You are on page 1of 8

D ireito

A r t i g o

O PRINCPIO DO JUZO HIERRQUICO NA JUSTIA MILITAR


Vander Ferreira de Andrade
Especialista em Direito Penal e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Professor de Direito Penal do IMES e do Idejur. Professor de Direito Administrativo do Curso Robortella.

R E S U M O O presente artigo objetiva delinear algumas caractersticas especficas da Justia Militar Estadual, em especial no que diz respeito convocao de Coronis da reserva para compor o Conselho Especial de Justia.

ABSTRACT The present article has the purpose to demonstrate someone specifically characters of the Militar Justice in Brazil, specially about the recall of Grand Chiefs Officers to integrate the Court.

DO PRINCPIO DO JUZO HIERRQUICO

Questo de relevante indagao a que versa sobre a necessidade de reversibilidade de Coronis da Reserva PM para o servio ativo, por efeito da composio do colegiado em obedincia ao princpio do juzo hierrquico. Algumas das disposies normativas de maior relevo versantes sobre a matria encontram-se fulcradas no Decreto-lei n. 260/70, o qual, especialmente em seu artigo 26, prev o instituto da reverso do Oficial da reserva para instaurao de inqurito policial militar (IPM) ou para atuao na Justia Militar.

Por seu turno, a Lei de Organizao Judiciria Militar do Estado de So Paulo (Lei n. 5.048/58), em seu artigo 13, estabelece que, se a relao de Oficiais da ativa disponveis no for suficiente para o sorteio de Oficiais de patente superior ou igual do acusado, devero ser convocados Oficiais da reserva.1 Este mesmo diploma legal estabelece, em seu artigo 4, o princpio do juzo hierrquico ao fixar que
o Conselho Especial de Justia, competente para processar e julgar Oficiais, ser composto do Juiz Auditor e de quatro juzes militares de patente superior do acusado, sob a presidncia de oficial superior, ou do mais antigo no caso de igualdade de posto.

Nesse sentido a lio de Digenes Gasparini: Reserva a situao do militar da ativa que deixa de ocupar vaga na corporao a que pertence por ter aceito cargo ou emprego pblico, salvo o do magistrio, estranho carreira militar. Enquanto no atingido pela reforma, o militar da reserva pode retornar ativa. Direito administrativo. 8. ed. So Paulo: Saraiva, p. 233 (ao que acrescentaramos, ou a pedido, por exonerao, na hiptese de haver completado o tempo de servio para a passagem para a reserva).
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

42

A r t i g o

imes
r e v i s t a

Na mesma esteira, o princpio do juzo hierrquico acolhido na Lei de Organizao Judiciria Militar da Unio (Lei n. 8.457/92), a qual, em seu artigo 23, encerra:

do acusado autoridade militar a que aquele est subordinado (arts. 280 e 288, 3); e) no caso da votao dos juzes militares, por ordem inversa de hierarquia (art. 435).

os juzes militares que integrarem os Conselhos Especiais sero de posto superior ao do acusado, ou do mesmo posto e de maior antigidade.

DA PRECEDNCIA E DA ANTIGIDADE

De observar-se que a lei nada trata a respeito de precedncia para a constituio do Conselho de Justia, visto no ser este o critrio a se adotar para aquela finalidade, conquanto se restrinja exclusivamente superioridade hierrquica e antigidade, que se descortinam como os princpios orientadores e os quais embasam o juzo hierrquico, consoante o previsto na lei. O princpio do juzo hierrquico rege tambm o Conselho Permanente de Justia, o qual destinado a processar e julgar praas militares, visto que h exigncia de que os Juzes Militares que o compem s podem ser Oficiais. Em abono a tal princpio, O Cdigo de Processo Penal Militar (CPPM) estabelece a imperatividade de sua observncia, como no caso: a) do exerccio da Polcia Judiciria Militar definindo como autoridade aquelas enumeradas no artigo 7, as quais exercem sua autoridade sobre os seus subordinados (no caso de instaurao de IPM, presidncia de auto de flagrante delito); b) no caso da priso do militar (artigo 223), que exige que a priso do militar s pode ser efetuada por outro militar de posto ou graduao superior, ou se igual, mais antigo; c) no caso da priso especial de praas, quando devero ser atendidos os respectivos graus de hierarquia (pargrafo nico do artigo 242 do CPPM); d) no caso de citao ou intimao do militar, quando o Juiz deve requisitar a apresentao
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

