You are on page 1of 70

DIREITO PENAL patriciavanzolini@uol.com.br 1 aula 10.03.08 LER cap. 1 e 2 Livro APLICAO DA LEI PENAL I Princpios da lei Penal 1.

1. Princpio da Legalidade 1.1. Princpio da estrita legalidade ou reserva legal 1.2. Princpio da taxatividade 1.3. Princpio da proibio analgica 2. Princpio da Anterioridade II Lei penal no tempo 1. Tempo do Crime 2. Conflitos de Lei no tempo

Art. 1, CP Art. Art. Art. Art. Art. 2, 3 e 4 , CP Art. Art.

APLICAO DA LEI PENAL I PRINCPIOS DA LEI PENAL 1. Princpio da Legalidade 1.1. Princpio da estrita legalidade ou reserva legal Definio: Apenas a lei em sentido estrito (lei ordinria e lei complementar) pode criar direito penal. Atos normativos (ex. medida provisria, decretos, regulamentos) NO podem criar direito penal. Este princpio vale para tudo: Para os crimes e para as penas. Medida provisria no pode veicular direito penal,. Hot! hot! Art. 62, CF/88 e EC 32/01 1 . A lei a nica fonte formal imediata do direito penal.

competncia privativa de a Unio legislar sobre o direito Penal art. 22, pargrafo nico, CF.
A Unio pode delegar para os Estados atravs de lei Complementar.

1.2.

Princpio da taxatividade Definio: A lei Penal tem completa, taxativa, detalhada, marcando exatamente a conduta incriminada. Duas situaes relativizam a taxatividade: Hot! hot! a) Norma penal em branco Conceito: a norma cujo preceito primrio incompleto, e, portanto, precisa de complementao por outro ato normativo.

Duas espcies de norma penal em branco: Hot! hot!

Norma penal em branco heterognea ou EM SENTIDO ESTRITO aquela cujo complemento um ATO INFRALEGAL. Ex. Lei de Drogas, n 11.343/06 Art. 269, CP

Norma penal em branco homognea ou EM SENTIDO LATU aquela cujo complemento outra LEI Ex. Art. 236, CP (Erros essenciais previstos no CC)

b) Tipo penal aberto Conceito: aquele que possui elementos normativos. o Elementos normativos so aqueles que precisam de um juzo de valor do aplicador da norma. o Ex. Art. 233, CP Praticar ato obsceno (depende de interpretao). Art. 244, CP - No pagar penso alimentcia, ... Deixar, SEM JUSTA CAUSA.... o elemento normativo. o Elemento normativo DIFERENTE de elemento subjetivo. Este todo elemento relativo ao dolo, a inteno do agente.

1.3.

Princpio da proibio analgica Conceito: a proibida a analogia em direito penal, salvo para beneficiar o ru.

2. Princpio da anterioridade Conceito: Significa que a lei penal tem que ser anterior ao fato incriminado.

II LEI PENAL NO TEMPO 1. Tempo do crime art. 4, CP Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado, a TEORIA DA RELATIVIDADE, adotada pelo art. 4. A Teoria da Relatividade no se aplica na PRESCRIO, porque o legislador no art. 111, CP, determinou que o PRAZO PRESCRICIONAL comea a correr da data em que o crime se CONSUMOU.

2. Conflitos de lei no tempo (Direito Penal Intertemporal) so 03 regras: 2.1. Irretroatividade da lei MAIS severa/ gravosa Ex. A lei 11.464/02 que entrou em vigor 29.03.07, passou a permitir progresso de regime dos crimes hediondos aps o cumprimento de 2/5 da pena. Anteriormente, no entanto, o STF j havia declarado a inconstitucionalidade do Regime Integral Fechado e permitindo a progresso aps o cumprimento de 1/6 da pena. (No podia agora pode, para o ru malfica a lei).

STJ: CRIMES HEDIONDOS. PROGRESSO. REGIME. LAPSOS TEMPORAIS. LEI N. 11.464/2007. Trata-se de habeas corpus substitutivo impetrado contra ato do Tribunal a quo por ocasio do julgamento do anterior writ em favor do paciente que afastou o bice progresso de regime imposto na sentena condenatria de 4 anos e 8 meses de recluso por trfico de entorpecentes, mas impondo a observncia do lapso temporal previsto na Lei n. 11.464/2007. Explica a Min. Relatora que essa lei baniu expressamente a vedao progresso de regime prisional em casos de condenados por crimes hediondos, contudo estabeleceu lapsos temporais mais gravosos para os condenados desses crimes, constituindo-se nesse ponto verdadeira novatio legis in pejus, cuja aplicao retroativa vedada pelo art. 5, XL, da CF/1988 e art. 2, do CP. Assim a novel legislao deve incidir apenas nos crimes hediondos e assemelhados praticados aps 29 de maro de 2007. Ressalta que este Superior Tribunal adotou o mesmo posicionamento quando do advento da Lei n. 8.072/1990, ficando sua aplicao restrita aos crimes cometidos aps sua vigncia por tambm se tratar de norma mais prejudicial ao condenado. Com esse entendimento, a Turma concedeu a ordem para afastar a incidncia dos lapsos temporais previstos na Lei n. 11.464/2007, para que o juzo das execues criminais analise os requisitos objetivos e subjetivos do paciente para a obteno da progresso de regime de acordo com o regramento do art. 112 da Lei de Execues Penais. HC 83.799MS, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 25/9/2007.

STF: PROGRESSO DE REGIME: LEI 11.464/2007 E LEI PENAL MAIS GRAVOSA Considerada a garantia da irretroatividade da norma penal mais gravosa (CF, art. 5, XL e CP, art. 2), os critrios de progresso de regime estabelecidos pela Lei 11.464/2007 somente se aplicam aos fatos ocorridos a partir de 29.3.2007. Com base nesse entendimento, a Turma deferiu, de ofcio, habeas corpus para que o juzo das execues criminais aprecie novamente o pleito de progresso de regime formulado pelo paciente, como entender de direito, mas observando os critrios de progresso estabelecidos no Cdigo Penal e na Lei de Execuo Penal - LEP, vigentes poca da prtica criminosa. Preliminarmente, tendo em conta a eficincia na instruo, a Turma no conheceu de writ impetrado contra acrdo do STJ que julgara prejudicada, ante a perda de objeto, idntica medida ao fundamento de que o tribunal de origem afastara o bice progresso de regime prisional imposto ao paciente, condenado pela prtica do crime de trfico ilcito de entorpecentes (Lei 6.368/76, art. 12). No mrito, enfatizou-se que a defesa objetivava, tambm, a no submisso do paciente s regras estabelecidas pela Lei 11.464/2007, que deu nova redao ao art. 2 da Lei de Crimes Hediondos, e no a mera superao do empecilho progresso. Asseverou-se que o reconhecimento da inconstitucionalidade do bice progresso de regime contido na redao original do 1, do art. 2, da Lei 8.072/90 impediria que esse dispositivo legal fosse utilizado como parmetro de comparao para o exame da norma penal aplicvel ao caso. Assim, afirmou-se que essa verificao deveria ocorrer a partir da apreciao das demais normas validamente existentes no ordenamento jurdico e que tiveram vigncia desde a prtica do fato pelo qual o paciente fora condenado, a saber: a LEP e a Lei 11.464/2007, que entrou em vigor posteriormente, em 9.3.2007. Aduziu-se, entretanto, que esta ltima, no ponto em que disciplinou a progresso de regime, estabeleceu lapsos temporais mais gravosos do que os anteriormente fixados na LEP, constituindo-se, pois, verdadeira novatio legis in pejus. Concluiu-se, nesse sentido, que se o fato ocorreu antes de 29.3.2007, como na espcie, incidem as regras previstas na LEP, exigindo-se para a progresso, o cumprimento de, ao menos, 1/6 da pena (LEP, art. 112). HC 91631/SP, rel. Min. Crmen Lcia, 16.10.2007.

Questes CESPE 2006.3 - 52. Relativamente a jurisprudncia do STJ e do STF, assinale a opo incorreta. a) Segundo o princpio da legalidade, a elaborao das normas incriminadoras e das respectivas sanes constitui funo exclusiva da lei. b) O sistema constitucional brasileiro autoriza que se apliquem leis penais supervenientes mais gravosas a fatos delituosos cometidos em momento anterior ao da edio da lex gravior. c) O Estatuto do Desarmamento, ao estabelecer o prazo de 180 dias para que os possuidores e proprietrios de armas de fogo sem registro regularizassem a situao ou as entregassem Polcia Federal, criou uma situao peculiar, pois, durante esse perodo, a conduta de possuir arma de fogo deixou de ser considerada tpica. d) A misso do direito penal moderno consiste em tutelar os bens jurdicos mais relevantes. Em decorrncia disso, a interveno penal deve ter o carter fragmentrio, protegendo apenas os bens jurdicos mais importantes e em caso de leses de maior gravidade. 2007 - GO - 58 - Assinale a opo correta acerca da lei penal. a) A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que ainda no tenham sido decididos por sentena condenatria transitada em julgado. b) Considera-se que um crime foi praticado no lugar em que ocorreu a ao ou a omisso, no todo ou em parte, no se levando em conta onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. c) A lei excepcional ou temporria inaplicvel aps o perodo de sua durao ou aps cessadas as circunstncias que a determinaram. d) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixou de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. 2004 - ES - 39. Com relao aplicao da lei penal, assinale a opo incorreta. a) Quanto ao tempo do crime, o Cdigo Penal adotou a teoria da ubiqidade, pela qual considera-se praticado o crime no momento da ao ou do resultado. b) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. c) Ocorre a abolitio criminis quando a lei nova deixa de considerar determinado fato como crime, ocasionando a extino da punibilidade dos fatos ocorridos anteriormente edio da lei nova. d) Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a administrao pblica, por quem estiver a seu servio.

2.2.

Retroatividade da lei mais benfica art. 2, CP Alcance: A lei mais benfica retroage aplicando-se inclusive aos fatos decididos por sentena transitada em julgado, art. 2 , nico. Hot! hot!.

Espcies de Lei mais benfica, duas formas: A) ABOLITIO CRIMINIS a lei nova que deixa de considerar o fato como criminoso. Ex. Crime de Seduo e Crime de Adultrio. O porte de drogas no foi descriminalizado, continua como crime embora no tenha pena privativa de liberdade.

Abolitio criminis trata de causa de EXTINO DA PUNIBILIDADE, a Lex mitier uma causa porque lei melhor retroage. Abolitio criminis extingue todos os efeitos penais da sentena condenatria Ex. Execuo; reincidncia; antecedentes criminais...

2 aula 12.03.08 B) NOVATIO LEGIS IN MELLIUS No vai abolir o crime, mas ir melhorar a situao do ru. Parou a aula neste ponto. C) ULTRATIVIDADE DA LEI EXCEPECIONAL OU TEMPORRIA So chamadas leis de vigncia temporria porque, ao contrrio da maioria das normas, no tem vigncia indeterminada, no aguardo de que norma posterior as revogue. A LEI EXCEPCIONAL a lei que s vigora durante determinada situao excepcional e depois de encerrada a situao ela se auto-revoga. A ULTRATIVIDADE (sempre irradiam efeitos mesmo aps o final do prazo de sua vigncia) Ambas as Leis continuam aplicando-se aos crimes cometidos na sua vigncia, mesmo aps a auto-revogao.

Smula 711, SFT Aplica-se a lei mais severa ao crime permanente e continuada desde que tenha entrado em vigor antes de cessada a continuidade ou permanncia. Hot! hot

2 aula 12.03.08 III Lei penal no espao IV Prazos Penai V Fraes de pena VI Conflito aparente de normas

Art. 5,6,7,8 e 9 CP Art. 10, CP Art. 11, CP Art. 12, CP

III - LEI PENAL NO ESPAO: TERRITORIALIDADE / EXTRATERRITORIALIDADE a aplicao da lei penal no tempo e no espao, territorialidade e extraterritorialidade com relao ao LUGAR DO CRIME TEORIA DA UBIQUIDADE.

1) TEORIA DO LUGAR DO CRIMEE (teoria mista) : LUTA L - lugar U - ubiquidade T - tempo A atividade (momento da ao ou omisso)

Ubiquidade (Teoria Mista) Considera-se praticado o crime tanto no lugar que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, quanto no lugar em que se produziu ou deveria produzir-se resultado, Ler art. 6, CP. Tempo do crime 3 teorias - Atividade Considera-se tempo do crime o momento da ao ou omisso. - Resultado - Considera-se momento do crime o momento do resultado, o momento da ao ou omisso. - Ubiqidade Considera-se o momento do crime tanto aquele da ao ou omisso quanto do resultado. Brasil adota a TEORIA DA ATIVIDADE, art. 4, CP. (ler Livro Prima, pg. 47). Lugar do crime 3 teorias Atividade Considera-se lugar do crime o da ao ou omisso, ainda que seja o local do resultado. Ou... - Resultado - Considera-se lugar do crime o do resultado, ou aquele em que o resultado deveria ocorrer, ainda que seja outro o lugar da ao ou omisso. - Ubiqidade Considera-se lugar do crime tanto aquele da ao ou omisso quanto do resultado. Brasil adota a TEORIA DA UBIQUIDADE, art. 6, CP. (ler Livro Prima, pg. 47). Justificativa Crimes a distancia, em que a conduta ocorre em um pas e o resultado noutro.

2) CONFLITO DE LEIS NO ESPAO DIREITO PENAL INTERNACIONAL o Direito Penal Internacional So as regras de direito interno que disciplinam a Lei Penal no espao. Direito Internacional Penal So as regras de direito internacional (Tratados e Convenes) que tratam da temtica penal.

Duas regras regem o Direito Penal Internacional a) PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE TEMPERADA OU RELATIVA Aplica-se a Lei Brasileira ao crime cometido no Brasil, SALVO o disposto em tratados e convenes Internacionais. Ex. Conveno de Viena, 1963 prev imunidades diplomticas. Conceito de TERRITRIO NACIONAL Concidera-se territrio nacional todo o lugar sobre o qual um estado Soberano exerce a sua jurisdio.

Duas espcies de territrio: 1) Territrio Fsico O territrio nacional formado pela superfcie terrestre entre fronteiras, guas territoriais e espao areo correspondente. Ou seja, o solo, sub-solo, mar territorial (12 milhas martimas) e a coluna area correspondente. 2) Territrio por extenso (No fsico) - o territrio jurdico ou territrio flutuante. So consideradas extenses do territrio nacional: 2.1 Embarcaes e aeronaves - Navios e aeronaves pblicos ou servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. Hot! hot! . 2.2 Embarcaes e aeronaves privadas em alto mar ou espao areo correspondente.

2.3 Embarcaes e aeronaves estrangeiras privadas quando em territrios brasileiro. Observao: Consulados e embaixadas no so considerados territrio de origem. Esto previstos em tratados e convenes. Tem imunidade: chefe da misso, corpo diplomtico e suas famlias

b) PRINCPIO DA EXTRATERRITORIALIDADE art. 7, CP No territrio brasileiro, para crimes praticados fora do Brasil (artigo 7, CP) sero abertos 02 processos (l e c) Pode ser a extraterritorialidade: Incondicionada ou Condicionada, sendo que h uma hiptese com condies especiais (art. 7, 3CP). b.1) EXTRATERRIRORIALIDADE INCONDICIONADA Aplicao da lei brasileira ao crime cometido fora do territrio nacional. Aplica-se a lei brasileiro mesmo que o agente j tenha sido absolvido ou cumprido pena no estrangeiro crime no esterior.. a exceo do bis in idem.

So 03 casos de extraterritorialidade incondicionada: a. Nos crimes contra PRESIDENTE DA REPBLICA, so os crimes CONTRA A VIDA ou a LIBERDADE do Presidente. 1. Obs. No o crime contra a honra do Presidente da Repblica. Hot! hot! b. Nos crimes contra a ADMINISTRAO PBLICA (contra o patrimnio ou f pblica da Unio, de estados, do Distrito federal, de Territrios, de Municpios, de empresas pblicas, de sociedades de economia mista, autarquias ou fundaes institudas pelo poder Pblico), praticados fora do Brasil sero julgados pela Lei Brasileira. Princpio da Defesa Um bem jurdico atacado, um bem jurdico pblico nacional: Embaixada, Presidente da Repblica

c. Nos crimes de GENOCDIO quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil. (Princpio da justia Universal) Princpio da Universalidade A lei penal brasileira ser aplicada no pas em que o crime foi praticado. Ex. Crimes de Genocdio; Trafico Internacional de Drogas, Tortura qualquer pas pode punir.

Obs.: Regra do art. 8, CP Pena cumprida no estrangeiro (ler).

b.2) EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA Nesses casos s se aplica a lei brasileira subsidiariamente, desde que estejam presentes determinadas condies. (art. 7 2 CP ). , , Quais casos: T Tratados e Convenes A Aeronaves ou embarcaes B Brasileiro

T Tratados e Convenes Crimes que por tratado ou conveno o Brasil se obrigou a reprimir. A Aeronaves ou embarcaes Crime cometido em aeronave ou embarcao brasileira privada quando ocorrido no Estrangeiro e a no for julgado. B Brasileiro Crime cometido por brasileiro ou contra brasileiro.

Princpios da Extraterritorialidade PAG PRINCPIOS Principio de Defesa Principio de Defesa Princpio da Justia Universal TAB - PRINCPIOS Princpio da Justia Universal Princpio da representao Princpio da nacionalidade

P A G

T A B

Princpio da Defesa Um bem jurdico atacado, um bem jurdico pblico nacional: Embaixada, Presidente da Repblica. Princpio da Universalidade A lei penal brasileira ser aplicada no pas em que o crime foi praticado. Ex. Crimes de Genocdio; Trafico Internacional de Drogas, Tortura qualquer pas pode punir. Principio da representao - Bandeira brasileira . Princpio da Nacionalidade

Complemento TEORIA DO CRIME No Brasil a TEORIA FINALISTA = Fato tpico + Antijurdico + Culpvel + punibilidade. O crime composto de 04 pedaos: Fato tpico Anlise fria. Tem fato e previso penal, tpico. Ex. matar algum art. 121, CP o Subsuno Verifica qual a conduta e encaixa no tipo penal. Fato antijurdico Comete o crime contra a lei. Porm se for legtima defesa jurdico a lei permite. Fato culpvel o Culpabilidade Menor mata algum no culpvel, e fato tpico, antijurdico, mas perante a lei ele inimputvel, ser aplicado medida de segurana. Fato punvel Se o crime prescreveu no tem pena.

Classificao das infraes penais As infraes dividem-se em crimes e contravenes. A diferena quanto a gravidade Infrao de menor potencial ofensivo Lei 9.099/95 - Julgados pelo JECRIM CRIMES LICP PPL pena privativa de liberdade PPL e MULTA PPL ou MULTA CONTRAVENES PPL PPL e MULTA PPL ou MULTA MULTA

PPL Recluso ou deteno Regra: admitem tentativa Sentena condenatria por crime SEMPRE gera reincidncia STF ART. 28 NL de Drogas CRIME, mesmo sem PPL

PPL priso simples de 15d a 3meses NUNCA admitem tentativa Sentena condenatria por contraveno gera reincidncia para outra contraveno

Sujeito ativo do crime a pessoa que comete a infrao penal Pessoa jurdica Crimes ambientais Lei 9.605/98 a nica responsabilidade de PJ. Para o STJ no pode haver responsabilidade da pessoa jurdica sem a responsabilizao da pessoa fsica (responsvel quando diretamente comete o crime ambiental de uma empresa). Classificao dos crimes quanto ao sujeito ativo: A) Crime comum o crime praticado por qualquer pessoa B) Crime prprio exige uma qualidade especial do sujeito ativo. Ex. art. 312 Crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao. Lei 11.466/2007, artigo 319A Crime do celular agente pblico ou diretor de presdio. Infanticdio s a me pode praticar Abandono intelectual Pai que deixa de prover a educao do filho. Abandono de recm nascido C) Crime de mo prpria o crime que s pode ser praticado diretamente pelo sujeito ativo estabelecido na lei. Este crime no admite co-autoria nem autoria mediata (quando comete crime atravs de outra pessoa). Admite PARTCEPE Sujeito PASSIVO do crime Para ser vtima do crime tem que ser titular de direito SP a sociedade, nos crimes de vilipndio do cadver; rinha de galo SP a coletividade indeterminada, nos crimes ambientais, crueldade com animais... chamado de CRIME VAGO. Tipo penal aberto aquele que possui elemento normativo e depende da VALORAO do juiz. Tipo penal fechado S tem elementos descritivos, dependem da CONSTATAO do juiz.

Sujeito por exemplo na Lei Maria da Penha Quanto ao sujeito ativo Crime comum praticado por qualquer pessoa. Quanto ao sujeito passivo s a mulher (tem que ser violncia domstica, relacionamento afetivo. Objetos do delito

Objeto jurdico - o bem jurdico protegido pelo crime, pela tipificao. Crimes contra a vida; crime de furto... Objeto material a pessoa ou coisa sobre a qual recai a ao criminosa, objeto concreto, palpvel.

3 aula 19.03.08 Faltei Digitao da Ana Augusta 1) FATO TPICO Elementos do fato tpico a. Conduta b. Resultado c. Nexo Causal d. Tipicidade

A. Conduta: Conceito toda ao ou omisso humana voluntria e consciente tendente a um fim. Na Teoria finalista, toda ao tem um fim, uma inteno. OBS.: Responsabilidade penal da pessoa jurdica a pessoa jurdica s pode ser criminalmente responsabilizada em caso de crime ambiental. A CF prev duas possibilidades de crimes cometidos pela pessoa jurdica, crimes econmicos e crimes ambientais, porm, somente os crimes ambientais foram regulamentadas por lei infraconstitucional. o O STJ entende que, a pessoa jurdica s pode ser responsabilizada se tambm for a pessoa fsica nos crimes ambientais. Excludentes da Conduta todo movimento ou paralisia corporal que no forem voluntrios ou conscientes no representa conduta em face do direito do penal. Causas de excluso da conduta: No tem movimento humano corporal voluntrio, logo devido a esta ausncia no tem fato tpico. o Atos refletivos - ato reflexo o Ao de curto circuito dou um tapa, ao impensada, existe voluntariedade. o Coao fsica irresistvel exclui a conduta uma vez que no h voluntariedade) o Coao moral irresistvel (sonambulismo /hipnose) o P.S.: Coao moral, no entanto, exclui culpabilidade.

Formas de Conduta: Ao crime comissivo Omisso crime omissivo Art. 135/269/246, CP: 1. Prprios so aqueles em que a lei j prev a forma omissiva. Se consumam com a mera omisso, independentemente de resultado. No admitem tentativa. 2. Imprprios ou comissivos por omisso (equiparao por fora do art. 13, 2, CP) so crimes comissivos, mas que podem ser punidos a ttulo de omisso, quando quem se omite tinha o dever de agir para impedi-los. Alnea a dever legal do policial pela segurana pblica; dever legal dos pais com relao aos filhos. Alnea b dever contratual. Ex.: salva-vidas; bab; enfermeira; segurana particular. Alnea c produo anterior do risco quem com seu comportamento anterior criou o risco do resultado. o OBS.: Os crimes omissivos imprprios se consumam com o resultado admitem tentativa.

10

Crime PRPRIO omissivo deixar de... No dependem de resultado Se consumam pela omisso No admitem tentativa

Crime IMPRPRIO ou Comissivo por omisso So os crimes cometidos por quem tinha o dever de agir

B.

Resultado a modificao da situao anterior provocada pela conduta, mas independente dela. Jurdico ou normativo a modificao do mundo jurdico. Todo crime tem resultado (jurdico processo condenao) Naturalstico Nem todo crime tem resultado naturalstico.

Material Crime Material

A lei prev um resultado. Ex. Matar algum - morte Exige que o resultado ocorra para o crime estar consumado. S se consuma com o resultado. Conduta: matar Resultado: morte Ex.: homicdio, roubo

Formal Crime Formal C de consumao antecipada ou C. de consumao cortada ou Tipo incongruente A lei prev um resultado. Mas no exige que o resultado ocorra para o crime estar consumado. Se consuma com a conduta.

Mera Conduta Crime de Mera Conduta

A lei no prev qualquer resultado.

Ex.: Art. 159, CP se consuma com o seqestro arrebatamento da vtima/ Art. 316, CP se consuma com a exigncia. Ex. extorso mediante seqestro; Conduta: SEQUESTRAR Resultado: VANTAGEM INDEVIDA Com o fim de... Com intuito de...

