You are on page 1of 20

Mestrado em Engenharia Civil

2012/2013

Docente: Ana Cludia Dias Lopes Gomes Tomas David

TUBAGENS PEAD PVC - FFD

Trabalho realizado por:

Antnio Magalhes Antnio Pinto Nelson Dourado

Hidrulica Geral

CONTEDO Introduo ......................................................................................................................... 3 Materiais e suas caractersticas ................................................................................ 4 Tubagens e Acessrios ............................................................................................. 4 Tubos de Policloreto de Vinilo (PVC) ................................................................. 5 Ferro Fundido Ductil ................................................................................................. 6 Polietileno de Alta Densidade (PEAD) ............................................................... 7 Ligao por Electrosoldadura: .......................................................................... 8 Ligao por Soldadura Topo a Topo: .............................................................. 9 Anlise de resultados ................................................................................................. 11 Concluso ........................................................................................................................ 20

Pgina | 2

Hidrulica Geral

INTRODUO

No mbito da unidade curricular Hidrulica Urbana, foi-nos proposto a realizao de um trabalho acerca de tubagens de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Policloreto de Vinilo (PVC), Ferro Fundido Dctil (FFD). O principal objetivo da realizao deste trabalho fazer uma comparao de custos para as diferentes tubagens PEAD, PVC; FFD, com as caractersticas que exige numa determinada situao, nomeadamente dimetro e presso, e uma correta escolha do material tornar sem dvida o Projeto mais econmico, conseguindo o seu retorno em menos anos de vida. Elaborou-se uma pesquisa em alguns fornecedores, e elaborouse tabelas comparativas de custos do mesmo material para presses diferentes. Nas mesmas tabelas consegue-se aperceber o aumento de custo em percentagem no aumento de exigncia de presso. Para comparar entre diferentes materiais, elaborou-se uns grficos, que permite ao observador determinar qual o material da tubagem a utilizar, de acordo com as exigncias a que este vai estar sujeito.

Pgina | 3

Hidrulica Geral

MATERIAIS E S UA APL ICAO

TUBAGENS E ACESSRIOS A escolha do material da conduta a utilizar ponderada por vrios fatores, de ordem sanitria e econmica, dos quais se destacam: Expectativa de vida ou durabilidade; Resistncia s presses interna e externa; Resistncia corroso tanto interior como exterior; Rugosidade do tubo; Gama normalizada de dimetros existentes no mercado e seu custo; O facto de o material ser de fabrico nacional ou estar disponvel no mercado; Experincia adquirida na sua aplicao; Maior ou menor facilidade de transporte, manuseamento e montagem. Nos sistemas de abastecimento de gua o esforo predominante a presso interna, enquanto, nas redes de drenagem de guas residuais e pluviais o esforo que predomina a presso externa devido ao peso dos terrenos e s sobrecargas. Os diversos tipos de tubagens e juntas com maior utilizao em obras de aduo e de abastecimento de gua so: ao carbono, ferro fundido dctil, policloreto de vinilo, polietileno de alta densidade .

Pgina | 4

Hidrulica Geral

TUBOS DE POLICLORETO DE VINILO Na dcada de 70 iniciou-se em Portugal o fabrico de tubagens e acessrios em PVC especficos para sistemas de abastecimento de gua. Este tipo de material tambm designado por policloreto de vinilo rgido (ou seja, plastificante ou no plastificado), podendo ser designado por PVC-U (policloreto de vinilo no plastificado). Nos ltimos anos a utilizao deste tipo de tubos tem vindo a aumentar principalmente em redes de pequena e mdia dimenso, isto deve-se principalmente a este material ter um baixo peso especfico, um preo competitivo, uma boa resistncia corroso interna e externa e como tambm ao bom isolamento trmico. Os tubos de PVC apresentam, normalmente, uma cor cinzenta, ou creme. Contudo, podem, por vezes, ter uma tonalidade diferente para que, por exemplo, consigam garantir uma maior resistncia s radiaes solares. No entanto, os tubos de PVC implicam algumas desvantagens uma vez que so constitudos a partir de um material termoplstico as suas propriedades fsicas e mecnicas so facilmente alteradas devido a mudanas de temperatura. Outras desvantagens deste material so a falta de informao acerca do seu envelhecimento e (como o nome indica) ter cloro na sua constituio. Os tubos de policloreto de vinilo so fabricados com diferentes espessuras, constituindo assim vrias sries de classe de presso. Atualmente so fabricados tubos com presso de 0.60 MPa, 0.80 MPa,
Pgina | 5

