You are on page 1of 72

Introduo ao estudo da Qumica Mdulos

1 Cincia e Qumica 2 Matria e suas transformaes: os estados slido, lquido e gasoso 3 As mudanas de estado de agregao 4 Mudanas de estado de substncia pura e mistura 5 Materiais homogneos e heterogneos 6 Separao dos componentes de misturas I 7 Separao dos componentes de misturas II
Joseph Louis Gay-Lussac

8 Separao dos componentes de misturas III

(1778-1850)

Cincia e Qumica

Cincia Tecnologia Qumica

DNA A molcula da vida. A qumica estuda a estrutura das molculas.

QUMICA

181

1. O que cincia?
A palavra cincia vem do latim scientia, que significa conhecimento. Cincia um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto ou fenmeno, especialmente os obtidos mediante a observao, a experincia e um mtodo prprio. Cincia uma atividade humana envolvida na acumulao de conhecimentos sobre o universo. A cincia qumica possui uma posio-chave entre as outras cincias naturais. Ela depende em parte da fsica, que o estudo das leis fundamentais da natureza. Os princpios da qumica aparecem na biologia, o estudo dos seres vivos. A qumica e a fsica so os fundamentos da geologia, a cincia da terra.

Cincias exatas cincias matemticas. Cincias experimentais aquelas cujo mtodo exige o recurso da experimentao. Cincias naturais a biologia, a geologia, a astronomia, a fsica, a qumica. Cincias sociais aquelas cujo objeto de estudo so os diferentes aspectos das sociedades humanas. Cincias humanas estudam o comportamento do homem individual ou coletivamente: a psicologia, a filosofia, a histria, a lingustica. Cincias aplicadas aquelas em que a pesquisa visa a uma aplicao.

Baseando-se nos conhecimentos qumicos e bioqumicos da penicilina, os qumicos desenvolveram mtodos econmicos para produo em larga escala desse importante medicamento. Tal como a cincia, a tecnologia uma atividade humana. Se um conhecimento cientfico usado para uma boa ou m aplicao tecnolgica, isso depende da deciso de pessoas. O alumnio o metal mais abundante na crosta terrestre. No entanto, durante muitos anos foi mais caro que a prata, em razo da dificuldade de sua extrao do minrio. O alumnio passou a ter um custo acessvel a praticamente todas as pessoas, por volta de 1886, quando a eletricidade foi empregada no seu processo de extrao. H dois tipos de opinio sobre a cincia: uns a consideram como fonte de benefcios para a humanidade, necessria e boa. Outros a veem como uma fora de destruio do homem e da natureza, ou seja, perigosa e m. Nenhuma das duas opinies correta. Assim, por um lado, vemos a cincia prolongando a vida, por meio de fabulosas conquistas da medicina, e, por outro lado, colocando-se como aliada na produo de armas para guerras. Este um mundo de transformaes, e nele o lugar da cincia privilegiado. Hoje, uma mensagem escrita pode ser enviada, quase instantaneamente, a um ponto qualquer do planeta, por fax ou correio eletrnico. A nossa maneira de viver modificada pela miniaturizao dos sistemas de computao. Livros so impressos em CD, com som e imagem. Novos produtos qumicos so pesquisados. Portanto, importante uma criteriosa aplicao dos conhecimentos da cincia.

3. O que Qumica?
Qumica o ramo da cincia que estuda a matria e suas transformaes.
As transformaes em que substncias se transformam em outras com propriedades muito diferentes daquelas iniciais so chamadas de reaes qumicas. Tudo o que o ser humano toca, come deve-se qumica: matrias plsticas, ligas metlicas, cermicas, componentes eletrnicos, papel, adubos, detergentes, vidro, filmes etc. No campo da medicina, qumicos isolaram os antibiticos, sintetizaram drogas para o tratamento da hipertenso, diabetes, artrite, problemas mentais. Produto qumico qualquer material em cuja obteno tenha ocorrido uma transformao qumica controlada pelo homem. Portanto, a qumica no pode ser intrinsecamente m, pois fruto da atividade racional do ser humano. Devemos admitir que nem todos os efeitos da qumica tm sido positivos. O qumico contribuiu para o aprimoramento de armas (do napalm s bombas nucleares), gases de combate, medicamentos para coagir indivduos. A acidez das guas de chuva cresce, a taxa de dixido de carbono na atmosfera aumenta, o que poder modificar o clima, os detergentes poluem as guas dos rios, aci-

2. O que tecnologia?
Tecnologia o uso do conhecimento cientfico para manipular a natureza, o que pode envolver a produo de novas drogas, automveis mais seguros, melhorar plsticos, reatores nucleares etc. Por exemplo, o cientista Wallace Carothers criou o nilon, em 1935. O tecnlogo usa o nilon na fabricao de tapetes.
Foto Objetivo Mdia Foto Objetivo Mdia

Nilon

Tapetes de nilon

182

QUMICA

dentes com produtos petrolferos destroem a fauna e a flora de dezenas de quilmetros de costa, os clorofluorcarbonetos ajudam a diminuir a camada de oznio. Deve-se no entanto salientar que a Qumica contribui para esses problemas, mas tambm ajuda a control-los. A maior parte das pesquisas visando ao controle e preveno da poluio desenvolvida por qumicos.

Os Destaques
Linus Pauling (1901-1994), qumico norteamericano, autor de trabalhos fundamentais relativos a macromolculas orgnicas e a ligaes qumicas, pacifista e adversrio convicto da utilizao de armas nucleares, contrrio a qualquer tipo de preconceito, inclusive o cientfico, foi laureado com dois prmios Nobel, de Qumica, em 1954, e da Paz, em 1962. Linus Pauling desenvolveu o conhecimento relativo a princpios fundamentais relacionados natureza das ligaes qumicas e estrutura das molculas, propiciando explicaes em torno das propriedades da matria. A partir de 1936, juntamente com assistentes e colegas, dedicou-se ao estudo das propriedades de sistemas vivos. Em 1960, introduziu a Medicina Ortomolecular, termo utilizado por Pauling para denominar uma nova rea do conhecimento, que consiste no estudo do uso racional de nutrientes, que inclui a administrao de megadoses de minerais e vitaminas. Pauling assegurou, em 1972, que a vitamina C poderia aliviar, prevenir e, em certos casos, curar o cncer, o que gerou uma polmica que dura at hoje.

Alfred Nobel (1833-1896), industrial e qumico sueco, dedicou-se ao estudo das plvoras e dos explosivos, tendo inventado a dinamite. Nos ltimos anos de sua vida, assistiu, com pesar, ao emprego de suas invenes para fins blicos, o que o levou a determinar em seu testamento a criao de cinco prmios anuais para autores de obras literrias, cientficas e filantrpicas, dispondo seu enorme patrimnio para recompensar os benfeitores da humanidade. Em 1901, foram conferidos os primeiros prmios.

