You are on page 1of 8

REDE DE TELECOMUNICAES Lista de Exerccios Modelo OSI e TCP/IP

1. Defina a arquitetura TCP/IP e suas caractersticas principais. O software TCP/IP organizado em quatro camadas conceituais construdas em uma quinta camada de hardware. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS TCP/IP Protocolos abertos e disponveis livremente, independentes do Hardware, Sistemas Operativos ou Fabricantes. Protocolos suportados, praticamente por todos os fabricantes (faz com que seja a mais usada atualmente). Arquitetura independente das particularidades fsicas das redes permitindo a integrao e compatibilizao de um grande conjunto de tecnologias de rede. Possui um esquema de endereamento universal, identificando univocamente cada mquina e permitindo um encaminhamento simples e eficaz. Possui um esquema de nomeao hierrquico, que permite bases de dados de nomes de pequena dimenso, que esto associados a nomes geridos automaticamente. Os Protocolos de Aplicao so orientados a funcionalidades concretas e teis para os utilizadores. 2. Que so ports do TCP? um nmero atribudo a sesses de usurio e aplicativos de servidor em uma rede IP. 3. Defina as camadas do modelo TCP/IP e as funes de cada uma delas. Camada Fsica: Este o prprio meio fsico da rede. Assim qualquer comunicao dever passar forosamente por este meio. Nesta camada esto includos todos os dispositivos fsicos da rede; cabos, placas de rede, etc. Camada de Rede: Esta camada a responsvel pelo encaminhamento dos pacotes entre os hosts, ou seja, tem por funo encontrar o caminho mais curto e menos congestionado entre os computadores. Isto conseguido pelo protocolo IP. Esta camada ainda responsvel pelo envio dos pacotes. Camada de Transporte: Esta camada inclui o protocolo que transporta o servio, ou seja, o TCP e/ou o UDP. Assim, esta camada responsvel pelos pacotes criados pelo IP da camada anterior. Esta camada oferece uma comunicao fivel entre os hosts de uma rede e tenta a todo o custo enviar os dados da forma mais clara e limpa possvel. Caso algum pacote se perca na rede, por exemplo, obrigao desta camada enviar um novo pedido a fim de ser reenviado novamente esse pacote. O protocolo TCP tem por obrigao fornecer uma forma de colocar esses pacotes na ordem carreta. Por isso o TCP associa a cada pacote a informao necessria para que, quando todos os pacotes cheguem ao seu destino, possam ser novamente ordenados corretamente de acordo com essa mesma informao. Camada de Aplicao: Nesta camada incluem-se as aplicaes (os programas). Assim, quando efetuado um pedido a fim de receber uma pgina HTML, o browser processa os pacotes que chegam e forma a pgina para que esta possa ser vista corretamente. Isto no ocorre somente com o destino, ou seja, para receber corretamente estes dados, um outro programa teve que ser processado para que as informaes chegassem corretamente. 4. Descreva a funo bsica do protocolo TELNET.

O TELNET o protocolo utilizado para se permitir que o usurio de um sistema acesse um sistema remoto atravs de uma sesso de terminal, operando como se estivesse diretamente conectado neste sistema. 5. Explique a diferena entre o protocolo TCP e UDP.