Hidrulica Geral

1.00 MPa, 1.25 MPa, 1.60 MPa e de 2.00 MPa. Contudo, os tubos mais utilizados nas canalizaes de abastecimento de guas em edifcios so os que tm uma presso de servio de 1.00 MPa e de 1.60 MPa. Em relao aos dimetros, so fabricados tubos com dimetros nominais que oscilam entre os 16 mm e os 800 mm. A ligao entre tubos de PVC pode ser feita com recurso a duas tcnicas distintas, atravs do alargamento da extremidade de um dos tubos (abocardamento e respetiva colagem ou da utilizao de peas de unio (ts, joelhos, etc).

FERRO FUNDIDO DUCTIL

Os tubos de ferro fundido dctil, so essencialmente utilizados em condutas sujeitas a grandes presses ou locais onde possam ocorrer esforos excecionais, conforme se verifica nos grficos abaixo referidos, na analise de custos. Isto deve-se principalmente ao facto de este material ter uma alta durabilidade, grande resistncia ao choque e tambm, se revestido, a corroso. Uma das grandes desvantagens deste material o seu elevado custo e peso, no entanto, nos ltimos anos o custo tem a vindo a tornar-se cada vez mais competitivo.

Pgina | 6

Hidrulica Geral

Em termos de execuo de juntas importante referir trs tipos: Juntas standart, onde se une a boca de um tubo com a extremidade do outro. Juntas de flanges, nestas que os tubos ficam rigidamente ligados entre si.

POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) Os tubos de polietileno, so obtidos por extruso de um polmero termoplstico, com uma temperatura aproximada de 260C que arrastado pela extrusora atravs do bocal do molde com uma presso uniforme. Em funo da densidade (d), o polietileno distingue-se em trs tipos de material, nomeadamente: Polietileno de Baixa Densidade (d0.93) Polietileno de Mdia Densidade (0.93 < d 0.94) Polietileno de Alta Densidade (d>0.94) Destes trs tipos de material o mais utilizado nas tubagens para abastecimento de gua so os tubos de Polietileno de Alta Densidade, PEAD. Os tubos podem ser fabricados a partir de trs tipos de resinas distintas: PE63, PE80 e a PE100, com uma tenso de dimensionamento de 5.0 MPa, 6.3 MPa, 8.0 MPa, respetivamente.
Pgina | 7

Hidrulica Geral

As presses de servio, tambm referenciadas como presses nominais expressas em bar, abrangem os valores PN 4, 6, 8, 10, 12.5, 16, 20 e 25 (bar) para os tubos produzidos com as resinas PE80. A utilizao das resinas PE100 permite alargar a gama de fabrico dos tubos presso nominal PN32. Os tubos de polietileno de alta densidade apresentam dimetros que variam entre 16 e 1200 mm, para dimetros pequenos, ou seja, at 90 mm, apresentam-se na forma de rolos com 50 ou 100 m, e para dimetros superiores em varas com 6 ou 12 m. As juntas destacam-se por trs formas distintas: soldadura topo a topo (as extremidades dos tubos so aquecidas a 220C, pressionadas uma contra a outra e arrefecidas), por electrofuso (uso de unies de polietileno com resistncias que ao serem atravessadas por correntes eltricas fundem o material obtendo uma ligao perfeita) e atravs de flanges (as flanges so aplicadas em terminais de PEAD que so soldados s extremidades dos tubos a unir).

LIGAO POR ELECTROSOLDADURA: Na soldadura topo a topo o equipamento fica imobilizado enquanto se desenvolve o processo, que finaliza uma vez que se conclua o arrefecimento da unio; por outro lado o sistema de electrosoldadura permite o uso do equipamento noutra soldadura assim que se finalize o tempo de fuso.