Se consuma com a conduta. Ex. ART. 14, CP, PORTE DE ARMA Ex.: Art. 150, CP violao de domiclio

P.S.: O crime formal e o de mera conduta admitem tentativa quando o agente tiver iniciado a execuo da conduta, mas no conseguir termin-la. C. Nexo Causal Conceito: Pelo resultado do qual depende a existncia do crime, somente imputvel (punvel) quem lhe deu causa. Art. 13, caput, CP; Teoria Conditio sine qua non/Equivalncia dos antecedentes causais - considerado causa tudo quilo sem o que no teria ocorrido o resultado. Todos os crimes contra a honra so formais: Caluniar (art. 138)

11

Tudo o que contribua com o resultado so considerados causa. Mtodo de eliminao hipottica; Exceo Causa superveniente relativamente independente Art. 13, 1, CP a causa superveniente relativamente independente exclui a imputao quando por si s tiver provocado o resultado. Os fatos anteriores, no entanto, imputam-se a quem os tenha praticado. o Mtodo para a verificao do nexo causal o mtodo de eliminao hipottica. Elimina-se mentalmente um evento, se com isso o resultado desaparecer h nexo causal.

CAUSA SUPERVENIENTE : Exclui a imputao quando por si s tiver produzido resultado. Relativamente independente.

4 aula 20.03.08 Professor Gustavo Junqueira Crime: fato tpico, antijurdico, culpvel. Fato Tpico Dentro do fato tpico tem-se: - Continuao a. Conduta b. Resultado c. Nexo Causal d. Tipicidade TIPICIDADE: a perfeita adequao do fato ao modelo da lei.

Formas: (complemento da aula) Por adequao direta ou imediata o fato enquadra-se diretamente no tipo penal. Por adequao indireta ou mediata o fato no enquadra-se diretamente no tipo penal. aquela que precisa de uma norma de extenso da figura tpica prevista na parte geral. Ex. art. 29, CP o o Participao considerada uma norma de extenso espacial da figura tpica. Tentativa uma norma de extenso temporal da figura tpica. Ex. art. 14, 13, CP. Tipicidade Formal Tipicidade material a ofensa a um bem jurdico protegido Obs.: O Princpio da Insignificncia torna o fato materialmente atpico

Adequao do fato a norma

A tipicidade pode ser: dolosa e culposa. Dolosa Os tipos so em regra dolosos e por isso se diz que o dolo est implcito nos tipos do Cdigo Penal Culposa A culpa por outro lado precisa de previso expressa o que raro na legislao penal: a regra da excepcionalidade do crime culposo.

12

Espcie de tipicidade Todos os tipos penais tm que ter um desses: dolo, culpa ou preterdoloso. TIPICIDADE DOLOSA Dolo direto Dolo eventual (assume o risco) TIPICIDADE CULPOSA Imprudencia Negligencia Impercia Crime Inconsciente O AGENTE no prev o resultado que era previsvel Crime Consciente O AGENTE prev o resultado TIPICIDADE PRETER DOLOSA Dolo no antecedente Dolo no conseqente

Dolo conscincia e vontade. E chamado tambm de dolo natural ou psicolgico, que o CP adota. O dolo se divide em: Dolo direto o sujeito prev e quer o resultado. Dolo eventual o sujeito prev o resultado e tolera o risco de sua ocorrncia.

Culpa: A essncia do crime culposo a quebra de um dever objetivo de cuidado, bem como a previsibilidade objetiva (a partir do descuido a leso deve ser o normalmente previsvel) Ex. uma pessoa est correndo a margem da rua e, de repente, sobre a faixa de pedestre resolve atravessar a 1 metro de distncia do veculo, o atropelamento inevitvel. Como a pessoa estava se exercitando, no havia como saber que pretendia atravessar, ento o resultado no era previsvel. Desta forma, faltou a previsibilidade objetiva.

Formas de quebra do dever de cuidado: Negligncia o descuido omissivo, o no tomar o cuidado devido antes de agir. Ex. no verificou o pneu antes de viajar. Imprudncia o descuido comissivo. o agir descuidado, temerrio. Ex. atravessar o sinal vermelho, ex. viajar com o pneu careca. Normalmente antes de uma imprudncia vai haver uma negligncia. Impercia a falta de talento ou conhecimento especfico para profisso, arte ou ofcio. (ex. manda construir um prdio com areia do mar e, depois de construir, o prdio cai)

No h diferena essencial entre as trs formas, a diferena lingstica.

A culpa pode ser classificada em: Culpa consciente: o agente prev o resultado, mas tem certeza que ir evit-la. Culpa inconsciente: aquele em que o sujeito sequer prev o resultado, que seria normalmente previsvel. Ex. na pressa de ir para casa esquece-se de diminuir a velocidade ao passar por uma escola e acaba atropelando uma criana.

Semelhana entre dolo eventual e culpa consciente

13

A semelhana do dolo eventual com a culpa consciente que em ambos, o sujeito prev o resultado, a diferena que no dolo eventual ele aceita/tolera o risco do resultado, enquanto que na culpa consciente o sujeito no aceita/tolera tendo a certeza que capaz de evit-lo.

Dolo direto Dolo eventual Culpa consciente Culpa inconsciente

Previso Previso Previso No prev

Quer o resultado Tolera o resultado No tolera, vai evitar o resultado

CRIME PRETERDOLOSO: aquele em que aps a previso de um crime doloso, o legislador faz previso de um resultado culposo capaz de influir na dosagem da pena. aquele que tem dolo no antecedente e culpa no conseqente. (preter dolo alm do dolo)

Complemento DOLO E CULPA NA TEORIA DO CRIME Teoria Causalista Teoria Finalista (Brasil) FT + ANT + CULPAB Intencional, ao analisar a conduta tem que analisar a inteno COND+ RESP+ NC + TIPIC Dolo e culpa fazem parte da CULPABILIDADE Dolo e culpa fazem parte da TIPICIDADE Dolo psiconormativo inclui o conhecimento da O dolo puramente psicolgico ou natural, no inclui o ilicitude conhecimento da ilicitude. A culpabilidade era psiconormativa Teoria A culpabilidade puramente normativa normativa pura da culpabilidade

TEORIA DO ERRO DE TIPO Erro a equivocada compreenso/percepo de uma realidade. Erro de tipo pode ser: Erro de tipo essencial Erro de tipo acidental

A) O ERRO DE TIPO ESSENCIAL Recai sobre o elemento essencial do tipo. O agente no percebe que est praticando um fato tpico. o fazer sem perceber, logo fao sem querer, no tem dolo. Ex. Um homem mata uma mulher pensado que era um jacar. Pode incidir sobre: o Elementar o que est no caput do artigo. Ex. Art. 121 Matar algum e o Descriminante (descriminante vem de descriminalizar).

O ERRO SOBRE A ELEMENTAR, o sujeito tem uma errada compreenso dos fatos que estariam narrados nas elementares do tipo. O erro de tipo sobre a elementar SEMPRE EXCLUI O DOLO (porque quem erra no tem conscincia, logo no tem dolo). O erro pode ser classificado como erro inevitvel ou evitvel. Erro inevitvel aquele que com o cuidado comum no se evitaria. Erro evitvel aquele que seria evitado com o cuidado comum.

14

o o

Pode-se afirmar que o erro inevitvel AFASTA A CULPA (erro de tipo). Quando o cuidado normal evita, significa que no houve cuidado, neste caso PUNE-SE POR CULPA SE HOUVER PREVISO.

Conseqncia ET Essencial EVITVEL ET Essencial INEVITVEL Faltou cautela Dolo Exclui o dolo Art 20, CP Exclui o dolo mas admite a punio por crime culposo se previsto em lei. Hot! hot! Culpa Exclui a culpa porque era inevitvel Em suma: O Erro de tipo EXCLUI SEMPRE O DOLO, mas permite a punio por crime CULPOSO, se previsto em lei.

O ERRO SOBRE DESCRIMINANTES: Sinnimo de excludente de antijuridicidade Legitima defesa, Estado de necessidade, Estrito dever legal e Exerccio regular de direito

Descriminante putativa: putare significa errar. Descriminante errada. o Na descriminante putativa por erro de tipo, o sujeito, por equivocada compreenso da realidade, imagina situao que se verdadeira fosse tornaria a sua conduta acobertada por uma excludente de antijuridicidade. Ex. imagina-se que est num naufrgio sobre uma tbua de salvao e ele morre ou outro morre. A conseqncia do erro de tipo sobre descriminante a mesma de erro de tipo sobre elementar: Sempre exclui o dolo. Se inevitvel exclui a culpa e se evitvel permite a punio por culpa se houver previso.

5aula - 28.03 F Digitao Luciana ERRO DE TIPO cont.... pode ser: o Erro de tipo essencial o Erro de tipo acidental

B) O ERRO DE TIPO ESSENCIAL Quer cometer um crime, mas comete outro. Significa que eu NO queria praticar este crime, mas outro. O erro recai sobre a pessoa. 03 espcies: 1. 2. 3. Erro sobre a pessoa (art. 20, 3) Erro na execuo (art. 73) aberratio ictus Resultado diverso do pretendido (art. 74) aberratio criminis ou aberratio delictus

15

1.

Erro sobre a pessoa (art. 20, 3) a) Conceito: o agente, por erro de representao (confuso) atinge pessoa diversa da pessoa pretendida. b) Conseqncia: e se... o agente responde como se tivesse atingido a vtima pretendida. Responde pelo que queria.

PERGUNDA E SE? Respondo pelo que queria e no pelo que aconteceu.

EX.1: Joo acabou de ter sua filha estuprada pelo Mario, o Joo saiu perseguindo o Mario, mas como entardecia ele perdeu o Mario e acabou confundindo e atingido Lucio, por qual crime o Joo deveria responder? caso tpico de homicdio privilegiado. EX.1: Queria matar meu pai e matei meu tio. Crime de homicdio agravado.

2.

Erro na execuo (art. 73) - ABERRATIO ICTUS Conceito: o agente por erro na execuo atinge pessoa diversa da pessoa pretendida. a) Conseqncia: o agente responde como se tivesse atingido a vtima pretendida.

PERGUNDA E SE? um erro de pontaria, NO confundo o meu pai com meu tio, vejo os dois e atiro. ERREI, acertei meu tio. Ex.1.: Quer matar o pai, mas no acerta o pai e acerta o tio no brao, o qual fica incapacitado por mais de 30 dias. Por qual crime responde? No tipifique a conduta pelo resultado, o que importa o dolo, o resultado apenas ir agregar um complemento. Nesta hiptese responde por tentativa de homicdio com agravante. Se queria matar tentativa de homicdio. Ex.2.: A (fraquinho), B (forte), A para se defender usando moderadamente dos meios necessrios para evitar ser estrangulado por B, atinge-o com uma pedra. Ocorre que a pedra no atinge B e acerta C, matando-o. Por qual crime o A deve ser culpado? Homicdio Culposo, Homicdio Doloso, Homicdio Doloso Privilegiado ou crime algum? Aplica-se a tcnica do se... se tivesse atingido B, usando dos meios necessrios, moderadamente, ele no comete crime algum, est em legitima defesa, logo, no responde por crime algum.

Ex.3.: A e B esto assaltando C. Contudo C reage e A para roubar o relgio do C, atira nele para roubar e, na confuso, o tiro atinge B (comparsa). Qual o crime que A pratica? Aplica a tcnica do se... latrocnio.

Complemento LEGITIMA DEFESA PUTATIVA: uma situao que no h necessidade de defender-se. Ex. Apara defender-se de Batira e acerta em C , no RESPONDE POR NADA, porque agir um legtima defesa e aberratio ictius

3.

Resultado diverso do pretendido (art. 74) aberratio criminis ou aberratio delictus a) Conceito: o agente, por erro na execuo atinge bem jurdico diverso do pretendido (muda o tipo). (Pessoa coisa) Ex. Queria matar algum e atingi uma janela (crime de dano).

16

b) Conseqncia: o agente responde pelo crime cometido a ttulo culposo que tiver cometido. No respondo pelo que QUERIA, s respondo pelo que COMETI. E, na hiptese de o tipo penal no admitir a modalidade culposa? A doutrina entende que quando o crime cometido no prev a modalidade culposa s resta a soluo de punir-se o agente pelo crime pretendido na FORMA TENTADA do que queria cometer.

Observao final sobre o erro: Tanto no aberratio ictus quanto no aberratio criminis SE O AGENTE OBTIVER DUPLO RESULTADO Se for atingida a pessoa ou coisa pretendida (+) uma pessoa ou coisa no pretendida formal. concurso

CONSUM AO E TENTATIVA - hot! hot! hot!

Responde por ambos os crimes em concurso FORMAL (uma s conduta d origem a + de um resultado).

CRIME TENTADO Passos do ITER CRIMINIS 1. Cogitao: no punvel 2. Atos preparatrios: os atos preparatrios no so punveis, salvo quando constiturem crime autnomo. 3. Execuo: o Brasil adota a teoria objetivo formal, segundo a qual a execuo se inicia com a realizao do verbo do tipo. 4. Consumao: considera-se consumado o crime quando se renem todos os elementos do tipo legal 5. Exaurimento: aquele que depois de consumado atinge a sua mxima potencialidade lesivo. o que acontece com os crimes formais quando o agente obtm o resultado. 1) COGITAO 2) ATOS PREPARATRIOS 3) EXECUO 4) CONSUMAO 5) EXAURIMENTO

TENTATIVA - Ocorre entre a execuo e consumao TENTATIVA BRANCA nesta a vtima no sofre leso. PUNIO DA TENTATIVA Em regra punido com a mesma pena do CRIME CONSUMADO, diminuio de 1/3 a 2/3 art. 14, CP. Brasil adota a Esta consumada quando nele se Teoria objetivo formal Considera iniciada a renem todos os execuo com o incio elementos do tipo do verbo do tipo legal art. 14

No punvel

No punvel, SALVO quando constiturem crime autnomo.

TENTATIVA - Ocorre entre a execuo e consumao O CRIME NO SE CONSUMA O crime no se consuma por O crime no se consuma por O crime no se consuma por MOTIVOS ALHEIOS A VONTADE do agente Porque era impossvel Porque o agente mudou de idia (PRPRIA VONTADE)

17

CRIME DE TENTATIVA Art. 14, CP Antes de Depois de erminar terminar a a execuo execuo Tentativa Tentativa Imperfeita Perfeita O agente no O agente termina termina a a execuo execuo (Crime falho) ( impedido) REGRA: A punio do crime tentado ser igual ao consumado diminuda 1/3 a 1/3. O CRITRIO PARA A DIMINUIO a proximidade da consumao.

Crime IMPOSSVEL TENTATIVA INIDNEA

Desistncia Voluntria - DV O agente desiste de terminar a execuo por que NO QUER MUDA DE IDIA INTERROMPE

Arrependimento Eficaz - AE O AGENTE TERMINA A EXECUO E IMPEDE A CONSUMAO

Absoluta improprieda de do objeto

Absoluta ineficcia do meio

A punio do crime impossvel NO SE PUNE SEQUER A TENTATIVA

Nestes casos DV e AE, o agente s responde pelos atos j praticados, (art. 15) ou seja, pelo resultado obtido. Pode ser tpico ou atpico NUNCA TENTATIVA

*** O legislador em determinados casos prev a mesma pena para a forma consumada e tentada do crime. O critrio para a reduo da pena a proximidade do momento consumativo. Tentativa branca aquela na qual a vtima no sofre qualquer leso. Tentativa vermelha aquela na qual a vtima sofre leso. chamada de tentativa vermelha ou cruenta. O agente responde pelo resultado efetivamente obtido e no pela tentativa de nada.

Obs1.: CRIME IMPOSSVEL: o crime impossvel no se pune a tentativa quando por absoluta ineficcia do meio ou absoluta impropriedade do objeto impossvel consumar-se o crime. o Ex. ao invs de colocar veneno, coloca acar. Roubo com arma de brinquedo no possvel matar, mas possvel roubar.

Obs2.: ARREPENDIMENTO POSTERIOR (art. 16): o arrependimento aps a consumao trata-se de uma causa obrigatria de reduo de pena que se aplica ao crime j consumado, desde que, 04 requisitos: 1. 2. 3. 4. Crime sem violncia ou grave ameaa; Reparao integral do dano; Por ato voluntrio do agente (aconselhado pelo advogado vlido); Antes do recebimento da denncia ou queixa.

Obs3.: INFRAES QUE NO ADMITEM TENTATIVA: hot! hot! hot! 1. Contravenes penais ( a lei diz que no se pune com tentativa) Infrao de menor potencial ofensivo no sinnimo de contraveno penal e sim inclui CONTRAVENES E CRIMES COM PENA MAXIMA IGUAL OU MENOR QUE 2 ANOS. Culposos / preterdolosos (porque o resultado no pretendido) Salvo a culpa imprpria porque esta admite tentativa.

2.

18

3. 4.

Crimes omissivos prprios (deixar de...) ou puros - descritos em lei. (CO Imprprio admite tentativa) Crimes unissubsistentes (crimes que se realizam num nico ato ex. injria verbal) (plurissubsistentes admitem tentativa) Crimes habituais ( aquele crime que exige a repetio de uma conduta tpica, h a necessidade da repetio, caso contrrio conduta atpica). Ex. Rufianismo, Casa de prostituio, curandeirismo.

5.

Complemento: Crime de atentado (previstos na Lei de Segurana Nacional) Crime de induzimento, instigao e auxlio ao suicdio No admitem tentativa: Ou sobrevivem com leso corporal grave ou morte j se consumou. Ou no sobrevivem leso corporal grave ou morte - fato atpico.

STF: CRIME MILITAR E PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA Por falta de justa causa, a Turma deferiu habeas corpus
para trancar ao penal promovida contra militar acusado da suposta prtica do delito de abandono de posto (CPM, art. 195). Tratava-se, na espcie, de writ impetrado pela Defensoria Pblica da Unio em favor de cabo da marinha que, diante da necessidade de socorrer seu filho que fora internado, em carter de urgncia, para a retirada de rim, afastara-se por algumas horas de seu posto de servio (vigiava bomba de gasolina fechada a cadeado). No caso, ante o reduzido grau de reprovabilidade da conduta e considerando seus motivos determinantes, aplicou-se o princpio da insignificncia e entendeuse configurada, ainda, causa excludente de ilicitude, qual seja, o estado de necessidade. Ademais, ressaltou-se a jurisprudncia da Corte no sentido da aplicabilidade, ao processo penal militar, do aludido princpio da insignificncia. Ordem concedida para determinar a extino definitiva do procedimento penal instaurado contra o paciente, que tramita perante o Juzo da 4 Auditoria Militar da 1 Circunscrio Judiciria Militar do Rio de Janeiro. HC 92910/RJ, rel. Min. Celso de Mello, 20.11.2007.

STF: RE CRIMINAL: DESCAMINHO E PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA Por ausncia de prequestionamento, a Turma no conheceu de recurso extraordinrio criminal, mas concedeu habeas corpus, de ofcio, para anular o ttulo judicial condenatrio formado contra o recorrente pela prtica do crime de descaminho (CP, art. 334, caput e 1, c). No caso, o TRF da 4 Regio, embora tivesse considerado de pequena monta os tributos iludidos, negara aplicao ao princpio da insignificncia, ao fundamento de restar caracterizada a habitualidade criminosa do agente. Asseverou-se que a incidncia do mencionado princpio est relacionada com a envergadura da leso ao bem jurdico tutelado pela norma penal, excluindo, em conseqncia, a prpria tipicidade da conduta. Entendeu-se que, na espcie, a Corte de origem no poderia ter levado em conta circunstncias alheias s do delito em tese verificado para afastar a aplicao do princpio da insignificncia. Assim, reputou-se inadequada a considerao de antecedentes criminais do ru (2 processos em curso) para se apreciar se o fato imputado seria ou no tpico, assim como se a leso provocada teria ou no expresso suficiente para preencher o tipo penal em sua acepo material, e concluiu-se pela atipicidade da conduta. Precedentes citados: AI 559904 QO/RS (DJU de 26.8.2005); HC 92364/RJ (DJU de 19.10.2007); HC 89624/RS (DJU de 7.12.2006); HC 88393/RJ (DJU de 8.6.2007). RE 550761/RS, rel. Min. Menezes Direito, 27.11.2007.

19

Complemento:
STJ: PRINCPIO. INSIGNIFICNCIA. SURSIS PROCESSUAL. SUBSTITUIO. PENAS. Trata-se de tentativa de furto de trinta e duas cartelas de pilhas. Para que se aplique o princpio da insignificncia, necessrio que se verifiquem dois critrios: o valor de pequena monta e o seu nfimo carter para a vtima. Na espcie, o valor da res furtiva ultrapassou o salrio mnimo vigente poca do fato, logo no h que se falar em crime de bagatela. Quanto ao sursis processual, deve o magistrado verificar se o ru est sendo processado, alm de observar as condicionantes dispostas no art. 77 do CP. Assim, o fato de j ter se submetido a uma anterior suspenso processual no desestimulou o ora paciente, que voltou a delinqir, motivo que inviabiliza uma nova concesso. Para que o condenado tenha a pena privativa de liberdade substituda pela restritiva de direitos, necessrio que preencha os requisitos do art. 44 do CP. Logo a Turma denegou a ordem. HC 53.139-PB, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 31/10/2007.

2006.3 - 58. O princpio da insignificncia considera necessria, na aferio do relevo material da tipicidade penal, a presena de certos vetores, entre os quais no se inclui a) a mnima ofensividade da conduta do agente. b) nenhuma periculosidade social da ao. c) reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento. d) expressividade da leso jurdica provocada.
STJ: PRINCPIO. INSIGNIFICNCIA. FURTO TENTADO. Cuidou-se de furto entado de duas camisetas e uma bermuda no valor aproximado de sessenta e cinco reais. Diante disso, o Min. Relator, ao buscar as lies de Welzel, Roxin, Assis oledo e Lus Greco, vislumbrou, no caso, a excepcionalidade do princpio da insignificncia, entendimento acompanhado tambm pela Min. Maria Thereza de Assis Moura. Porm, ao final, a Turma, por no acolher a aplicao do princpio ao caso, entendeu por dar provimento ao especial do MP. REsp 724.468-RS, Rel. originrio Min. Nilson Naves, Rel. para acrdo Min. Hamilton Carvalhido, julgado em 16/8/2007.

2004 - ES - 40. Assinale a opo correta. a) No crime preterdoloso, h resultado diverso do pretendido, havendo dolo direto no antecedente e dolo eventual no conseqente. b) O dolo eventual ocorre quando o agente no assume o risco de produzir o resultado do crime, mas age com imprudncia. c) Ocorre culpa consciente quando o agente, embora preveja o resultado do crime, acredita sinceramente que ele no se produzir. d) O dolo eventual punido com a pena do tipo doloso, reduzida de um a dois teros. 2006.2 - 49. Se, durante os atos de execuo do crime, mas sem esgotar todo o processo executivo do delito, o agente desiste, voluntariamente, de nele prosseguir, ocorre a) arrependimento eficaz. b) desistncia voluntria. c) arrependimento posterior. d) tentativa perfeita. 2006.3 - 44. O ato em que o sujeito esgota, segundo seu entendimento, todos os meios, a seu alcance, de consumar a infrao penal, que somente deixa de ocorrer por circunstncias alheias sua vontade, denominado a) tentativa imperfeita. b) crime consumado. c) crime falho. (ou tentativa perfeita ou arrependimento eficaz) d) tentativa branca.

20

2006.3 - 60. Considere-se que, depois de esgotar todos os meios disponveis para chegar consumao da infrao penal, o agente arrependa-se e atue em sentido contrrio, evitando a produo do resultado inicialmente por ele pretendido. Nessa hiptese, configura-se a) arrependimento eficaz. (ou arrependimento eficaz) b) desistncia voluntria. c) crime impossvel. d) arrependimento posterior. 2007.2 - 50. cabvel o arrependimento posterior no crime de : a) roubo. b) furto. (sem violencia) c) leso corporal dolosa. d) homicdio. 6aula - 31.03.08 Crime: fato tpico, antijurdico e culpvel ILICITUDE ou ANTIJURIDICIDADE (ou injusto, ou ilegal) Conceito: a relao de contrariedade (proibido) ao direito. o Todo FATO TPICO presume-se antijurdico (Teoria indiciria no preciso provar), a menos que exista uma causa de excludente de antijuridicidade. o A ilicitude presumida.