(MODELO ENEM) Qumica a cincia que trata da composio, da estrutura e das propriedades das substncias e das transformaes por meio das quais uma substncia convertida em outra. Sobre cincia, tecnologia e qumica analise os itens: a) A Qumica uma cincia experimental. A experincia forma a base das observaes que definem os problemas que as teorias tm que explicar e prov um modo de conferir a validez das novas teorias. b) Cincia o mesmo que tecnologia. c) A cincia um compndio imutvel de verdades absolutas. d) A cincia no uma atividade humana. e) A qumica m. Resoluo a) Correto. b) Errado. A cincia estuda e tenta explicar os fenmenos, enquanto a tecnologia a aplicao desse conhecimento de modo til para a humanidade. Por exemplo, o cientista descobriu a penicilina e somente 30 anos depois que ocorreu a sua aplicao como medicamento. c) Errado. A cincia dinmica, isto , o cientista no dono da verdade. Com o passar do tempo, algumas explicaes cientficas se mostram incorretas e so abandonadas.

d) Errado. Cincia fruto da atividade racional do ser humano. e) Errado. Sendo fruto da atividade racional do ser humano, no seu esforo de entender tudo que o rodeia, a qumica no pode ser intrinsecamente m. Resposta: A

(MODELO ENEM) Atualmente, biotecnologia pode ser entendida como sendo o desevolvimento, com base nas cincias biolgicas, de produtos e processos que podem ser utilizados e(ou) transferidos para aplicao e produo em grande escala. O emprego dessa tecnologia em processos de produo data de, pelo menos, 1800 a.C., poca em que, por meio de uma reao de fermentao que produz etanol (lcool comum) e CO2 a partir do acar (C6H12O6), obtinha-se vinhos e pes, com o uso de leveduras. Essa reao permite que fungos formem 2 x g de ATP por 180g de acar consumido. No entanto, se os fungos estiverem em um ambiente com grande quantidade de oxignio, o consumo de 180g de C6H12O6 produzir 36 x g de ATP. Com relao ao assunto, assinale a afirmao correta:

a) A biotecnologia est baseada somente na Biologia, no dependendo da Fsica e da Qumica. b) O emprego da biotecnologia comeou na Idade Mdia, por volta de 1800. c) Pela fermentao do acar existente no suco de uva em etanol forma-se o vinagre. d) Em ambiente com grande quantidade de oxignio, o rendimento na formao de ATP 36 vezes maior que o rendimento em ambiente com pequena quantidade de oxignio. e) Sabendo-se que o principal agente da fermentao alcolica denominado Saccharomyces cerevisiae, correto concluir que esse agente uma levedura. Resoluo A biotecnologia est baseada nas cincias biolgicas, mas depende muito da Fsica e da Qumica. Observe, por exemplo, que a fermentao uma reao qumica. A biotecnologia comeou a ser empregada por volta de 1800 a.C. A fermentao do acar do suco de uva em etanol (lcool comum) produz vinho. O rendimento na formao do ATP em ambiente com grande quantidade de oxignio 18 vezes (36 x g : 2 x g ) maior do que em ambiente com pequena quantidade de oxignio. O fungo Saccharomyces cerevisiae uma levedura. Resposta: E

QUMICA

183

(UnB-DF MODIFICADO MODELO ENEM) A Cincia, sendo uma atividade humana, associa-se a valores ticos, transcendendo, portanto, os fatos, as leis e as teorias cientficas. O cientista, dessa forma, ao contrrio da viso estereotipada de gnio isolado, pode elaborar propostas de interveno solidria na realidade social, por meio dos conhecimentos produzidos em sua rea de pesquisa ou da destinao de recursos pessoais. Com relao natureza do conhecimento cientfico e considerando o texto acima, julgue os itens a seguir. 1) Por resultarem da utilizao do mtodo cientfico, os conhecimentos cientficos no so influenciados pela sociedade. 2) O desenvolvimento da cincia e da tecnologia qumicas tem afetado a qualidade de vida da humanidade. 3) Muitas das tecnologias de guerra utilizadas no conflito dos Blcs resultaram do desenvolvimento cientfico. Esto corretos: a) o item 1 apenas. c) o item 3 apenas. e) os itens 2 e 3 apenas.

(MODELO ENEM) Exemplos de substncias ou produtos que tm sido obtidos por meio da biotecnologia moderna incluem interferon, insulina e hormnios de crescimento humano, plantas resistentes a vrus, plantas tolerantes a insetos e plantas resistentes a herbicidas. A clonagem de genes associados colorao de flores tem gerado cores anteriormente inexistentes para determinadas espcies. Na petroqumica, a biotecnologia tambm tem tido papel importante: bactrias capazes de metabolizar chumbo, cdmio, enxofre e nitrognio tm sido utilizadas em processos de refinamento, reduzindo a quantidade de contaminantes no petrleo e permitindo a produo de combustveis mais limpos, reduzindo, por exemplo a quantidade de enxofre no combustvel. Com relao a esse assunto assinale a afirmao correta: a) Infere-se do texto que elementos metlicos so retirados do petrleo por bactrias que, no entanto, no conseguem extrair outros tipos de elementos. b) O lanamento de resduos slidos pode constituir-se agente no antrpico causador da poluio do solo. c) Protenas no so compostos qumicos. d) Solos naturais so formados pela decomposio de rochas primitivas. Nessa decomposio h aes puramente qumicas. e) Os humanos so capazes de diferenciar a colorao das flores em virtude da presena de clulas especializadas encontradas na retina.
RESOLUO: a) Errada. Elementos no metlicos tambm so retirados do petrleo, por exemplo, enxofre e nitrognio. b) Errada. agente antrpico, isto , agente humano. c) Errada. Protenas so substncias qumicas complexas. d) Errada. Na decomposio da rocha h aes qumicas, fsicas e biolgicas. e) Correta. Os humanos so capazes de diferenciar a colorao das flores em virtude da presena de clulas especializadas encontradas na retina e chamadas de cones. Resposta: E

b) o item 2 apenas. d) os itens 1 e 3 apenas.

RESOLUO: 1) Falso. A cincia uma atividade humana. 2) Verdadeiro. Este um mundo de transformao e o lugar da cincia e da tecnologia so privilegiados. 3) Verdadeiro. O conhecimento cientfico tornou possvel a produo de armas horrveis para as guerras. Resposta: E

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M101

184

QUMICA

Matria e suas transformaes: os estados slido, lquido e gasoso

Movimento de partculas

1. Estados de agregao da matria


A matria pode se apresentar em trs estados fsicos: slido lquido gasoso

No estado slido, a matria apresenta forma e volume prprios. No estado lquido, a matria apresenta volume prprio mas a forma aquela do recipiente que a contm. No estado gasoso, a matria no apresenta forma nem volume prprios.

Estado slido

Estado lquido

Estado gasoso

Saiba mais

VISCOSIDADE Os lquidos e gases so chamados de fluidos, porque podem fluir (escoar). Nem todos os lquidos escoam com a mesma facilidade. Viscosidade a medida da resistncia que um lquido oferece ao escoamento. A gua flui facilmente porque tem baixa viscosidade. O leo flui mais devagar, pois sua viscosidade maior. A glicerina, o leo de rcino, os lubrificantes escoam lentamente e so chamados grossos. J o lcool, a gasolina escoam facilmente e so ditos finos. Os leos lubrificantes so classificados de acordo com a viscosidade. Os leos 20, 30, 40 e 50 so finos, enquanto os leos 80, 90 e 140 so grossos (usados na lubrificao dos cmbios).

2. A matria formada por partculas


A existncia dos trs estados da matria pode ser explicada admitindo-se que ela formada por minsculas partculas (representadas na figura por bolinhas).