Pgina | 8

Hidrulica Geral

Os equipamentos de electrosoldadura so mais leves, tm custo inferior e tm pouca manuteno. A electrosoldadura possvel em situaes de obra difceis, sendo ideal para efetuar reparaes (onde no so possveis movimentos longitudinais da tubagem). A electrosoldadura tem um limite: O inerente ao dimetro mximo que apresentam os acessrios disponveis no mercado. A soldadura topo a topo, sempre e quando se conte com os equipamentos necessrios, no tem limite neste sentido. A electrosoldadura permite unir tubos de diferente material e com diferente espessura de parede (no recomendvel na soldadura topo a topo).

LIGAO POR SOLDADURA TOPO A TOPO: Trata-se de um sistema empregue para a unio de tubagens e acessrios fabricados em PEAD, para dimetros superiores a 90mm. O processo efetua-se mediante o aquecimento dos extremos de dois tubos atravs do uso de uma placa de aquecimento, at se alcanar a fuso das superfcies em contacto. Com base em conhecimentos cientficos recentes, agora assumido que os materiais soldados fluem para dentro um do outro na interface entre as superfcies de juno e, que as macromolculas nos
Pgina | 9

Hidrulica Geral

fundidos viscoelsticos respetivos penetram um no outro ficando enroladas. As variveis do processo, temperatura, presso e tempo, devem ser ajustadas de modo a impedir a alterao das propriedades fsicas originais do material, tendo em conta a matria-prima, o dimetro e a espessura da parede do tubo. A temperatura deve ser de 210 10.

Pgina | 10

Hidrulica Geral

ANLISE DE CUSTOS

Com a evoluo do homem houve a necessidade de encontrar diferentes materiais e mtodos, permitindo este conseguir alcanar qualidade de vida, faz parte integrante deste captulo avaliar os custo dos materiais, PEAD PVC FFD, e para o efeito foi recolhido de diversos fornecedores preos tabelados, permitindo fazer uma comparao entre os preos dos diferentes materiais e para s classes de presso diferentes. Na Tabela 4.1, 4.2 e 4.3 encontra-se os valores de custo das tubagens de PVC, PEAD e FFD, para diferentes classes de presso, pode-se observar a partir da tabela 4.1 e 4.2 que o aumento da classe de presso traduz-se num aumento que pode variar entre 32,54% e 78,79%, este aumento em percentagem de est relacionado com o aumento do dimetro, este obriga necessariamente o aumento da espessura das paredes, e este traduz-se num aumento da matriaprima, por isso tanto como o PVC e o PEAD esto condicionados no seu dimetro por razes econmicas.

Pgina | 11

Hidrulica Geral

PVC Policloreto de vinilo Boca OR mm 32 40 50 63 75 90 110 125 140 160 200 250 315 400 500 630 710 800 PN 6 - PVC 2,95 3,75 4,23 5,52 6,91 8,95 13,66 21,64 33,61 61,07 95,77 173,68 238,64 297,73 /metro Linear PN10 - PVC 2,73 3,91 5,59 6,75 8,68 10,95 14,34 22,11 34,41 54,61 99,95 155,82 284,09 381,82 484,09 PN16 - PVC 4,27 6,02 8,64 10,57 13,48 16,91 22,07 34,41 53,43 84,95 162,77 278,59 PN6 para PN10 para PN 10 PN16 32,54% 49,07% 59,57% 57,25% 58,47% 60,22% 61,86% 59,01% 62,48% 63,66% 62,70% 63,57% 60,00% 62,59% 56,41% 53,96% 54,56% 56,59% 55,30% 54,43% 53,91% 55,63% 55,27% 55,56% 62,85% 78,79% -

Tabela 4.1 - Custo tubagem PVC para diferentes classes de presses.