EXCLUDENTES DE ILICITUDE (fato tpico permitido, autorizado pelo legislador) sinnimos = excludente de antijuridicidade = causas de justificao (justificam o FT ou a conduta tpica) = justificantes (comete o FT, mas no crime) = descriminantes LEEE Legitima defesa, art. 23, II, CP Estado de necessidade, art. 23, I, CP Exerccio regular do direito, art. 23, III, CP Estrito cumprimento do dever legal, art. 23, III, cp Justificante: causa de excluso de ilicitude. Ex. Posso matar o ladro que invade minha casa para garantir meu patrimnio. Exculpante: excludente de culpabilidade

DISCRIMINANTES - LEEE LEGITIMA DEFESA: Age em LD quem pratica o fato tpico usando moderadamente meios necessrios (proporcionalmente entre ataque e defesa) para REPELIR INJUSTA AGRESSO atual ou iminente a direito prprio ou de outrem. Requisitos da LD: o A) Agresso: sempre uma conduta humana, que est acontecendo ou prestes a acontecer. Nunca contra agresso passada. No h LD contra ataque espontneo de animal irracional. Ex.1: Um cachorro me ataca, mato o cachorro. crime de dano (fato tpico), justificativa, argumento de defesa estado de necessidade, NO pode argir LD.

21

Ex.2: Se o animal estiver sido comandado por um ser humano, usado como arma, da sim cabe LD. B) Injusta: A agresso tem que ser injusta, no cabe legitima defesa contra agresso justa. CABIMENTO S CABE LD NO CABE LD NO CABE LD CABE LD CABE LD CABE LD contra X X X X X X AGRESSO Agresso Injusta Hot! Hot! Agresso Justa Hot! Hot! Agresso amparada por causa de justificao (LEEE LD/EM/ERD/ECDT) Excesso de causa de justificao Descriminante putativa Agresso de inimputvel (menor, louco, que no tem culpabilidade no tem pena) LD PUTATIVA Agresso passada

S CABE LD real NO CABE LD

X X

C) Atual ou iminente: que esta acontecendo ou prestes a acontecer NO cabe LD contra agresso passada

Espcies de LD LD Real ou Putativa: O agente imagina que est agredindo e no est, puramente imaginria. LD Prpria ou de terceiros: qualquer direito pode ser defendido. LD Subjetiva: o nome doutrinrio para o excesso inevitvel da LD (qualquer pessoa naquela situao faria daquela forma), no deve ser punido. LD Sucessiva: a LD contra o excesso de outra LD Injusta ou excessiva: Haver excesso quando forem usados meios mais lesivos do que os necessrios para a defesa, ou quando forem usados meios necessrios de forma imoderada.

ESTADO DE NECESSIDADE, art. 23, I Conceito: Age em EN quem pratica o fato tpico para salvar de PERIGO ATUAL, que NO PROVOCOU VOLUNTARIAMENTE E NEM PODIA DE OUTRO MODO EVITAR, direito prprio ou alheio cujo sacrifcio no seria razovel. Requisitos: o A) PERIGO: diferente da agresso que depende de conduta humana. Pode ocorrer de fora da natureza, ataque de animal ou mesmo outra conduta humana. o Ex.1: Ama de leite portadora de doena infecto contagiosa, o mdico avisou os pais da criana. Ele pode fazer isto em decorrncia ao perigo eminente. (O mdico na defesa justifica/alega EM de terceiro) 02 caractersticas do PERIGO 1) NO PROVOCADO VOLUNTARIAMENTE PELO AGENTE E IMPOSSVEL DE SER EVITADO: Quem provocou dolosamente o perigo no pode alegar EN.

22

NO PODE SER ALEGADO EN, SE O PERIGO PODERIA TER SIDO EVITADO DE OUTRA FORMA / MODO. NO PODE SER ALEGADO EN, QUEM TINHA O DEVER DE ENFRENTAR O PERIGO. 2) S se admite EM contra perigo atual e no iminente, , o perigo deve estar instaurado, existindo na hora. o B) DIREITO CUJO SACRIFCIO NO SEJA RAZOVEL S haver a excluso de ilicitude se o bem salvo for maior ou no mnimo igual ao bem sacrificado. Agora, se o bem salvo for menor haver somente uma reduo de pena de 1/3 a 2/3.

Requisitos: EN Real ou putativa: Ex. Alarme de incndio irreal. EN Prpria ou de terceiros: qualquer direito pode ser defendido. Ex. EN Defensivo X agressivo: Defensivo O agente lesa um bem do prprio causador do perigo. Agressivo Um agente lesa um bem de um terceiro inocente. Ambos vo ter sentena absolutria EN agressivo: No faz coisa julgada na esfera civil, isto no impede ao de indenizao. OBS.: LD com aberratio ictios No faz coisa julgada na esfera civel

EXERCCIO REGULAR DO DIREITO: Atividade autorizada. Conceito: Age em ERD quem/o agente que pratica o fato exercendo atividade autorizada pelo Estado. Exemplos: Violncia na prtica esportiva Atividade mdica (tem que ser consentida) Quando a interveno mdica SEM consentimento do paciente realizada para salv-la de perigo atual a justificativa ser EN de Terceiros. Sem o consentimento CRIME. Ofendculos

Ofendculos So aparatos de defesa pr-dispostos. Ex. Cerca eletrificada, caco de vidro no muro, ponta de lana no muro, cachorro. 02 posies da doutrina do ofendculo Parte da doutrina considera que os ofendculos so justificados pelo ERD (o Estado autoriza estes aparatos de defesa) Outra parte considera que os ofendculos so justificados pela LD pr-ordenada. (O dono do cachorro no poderia ser responsabilizado penalmente)

23

Hot! hot! NO HAVER ILICITUDE (todos concordam) se os ofendculos tiverem sido devidamente colocados e sinalizados. Caso contrrio, possa configurar crime culposo. Ex. se ladro mata cachorro para entrar na casa, furto qualificado com rompimento de obstculo.

ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL: o ato de ofcio. Ex. Policial e bombeiro. Conceito: Age com ECDL quem pratica o fato tpico no cumprindo um dever de ofcio. Ex. Agentes pblicos; funcionrios pblicos; policial, bombeiros. Mata bandido Policial ECDL Segurana - ERD

2004 - ES - 36. Com relao s causas de excluso de ilicitude, assinale a opo correta. a) Quanto ao estado de necessidade, o Cdigo Penal brasileiro adotou a teoria diferenciadora alem, que leva em considerao os bens em conflito, a fim de justificar se o estado de necessidade exculpante ou justificante. b) No h possibilidade de haver legtima defesa real recproca. c) Ocorre legtima defesa sucessiva quando o sujeito age em legtima defesa em relao a dois agressores. d) Para que seja excluda a ilicitude de conduta nos casos de estrito cumprimento de dever legal e exerccio regular do direito, a ao somente deve ser praticada por funcionrio pblico no exerccio de suas funes.

7 aula - 03.04.08 Crime: fato tpico, antijurdico e culpvel CULPABILIDADE - passvel de responsabilizao uma prerrogativa do sujeito a capacidade (ter conscincia) por ser responsvel pelo que cometeu (fato tpico e antijurdico). CONCEITO: o juzo de reprovao que recai sobre a conduta, possibilidade de ser punido pelo que fez. Existe um crime, um pressuposto e a medida da pena. Sem culpabilidade no tem pena, mesmo tendo cometido o crime. Culpa quer dizer IMPRUDENCIA, NEGLIGNCIA E IMPERCIA. ELEMENTOS DA CULPABILIDADE: IPE (Para ser culpvel preciso de 03 atributos): I IMPUTABILIDADE P POTENCIAL CONHECIMENTO DA ILICITUDE E EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA ELEMENTOS IMPUTABILIDADE a capacidade psicolgica de entender o carter ilcito do fato EXCLUDENTES da CULPABILIDADE Menoridade 18 a Embriagus acidental e completa Doena Mental Obs. A emoo e a paixo no isentam de pena, podem diminuir, atenuar... Erro de proibio Ningum me avisou, no sabia que era proibido

POTENCIAL CONHECIMENTO DA ILICITUDE No psicolgica social.

24

EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA Possibilidade de agir da forma correta

Coao moral Obedincia Hierrquica

DIRIMENTES DA CULPABILIDADE o IMPUTABILIDADE Embriaguez acidental completa o INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA o ERRO DEPROIBIO INEVITVEL MEDECO + INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA (Excludentes de culpabilidade) M MENORIDADE Absoluta............................ <18 anos Isenta pena Relativa............................... < 21anos - Atenuante E - EMBRIAGUS ACIDENTAL Completa ........................... Isenta pena Incompleta......................... Atenuante D DOENA MENTAL Completamente incapaz..... Isenta pena Relativamente incapaz....... Atenuante E ERRO DE PROIBIO C COAO MORAL O OBEDIENCIA HIERRQUICA Inevitvel ........................... Evitvel............................... Irresistvel........................... Resistvel............................ Isenta pena Atenuante Isenta pena Atenuante

INIMPUTVEL, ler art. 26, CP Perde a total capacidade de entender o ato ilcito. o Conseqncia: MEDIDA DE SEGURANA, o inimputvel que pratica fato tpico e antijurdico recebe MS, por meio de uma SENTENA DE ABSOLVIO IMPRPRIA

SEMI- IMPUTVEL Perde parcialmente a capacidade de entender o ato ilcito o Conseqncia: O semi-imputvel que pratica fato tpico e antijurdico CONDENADO e recebe OU PENA REDUZIDA (1/3 a 2/3) OU MS.

MEDIDA DE SEGURANA (abriu um parnteses na matria) uma espcie de sano penal de carter curativo que busca o fim da periculosidade (para que o sujeito deixe de ser perigoso). Fundamento: PERICULOSIDADE Crime + CULPABILIDADE = PENA Crime + PERICULOSIDADE = MS Sujeito inimputvel, j consta no IP, o MP obrigado a denunciar, e o juiz ao receber a denncia o que faz? RECEBE A DENNCIA, o processo segue e aplica a MS. Sistemas de aplicao de Medida de Segurana o Sistema Vicariante (alternativo) o sistema adotado no Brasil, ou se impe pena ou se impe MS.

25

Sistema do Duplo Binrio (No Br at 1984) Aplicava pena E MS hot! hot!

Espcies de Medida de segurana: o Internao (detentiva)...................................Hospitais Psiquitricos o Tratamento ambulatorial (restritiva)... .........Em casa com consulta 2x por semana. o Como se escolhe os critrios: A) Lei: Nos crimes punidos com RECLUSO, a MS deve ser de internao. E nos crimes punidos com DETENO a MS caberao juiz escolher qual delas a mais adequada. B) Jurisprudncia: Apesar a letra da Lei, hoje prevalece na jurisprudncia a revelia da espcie de pena deve ser aplicada a MS adequada AP caso.

Prazo da Medida de Segurana o Durao mnima: de 01 a 3 anos, Vencido o prazo deve ser feito exame para verificar a cessao da periculosidade. Se persistir perigoso o exame ser renovado a cada ano. Se finda a periculosidade o sujeito liberado. Obs.: O prazo mnimo um prazo IMPRPRIO, ou seja pode ser antecipado pelo Juiz se houver motivos para tanto.

Durao mxima Para a doutrina tradicional no h prazo mximo, porque MS um bem, um tratamento. O STF entende que no pode ultrapassar 30 anos. No caso de MS decorrente de supervenincia de doena mental durante o cumprimento da pena o prazo mximo ser o que restava de pena para cumprir.

Liberao da Medida de Segurana: o A liberao da MS condicional, mas no prazo de 01 ano no pode praticar ato que demonstre ser perigoso sob pena de retorno a MS. Fim do prazo sem retorno extingue-se a MS.

1) M MENORIDADE art. 27, CP e 228 CF - <18 anos o Conceito: o agente menor de 18 anos (um minuto do dia anterior ao do aniversrio), no momento da conduta critrio puramente psicolgico. No crime permanente se o agente alcana a maioridade deve se considerado imputvel. o Conseqncia: O agente menor de 18 anos ser considerado inimputvel. < 18 anos - INIMPUTVEL = 18 anos IMPUTVEL < 21 anos MENORIDADE RELATIVA - atenuante imputvel, tem 02 benefcios: art. 65, CP: atenuante e art. 115, CP; e o prazo prescricional pela metade. IGUAL OU MAIOR DE 70 A NA SENTENA, mesmos benefcios

2) E - EMBRIAGUEZ Conceito: a intoxicao por lcool ou por substncias de efeitos anlogos.

26

Classificao: o Embriaguez PR-ORDENADA O sujeito que se embriaga para praticar o crime, para tomar coragem. Conseqncia: A embriaguez pr-ordenada uma CIRCUNSTNCIA AGRAVANTE, eleva a pena. O ru confessa que bebeu para matar, o advogado do mesmo tem que orient-lo das conseqncias do ato. o Embriaguez VOLUNTRIA OU CULPOSA Na embriaguez voluntria o sujeito se embriaga porque gosta. NO AFETA A CULPABILIDADE. E na embriaguez culposa aquela que o sujeito se embriaga por descuido. Conseqncia: No afeta a culpabilidade, responde normalmente. No afeta porque ele era livre para beber ou no, logo era livre na causa. Teoria da Actio libera in causa Na embriaguez voluntria ou culposa no afastada a culpabilidade, conforme o art. 28, CP, aqui feita a presuno contra o ru de que ainda que no momento do crime ele no seja capaz (livre) de bem coordenar suas aes, ele era livre no momento em que ingeriu as substncias ou seja, a ao era livre na sua causa (actio libera in causa). o Embriaguez ACIDENTAL aquela que decorre de caso fortuito(ex. esta tomando determinado remdio e bebe um coquetel de frutas, aps indagar se havia ou no lcool) ou fora maior (imposta, ex. trote na faculdade). Pode ser a embriaguez acidental: COMPLETA Afasta a culpabilidade INCOMPLETA Diminuio da pena o Embriaguez PATOLGICA - oriunda da doena de alcoolismo, equipara-se a doena mental e leva para as mesmas conseqncias desta: Inimputabilidade, aplicvel -MS.

3) D DOENA MENTAL art. 26, CP o Conceito: tambm patologia mental grave. Desenvolvimento mental retardado: Imbecil, Dbil mental Desenvolvimento Incompleto: Silvcola ou o inadaptado o

Oligofrenia:

Idiota,

Conseqncia Completamente incapaz INIMPUTVEL MS - Isenta de pena Relativamente incapaz SEMI-IMPUTVEL o Pena reduzida 1/3 a 2/3 = Pode ser substituda por MS, o sistema chama VICARIANTE (substituto).

4) E ERRO DE PROIBIO o Conceito: a equivocada compreenso do que proibido e do que permitido, mas o desconhecimento da lei inescusvel. Erro sobre o carter ilcito do fato: O fato j aconteceu, mas no sabia ser proibido. o O erro de proibio pode ser classificado em: EP inevitvel: Significa que o sujeito no sabia que o que estava fazendo era crime e nas suas condies de vida no poderia saber da proibio. o A diferena est no POTENCIAL (no sabia e nem podia saber o EP inevitvel. o Conseqncia do EP inevitvel: Exclui potencial conhecimento da ilicitude. Exclui a culpabilidade e isenta a pena.

27

EP evitvel: O sujeito no sabe que o que faz crime, mas por suas condies de vida poderia saber da proibio. o Conseqncia do EP evitvel Reduz a pena de 1/6 a 1/3

Obs.1: A existncia da lei continua sendo de conhecimento presumido de todos. No erro de proibio o sujeito presumidamente sabe que a lei existe mas erra sob o contedo proibitivo que ela contm. Art. 21.

No dado em aula EXCESSO: Todas as discriminantes podem apresentar EXCESSO. O excesso pode ser de duas formas : EXCESSO PUNVEL OU IMPUNVEL EXCESSO PUNVEL: Quando for dolosa ou culposo. EXCESSO IMPUNVEL ou excesso exculpante ou seja exclui a punibilidade, isenta a pena. Quando for inevitvel; excesso exculpante (excludente de punibilidade). DESCRIMINANTES PUTATIVAS : Todas a discriminantes podem ser putativas. o Acham que e na verdade no . Todas as LEEE admitem DP. DP podem ser EVITVEL ou INEVITVEL Evitvel O erro de execuo (houve excesso). o Se o erro deriva de culpa, deve ser punido por crime culposo que tiver cometido. Responde pela I I N, a culpa imprpria derivada de uma discriminante putativa. Inevitvel Isenta a pena, haver crime, qualquer pessoa teria agido da mesma forma que o agente. Ex. O sujeito tenta me assaltar, dou uma bolsada nele e este morre, houve o crime, porm sou isento de pena. Conseqncia, Lei Isento de pena quem por erro plenamente justificvel pelas circunstncias, presume situao de fato que se existisse tornaria a ao legtima. Culpa imprpria o crime culposo decorrente de uma discriminante putativa por erro evitvel admite tentativa. Ex1. Tentativa em crime culposo Erro evitvel No ponto de nibus algum vem pedir informao, e vc pensa que um assalto, tenta se defender e atira para matar. Ex2. Tentativa de homicdio culposo - Tipo objetivo decorrente de LF putativa (evitvel) responde por crime culposo.

8 aula 04.04.08 Patrcia MEDECO + INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA (Excludentes de culpabilidade) M MENORIDADE Absoluta............................ <18 anos Isenta pena Relativa............................... < 21anos - Atenuante E - EMBRIAGUS ACIDENTAL Completa ........................... Isenta pena Incompleta......................... Atenuante D DOENA MENTAL Completamente incapaz..... Isenta pena Relativamente incapaz....... Atenuante E ERRO DE PROIBIO Inevitvel ........................... Evitvel............................... Isenta pena Atenuante

28

C COAO MORAL O OBEDIENCIA HIERRQUICA

Irresistvel........................... Resistvel............................ A ordem ao subordinado NO manifestadamente ILEGAL.... A ordem ao subordinado manifestadamente ILEGAL....

Isenta pena Atenuante Exclui a culpabilidade Atenuante

5) C COAO MORAL o Conceito: O agente pratica o fato tpico obrigado por terceiro (coator). o Conseqncias : Para o coagido: Coao moral irresistvel ISENTA DE PENA, exclui a culpabilidade. Agora se a coao moral resistvel ATENUANTE, pena reduzida. Para o coator: RESPONDE PELO CRIME. Coao fsica: Comete o crime usando o corpo do coagido (segura a mo do sujeito e o faz apertar o gatilho) o Conseqncia: Exclui a tipicidade (no tem voluntariedade), exclui a conduta, que um dos elementos do FT.

6) O OBEDINCIA HIERRQUICA o Conceito: O agente comete o crime em atendimento ordem de superior hierrquico. S h obedincia hierrquica em crimes envolvendo funcionrios pblicos, ou seja, no h obedincia hierrquica em relaes privadas ou familiares. o Conseqncias: Para o subordinado: A ordem NO manifestadamente ilegal ISENTA DE PENA, exclui a culpabilidade. Agora se a ordem manifestadamente ilegal, reduz a pena, atenuante. Para o superior hierrquico: RESPONDE PELO CRIME

STF: INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA Por entender caracterizada a ofensa ao art. 5, XI, da CF (a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;), a Turma deu provimento a recurso extraordinrio para, reformando acrdo do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, restabelecer a sentena que absolvera o recorrente por inexigibilidade de conduta diversa. No caso, a Corte a quo reputara configurado o crime de resistncia, uma vez que o recorrente, desprezando a existncia de mandado judicial expedido nos moldes do 2 do art. 172 do CPC que permite, em situaes excepcionais e mediante autorizao expressa do juiz, a citao, em domingos e feriados, ou nos dias teis, em horrio diverso daquele estabelecido no caput , desacatara, mediante violncia, oficial de justia que pretendia, num sbado noite, ingressar no domiclio daquele para intimar o seu cnjuge. Aduziu-se que o acrdo impugnado colocara em plano secundrio a defesa do prprio domiclio e, portanto, o esforo a evidenciar, conforme registrado na sentena, a inexigibilidade de conduta diversa. Ademais, asseverou-se que a Constituio preconiza a inviolabilidade noturna do domiclio, pouco importando a existncia de ordem judicial, pois em relao a esta ltima mesmo que ocorre a limitao constitucional. RE 460880/RS, rel. Min. Marco Aurlio, 25.9.2007.

29

2004 - ES - 37. Assinale a opo incorreta, levando em considerao os elementos da culpabilidade. a) O Cdigo Penal brasileiro adotou o critrio biopsicolgico para aferio da imputabilidade do agente. b) isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. c) A emoo ou a paixo no excluem a imputabilidade penal. d) O erro de proibio, ainda que evitvel, exclui a potencial conscincia da ilicitude, isentando de pena, por conseqncia, o agente. 2007.2 - 51 - De acordo com o Cdigo Penal, so imputveis: a) os silvcolas inadaptados. b) os surdos-mudos inteiramente capazes de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. c) oligofrnicos e esquizofrnicos. d) os menores de 18 anos. 2006.2 - 46. As hipteses excludentes de imputabilidade penal no incluem a a) menoridade penal. b) emoo ou paixo. c) embriaguez fortuita completa. d) dependncia toxicolgica comprovada.

CONCURSO DE PESSOAS art. 29, 30 e 31 CP (encerra a Teoria do Crime) I. II. III. IV. V. VI. VII. Teoria relativa ao Concurso de pessoas Requisitos do Concurso de pessoas Espcies de Concurso de pessoas Participao de menor importncia Cooperao dolosamente distinta Circunstncias incomunicveis Ajuste impunvel

Teoria relativa ao Concurso de pessoas o Teoria Monista, art. 29, CP - Conceito: Todo aquele que contribui para o memo evento lesivo, responde pelo mesmo crime, na medida de sua culpabilidade. No Brasil um por todos, todos por um. Excees: o ABORTO (art. 124 x 126, CP) - A gestante que consente com o aborto responde por um tipo penal (art. 124) e o terceiro que pratica o aborto com seu consentimento responde por outro (art. 126). o CONTRABANDO (art. 334 x 318, CP) O particular que realiza o contrabando ou descaminho responde por um crime e o funcionrio pblico que facilita responde por outro.

Requisitos do Concurso de pessoas o Pluralidade de condutas o Relevncia causal de condutas

30

Existe participao por omisso (se no impeo o crime). S existe quando o emitente tinha o dever de agir para impedir o resultado. o Liame subjetivo a unidade de propsitos (os dois agentes tem que ter a mesma inteno). o Unidade do crime Espcies de Concurso de pessoas Co-autoria / autoria (mesma coisa) O Brasil adota a Teoria RESTRITIVA, que diz s considerado auto/co-autor quem pratica o verbo do tipo o Para a teoria restritiva o MANDANTE (autor intelectual) deve ser considerado como PARTCIPE. o o Crimes com + de um verbo Estupro, neste crime os verbos so constranger e conjuno carnal, a mulher pode ser tanto participe como co-autora do crime, porque pode realizar o ato de constrangimento da vtima.

Participao - Significa contribuir SEM REALIZAR o verbo do tipo. o A participao pode ser: o Participao moral so os atos de induzimento e instigao o Participao material Se d atravs de auxlio (o partcipe material o CMPLICE). o Obs.1: AUTORIA MEDIATA (AM) mediato meio O autor mediato aquele que usa algum que age sem culpabilidade ou induzido a erro para cometer o crime. ( diferente de autor intelectual que participe). AM (usa algum)- responde sozinho MEDECO (longa manus), no responde pelo crime. PARA COMETER O CRIME

o o

Mulher pode responder por Crime de Estupro como: AM; CO-AUTORIA E PARTCIPE

Obs.2: AUTORIA CO-LATERAL quando vrias pessoas agem sem liame subjetivo (sem unidade de propsitos, cada um age por si). Cada um s responde pelo que efetivamente realizara. o Ex.1: A e B, sem saber, resolvem matar C cada um responde por sua respectiva conduta, se A atira e acerta, responde por homicdio consumado, e se B atira e acerta na parede responde por tentativa de homicdio. Se A e B, combinados, conseguem matar, respondem os dois por homicdio consumado, independentemente de quem matou. Ex.2: A e B, sem saber, resolvem matar C, mas no d para saber de qual arma partiu a bala ( impossvel de saber) que matou C Respondem por homicdio tentado, mesmo que C estivesse morto. Quando na autoria co-lateral impossvel descobrir-se quem de fato consumou o crime ambos os autores devem responder pela forma tentada, a chamada autoria incerta em autoria co-lateral.