No estado slido, as partculas esto presas umas s outras, explicando a sua forma prpria. No estado lquido, as partculas esto colocadas umas sobre as outras. O lquido no tem forma prpria porque as partculas podem deslizar umas sobre as outras. No estado gasoso, as partculas esto bastante afastadas e movem-se em todas as direes, explicando o fato de um gs ocupar todo o recipiente que o contm.

Os trs estados fsicos da matria.

Um iceberg flutua na gua lquida por ser menos denso.

QUMICA

185

Saiba mais
Isso acontece porque o espao entre as partculas (molculas) na gua lquida menor do que no gelo. Deste modo, a gua lquida ocupa menor volume do que igual massa de gelo.
gua lquida e gua slida.

DENSIDADE DE SLIDOS E LQUIDOS A maior parte dos slidos mais densa que sua forma lquida. Por exemplo, o benzeno (C6H6) lquido tem densidade 0,90g/cm3 a 5C. J o benzeno slido tem densidade 1,0g/cm3 a 5C. Assim, tendo-se um frasco contendo benzeno lquido e abaixando a temperatura, o benzeno slido que aparece vai para o fundo por ser mais denso. A gua exceo, isto , o gelo menos denso que a gua lquida. A densidade da gua lquida a 0C aproximadamente 1,0g/cm3, enquanto a densidade do gelo a 0C 0,92g/cm3. Colocando-se um frasco contendo gua lquida no congelador, o gelo aparece na superfcie por ser menos denso.
Benzeno lquido e benzeno slido.

gelo

gua lquida

(MODELO ENEM) possvel distinguir um slido cristalino de um lquido, baseando-se nas foras de atrao entre as partculas. Analise as afirmaes: 1) Em um slido cristalino, as foras de atrao entre as partculas so suficientemente grandes para mant-las em posies relativamente fixas. 2) No estado lquido, as foras entre as partculas so mais fracas e no conseguem manter as partculas com tamanha rigidez. 3) No estado de slido cristalino, as partculas tm energia suficiente para deslizarem umas sobre as outras. Esto corretas as afirmaes: a) 1 apenas b) 2 apenas c) 3 apenas d) 1 e 2 apenas e) 1 e 3 apenas Resoluo 1) Correta. 2) Correta. 3) Errada. No lquido que as partculas tm energia suficiente para deslizarem uma sobre as outras. Resposta: D (MODELO ENEM) Para explicar o que acontece quando um gs liquefaz (condensa) pelo abaixamento de temperatura, um estudante apresentou as seguintes explicaes:

1) Em um gs, as foras atrativas entre as partculas so muito fracas e no conseguem manter as partculas prximas devido energia cintica que as partculas possuem. 2) Abaixando a temperatura, a energia cintica das partculas diminui. 3) As foras de atrao entre as partculas podem prevalecer sobre o efeito da energia cintica e as partculas se atraem para formar uma fase condensada. Esto corretas as explicaes: a) 1 apenas b) 1 e 2 apenas c) 1 e 3 apenas d) 2 e 3 apenas e) 1, 2 e 3 Resoluo Todas as explicaes esto corretas. Resposta: E

Considere que a quantidade de 70% do total do volume de gua doce, citada no texto, esteja na forma lquida. o volume de gua na forma de gelo seja, aproximadamente, 10% maior que o volume da mesma gua na forma lquida. Nestas condies, o volume de gua na forma de gelo , em milhes de km3, aproximadamente, a) 19. b) 22. c) 25. d) 27. e) 30. Resoluo 70% de 35 milhes de km3 so de gua doce que se encontra nas calotas polares e geleiras. Considerando na forma lquida, temos: 35 milhes de km3 100% x 70% x = 24,5 milhes de km3 Passando para o estado slido, o volume aumenta 10%. 24,5 milhes de km3 100% y 10% y = 2,45 milhes de km3 Volume de gua na forma de gelo: 24,5 milhes de km3 + 2,45 milhes de km3 = 26,95 milhes de km3 27 milhes de km3 Resposta: D

(VESTIBULINHO CENTRO PAULA SOUZA MODELO ENEM) Estima-se que h 1,4 bilho de quilmetros cbicos de gua no planeta Terra, distribudo em mares, rios, lagos, geleiras, solo, subsolo, ar e tambm nos organismos vivos. Deste total, praticamente 2,5% so de gua doce, ou seja, 35 milhes de km3. Cerca de 70% do total do volume de gua doce do planeta encontram-se nas calotas polares e geleiras.
(Adaptado de: <http://www.oaquiferoguarani.com.br/index02.htm>

186

QUMICA

(UFSC) Os estados fsicos da matria so: 01) gasoso 02) denso 04) lquido 08) slido 16) frio 32) quente 64) rarefeito
RESOLUO: Corretos: 01, 04, 08 (soma: 13)

(UNEB-BA) Considere as propriedades: I. Compressibilidade II. Densidade III. Forma Amostras de igual volume de H2O(s) e H2O(g) diferem quanto: a) propriedade I, apenas. b) propriedade II, apenas. c) propriedade III, apenas. d) s propriedades I e II, apenas. e) s propriedades I, II e III.
RESOLUO: Os estados slido e gasoso apresentam compressibilidade, densidade e forma diferentes. Resposta: E

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M103

As mudanas de estado de agregao

Fuso Vaporizao Sublimao

1. Mudanas de estado fsico

H2O(l) H2O(s)
Uma substncia pura funde em uma temperatura determinada chamada ponto de fuso. Este coincide com o ponto de solidificao. Assim, a gua solidifica a 0C e o gelo derrete a 0C. Alguns exemplos de ponto de fuso: Mercrio (Hg): 39C Alumnio (Al): 650C Cobre (Cu): 1083C Ferro (Fe): 1535C Cloreto de sdio (NaCl): 801C

2. Fuso. As geleiras esto derretendo!


Fuso a passagem de um material do estado slido para o estado lquido. O processo ocorre quando o material aquecido.

4. Vaporizao. Na caldeira a gua est fervendo!


Vaporizao a passagem de um material do estado lquido para o estado gasoso.

H2O(s) H2O(l)

3. Solidificao A gua solidifica a 0C.


Solidificao a passagem de um material do estado lquido para o estado slido. O processo ocorre quando o material resfriado.

H2O( l) H2O(g)
A vaporizao pode ocorrer de trs maneiras: evaporao: quando o lquido vaporiza lentamente temperatura ambiente. ebulio: quando o lquido vaporiza rapidamente, com formao de bolhas, durante o aquecimento. QUMICA

187

calefao: quando o lquido vaporiza muito rapidamente, por estar em temperatura acima daquela em que ocorre a ebulio. Exemplo: gua lquida derramada sobre uma chapa metlica superaquecida.

Saiba mais

Alguns exemplos de pontos de ebulio sob presso de 1 atm: Nitrognio (N2): 196C; Oxignio (O2): 183C Etanol (lcool comum, C2H6O): 78C Mercrio (Hg): 357C; Ferro (Fe): 2750C; Cloreto de sdio (NaCl): 1490C

5. Condensao (liquefao)
Condensao (liquefao) a passagem de um material do estado gasoso para o estado lquido. A condensao ocorre quando os vapores so resfriados.