Pgina | 12

Hidrulica Geral

PEAD Polietileno de Alta Densidade PE MRS 100 /metro Linear PN6,3 para PN10 PN10 para PN16 58,49% 59,26% 60,80% 59,80% 58,01% 58,91% 58,50% 50,19% 49,85% 49,01% 50,38% 50,84% 50,43% 51,34% 51,37% 51,08% 51,19% 51,07% 49,90% 50,00% 77,38% 75,95% 76,82% 76,70% 82,29% 82,68% 83,79% 71,83% 72,29%

mm

PN 6,3 - PEAD

PN10 - PEAD

PN16 - PEAD

32 40 50 63 75 90 110 125 140 160 200 250 315 400 500 630 710 800 900 1000 1200 5,18 6,52 8,57 13,24 21,34 33,93 54,23 90,52 143,84 197,65 250,58 319,59 395,3 566,15

0,53 0,81 1,25 1,99 2,81 4,04 6 7,78 9,77 12,77 19,91 32,19 51,04 82,07 137,02 217,31 298,82 378,55 479,05 592,95

0,84 1,29 2,01 3,18 4,44 6,42 9,51 13,8 17,19 22,58 35,18 58,68 93,24 150,84 235,44 374,4

Tabela 4.2 - Custo tubagem PEAD para diferentes classes de presses.


Pgina | 13

Hidrulica Geral

FFD Ferro Fundido Dctil /metro Linear /metro Linear

mm 32 40 50 63 75 90 110 125 140 160 200 250 315 400 500 630 710 800 900 1000 1200

PN10/16 - FFD (6m)

PN10/16 - FFD PL 0,00 0,00 0,00

PN10/16 - FFD ST 0,00 0,00 0,00 33,82 36,73 43,91 43,91 53,90 69,70 69,70 87,66 118,77 145,72 205,66 282,59 375,99 577,66 760,55 918,63 1005,03

309,25 309,25 327,45 327,45 390,51 466,91 466,91 602,73 703,4 1030,84 1261,26 1794,87 2195,08 2643,8 3056,13

51,54 51,54 54,58 54,58 65,09 77,82 77,82 100,46 117,23 171,81 210,21 299,15 365,85 440,63 509,36 0,00 0,00 0,00

Tabela 4.3 - Custo tubagem FFD para diferentes classes de presses.

Pgina | 14

Hidrulica Geral

600

Classe PN 6

500

Custo em /ml

400

300

200

100

0
PN 6 - PVC PN 6,3 - PEAD

32

40

50

63

75 2,95

90 3,75

110 4,23

125 5,52 5,18

140 6,91 6,52

160 8,95 8,57

200

250

315

400

500

630

710

800

900

1000 1200

13,66 21,64 33,61 61,07 95,77 173,7 238,6 297,7 13,24 21,34 33,93 54,23 90,52 143,8 197,7 250,6 319,6 395,3 566,2

Grfico 4.1 Relao custos tubagem de PVC/PEAD para classe de presso PN6
Pgina | 15

Hidrulica Geral

PVC 75 2,95 3,75 4,23 5,52 6,91 8,95 13,66 21,64 33,61 61,07 95,77 173,68 238,64 297,73

PEAD

Com a anlise do grfico 4.1, que relaciona o custo do por metro linear de tubagem do PCV (policloreto de vinlico), com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) para classe de Presso PN6. A partir do grfico pode-se observar que a diferena entre o custo de tubagem em PEAD com o PVC at ao dimetro 315 mm quase nulo, poder variar aproximadamente 5%, mas para dimetros superiores a 315 mm, a tubagem de PVC poder ficar mais cara aproximadamente 20%.

90 110 125 140 160 200 250 315 400 500 630 710 800

5,18 6,52 8,57 13,24 21,34 33,93 54,23 90,52 143,84 197,65 250,58

6,56% 5,98% 4,43% 3,17% 1,41% -0,94% 12,61% 5,80% 20,75% 20,74% 18,82%

Tabela 4.4 - Variao custo entre tubagem de PVC e PEAD


Pgina | 16

Hidrulica Geral

1200

Classe PN 10

1000

800

Custo em /ml

600

400

200

0
PN10 - PVC PN10 - PEAD PN10/16 - FFD PL PN10/16 - FFD ST

32 0,53 0,00 0,00

40 0,81 0,00 0,00

50 1,25 0,00 0,00

63 2,73 1,99 51,54 33,82

75 3,91 2,81 51,54 36,73

90 5,59 4,04 54,58 43,91

110 6,75 6 54,58 43,91

125 8,68 7,78 65,09 53,90

140 10,95 9,77 77,82 69,70

160 14,34 12,77 69,70

200 22,11 19,91

250 34,41 32,19

315 54,61 51,04

400

500

630

710

800

900

1000

99,95 155,82 284,09 381,82 484,09 82,07 137,02 217,31 298,82 378,55 479,05 592,95