O TCP orientado conexo e o UDP no orientado conexo, ou seja, o TCP antes de enviar dados entre o cliente e o servidor ele estabelece uma conexo entre os dois, e ao final da troca dos dados referentes aquela conexo, a mesma ento finalizada.
O UDP apenas envia e recebe sem estabelecimento de conexo nem antes nem durante a transferncia dos dados, portanto esse procedimento faz a comunicao que utiliza protocolo UDP ser mais rpida que o TCP embora no garanta que os pacotes sejam entregue no destino, ao contrrio do TCP que embora mais lento que o UDP garante a entrega do pacote. 6. Cite as caractersticas e funes do protocolo IP. No confivel: entrega no garantida; Independncia da plataforma de Hardware e Software dos computadores; Conectividade no nvel de rede; Sem controle de seqncia; No faz deteco de erros, nem informa ao transmissor; No-orientado a conexo: pacote tratado independente; Best-effort: os pacotes s so descartados quando todos os recursos so exauridos. 7. O que faz o protocolo ARP? O protocolo ARP tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da seqncia TCP/IP, porque permite conhecer o endereo fsico de uma placa de rede que corresponde a um endereo IP; para isto que se chama Protocolo de resoluo de endereo (em ingls ARP significa Address Resolution Protocol). 8. Descreva a funo do protocolo de enlace PPP. (Point to Point Protocol - Protocolo Ponto a Ponto). O PPP um protocolo de camada de ligao para a ligao entre dois pontos (dois computadores ou ns). O PPP foi desenvolvido pelo grupo de trabalho IETF (Internet Engineering Task Force). Conectar computadores usando o cabo serial, linha de telefone, telefone celular, ligao de fibra ptica, etc. Geralmente usado para se conectar a internet de um usurio para o ISP atravs de um modem. s vezes usado para conexes de banda larga, como DSL. O protocolo PPP permite a autenticao de transporte de dados, atravs de uma alocao dinmica de senha e IP. PPP foi projetado para trabalhar com vrios protocolos de rede, como a camada IP, IPX, NetBEUI e AppleTalk. 9. O que protocolo fim a fim ou orientado conexo? Protocolo de transporte fim-a-fim, orientado a conexo, fornece um servio de transferncia confivel de dados entre aplicaes parceiras. Garante que os dados so entregues livres de erro, em seqncia e sem perdas ou duplicao. 10. Defina endereamento hierrquico.

Gerenciar um grande conjunto de nomes que est constantemente mudando no um problema de fcil resoluo. Em um sistema postal, o gerenciamento de nomes feito atravs do uso de letras que especificam (implcita ou explicitamente), o pas, o estado ou a provncia, a cidade e a rua do destinatrio. Atravs do uso desse tipo de endereamento hierrquico, no h confuso entre o Joo da Silva que mora na Rua Barata Ribeiro, So Paulo, e o Joo da Silva que mora na Rua Barata Ribeiro, Rio de Janeiro. O DNS funciona da mesma forma. 11. Descreva as caractersticas de um endereo classe A. Esta classe foi definida com tendo o primeiro bit do nmero IP como sendo igual a zero. Com isso o primeiro nmero IP somente poder variar de 1 at 126 (na prtica at 127, mas o nmero 127 um nmero reservado, conforme que o primeiro bit sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 127. (128 blocos de endereos, cada um com aproximadamente 16 milhes deles) 12. Cite as caractersticas de um endereo classe B. Esta classe foi definida com tendo os dois primeiros bits do nmero IP como sendo sempre iguais a 1 e 0. Com isso o primeiro nmero do endereo IP somente poder variar de 128 at 191. Como o segundo bit sempre 0, o valor do segundo bit que 64 nunca somado para o primeiro nmero IP, com isso o valor mximo fica em: 255-64, que o 191, tendo que o primeiro bit sendo 1 e o segundo sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 191. (16 mil blocos, cada
um com 64 mil endereos)

