You are on page 1of 9

O QUE SO SATLITES Servio de Satlite de Amador

Introduo Os satlites estudados, desenvolvidos e fabricados por organismos tcnicos e cientficos internacionais criados por Amadores de Rdio, so uma parte essencial do Servio de Satlites de Amador (tal qual definido e reconhecido pela UIT e pelas administraes de radiocomunicaes dos estados membros das Naes Unidas), e mais, as comunicaes aeroespaciais so uma das reas do chamado radioamadorismo, que em Portugal menos se tem vindo a praticar e a desenvolver. No geral, as pessoas com menos qualificao tecnolgica consideram que as comunicaes de rdio se fazem apenas at frequncias abaixo de 30 MHz, s nas faixas de ondas-curtas e em servios de fonia. Gerou-se uma crena (errada) que explorar os satlites de amador, uma operao complexa, em termos de meios, e de conhecimentos radioelctricos, o que no necessariamente verdade. Existem satlites que podem ser operados sem ter de se estudar a sua explorao durante meses a fio, e muito menos, sem ter de se dispor de sofisticados equipamentos de rdio e antenas. muito provvel que na sua maioria, em cada uma das actuais estaes de amador, possam existir equipamentos e meios tcnicos suficientes para se operar um satlite de amador, por forma a qualquer um se poder iniciar neste interessante campo da Rdio e das comunicaes aeroespaciais.

Fotos AMSAT

Fotografias relativas integrao tcnica do satlite OSCAR-7, desenvolvido e fabricado por Amadores de Rdio membros da AMSAT no ano de 1974. Imagem da sua instalao e lanamento a bordo de um foguete da NASA.

Este documento contm um conjunto de questes e respostas bsicas, susceptveis de elucidarem qualquer um acerca da forma como dever proceder para se equipar e explorar as comunicaes atravs de satlites. O objectivo da AMSAT-CT proporcionar atravs da adaptao, difuso e traduo para o mundo portugus, de diversos documentos originais criados em todo o mundo pela estrutura da AMSAT Amateur Radio Satellite Corporation da qual a AMRAD a delegao portuguesa atravs da seco AMSAT-CT , um espao associativo, a partir da qual ter melhores possibilidades de se inteirar das tecnologias essenciais explorao destes e outros domnios espaciais.

1. O que afinal um Satlite ? Numa concepo simplista, qualquer satlite, pode ser um repetidor dotado ou no de controlo remoto. um repetidor que voa no espao exterior da Terra e em rbita da Terra, como um vulgar satlite (neste caso artificial). O conceito de satlite artificial como veculo espacial e suporte de uma estrutura retransmissora foi engenhosamente desenvolvido por Artur C. Clark, um amador de rdio britnico. Tratamos de falar e introduzir aqui, um sistema modular integrado, com receptor e emissor, com restransmissor controlado ou no, que voa em torno do nosso planeta, dotado de meios energticos prprios. Existem satlites que cumprem todas as aplicaes necessrias do ponto de vista tcnico e cientfico, que podem ou no ser repetidores, que podem ser geradores e transdutores de informao diversa, toda ela gerada e processada electrnicamente atravs das comunicaes por meios de Rdio. 2. Como funciona um Satlite? Na mais simples das aplicaes, vejamos um amador de rdio que emite um sinal em direco a um satlite. O sinal recebido pelo receptor do satlite, que o amplifica, converte espectralmente, desmodula ou processa os sinais e dados enviados, de imediato o satlite transmite para a Terra os sinais ou o resultado dos comandos a ele dirigidos, mas agora destinados a todas as estaes que operarem no mesmo espectro radioelctrico do referido satlite. Nesta ocasio e em qualquer outro lugar do mundo, outro amador de rdio recebe os sinais e responde ao seu originador, assim que se faz uma comunicao aeroespacial, assim e em sntese, que pode funcionar um satlite, por mais elementar que ele seja. 3. Como se movimentam os satlites atravs do espao exterior da Terra ? Os satlites actualmente disponveis, ou travs dos quais podemos ensaiar as comunicaes efectuadas pelo Servio de Amador ou Servio de Satlite de Amador, dispem basicamente de dois tipos de rbitas terrestres: a circular e a elptica. A rbita circular efectuada pelos satlites que orbitam a Terra de forma circular, ou sejam, aqueles que mais ou menos, conseguem manter a mesma distncia em relao Terra, entre os plos e o equador, durante o seu movimento e altitude orbital constantes em relao superfcie terrestre. Esta a mais comum e conhecida das rbitas. Ao invs, os satlites que efectuam as rbitas elpticas tem uma caracterstica peculiar, a de permanecerem a orbitar durante mais tempo sobre a mesma localizao terrestre, focando um horizonte artificial durante vrias horas, dado que as suas rbitas so muito mais extensas e longnquas em relao Terra, quer a partir dos plos, quer do equador terrestre.