O Estatuto dos Militares (Lei n. 6.880/80) descerra que a hierarquia e a disciplina consolidam a base institucional da Corporao Militar (art. 14); nesse sentido, a hierarquia apresenta-se escalonada e ordenada em postos e graduaes, sendo que, dentro de um mesmo posto ou graduao, a ordenao se far pela antigidade (art. 14 e 1); j a precedncia entre militares assegurada pela antigidade no posto ou graduao, salvo a precedncia funcional estabelecida em lei (art. 17). Por conseguinte, fica certo para o Estatuto dos Militares que a precedncia encontra o seu fundamento na antigidade, o que significa dizer, para fins administrativos, que sempre o mais antigo que precede o mais moderno. Observa-se na Polcia Militar do Estado de So Paulo, consoante magistrio lapidar do insigne magistrado Ronaldo Joo Roth, que

o atual Regulamento Disciplinar da Polcia Militar (Lei Complementar n. 893/01) enumera situaes que caracterizam a antigidade e a precedncia, que, ao lado do escalonamento hierrquico, designam a ordenao da autoridade militar ( 1 do art. 3)... A precedncia funcional ocorrer em igualdade de posto ou graduao, ao militar que ocupar cargo ou funo que lhe atribua superioridade funcional sobre os integrantes do rgo ou servio que dirige, comanda ou chefia; e aquele que estiver no servio ativo, em relao aos inativos (art. 5) (Justia militar: peculiaridades do juiz militar na atuao jurisdicional. Juarez de Oliveira, 2003, p. 32).

Para Antonio Pereira Duarte, a promoo por antigidade aquela que se fundamenta na prece43

D ireito
dncia hierrquica de um oficial sobre os demais de igual posto, dentro do mesmo Corpo, Quadro, Arma ou Servio;2 j a antigidade propriamente dita, consoante lio de Clio Lobo, apresenta-se como uma resultante ... da contagem do tempo de servio no mesmo posto.3 Destarte, no caso de precedncia funcional estabelecida em lei, o detentor da precedncia mais antigo, por exceo, isto porque o Comandante detentor do poder disciplinar. o que ocorre na Polcia Militar com o Comandante-Geral ou o Subcomandante PM quando nomeados pelo Secretrio de Segurana Pblica, pois, ainda que mais modernos que outros Coronis, so considerados, naquelas funes, com precedncia sobre os demais de igual posto. Em acrscimo, verifica-se que, em igualdade de posto ou graduao, os militares da ativa possuem precedncia sobre os da reserva ( 3 do art. 17). Neste caso, a precedncia, no significa antigidade, pois os militares da ativa no exercem funo de superioridade hierrquica sobre os da reserva. Isso quer dizer, ento, que os sinais de respeito e o cerimonial das solenidades militares so prprios dos Oficiais da ativa, quando em igualdade de posto, conquanto para tal concluso impe-se observar a necessidade de no se confundir precedncia com antigidade. A precedncia, em igualdade de posto, uma decorrncia lgica entre os Oficiais da ativa para com os da reserva, dado que estes no exercem funo. Todavia, isso no quer dizer que h inverso de igualdade.