13. Descreva as caractersticas de um endereo classe C. Esta classe foi definida com tendo os trs primeiros bits do nmero IP como sendo sempre iguais a 1, 1 e 0. Com isso o primeiro nmero do endereo IP somente poder variar de 192 at 223. Como o terceiro bit sempre 0, o valor do terceiro bit que 32 nunca somado para o primeiro nmero IP, com isso o valor mximo fica em: 255-32, que 223. Observe, que o primeiro bit sendo 1, o segundo bit sendo 1 e o terceiro bit sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 223.( 2 milhes de blocos, cada um com 256 endereos) 14. Explique endereos privados e sua utilizao. So endereos IPs reservados para redes privadas. Assim, pode montar a sua rede TCP/IP baseada nesses endereos que no vo gerir conflito com os endereos IP da Internet, pois os roteadores da Internet reconhecem esses endereos como sendo de uma rede particular e no repassam os pedidos de pacotes que faam referncia a esses endereos para o resto da Internet. Mesmo que o roteador da sua rede esteja configurado de forma errnea e passar o pacote adiante, o pacote acabar por atingir um roteador que estar configurado corretamente, barrando o pedido de seguir para o resto da Internet, evitando o conflito. 15. Explique as funes e utilizaes de mscaras de sub-redes. A mscara de sub-rede utilizada para determinar qual parte do endereo IP representa o nmero da Rede e qual parte representa o nmero da mquina dentro da rede. A mscara de sub-rede tambm foi utilizada na definio original das classes de endereo IP. Em cada classe existe um determinado nmero de redes possveis e, em cada rede, um nmero mximo de mquinas. Inicialmente foram definidas cinco classes de endereos, identificadas pelas letras: A, B, C, D e E.

16. Qual a funo do DHCP? DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): Descrito pela RFC 2131, esse protocolo permite a alocao dinmica de endereos IP, o que trouxe a possibilidade aos provedores de reutilizarem endereos Internet fornecidos a seus clientes para conexes no permanentes, como as realizadas atravs de linhas discadas ou ADSL. 17. Qual a funo do NAT? NAT (Network Address Translation): O NAT permitiu que redes, utilizando-se de endereos privados, se conectassem Internet. 18. Compare o modelo OSI com TCP/IP. O modelo OSI formado por 7 camadas de protocolos O modelo TCP/IP formado por 4 camadas de protocolos Semelhanas Ambos tm camadas; Ambos tm camadas de aplicao, embora incluam servios muito diferentes; Ambos tm camadas de transporte e de rede comparveis; A tecnologia de comutao de pacotes (e no comutao de circuitos) presumida por ambos; Os profissionais da rede precisam conhecer ambos. Diferenas TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentao e de sesso dentro da sua camada de aplicao; TCP/IP combina as camadas fsicas e de enlace do OSI em uma camada; TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas; Os protocolos do TCP/IP so os padres em torno dos quais a internet se desenvolveu, portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. Em contraste, nenhuma rede foi criada em torno de protocolos especficos relacionados ao OSI, embora todos usem o modelo OSI para guiar seu raciocnio. 19. Como feito o encapsulamento de dados entre os protocolos? O encapsulamento empacota as informaes de protocolo necessrias antes de passar pela rede. Assim, medida que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas, ele recebe cabealhos e outras informaes. Cada camada acrescenta informao especifica do protocolo sob a forma de headers e trailers. Cada protocolo encapsula os dados enviados pela camada imediatamente acima num pacote que tambm contem o header e trailer correspondente. Cada tipo de pacote possui um nome especfico. Datagrama IP, Segmento TCP, Datagrama UDP. 20. Cite exemplos prticos de utilizao dos protocolos TCP/IP da camada de aplicao. A camada de aplicao a camada que a maioria dos programas de rede usam de forma a se comunicarem atravs de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada so especficos da aplicao; o dado passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicao, e codificado dentro do padro de um protocolo. Alguns programas especficos so levados em conta nessa camada. Eles provm servios que suportam diretamente aplicaes do usurio. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegao na World Wide Web), FTP

(transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome <-> IP) e muitos outros. 21. Descreva as funes dos protocolos de enlace utilizados na conexo a redes WAN, utilizados na arquitetura TCP/IP. A camada de enlace no realmente parte do modelo TCP/IP, mas o mtodo usado para passar pacotes da camada de rede de um dispositivo para a camada de internet de outro. Esse processo pode ser controlado tanto em software (device driver) para a placa de rede quanto em firmware ou chipsets especializados. Esses iro executar as funes da camada de enlace de dados como adicionar um header de pacote para prepar-lo para transmisso, ento de fato transmitir o quadro atravs da camada fsica. Do outro lado, a camada de enlace ir receber quadros de dados, retirar os headers adicionados e encaminhar os pacotes recebidos para a camada de internet. Essa camada a primeira normatizada do modelo, responsvel pelo endereamento, roteamento e controle de envio e recepo. Ela no orientada conexo, se comunica pelos datagramas (pacotes de dados). 22. Cite os conceitos bsicos de roteadores e de roteamento de pacotes. Roteador o equipamento usado para fazer a comutao de protocolos, a comunicao entre diferentes redes de computadores provendo a comunicao entre computadores distantes entre si. Roteamento de pacotes usado um endereamento fim a fim consistente para representar o caminho das conexes de meios, a camada de rede pode localizar um caminho para o destino sem sobrecarregar desnecessariamente os dispositivos ou links na intertwork com broadcasts. 23. Descreva as formas de roteamento existentes e o seu funcionamento. Roteamento Centralizado: Neste existe, em algum lugar da rede, um Centro de Controle de Roteamento (CCR) responsvel pelo clculo da tabelas de rotas. O CCR tem o poder de tomar decises precisas sobre o caminho timo, uma vez que possui todas informaes da rede. Roteamento Isolado: No roteamento isolado, a atualizao realizada com base nas filas de mensagens para os diversos caminhos e outras informaes locais, verificandose vrios aspectos de acordo com algoritmos criados. Roteamento Distribudo: Neste modo, cada n envia periodicamente aos outros ns, incluindo os gateways, informaes locais sobre a carga na rede. Essas informaes so utilizadas para o clculo da nova tabela. Roteamento hierrquico: Quando as redes tornam-se muito grandes, o nmero de entradas na tabela de rotas pode ser to elevado que as tornam impossveis de serem armazenadas ou percorridas. A soluo, nesse caso, realizar o roteamento hierarquicamente. Neste roteamento os ns so divididos em regies, com cada n capaz de manter as informaes de rotas das regies a que pertence. 24. Cite os principais protocolos de roteamento utilizados na arquitetura TCP/IP. Os principais e mais utilizados protocolos de roteamento so: RIP (Routing Information Protocol), IGRP (Internet Gateway Routing Protocol), EIGRP (Enhanced Internet Gateway Routing Protocol) e o protocolo OSPF (Open Shortest Path First). 25. O que poltica de segurana. Poltica de segurana um instrumento importante para proteger uma rede contra ameaas segurana da informao que a ela pertence ou que est sob sua

responsabilidade. A segurana compreendida neste contexto como a quebra de uma ou mais de suas trs propriedades fundamentais (confidencialidade, integridade e disponibilidade). A poltica de segurana no define procedimentos especficos de manipulao e proteo da informao, mas atribuem direitos e responsabilidades s pessoas (usurios, administradores de redes e sistemas, funcionrios, gerentes, etc.) que lidam com essa informao. Desta forma, elas sabem quais as expectativas que podem ter e quais so as suas atribuies em relao segurana dos recursos computacionais com os quais trabalham. Alm disso, a poltica de segurana tambm estipula as penalidades s quais esto sujeitos aqueles que a descumprem. 26. Descreva a funo de um firewall de filtro de pacotes. A instalao de um firewall tem por objetivo resguardar as informaes da empresa, garantindo os princpios de autenticao, autorizao, auditoria, integridade e disponibilidade dos dados sensveis da mesma. Firewalls que se comportam como filtros de pacotes podem ser STATELESS, ou seja, filtram pacotes atravs de endereos IP e portas de origem e destino, ou STATEFULL, que, alm disso, analisam os pacotes levando em considerao o status da conexo TCP e ainda os pacotes anteriores e as conexes. 27. Explique como funciona um Proxy. Proxies so application gateways que atuam na camada 7 do modelo OSI e que portanto implementam controle a nvel de aplicao, podendo interceptar protocolos FTP, SMTP, HTTP e HTTPS. Proxies funcionam como procuradores na conexo entre a rede interna e a internet. Quando uma mquina da rede interna deseja acessar algo na internet ela solicita ao proxy, que por sua vez estabelece nova conexo, busca o pedido e o retorna mquina solicitante. Proxies podem ser Transparentes ou No Transparentes. Os primeiros funcionam somente como cache no acesso a internet, enquanto os ltimos implementam ainda controles de autenticao e autorizao. Proxies no transparentes exigem a criao de logins e senhas individuais, alm de configurao particular em cada mquina cliente da rede interna. Como exemplo de proxy no ambiente Windows temos o Wingate e no ambiente Linux o Squid. 28. Descreva o que VPN e cite exemplos prticos de sua utilizao. Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, uma rede privada construda sobre a infra-estrutura de uma rede pblica, normalmente a Internet. Ou seja, ao invs de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet. Acesso remoto via Internet, Conexo de Lans via Internet, Conexo de computadores em uma Intranet. 29. Cite os protocolos utilizados para a criao de VPNs. Autenticao do usurio; Gerenciamento de endereo; Criptografia dos dados; Gerenciamento de chaves; Suporte a mltiplos protocolos; 30. Descreva sobre o surgimento do TCP/IP.

