You are on page 1of 2

25/02/13

Untitled Document

PPA , LDO e LOA O s instrum e ntos de plane jam e nto oram e ntrio (PPA, LDO , LO A) so proje tos de iniciativa do Pode r Ex e cutivo e t m as se guinte s caracte rsticas principais: e ditado a cada quatro anos com vig ncia at o final do prim e iro e x e rccio finance iro do m andato pre side ncial subse qe nte , conform e de te rm ina o art 35 2 inciso I do Ato das Disposie s C onstitucionais Transitrias (ADC T); Te m por obje tivo e stabe le ce r, de form a re gionalizada, as dire trize s, obje tivos e m e tas da adm inistrao pblica fe de ral para as de spe sas de capital e outras de las de corre nte s e para as re lativas aos program as de durao continuada ; Apre se nta, al m do valor das de spe sas de capital (inve stim e ntos e m e scolas, e stradas, e tc.), as m e tas fsicas por tipo de program a e ao, lista as de spe sas de durao continuada e condiciona toda a program ao do oram e nto ao plane jam e nto de longo prazo; Ne nhum inve stim e nto cuja e x e cuo ultrapasse um e x e rccio finance iro pode r se r iniciado se m pr via incluso no plano plurianual, ou se m le i que autorize a sua incluso, sob pe na de crim e de re sponsabilidade ; Proje to de ve se r e ncam inhado pe lo Ex e cutivo ao C ongre sso Nacional at 31 de agosto do prim e iro ano de cada m andato pre side ncial e de ve se r de volvido para sano at 15/de z.

Plano Plurianual PPA

Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

e x pe dida anualm e nte e com validade ape nas para um e x e rccio; C om pre e nde as m e tas e prioridade s da Adm inistrao Pblica Fe de ral, incluindo as de spe sas de capital para o e x e rccio finance iro subse qe nte , orie ntar a e laborao da le i oram e ntria anual, dispor sobre as alte rae s da le gislao tributria e e stabe le ce r a poltica de aplicao das ag ncias finance iras de fom e nto. Estabe le ce , assim , de form a ante cipada, as dire trize s, as prioridade s de gastos, e as norm as e os parm e tros que de ve m orie ntar a e laborao do proje to de le i oram e ntria para o e x e rccio se guinte (pargrafo 2 do art. 165 C F); A conce sso de qualque r vantage m ou aum e nto de re m une rao, a criao de cargos, e m pre gos e fune s ou alte rao de e strutura de carre iras, be m com o a adm isso ou contratao de pe ssoal, a qualque r ttulo, pe los rgos e e ntidade s da adm inistrao dire ta ou indire ta, inclusive fundae s institudas e m antidas pe lo pode r pblico, s pode ro se r fe itas: I - se houve r pr via dotao oram e ntria suficie nte para ate nde r s proje e s de de spe sa de pe ssoal e aos acr scim os de la de corre nte s; II - se houve r autorizao e spe cfica na le i de dire trize s oram e ntrias, re ssalvadas as e m pre sas pblicas e as socie dade s de e conom ia m ista. A se sso le gislativa no se r inte rrom pida se m a aprovao do proje to de le i de dire trize s oram e ntrias. Proje to de ve se r e ncam inhado pe lo Ex e cutivo ao C ongre sso Nacional at 15 de abril de cada ano de ve ndo se r de volvido para sano at 30 de junho.

e ditada para cada e x e rccio fiscal, que coincide com o ano civil; C onform e o pargrafo 5 do art. 165 da C onstituio, com pre e nde r tr s parte s: Oramento Fiscal - re fe re nte aos Pode re s da Unio, fundos, rgos e e ntidade s da adm inistrao dire ta e indire ta, inclusive fundae s institudas e m antidas pe lo pode r pblico; Oramento da Seguridade Social - abrange ndo todas as e ntidade s e rgos a e la vinculados, da adm inistrao dire ta e indire ta be m com o os fundos e fundae s institudas e m antidas pe lo pode r pblico, de stinados a se gurar os dire itos re lativos: Sade ; Pre vid ncia; Assist ncia Social; Lei Oramentria A nual LOA Oramento de Investimento das Estatais - e m pre sas e m que a Unio dire ta ou indire tam e nte de te nha a m aioria do capital social com dire ito a voto o O ram e nto Fiscal e o O ram e nto de Inve stim e ntos, com patibilizados com o plano plurianual, te ro e ntre suas fune s a de re duzir

de sigualdade s inte r-re gionais, se gundo crit rio populacional. no conte r dispositivo e stranho pre viso da re ce ita e fix ao da de spe sa, m as pode r conte r a autorizao para abe rtura de cr ditos suple m e ntare s e contratao de ope rae s de cr dito, ainda que por ante cipao de re ce ita, nos te rm os da le i.
www.lrf.com.br/mp_op_ppa_ldo_loa.html 1/2

25/02/13

Untitled Document

o Proje to de le i oram e ntria de ve se r e nviado ao C ongre sso Nacional at 31 de agosto de cada ano, e de volvido para sano at 15 de de ze m bro.

Pe la anlise conjunta de sse s tr s instrum e ntos, de pre e nde -se que a conce po do proce sso de plane jam e nto e oram e nto confe re ao PPA, LDO e LO A um a atuao inte grada, que pode se r assim re sum ida: o PPA e stabe le ce o plane jam e nto de m dio e longo prazo, por m e io dos program as e ae s de gove rno, e nquanto que a LO A fix a o plane jam e nto de curto prazo, ou se ja, m ate rializa as ae s e program as pre vistos no PPA, por m e io de proje tos, atividade s e ope rae s e spe ciais. LDO , por sua ve z, cabe o pape l de e stabe le ce r a ligao e ntre e sse s dois instrum e ntos, de stacando do PPA os inve stim e ntos e gastos prioritrios que de ve ro com por a LO A e de finir as re gras e norm as que orie ntaro a e laborao da le i oram e ntria para o e x e rccio se guinte . C om a introduo da Le i de R e sponsabilidade Fiscal, novas re sponsabilidade s foram introduzidas para o adm inistrador pblico com re lao aos oram e ntos da Unio, dos Estados e Municpios, com o lim ite de gastos com pe ssoal, proibio de criar de spe sas de durao continuada se m um a fonte se gura de re ce ita. A Le i introduziu a re strio oram e ntria na le gislao brasile ira e cria a disciplina fiscal para os tr s pode re s. No ocorre ram alte rae s no PPA, e m funo do ve to pre side ncial ao artigo 3 da LR F. Entre tanto, a LO A e , principalm e nte , a LDO , sofre ram grande s alte rae s com o adve nto da Le i C om ple m e ntar n 101/2000.

www.lrf.com.br/mp_op_ppa_ldo_loa.html

2/2

You might also like