You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO NCEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAAO - UEMANET CURSO TCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

Fabiane Gonalves Almeida

ROCHAS E MINERAIS

So Lus-MA 2013

1 INTRODUO

Os conceitos que envolvem os minerais e rochas so conhecidos em vrias literaturas, podemos entender que cada mineral e rocha faz parte de um processo longo, determinado por fatores que devem ser bem explicados a partir de tais conceitos. Rocha um agregado de um ou vrios minerais, formando as grandes massas da crosta terrestre. Em certos casos a rocha pode ser formada de uma s espcie mineral, como o caso do calcrio, constitudo unicamente por calcita, folhelhos, formados por argila, ou quartzito, formado predominantemente por quartzo. Mais comumente as rochas so constitudas por mais de uma espcie mineral, alguns mais abundantes, chamados de essenciais, outros em pequena proporo constituindo os minerais acessrios. Os minerais por sua vez podem ser caracterizados por sua forma e com peculiaridade devendo ser encontrado na natureza em estado slido, a exemplo do diamante. Os minerais podem ser identificados por sua cor, brilho, trao, fratura, textura, dureza, densidade, peso e clivagem. Para estabelecer melhor a organizao dos minerais deve ser levado em considerao o arranjo de sua estrutura cristalina, sendo compostos por ligaes covalentes ou inicas. Um exemplo bem clssico de um mineral o quartzo que pode ser encontrado sem dificuldade na superfcie. Os minerais so constituintes das rochas, sendo entendido como uma evidncia da formao das rochas, dos solos e podem tornar compreensveis a dinmica e fenmenos naturais que ocorrem na superfcie da terra. O presente trabalho tem como objetivo relatar informaes sobre os tipos de rochas e minerais encontrados no Brasil ,bem como seus produtos e sua importncia .

2 TIPOS ROCHAS E MINERAIS ENCONTRADAS NO BRASIL

Nas regies Nordeste, Sudeste e Sul, onde os terrenos so mais antigos, predominam as rochas cristalinas (que incluem as metamrficas e as magmticas), enquanto na regio Norte existe em maior quantidade terrenos de rochas sedimentares. A regio centro-oeste tem tanto rochas sedimentares (no pantanal) como terrenos cristalinos.No Brasil h uma variedade muito grande de Rochas Minerais com vrios tipos de granitos e gnaisses, xistos, quartzitos, calcrios, mrmores, rilitos, basaltos, arenitos, siltitos, argilitos, folhelhos, sienitos, diamictitos. O granito, um exemplo de rocha gnea.Essas rochas so resultados da solidificao e consolidao do magma (ou lava), da o nome rochas magmticas.Tambm conhecida como rochas gneas.O magma um material pastoso que, h bilhes de anos, deu origem s primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. So as rochas formadas a partir do resfriamento do magma.Em 2009 foi descoberto a maior caverna de granito do mundo localizada no interior de So Paulo em It e por ser uma rea de preservao ,a extrao no permitida ,a explorao ser somente para estudos e turismo. Essas rochas podem ser de dois tipos: Vulcnicas (ou extrusivas) - so formadas por meio de erupes vulcnicas, atravs de um rpido processo de resfriamento na superfcie. Alguns exemplos dessas rochas so o basalto que encontrado em grandes quantidades na cidade de nova prata no Rio Grande do Sul e a pedrapomes, cujo resfriamento d-se na gua. Plutnicas (ou intrusivas) - so formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos so o granito e o diabsio. As rochas sedimentares fazem parte de 75% da superfcie dos continentes, so as rochas formadas atravs do acmulo de detritos, que podem ser orgnicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em: Detrticas ou clsticas - so as rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas. Alguns exemplos so o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho. Qumicas - so formadas a partir de transformaes de certos materiais em contato com a gua ou outro tipo de substncia. Alguns exemplos so o sal

gema, as estalactites e as estalagmites que podem ser observadas dentro de cavernas em todo Brasil. Orgnicas - so rochas formadas por meio da acumulao e soterramento de matria orgnica. Alguns exemplos so o calcrio, formado atravs dos resduos de conchas e corais, e o carvo mineral, formado a partir dos resduos de vegetais. O Quartzito, um exemplo de rocha metamrfica e o mais comum dos cristais e pode ser encontrado em quase todos os tipos de rochas .So as rochas formadas atravs da deformao de outras rochas, magmticas, sedimentares e at mesmo outras rochas metamrficas, devido a alteraes de condies ambientais, como a temperatura e a presso ou ambas simultneamente. Alguns exemplos so o gnaisse, formado a partir do granito; a ardsia, formada a partir do xisto; o mrmore, formado a partir do calcrio, e o quartzito, formado a partir do arenito.

3 RECURSOS MINERAIS E SUA UTILIDADE

A utilidade dos minerais e rochas atingem vrios setores na indstria, construo civil, perfumaria, farmacutica dentre outros. Uma boa parte do que utilizamos contm um mineral ou rocha em sua composio slida ou at mesmo no estado lquido (medicamentos). As empresas usam os minerais e rochas como produto primrio para a confeco de provveis utenslios utilizados no nosso cotidiano. Na construo de uma casa, por exemplo, podem ser utilizados vrios minerais e rochas, desde o alicerce at o acabamento. O Brasil, um pas muito frtil em se tratando de rochas e minerais, apresentando expoente produo de minrios de ferro, bauxita, dentre outros. Grande parte das matrias brutas exportada para o exterior e retornam com valor agregado, favorecendo assim as multinacionais que na sua maioria no possuem nenhum credenciamento para explorar os minerais. Vale lembrar que esses recursos minerais no so renovveis. Seu processo de formao to lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extrai uma vez s de um

determinado lugar. Podem, sim, ser reciclados, como se faz com as latas de alumnio, mas, a produo original no se renova. Mesmo sem perceber,a sociedade est completamente dependente dos recursos minerais. Pois, objetos e certos materiais necessitam ou so minerais,como descreve abaixo: Vidro No seu fabrico utilizam-se areias siliciosas; Relgios utiliza-se um mineral designado quartzo para o fabrico de alguns relgios; Cobaltite extrai-se o cobalto que utilizado na radioterapia; Uma mistura de columbite e tantalite, essencial no fabrico de videojogos; Volframite um minrio de volfrmio e tungstnio, em que este devido ao seu elevado ponto de fuso utilizado para o fabrico do filamento de lmpadas incandescentes. Halite sal que utilizamos diariamente na cozinha.

4 CONCLUSO Entende-se que as rochas e minerais so de grande importncia para o ser humano, eles esto presente no nosso dia-a-dia, em todos os lugares, de forma slida representadas por utenslios domsticos, de uso eletrnico, vestimentas, automveis e entre outros e tambm esto presentes nas industrias ,construo civil etc. Dessa forma devemos entender e ter conhecimento sobre a utilidade de cada uma delas, levando em considerao suas propriedades e suas caractersticas. O trabalho proporcionou oportunidades de conhecer e entender os tipos de minerais e rochas existentes no Brasil ,sua importncia para a sociedade ,onde elas esto presentes,seus produtos e os processos de formao das mesmas.

5 REFERNCIAS
PENTEADO, M. M., Fundamentos da geomorfologia, Rio de Janeiro: IBGE, 3 Edio, 1983. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H.; Para entender a terra, Porto alegre: Bookmam, 4 Edio, 2006, 656p.

DISCUTINDO A IMPORTNCIA DOS ELEMENTOS DA NATUREZA: OS MINERAIS E ROCHAS DO NOSSO DIA-A-DIA

You might also like