Ilustrao sobre a rbita elptica de um satlite, em concreto, tratamos do satlite AO-40 da FASE 3-D

4. Qual a cobertura terrestre de um satlite em rbita polar baixa ? Tal como os vulgares repetidores de rdio, instalados no alto de uma montanha, dispem de uma maior cobertura em relao ao horizonte e curvatura da crosta terrestre, tambm os satlites tem horizonte artificial, que nos permitem grandes reas de cobertura, na chamada linha de vista radioelctrica. Os satlites de rbita polar baixa, orbitam a Terra a partir de altitudes variveis, que geralmente comeam em torno dos 300 Km e podem ultrapassar os 2000 Km de altitude em relao aos plos. Com esta situao orbital, um s satlite pode dispor de um horizonte artificial, onde pode ser visto e iluminar em termos radioelctricos, uma vasta rea continental, que pode ir de Portugal Amrica do norte, ou iluminar uma substancial parte central do continente africano. quem denomine a zona iluminada ou coberta pelo campo radioelctrico de um satlite de zona de sombra do satlite ou foot print, considero mais adequado chamar-lhe horizonte artificial do satlite, que a rea onde qualquer estao terrena pode emitir e receber sinais estveis de um satlite em termos de radiovisibilidade. Todas as estaes que simultaneamente se encontram dentro do horizonte artificial do satlite, podem contactar entre si, atravs da retransmisso feita a partir do referido satlite. Nas condies dos satlites de rbita polar de baixa altitude, a durao desse perodo de retransmisso, depende da janela do satlite, que o tempo constante, na passagem do satlite dentro do referido horizonte, tambm ele constante em relao superfcie terrestre, e tanto maior, quanto mais elevada for a sua rbita polar, dado que os satlites se deslocam no espao a mais de 35.000 Km/h.

Projeco terrestre da rbita de um satlite polar de baixa altitude, a imagem sombreada a branco o horizonte artificial ou footprint do satlite, cujo dimetro varia com a altitude da rbita e pode ser superior a 5.000 Km.

5. Quantas vezes um satlite polar, pode passar sobre a mesma localizao ? Qualquer satlite de rbita polar de baixa altitude, durante um perodo de 24 horas, passa entre 4 a 6 vezes sobre o mesmo local da Terra, a pesar do movimento da rotao terrestre. O tempo de durao de cada uma destas passagens, depende da verticalidade da rbita em relao localizao terrestre da estao, que pode em condies mdias, obter passagens de 10 a 18 minutos cada uma delas. No geral, podemos dispor de um satlite polar, de rbita baixa, durante mais de 1 hora em um dia de actividade normal. Na actualidade o Servio de Satlite de Amador, dispe de mais de 15 satlites a operar nestas condies, que nos facultam mais de 15 horas de operao atravs de satlites e disciplinas diversas.

6. A nova gerao dos satlites de rbita elptica ? As facilidades que no presente nos so conferidas pelas tecnologias de utilizao dos satlites de rbita elptica, oferecem outras caractersticas e potencialidades de explorao. Os satlites de rbita elptica dispem de dois pontos essenciais, que so: oferecem durante o perigeo, as passagens mais prximas da Terra, e durante o apogeo, as passagens mais distantes da Terra. A maior facilidade deste tipo de rbitas, so o facto de que, durante o apogeo, o satlite tem um horizonte artificial mximo sobre a superfcie terrestre, dado que estas distncias ultrapassam os 38.000 Km, o tempo de durao deste horizonte pode ser superior a 10 horas de radiovisibilidade total, com a mesma localizao terrestre.