77,82 100,46 117,23 171,81 210,21 299,15 365,85 440,63 509,36 87,66 118,77 145,72 205,66 282,59 375,99 577,66 760,55 918,63 1005,0

Grfico 4.2 Relao custos tubagem PVC/PEAD/FFD para classes de presso PN10
Pgina | 17

Hidrulica Geral

PN10 - PEAD 1,99

PN10/16 - FFD ST 33,82 36,73 43,91 43,91 53,90 69,70 69,70 87,66 118,77 145,72 205,66 282,59 375,99 577,66 760,55 918,63 1.005,03 94,12% 92,35% 90,80% 86,34% 85,57% 85,98% 81,68% 77,29% 72,90% 64,97% 60,09% 51,51% 42,20% 48,27% 50,23% 47,85% 41,00%

Com a anlise do grfico 4.2, que relaciona o custo do por metro linear de tubagem do PCV (policloreto de vinlico), com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e FFD (Ferro Fundido Dctil) para classe de Presso PN10. A partir do grfico 4.2 pode observar que as tubagens em PEAD tem uma reduo de 90% do custo em relao ao FFD para dimetros reduzidos, de acordo com tabela 4.5, pode observar a partir do grfico que a utilizao de PEAD para dimetros inferiores a 1000 mm e para presses PN 10 este torna-se mais econmico.

2,81 4,04 6,00 7,78 9,77 12,77 19,91 32,19 51,04 82,07 137,02 217,31 298,82 378,55

Tabela 4.5 - Reduo em percentagem do custo da utilizao de PEAD para FF

479,05 592,95

Pgina | 18

Hidrulica Geral

Classe PN 16
1200 1000

Custo em /ml

800 600 400 200 0


PN16 - PVC PN16 - PEAD 0,84 1,29 0,00 0,00 2,01 0,00 0,00 PN10/16 - FFD PL 0,00 PN10/16 - FFD ST 0,00 32 40 50 63 4,27 3,18 75 6,02 4,44 90 8,64 6,42 110 9,51 125 13,8 140 160 200 250 315 400 500 630 710 800 900 1000

10,57 13,48 16,91 22,07 34,41 53,43 84,95 162,77 278,59 17,19 22,58 35,18 58,68 93,24 150,84 235,44 374,4

51,54 51,54 54,58 54,58 65,09 77,82 77,82 100,46 117,23 171,81 210,21 299,15 365,85 440,63 509,36 33,82 36,73 43,91 43,91 53,90 69,70 69,70 87,66 118,77 145,72 205,66 282,59 375,99 577,66 760,55 918,63 1005,0

Grfico 4.3 Relao custos tubagem PVC/PEAD/FFD para classes de presso PN16 Com a anlise do grfico 4.3, que relaciona o custo do por metro linear de tubagem do PCV (policloreto de vinlico), com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e FFD (Ferro Fundido Dctil) para classe de Presso PN16. A partir do grfico 4.3 pode observar que para presses PN16, existe um ponto de interseco no dimetros 630 mm, para os diferentes matrias, a partir deste dimetro a utilizao de FFD torna-se mais econmico, e neste patamar que o PEAD deixa de ser comercializado.
Pgina | 19

Hidrulica Geral

CONCLUSO

Findada a elaborao deste trabalho, concluiu-se, existe no mercado uma grande diversidade de materiais para a execuo de tubagens para abastecimento de gua (aduo), redes de saneamento de guas residuais e pluviais. Com a anlise dos grficos conseguiu-se definir patamares de escolha de tubagens mediante s classes de exigncias, dimetro e presses. As empresas das tubagens de PVC e PEAD, para um determinado valor de presso e dimetro, deixam de comercializar, visto que a escolha pela utilizao do FFD torna a rede mais econmica, como se pode verificar com o declive das retas de cada material, com o aumento de presso e dimetro, o declive mais acentuado. O Projeto no se completa s com o dimensionamento das tubagens, mas tambm pela correta escolha dos seus materiais.

Pgina | 20

You might also like