You are on page 1of 5

TRATAMENTO DE EFLUENTE RICO EM SULFATO

Data dos testes: 5 a 8 de Fevereiro de 2013

INTRODUO
Urucum utilizado na indstria alimentcia como corante natural, com as vantagens da ausncia de gosto e no apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais. Extrado a partir da semente, em um processo que envolve o uso de hidrxido de potssio (KOH), que extra o ativo da semente, seguido da adio de cido sulfrico (H2SO4), que o cristaliza. Essa soluo resultante filtrada, sendo obtida uma pasta com uma cor vermelho tijolo, o corante urucum, e um efluente contendo alto teor de sulfato. O efluente gerado no processo possu pH cido, por volta de 2, e uma concentrao de sulfato que varia de 18000-25000mg/L, impedindo que o mesmo seja lanado diretamente na rede de esgoto (limite de 1000mg/L) sem antes passar por algum tipo de tratamento. Estudos recentes usam quatro abordagens para a remoo de sulfato de um efluente: processos que utilizam membranas, troca inica, reduo biolgica e precipitao qumica. Dentre essas possibilidades, a mais vivel economicamente a precipitao qumica. O uso de Ca(OH)2 e CaCO3 como agentes precipitantes de ons sulfato aplicado em larga escala, porm a eficincia do processo limitada a uma faixa de concentrao alta, na qual o sulfato de clcio solvel em gua, algo em torno de 1200mg/L. Dificultando o enquadramento dos efluentes aos valores definidos pelas legislaes ambientais. A utilizao de sais de brio e chumbo, para a precipitao desses sais como sulfatos, uma possibilidade, j que sua solubilidade bem baixa, porm, tais processos no so considerados viveis economicamente (tanto pelo alto custo dos reagentes envolvidos bem como na disposio dos precipitados gerados). A opo considerada mais vivel seria a precipitao de um mineral que envolve ons Al+, Ca+ e SO2-4, a etringita (Ca6Al2(SO4)3(OH)12.26H2O), em meio alcalino, pH~12. A fonte de alumnio utilizada foi PAC 18, com especificao descrita na Tabela 1, a de clcio foi a cal hidratada (hidrxido de clcio), que juntamente com NaOH, foram responsveis por manter o pH do meio em 12 e como auxiliar de floculao foi utilizado o polmero poliacrilamida catinica. Tabela 1. Especificao PAC 18. % Al2O3 Densidade 20C (g/mL) Basicidade Turbidez Cor pH (1%) 17,5-18,5 1,36-1,40 38-48 Max 30 NTU mbar 3-5

A concentrao de sulfato no efluente tratado foi determinado pela tcnica nefelomtrica, onde adicionado 100mL de amostra 5mL de soluo estabilizadora (1 minutos de agitao), descrita na Tabela 2, e 0,3g de cloreto de brio (1 minuto de agitao). Se h sulfato na amostra, ocorre a formao de um precipitado de sulfato de brio, que se mantm em soluo devido presena da soluo estabilizante, sendo que quanto maior a concentrao de sulfato na gua, maior a turbidez medida. Utilizando uma curva de calibrao, previamente construda utilizando amostras contendo uma concentrao conhecida de sulfato, podemos relacionar turbidez com a concentrao de sulfato na amostra (a curva de calibrao utilizada est apresentada na figura 1). O mtodo eficaz para concentraes de at 40mg de sulfato por litro de amostra, desse modo, para amostras com concentraes maiores, foram realizadas diluies das mesmas, multiplicando o resultado obtido pelo fator de diluio para se obter a concentrao real de sulfato. Tabela 2. Composio soluo estabilizadora. NaCl Etanol gua HCl concentrado Glicerol 75g 100mL 300mL 30mL 50mL

. 140 120 100 80 60 40 20 0 0

Turbidez (NTU)

y = 3,169x - 9,9536

10

20

30

40

50

Concentrao de sulfato (m g)

Figura 1. Curva de calibrao utilizada na determinao da concentrao de sulfato nas amostras.

OBJETIVOS
Reduzir ao mximo a concentrao de sulfato no efluente, com o menor custo possvel, utilizando da estrutura que a empresa j dispe.

TESTES REALIZADOS
A estratgia adotada para reduzir a concentrao de sulfato no efluente foi a precipitao do sulfato na forma do mineral etringita, na presena de clcio e alumnio em pH~12. Ao testar a estratgia utilizando o efluente bruto, carregado de partculas, o resultado foi desastroso. Nenhum precipitado se formou aps parar a agitao, nem com o uso de um auxiliar de floculao, de modo a impossibilitar qualquer resultado positivo na reduo do sulfato. Desse modo foi estudado o tratamento do efluente em duas etapas, na primeira foi realizado o tratamento fsico-qumico do efluente, visando remoo dos slidos suspensos. Na segunda etapa foi testada a metodologia de precipitao da etringita para a remoo de sulfato. Primeira etapa: utilizando o PAC 18 como coagulante, uma soluo aquosa 1g/L do polmero poliacrilamida catinica como auxiliar de floculao e uma soluo 50% (m/m) de NaOH para ajuste de pH, foi realizado o tratamento fsico-qumico no equipamento de Jar Test da Nova tica, de 6 jarros. O pH do meio foi ajustado pois a faixa de pH de maior eficincia do PAC entre 6,5 e 8, o coagulante foi adicionado ao efluente sob forte agitao (150rpm), sendo mantida por 30 segundos, ento foi adicionado o auxiliar de floculao polimrico, a agitao foi reduzida (40 rpm) e mantida por 3 minutos. Aps 5 minutos de sedimentao, o sobrenadante foi removido e armazenado, para ser utilizado na segunda etapa. As quantidades utilizadas de cada reagente esto descritas na Tabela 3. Tabela 3. Massa dos reagentes utilizados na primeira etapa. REAGENTE QUANTIDADE (mL) NaOH 50% 5 PAC 18% 1 Poliacrilamida catinica 1g/L 5 Segunda etapa: ao sobrenadante, com um pH~6,5, foram adicionadas diferentes quantidades dos ons Al+, Ca+ , na forma de PAC e cal, com um pH final de aproximadamente 12, com o objetivo de formar o mineral etringita. Aps a adio do PAC e da cal ao efluente sob forte agitao (200 rpm), mantida por 1hora, foi adicionado o auxiliar de floculao e em seguida a velocidade de agitao foi reduzida para 40 rpm e mantida por 2 minutos. Aps a sedimentao, 10 minutos, foi retirada uma amostra do sobrenadante, analisada para sulfato.