Fotos AMSAT-DL

Aspecto dos testes de integrao e instalao do satlite FASE-3D, OSCAR40, no foguete ARIANE da ESA

Tecnicamente, os satlites de rbita elptica, podem ser equivalentes criao artifical de qualquer uma das faixas de ondas-curtas. A maior diferena para o operador de satlites, centra-se no facto de ser quase imperceptvel o efeito de Doppler, porque este efeito ocorre de forma muito acentuada, nas passagens dos satlites de rbita polar baixa. O efeito de Doppler resulta do fenmeno fsico, produzido pela alta velocidade a que o satlite est sujeito durante a sua trajectria orbital. Fenmeno cujo efeito radioelctrico ocorre por variao positiva e negativa da frequncia portadora gerada pelo emissor e receptor do prprio satlite, onde a compensao (manual ou automtica) essencial, para uma correcta sintonia de ambos os sistemas, situados no cone de passagem do satlite, em relao ao ponto absolutamente vertical, relativo localizao terrena da estao de seguimento. baseado neste fenmeno fsico, que hoje funciona o sistema GPS, cuja primeira aplicao foi efectuada atravs do satlite de amador da AMSAT, o OSCAR 6 durante o ano de 1973. S depois da descoberta desta aplicao, se desenvolveram comercialmente, qualquer um dos actuais sistema de posicionamento por satlite.

7. A localizao orbital do satlite, quando que ele passa sobre a minha posio terrestre ? A previso das rbitas dos satlites, fui no incio da explorao espacial, ou at aos anos de 1975 um verdadeiro quebra cabeas. Mas passou a poca da rgua de clculo, ento denominada por OSCAR LOCATOR. Mesmo assim, s depois dos anos de 1985 as coisas se tornarem mais simples com a utilizao de mquinas de calcular e da computao simples de XT. Hoje qualquer computador AT vulgar, a operar em MS-DOS e com 20 Mb de disco, pode instalar um software de clculo, ilustrar os mapas referentes s rbitas de um satlite, incluindo o comando automtico de rotores e correco do efeito de Dopller. Entre os mais populares e acessveis modelos de software recomendamos o InstanTrack. Esta verso actual para o milnium, produz imagens grficas e a cores, fornece dados importantes sobre a passagem vertical, a aproximao e o afastamento da satlite, a elevao e o azimute, ou a posio vertical do satlite seleccionado, em qualquer parte da sua rbita. Com a instalao de alguns drivers, ele pode efectuar o comando automtico dos rotores, e fazer a correco do efeito de Doppler, como a sintonia do emissor e do receptor.

8. Na passagem orbital de um satlite, existe uma melhor situao quanto ao ngulo de elevao ? A melhor situao na passagem de um satlite, a vertical do lugar, que raramente ocorre. Nestas condies o ngulo de elevao terrestre em relao ao satlite mximo, ou sejam de 90 de elevao. O cone de aproximao, passagem vertical e afastamento mximo, para este tipo de rbita. Esta condio no significa que seja a melhor, pois qualquer rbita pode ser boa, desde que seja superior ao horizonte artificial de 2 a 4, seja uma localizao desafogada em termos de extenso. Sem montanhas e sem prdios ao redor da estao terrena.