Participao de menor importncia art. 29, 1 o Quando o juiz concluir que um dos concorrentes teve participao de menor importncia a pena pode ser diminuda de 1/6 a 1/3. (partcipe de menor importncia) Cooperao dolosamente distinta - art. 29, 2 - tese de defesa hot! hot! o Se um dos concorrentes quis participar de crimes menos grave ser-lhe- aplicado a pena deste. Se o resultado mais grave era previsvel esta pena pode ser aumentada at a metade. Circunstncias incomunicveis - art. 30, CP hot! hot!

31

As circunstncias pessoais no se comunicam, SALVO quando elementares do crime. o Circunstncias pessoais so detalhes que afetam a dosimetria da pena mas no afetam o tipo). o Ex. Crime Peculato, art. 312, funcionrio pblico a elementar do crime. o Crimes prprios admitem concurso de pessoa, devido ao art. 30. (reler, no entendi???)

Ajuste impunvel art. 31, CP o Salvo disposio em contrrio o ajuste / o induzimento a instigao, o auxlio no so punveis se o crime no chega sequer a ser tentado.

9 aula 07.04.08 - Gustavo PENAS PPL Pena privativa de Liberdade, PRD Pena restritiva de direito, PM Pena de Multa

PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE: ESPCIES DE PENA: RECLUSO, DETENO E PRISO SIMPLES Crimes Contraveno PRISO SIMPLES: Esta s aplicada as CONTRAVENES PENAIS e NUNCA pode ser cumprida em REGIME FECHADO. DETENSO: No pode comear a ser cumprida (pode vir a ser) em REGIME FECHADO. RECLUSO: A pena de recluso pode comear a ser cumprida em REGIME FECHADO.

REGIMES: FECHADO , ABERTO E SEMI ABERTO, RDD FECHADO Penitenciria de: Segurana mxima Vigilncia mxima Trabalho comum diurno Isolamento noturno SEMI-ABERTO Cumprido em casa de albergado ou Estabelecimento similar Trabalho livre e desvigiado. Recolhimento nos perodos de folga OBS.: permitido o trabalho externo em servios ou obras pblicas ou entidades privadas com a devida vigilncia. OBS.: A LEI s permite o cumprimento do PAD (Priso em albergue domiciliar) em 04 casos: a) Condenada gestante b) Me de filho menor ou deficiente c) maior de 70 anos OBS.: So admitidas sadas temporrias para visitas famlia, freqncia de cursos e outras atividades de reABERTO Colnia agrcola ou industrial Trabalho comum diurno

32

d) portador de enfermidade grave. A JURISPRUDNCIA admite o cumprimento em domiclio nos lugares em que no h casa de albergados.

socializao.

REGIME INICIAL: SMULA 718 E 719 DO STF - Critrios objetivo e subjetivo Critrio objetivo, hot! hot! Pena > 8 anos REGIME FECHADO 4< P< 8 REGIME SEMI-ABERTO P<4 ABERTO Pena > 8 anos REGIME FECHAD 4< P< 8 REGIME FECHADO P<4 REGIME SEMI-ABERTO

ru primrio

ru REINCIDENTE NO PODE INICIAR EM REGIME ABERTO

Critrio subjetivo ART. 59, CP - hot! hot! o Smula STF 719 A imposio de regime mais severa do que o permitido segundo a pena aplicada exige motivao idnea (pode mas tem que ter um bom motivo). o Smula STF 718 A mera opinio do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime no motivao idnea para a imposio de regime, mais severo do que permitido pela pena aplicada (este fato concreto foi excepcionalmente grave). Para aplicar regime mais severo.

STJ: FIXAO. REGIME INICIAL. CUMPRIMENTO. PENA. No pode o juiz estabelecer regime de cumprimento de pena mais rigoroso baseando-se apenas na gravidade abstrata do crime. Assim, a Turma negou provimento ao recurso. AgRg no HC 83.927-SP, Rel. Min. Nilson Naves, 30/10/2007

STF: FUGA DO RU E CUMPRIMENTO DA PENA UNIFICADA. A Turma deferiu, em parte, habeas corpus impetrado em favor de condenado a um total de 54 anos de priso pela prtica de diversos delitos, cuja execuo da pena unificada (30 anos) deveria ser iniciada a partir da data de sua recaptura, desprezando-se o perodo de tempo de pena por ele j cumprido. Considerou-se que a fuga do paciente no poderia configurar-se como meio interruptivo do cumprimento da pena privativa de liberdade, com a conseqncia de acarretar novo cmputo do perodo de priso, como se houvesse perda do tempo anteriormente cumprido. No ponto, asseverou-se que o tempo de partida para a unificao seria, nessa hiptese, no a data em que o sentenciado fora recapturado, mas a poca em que ele iniciara efetivamente o cumprimento das penas. Rejeitou-se, ainda, a pretenso de que os demais benefcios legais fossem calculados com base no mximo unificado, porquanto colidiria com o Enunciado da Smula 715 do STF (A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo art. 75 do Cdigo Penal, no considerada para a concesso de outros benefcios, como o livramento condicional ou regime mais favorvel de execuo.). HC parcialmente deferido para que o perodo de pena cumprido anteriormente fuga do paciente seja computado para o efeito de cumprimento da pena unificada. HC 84766/SP, rel. Min. Celso de Mello, 11.9.2007.

PROGRESSO DE REGIME - hot! hot! O Brasil adota o regime progressivo de cumprimento de pena.

33

PROGRESSO a passagem de um regime de cumprimento de pena + grave para um + ameno. Os Tribunais no aceitam a progresso POR SALTO, ou seja, do RF para o RA.

Requisitos Objetivos

para

Mundo Jurdico F SAA


Subjetivos

Mundo dos fatos FA

progresso de regime:

hot! hot!- A Lei 11.464/07 que passou a permitir progresso em crime hediondo novatio legis in pejus (no retroage) PROGRESSO LIVRAMENTO Sempre depois da progresso Pena 2 anos cumprimento: 1/3 se no reincidente em crime comum doloso. 1/2 - Se for reincidente em crime doloso 2/3 Hediondo, SALVO se reincidente em Crime hediondo (considerado por crime da mesma espcie). LIVRAMENTO A) Reparao do dano condio para livramento.

Requisitos OBJETIVOS

Cumprimento 1/6 para crime comum-regra 2/5 C.Hediondo primrio 3/5 C Hediondo reincidente

SUBJETIVO MRITO (exige a comprovao do mrito)

PROGRESSO Atualmente o mrito do condenado deve ser avaliado em regra, como atestado de conduta Carcerria. Apenas se houver motivo especial expresso na deciso fundamentada que o juiz pode determinar o exame criminolgico. Entendimento STF e STJ Decidiram que o exame continua sendo faculdade do juiz embora no sirva isoladamente para a abnegao do benefcio. Crimes contra a administrao pblica a progresso fica condicionada (exige) a reparao do dano

B) No exige ( mais necessrio) exame criminolgico ou parecer do conselho penitencirio

ESPECIAL Criado em 2003

Crimes cometidos com violncia e grave ameaa preciso da comprovao de que o condenado no voltar a delinqir.

Obs1: Crime hediondo (3/5) a Lei a partir de 2007 diz que cabe progresso de regime, mas: o Crime praticado antes da vigncia da Lei/07 Antes desta data no podia progredir, lei inconstitucional 1/6 de progresso. o Crime hediondo praticado em 2007 nova lei mais malfica ao ru, porque 2/5 e 3/5 (pacfico nos Tribunais Superiores)

Obs2: O cumprimento de parte da pena (1/6; 2/5 e 3/5) da pena aplicada (pena original) e no da pena unificada ( pacfico e simulado pelo STF). o Ex. Condenado a 300 anos que a pena aplicada, mas ele ir cumprir 30 porque esta a pena mxima. o Obs.: A unificao s serve para dizer quando termina a pena.

34

Obs3: Para a progresso nos crimes contra administrao pblica necessrio que se repare o dano ao errio.

STF: PROGRESSO DE REGIME E TRNSITO EM JULGADO. A progresso no regime de cumprimento de pena independe do trnsito em julgado da condenao. Com base nessa jurisprudncia, a Turma proveu recurso ordinrio em habeas corpus para que o Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais providencie a expedio da Guia de Recolhimento Provisrio e a remeta imediatamente ao Juzo da Execuo Criminal competente, a fim de que este decida, como entender de direito, se o recorrente preenche os requisitos objetivos e subjetivos para a concesso do benefcio. Ressaltou-se, de incio, que o recorrente no se limitara a solicitar ao STJ a progresso de regime. Formulara, tambm, pedido subsidirio que, no examinado, resultara no presente recurso para que fossem providenciadas as medidas administrativas necessrias execuo provisria da pena. Invocara, no ponto, a Resoluo 19/2006 do Conselho Nacional de Justia CNJ. Entendeu-se que, embora o STJ no tivesse se manifestado sobre a matria, inexistiria empecilho para que o Supremo o fizesse, uma vez que a omisso sobre um fundamento posto seria, em si mesmo, uma coao, e o tribunal superior, reputando evidenciado o constrangimento ilegal, poderia cess-lo de imediato e no devolver o tema ao tribunal omisso. Assim, considerou-se que o TJ-MG, ao afastar o bice progresso, deveria ter tomado, de ofcio, as providncias para que a execuo fosse processada, permitindo ao recorrente a formulao das benesses eventualmente cabveis. Aduziu-se que, admitida a execuo provisria, no se poderia impedir, por questes administrativas, que o recorrente obtivesse benefcios a que teria direito, se fosse o caso de execuo definitiva. Ademais, afirmou-se ser a Lei de Execuo Penal - LEP aplicvel ao preso provisrio (art. 2, pargrafo nico). Alguns precedentes citados: HC 85237/DF (DJU de 29.4.2005); HC 90893/SP (DJU de 23.11.2007); HC 87801/SP (DJU de 12.5.2006). RHC 92872/MG, rel. Min. Crmen Lcia, 27.11.2007 STJ: PROGRESSO. REGIME PRISIONAL. REQUISITOS OBJETIVO E SUBJETIVO. Para a concesso de progresso de regime prisional, basta a satisfao dos requisitos objetivo (temporal) e subjetivo (atestado de bom comportamento carcerrio firmado pelo diretor do estabelecimento prisional). A Lei n. 10.792/2003 afastou a exigncia de o condenado se submeter a exame criminolgico para progresso de regime. Assim, na espcie, atendendo ao requisito temporal e havendo atestado de bom comportamento carcerrio, a Turma concedeu a ordem e assegurou a transferncia do paciente para o regime semi-aberto. Precedente citado: HC 61.790-SP, e HC 45.268-SP, DJ 4/9/2006. HC 76.298-SP, Rel. Min. Nilson Naves, julgado em 14/8/2007.

REGRESSO (Hipteses de) - Entendimento STF e STJ Passagem de um regime +mais ameno para um regime mais grave. o A condenao a uma pena que somada a anterior acarreta um regime mais severo. A regresso pode ser por SALTO (fez uma bobagem ir de A F). Quando o ru pratica falta grave (Crime doloso) ou tiver uma nova condenao que torne incompatvel o regime de regresso o Cometimento de crime doloso ou falta grave acarreta a regresso de regime (no necessrio o transito em julgado).

LIVRAMENTO CONDICIONAL - art. 83 e ss PROGRESSO LIVRAMENTO Sempre depois da progresso Pena > maior ou igual 2 anos cumprimento 1/3 se no reincidente em crime comum doloso. - Se for reincidente em crime doloso 2/3 Hediondo, SALVO se reincidente em Crime hediondo (considerado por crime da mesma espcie). A) Reparao do dano condio para livramento.

OBJETIVO

Cumprimento 1/6 para crime comum 2/5 C.Hediondo primrio 3/5 C Hediondo reincidente

No exige ( mais necessrio)

35

SUBJETIVO MRITO (exige a comprovao do mrito) ESPECIAL Criado em 2003

exame criminolgico ou parecer do conselho penitencirio, mas facultado ao juiz pedir o exame de forma excepcional e fundamentada. Crimes contra a administrao pblica a progresso fica condicionada (exige) a reparao do dano

B) No exige ( mais necessrio) exame criminolgico ou parecer do conselho penitencirio

Crimes cometidos com violncia e grave ameaa preciso da comprovao de que o condenado no voltar a delinqir.

Revogao do livramento: hot! hot! Revogao obrigatria - hot! hot! Condenao transitada em julgado por CRIME a uma PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE a sentena condenatria IRRECORRVEL por crime na pena privativa de liberdade. Revogao facultativa a sentena condenatria IRRECORRVEL POR CRIME OU CONTRAVENO, pena NO privativa de liberdade. Descumprimento de uma condio imposta. Conseqncias da revogao STJ O livramento condicional revogado, em virtude de crime cometido anterior ao LC, computa-se a pena o tempo de liberdade. STJ - Se o livramento revogado em virtude de crime cometido durante o livramento, no se computa na pena o tempo de liberdade e nem se concede em relao a ela novo livramento.

REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO RDD chamado de regime, mas no regime. uma punio disciplinar. Verificar material de Direito Processual Penal - Prof Flvio.

STF: FALTA GRAVE E PRESCRIO DE INFRAO DISCIPLINAR A Turma indeferiu habeas corpus em que recapturado sustentava a prescrio para aplicao de medida disciplinar pela sua fuga do estabelecimento prisional, sob a alegao de que o termo inicial da prescrio seria a data da prtica de falta grave. Considerou-se no ofender a Constituio o entendimento jurisprudencial adotado pelo Tribunal a quo, mais benfico ao reeducando, no sentido de que, ante a inexistncia de norma especfica quanto ao prazo prescricional para a aplicao de sano disciplinar de natureza grave, deve-se utilizar, por analogia, o disposto no art. 109, VI, do CP, levando-se em conta o menor lapso previsto, qual seja, 2 anos. Ademais, asseverou-se que, em se tratando de fuga de preso (infrao permanente), seria razovel fixar, como termo inicial da contagem do prazo prescricional, a data da recaptura, tomando-se de emprstimo o art. 111, III, do CP (Art. 111. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr: ... III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia;). Assim, concluiu-se pela inocorrncia da prescrio no caso concreto, haja vista que transcorrera perodo inferior a 2 anos entre o retorno do paciente priso (18.2.2005) e a condenao administrativa (11.11.2006), embora o paciente tivesse se evadido, da ltima vez, em 14.12.2000. HC 92000/SP, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 13.11.2007.

REMIO o desconto do tempo de pena pelos dias trabalhados na razo de (abatimento de) 01 um dia de pena a cada 03 dias trabalhado, nos regimes fechado e semi-aberto. Posio STF pacfico - A remisso pelo estudo ADMISSVEL. Perda dos dias remidos A remisso perdida se o sujeito pratica crime doloso ou falta grave acarreta a perda dos dias remidos PERDE TUDO.

36

Hot! hot! E os direitos adquiridos? Segundo os tribunais Superiores a perda dos dias remidos no viola o direito adquirido e nem tem qualquer limite temporal, todos os dias remidos: 10,20,30... perde tudo. Remisso por dias trabalhados o STF e STJ entendem que o preso no faz jus a remisso se no tiver trabalhado, SALVO por motivo de acidente de trabalho (preso sofreu acidente de trabalho.

STJ: REMIO. FALTA GRAVE. PERDA. TEMPO REMIDO. A Turma, por maioria, entendeu que o condenado que comete falta grave no curso da execuo de sua pena, inequivocamente, perde os dias remidos j adquiridos, contando-se novo perodo a partir da data da infrao disciplinar (art. 127 da LEP). Firmou-se, tambm, descaber alegao de afronta a direito adquirido ou coisa julgada, dada a prpria natureza do instituto da remio. Precedentes citados do STF: HC 78.178-SP, DJ 9/4/1999; HC 78.037-SP, DJ 17/11/2000; HC 77.592-SP, DJ 12/3/1999; do STJ: REsp 819.376-RS, DJ 26/6/2006; REsp 769.395-RS, DJ 10/4/2006; HC 21.511-SP, DJ 7/11/2005; HC 42.499-SP, DJ 3/10/2005, e HC 20.568-SP, DJ 6/5/2002. HC 72.706-SP, Rel. Min. Hamilton Carvalhido, julgado em 16/8/2007. DETRAO a contagem do tempo de Priso Processual (so 05 espcies) no tempo da pena a cumprir. o desconto na pena privativa de liberdade ou na medida de segurana do tempo de priso provisria ou de internao provisria. STF e STJ: A jurisprudncia ADMITE, possvel a detrao em processos distintos, desde que o crime no qual se quer a detrao, tenha sido anterior a priso ou desde que a priso injusta, tenha sido posterior ao crime. o O objetivo impedir a conta corrente de pena.

OBSERVAO FINAL: Progresso antes do trnsito em julgado Explicao da smula 716/717 - Pode haver progresso de regime, livramento da condicional ou imposio de regime aberto ou semi-aberto, mesmo antes do transito em julgado da sentena. o Smula STF 716 permitida a progresso de regime e a aplicao de regime menos severo mesmo antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Smula STF 717 O mesmo tratamento deve ser concedido para o preso em priso especial. A progresso de regime em crime hediondo permitida, no entanto obrigatrio o regime inicial fechado. Estupro com violncia presumida hediondo, mas o rapaz tem 18 anos e a menina tem 13 e no mais virgem.

o o

UNIFICAO DE PENAS As penas devero ser unificadas para atender ao limite de 30 anos. Smula STF 715 A pena unificada no serve como base para o clculo dos benefcios como progresso de regime e livramento condicional. PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS (penas alternativas) Espcies: a) Prestao de servios a comunidade Consiste na prestao gratuita de servios em Ente Pblico ou Conveniado, na razo de 1hora de servio para cada dia de cumprimento de pena. Requisitos hot!hot! S pode se a pena for superior a 6 meses (P>6).

37

P< 1 ano o ru pode dobrar a jornada e cumprir a pena na metade (1/2) do tempo. Ex. Pena de 3 anos, presta servios de 01 hora... se cumprir 2 horas cumprir a pena em 1 . A PSC no pode ferir a dignidade da pessoa humana, assim dever ser adequada a vocao do prprio sujeito. (No Br s do prestao desagradvel)

b) Limitao de Final de semana Durante feriado e finais de semana o sujeito teria que passar 5 horas de cada dia em Casa de Albergado ou similar... ouvindo palestras, fazendo cursos. c) Interdio temporria de direitos Alguns direitos do sujeito sero suspensos. Mandato, cargo ou funo.. Profisso que exija autorizao (ex. advogado; mdico) Dirigir Freqentar determinados lugares. Nestes 03 casos tem que haver vinculao entre o crime e a pena, ou seja, s pode ficar suspenso no cargo se exercer a funo.

STF: PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS E PRESCRIO A Turma indeferiu habeas corpus em que condenada pela prtica do crime de estelionato (CP, art. 171) cuja pena privativa de liberdade fora substituda por restritiva de direitos consistente em prestao pecuniria em favor da vtima pleiteava a declarao da prescrio da pretenso punitiva ao argumento de que j transcorrido perodo superior a 2 anos entre a data do recebimento da denncia e a sentena condenatria. Sustentava, na espcie, que a pena restritiva de direito que ostenta feio reparatria teria a mesma natureza jurdica da pena de multa, o que implicaria a aplicao do art. 114 do CP (e no do art. 109 do mesmo diploma) para a contagem do prazo prescricional. Entendeu-se que, no caso, a prescrio da pretenso punitiva deveria ser calculada com base nos parmetros descritos no citado art. 109 do CP que, em seu pargrafo nico, estende s penas restritivas de direitos os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade. Assim, reputou-se incabvel a alegao de que a mera substituio da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos de carter reparatrio alteraria a prpria natureza da reprimenda. Por conseguinte, tendo em conta que a paciente fora condenada pena de 1 ano de recluso e pagamento de multa, concluiu-se pela no ocorrncia da extino da punibilidade, porquanto no ultrapassado lapso superior a 4 anos (CP, art. 109, V) entre a data do fato (18.4.2001) e a data do recebimento da denncia (8.2.2002), bem como entre esta ltima e a data da sentena condenatria (31.5.2004). Por fim, afastou-se a pretendida incidncia do art. 114, I, do CP (A prescrio da pena de multa ocorrer: I -em 2 anos, quando a multa for a nica cominada ou aplicada;), uma vez que tal dispositivo refere-se pena de multa, quando esta for a nica cominada ou aplicada, hiptese distinta da presente. Precedentes citados: RHC 81923/SP (DJU de 21.6.2002); HC 86619/SC (DJU de 14.10.2005); RHC 90114/PR (DJU de 17.8.2007). HC 92224/SP, rel. Min. Carlos Britto, 20.11.2007.

10 aula 14.04.08 Gustavo PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS (penas alternativas) Espcies: Prestao de servios a comunidade Limitao de Final de semana Interdio temporria de direitos Limitao de final de semana Perda de bens e valores Prestao Pecuniria

e) Perda de bens e valores a decretao da perda de bens e valores do condenado no limite do prejuzo ou lucro alcanado com o crime. Prevalece que a perda deve recari sobre os bens LCITOS do condenado.

38

f) Prestao Pecuniria Consiste no pagamento de 1 a 360 salrios mnimos para a VTIMA ou para entidade beneficente conveniada. Se o pagamento for para vtima o valor ser descontado em eventual futura indenizao civil.

SUBSTITUIO DAS PENAS As PRD-penas restritivas de direitos so em regra substitutivas das PPL-penas privativas de liberdade, previstas na Lei Penal. Excees: Lei de Drogas Cdigo de Trnsito Brasileiro

Requisitos para a substituio das penas: PPL PRD A. PPL 4 anos a pena privativa de liberdade que no supere 4 anos se o crime for doloso; se culposo no h limite. B. No pode haver violncia ou grave ameaa pessoa; C. No pode ser reincidente no mesmo crime doloso D. Circunstncias subjetivas favorveis Obs.: necessrio preencher os 04 requisitos para a substituio: PPL PRD

Hipteses de converso PRD PPL So 02 hipteses para converter (voltar) a ser pena privativa de direitos A. Descumprimento injustificado da restrio (PRD) imposta. Abre-se para o contraditrio. B. Supervenincia de condenao a uma PPL-pena privativa de liberdade, que torne impossvel o cumprimento da restrio. Ex.: X cumpre 02 anos de prestao de servios a comunidade, porm posteriormente foi condenado h 10 anos em regime fechado, o que tornar impossvel o cumprimento da restrio.

PENA DE MULTA PM A PM consiste no pagamento de quantia certa calculada em dias- multa ao Fundo Penitencirio. o Dias-multas Quantos DM? Qual o valor de cada DM? o Quantos dias-multa algum pode ser condenado? R.: de 10 a 360DM e seguir 02 critrios: a) circunstncias do crime e b) capacidade econmica do condenado. Qual o valor de cada DM? R.: O valor ser de 1/30 salrio mnimo at a 5 vezes o salrio mnimo. O critrio a ser seguido ser somente o da capacidade econmica.

O no pagamento da PM o Se o sujeito no paga os DM, o que acontece? R.: NO ser PRESO. O inadimplemento da PM NO resulta em PRISO. O VALOR ser inscrito na DA-dvida ativa e cobrado BA Vara de Fazenda Pblica, conforme a lei de Execues Penais. o Prescrio Pena de multa isoladamente prescreve em 2 anos.