A EVAPORAO OCORRE EM QUALQUER TEMPERATURA Por que sai vapor do chuveiro se a temperatura da gua no chega a 100 graus Celsius? A gua no precisa atingir o ponto de ebulio para formar vapor. O vapor sai o tempo todo, em qualquer temperatura. Acontece que as molculas dos lquidos esto sempre em movimento, trombando umas nas outras. Nesse empurra-empurra, as mais prximas da superfcie escapam para o ar. So elas que entram no nosso nariz e nos fazem sentir, por exemplo, o cheiro de um vinho ou do perfume. A gente no v esse vapor aromtico porque, temperatura ambiente, poucas partculas desprendem-se. Mas, quanto mais quente estiver a gua, mais as molculas se agitam e um nmero maior delas sobe para o ar. Assim, fica fcil entender por que a gua do chuveiro, no inverno, que sai a cerca de 70 graus Celsius, solta tanto vapor. A 100 graus Celsius, quando ferve, praticamente o lquido todo vaporiza. Cada substncia pura ferve em uma temperatura determinada chamada ponto de ebulio. Ao nvel do mar (1 atm de presso) a gua ferve a 100C e o vapor-dgua liquefaz a 100C.

H2O(g) H2O( l)

6. Sublimao Gelo seco no molha!


Sublimao a passagem direta do estado slido para o estado gasoso.

CO2(s) CO2(g)
Ressublimao a passagem do estado gasoso para o estado slido. Exemplos de substncias que sublimam facilmente: Naftalina, iodo, gelo seco (CO2 slido). O gelo seco no molha porque no h fuso formando CO2 lquido.

Antes e depois de cada mudana de estado, as partculas so as mesmas


Nas mudanas de estado ocorrem alteraes na organizao e no movimento das partculas.

No estado slido as partculas se arranjam em ordem. No estado lquido as partculas ficam mais soltas. No estado gasoso as partculas movimentam-se livremente.

Saiba mais

1. O vapor-dgua visvel ou invisvel? O vapor-dgua invisvel aos nossos olhos. Tendo-se gua em ebulio em uma chaleira, observa-se uma fumaa saindo do bico da mesma. Essa fumaa no vapor dgua, pois este invisvel.

ar mais frio. Forma-se um grande nmero de gotculas de gua lquida constituindo a fumaa. 2. A gua atravessa o vidro? No. Colocando-se um lquido gelado em um copo, as paredes externas deste ficam molhadas. O vapor-dgua (invisvel) presente no ar passa para o estado lquido ao encontrar as paredes frias do copo.

O vapor-dgua condensa ao sair do bico da chaleira, pois encontra

188

QUMICA

Saiba mais

7. A energia nas mudanas de estado


Algumas interaes, como a queima de um combustvel, liberam energia enquanto outras precisam do fornecimento de energia para ocorrer, como o cozimento de um alimento. As interaes que liberam energia so chamadas de exoergnicas e aquelas que absorvem energia so ditas endoergnicas. A energia pode-se manifestar nas formas eltrica, mecnica, trmica, luminosa. Quando a interao libera calor, tem-se um fenmeno exotrmico e quando absorve calor, o fenmeno endotrmico.

DESEMBAADOR TRASEIRO Principalmente nos dias frios ou chuvosos, o vidro interno traseiro fica embaado. Isso ocorre porque, em dias frios ou chuvosos, o vapor dgua presente no ar atmosfrico dentro do carro resfriado ao entrar em contato com o vidro frio, ocorrendo, assim, a passagem do estado gasoso ao estado lquido (condensao). No vidro frio ocorre o seguinte fenmeno: condensao H2O(v) H2O(l)

Em alguns automveis h, no vidro traseiro, filamentos (fios finos) que servem como desembaadores. Ao acionar esse sistema, esses filamentos se aquecem com a passagem de corrente eltrica, e a gua lquida, causadora do aspecto embaado do vidro, recebe o calor fornecido pelos filamentos, passando ao estado gasoso. No vidro aquecido ocorre o seguinte fenmeno: evaporao H2O(l) H2O(v)
O ciclo da gua.

(ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) O sol participa do ciclo da gua, pois alm de aquecer a superfcie da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporao da gua dos rios, lagos e mares. O vapor da gua, ao se resfriar, condensa em minsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou nvoas midas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma regio para outra. Com a condensao e, em seguida, a chuva, a gua volta superfcie da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa gua evapora retornando atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo chamado de ciclo da gua.

Considere, ento, as seguintes afirmativas: I. A evaporao maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali maior do que nos oceanos. II. A vegetao participa do ciclo hidrolgico por meio da transpirao. III. O ciclo hidrolgico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera. IV. A energia gravitacional movimenta a gua dentro do seu ciclo. V. O ciclo hidrolgico passvel de sofrer interferncia humana, podendo apresentar desequilbrios. a) Somente a afirmativa III est correta. b) Somente as afirmativas III e IV esto corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e V esto corretas. d) Somente as afirmativas II, III, IV e V esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. Resoluo Somente a afirmativa I incorreta, pois a evaporao maior nos oceanos. Resposta: D (PISA MODELO ENEM) O Grand Canyon est localizado em um deserto nos Estados Unidos. Ele um cnion grande e profundo formado por muitas camadas de rochas. No passado, os movimentos na crosta terrestre ergueram estas camadas. Atualmente, o Grand Canyon apresenta 1,6 km de profundidade em determinadas partes. O Rio Colorado percorre todo o fundo do cnion.

QUMICA

189

Veja a foto abaixo do Grand Canyon tirada da margem sul. Vrias camadas diferentes de rochas podem ser vistas nas paredes do cnion.

Resoluo A gua contida nas fendas das rochas congela a 0C aumentando o volume. Essa expanso acelera a desagregao das rochas. Resposta: D (UNICAMP-SP) Colocando-se gua bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo este fica molhado por fora, devido formao de minsculas gotas de gua. Para procurar explicar este fato, propuseram-se as duas hipteses seguintes: A) Se aparece gua do lado de fora do copo, ento o vidro no totalmente impermevel gua. As molculas de gua, atravessando lentamente as paredes do vidro, vo formando minsculas gotas; B) Se aparece gua do lado de fora do copo, ento deve haver vapor dgua no ar. O vapor dgua, entrando em contato com as paredes frias do copo, condensa-se em minsculas gotas.

A temperatura no Grand Canyon varia de menos de 0C a mais de 40C. Embora ele esteja localizado em uma rea desrtica, as fendas das rochas, algumas vezes, contm gua. De que maneira essas mudanas de temperatura e a gua contida nas fendas das rochas ajudam a acelerar a desagregao das rochas? a) A gua congelada dissolve as rochas quentes. b) A gua consolida as rochas entre si. c) O gelo torna lisa a superfcie das rochas. d) A gua congelada se expande nas fendas das rochas. e) A gua congelada ocupa menor volume que a gua lquida.