9. A entidade que faculta as informao sobre os Dados de Kepler, essenciais aos clculos orbitais ? A NORAD a entidade que nos Estados Unidos da Amrica do Norte, efectua o rastreio e as medies de todos os satlites em rbita no espao exterior da Terra, e que depois nos so fornecidas atravs de Dados de Kepler ou Keplerianos. Podemos depois de receber estas informaes atravs da AMSAT e dos seus organismos representantes, instalar os dados num computador, fazer correr num software para clculos orbitais, os elementos neles contidos. Estes elementos Keplerianos, esto editados em publicaes da especialidade, ou existem directamente em bases de dados existentes na Internet. Eles esto disponiveis para a comunidade de Amadores de Rdio, pelas AMSAT, em dois formatos distintos: NASA ou 2Lines, e AMSAT. No geral, todos os programas de clculo, os conseguem processar. Nota: Leia o artigo editado pela AMSAT-CT, denominado: DADOS KEPLERIANOS 10. Existem muitos satlites disponveis, para o Servio de Satlite de Amador ? Com o comeo deste novo milnium, esto disponveis no decurso dos anos de 2001 e 2002 mais de 20 satlites, todos eles pertencentes ao Servio de Satlite de Amador. Tendo ocorrido ainda, um fenmeno nico na histria aeroespacial, que foi o ressurgimento em Junho de 2002, do satlite OSCAR -7, um satlite de amador, tecnicamente dado como desaparecido no ano de 1980.
Satlites Operacionais Analgicos Digitais Analgicos Digitais
ISS
NOOA12

RS-12
NOAA14

RS-13
NOOA15

RS-15
MET 3/5

RS-21
RESURS

FO-20
SICH-1

FO-29
OKEAN

UO-11 PA-16 DO-17

AO-16 PO-29 WO-18

LO-19 AS-37 KO-23

UO-22 OP-38 TO-31

KO-25 J-39 PO-34

IO-26 MO-46 SO-35

GO-32 SAREX UO-36

AO-10 SO-33

AO-40 SO-41

UO-14 SO-42

AO-27 NO-44

AO-7 NO-45

Satlites Inoperativos
-

12. Que tipo de disciplinas ou que actividades se podem encontrar nos satlites de amador ? Ao longo dos anos, os Amadores de Rdio tecnicamente qualificados, em parceria com outros grupos de investigao e desenvolvimento, nomeadamente as universidades e as foras de defesa, tem vindo a desenvolver e a colocar em servio diferentes tipos de satlites, dedicados a reas temticas diversas. Incluindo os aspectos ambientais e educativos. Ao contrrio da viso consumista, que certa industria e comrcio de materiais de rdio quis transmitir junto do cidado comum, acerca do Servio de Amador, este no , nem nunca foi, uma charada. Tanto mais que a histria, e os imperativos suscitados pelas culturas civilizacionais, exigem de todos ns, incluindo dos Amadores da Rdio e das comunidades cientficas e tecnolgicas, uma atitude construtiva e de servio pblico, sustentada por organismos srios e dedicados, que tem por prioridade a educao, as culturas de saber e do conhecimento, o desenvolvimento humano global, em liberdade e respeito pelos direitos e deveres comuns das sociedades e das naes.

Nestes termos, tem sido a NASA, a ESA e a Agncia Espacial Russa que, ao lado de escassos governos pertencentes a outros estados membros das Naes Unidas, tem ajudado a comunidade dos Amadores de Rdio, a estudar e a desenvolver, fabricando e colocando em rbita da Terra inmeros satlites de amador. Para o novo milnium, para o sculo XXI, esto disponveis satlites, atravs dos quais se podem operar todos os servios ou modos de transmisso actualmente existentes. Mais do que a qualificao tcnica e a destreza operativa de qualquer um de ns individualmente, nos permite fazer e ocupar. A parir da sempre actual telegrafia manual, passando pela banda lateral nica ou dupla, o radioteletipo, a televiso de varrimento lento, o FM, o FSK e todos os elaborados modos de transmisso digital e vectorial, nos do acesso comunicao directa e individual, difuso geral, teledeteco e controlo remoto de sistemas. Preparando-se os Amadores de Rdio, atravs da AMSAT, para a navegao e a viagem espacial. Os grandes desafios tecnolgicos do futuro da humanidade.