Requisitos para a substituio das penas: PPL PM A. PPL 1 ano a pena privativa de liberdade que no supere 1 ano se o crime for doloso; se culposo no h limite. B. No pode haver violncia ou grave ameaa pessoa; C. No pode ser reincidente no mesmo crime doloso D. Circunstncias subjetivas favorveis

39

Obs.: necessrio preencher os 04 requisitos para a substituio: PPL PRD

DOSIMETRIA ou DOSAGEM DE PENA - APLICAO DA PENA Primeiro vamos analisar a classificao das circunstncias para depois passarmos a aplicao da pena. Classificao das circunstncias o Circunstncias Judiciais art. 59, CP, so 08 1 - culpabilidade 5 - os motivos do crime o 2 - 3 - conduta social antecedentes 6 - 7 - conseqncias circunstncias 4 - personalidade do agente 8 - comportamentos da vtima

Circunstncias Legais Qualificadoras Agravantes (art. 61/62) e atenuantes (art. 65/66) Causas de aumento e diminuio de pena Circunstncias Legais Qualificadora hot!hot! a circunstncia que trs NOVO limite mnimo e mximo expresso para a pena (no pode ser frao ; ...). o Ex1: Art. 121 Homicdio simples pena de 6 a 20 Art. 121, 2 - Homicdio qualificado pena 12 a 30. Agravante art. 61/62, CP Circunst6ancias que sempre agravam a pena. Termo tcnico tem que estar expresso. o Ex1: Reincidncia; ter o agente cometido o crime por motivo ftil ou torpe.. Art. 61 - So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo ftil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; h) contra criana, velho, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada. Atenuante art. 65 e 66, CP Circunstncias que sempre atenuam a pena. o Ex1: Ser o agente menor de 21 na data do fato; ter desconhecimento da lei... Art. 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na

40

data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou.

Causas de aumento ou diminuio da pena So as causas que aumentam ou diminuem a pena em FRAO. o Ex1: Art. 155, 1 - aumenta a pena em se o crime praticado no repouso noturno. Art. 155, 2 - diminui a pena em de 1 a , se o criminoso primrio..

Retornando ao SISTEMA TRIFSICO 1 fase: PENA BASE Com base nas circunstncias Judiciais 2 fase: MODIFICADORAS GENRICAS MODIFICADORAS ESPECFICAS

3 fase: CAUSAS DE AUM E DIM DA PENA 1 fase: PENA BASE Nesta fase o objetivo descobrir a pena base, o limite mnimo e mximo ser fornecido no caput do tipo ou pela qualificadora se houver. Ainda na 1 fase, dentro dos limites estabelecidos o Juiz fixar a pena de acordo com as CIRCUNSTNCIAS JUDICIAIS, partindo sempre da pena mnima. A incidncia de circunstncias judiciais influencia a pena de acordo com o prudente arbtrio do juiz.

SISTEMA TRIFSICO ART. 68 Doutrina e JurisprudnciA

AGRAVANTES Art. 61/62 ATENUANTES Art. 65/66

2 fase: MODIFICADORAS GENRICAS e ESPECFICAS Na 2 fase partindo do resultado da 1 fase, o Juiz aplicar as CIRCUNSTNCIAS AGRAVANTES E ATENUANTES, no podendo ultrapassar os limites mnimos e mximos fixados. Tambm aqui a mudana da pena se faz de acordo com o prudente livre arbtrio do Juiz. 3 fase: CAUSAS DE AUMENTO E DIMINUIO DA PENA Na 3 fase incidem as CAUSAS DE AUMENTO E DIMINUIO DA PENA, aqui a lei estabelece o quanto a pena aumentar ou diminuir, e ainda permite que a pena ultrapasse os limites mnimos e mximos anteriormente fixados. Primeiramente so aplicadas as causas de aum e dim da Parte Especial, depois da Parte Geral.

DOSIMETRIA OU DOSAGEM DA PENA Resumo: Fragoso Circunstncias Legais : Agravantes Art. 61 e 62 Atenuantes Art. 65 e 66 Devem ser computadas depois da fixao da pena-base obrigatoriamente. necessrio que elas no sejam constitudas do crime e que tampouco o qualifiquem ou o tornem privilegiado.

41

Circunstncias Judiciais art. 59 So 8 No esto especificadas na lei, apreciaes discricionrias do Juiz. (critrios norteadores da ao do julgador). 1) Culpabilidade: A culpabilidade da conduta, ou da reprovabilidade medida pelo quo responsvel o agente fez para a sociedade. O juiz tem que dosar a pena sob os aspectos informativos de valores e conduta que ele tem. Tem que analisar o fato dentro dos valores do coletivo. 2) Antecedentes: Comportamento anterior do acusado, mas no a reincidncia, porque esta a circunstncia legal. 3) Conduta social: Relao do acusado com sua famlia, e sua adaptao ao trabalho, ao estudo... a sua conduta perante a sociedade, fora do crime cometido. 4) Personalidade do agente 5) Motivos do crime: a causa primria de um acontecimento criminoso. So de particular relevo na maior ou menor gravidade da ao. No pode ser : Agravante ou atenuante; qualificadora (causa especial de modificao); inerente ao tipo (no pode fazer parte do tipo). 6) Circunstncias de um crime: So os elementos acidentais do delito, ou seja, aquele que no so elementos constitutivo do tipo. 7) Conseqncias: Efeitos da ao delituosa que esto alm do evento. 8) Comportamento da vtima: O comportamento da vtima ser considerado para avaliar a contribuio por ela dada ao fato punvel, de modo a influir a reprovabilidade da ao. OBS.: Os motivos no destacados para constituir FORMAS QUALIFICADAS DE HOMICDIO (motivo ftil e motivo torpe). Motivo Ftil e Motivo Torpe, quando se trata de crime de outra espcie, no podem ser considerados na pena base, porque so circunstncias agravantes legais a serem computadas em fase posterior

CONCURSO DE CRIMES Concurso MATERIAL, Concurso FORMAL e CRIME CONTINUADO Concurso MATERIAL, O sujeito com 02 ou + condutas realiza 2 ou + crimes Conseqncia: As penas sero cumuladas (somadas) a hiptese residual, ou seja, s aplicamos o Concurso Material quando incabvel o concurso formal ou crime continuado.

Concurso FORMAL No concurso formal com 01 conduta o sujeito realiza + de 1 crime. Conseqncia: Penas sero somadas Pode ser classificado o concurso formal em 02 tipos: Concurso formal Concurso formal PRPRIO ou PERFEITO IMPRPRIO OU IMPERFEITO Quando NO tem Quando TEM + de 01 DESGNIO + de 01 DESGNIO Obs1: Desgnios a inteno do resultado. Prxima aula: CRIME CONTINUADO

42

STF: REINCIDNCIA E BIS IN IDEM A majorao da pena resultante da reincidncia no configura violao ao princpio do non bis in idem. Com base nesse entendimento e assentando a recepo, pela CF/88, do inciso I do art. 61 do CP (So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia;), a Turma indeferiu habeas corpus em que condenado pela prtica do crime de roubo, cuja pena fora majorada em razo da reincidncia, e mantida pelo STJ, sustentava que a sua utilizao, como causa obrigatria de agravamento de pena, conflitaria com o aludido princpio constitucional, porquanto estabeleceria como regra a punio a fato j punido. Considerou-se que o acrdo do STJ estaria em consonncia com a orientao pacificada nesta Corte. Precedentes citados: HC 73394/SP (DJU de 21.3.97); HC 74746/SP (DJU de 11.4.97).HC 91688/RS, rel. Min. Eros Grau, 14.8.2007.

STF: CRIMES DE ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR, PRATICADOS DE FORMA INDEPENDENTE. RECONHECIMENTO DE CONTINUIDADE DELITIVA. 1. Esta Corte j assentou o entendimento de que as frias forenses suspendem a contagem dos prazos recursais, a teor do artigo 66 da LOMAN. O fato de o ru encontrar-se preso no altera tal entendimento, pois o aparato judicirio em funcionamento em tais perodos tem como escopo evitar abusos e ilegalidades irreparveis. 2. A turma entendeu pelo reconhecimento de continuidade delitiva entre os delitos de estupro e atentado violento ao pudor, quando praticados de forma independente. Vencido, neste ponto, o Relator, que afirmava a configurao de concurso material. 3. Reconhecida a inconstitucionalidade do impedimento da progresso de regime na execuo das penas pelo cometimento de crime hediondo, impe-se a concesso da ordem para afastar a vedao que se imps ao paciente. Ressalve-se que pretendida progresso depender do preenchimento dos requisitos objetivos e subjetivos que a lei prev; tudo a ser aferido pelo Juzo da execuo. Writ parcialmente deferido.( HC 89827 / SP SO PAULO, 7-04-2007) 2007.2 - 56. Acerca da execuo penal, assinale a opo correta. a) permitido o emprego de cela escura. b) So permitidas as sanes coletivas. c) O condenado pena privativa de liberdade obrigado a realizar qualquer trabalho que lhe for conferido, independentemente de suas aptides e de sua capacidade. d) O trabalho externo ser admissvel para os presos em regime fechado somente em servio ou obras pblicas realizadas por rgos da administrao direta ou indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina. 2006.3 - 43. De acordo com jurisprudncia do STJ e do STF, assinale a opo correta no que se refere execuo penal. a) Lei de Execues Penais deixou de exigir a submisso do condenado a exame criminolgico, anteriormente imprescindvel para fins de progresso do regime prisional, sem, no entanto, retirar do juiz a faculdade de requerer sua realizao quando, de forma fundamentada e excepcional, entender absolutamente necessria sua confeco para a formao de seu convencimento. b) O agravo em execuo possui efeito suspensivo. c) Na execuo penal, o condenado tem direito adquirido ao tempo remido, independentemente do cometimento de falta grave. d) O exame criminolgico pode ser considerado isoladamente como fator para a denegao de benefcios. 2006.3 - 49. Com relao execuo penal, assinale a opo correta. a) A transferncia de penitenciria pode ser decidida no interesse do condenado, de forma que no lhe seja cerceado o direito a visitas dos familiares. Contudo isso no constitui direito subjetivo do preso, cabendo a deciso ao juzo da execuo, com base em interesses administrativos, notadamente a convenincia da segurana pblica. b) compatvel com o cumprimento das penas em regime fechado a autorizao para sadas temporrias que consistam em visitas peridicas ao lar ou em trabalho extramuros.

43

c) A posse de aparelho celular ou de seus componentes, no interior do estabelecimento prisional, caracteriza falta grave. (hj correta Lei do Celular vigor maro 2007) d) Cabe autoridade estadual dispor sobre as faltas disciplinares de natureza grave. 2006.1 - 47. Assinale a opo incorreta relativamente execuo penal. a) Aps a Lei n.o 10.792/2003, a concesso de livramento condicional prescinde (dispensa, no precisa) de manifestao prvia do conselho penitencirio, estando a critrio do juzo de execues. b) Ofende o direito adquirido a decretao da perda dos dias remidos em ocorrncia de falta grave. c) Caso um presidirio no possa receber a devida assistncia mdica nas dependncias do estabelecimento prisional, lhe garantido, por lei, o direito assistncia de mdico particular e realizao dos exames necessrios. d) O cometimento de falta grave, como a fuga, enseja o reincio da contagem de perodo necessrio concesso de nova progresso de regime. 2007.2 - 45. A perda dos dias remidos em virtude do cometimento de falta grave durante o cumprimento da pena a) viola o princpio da individualizao da pena. b) viola o princpio da dignidade da pessoa humana. c) ofende ao princpio da isonomia. d) no significa ofensa ao direito adquirido.

11 aula 17.04.08 Gustavo Junqueira CRIME CONTINUADO Conceito uma fico jurdica, segundo a qual dois ou mais crimes sero punidos como se fossem um s, desde que presentes os requisitos da Lei.

Requisitos do Crime continuado: 1) Sejam crimes da mesma espcie aqueles que esto no mesmo tipo (furto qualificado, furto simples, etc; no possvel que seja furto e depois roubo). H posio minoritria no sentido que crimes da mesma espcie so aqueles que atentam contra o mesmo bem jurdico. 2) Que tenham as mesmas condies de tempo so aqueles que tenham um intervalo de no mximo 30 dias entre um e outro crime. 3) Mesmas condies de lugar a jurisprudncia aceita at cidades vizinhas. 4) Mesmo modo de execuo no pode haver grande disparidade entre a forma que foi praticado um crime e outro. Basta que os crimes sejam semelhantes.

Conseqncia do crime continuado: Ao invs de somar as penas ser aplicada a pena do crime mais grave. Exasperada (aumentada) de 1/6 a 2/3. Quanto maior o nmero de crimes, maior o aumento na pena. O STJ criou um requisito novo, que no est na lei: Unidade de desgnio (entendido o desgnio como um plano nico de vrios crimes) Crime continuado especfico: Se os crimes so praticados com violncia ou grave ameaa a pessoa contra vtimas diferentes pode ser reconhecido o crime continuado. Mas aqui o aumento ser de 1/6 ao triplo. (pargrafo nico, art. 81)

Duas observaes sobre concurso de crimes:

44

No caso de concurso de crimes as penas de multa sero aplicadas distinta e integralmente, ou seja, sero sempre somadas. O aumento da pena em frao decorrente do concurso formal prprio e do crime continuado no pode ser mais gravoso ao ru do que seria a soma das penas. Se o for, despreza-se o aumento em frao em favor da soma. o que chamamos concurso material benfico.

PRESCRIO: hot! hot! cai a parte terica a perda do poder de punir do Estado em razo do decurso do tempo. A prescrio pode ser classificada em: Prescrio da punio punitiva (PPP) Prescrio da pretenso executria (PPE). 1) PRESCRIO DA PUNIO PUNITIVA a perda do poder de punir do Estado que no consegue no prazo determinado em lei a certeza da culpa (trnsito em julgado da sentena). Qual o prazo da PPP? Tabela do art. 109, CP o menor prazo prescricional 2 anos e o maior 20 anos. Enquanto no se sabe a pena concretamente aplicada ao sujeito deve ser utilizada a pena mxima em abstrato para o clculo na tabela no art. 109 do CP. Termo inicial da PPP: 1. Consumao do crime do dia em que o crime se consumou; 2. 3. Se for tentado comea a correr do ltimo ato de tentativa; Se o crime for permanente ou habitual, comea a correr do momento em que cessa a permanncia ou habitualidade. Nos crimes de bigamia e falsificao de assentamento em registro civil, comea a correr do dia em que o fato se torna pblico.

4.

Causas suspensivas da PPP: 1. Enquanto o sujeito cumprir pena no estrangeiro. 2. 3. 4. Enquanto resolvida em outro processo questo prejudicial. Ru citado por edital que no comparece e no constitui advogado Art. 366, CPP. Perodo de prova da suspenso condicional do processo (sursi processual).

Causas interruptivas da PPP: (para contar volta ao ZERO) 1. o RECEBIMENTO da denncia ou queixa. (ATENO!!! no oferecimento) 2. Publicao da sentena condenatria recorrvel e do acrdo condenatrio. 3. Deciso de pronncia. 4. Acrdo que confirma a pronncia.

OBS.1: PPP em abstrato sendo esta calculada entre os marcos interruptivos e que levam em considerao no clculo do prazo prescricional junto ao Art. 109 do CP a maior pena em abstrato prevista para o crime.

45

Crime de constrangimento ilegal Fato consumado 1

RECEBIMENTO DA DENNCIA/QUEIXA 1 ANO INTERROMPE Pena max. EM 4 ANOS em abstrato INTERROMPE SENTENA PENAL CONDENATRIA RECORRVEL EM 4 ANOS PPP em ABSTRATO

Para dar prescrio (no soma pq interrompe) No deu 4 a no conseguiu prescrever Prescreve em 4 anos

OBS.2: PPP em concreto retroativa aquela que ocorre entre o termo inicial e o recebimento da denncia ou dentre os outros marcos interruptivos anteriores sentena. Leva em considerao para o clculo do prazo prescricional a pena em concreto e por isso exige para seu reconhecimento o trnsito em julgado para a acusao.

46

2 RECEBIMENTO DENNCIA/QUEIXA 1 ano

3 Transitou em julgado

2 anos TERMO INICIAL (PRESCREVE EM 02 ANOS)

1 ano SENTENA PENAL CONDENATRIA RECORRVEL Juiz fixou a PENA MNIMA EM 03 MESES

Intima as partes, a acusao a primeira a ser intimada, o promotor toma cincia, NO RECORRE (desiste do recurso), TRANSITOU EM JULGADO PARA A DEFESA. Houve o Transito em julgado para a acusao com base na pena in CONCRETO (3m 2 a) deu prescrio? PPP EM CONCRETO RETROATIVO

Prescreveu em 2 anos

OBS.3: PPP em concreto superveniente/intercorrente aquele que ocorre aps a sentena condenatria recorrvel levando em considerao para o clculo do prazo prescricional a pena em concreto.

3 Sentena transitada em julgado

1 ANO

1 ANO

Sentena Penal Condenatria recorrvel PPP em CONCRETO

SUPERVENIENTE

OU

INTERCORRENTE

ATENO!!! Observaes super importantes: Ao menor de 21 anos na data do fato, e maior de 70 anos na data da sentena, o prazo prescricional cai pela metade; So imprescritveis o racismo e a ao de grupos armados contra o Estado Democrtico; No caso de concurso de crimes a prescrio deve ser contada para cada crime separadamente.

PPE NO DEU 2004 - ES - 41. Com relao ao concurso de crimes, assinale a opo incorreta. a) Ocorre o concurso material de crimes quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro. b) Ocorre o concurso formal quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. c) No concurso material, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que o agente haja incorrido.

47

d) De acordo com o entendimento do STJ, o benefcio da suspenso do processo no aplicvel em relao s infraes penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mnima cominada, seja pelo somatrio, seja pela incidncia da majorante, ultrapassar o limite de um ano.

12 aula 21.04.08 Flvio Martins Crimes contra a vida

HOMICDIO Conceito de morte = conceito de morte enceflica Lei de Transplantes. Pode ser: 1. Homicdio Privilegiado Art. 121, 1, CP causa de diminuio de pena; a. Relevante valor moral crime aprovado pela moral prtica Ex.: eutansia; b. Relevante valor social a morte provocada na defesa do interesse de um grupo social. Ex.: matar o chefe do morro; c. Domnio de violenta emoo logo aps injusta provocao da vtima;

P.S.: O homicdio privilegiado JAMAIS ser hediondo. Se tem privilgio no tem hediondez. Homicdio Qualificado Art. 121, 2, CP: a. Paga promessa de recompensa ou outro motivo torpe; motivos b. Motivo ftil o flagrantemente desproporcional Ex.: briga de transito, briga de torcida; c. Veneno, fogo, exploso, asfixia, tortura, insidioso, cruel, perigo comum. OBS.: Diferena de homicdio mediante tortura e tortura com resultado morte no primeiro o meio objetivo a morte e o meio escolhido a tortura. No segundo o objetivo a tortura e a morte um resultado que vem do excesso. 2. d.
modos motivos

Traio, emboscada, dissimulao ou outro recurso que dificulte/impossibilite a defesa da vtima. e. Assegurar a execuo, a ocultao, impunidade e a vantagem de um outro crime. P.S.: Na ocultao a morte ocorre para que no se saiba que houve crime. Na impunidade a morte busca livrar o sujeito das conseqncias ainda que se saiba que houve crime. Na vantagem, por exemplo, o sujeito mata o comparsa para ficar com todo o produto do crime. IMPORTANTE!!! O homicdio qualificado , em regra, hediondo.

O Homicdio qualificado e privilegiado possvel quando as qualificadoras so objetivas, ou seja, meios e modos previstas nos incisos III e IV. Se a qualificadora for subjetiva (motivos como as previstas nos incisos I, II e V) ser impossvel a combinao da qualificadora com o privilgio. O homicdio qualificado e privilegiado no hediondo. Complemento Crimes contra a vida I) Homicdios Especiais

48

Homicdio Simples o O HS no hediondo salvo quando cometido em ao tpica de grupo de extermnio. Homicdio Privilegiado o uma diminuio de pena, diz respeito ao motivo e sempre subjetivo. o Hipteses de privilgio o Relevante valor social o Relevante valor moral Ex. Eutansia o Sob o domnio de violenta emoo (logo aps injusta provocao) o Entendimento jurisprudencial que o homicdio privilegiado obrigatrio. Homicdio Qualificado o Sempre hediondo. o Pode ser ao mesmo tempo HP e HQ? Pode, desde que.... o STF HQP no hediondo. OBJETIVO MEIO: fogo, explosivo, tortura, veneno, asfixia MODO: traio, emboscada ou dissimulao SUBJETIVO TORPE FTIL PAGA OU PROMESSA DE RECOMPENSA.

Homicdio Culposo Perdo judicial o HC admite quando as conseqncias do crime tornam a punio desnecessria. HC no CBT A jurisprudncia admite perdo judicial neste crime. Aumento de pena doloso Circunstanciado e culposo o Quando o Homicdio doloso tem pena aumentada? Menor de 14 e maior de 60 o Quando o Homicdio culposo tem a pena aumentada? Quando foi cometida com desobedincia a regra tcnica, ou quando o agente tentar reparar as conseqncias dos seus atos.

STJ: HOMICDIO CULPOSO. SOCORRO. VTIMA. Ao registrar inicialmente que o fato em questo ocorreu antes da vigncia do Cdigo Brasileiro de Trnsito (CBT), a Turma entendeu que, no homicdio culposo, a ausncia de imediato socorro vtima causa de aumento de pena (art. 121, 4, do CP) e que no h que se cogitar na aplicao da atenuante genrica do art. 65, III, b, daquele mesmo cdigo quando tal socorro for efetivamente prestado, pois se cuida, sim, de dever legal do agente causador do delito, anotado que seu cumprimento no importa mitigao da sano. HC 65.971-PR, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 13/9/2007.

ABORTO interrupo da gestao com o resultado morte do feto. No importa se a morte do feto ocorre dentro ou fora do ventre materno, podendo configurar nos dois casos o crime de aborto.

Espcies: 1. Art. 124, CP Auto-aborto a gestante que provoca ou consente; 2. Art. 125, CP Aborto sem consentimento; 3. Art. 126, CP Aborto com consentimento;

49

4.

Art. 128, CP Aborto legal. Somente feito por mdico. Hipteses: a. Necessrio para salvar a vida da gestante; b. Sentimental gravidez que decorre de estupro e tem que ter o consentimento da gestante. Complemento INFANTICDIO um crime privilegiado em relao ao homicdio. Quais os elementos? o Sujeito ativo Me em ESTADO PUERIPERAL (no se presume este estado, tem que ser feito um exame). o Concurso de pessoas Admite concurso SIM. o Sujeito passivo Filho neo-nato ou nascente o Momento Durante o parto ou logo aps. Quando? No momento do rompimento do saco amnitico. CRIME DE ABORTO a interrupo da gravidez, com a conseqente morte do feto uma exceo a Teoria Monista, porque a Gestante responde pelo Crime do art. 124 e o terceiro pelo Crime do art. 126. Espcies previstas so 03: A) Auto aborto Crime prprio, s a me. B) Aborto Provocado - Praticado por TERCEIRO sem o consentimento C) Aborto Consensual - praticado por TERCEIRO com o consentimento Formas qualificadoras (pena maior) o Se decorrer leso grave ou morte,s se aplica nos crimes do artigo 125 e 126. Excludentes de ilicitude (Aborto considerado legal). o Aborto Legal - Quando praticado por mdico, no parteira ou outro profissional da sade. Em dois casos: Aborto Necessrio aquele praticado para salvar a vida da paciente. Aborto sentimental aquele que ocorre em decorrncia de estupro com a autorizao da paciente. STF e STJ no admitem o aborto Eugnico.

P.S.: A pena do Art. 125 e 126 aumentada se da ao abortiva resulta leso grave ou morte da gestante.

CRIME DE INDUZIMENTO AO SUICDIO (AUXLIO AO SUICDIO) Condutas: INDUZIR, INSTIGAR e AUXILIAR Sujeito passivo: Hot! hot! qualquer pessoa, mas esta tem que ter conscincia do que esta fazendo. Consumao: hot! hot! S se consuma com a leso grave ou morte (mesmo quando o ato de suicdio no se consuma. Tentativa: no admite.

Questes Cespe A) Fbio induziu Marlia, portadora de desenvolvimento mental retardado sndrome de Down a praticar suicdio. Posteriormente, aps Marlia ter aderido idia, Fbio emprestou-lhe um revlver, vindo ela a se matar. Nessa situao, Fbio responder por A induzimento a suicdio. B instigao a suicdio. C auxlio a suicdio.

50

D homicdio. CORRETA B) Considere que uma gestante, sbria, estando na direo de seu veculo automotor, solida, culposamente, com um poste, causando, em razo do impacto sofrido, o aborto. Nessa situao, a conduta da gestante A corresponde ao delito de homicdio. B corresponde ao delito de leso corporal culposa. C corresponde ao delito de aborto provocado pela gestante. D no gera responsabilidade, haja vista a inexistncia de previso legal para a modalidade culposa de aborto. CORRETA FURTO Subtrair coisa alheia mvel para si ou para outrem. Subtrair tirar de forma clandestina. Coisa todo objeto mvel passvel de apreenso, tendo valor relevante. Alheia aquilo que de terceiro. Mvel aquilo que d para se deslocar sem destruir. Para si ou para outrem nimo de tirar a coisa de forma definitiva do patrimnio da vtima para que integre outro patrimnio. P.S.: O furto de coisa comum Art. 156, CP crime de ao penal condicionada. P.S.: Furto famlico o praticado em estado de necessidade para satisfazer necessidade alimentcia e imediata.

