve-se prever a destinao de reas para estacionamento e baas para nibus. Dos parmetros geomtricos das vias urbanas Art. 10. As vias urbanas, de acordo com a sua classificao devero atender o que segue: I Largura mnima das vias:

Vias Locais: 16,00m; Vias Coletoras: 20,00m; Vias Principais: 1. Ruas: 22,00m; 2. Avenidas: 40,00m. II Largura mnima do leito carrovel: Vias Locais: 8,00m; Vias Coletoras: 12,00m; Vias Principais: 1. Ruas: 12,00m; 2. Avenidas: 8,00m. III Largura do passeio: Vias Locais: 4,00m; Vias Coletoras: 5,00m; Vias Principais: 5,00m. Art. 11. No sero permitidas ruas sem

sada (cul- de- sac).

Art. 12. A rampa mxima das vias de circulao no poder ser superior a 12% (doze por cento). Pargrafo nico. Para rampas mximas superiores a 12% (doze por cento), as vias devero obedecer o que diz a alnea a, item VIII do Artigo 6 da Lei de Loteamentos. CAPTULO V DAS DISPOSIES FINAIS Art. 24. expressamente proibido fechar, estreitar, mudar ou de qualquer modo dificultar a servido pblica das estradas e vias urbanas sem prvia licena da Prefeitura Municipal. Art. 25. Faz parte integrante e complementar a esta Lei o mapa do Sistema Virio Rural e o mapa do Sistema Virio Urbano. Art. 26. As estradas estaduais dentro do territrio do municpio, obedecero as normas e parmetros tcnicos do D.E.R. (Departamento de Estradas e Rodagem).

You might also like