Qual hiptese interpreta melhor os fatos? Como voc justifica a escolha? Resoluo A hiptese B interpreta melhor os fatos. A hiptese A pode ser eliminada da seguinte maneira: coloca-se gua a temperatura ambiente no copo e no se formam as gotas no lado de fora, indicando que a gua no atravessa a parede de vidro. A hiptese B pode ser comprovada assim: coloca-se o copo vazio na geladeira e deixa-se durante certo tempo. Tirando o copo vazio da geladeira, formam-se as gotas de gua.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M104

(FUVEST-SP MODELO ENEM) Considere a temperatura de fuso e a temperatura de ebulio da substncia simples bromo (Br2) e da substncia composta, cido actico (CH3COOH) principal constituinte do vinagre. Substncia cido actico bromo Temperatura de fuso 17C 7C Temperatura de ebulio a 1 atm 118C 59C

a) b) c) d) e)

cido actico slido lquido gasoso slido gasoso

bromo lquido gasoso slido gasoso lquido

cido actico e bromo, sob presso de 1 atm, esto em recipientes imersos em banhos, como mostrado:

RESOLUO: Como o cido actico ferve a 118C, conclui-se que a 150C ele est no estado gasoso. A temperatura da gua lquida em equilbrio com o gelo 0C. Como o bromo derrete a 7C e ferve a 59C, conclui-se que a 0C o bromo est no estado lquido. Resposta: E

(UNESP MODELO ENEM) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, temperatura ambiente, tm suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduo. Esta observao pode ser explicada pelo fenmeno da: a) fuso; b) sublimao; c) solidificao; d) liquefao; e) ebulio.
RESOLUO: Sublimao a passagem do estado slido para o estado gasoso. Resposta: B

Nas condies indicadas acima, qual o estado fsico preponderante de cada uma dessas substncias?

190

QUMICA

Mudanas de estado de substncia pura e mistura

Substncia Mistura Efeito estufa

1. O material substncia ou mistura?


Uma diferena importante entre substncia pura e mistura o comportamento no aquecimento, a presso constante. Ao aquecermos ou resfriarmos um material desconhecido, podemos dizer se o mesmo ou no uma substncia pura, verificando seu comportamento.

abaixa quando se dissolve uma substncia no mesmo, e que o ponto de ebulio do lquido aumenta quando nele se dissolve uma substncia.

2. Substncia pura A gua pura congela a 0C


Quando uma substncia pura muda de estado fsico, a temperatura se mantm constante, desde o incio at o fim da mudana de estado. Aquecendo gelo, medida que decorre o tempo, a temperatura vai variando de acordo com o grfico a seguir:
Solidificao de gua salgada.

As partculas dispersas na gua dificultam a formao do cristal de gelo. Pela mesma razo, as partculas dispersas na gua dificultam a passagem da gua do estado lquido para o gasoso.

Aquecimento de gua doce. Aquecimento de gua pura.

Verificamos, assim, que o aquecimento (ou resfriamento) de uma substncia pura apresenta 2 patamares (PF e PE constantes). Por exemplo, o gelo derrete a 0C e a gua pura ferve a 100C (sob presso de 1 atmosfera).

Portanto, uma mistura comum (gua + sal, gua + acar) apresenta ponto de fuso e ponto de ebulio variveis.

3. Mistura comum A gua salgada no congela a 0C


Para mistura, a temperatura no se mantm constante do incio ao fim da mudana de estado. Verifica-se que o ponto de solidificao de um lquido
Aquecimento de uma mistura comum.

QUMICA

191

Saiba mais

Ao nvel do mar (presso igual a 1 atmosfera), gua pura ferve a 100C. Enquanto existe gua fervendo, a temperatura fica constante. Entre o bico da chaleira e a nuvem branca (espao indicado pela seta) existe vapor-dgua invisvel. A nuvem branca acima do vapor dgua composta por minsculas gotas de gua lquida formada na condensao do vapor dgua.

A temperatura na superfcie da Terra determinada pelo balano entre a energia absorvida do Sol e a energia emitida de volta para o espao pela Terra, esta na forma de radiao infravermelha (calor). Uma pequena quantidade desta radiao absorvida por O2 e O3, mas as maiores quantidades so absorvidas por CO2, H2O e CH4. Esses gases agem como uma enorme redoma de vidro, evitando que o calor escape. Este fenmeno denominado efeito estufa. A concentrao de CO2 na atmosfera est crescendo em razo do aumento do consumo de combustveis fsseis e ao extensivo desmatamento pelas queimadas. A consequncia dessa maior concentrao de CO2 o aumento da temperatura mdia global da Terra. Outro gs que contribui para o efeito estufa o metano, que se forma na fermentao anaerbica da celulose (vegetais submersos e digesto dos bovinos).

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M105

(C6H10O5)n + nH2O 3nCO2 + 3nCH4 celulose


Os gases que mais contribuem para o efeito estufa esto na tabela a seguir:
gs gs carbnico (CO2) metano (CH4) clorofluorocarbonetos (CFC) xidos de nitrognio (NOx) vapor dgua e outros gases contribuio 61% 15% 11% 4% 9%

4. Mudanas de estado no aquecimento global Qumica, Fsica, Biologia e a Geografia explicam o efeito estufa
Estufa uma construo destinada a proteger as plantas da ao das chuvas, ventos e baixas temperaturas. uma estrutura fechada por painis de vidro e dotada de sistema adequado de ventilao e irrigao.

O efeito estufa um fenmeno natural. Sem ele, a temperatura mdia na Terra seria 33C menor. Graas ao efeito estufa, a vida pde surgir no planeta. A queima excessiva de combustveis fsseis pelas atividades humanas e a destruio de florestas pelo fogo, que reduz a absoro de CO2 pelo processo de fotossntese, aumentam a concentrao dos gases-estufa na atmosfera. Esse aumento intensifica a reteno do calor pelo efeito estufa, elevando a temperatura global.

A radiao solar atravessa o vidro e aquece o ambiente. O material aquecido emite radiao infravermelha (calor), que no consegue atravessar o vidro. O calor fica retido no interior da estufa.

5. Consequncias do aquecimento global


I. Elevao do nvel dos oceanos por causa da fuso de camadas de gelo das regies polares. J se sabe que o nvel dos oceanos est aumentando 3 milmetros por ano. O branco do gelo e da neve reflete para o espao 90% da radiao solar que recebe. Esse processo ajuda a manter a temperatura mdia do planeta em 15C. II. Mudanas climticas profundas. O aumento da temperatura mdia da atmosfera interfere nos processos do ciclo da gua que envolvem mudanas de estado fsico. Nesse ciclo, em que a gua entra num processo de evaporao e condensao constante, a temperatura mais alta pode quebrar o ciclo causando maior evaporao e condensao. Nas regies mais secas ocorrer a desertificao e nas regies mais midas, tempestades e furaces mais violentos e mais frequentes.

192

QUMICA

Assim, um aumento de temperatura pode levar savanizao da Amaznia e transformao do semirido do Nordeste brasileiro e do norte do Mxico em desertos. III. Aumento da acidez da gua dos oceanos em razo do excesso de CO2 na atmosfera. Os corais esto diminuindo, as carapaas de carbonato de clcio dos animais marinhos podero desaparecer. IV. Proliferao de pragas e insetos transmissores de doenas como malria ou a dengue. V. Extino de espcies animais e vegetais. Um aumento de 2C na temperatura terrestre extinguir 25% das espcies vegetais no Brasil. Na agricultura, as culturas mais atingidas seriam soja, milho, feijo, arroz e caf. O aquecimento ameaa vrias espcies de anfbios como o sapinho-boto-de-ouro e o avermelhado.