A r t i g o

sobre o processo judicialforme voltado para a perda do posto e a patente do Oficial (justificante) no deixa dvida quanto existncia do juzo hierrquico ao estabelecer, em seu artigo 4, que a instaurao daquele processo especial de competncia do Ministro da Fora (Secretrio de Segurana, no mbito estadual) e o Conselho de Justificao ser composto de 03 (trs) Oficiais da ativa de posto superior ao justificante (art. 5), sendo que a presidncia recair sobre o Oficial mais antigo. Se o justificante for Oficial do ltimo posto (oficial-general), no qual no se permita a presena de membros do Conselho de Justificao com posto superior, estes sero nomeados dentre os Oficiais daquele posto, da ativa ou da inatividade, mais antigos que o justificante ( 3 do art. 5). Em especial neste caso, tm-se a certeza de que os oficiais da inatividade mais antigos que os da ativa devem ser revertidos ao servio ativo (como o caso dos Coronis da reserva PM em relao queles que foram promovidos posteriormente ao posto de Coronel PM, mas ainda esto na ativa), caso contrrio no haveria essa regra explcita. Se o justificante for Oficial da reserva ou reformado, um dos membros do Conselho pode ser Oficial da reserva ( 4). Aqui, por uma questo de lgica, se o Oficial justificante do ltimo posto for mais antigo que todos os existentes na ativa, s podero compor o CJ os Oficiais mais antigos que aquele, os quais devem ser revertidos ativa, em obedincia regra prescrita no 3 do artigo 5 da Lei n. 5.836/72. A questo da superioridade e da antigidade nos componentes do Conselho de Justificao matria de juzo natural na fase administrativa e que implica julgamento; logo, se no observada, causar vcio de nulidade naquele processo especial, atingindo, por via de conseqncia, a fase judicial.

O CONSELHO DE JUSTIFICAO E O JUZO HIERRQUICO

A Lei do Conselho de Justificao (Lei Federal n. 5.836/72, no mbito da Unio, e a Lei n. 186/73, no mbito do Estado de So Paulo) que versa

2 3

DUARTE, Antonio Pereira. Direito administrativo militar. Rio de Janeiro: Forense, 1995, p. 74. LOBO, Clio. Direito penal militar atualizado. Braslia: Braslia Jurdica, 1999, p. 85.
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

44

A r t i g o

imes
r e v i s t a

de se registrar que referida Lei aplicam-se subsidiariamente as normas do Cdigo de Processo Penal Militar (art. 17), ento, no h de se confundir, assim, a precedncia, a antigidade e a superioridade do militar, para fins de aplicao da lei processual Penal Militar. A antigidade, em Direito Administrativo, a soma de tempo de servio do servidor pblico, contada em absoluto rigor cronolgico no posto, enquanto a precedncia significa uma situao especial que faz o servidor pblico anteceder ao outro, como ocorre com o mais antigo ou aquele que tenha autoridade sobre outro militar, como acontece no caso da precedncia funcional. Nesse sentido, importante registrar que superior, para o Cdigo Penal Militar (art. 24), aquele que, em virtude da funo, exerce autoridade sobre outro de igual posto ou graduao. Aqui, significa superioridade no somente a situao de militar daquele que detm o poder de manter sob o comando outro militar, mas tambm pelo exerccio do poder disciplinar sobre o que lhe subordinado, pelo que se conclui que somente o Oficial que detm aqueles requisitos ser considerado superior, consoante dispe o CPM em seu artigo 24. Desse modo, os Oficiais da ativa no exercem autoridade sobre os da reserva e nem estes esto subordinados queles, mas os da ativa possuem apenas a precedncia para fins de cerimonial, como j se disse, sendo que o poder punitivo, por sua vez, concentrado numa nica pessoa na Polcia Militar, que o Comandante-Geral, isso por fora do Regulamento Disciplinar. Logo, de se concluir que, sobre os oficiais da reserva, apenas o superior hierrquico (aquele para quem a lei estabelece uma precedncia funcional, segundo o art. 24 do CPM) detentor do poder portanto, detentor de autoridade para aplicar uma punio disciplinar ao militar da reserva. Essa competncia recai unicamente no Comandante-Geral na Polcia Militar, o qual, ainda que sendo mais moderno que outros Coronis, da ativa
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

ou da reserva, considerado superior hierrquico, por fora da lei, ou seja, o Regulamento Disciplinar da Polcia Militar, tal como previsto em seu artigo 31, inciso II. No se podeolvidar que o poder disciplinar um atributo do superior hierrquico e diz respeito atividade interna da Pblica Administrao, abrangendo as infraes administrativas dos servidores, motivo pelo qual no se deve confundir o poder disciplinar da Administrao Pblica com o poder punitivo (jus puniendi) do Estado, este privativo do Poder Judicirio, objetivando a represso dos ilcitos penais. Essa distino importante para no se firmar a diferenciao entre o instituto da precedncia e o da antigidade, para efeito da formao do Conselho de Justia.