12. fcil operar atravs de um desses satlites de amador ? A facilidade ou a complexidade na operao de um satlite de amador, depende obviamente das caractersticas tcnicas do satlite seleccionado. Podemos dividir os satlites por servios analgicos e digitais, em quatro grupos essenciais, a saber: a) Satlites de rbita polar de baixa altitude, dedicados a servios analgicos. Estes so, aparentemente, os satlites mais acessveis e fceis de operar. Compostos essencialmente por sistemas retransmisores, de banda estreita, e de banda larga. Os sistemas retransmissores de banda larga, so denominados por transponderes lineares, pois so sistemas lineares, que efectuam a transposio espectral de uma faixa com determinada largura de banda, para outro espectro ou segmento de banda, so sistemas que dispem de uma largura de banda (no caso dos amadores) de 30, 50 ou 100 KHz. Nas aplicaes comerciais, eles atingem vrios MHz de largura de banda. Nestas aplicaes, um transponder linear ao invs de efectuar a retransmisso de um canal simples (tipo FM) ou de uma nica transmisso, ele efectua a retransmisso integral de um espectro sem ser sequer desmodulado, chama-se uma transposio em banda base. Onde o sinal recebido por um receptor, tratado a nvel de RF por um sistema de frequncia intermdia, transposto para outro espectro e amplificado numa cadeia emissora de potncia. O sinais so compostos por mltiplos tipos de emisses diferentes e de banda estreita, do tipo USB, CW, RTTY, SSTV, FSK BPSK, PSK, onde se podem incluir emisses ou servios analgicas e digitais de pequena ocupao espectral, entre 150 Hz e 3 KHz. Os sistemas retransmissores de banda estreita, so como vulgares repetidores de FM (F3E) ou NBFM. Eles fazem a repetio de uma emisso em modulao de frequncia ou fase, so desmodulados e retransmitidos atravs de um canal ou faixa de udio, a ser de novo modulada na frequncia que se desejar retransmitir, tal qual feito num repetidor terrestre. Estes satlites so muito populares entre os amadores de menos recursos tcnicos, so fceis de operar, e podem at ser compostos por mais de um receptor de FM, cujos sinais de udio, uma vez desmodulados, so misturados ou seleccionados entrada do modulador comum de um nico emissor destinado ao downlink ou ligao de descida do satlite. A ocupao espectral recomendada para este tipo de satlites de cerca de 5KHz a 12,5 KHz, poucos so os sistemas modernos que ocupam 25 KHz. b) Satlites de rbita polar de baixa altitude, dedicados a servios digitais. Estes so os satlites de rbita circular polar, que operam principalmente packet, nas suas diversas modalidades. So o equivalente terrestre a uma BBS de packet. Nesta ocasio, esto operativos mais do que 10 satlites deste tipo. Entre estes, contam-se os satlites tradicionais a operarem a 1200 bps, vulgarmente conhecidos por pacsats, so eles a ISS, UO-14, AMSAT OSCAR 16, o satlite argentino LUSAT o LO-19 e outros referidos na tabela anterior.