6. Como diminuir o efeito estufa?


Diversas estratgias vm sendo discutidas visando a diminuir a quantidade de CO2 e de outros gases estufa na atmosfera, como, por exemplo: I. Reduo da queima de combustveis fsseis (carvo, petrleo, gs natural). II. Desenvolver energia renovvel mais barata e eficaz. Fsicos pesquisam reatores nucleares mais poderosos

e limpos. Usinas movidas a ondas e mars esto sendo testadas. Desenvolver veculos eltricos mais potentes. Biocombustveis (combustveis obtidos da biomassa, como etanol, metano e biodiesel) so tima opo. Capturar CO2 emitido por termoeltricas, que queimam combustvel fssil para gerar energia eltrica, e injet-lo no solo. Prdios com arquitetura inteligente gastam pouca energia em iluminao, ventilao, aquecimento e resfriamento. III. Nos transportes, adaptar planejamento urbano para ciclistas e pedestres. Usar trens melhor do que nibus. Substituir o uso do carro pela bicicleta ou caminhar sempre que possvel. Utilizar o transporte coletivo ou compartilhar o automvel com pessoas conhecidas. IV. Impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento. A fotossntese deve ser estimulada, pois os organismos clorofilados retiram gs carbnico do ar, o qual poder retornar ao ambiente pela respirao dos seres vivos. Estudar a possibilidade de se multiplicar o fitoplncton que realiza a fotossntese. V. Reciclagem de lixo urbano. Queimadas de lixo so frequentes em terrenos baldios, especialmente em centros urbanos. Evitar o excesso de embalagens. No comprar descartveis. Reutilizar folhas de papel, utilizando o verso tambm. VI. E muitas outras estratgias...

Os Destaques

Al Gore, ex-vice-presidente americano (governo de Bill Clinton) e o corpo de especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas da Organizao das Naes Unidas (IPCC) ganharam o Prmio Nobel da Paz de 2007. O IPCC o rgo responsvel pelas pesquisas e relatrios tidos como referncia sobre mudanas climticas. Em 2006, Al Gore lanou o filme Uma Verdade Incoveniente, no qual ele apresenta uma srie de evidncias de que a emisso de dixido de carbono (CO2) agravada pela ao humana tem sido a responsvel pelo aumento relativamente brusco da temperatura no planeta. Em 2007, a obra de Gore ganhou visibilidade ao conquistar o Oscar de melhor documentrio. Envolvente, ritmado e didtico sem ser condescendente, o filme chega ao Rajendra Pachauri, Al Gore, DVD com dados atualizados em relao verso vista no presidente do IPCC. ex-vice-presidente americano. cinema e um programa quase que obrigatrio para quem deseja entender por que o clima anda to louco e o que se pode fazer, no dia a dia, para no agravar o problema.

(ENCCEJA Exame Nacional de Certificao de Competncias de Jovens e Adultos MODELO ENEM) A queima de combustveis em usinas termeltricas produz gs carbnico (CO2), um dos agentes do efeito estufa. A tabela mostra a relao de emisso de CO2 gerado na queima de alguns combustveis para produzir uma mesma quantidade de energia. Combustvel Carvo mineral Lenha Gs natural CO2 gerado* 2 10 1

A substituio do carvo mineral pelo gs natural nas usinas termeltricas reduziria a taxa de emisso de CO2 em a) 1%. b) 10%. c) 50%. d) 100%. Resoluo Para produzir uma mesma quantidade de energia, temos: carvo mineral CO2 gerado 2 gs natural CO2 gerado 1 A substituio do carvo mineral pelo gs natural reduziria a taxa de emisso de CO2 em 50%. 2 100% 1 x Resposta: C x = 50

* quantidades relativas, considerando-se o valor unitrio para o gs natural

QUMICA

193

(U.F. VIOSA-MG MODELO ENEM) A figura abaixo mostra as curvas de temperatura versus tempo para a mesma massa de trs amostras materiais A, B e C, partindo do estado slido no tempo zero. Observe a figura e marque a alternativa correta:

Nessa tabela, esto listados valores de temperatura em funo do tempo, obtidos experimentalmente para o aquecimento de uma substncia pura X. Inicialmente, X estava slida. a) Faa o grfico de temperatura em funo do tempo para o aquecimento de X.

b) Identifique, no grfico, as regies correspondentes: mudana de estado slido-lquido (sinalize com o numeral I): ao aquecimento do lquido (sinalize com o numeral II). c) Descreva como se alteraria o grfico, caso a substncia X fosse impura. a) As amostras A, B e C so exemplos de substncias puras. b) A amostra C no constitui substncia pura por no manter as temperaturas de fuso e ebulio constantes. c) temperatura de 100C, a amostra A encontra-se no estado lquido. d) A amostra B aquece mais rpido do que a amostra A. e) A amostra B apresenta a temperatura de ebulio de 40C. Resoluo B: substncia pura (PF e PE constantes) C: mistura (PF e PE variveis) A: impossvel saber se substncia pura ou mistura. A 100C, A est no estado slido. A amostra A se aquece mais rapidamente (no tempo 25s, A: 35C; B: 25C; C: 15C) Resposta: B (UFMG) Observe a tabela: Tempo (min) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 b) I: mudana do estado slido para o lquido. II: aquecimento do lquido. c) I fica inclinado. Resoluo a)

Tempe20 30 40 50 60 70 80 80 80 80 90 100 110 ratura (C)

(UNESP MODELO ENEM) Aquecendo-se continuamente uma substncia pura, presso constante, quando se observa a passagem do estado slido para o lquido a temperatura do sistema: a) constante e igual ao ponto de ebulio; b) constante, mesmo depois que todo o slido tenha desaparecido; c) constante, enquanto h slido; d) aumenta gradativamente; e) aumenta at acabar todo o slido.
RESOLUO: Uma substncia pura tem ponto de fuso constante. Resposta: C

Julgue os itens: 1) O ponto de ebulio de uma mistura de gua e sal, com qualquer composio, sob presso de 1atm, ser sempre 101C. 2) O patamar obtido para amostras de gua pura, de diferentes procedncias e em diferentes quantidades, sob presso de 1atm, corresponder a 100C. 3) No grfico III, em cada patamar h duas fases. Esto corretos apenas os itens:

(MODELO ENEM) Os grficos esboados a seguir mostram a variao da temperatura com o tempo durante o aquecimento da gua pura, at a ebulio (grfico I); de uma mistura de gua e sal (grfico II); de uma substncia pura qualquer, at as mudanas de fase (grfico III).

a) 1

b) 2

c) 3

d) 1 e 3

e) 2 e 3

RESOLUO: (1) Falso. O ponto de ebulio de uma mistura varivel. (3) Verdadeiro. (2) Verdadeiro. Resposta: E

194

QUMICA

Materiais homogneos e heterogneos

Homogneo Heterogneo Fase

1. O sangue parece homogneo, mas no !


A aparncia de um material determinada fundamentalmente pela quantidade de detalhes que podemos perceber, o que, por sua vez, depende da maneira pela qual ele observado. Admitamos, como exemplo, uma parede de tijolos; observada a grande distncia, ela parece uniforme, constituda por um material avermelhado.

II) ao ser subdividido, todas as amostras assim obtidas apresentam-se uniformes em relao a todas as propriedades. Como exemplos, podemos citar o vidro, a gua destilada, o lcool 96GL, o acar, a acetona, o vinagre, o ouro 18K, o cobre, o cido clordrico, o amonaco etc.