A ATIVIDADE JUDICANTE CASTRENSE E O PODER DISCIPLINAR

Desse modo, se o poder disciplinar, no que tange aos militares, s pode ser exercido pelo superior hierrquico, no que se refere ao jus puniendi, que detm o Conselho de Justia, no pode este colegiado ser integrado por juzes militares mais modernos ou inferiores que o ru, sob pena de quebra do princpio do juiz hierrquico e incompetncia do juiz natural. Nesse sentido, o CPM estabelece a equiparao do militar da reserva ou reformado com o da ativa, no caso de emprego na Administrao Militar, e prev que o militar da reserva e reformado conserva as responsabilidades e prerrogativas do posto e da graduao, para fins de aplicao da lei penal militar (arts. 12 e 13). Essa regra corrobora a concluso anterior de que o militar da reserva no perde a antigidade para o da ativa, mas, no caso concreto, cede apenas a precedncia para fins administrativos. No mbito da Instituio Polcia Militar, a antigidade tambm no se confunde com a prece45

D ireito
dncia, segundo o Regulamento Disciplinar (Lei Complementar n. 893/01). Assim, o artigo 4 apregoa que, em igualdade de posto ou graduao, mais antigo:
a) quem foi promovido primeiro ,ou b) aquele que deteve prevalncia sucessiva dos graus hierrquicos anteriores, enquanto que tm precedncia aquele que: c) ocupe funo que lhe atribua superioridade funcional sobre seus pares (art. 5, I), ou d) est no servio ativo, em relao aos inativos (neste caso, a precedncia diz respeito ao cerimonial e, segundo o prprio RDPM, apenas o Comandante-Geral quem detm o poder disciplinar sobre os inativos, o que nos permite concluir ser ele, enquanto na funo, considerado superior aos militares inativos).

A r t i g o

ao posto e o tempo de servio que detm seu titular, independentemente de estar na ativa ou no.
Note-se, pois, que a antigidade contada no posto, no caso dos Coronis, sendo que basta para tal a data de promoo anterior para se definir aquele status. Esse critrio to lgico que, no caso de convocao de Coronis para o servio ativo, para os fins previstos pela Lei de Inatividade, a antigidade ser logo notada e respeitada, nunca sendo um Coronel promovido depois do outro o mais antigo ou o seu superior, exceto a precedncia funcional como j se falou, nos termos da lei, a qual recai na pessoa do Comandante-Geral. Destarte, com as premissas postas anteriormente, seguro resolver caso de Coronel da reserva da PM que venha a ser processado criminalmente na Justia Militar, figurando assim como ru.

Deflui, portanto, que mesmo o menos antigo pode ter precedncia sobre o mais antigo, em igualdade de posto ou graduao, deste que tal status seja definido por lei, como ocorre com o Comandante-Geral e com o Subcomandante da PM, os quais, nomeados para aqueles cargos, so superiores funcionais em relao aos pares Coronis PM e superiores hierrquicos em face dos demais policiais militares. De se notar que, nos termos da lei, o Comandante-Geral detentor do poder disciplinar sobre os Coronis da reserva (art. 31); o Governador do Estado sobre todos os militares sujeitos ao RDPM e o Secretrio de Segurana Pblica e o ComandanteGeral sobre todos os militares sujeitos ao RDPM, exceto o Chefe da Casa Militar. Feita a distino entre o superior funcional no servio ativo em face dos Oficiais da reserva, ntida fica a precedncia dos Oficiais da ativa perante os de igual posto da reserva, o que no significa, nem de longe, que isso altere a antigidade entre os militares, pois esta apurada pela data de promoo
46

DA COMPOSIO DO CONSELHO ESPECIAL DE JUSTIA EM FACE DO JUZO HIERRQUICO

Como deve ser constitudo o Conselho Especial de Justia? O Conselho de Justia, nesse caso, dever ser constitudo de Juzes Militares integrantes do ltimo posto da Corporao, ou seja, Coronis PM mais antigos que o ru, isto , que tenham sido promovidos anteriormente. Se no houver nmero de Coronis com aquele requisito na relao para constituir o Conselho Especial de Justia, o ordenamento jurdico exige que sejam revertidos ao servio ativo quantos Coronis forem necessrios para atuar na Justia Militar, como expressamente prescrevem a Lei de Inatividade da Polcia Militar Paulista (art. 26), a Lei de Organizao da Justia Militar Paulista (art. 13) e a Lei de Organizao Judiciria Militar da Unio (art. 23), isso para se respeitar o princpio do juzo hierrquico. O princpio do juzo hierrquico rege o juiz natural nos Conselhos de Justia, logo, se houver vcio na constituio do Conselho de Justia, outra
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

A r t i g o

imes
r e v i s t a

no a concluso seno a de que o processo encontrar-se- inquinado de nulidade ab initio , nos termos do artigo 500, I e 500, III, h do CPPM.