Existem ainda os satlites como UO-22 e KITSAT OSCAR 25 que tambm fazem servio de BBS, mas operar a velocidades de 9600 bps. Estes satlites foram equipados com sistemas de teledeteco, incluindo cmaras e sistemas de fotografia, que transmitem para a Terra imagens sobre a forma digital. Uma nova gerao de satlites digitais de 9600 bps a operarem em FSK foi lanada no espao, entre os quais se incluem os ITAMSAT-A, KITSAT-B, EYESAT-A e ainda o malogrado satlite portugus PoSAT-1, que est tecnicamente operativo, mas ao que se sabe, no sequer utilizado por nenhuma entidade nacional, seja ela militar ou civil. Nem para fins educativos ou cientficos. Entre este grupo de satlites, est includo o UNAMSAT, que o primeiro satlite mexicano. c) Satlites de grande altitude e rbita elptica, dedicados a servios analgicos e digitais. Estes so, conforme referimos, os satlites que melhor nos permitem efectuar comunicaes entre mltiplos continentes. As comunicaes intercontinentais, tal qual se fazem nas faixas de ondas-curtas. Nestes satlites utilizam-se todos os servios de banda estreita, quer sejam servios analgicos ou digitais. Os requisitos tcnicos so mais elaborados, nomeadamente os ganhos de conjunto das antenas, pois as quantidades de energias radioelctrica em jogo e necessrias para cobrir to grandes distncias, so substancialmente menores. Aqui jogam-se as melhores aplicaes, as melhores e mais adequadas instalaes, os menores factores de rudo trmico de uma instalao, quer seja de um receptor, de uma antena ou conjunto de antenas. Estes so os satlites da Fase 3 que entre eles se destacam o OSCAR 10, um satlite que faz vrios anos, est para concluir o seu ciclo de vida til, mas que se mantm resistente e em funcionamento. E depois deste, temos o mais o recente de todos eles, o satlite da Fase 3-D, o AO-40 ou OSCAR 40. d) Estaes orbitais ou satlites tripulados. Por ltimo as naves espaciais tripuladas: so o caso de sucesso da Estao Espacial Russa - MIR, a quem prestamos a nossa homenagem, pela forma inteligente, como foi explorada em termos culturais pela Agncia Espacial Russa, num claro exemplo de mltiplas parcerias e adequadas partilhas culturais e cientficas. Onde os Amadores de Rdio se viram naturalmente envolvidos durante muitos anos. A prosseguir o mesmo esprito de vanguarda, temos hoje a ISS e a ARISS Amateur Radio on International Space Station, tal qual tivemos antes o projecto SAREX e a participao dos amadores, em inmeras misses STS a bordo do Space Shuttle americano. Todas estas aeronaves, tem instalados a bordo equipamentos diversos de radiocomunicaes nas faixas de HF, VHF e UHF, meios dedicadas ao servio de amador, e com os quais, se partilham imensas experincias em diversos campos cientficos, tecnolgicos, culturais, educativos e humanitrios. Actualmente a ISS est operacional nas faixas de amador, travs dos esforos e gesto da ARISS, um esforo institucional, a partir da qual possvel contactar para fins culturais e educativos, os astronautas e cosmonautas que nela habitam e trabalham, atravs de radiocomunicaes directas, efectuadas por diferentes servios ou modos analgicos e digitais.

13. Quais so afinal, os modos ou servios disponveis nos diversos satlites ? O termo Modo tido no Servio de Satlite de Amador, como a banda ou faixa de frequncias que se utilizam. O servio, no mais do que o tipo de emisso e recepo, que se pode emitir ou receber de um qualquer satlite de amador. So diversos os tipos de emisso e recepo que podem ser enviados ou recebidos por um satlite, pode parecer complexa, a descrio de cada um dos servios, vulgarmente usados nestes campos da experimentao das cincias radioelctricas. Num satlite o Modo, significa a identificao da banda que posso utilizar, para operar atravs do satlite, ou seja, que banda se utiliza na ligao de subida para o satlite ou uplink, a banda que se usa para emitir, ou a banda que utiliza na ligao de descida do satlite ou downlink, a banda onde se recebem os sinais do satlite atravs da estao terrena. So os seguintes, os planos de banda ou Modos convencionados, para o Servio de Satlite de Amador:

Modo A B J K L S T Banda 2m 70 cm. 2m 15 m 23 cm. 70 cm. 15 m

Uplink Frequncias 145 MHz 435 MHz 145 MHz 21.2 MHz 1.2 GHz 435 MHz 21.2 MHz

Banda 10 m 2m 70 cm. 10 m 70 cm. 13 cm. 2m

Downlink Frequncias 29 MHz 145 MHz 435 MHz 29 MHz 435 MHz 2.4 GHz 145 MHz

Nos planos de Banda, destinados aos satlites de amador, ocorrem denominaes com 2 letras, tais como Modo JA ou Modo JD, nestas situaes, a forma de operao do satlite deve ser feita para o caso do Modo JA em modo J em servio Analgico, e na situao referencia como Modo JD, opera-se no Modo J em servio Digital. Noutras ocasies, vimos que um determinado satlite opera em modo composto, como por exemplo Modo KA, isto significa que, se pode operar um Uplink quer na banda dos 15 metros (21.2 MHz) quer na banda dos 2 metros (145 MHz), e que em ambas as ligaes se faz o Downlink na banda dos 10 metros (29 MHz). 14. Qual a potncia de emisso requerida para uma ligao atravs de satlite ? A operao a travs de um satlite, no requere especficamente, o emprego de potncias elevadas, apenas a necessria. Porquanto o emprego de sistemas lineares de transposio de frequncia ou transponders, so fortemente afectados, pelo emprego de sinais fortes, que descriminam as estaes com ligaes menos estveis, saturando os andares de sada da cadeia emissora do satlite, reduzindo substancialmente a potncia do emissor no Downlink. Este um sintoma evidente de que o PA do satlite est a ser protegido pelo seu sistema de ALC. Quando se utilizam sistemas de antenas do tipo YAGI-UDA, ou outras antenas direccionais, no se aconselha a utilizar potncias de emisso superiores a 80 no mximo 100 W. Nos artigos em anexo, pode fazer uma anlise cuidada, sobre os Planos de Frequncia e o Estado de Funcionamento dos satlites actualmente disponveis, que so os seguintes (Agosto de 2002):