3. Material heterogneo os lquidos gua e leo formam mistura heterognea


Os materiais que no satisfazem pelo menos uma dessas condies (item 2) so, por definio, heterogneos com relao subdiviso. So exemplos as madeiras, o leite, o granito, o sangue, o ar atmosfrico com partculas slidas em suspenso, a gua do mar, a goma arbica, o ao, os sucos de frutas, o ferro-gusa etc. Todos os materiais heterogneos so constitudos de materiais homogneos separados por superfcies bem definidas; tais materiais homogneos so denominados fases.

Uma parede de tijolos heterognea.

Todavia, quando examinada de perto, a uniformidade desaparece para dar lugar a um arranjo regular de tijolos vermelhos e a uma argamassa cinzenta. Uma inspeo, ainda mais cuidadosa,revela que cada tijolo no uniforme em toda sua extenso, pois formado por materiais de cores e naturezas diferentes. Consideremos agora, como exemplo, o sangue: ele parece uniforme mesmo quando examinado cuidadosamente a olho nu. Entretanto, examinado ao microscpio, ele no mais se mostra assim, observando-se glbulos brancos e vermelhos em suspenso. Os materiais podem ser classificados em dois grandes grupos, com relao subdiviso: materiais homogneos; materiais heterogneos.

Aplicao
Tem-se uma mistura de cloreto de sdio (sal de cozinha) e sacarose (acar comum). Os dois materiais esto na forma de p branco. Pode-se afirmar que uma mistura homognea? RESOLUO Embora a mistura tenha o mesmo aspecto em toda a sua extenso, nem todos os grozinhos tm as mesmas propriedades. uma mistura heterognea.

2. Material homogneo os lquidos gua e lcool formam mistura homognea


Um material homogneo com relao subdiviso quando: I) apresenta aspecto uniforme ao ser examinado ao ultramicroscpio;

4. Fase parte homognea do material


Fase cada material homogneo e fisicamente distinto que compe um material heterogneo, contnuo ou no, separado por superfcies-limites bem definidas. Assim, por exemplo, no ar atmosfrico, tem-se uma fase gasosa contnua (que uma mistura de nitrognio, oxignio e argnio, principalmente), e uma fase slida descontnua (o p).

QUMICA

195

Foto Objetivo Mdia

Exemplos a) gua-lcool

b) gua-acetona

O granito uma rocha heterognea. um aglomerado de cristais de quartzo, feldspato e mica. O granito um sistema trifsico.

Dois lquidos no-miscveis formam um sistema heterogneo (bifsico). Exemplos a) gua-leo b) gua-clorofrmio

5. Observaes importantes
Os materiais heterogneos so geralmente misturas, porque as diversas fases que os constituem possuem composies diferentes; todavia, embora o sistema seja heterogneo, quando uma substncia est mudando de estado de agregao, ele no uma mistura, visto que as fases possuem a mesma composio.

Geralmente, dois slidos formam um sistema heterogneo (bifsico). Exemplos a) enxofre + ferro b) areia + sal Certas ligas metlicas (misturas de metais) so misturas homogneas (solues slidas), como por exemplo o ouro 18K (75% de ouro e 25% de cobre), pois a mistura no de cristais, e sim de tomos. No ultramicroscpio, os tomos no so observados.

esquerda, gua lquida e gelo. direita, benzeno slido e benzeno lquido. Cada sistema heterogneo bifsico formado por uma nica substncia.

Uma mistura homognea tem o nome de soluo. Dois gases sempre se misturam de maneira homognea. Dois lquidos miscveis formam um sistema homogneo (monofsico). Outros exemplos de solues slidas: bronze (Cu + Sn); lato (Cu + Zn).

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M119

(UFSCar-SP MODELO ENEM) Em competies esportivas comum premiar os vencedores com medalhas que hierarquizam a classificao dos trs primeiros colocados com ouro, prata e bronze. A medalha que tradicionalmente conferida ao terceiro colocado de bronze, que a) uma soluo slida de cobre e estanho. b) uma liga metlica formada por prata e iodo. c) uma mistura heterognea de cobre e estanho. d) a denominao em latim do elemento bromo.

e) um amlgama de mercrio e enxofre. Resoluo O bronze uma soluo slida de cobre e estanho. A liga de bronze uma mistura homognea, portanto, trata-se de uma soluo slida. Resposta: A (UFRGS-RS MODELO ENEM) Acar comum, C12H22O11 (sacarose), e caf passado, to comuns em nosso dia a dia, so exemplos, respectivamente, de

a) substncia pura e mistura homognea. b) substncia composta e mistura heterogna. c) substncia simples e mistura homognea. d) substncia pura e mistura heterognea. e) mistura heterognea e mistura homognea. Resoluo Como a sacorose possui frmula C12H22O11, conclui-se que se trata de uma substncia pura. Caf passado ser classificado como mistura homognea, supondo filtrao perfeita. Resposta: A

196

QUMICA

(UFRJ Modificado MODELO ENEM) Uma festa de aniversrio foi decorada com dois tipos de bales. Diferentes componentes gasosos foram usados para encher cada tipo de balo. As figuras observadas representam as substncias presentes no interior de cada balo.

Assinalar se o material homogneo ou heterogneo e dar o nmero de fases: I) Granito (rocha formada por quartzo, feldspato e mica): ............................................................................................... II) Gasolina (mistura de compostos chamados hidrocarbonetos e que tm a frmula geral: CxHy): ............................................................................................... III) Gs de botijo (mistura de gases, principalmente propano, C3H8, e butano, C4H10, usado como combustvel): ............................................................................................... IV) gua + gasolina (lquidos imiscveis, isto , no se misturam): ...............................................................................................
RESOLUO: I) Heterogneo; 3 fases. uma mistura de gros dos trs slidos. II) Homogneo; 1 fase. A gasolina deve ser homognea, pois todas as suas pores devem queimar do mesmo modo. III) Homogneo: 1 fase (qualquer mistura de gases homognea) IV) Heterogneo; 2 fases

Pode-se afimar que a) nos bales existem tomos de quatro elementos qumicos. b) o balo I contm um sistema heterogneo. c) nos bales h trs substncias simples. d) nos bales existem trs substncias compostas. e) o balo II contm um sistema heterogneo.
RESOLUO: Cinco elementos diferentes: Trs substncias simples:

Duas substncias compostas: Balo I: substncia pura gasosa: sistema homogneo Balo II: mistura de gases: sistema homogneo Resposta: C

Separao dos componentes de misturas I

Filtrao Decantao Levigao

1. Anlise imediata ou fracionamento da mistura


Anlise imediata o conjunto de processos empregados na separao dos componentes das misturas homogneas e heterogneas. Estes processos no alteram a natureza qumica das substncias constituintes das misturas, isto , no alteram as partculas das espcies qumicas, que entram na formao das misturas. So tambm chamados processos de fracionamento.

2. Separao dos componentes de misturas heterogneas


Filtrao. Como fazer um cafezinho?
A separao se faz atravs de uma superfcie porosa, chamada filtro; o componente slido ficar retido sobre a sua superfcie, separando-se assim do lquido que o atravessa. Em laboratrio, comumente se usa filtro de papel, adaptado em um funil.

QUMICA

197

Decantao. Como fazer um cafezinho rabe?