TCP/IP o nome que se d a toda a famlia de protocolos utilizados pela Internet. Esta famlia de protocolos foi desenvolvida pela DARPA (Defense Advanced Research Project Agency) no DoD (Departamento de Defensa dos Estados Unidos). Este conjunto de protocolos foi desenvolvido para permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Toda a famlia de protocolos inclui um conjunto de padres que especificam os detalhes de como comunicar computadores, assim como tambm convenes para interconectar redes e rotear o trfego. Oficialmente esta famlia de protocolos chamada, Protocolo Internet TCP/IP, comumente referenciada s como TCP/IP, devido a seus dois protocolos mais importantes (TCP: Transport Control Protocol e IP: Internet Protocol).

REDES DE TELECOMUNICAES Atividade: Gerncia de Redes

1.

Discorra sobre os nveis de gerncia de uma rede de Telecomunicaes. Podemos relacionar cinco reas funcionais de gerenciamento presentes no modelo de gerenciamento TMN. Estas reas funcionais foram desenvolvidas pelo IOS e esto presentes no modelo OSI de gerenciamento e so seguidas pelo modelo TMN. A funo destas reas funcionais definir o que deve ser monitorado em uma rede e qual a profundidade do gerenciamento a ser executado em cada rea. So elas: Gerencia de negcios; Gerencia de servios; Gerencia de Rede; Gerencia de Elemento de Rede; Elemento de Rede.

2. O que vem a ser gerncia integrada de redes e servios? A GIRS representa um conjunto de sistemas necessrios ao suporte ao gerenciamento da rede de telecomunicaes e aos seus servios, incluindo-se as atividades de projeto, planejamento, provisionamento, instalao, manuteno, operao, administrao e logstica. 3. Quais as dificuldades enfrentadas pela gerncia de rede?

As maiores dificuldades enfrentadas no gerenciamento de rede so na maioria das vezes no planejamento e controle destas. Na fase de planejamento encontra-se dificuldades na estrutura utilizada muitas vezes focadas no custo e no no desempenho e eficcia do servio utilizado e as dificuldades encontradas na rea de controle so reflexos de um mal planejamento aonde ficaram vrias falhas de implantao na estrutura.

4.

Quais so os padres de gerenciamento de redes? Existem diversos modelos de gerencia de rede, cada um com uma caracterstica peculiar para a operao desejada, so eles: FCAPS; TMN; OAM&P; TOM; CMIP/CMIS; SNMP.

5.

Quais os aspectos bsicos considerados na fase de planejamento e projeto da TMN? Arquitetura funcional: descreve as funes de gerenciamento agrupadas em blocos funcionais atravs dos quais uma TMN pode ser implementada; Arquitetura de informao: fornece fundamentos para o mapeamento dos princpios de gerenciamento OSI em princpios TMN, baseado na abordagem orientada a objetos; Arquitetura fsica: baseada em blocos fsicos, descreve interfaces e exemplos que constituem a TMN.

You might also like