FURTO PRIVILEGIADO: 1) Requisitos: a. Primrio no reincidente. b. E pequeno valor a coisa (salrio mnimo). 2) Efeitos: a. Recluso pode ser convertida em deteno; b. Diminui a pena de 1 a 2/3; ou, c. Converte em multa.

3) Qualificadora do furto Art. 155, 4, CP: a. Rompimento de obstculo o obstculo o objeto exterior a coisa que deve ser vencido para a subtrao necessrio violncia contra o obstculo; b. Destreza (habilidade do punguista mo leve a vtima no percebe a subtrao s qualifica quando necessria), abuso de confiana (no basta a relao de emprego), escalada (entrada por via anormal em prdio no sentido de construo tem que ter esforo) e a fraude (a mentira utilizada para afastar a vigilncia da vtima. diferente do estelionato, em que a mentira utilizada para iludir a vtima, que entrega a coisa de forma definitiva); c. Emprego de chave falsa o que abre o mecanismo de segurana de forma normal. No precisa parecer chave; d. Concurso de agentes prevalece que conta o menor

DICAS DO ROUBO: 1. Prevalece nos Tribunais Superiores que no necessria a posse tranqila para consumao do crime de roubo; 2. CAI!!! Prevalece nos Tribunais Superiores que o emprego de arma de brinquedo NO aumenta a pena do crime de roubo. A privao de liberdade da vtima aumenta a pena no crime de roubo. Deve ser interpretada da seguinte forma:

3.

51

a. b. c.

A privao de liberdade irrelevante no influncia a pena; A privao de liberdade relevante e necessria configura a causa de aumento do inciso V do 2; A privao de liberdade desnecessria e relevante configura crime de roubo em concurso com crime de seqestro.

DICAS DO ESTELIONATO POR MEIO CHEQUE: 1. A reparao do dano at o recebimento da denncia torna o fato irrelevante penal; 2. 3. O estelionato por meio de cheque pr-datado descaracteriza o crime; O uso de cheque sem fundo para pagar dvida inexigvel (dvida de jogo, prostituio) no configura crime.

STJ: COMPETNCIA. FRAUDE ELETRNICA. INTERNET. CONTA-CORRENTE. BANCO. O cerne da questo consiste em se determinar o juzo competente para processar e julgar crime de transferncias eletrnicas bancrias sem consentimento do correntista para outra pessoa via internet em detrimento da CEF. No caso dos autos, a fraude foi usada para burlar o sistema de proteo e vigilncia do banco sobre os valores mantidos sob sua guarda, configurando crime de furto qualificado por fraude e no estelionato. Assim, considera-se consumado o crime de furto no momento em que o agente torna-se possuidor da resfurtiva, ou seja, no momento em que o bem subtrado sai da esfera de disponibilidade da vtima. No caso, a contacorrente da vtima estava situada em Porto Alegre-RS, local da consumao do delito (art. 155, 4, II, do CP). Com esse entendimento, em sintonia com o parecer do MPF e a jurisprudncia deste Superior Tribunal, a Seo declarou competente o Juzo Federal suscitante. Precedente citado: CC 67.343-GO. CC 72.738-RS, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 8/8/2007.

STF: ROUBO E MOMENTO CONSUMATIVO; A Turma, por maioria, indeferiu habeas corpus em que se pleiteava a tipificao da conduta dos pacientes na modalidade tentada do crime de roubo, ao argumento de que no houvera a cessao da ameaa/violncia a legitimar a sua consumao, uma vez que foram surpreendidos no instante em que a ao ocorria e sofreram interceptao imediata. Esclareceu-se, inicialmente, que, aps a subtrao da coisa, os pacientes deixaram o local caminhando, e que a vtima, percebendo a direo que tomavam, informara autoridade local, que, por sua vez, efetivara a priso dos mesmos. Aplicou-se o entendimento firmado pelo STF, que dispensa, para a consumao do roubo, o critrio de sada da coisa da chamada esfera de vigilncia da vtima e se contenta com a verificao de que, cessada a clandestinidade ou a violncia, o agente tenha tido a posse da res furtiva, ainda que retomada, em seguida, pela perseguio imediata. Vencido o Min. Marco Aurlio que, salientando a transcrio do depoimento da vtima a revelar que no perdera os agentes de vista, considerou que o recurso especial, ao restabelecer a sentena que condenara os pacientes por roubo consumado, no tinha condies de ser conhecido. Precedentes citados: RE 102490/SP (DJU de 16.8.2001); HC 89958/SP (DJU de 27.4.2007); HC 89653/SP (DJU de 23.3.2207). HC 89959/SP, rel. Min. Carlos Britto, 29.5.2007. (HC-89959

Crimes contra o patrimnio 1) FURTO art. 155, CP

52

Espcies: o Furto Simples: Subtrair sem o consentimento da vtima. Se a vtima entrega o bem no furto Apropriao indbita. o Furto Noturno - Repouso noturno: (causa de aumento de pena em 1/3); o horrio em que habitualmente se encontram repousando. S se aplica ao furto simples. Furto Privilegiado ou mnimo: Quando a coisafor de pequeno valor 01 sal min) e o criminoso for primrio. O juiz pode: Diminuir a pena de recluso pela de deteno Diminu-la de um a dois teros Aplicar somente pena de multa. Furto Qualificado: Rompimento do obstculo Furto mediante fraude Escalada Destreza Abuso de confiana Chave falsa Subtrao de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o Exterior. Momento consumativo do furto: o STF; STJ o momento em que a coisa sai da esfera de disponibilidade da vtima.

2) ROUBO art. 157, CP Crime complexo em sentido estrito (conjugado 02 tipos penais autnomos). Espcies o Roubo Prprio (caput) : PRIMEIRO VEM A VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA, DEPOIS A SUBTRAO. o Roubo Imprprio (pargrafo primeiro): PRIMEIRO VEM A SUBTRAO, DEPOIS A VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA. o Causa de aumento de pena (157, pargrafo 2): Emprego de arma (mais importante, tem outros...) Posio STF/STJ arma de brinquedo, arma ineficaz e simulao de arma no permitem a causa de aumento de pena. o Formas qualificadoras: Roubo seguido de Leso Grave ou Roubo seguido de Morte (h o crime de Latrocnio) s este hediondo Smula STF , 610 Latrocnio, morte consumada, latrocnio consumado. Se tentado o latrocnio tentado. Pode ser produzido de forma dolosa ou culposa o Momento consumativo: Roubo Prprio a mera deteno da coisa j configura a consumao, admite tentativa. Roubo Imprprio A retirada da coisa da esfera da vtima depois que terminou a violncia. Consuma com a realizao da violncia. 3) EXTORSO 4) EXTORSO mediante seqestro art. 159, CP o crime formal, permanente, consuma-se com o constrangimento da vtima (com o seqestro). 5) DANO 6) APROPRIAO INDBITA art. 168, CP o Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno. o Sujeito ativo O sujeito ativo tem a posse ou a deteno desvigiada, a ele confiada pelo sujeito passivo passa a se comportar como se fosse dono.

53

Dolo Subseqente -

7) APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA 9) RECEPTAO art. 180, CP o Receptao qualificada o Receptao culposa

STJ: ROUBO. ARMA DE FOGO. PERCIA. REINCIDNCIA. AGRAVANTE. INDIVIDUALIZAO. PENA. Para configurar a causa especial do aumento de pena (art. 157, 2, I, do CP), no so necessrias a apreenso e a percia na arma de fogo utilizada no roubo, quando as demais provas constantes dos autos so firmes sobre sua efetiva utilizao na prtica da conduta criminosa. Na espcie, foram disparados tiros para o alto no intuito de intimidar as vtimas durante o assalto, circunstncia por si s, caracterizadora da real possibilidade lesiva da arma. Ademais, restando comprovada no momento da dosimetria da pena a reincidncia, a sano dever ser sempre agravada, sob pena de violao ao comando disposto no art. 61, I, do CP. Precedentes citados: REsp 838.154-RS, DJ 18/12/2006, REsp 822.161-RS, DJ 30/10/2006, e HC 18.818-SP, DJ 15/4/2002. REsp 965.998-RS, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 25/9/2007. STJ: ROUBO. FURTO. CONCURSO. AGENTES. ANALOGIA. Descabida a aplicao analgica do art. 157, 2, II, CP, que trata do aumento de pena no crime de roubo, ao crime de furto qualificado, mormente em razo do concurso de agentes (CP, art. 155, 4, IV). Precedentes citados: REsp 540.768-RS, DJ 24/11/2003, e REsp 401.274-RS, DJ 4/8/2003. REsp 916.977-RS, Rel. Min. Carlos Fernando Mathias (Juiz convocado do TRF 1 Regio), julgado em 16/10/2007. STJ: HABEAS CORPUS. ESTELIONATO. TRANCAMENTO. AO PENAL O paciente comprou grande quantidade de milho, e os primeiros cheques para pagamento foram devidamente compensados. Posteriormente, fez uma outra compra a prazo e deu em garantia cheques que acabaram sendo objeto do procedimento criminal instaurado (art. 171, 2, VI, segunda figura, do CP). Mas o Min. Relator observou pairar dvidas quanto emisso dos mencionados cheques em garantia de dvida, pois o ofendido no deixou claro tratar-se de cheques sem suficiente proviso de fundos, de ordem de pagamento vista. E, diante disso, no havendo clareza quanto a se tratar de ordens de pagamento vista, falou-se at em pagamento a prazo. A Turma deu provimento ao recurso ordinrio com a finalidade de extinguir a ao penal. RHC 20.600-GO, Rel. Min. Nilson Naves, julgado em 9/10/2007. STF: NATUREZA DO CRIME DE ESTELIONATO CONTRA A PREVIDNCIA A Turma concluiu julgamento de habeas corpus em que condenado pena de um ano e oito meses de recluso e multa pela prtica do crime previsto no art. 171, 3, do CP pretendia a declarao de extino da punibilidade pela ocorrncia da prescrio retroativa, haja vista que o delito fora cometido em 4.10.94 e a denncia recebida em 23.11.99. Tratava-se de writ impetrado contra deciso do Presidente do STJ que negara seguimento a recurso ordinrio ao fundamento de no restar atendida a exigncia constitucional estabelecida pelo art. 102, II, a, qual seja, cuidar-se de deciso colegiada de Tribunal Superior v. Informativo 461. Tendo em conta que a pena aplicada seria inferior a 2 anos e que j transcorrido o prazo prescricional de 4 anos (CP, art. 109, V), deferiu-se a ordem para fulminar, ante a prescrio retroativa, a pretenso punitiva. Inicialmente, salientou-se que a interposio de recurso ordinrio pressupe deciso de Tribunal Superior formalizada por colegiado e que, na espcie, seria cabvel agravo contra o ato individual do relator indeferindo o habeas. Quanto prescrio, informou-se que o paciente fora condenado por haver viabilizado, mediante fraude e na qualidade de servidor do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, o reconhecimento de benefcio previdencirio. Considerou-se que a fraude perpetrada pelo agente consubstancia crime instantneo de resultados permanentes, no obstante tenha repercutido no tempo e beneficiado terceiro. Precedente citado: HC 80349/SC (DJU de 4.5.2001). HC 86467/RS, rel. Min. Marco Aurlio, 23.4.2007. (HC-86467).

STF: COLA ELETRNICA E TIPIFICAO PENAL Em concluso de julgamento, o Tribunal, por maioria, rejeitou denncia apresentada contra Deputado Federal, em razo de ter despendido quantia em dinheiro na tentativa de obter, por intermdio de cola eletrnica, a aprovao de sua filha e amigos dela no vestibular de universidade federal, conduta essa tipificada pelo Ministrio Pblico Federal como crime de estelionato (CP,

54

art. 171), e posteriormente alterada para falsidade ideolgica (CP, art. 299) v. Informativos 306, 395 e 448. Entendeu-se que o fato narrado no constituiria crime ante a ausncia das elementares objetivas do tipo, porquanto, na espcie, a fraude no estaria na veracidade do contedo do documento, mas sim na utilizao de terceiros na formulao das respostas aos quesitos. Salientou-se, ainda, que, apesar de seu grau de reprovao social, tal conduta no se enquadraria nos tipos penais em vigor, em face do princpio da reserva legal e da proibio de aplicao da analogia in malam partem. Vencidos os Ministros Carlos Britto, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Marco Aurlio, que recebiam a denncia. Inq 1145/PB, rel. orig. Min. Maurcio Corra, rel. p/ o acrdo Min. Gilmar Mendes, 19.12.2006. (Inq-1145). STJ: ESTELIONATO. REPARAO. DANO. ARREPENDIMENTO. Trata-se de habeas corpus impetrado pela Defensoria Pblica em favor de paciente condenada, como incursa na sano do art. 171, caput, do CP, pena de um ano de recluso, substituda por restritiva de direito. Postula seja declarada a extino da punibilidade ao alegar que no houve prejuzo decorrente da conduta, pois a paciente restituiu vtima os valores obtidos ilicitamente. Solicita, tambm, a aplicao da Sm. n. 554-STF e o disposto no art. 34 da Lei n. 9.249/1995, a qual determina a extino da punibilidade quando h o pagamento dos tributos devidos antes do recebimento da denncia. Explicou o Min. Relator que o estelionato consumou-se no momento em que a paciente obteve a vantagem ilcita e a vtima experimentou o prejuzo. Assim, a reparao do dano foi posterior consumao do estelionato, o que autoriza, to-somente, o reconhecimento da causa de reduo da pena prevista no art. 16 do CP. Outrossim, a reparao do dano anteriormente ao recebimento da denncia exclui o crime de estelionato em sua forma base, pois a Sm n. 554-STF s tem aplicao para o crime de estelionato na modalidade de emisso de cheques sem fundos (art. 171, 2, VI, do CP). Por ltimo, aduziu ser invivel a aplicao do art. 34 da Lei n. 9.249/1995 ao crime de estelionato. Com esse entendimento, a Turma denegou a ordem de habeas corpus. Precedentes citados: RHC 20.387-BA, DJ 30/4/2007, e RHC 13.554RN, DJ 3/11/2003. HC 61.928-SP, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 4/9/2007.

Questes Cespe De acordo com a legislao penal e a jurisprudncia ptria, sobretudo do STJ e do STF, assinale a opo correta. A O arrependimento posterior compatvel com o delito de roubo. B O crime de extorso consuma-se com a obteno da vantagem indevida. C Cultivar plantas destinadas preparao de entorpecentes crime, segundo a Lei de Txicos. CORRETA D A condenao por extorso mediante seqestro, delito tido como hediondo, deve ser cumprida em regime integralmente fechado, estando vedada a progresso de regime. Assinale a opo correta, considerando a jurisprudncia do STJ e do STF. A O STJ no admite a aplicao do princpio da bagatela no crime de furto, ainda que seja insignificante o valor dos bens furtados. B O STF nega a possibilidade de se atribuir pessoa jurdica capacidade para a prtica de crime ambiental. C O uso de arma de brinquedo justifica aumento de pena no caso de roubo. D O STJ no admite extino da punibilidade pela prescrio em perspectiva. CORRETA. No crime de apropriao indbita previdenciria, o pagamento integral dos dbitos oriundos da falta de recolhimento de contribuies sociais, efetuado posteriormente ao recebimento da denncia, A causa de excluso da tipicidade. B causa de extino da punibilidade. CORRETA C indiferente penal. D circunstncia atenuante. O agente que, na qualidade de servidor do INSS, obtm de forma indevida a concesso de benefcio previdencirio junto ao INSS, em favor de terceiro, pratica o crime de A peculato-furto. B apropriao indbita. C estelionato. CORRETA D corrupo passiva.

13 aula CRIME DE LESO CORPORAL

55

Leso dolosa pode ser: Leve Grave Gravssima

Crimes contra a honra (dignidade humana) Vem previsto tambm no Cdigo Penal Militar e na Lei de Imprensa. Calnia, Injria e Difamao So todos crimes formais CALNIA Imputar falsamente FATO definido como crime. DIFAMACO Imputar um FATO determinado desabonador reputao. No precisa ser falso ou criminoso Protege a honra OBJETIVA INJRIA Ofender a dignidade ou o decoro. Trata-se da imputao de qualidade negativa a algum. Protege a honra SUBJETIVA - HS HS o juzo que determinada pessoa faz acerca de seus atributos. Se consuma quando chegar ao conhecimento da vtima NO admite retratao Posso reparar a honra objetiva Retratao o agente que desdiz o que disse at o momento da sentena, tem extinta a punibilidade. NO - Admite em regra a EXCEO DA VERDADE, salvo quando o ofendido for funcionrio pblico em exerccio da funo ( de interesse pblico)

Protege a honra OBJETIVA (HO). HO Pode ser compreendida como o juzo que terceiros fazem acerca dos atributos de algum. Se consuma quando chegar ao conhecimento de terceiro Admite retratao

Se consuma quando chegar ao conhecimento de terceiro Admite retratao

Admite em regra a EXCEO DA VERDADE para demonstrar que o fato imputado no falso: EV no cabvel - Excees: - Quando o ofendido for Presidente da Repblica ou Chefe de Governo Estrangeiro

Admite em regra a EXCEO DA VERDADE

Excludente de ilicitude s DIFAMAO OU INJRIA, possibilidades: o Ofensa rogada em juzo pelas partes e seus procuradores. o Opinio desfavorvel emitida por funcionrio pblico no exerccio da funo (ele que ofende) o Crtica artstica ou literria AES PENAIS (ver em Processo penal)

56

STF: INTENO DE CALUNIAR E FALTA DE JUSTA CAUSA. Por ausncia de justa causa, a Turma deferiu habeas corpus para trancar ao penal instaurada contra sargento do Exrcito acusado pela suposta prtica do crime de calnia contra superior hierrquico (CPM, art. 214, caput, c/c o art. 218, II). No caso, o paciente, considerando-se vtima do crime de abuso de autoridade, apresentara queixa-crime contra oficiais superiores. Em decorrncia disso, esses oficiais, perante a justia castrense, representaram ao Ministrio Pblico Militar, que propusera a citada ao penal por delito contra a honra. Inicialmente, assentou-se a legitimidade do Ministrio Pblico Militar para propor a ao penal militar, que sempre incondicionada e de atribuio exclusiva do parquet. Salientando, na espcie, a desnecessidade de exame aprofundado dos elementos de prova e tendo em conta as informaes contidas na denncia e na sentena condenatria, entendeu-se que o comportamento do paciente no revelaria inteno de caluniar, o que afastaria a configurao do elemento subjetivo essencial caracterizao do tipo penal em causa. Aduziu-se, nesse sentido, que a insistncia do paciente em buscar a punio de seus superiores por eventual delito de abuso de autoridade no deveria ser tida como inteno de praticar o crime. Ademais, asseverou-se que a busca do direito perante o Poder Judicirio no poderia acarretar a presuno da existncia do nimo de calnia. HC 86466/RS, rel. Min. Menezes Direito, 30.10.2007. (HC-86466) STJ: OFENSA. HONRA. ADVOGADO. MAGISTRADO Trata-se de queixa-crime em que o querelado, advogado, imputou ao querelado, desembargador relator de excees de suspeio, a ofensa em sua honra objetiva e subjetiva ao afirmar, no exerccio de suas funes, em sesso de julgamento, que o causdico que patrocinava o excipiente tenta induzir em erro este Tribunal, suscitando alegaes infundadas e omitindo a realidade dos fatos. Ressaltou o Min. Relator que, no exerccio da funo jurisdicional e como fundamento de deciso, o desembargador atentou para a conduta do causdico porque os argumentos utilizados no se sustentavam na exceo de suspeio. Ademais, no se pode inferir das expresses utilizadas pelo querelado, relacionadas com o mrito da deciso, a vontade de injuriar ou difamar o querelante. O querelado, no estrito cumprimento do dever legal, a teor do art. 41 da Loman, no pode ser punido ou prejudicado pelas opinies que manifestar ou pelo teor das decises que proferir. No caso concreto, nem houve excesso de linguagem ou conduta ofensiva. Acrescentou que, nos termos do art. 142, III, do CP, no constitui injria ou difamao punvel o conceito desfavorvel emitido por funcionrio pblico, em apreciao ou informao prestada no cumprimento de dever de ofcio. Diante do exposto, a Corte Especial rejeitou a queixa-crime. Precedentes citados do STF: QC 501-DF, DJ 28/11/1997; do STJ: APn 256-PE, DJ 1/8/2006. APn 482-PA, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, julgada em 17/10/2007. Questo Cespe Assinale a opo incorreta no que se refere aos crimes contra a honra. A A calnia a falsa imputao a algum de fato definido como crime. B Na injria, no se imputa fato determinado, mas se formulam juzos de valor, exteriorizando-se qualidades negativas ou defeitos que importem menoscabo, ultraje ou vilipndio de algum. C O crime de difamao consiste na imputao de fato que incide na reprovao ticosocial, ferindo, portanto, a reputao do indivduo, pouco importando que o fato imputado seja ou no verdadeiro. D A imunidade processual, conferida aos advogados pela Constituio da Repblica e pelo Cdigo Penal, abrange o delito de calnia. CORRETA

CRIMES CONTRA OS COSTUMES 1. ESTUPRO 2. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR 3. POSSE SEXUAL MEDIANTE FRAUDE] 4. ATENTADO AO PUDOR MEDIANTE FRAUDE 5. ASSDIO SEXUAL 6. CORRUPO DE MENORES 7. CASA DE PROSTITUIO 8. RUFIANISMO 9. TRFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS 10. TRFICO INTERNO DE PESSOAS

57

STF: ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR: CRIME CONTINUADO; Em face de empate na votao, a Turma deferiu habeas corpus impetrado em favor de condenado pela prtica dos crimes de estupro e de atentado violento ao pudor para determinar a unificao das penas pelo reconhecimento de crime continuado. Entendeu-se que a circunstncia de esses delitos no possurem tipificao idntica no seria suficiente a afastar a continuidade delitiva, uma vez que ambos so crimes contra a liberdade sexual e, no caso, foram praticados no mesmo contexto ftico e contra a mesma vtima. Vencidos, no ponto, os Ministros Carlos Britto, relator, e Crmen Lcia que aplicavam a orientao da Corte, no sentido de que o estupro e o atentado violento ao pudor, ainda que praticados contra a mesma vtima, caracterizam hiptese de concurso material. Por unanimidade, deferiu-se o writ para afastar o bice legal do art. 2, 1, da Lei 8.072/90, declarado inconstitucional, de modo a que o juiz das execues analise os demais requisitos da progresso do regime de execuo. Rejeitou-se, ainda, a alegao de intempestividade do recurso especial do Ministrio Pblico, ao fundamento de que, consoante assentado pela jurisprudncia do STF, as frias forenses suspendem a contagem dos prazos recursais, a teor do art. 66 da LOMAN. HC 89827/SP, rel. Min. Carlos Britto, 27.2.2007. (HC-89827) Questes Cespe Assinale a opo correta segundo o STJ. A H como reconhecer-se a continuidade delitiva entre os crimes de roubo e de extorso. B H como reconhecer-se a continuidade delitiva entre os crimes de estelionato e de receptao. C O bem jurdico protegido na falsidade ideolgica o patrimnio pblico. D No crime de atentado violento ao pudor, a causa de aumento de pena prevista na Lei dos Crimes Hediondos incide somente se do crime resultar leso corporal de natureza grave ou morte. CORRETA A conduta de constranger algum com o intuito de obter favorecimento sexual, aproveitando-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerente ao exerccio do emprego, corresponde ao delito de A estupro. B ameaa. C assdio sexual. CORRETA D constrangimento ilegal. Marcelo induziu Letcia em erro, fazendo que ela se enganasse sobre a identidade pessoal dele. Devido ao ardil, Letcia concordou em ter com ele conjuno carnal. Nessa situao hipottica, a conduta de Marcelo classificada no direito penal como A posse sexual mediante fraude. CORRETA B assdio sexual. C atentado violento ao pudor. D atentado ao pudor mediante fraude. Assinale a opo correta acerca do direito penal. A O delito de corrupo de menores prescinde da efetiva corrupo do menor, bastando, para a sua configurao, a prova de participao do inimputvel em crime juntamente com agente maior de 18 anos. CORRETA B Os delitos de estupro e de atentado violento ao pudor, em sua forma simples, no configuram modalidades de crime hediondo. C O crime de denunciao caluniosa dispensa a cincia, pelo agente, da inocncia do acusado. D No caso de crime cometido no mbito de uma empresa, o simples fato de o ru ser administrador da empresa autoriza a instaurao de processo criminal pelo crime, mesmo se no restar comprovada a mnima relao de causa e efeito entre as imputaes e a condio de dirigente da empresa.

CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA 1. QUADRILHA OU BANDO 2. APOLOGIA AO CRIME

58

STF: QUADRILHA E MOMENTO DA CONSUMAO. Aplicando o entendimento firmado pela Corte no sentido de que o crime de quadrilha ou bando (CP, art. 288), por ser delito autnomo e formal, se consuma no momento em que se concretiza a convergncia de vontades e independe da realizao ulterior do fim visado, a Turma indeferiu habeas corpus em que requerido o trancamento de ao penal. Alegava-se, na espcie, falta de justa causa, pois o feito estaria embasado em meras suposies de que o paciente integraria organizao criminosa e de que a inicial acusatria seria genrica, por no descrever a sua conduta, bem como no apontaria indcios mnimos de autoria. Considerou-se que a denncia oferecida estaria formal e materialmente apta para dar ensejo persecuo penal, atendendo os requisitos do art. 41 do CPP, com a descrio individualizada da conduta delituosa supostamente praticada pelo paciente, permitindo o amplo exerccio de sua defesa. Afastou-se, ainda, a alegao de que os fatos imputados ao paciente seriam inverdicos, uma vez que o seu exame demandaria anlise aprofundada das provas, incabvel na via eleita. Ademais, no ponto, salientou-se a complexidade do caso, a envolver 12 acusados e vrios processos incidentes. Precedentes citados: HC 81260/ES (DJU de 14.6.2002); HC 84768/PE (DJU de 27.5.2005); HC 72992/SP (DJU de 14.11.96); HC 81260/ES (DJU de 14.6.2002); HC 89433/MG (DJU de 6.11.2006); RHC 88144/SP (DJU de 2.6.2006). HC 88978/DF, rel. Min. Cezar Peluso, 4.9.2007. (HC-88978) Considerando a legislao penal e a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), assinale a opo incorreta. A A sentena penal condenatria com trnsito em julgado torna certa a obrigao de reparar o dano causado pelo crime. B O crime de quadrilha ou bando um delito de natureza permanente. C O objeto jurdico tutelado pelo delito de corrupo de menores a proteo da moralidade do menor e visa a coibir a prtica de delitos em que existe sua explorao. D A apologia de contraveno penal satisfaz o elemento constitutivo do delito de apologia de crime ou criminoso.CORRETA CRIMES CONTRA A F PBLICA 1. FALSIDADE IDEOLGICA 2. FALSIDADE DOCUMENTAL Questo Cespe O sujeito que empresta seu nome para terceiro abrir empresa de fachada, sabendo que no ser a empresa estabelecida para realizar o objeto social declarado, pratica o crime de A falsificao de documento particular. B falsidade documental. C falsidade ideolgica. CORRETA D falso reconhecimento de firma.

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA 1. PECULATO 2. CONCUSSO 3. EXCESSO DE EXAO 4. CORRUPO PASSIVA 5. PREVARICAO 6. RESISTNCIA 7. DESOBEDINCIAA] 8. DESACATO 9. CORRUPO ATIVA CORRUPO PASSIVA CONCUSSO O funcionrio EXIGE a vantagem Exigir vantagem Consuma-se Vantagem indevida EXCESSO DE EXAO

Solicitar Receber ou Aceitar promessa Vantagem indevida

Exigir tributos ou contribuio social, que sabe ou devia saber se indevido ou no ... NO vantagem indevida

59

Se houver violao do dever haver uma corrupo passiva qualquer

.x.

.x.

PREVARICAO Retardar, deixar de praticar ou praticar contra lei um ato de ofcio. Motivo: em atendimento a sentimento ou interesse pessoal Tipo misto alternativo: aquele composto por diversos verbos que praticados isoladamente j configura crime. Ex. Art 319 Prova Crime omissivo; prprio; sujeito ativo prprio, para o preso considerado falta grave. PECULATO Doloso peculato prprio caput peculato-apropriao Peculato- desvio Peculato Imprprio ou peculato-furto - subtrair Concorrer para a subtrao Culposo Art. 312, pargrafo 2 e 3 se o funcionrio concorre culposamente com crime de outro. o Mediante erro de outrem peculato estelionato art. 313,CP

STJ: CORRUPO ATIVA. PAGAMENTO. PROPINA EXIGIDA. TESTEMUNHO INDIRETO.No configura corrupo ativa sujeitar-se a pagar a propina exigida pela autoridade policial, sobretudo se, na espcie, no houve obteno de vantagem indevida com o pagamento da quantia. No nosso sistema penal, no se aceita a confisso extrajudicial obtida mediante depoimento informal (sabidamente classificado como prova ilcita), porm no se obsta, em princpio, aceitar o testemunho indireto, ou por ouvir dizer. Precedentes citados do STF: HC 80.949-RJ, DJ 14/12/2001; do STJ: HC 22.371-RJ, DJ 31/3/2003. HC 62.908-SE, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 6/11/2007. STJ: DESOBEDINCIA. SOLICITAO. HC. LIMINAR. A regra que no se aceite, no mbito deste Superior Tribunal, habeas corpus para combater liminar em outro writ (Sm. n. 691-STF). Porm certo que o teor do referido enunciado pode ser mitigado enquanto presente flagrante violao de direito subjetivo, tal como no caso, em que o relator, no Tribunal a quo, em deciso monocrtica, no outorgou a tutela mandamental evidentemente cabvel frente atipicidade da conduta objeto da ao penal. Em verdade, o crime de desobedincia (art. 330 do CP) ora imputado pressupe necessariamente a existncia de uma ordem inequvoca exarada por funcionrio pblico e comunicada ao destinatrio de forma legal, anotado que, uma vez caracterizado o delito, no h que se falar em eliso por ulterior acatamento da determinao. No caso, os ofcios expedidos pelo juzo solicitavam (e no ordenavam ou determinavam) que se agendasse dia e hora para que o paciente, ento deputado federal detentor dessa prerrogativa processual, prestasse depoimento, o que no se confunde com ordem judicial para fins de incidncia do art. 330 do CP. Note-se que os ofcios sequer continham o clssico alerta ao destinatrio de que seu descumprimento importaria em crime, ou mesmo a genrica clusula de sob as penas da lei, da concluir-se pela inexistncia de ordem, sendo foroso o trancamento da ao penal por manifesta atipicidade da conduta do paciente. Com esse entendimento, a Turma, ao prosseguir o julgamento, concedeu a ordem. Precedentes citados do STF: HC 90.172-SP, DJ 17/8/2007; do STJ: HC 49.517-PI, DJ 26/3/2007. HC 86.429-SP, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 13/9/2007.

Questo Cespe Considerando os crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. A O agente que, valendo-se das atribuies de um assessor de funcionrio pblico, lhe promete ou oferece vantagem indevida, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio, comete crime de corrupo ativa. CORRETA B O sujeito que atribui a si mesmo a prtica de crime inexistente ou que foi cometido por terceiro pratica denunciao caluniosa.

60

C H corrupo ativa no caso de o sujeito, sem oferecer ou prometer qualquer utilidade ao funcionrio pblico, pedir-lhe que d um jeitinho em sua situao perante a Administrao Pblica. D No favorecimento pessoal, o sujeito visa tornar seguro o proveito do delito; no real, o objetivo tornar seguro o autor do crime antecedente. Assinale a opo correta, de acordo com o ordenamento penal brasileiro. A No peculato, a restituio do valor desviado importa, por si s, o afastamento do animus rem sibi habendi porque, para a caracterizao desse tipo penal, necessria a efetiva obteno da vantagem ilcita. B A doutrina penal brasileira instrui que o dolo, ainda que eventual, conquanto constitua elemento subjetivo do tipo, deve ser compreendido sob dois aspectos: o cognitivo, que traduz o conhecimento dos elementos objetivos do tipo, e o volitivo, configurado pela vontade de realizar a conduta tpica. CORRETA C A consumao do crime de estelionato se d independentemente da efetiva obteno de vantagem ilcita, em detrimento de outrem, mediante sua induo ou manuteno em erro, utilizao de artifcio, ardil ou fraude. D O crime de estupro, se perpetrado em sua forma simples ou com violncia presumida, no considerado crime hediondo. Assinale a opo correta acerca do direito penal. A O recolhimento priso domiciliar somente ser admitido aos apenados submetidos aoregime aberto, sem excees. B O mdico de hospital credenciado pelo SUS que presta atendimento a segurado, por ser considerado funcionrio pblico para efeitos penais, pode ser sujeito ativo do delito de concusso. CORRETA C O assalto praticado por policiais militares que, em trajes civis e com carro civil, abalroarem o carro da vtima, apenas coincidentemente policial militar, mas tambm em traje e carro civil, quando ento anunciarem e consumarem o delito, crime militar. D Aplica-se a atenuante da confisso espontnea quando a confisso extrajudicial efetivamente sirva para alicerar a sentena condenatria, desde que no haja retratao em juzo. Pedro, funcionrio pblico, deixou de praticar ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo influncia de Daniele, sua namorada. Nessa situao hipottica, a conduta de Pedro se amolda ao tipo de crime, previsto no Cdigo Penal, de: A trfico de influncia. B corrupo passiva. CORRETA C prevaricao. D concusso. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA 1. FALSO TESTEMUNHO 2. FAVORECIMENTO PESSOAL 3. FAVORECIMENTO REAL Questo Cespe De acordo com a jurisprudncia do STJ, a conduta do advogado que ilicitamente instrui a testemunha a mentir em juzo incide no tipo penal denominado A fraude processual. B patrocnio infiel. C participao em falso testemunho. CORRETA D advocacia administrativa.

LEGISLAO ESPECIAL DECRETO LEI 201/67: CRIMES DE RESPONSABILIDADE DE PREFEITOS E VEREADORES STF: ART. 1, I, DO DECRETO-LEI 201/67 E DEMONSTRAO DO DOLO Em recurso criminal, a ausncia de prequestionamento no impede a concesso de habeas corpus de ofcio quando a ilegalidade flagrante e implica constrangimento liberdade de locomoo. Com base nesse entendimento, a Turma, resolvendo questo de ordem, negou provimento a agravo de instrumento por ausncia de prequestionamento, mas, concedeu, de ofcio, habeas corpus para cassar a sentena que condenara o paciente por suposta infrao do art. 1, I, do Decreto-lei 201/67 (3 vezes), em continuidade delitiva. No caso, o acrdo recorrido conclura pela responsabilizao do paciente por desvio de rendas pblicas em favor de empreiteiros, porquanto a ele, na qualidade de prefeito, caberia verificar os atos administrativos praticados pelos servidores e secretrios

61

municipais, estando o dolo, dessa forma, nsito na prpria conduta incriminada. Entendeu-se que o delito previsto no citado art. 1, I, do DL 201/67 somente se configura quando presente o dolo, que pressupe o conhecimento e a vontade de realizar os elementos da figura tpica, e que, na espcie, no bastaria o fato de o agravante deixar de fiscalizar seus subordinados. Ademais, asseverou-se que seria imprescindvel a demonstrao de que o agravante tivesse conhecimento das condutas praticadas pelos servidores e de que quisesse o resultado ou assumisse o risco de produzi-lo (CP, art. 18, I), situao esta no afirmada pelas instncias de mrito. Por fim, salientou-se ser irrelevante cogitar-se de qualificar o fato imputado ao agente como peculato culposo, uma vez que, sendo de um ano a pena mxima cominada ao referido crime, inevitvel o reconhecimento da prescrio. AI 516429 QO/RS, rel. Min. Seplveda Pertence, 25.6.2007. (AI516429)

STJ: PREFEITO. CRIME. RESPONSABILIDADE. ATRASO. PRESTAO. CONTAS. A denncia atende os requisitos do art. 41 do CPP e, para a elucidao dos fatos em tese delituosos nela descritos, necessrio que se faa a regular instruo criminal, com o contraditrio e a ampla defesa assegurados. No caberia, na fase de recebimento ou rejeio da denncia, a verificao da existncia do elemento subjetivo do crime. Assim, a Turma, por maioria, deu provimento ao recurso e reiterou o entendimento de que o simples atraso na prestao de contas pelo prefeito suficiente para configurar o delito previsto no art. 1, VI, do DL n. 201/1967, sendo irrelevante para sua configurao que a prestao tenha sido feita antes da denncia. Precedentes citados: HC 11.355-BA, DJ 12/3/2001; REsp 795.899-MA, DJ 11/9/2006, e REsp 416.233-MA, DJ 10/5/2004. REsp 448.543-MA, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 6/9/2007. CDIGO PENAL MILITAR STF: ART. 28 DA LEI 11.343/2006 E CRIME MILITAR A Turma deferiu habeas corpus para absolver militar condenado pela prtica do crime de posse de substncia entorpecente em lugar sujeito administrao castrense (CPM, art. 290), decorrente do fato de ter sido preso em flagrante quando fumava e portava cigarro de maconha no interior de unidade militar. Tratava-se, na espcie, de writ impetrado pela Defensoria Pblica da Unio contra acrdo do STJ que mantivera entendimento do STM quanto inaplicabilidade do princpio da insignificncia no mbito da justia militar. Concluiu-se pela aplicao desse princpio, na hiptese, porquanto preenchidos seus requisitos objetivos, a saber: mnima ofensividade da conduta; ausncia de periculosidade social da ao; reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da leso jurdica causada. Ademais, a despeito do princpio da especialidade e em atendimento ao princpio da dignidade da pessoa humana, considerou-se que a Nova Lei de Drogas (Lei 11.343/2006) deveria incidir na hiptese, no obstante tal possibilidade no tivesse sido examinada pelo STJ. No ponto, ressaltou-se que a referida norma prev que a distino entre usurio de drogas e traficante deve ter por base o caso concreto e que o primeiro precisa ser recuperado ao invs de penalizado, tratando-se, pois, de norma claramente benfica ao usurio e dependente de drogas. Por fim, salientou-se que o paciente j fora punido com excluso das fileiras do Exrcito, sano suficiente para que restassem preservadas a disciplina e a hierarquia militares. HC 92961/SP, rel. Min. Eros Grau, 11.12.2007. (HC-92961). STF: ART. 28 DA LEI 11.343/2006 E CRIME MILITAR A Turma indeferiu habeas corpus em que militar condenado pena de recluso pela prtica do crime de posse de substncia entorpecente em lugar sujeito administrao castrense (CPM, art. 290) pleiteava a aplicao de pena alternativa, nos termos do art. 28 da Lei 11.343/2006 ou a anulao da deciso proferida pelo STM, determinando-se nova instruo do feito, respeitado o procedimento da nova lei de drogas. Tendo em conta o cuidado constitucional do delito militar (CF, art. 124, pargrafo nico), bem como a especialidade da legislao penal e da justia militares, considerou-se legtimo o tratamento diferenciado conferido ao tipo penal militar de posse de entorpecente. Nesse sentido, asseverou-se que novos critrios legais que passem a reger com menor ou maior rigidez o crime comum de porte ilegal de substncia entorpecente no afastam a incidncia integral das normas penais castrenses, que apresentam circunstncias especiais relativas aos agentes e objetos jurdicos protegidos para a aferio da tipicidade dos crimes militares. Ademais, ressaltou-se que, na hiptese, a especialidade do foro militar para processar e julgar o paciente seria incontroversa, haja vista estarem presentes trs elementos de conexo militar do fato: a) a condio funcional do paciente ex-atirador do Exrcito; b) o tempo do crime revista da tropa; e c) o lugar do crime quartel, o que afastaria a aplicao da legislao penal comum. HC 91767/SP, rel. Min. Crmen Lcia, 4.9.2007. (HC-91767)

62

STF: DESERO E TERMO INICIAL DA PRESCRIO A Turma indeferiu habeas corpus em que militar, poca do fato menor de 21 anos de idade, pleiteava o reconhecimento da prescrio da pretenso unitiva, na modalidade retroativa, ao argumento de que o crime de desero pelo qual fora condenado (CPM, art. 187) configuraria delito de mera conduta. Tratava-se, na espcie, de writ impetrado pela Defensoria Pblica da Unio contra acrdo do STM que, por considerar a desero crime permanente, assentara que a prescrio somente ocorreria quando cessada a permanncia, de acordo com o disposto no art. 125, 2, c, do CPM ( 2. A prescrio da ao penal comea a correr: ... c) nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia;). Alegava a impetrao que, consumado o crime propriamente militar e excludo o paciente do servio ativo, tornando-se civil para todos os efeitos, no mais subsistiria o delito, bem como a respectiva priso. Inicialmente, salientou-se que o paciente, ao ser capturado, recebera o benefcio da menagem, o que, por si, significaria a sua reincluso aos quadros militares, afastada, assim, a afirmao de que, porque excludo do servio ativo, mostrar-se-ia logicamente impossvel a manuteno do crime e, por conseqncia, da priso dela advinda. De igual modo, rejeitou-se a alegao de que a desero consumara-se quando o paciente era menor de 21 anos de idade, o que inviabilizaria a aplicao da reduo pela metade dos prazos prescricionais. No ponto, aduziu-se que, consoante demonstrado no acrdo recorrido, o militar fora recapturado aps completar essa idade e este fato servira de fundamento para que no fosse reconhecida a prescrio. Ademais, entendeu-se que no crime de desero, cuja consumao tem como incio o trmino do prazo de graa, o final da permanncia ocorre com a apresentao voluntria ou captura do agente. Da a razo de ser da regra especialssima do art. 132 do mesmo CPM (No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o desertor atinge a idade de 45 (quarenta e cinco) anos, e, se oficial, a de 60 (sessenta).). Desse modo, asseverou-se que, protraindo-se no tempo, a permanncia do crime de desero vincula a extino da punibilidade ao atingimento de certa idade, independentemente da fluncia dos prazos estabelecidos pelo art. 125 do CPM. Por fim, reputou-se hgida a pretenso punitiva, porquanto, tendo em conta que o crime de desero prev pena de 6 meses a 2 anos de deteno, a denncia fora recebida antes do prazo prescricional em abstrato de 4 anos (CPM, art. 125, VI). LEI 7492/86: CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO STF: PARTICIPAO EM CRIME DE GESTO FRAUDULENTA A Turma indeferiu habeas corpus em que se pretendia o trancamento de ao penal instaurada contra denunciado como suposto partcipe do crime de gesto fraudulenta (Lei 7.492/86, art. 4, caput, c/c o art. 25), em decorrncia do fato de haver avalizado, em prejuzo de instituio financeira, emprstimo reputado irregular que beneficiaria sua prpria empresa. Sustentava-se, na espcie, a inpcia da denncia e a impossibilidade de seu recebimento, sob a alegao de atipicidade da conduta. A impetrao argumentava que o avalista, nessa qualidade, no poderia cometer o delito de gesto fraudulenta e que a concesso de um nico aval no seria apta a configurar o tipo. Entendeu-se que, no caso, a denncia descrevera suficientemente a conduta do paciente ao imputar-lhe a participao no crime de gesto fraudulenta. Nesse sentido, asseverou-se que a condio pessoal de controlador, administrador, diretor ou gerente de instituio financeira, por ser elementar do mencionado crime, comunicar-se-ia ao paciente, sendo possvel, dessa forma, a existncia da figura do partcipe do crime de gesto fraudulenta. Alm disso, rejeitou-se a alegao de necessidade de reiterao de condutas para a caracterizao do mencionado delito, haja vista tratar-se de crime habitual imprprio, ou acidentalmente habitual, em que uma nica ao tem relevncia para configurar o tipo, no constituindo pluralidade de crimes a repetio de atos. Precedentescitados: HC 84238/BA (DJU de 10.9.2004) e HC 81852/RS (DJU de 14.6.2002). HC 89364/PR, rel. Min. Joaquim Barbosa, 23.10.2007. (HC89364)

Questo Cespe O agente que mantm, no exterior, depsitos no declarados repartio federal competente pratica crime contra A as relaes de consumo. B o sistema financeiro. CORRETA (artigo 22) C a ordem econmica. D a ordem tributria.

LEI 8.069/90: ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

63

STF: MEDIDA SCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE E MAIORIDADE A Turma denegou habeas corpus em que se pretendia a extino de medida scio-educativa de semiliberdade imposta ao paciente, sob a alegao de que, abstrada a internao, cuja durao tem como limite os 21 anos de idade, a medida scio-educativa de liberdade no poderia ir alm da maioridade penal 18 anos, sob pena de afronta ao princpio da reserva legal estrita. Entendeu-se que, em razo de o Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA no cominar abstratamente limite mximo de durao da medida scio-educativa de semiliberdade (art. 120, 2) com exceo do disposto no art. 121, 3 e no art. 122, 1, quanto ao prazo mximo de internao , independentemente de o adolescente atingir a maioridade civil, a medida de semiliberdade, assim como se d no caso da internao, tem como limite temporal a data em que o adolescente completa 21 anos (art. 121, 5). Asseverou-se, no ponto, que, no caso de imposio de medida de internao, atingido o perodo mximo de 3 anos (art. 121, 3), o adolescente poder ser transferido para o regime de semiliberdade, que pode perdurar at a liberao compulsria aos 21 anos. Considerou-se que a projeo da medida scio-educativa de semiliberdade para alm dos 18 anos decorre da remisso s disposies legais atinentes internao. Ressaltou-se, ademais, no existir no ECA norma expressa no sentido da extino da medida scio-educativa de semiliberdade quando adolescente completa 18 anos. Salientou-se, por fim, que a aplicao dessa medida para alm dos 18 anos decorre de texto normativo expresso, tendo em conta, principalmente, o fato de o legislador, no que se refere s medidas scioeducativas (ECA, artigos 112 a 121), ter disciplinado de forma idntica apenas as restritivas de liberdade (semiliberdade e internao). HC 90248/RJ, rel. Min. Eros Grau, 13.3.2007. (HC-90248)

STF: MEDIDA SCIO-EDUCATIVA E ADVENTO DA MAIORIDADE A Turma, por maioria, indeferiu habeas corpus em que se pleiteava a extino da medida scio-educativa de semiliberdade aplicada ao paciente que, durante seu cumprimento, atingira a maioridade penal. No caso, o paciente fora condenado ao cumprimento de internao por ofensa aos artigos 12 e 14 da Lei 6.368/76 e ao art. 16 da Lei 10.826/2003 e progredira para a semiliberdade, regime no qual completara 18 anos. Alegava-se, na espcie, que o paciente no estaria mais sujeito s normas do Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, por ter atingido a maioridade penal. Sustentava-se, com base no art. 121, 5, do ECA ( 5 - A liberao ser compulsria aos 21 (vinte e um) anos de idade.), que no poderia ser imposta medida scio-educativa aos maiores de 18 anos, salvo na hiptese de prosseguimento da internao. Inicialmente, ressaltou-se que a incidncia do ECA depender da idade do agente no momento do fato e que o princpio da legalidade estrita no se aplica s medidas scio-educativas, por no serem, tecnicamente, penas. Aduziu-se, tambm, que a medida de semiliberdade no comporta prazo determinado, aplicando-se, no que couber, as disposies relativas internao, e que no poder ter durao superior a 3 anos, implicando liberao compulsria quando o scio-educando atingir a idade de 21 anos. Nesse sentido, asseverou-se que o ECA possui objetivos, estrutura e sistemtica distintos do Cdigo Penal e visa preservar a dignidade do menor infrator, protegendo-o dos rigores das sanes de natureza penal, e promover a sua reinsero no convvio social. Assim, em observncia ao que prev o art. 121 do ECA, bem como aos princpios da brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, que regem o instituto da internao, entendeu-se correta a manuteno do paciente no regime de semiliberdade, ainda que j tenha completado 18 anos. Vencido o Min. Marco Aurlio que deferia o writ por vislumbrar no art. 121, 5 do ECA dispositivo consentneo com Cdigo Civil vigente poca em que editado o ECA, vindo a referncia aos 21 anos de idade ser revogada com o advento do novo Cdigo Civil, que reduziu a maioridade civil. HC 90129/RJ, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 10.4.2007. (HC-90129).