18. Em que organizaes eu me devo filiar, com o propsito de prosseguir, com orientao tcnica e enquadramento federativo, as disciplinas e reas temticas do Servio de Amador e Servio de Satlite de Amador ? No sentido geral, o Servio de Amador atravessa uma grave crise de participao a nvel mundial. A industrializao e comercializao de equipamentos de rdio destinados a radioamadores, que ocorreu a partir de meados dos anos de 1970, facilitou o acesso massivo a centenas de milhares de pessoas. Na mesma proporo, e ao arrepio do crescimento e da estruturao, nem os governos, nem as associaes confederadas na IARU, conseguiram enquadrar e gerir esta imensa massa humana. So hoje s centenas de milhares os radioamadores sem conhecimentos tcnicos, que um pouco por todo o mundo, utilizam gratuita e impunemente, todos os meios retransmissores, os satlites e outras facilidades tecnolgicas e estruturais, designadamente os servios de Bureau e QSL da IARU, sem que contribuam financeiramente ou estejam sequer filiados e federados em nenhuma associao de Amadores de Rdio. Parece-nos absolutamente ignbil, absolutamente despida de humanidade e de sentido cvico, esta atitude de directa desresponsabilizao dos radioamadores que infelizmente assim procedem, um pouco por todos os pases da Europa, da Amrica, sia frica e Ocenia, um facto que lamentamos assinalar. S em Portugal, no ano de 2002, esto licenciados e aptos para o Servio de Amador, atravs da administrao nacional de telecomunicaes - ANACOM, cerca de 5.400 cidados do continente e ilhas. Dos quais, apenas cerca de 500 esto filiados e confederados na IARU. Esta situao ocorre, recorrente desde 1975, por falta de uma estrutura federativa, justamente num pas livre e democrtico. Num estado de direito de um dos 12 estados membros da Unio Europeia, onde apenas 500 cidados sustentam uma estrutura que afinal todos os demais amadores, e so cerca de 4.900, auferem gratuitamente e sem nada contriburem, em termos financeiros, organizacionais, estruturais, cvicos e culturais. Parece-nos errado, profundamente errado. O direito democrtico ao livre associativismo, no implica explorao e oportunismo associativo, mas absoluta igualdade de deveres e direitos cvicos e associativos. Tem sido investidos pela AMSAT e pelas mais empenhadas associaes de Amadores de Rdio da Europa, da Amrica e do resto do mundo, somas avultadas de dezenas de milhes e milhes de dlares, algumas vezes apoiados e financiados por diversos governos e entidades privadas, sem que muitas centenas de milhares de radioamadores, utilizadores frequentes destes meios tcnicos de excepo, se disponham a estar filiados e a contribuir, para tais desenvolvimentos. Aqui fica um apelo, seja filiado numa associao local, regional ou nacional, confederada na IARU. So as seguintes as organizaes que dever contactar: AMSAT, Box 27, Washington, D.C. 20044, USA Livrarias ou Editoras Tcnicas: The Satellite Experimenters Handbook (ARRL) The ARRL Satellite Antology (ARRL) Having Fun Getting Started on the Oscar and Weather Satellites! (R. Myers Communications) The AMSAT Journal (AMSAT) Oscar Satellite Report (R. Myers Communications) Satellite Operator (R. Myers Communications) CQ Radio Amateur, QST, World Radio, 73 Amateur Radio Via Internet: www.amsat.org ; www.amrad-pt.org

You might also like