DA INSTAURAO DE IPM CONTRA UM INDICIADO QUE SEJA CORONEL DA RESERVA

rente de deve) aquela autoridade de Polcia Judiciria Militar permitir que o Encarregado do IPM, no caso do Oficial da reserva, seja menos antigo, caracterizando este caso a precedncia to-somente. Note-se que, aqui, a regra de exceo da delegao de Oficial Encarregado para o IPM, no caso de Oficial do ltimo posto da reserva, leva obrigatoriamente ao superior hierrquico a solucionar o IPM. Registre-se que cabe autoridade originria, ou seja, o superior hierrquico do indiciado (aquela que instaurou o IPM), por fora de lei, solucionar o referido inqurito, fato este que, ainda no mbito administrativo, faz retomar o princpio hierrquico que permeia todo o processo penal militar. No se deve confundir a permisso mencionada, por exceo, da designao do Encarregado do IPM em que aparentemente a antigidade afastada com a obrigatoriedade de superioridade de posto ou antigidade, para a instaurao de IPM. Enquanto aquela cabe ao delegado investigar, a este (superior) cabe solucionar o IPM ( 1 do art. 22 do CPPM), levando-nos a concluir que, mesmo em sede de IPM, o principio hierrquico tambm preservado. De outro lado, quanto investidura do Juiz Militar para integrar o Conselho Especial de Justia, no se pode tergiversar, diante dos vrios dispositivos legais mencionados (LOJM, CPM, CPPM, LCJ, RDPM e Lei de Inatividade), que o julgador s pode ser o mais antigo ou o superior hierrquico, sob pena de se subverter todo o ordenamento jurdico.

Como deve ser regra a ser observada, no mbito administrativo, no caso da instaurao de IPM contra um indiciado que seja Coronel da reserva? No deve passar sem enfrentamento a hiptese expressa no CPPM de delegao para o Encarregado do IPM, a qual deve recair sobre Oficial de posto superior ao do indiciado seja este da ativa ou da reserva ( 2 do art. 7); no sendo possvel a designao de Oficial de posto superior, dever ser designado Oficial de mesmo posto, desde que mais antigo ( 3 do art. 7); sendo o Oficial indiciado da reserva ou reformado, no prevalece para a delegao a antigidade de posto ( 3 do art. 7). As duas primeiras regras para a delegao no deixam qualquer dvida de que o Encarregado do IPM deve ser superior hierrquico ou mais antigo que o indiciado. A ltima regra, se necessria ser usada quando aquelas duas no resolvam a situao autoriza, mas no determina, que o encarregado do IPM seja o Oficial da ativa que tinha precedncia sobre o Oficial da reserva que seja indiciado, isso em igualdade de posto obviamente. Ocorre que a ltima regra, que exceo e no implica mudana na antigidade e nem superioridade hierrquica, s tem razo de ser pelo fato de que o Encarregado do IPM, que age por delegao, designado por autoridade superior ao indiciado (autoridade originria ou delegante do IPM, prevista no art. 7 do CPPM), logo, esta a que dar a ltima palavra (opinio) sobre a investigao. Ora, preservado est, portanto, o princpio do juzo hierrquico, pois o superior hierrquico do indiciado que instaurou o IPM e apenas, por exceo e at por economia processual, pode (que difej a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

CONCLUSO

No se admite diante da preciso dos dispositivos legais mencionados que o mais moderno possa julgar o mais antigo, pois seria o mesmo de se admitir que o subordinado pudesse julgar o superior hierrquico, sendo oportuno lembrar o aforismo da caserna: antigidade posto. Inadmissvel, portanto, que um Coronel da reserva, que sempre foi durante a carreira militar
47