STJ: COMPETNCIA. PORNOGRAFIA. PEDOFILIA. INTERNET. A consumao do crime previsto no art. 241 do ECA (publicar cena pornogrfica que envolva criana ou adolescente), para fins de fixao de competncia, d-se no ato da publicao das imagens. Essa soluo que mais se coaduna com o esprito do legislador insculpido no art. 70 do CPP. Dessarte, irrelevante, para tal fixao, a localizao do provedor de acesso Internet onde as imagens estavam armazenadas ou mesmo o local da efetiva visualizao pelos usurios. CC 29.886-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 12/12/2007.

Questo Cespe Julgue os itens seguintes, que esto relacionados ao Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) (Lei n.o 8.069/1990).

64

I A finalidade precpua da Lei n. 8.069/1990 conferir proteo integral criana e ao adolescente, mesmo que autor de ato infracional, buscando, no tempo fixado pela prpria norma especial, reeducar e corrigir rumos de comportamento, no interesse maior do adolescente, que, indiscutivelmente, tambm o interesse da sociedade como um todo. II O ECA prev que as medidas de proteo impostas podem ser substitudas a qualquer tempo, desde que assim seja necessrio. III O delito de auxiliar na prtica de ato ilcito com o escopo de enviar criana ou adolescente ao exterior sem a observncia das formalidades legais (adoo) ou com o fito de obter lucro crime material. IV A medida socioeducativa de internao deve ser aplicada quando presente uma das circunstncias do rol taxativo previsto no ECA. A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. CORRETA D 4. Assinale a opo correta acerca do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). A A aplicao de medida socioeducativa cumulada com remisso enseja necessariamente o reconhecimento da autoria e da materialidade do ato infracional. B O prazo da internao, por descumprimento reiterado e injustificado de medida socioeducativa anteriormente imposta, pode exceder a trs meses. C O ECA permite a aplicao da medida socioeducativa da internao por prazo indeterminado quando se tratar de ato infracional praticado com grave ameaa ou violncia contra pessoa, contudo tambm ressalva que, em nenhuma hiptese, ser ela aplicada se houver outra medida adequada. CORRETA D A aplicao de medida socioeducativa de prestao de servios comunidade sem a devida instruo probatria, apenas com base na confisso do adolescente, no viola os princpios constitucionais relativos ao devido processo legal e ampla defesa. Acerca do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), assinale a opo correta. A O adolescente civilmente identificado no ser submetido a identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, salvo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada. CORRETA B No assegurado ao adolescente infrator o direito de solicitar a presena de seus pais ou responsvel em qualquer fase do procedimento. C Os crimes definidos no ECA so de ao pblica condicionada. D A internao, antes da sentena, pode ser determinada por prazo mximo de 65 dias. As medidas que podem ser aplicadas pela autoridade competente ao adolescente que pratique ato infracional no incluem a A insero em regime de semi-liberdade. B prestao de trabalhos forados. CORRETA C obrigao de reparar o dano. D liberdade assistida. LEI 8.137/90: CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, ECONMICA E RELAES DE CONSUMO STJ: SONEGAO FISCAL. DECADNCIA. LANAMENTO. A consumao dos crimes insertos no art. 1 da Lei n. 8.137/1990 depende do lanamento definitivo do crdito tributrio. Esses so tidos por crimes de resultado ou materiais. Logo, de se concluir que a ausncia de lanamento do crdito fiscal pela Administrao, por fora da fluncia do prazo decadencial qinqenal (art. 150, 4, do CTN) contado do fato gerador do tributo, impede a condenao pela prtica do crime de sonegao fiscal. Com esse entendimento, a Turma, ao prosseguir o julgamento, concedeu a ordem de habeas corpus. Precedentes citados do STF: HC 81.611-DF, DJ 20/5/2005; HC 84.262-DF, DJ 29/4/2005; do STJ: REsp 747.829-PR, DJ 1/2/2006; AgRg no REsp 762.144-PR, DJ 13/3/2006, e HC 56.799-SP, DJ 16/4/2007. HC 77.986-MS, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 13/9/2007. STF: CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA E DELITOS AUTNOMOS Salientando a existncia de situao jurdica distinta entre trs pacientes, a Turma, por no vislumbrar manifesto constrangimento ilegal apto a afastar a incidncia do Enunciado da Smula 691 do STF, no conheceu de habeas corpus impetrado em favor de dois deles, ao fundamento de que, consoante documentos e informaes prestadas pelo juzo de origem, a denncia fora oferecida quando j encerrado o procedimento administrativo fiscal. No caso, os pacientes foram denunciados pela suposta prtica dos crimes de sonegao fiscal (Lei 8.137/90, art. 1, I e II); falsidades material e ideolgica (CP, artigos 297 e 299); uso de documento falso (CP, art. 304); formao de quadrilha (CP,

65

art. 288); e lavagem de bens e valores (Lei 9.613/98, art. 1, VII; 1, I; e 2, II). Preliminarmente, afastou-se o argumento do Ministrio Pblico no sentido de que a substituio de deciso liminar impugnada por acrdo de mrito proferido em habeas corpus ensejaria o prejuzo do writ. Considerou-se, no ponto, ser possvel, ao menos em tese, que o STF aprecie alegado constrangimento ilegal decorrente de deciso de mrito que apenas reitera os fundamentos do indeferimento de medida liminar originariamente impugnada perante esta Corte. Por outro lado, deferiu-se a ordem unicamente em favor de um dos pacientes e no que se refere ao crime de sonegao fiscal, para trancar a ao penal por falta de justa causa, porquanto inexistentes elementos que indiquem a constituio definitiva de crdito tributrio, sem prejuzo de que a persecuo penal perdure em relao aos demais tipos imputados. Aplicou-se, na espcie, a orientao firmada no julgamento do HC 81611/DF (DJU de 13.5.2006), em que fixado o entendimento de que, enquanto pendente deciso definitiva do processo administrativo, a ao penal pela prtica do delito tipificado no art. 1 da Lei 8.137/90 carece de justa causa. Precedentes citados: HC 87353/ES (DJU de 19.12.2006); ADI 1571/DF (DJU de 30.4.2004); HC 85207/RS (DJU de 29.4.2005). HC 88162/MS, rel. Min. Gilmar Mendes, 6.2.2007. (HC-88162)

STF: LEI 10.684/2003: PARCELAMENTO ESPECIAL E DILIGNCIA INVESTIGATRIA A Turma, tendo em conta a articulao de inconstitucionalidade de preceito normativo, deliberou afetar ao Plenrio julgamento de recurso extraordinrio interposto pelo Ministrio Pblico Federal contra acrdo do TRF da 4 Regio que indeferira correio parcial, em matria criminal, ao fundamento de inexistncia de erro na conduo de processo pela 1 instncia. No caso, aps o recebimento de representao fiscal para fins penais oriunda da delegacia da Receita Federal, o parquet requisitara a instaurao de inqurito e a oitiva dos responsveis pela empresa. Ocorre que a autoridade policial, considerando a existncia de parcelamento de dbito fiscal, encerrara as investigaes. Por conseguinte, o Juzo Federal Criminal de Novo Hamburgo/RS aplicara o disposto no 1 do art. 9 da Lei 10.864/2003 (Art. 9. suspensa a pretenso punitiva do Estado, referente aos crimes previstos nos arts. 1 e 2 da Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e nos arts. 168A e 337A do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, durante o perodo em que a pessoa jurdica relacionada com o agente dos aludidos crimes estiver includa no regime de parcelamento. 1 A prescrio criminal no corre durante o perodo de suspenso da pretenso punitiva.), enquanto perdurasse a incluso dos investigados no Programa de Parcelamento Especial - PAES, e determinara, ainda, o trancamento do inqurito policial. O recorrente sustenta, na espcie, que a magistrada no poderia ter impedido a continuidade das investigaes por ele requisitadas, na qualidade de dominus litis, e que a adeso ao mencionado programa no obsta o prosseguimento do inqurito. Ademais, assevera que a constitucionalidade do art. 9 da Lei 10.684/2003 est sendo questionada na ADI 3002/DF e que o acrdo recorrido ofende o princpio da proporcionalidade. Requer, ao final, o provimento do recurso para a retomada das investigaes policiais. RE 462790/RS, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 6.11.2007. (RE-462790)

STJ: VENDA. IMVEL. CONDIES IMPRPRIAS. LEI N. 8.137/1990. A conduta de vender imvel em condies imprprias para o fim que se destina no a tipificada no art. 7, IX, da Lei n. 8.137/1990, pois o objeto material do tipo penal contido nessa norma restringe-se matria-prima ou mercadoria destinada ao consumo, conceito que, sabidamente, no alcana os imveis. REsp 955.683-DF, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 8/11/2007. Assinale a opo correta acerca do direito penal. A Constitui, em tese, delito contra as relaes de consumo colocar no mercado refrigerantes em condies imprprias para consumo. CORRETA B O ordenamento jurdico permite a concesso de indulto aos condenados por homicdio qualificado. C O benefcio da comutao de pena ato privativo e discricionrio dos congressistas, a quem compete estabelecer os requisitos a serem preenchidos pelos sentenciados. D A circunstncia de estar a arma municiada ou no relevante para a configurao do delito de porte ilegal de arma de fogo.

Acerca do direito penal, assinale a opo correta.

66

A Constitui crime contra as relaes de consumo vender ou expor venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificao, peso ou composio esteja em desacordo com as prescries legais, ou que no corresponda respectiva classificao oficial. CORRETA B O crime de quadrilha ou bando possui natureza de delito instantneo, mas de efeitos permanentes. C A pesca proibida pelo local ou poca da atividade, ou pelo uso de petrechos proibidos, crime material. D A ocultao, em proveito prprio, de coisa que se sabe ser produto de crime configura o delito de condescendncia criminosa. LEI 9.605/98: CRIMES AMBIENTAIS Assinale a opo incorreta de acordo com o STJ e o STF. A No crime de estupro, a pena ser aumentada se o agente possuir relao de parentesco ou autoridade com a vtima. B A calnia e a difamao atingem a honra objetiva da vtima. C No havendo risco de dano concreto pessoa, a direo de veculo sem habilitao apenas infrao administrativa, no configurando crime. D impossvel atribuir a pessoa jurdica capacidade penal para a prtica de crimes ambientais. CORRETA

LEI 9.613/98: LAVAGEM DE DINHEIRO A conduta do agente que oculta ou dissimula natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens provenientes, direta ou indiretamente, do crime de terrorismo corresponde a crime A de lavagem de dinheiro.CORRETA B contra o sistema financeiro. C contra a administrao pblica. D de responsabilidade fiscal.

LEI 11.101/05: LEI DE LICITAES STJ: ADVOGADO. IMUNIDADE. FRAUDE. PROCEDIMENTO LICITATRIO. Atribui-se paciente a prtica do crime previsto no art. 90 da Lei de Licitaes porque, na qualidade de procuradora, teria emitido pareceres jurdicos considerando lcitos os aditamentos contratuais tidos como ilegais pelo Ministrio Pblico. Pesa contra ela a colaborao efetiva e relevante no suposto esquema engendrado para fraudar os procedimentos licitatrios realizados pela prefeitura municipal. O tema central diz respeito afirmao por parte da impetrante de que a consulta da paciente revestia-se de legalidade e se encobria pelo estrito cumprimento do dever profissional. A Turma conheceu, em parte, da impetrao, mas, nessa parte, denegou a ordem por entender que, embora seja reconhecida a imunidade do advogado no exerccio da profisso, o ordenamento jurdico no lhe confere absoluta liberdade para praticar atos contrrios lei, sendo-lhe, ao revs, exigida a mesma obedincia aos padres normais de comportamento e de respeito ordem legal. A defesa voltada especialmente consagrao da imunidade absoluta do advogado esbarra em evidente dificuldade de aceitao, na medida em que altera a sustentabilidade da ordem jurdica: a igualdade perante a lei. Ademais, a to-s figurao de advogado como parecerista nos autos de procedimento de licitao, por si s, no retira da sua atuao a possibilidade de prtica de ilcito penal, porquanto, mesmo que as formalidades legais tenham sido atendidas no seu ato, havendo favorecimento nos meios empregados, possvel o comprometimento ilegal do agir. HC 78.553-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 9/10/2007.

STJ: FRAUDE. LICITAO. ANULAO. TIPICIDADE. A anulao de licitao devido a evidente ajuste entre os licitantes no afasta a tipicidade da conduta descrita no art. 90 da Lei n. 8.666/1993. RHC 18.598-

RS, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 6/11/2007.

67

LEI 10.826/03: ESTATUTO DO DESARMAMENTO STF: ADI E ESTATUTO DO DESARMAMENTO. O Tribunal, por maioria, julgou procedente, em parte, pedido formulado em vrias aes diretas ajuizadas pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB e outros para declarar a inconstitucionalidade dos pargrafos nicos dos artigos 14 e 15 e do art. 21 da Lei 10.826/2003 - Estatuto do Desarmamento, que dispe sobre registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e d outras providncias. Inicialmente, o Tribunal rejeitou as alegaes de inconstitucionalidade formal, ao fundamento de que os dispositivos do texto legal impugnado no violam o art. 61, 1, II, a e e, da CF. Salientando-se que a Lei 10.826/2003 foi aprovada depois da entrada em vigor da EC 32/2001, que suprimiu da iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica a estruturao e o estabelecimento de atribuies dos Ministrios e rgos da Administrao Pblica, considerou-se que os seus dispositivos no versam sobre a criao de rgos, cargos, funes ou empregos pblicos, nem sobre sua extino, como tambm no desbordam do poder de apresentar ou emendar projetos de lei, que o texto constitucional atribui aos congressistas. Asseverouse que a maior parte desses dispositivos constitui mera reproduo de normas contidas na Lei 9.437/97, de iniciativa do Poder Executivo, revogada pela lei em comento, ou so consentneos com o que nela se dispunha. Ressaltou-se que os demais consubstanciam preceitos que mantm relao de pertinncia com a Lei 9.437/97 ou com o projeto de Lei 1.073/99, encaminhados ao Congresso Nacional pela Presidncia da Repblica, geralmente explicitando prazos e procedimentos administrativos, ou foram introduzidos no texto por diplomas legais originados fora do mbito congressual (Leis 10.867/2004, 10.884/2004, 11.118/2005 e 11.191/2005), ou, ainda, so prescries normativas que em nada interferem com a iniciativa do Presidente da Repblica. Salientou-se, por fim, a natureza concorrente da iniciativa em matria criminal e processual, e a possibilidade, em razo disso, da criao, modificao ou extenso de tipos penais e respectivas sanes, bem como o estabelecimento de taxas ou a instituio de isenes pela lei impugnada, ainda que resultantes de emendas ou projetos de lei parlamentares. Em seguida, relativamente aos pargrafos nicos dos artigos 14 e 15 da Lei 10.868/2003, que probem o estabelecimento de fiana, respectivamente, para os crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de disparo de arma de fogo, considerou-se desarrazoada a vedao, ao fundamento de que tais delitos no poderiam ser equiparados a terrorismo, prtica de tortura, trfico ilcito de entorpecentes ou crimes hediondos (CF, art. 5, XLIII). Asseverou-se, ademais, cuidar-se, na verdade, de crimes de mera conduta que, embora impliquem reduo no nvel de segurana coletiva, no podem ser igualados aos crimes que acarretam leso ou ameaa de leso vida ou propriedade. Quanto ao art. 21 da lei impugnada, que prev serem insuscetveis de liberdade provisria os delitos capitulados nos artigos 16 (posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito), 17 (comrcio ilegal de arma de fogo) e 18 (trfico internacional de arma de fogo), entendeu-se haver afronta aos princpios constitucionais da presuno de inocncia e do devido processo legal (CF, art. 5, LVII e LXI). Ressaltou-se, no ponto, que, no obstante a interdio liberdade provisria tenha sido estabelecida para crimes de suma gravidade, liberando-se a franquia para os demais delitos, a Constituio no permite a priso ex lege, sem motivao, a qual viola, ainda, os princpios da ampla defesa e do contraditrio (CF, art. 5, LV). Vencidos, parcialmente, os Ministros Carlos Britto, Gilmar Mendes e Seplveda Pertence, que julgavam improcedente o pedido formulado quanto aos pargrafos nicos dos artigos 14 e 15, e o Min. Marco Aurlio, que o julgava improcedente quanto ao pargrafo nico do art. 15 e, em relao ao art. 21, apenas quanto referncia ao art. 16. O Tribunal, por unanimidade, julgou, ainda, improcedente o pedido quanto aos artigos 2, X; 5, 1, 2 e 3; 10; 11, II; 12; 23, 1, 2 e 3; 25, pargrafo nico; 28; 29 e ao pargrafo nico do art. 32, e declarou o prejuzo da ao em relao ao art. 35, todos da Lei 10.826/2003. ADI 3112/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3112) ADI 3137/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3137) ADI 3198/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3198) ADI 3263/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3263) ADI 3518/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3518) ADI 3535/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3535) ADI 3586/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3586) ADI 3600/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3600) ADI 3788/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3788) ADI 3814/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.5.2007. (ADI-3814)

68

STJ: PORTE ILEGAL. ARMA. PERIGO CONCRETO.O delito tipificado no art. 10, caput, da revogada Lei n. 9.437/1997 apenas exige o porte de arma de fogo sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regular. Mostra-se desnecessria, para sua configurao, a demonstrao de efetivo perigo coletividade, da a irrelevncia de, no caso, a arma estar armazenada dentro de uma bolsa, quanto mais que ela era capaz de efetuar disparos, dela podendo lanar mo o recorrido a qualquer tempo. Precedentes citados: REsp 666.869-RS, DJ 1/7/2005, e REsp 292.943-MG, DJ 16/9/2002. REsp 930.219-MG, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 8/11/2007.

STF: PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO SEM MUNIO COM SINAL DE IDENTIFICAO SUPRIMIDO O Tribunal iniciou julgamento de recurso ordinrio em habeas corpus, afetado ao Pleno pela 1 Turma, impetrado em favor de condenado pela prtica do crime de porte ilegal de arma de fogo com numerao de identificao suprimida (Lei 10.826/2003, art. 16, pargrafo nico, IV), no qual se pretende a nulidade da condenao, por atipicidade da conduta, em face da ausncia de lesividade da arma desmuniciada apreendida v. Informativo 447. A Min. Crmen Lcia, relatora, conheceu em parte do recurso e, na parte conhecida, negou-lhe provimento, por considerar que os fatos descritos na denncia amoldam-se ao tipo previsto no art. 16, pargrafo nico, IV, da Lei 10.826/2003 (Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar:... Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. ... Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem: ... IV - portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numerao, marca ou qualquer outro sinal de identificao raspado, suprimido ou adulterado;). Enfatizou que, nas condutas descritas no referido inciso, no se exigiria como elementar do tipo a arma ser de uso permitido ou restrito, e que, no caso, a arma seria de uso permitido, tendo sido comprovada a supresso do seu nmero de srie por abraso. Diante disso, concluiu ser impertinente a discusso acerca da inadequao da conduta descrita na denncia e tipificao pela qual fora o recorrente condenado. Quanto ao argumento de atipicidade da conduta em face da ausncia de lesividade da arma de fogo apreendida por estar ela desmuniciada e no haver, nos autos, comprovao de munio portada pelo recorrente, esclareceu que ter-se-ia, na espcie, hiptese diversa da analisada quando do julgamento do RHC 81057/SP (DJU de 29.4.2005), j que se tratara, naquela ocasio, do art. 10 da Lei 9.437/97, substitudo, no sistema jurdico pela norma do art. 14 da Lei 10.826/2003. Afirmou que o tipo do inciso IV do pargrafo nico do art. 16 da Lei 10.826/2003 um tipo novo, j que, na Lei 9.437/97, puniase aquele que suprimisse ou alterasse marca, numerao ou qualquer sinal de identificao de arma de fogo ou artefato. Assim, a nova figura teria introduzido cuidado penal indito do tema, tipificando o portar, possuir ou transportar a arma com a supresso ou alterao do nmero de srie ou de outro sinal de sua identificao, independentemente de a arma de fogo ser de uso restrito, proibido ou permitido, tendo por objeto jurdico, alm da incolumidade, a segurana pblica, nfase especial dada ao controle pelo Estado das armas de fogo existentes no pas, pelo que o relevo ao municiamento ou no da munio da arma que se pe nos tipos previstos no caput dos artigos 14 e 16 da Lei 10.826/2003 no encontraria paralelo no inciso IV do pargrafo nico deste ltimo dispositivo. Aps, o julgamento foi suspenso para que se colha informao junto ao Juzo das Execues Penais do Distrito Federal quanto ao cumprimento da pena imposta ao recorrente.RHC 89889/DF, rel. Min. Crmen Lcia, 29.10.2007. (RHC-89889)
LEI 11.343/06: LEI DE DROGAS As penas submetidas a quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar no incluem A prestao de servios comunidade. B advertncia quanto aos efeitos das drogas. C deteno.CORRETA D medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

69

STF: ART. 28 DA LEI 11.343/2006 E DESPENALIZAO A Turma, resolvendo questo de ordem no sentido de que o art. 28 da Lei 11.343/2006 (Nova Lei de Txicos) no implicou abolitio criminis do delito de posse de drogas para consumo pessoal, ento previsto no art. 16 da Lei 6.368/76, julgou prejudicado recurso extraordinrio em que o Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro alegava a incompetncia dos juizados especiais para processar e julgar conduta capitulada no art. 16 da Lei 6.368/76. Considerouse que a conduta antes descrita neste artigo continua sendo crime sob a gide da lei nova, tendo ocorrido, isto sim, uma despenalizao, cuja caracterstica marcante seria a excluso de penas privativas de liberdade como sano principal ou substitutiva da infrao penal. Afastou-se, tambm, o entendimento de parte da doutrina de que o fato, agora, constituir-se-ia infrao penal sui generis, pois esta posio acarretaria srias conseqncias, tais como a impossibilidade de a conduta ser enquadrada como ato infracional, j que no seria crime nem contraveno penal, e a dificuldade na definio de seu regime jurdico. Ademais, rejeitouse o argumento de que o art. 1 do DL 3.914/41 (Lei de Introduo ao Cdigo Penal e Lei de Contravenes Penais) seria bice a que a novel lei criasse crime sem a imposio de pena de recluso ou de deteno, uma vez que esse dispositivo apenas estabelece critrio para a distino entre crime e contraveno, o que no impediria que lei ordinria superveniente adotasse outros requisitos gerais de diferenciao ou escolhesse para determinado delito pena diversa da privao ou restrio da liberdade. Aduziu-se, ainda, que, embora os termos da Nova Lei de Txicos no sejam inequvocos, no se poderia partir da premissa de mero equvoco na colocao das infraes relativas ao usurio em captulo chamado Dos Crimes e das Penas. Por outro lado, salientou-se a previso, como regra geral, do rito processual estabelecido pela Lei 9.099/95. Por fim, tendo em conta que o art. 30 da Lei 11.343/2006 fixou em 2 anos o prazo de prescrio da pretenso punitiva e que j transcorrera tempo superior a esse perodo, sem qualquer causa interruptiva da prescrio, reconheceu-se a extino da punibilidade do fato e, em conseqncia, concluiu-se pela perda de objeto do recurso extraordinrio. RE 430105 QO/RJ, rel. Min. Seplveda Pertence, 13.2.2007. (RE-430105) Complemento ESCUSA ABSOLUTRIA So causas pessoais de uma ...... de pena fundada de uma relao de parentesco. Escusa absolutria art. 181 crime contra o patrimnio se quem comete o crime o CAD (cnjuge na Constancia do casamento, ascendente e descendente.

No se aplica a escusa absolutria Nos crimes com violncia ou grave ameaa Ao estranho que participa do crime, pessoa que no do CAD. Se a vtima maior ou igual a 60 anos. Artigo 182 No prev escusa absolutria, mas somente a necessidade de representao da vtima. o Cnjuge separado judicialmente o Irmo o Sobrinho Artigo 348 Crime de favorecimento pessoal - auxiliar o autor de crime a se subtrair a ao da justia. o No h escusa absolutria quando o crime de favorecimento REAL, ( auxiliar a tornar seguro o produto do crime).

isento de pena se quem comete o crime o CAD.

70

You might also like