RESULTADOS
Primeira etapa: Aps a sedimentao, formou-se um precipitado vermelho de cor bem intensa, enquanto o sobrenadante manteve uma cor avermelhada, porm, translcida. A eficincia na remoo dos slidos suspensos foi determinada pela medida da turbidez do efluente aps o tratamento, que ficou em torno de 14. Segunda etapa: foram testadas diversas propores entre sulfato (presente na amostra), Al (adicionado na forma de PAC) e Ca (adicionado na forma de cal). Na tabela 4 so apresentados os resultados obtidos em diversas combinaes. Como podemos observar, a adio de 24g de cal e 30g de PAC resultou na reduo de quase todo o sulfato presente na amostra original, por volta de 13200mg/L. Levando em considerao a concentrao inicial de sulfato, a melhor proporo encontrada entre Ca, Al e sulfato foi de 0,9; 0,22; 1. De modo que utilizando o efluente pr-tratado, com um pH~6,5, a massa de cal adicionada foi o suficiente para a elevar o pH da amostra para o patamar desejado, aproximadamente 12. Ao final dos testes em laboratrio, temos ainda duas questes a serem tratadas: o grande volume de lodo formado e o elevado pH do efluente tratado, j ausente de sulfato. O lodo gerado possu uma alta umidade, sendo necessrio seu adensamento. Alm de muita gua, o lodo possu uma grande quantidade de enxofre, alumnio, clcio, silcio, cloro e baixos teores de ferro, zinco e mangans. Os principais compostos cristalinos deste resduo so silicatos de clcio hidratado, etringita e hidrxidos metlicos, apresentando portanto, grandes chances de ser reutilizado na fabricao de cimentos (em substituio parcial do gesso). Desse modo h a possibilidade de se reaproveitar esse lodo, eliminando os custos com seu descarte. Quanto a alta alcalinidade do sobrenadante, necessrio a adio de HCl concentrado para acerto de pH, em testes no laboratrio, para cada 1L de efluente alcalino foram necessrios, aproximadamente, 2,5mL de HCl concentrado. Tabela 4. Resultados obtidos na reduo da concentrao do sulfato no efluente.
Ca(OH)2 (g/L) PAC 18(g/L) tempo de agitao (min) Polmero catinico (mg/L) fator de diluio da amostra Turbidez (NTU) concentrao de sulfato (mg/L) % de reduo 3 0,8 30 5 200 159 10660 19 4 0 30 5 200 189 12560 4,6 2 2 30 5 n/a n/a n/a n/a 24 30 60 5 10 17,4 86 99,3 12 15 60 5 200 46,9 3580 72,8 3 0,8 120 5 200 171 11420 13,2 0 0 0 0 200 195 13.124 n/a 0 0 0 0 400 95 13.194 n/a

Avaliao dos custos da operao: levando em considerao o consumo de todos os reagentes utilizados, NaOH, HCl, PAC 18, polmero catinico e cal, foi estimado um custo com o tratamento total do efluente, descrito na Tabela 5. Sendo que os preos so uma mdia do que se encontra no mercado, bem como tudo est aproximado para um dia de operao, 50m de efluente.

Tabela 4. Custo aproximado para o tratamento de 50m efluente.

NaOH 50% HCl concentrado PAC 18 Cal Polmero catinico TOTAL

438 80 1500 350 8 2376

CONCLUSO
O tratamento do efluente na presena dos slidos dissolvidos no foi possvel, no ocorre formao de precipitado, no sendo possvel nem se quer analisar o sobrenadante. Ao dividir o tratamento em duas etapas, onde na primeira so eliminados os slidos presentes atravs do tratamento fsico-qumico e na segunda feito o tratamento qumico, a fim de reduzir a concentrao de sulfato presente, foram obtidos excelentes resultados. Ao final da primeira etapa, a turbidez do meio, antes impossvel de ser medida devido alta porcentagem de slidos dissolvidos, foi reduzida para 14NTU. O sobrenadante foi ento transferido para outro jarro de testes, onde foi realizado o teste para a reduo da concentrao de sulfato, em pH alto, com o objetivo de se formar o mineral etringita. Os resultados obtidos foram muito satisfatrios, com a reduo quase que total do sulfato presente na amostra.

PRXIMAS ETAPAS
Realizar testes em planta, a fim de se obter as condies timas de tempo de mistura, concentrao dos reagentes, bem como adequar o tratamento proposto a estrutura hoje presente na E.T.E. da empresa.

You might also like