D ireito
superior hierrquico, e no ltimo posto o mais antigo, possa, s porque se encontra na situao de reserva, ser julgado pelo seu subordinado, que o alcanou no ltimo posto, como Coronel PM. Mais uma vez no se deve confundir antigidade com precedncia. Esta passageira e provisria e est circunscrita a certos cargos enumerados pela lei, os quais detm o poder hierrquico sobre os seus pares e seus subordinados, enquanto que a antigidade e a superioridade hierrquica se descortinam como critrios objetivos e naturais carreira militar, estampados no Regulamento Disciplinar em vrios dispositivos legais e cuja regra mxima vem prevista no fato de dotar do poder disciplinar os Oficiais da ativa da Polcia Militar do posto de Coronel a Capito em relao aos seus subordinados. Aqui, de se registrar que os Oficiais da ativa no tm o poder disciplinar sobre os da reserva, mas apenas uma autoridade que detm aquele poder segundo o Regulamento Disciplinar, ou seja, o Comandante-Geral. S detm o poder disciplinar sobre os Coronis da reserva o Comandante-Geral, logo, s este Oficial, independentemente de sua antigidade, que detm precedncia funcional sobre os seus pares (outros Coronis), devendo ser considerado superior hierrquico para fins penais, nos termos do artigo 24 do Cdigo Penal Militar. Da concluso anterior, infere-se a justificativa para a reverso de Coronis da reserva para processar e julgar outro Coronel tambm da reserva, caso este mais antigo que os Coronis da ativa disponveis para serem sorteados como Juiz Militar, em homenagem ao princpio do juzo hierrquico. De ser observado que, para constituio do juzo hierrquico (tanto no Conselho Especial de Justia, como no Conselho de Justificao), a legislao

A r t i g o

no utiliza o termo precedncia, mas s a superioridade hierrquica e a antigidade, logo, aquele critrio no deve substituir estes. Como se demonstrou, a precedncia diz respeito ao cerimonial e, em certos casos, ascenso do mais moderno funo de autoridade sobre o mais antigo; portanto, um critrio passageiro e provisrio, como ocorre com a designao do Comandante-Geral, do Subcomandante, dos Grandes Comandos (CCB, CPM, CPC) em relao a outros Coronis mais antigos, mas que subordinam aqueles em virtude da precedncia. O critrio da precedncia passageiro e menos estvel que o da antigidade, sendo que, no ltimo posto da Polcia Militar, o Coronel PM que foi promovido antes que outro sempre ser mais antigo, esteja ou no no servio ativo. A no observncia desses valores constituir vcio na formao do juzo natural, capaz de anular ab initio toda a ao penal. Como aponta Roberto Botelho,

para o real exerccio das atribuies de Polcia Judiciria Militar, bem como as de Juiz Militar, perante o Conselho Especial de Justia, no basta que o oficial (Coronel) tenha precedncia sobre o indiciado/ru, respectivamente, mas necessariamente, dever ele ser mais antigo, tambm.4

Uma vez revertido ao servio ativo o Coronel para servir como Juiz Militar preenchidos os requisitos do juzo hierrquico , cessa a discusso sobre a precedncia, j que, alm de mais antigo, agora tem precedncia sobre seus pares, pois foi convocado unicamente para ser Juiz Militar, no Conselho Especial de Justia, pelo que no haver de ocupar funes administrativas.

BOTELHO, Roberto. Poder hierrquico e poder disciplinar: precedncia versus antiguidade. Revista A Fora Policial da PMESP, n. 35, p. 75, jul./ago./set. 2002.
j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

48

A r t i g o

imes
r e v i s t a

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BOTELHO, Roberto. Poder hierrquico e poder disciplinar: precedncia versus antigidade. Revista A Fora Policial da PMESP, n. 35, 2002. DUARTE, Antonio Pereira. Direito administrativo militar. Rio de Janeiro: Forense, 1995. GASPARINI, Digenes. Direito administrativo. 8. ed. So Paulo: Saraiva. LOBO, Clio. Direito penal militar atualizado. Braslia: Braslia Jurdica, 1999. ROTH, Ronaldo Joo. Justia militar e as peculiaridades do juiz militar na atuao jurisdicional. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.

j a n e i r o / j u n h o 2 0 0 4

49

You might also like