Deixa-se a mistura em repouso at que o componente slido tenha-se depositado completamente. Remove-se, em seguida, o lquido, entornando-se cuidadosamente o frasco ou com auxlio de um sifo (sifonao). Para acelerar a sedimentao do slido, pode-se recorrer centrifugao. A decantao muito usada para separar lquidos imiscveis. Coloca-se a mistura em um funil de separao. Quando a superfcie de separao das camadas lquidas (interface) estiver bem ntida, abre-se a torneira e deixase escoar o lquido da camada inferior. Quando os lquidos no se separam pelo simples repouso, recorre-se centrifugao. O funil de separao empregado tambm chamado funil de decantao ou ainda funil de bromo.

Como obter um cone de papel de filtro a partir de uma folha circular:

Tratando-se de substncias corrosivas (cido sulfrico concentrado, por exemplo), substitui-se o papel de filtro por algodo de vidro, amianto, porcelana porosa etc. A filtrao pode ser acelerada pela rarefao do ar, abaixo do filtro. Nas filtraes a vcuo (a presso reduzida), ou por suco, usa-se funil com fundo de porcelana porosa (funil de Bchner). Coloca-se no fundo do funil uma folha de papel de filtro circular.

Funil de Bchner e kitassato (Usados em filtrao a vcuo).

198

QUMICA

Para fazer o cafezinho rabe, deixa-se a mistura em repouso para que o p se deposite no fundo do recipiente.

Sifonao. Como retirar combustvel do tanque de um automvel?


Na decantao, a parte menos densa, que fica na parte superior, pode ser retirada com o auxlio de um sifo. Para retirar gasolina do tanque de um automvel realiza-se uma sifonao.

Centrifugao. Acelerando a sedimentao da fase mais densa


Quando a sedimentao da fase mais densa lenta, ela pode ser acelerada por centrifugao em uma mquina chamada centrfuga. A fase mais densa arrastada para o fundo do tubo. A centrifugao usada na separao da manteiga do leite na indstria de laticnios. O leite, mais denso, vai para o fundo, enquanto a manteiga fica na parte superior.

Sifonao.

Levigao. Como o garimpeiro separa o ouro da areia?


Submete-se a mistura a uma corrente de gua. Esta arrasta as partculas menos densas enquanto as mais densas se depositam no fundo. O processo muito usado na obteno do ouro. Nos rios, as pepitas de ouro esto misturadas com areia e outros materiais. Nas minas, as pepitas esto incrustadas em rochas. Levigao usando a bateia. As partculas de ouro ficam no fundo da bateia enquanto a areia arrastada pela gua.

Com a centrfuga operando, os tubos contendo a mistura heterognea ficam na horizontal (marcado na figura em linha pontilhada). Levigao usando a canaleta. A areia arrastada pela gua atravs da canaleta enquanto o ouro, mais denso, fica no fundo da canaleta.

Levigao: a gua arrasta as partculas de areia enquanto as partculas de ouro se sedimentam.

A bateia uma gamela (vasilha de madeira ou de barro com a forma de escudela grande) que se usa na lavagem das areias aurferas ou do cascalho diamantfero.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M120

QUMICA

199

(ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) As informaes abaixo foram extradas do rtulo da gua mineral de determinada fonte. GUA MINERAL NATURAL Composio qumica provvel em mg/L Sulfato de estrncio Sulfato de clcio Sulfato de potssio Sulfato de sdio Carbonato de sdio Bicarbonato de sdio Cloreto de sdio Fluoreto de sdio Vandio Caractersticas fsico-qumicas pH a 25C Temperatura da gua na fonte Condutividade eltrica 0,04 2,29 2,16 65,71 143,68 42,20 4,07 1,24 0,07 10,00 24C 4,40x104 ohms/cm

I.

No seu percurso at chegar fonte, a gua passa por rochas contendo minerais de vandio, dissolvendo-os. Na perfurao dos poos que levam aos depsitos subterrneos da gua, utilizaram-se brocas constitudas de ligas cromo-vandio. Foram adicionados compostos de vandio gua mineral.

II.

III.

(UECE MODELO ENEM) Quando dois ou mais lquidos formam uma mistura heterognea, dizemos que so lquidos imiscveis. Na separao de lquidos imiscveis, a forma mais adequada utilizar a) balo de destilao e condensador. b) balo de fundo redondo e proveta. c) funil de decantao e erlenmeyer. d) funil de Bchner e bquer. Resoluo Na separao de lquidos imiscveis utiliza-se o funil de separao (funil de decantao) e um erlenmeyer, podendo ser usado um bquer no lugar do erlenmeyer. Resposta: C A filtrao a vcuo utilizada quando se deseja a) acelerar o processo de filtrao. b) melhor qualidade do filtrado. c) separar componentes lquidos imiscveis de uma mistura. d) separar componentes slidos de diferentes tamanhos. e) separar componentes de uma mistura de lquidos miscveis. Resoluo Quando o processo de filtrao muito lento, utiliza-se a filtrao a presso reduzida. Resposta: A

Resduo de evaporao a 180C 288,00mg/L Classificao:ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANDICA As seguintes explicaes foram dadas para a presena do elemento vandio na gua mineral em questo:

Considerando todas as informaes do rtulo, pode-se concluir que apenas a) a explicao I plausvel. b) a explicao II plausvel. c) a explicao III plausvel. d) as explicaes I e II so plausveis. e) as explicaes II e III so plausveis. Resoluo I. Verdadeira. A gua passa por rochas contendo minerais de vandio, dissolvendo-os. II. Falsa. A quantidade de vandio desprendida da broca desprezvel, levando-se em conta a quantidade de gua dos depsitos subterrneos. III. Falsa. Pela informao do rtulo, o vandio faz parte da composio natural da gua mineral. Resposta: A

(PUCCAMP-SP MODELO ENEM) O equipamento ilustrado pode ser usado na separao dos componentes do sistema:

a) gua + lcool etlico. b) gua + sal de cozinha. (sem depsito no fundo). c) gua + sacarose (sem depsito no fundo). d) gua + oxignio. e) gua + carvo (p).

(UNIP-SP) Qual dentre os aparelhos citados pode ser usado para separar uma mistura de gua e gasolina? a) bico de Bunsen; b) funil de vidro com papel de filtro; c) kitassato; d) funil de separao; e) funil de Bchner.
RESOLUO: Lquidos imiscveis podem ser separados por decantao em um funil de separao. Resposta: D

RESOLUO: O equipamento adequado para separar mistura heterognea de slido e lquido. Resposta: E

O processo mais adequado para separar o ouro das areias aurferas : a) filtrao b) levigao c) filtrao a vcuo d) decantao e) peneirao
RESOLUO: A corrente de gua arrasta as partculas de areia. Resposta: B

200

QUMICA

Separao dos componentes de misturas II

Flotao Dissoluo Imantao

1. Separao dos componentes de misturas heterogneas (continuao)


Catao. Separando as pedrinhas dos gros de feijo
um processo para separar slidos na forma de grandes pedaos, utilizando-se a mo ou uma pina. o que se faz na separao do feijo de outras partculas slidas.
Separao da serragem misturada com areia por flota o. A serragem flutua enquanto a areia sedimenta.

Flotao (sedimentao fracionada). Separando areia de serragem


Trata-se a mistura com um lquido de densidade intermediria em relao dos componentes. O componente menos denso que o lquido flutua, separando-se assim do componente mais denso, que se deposita. O lquido empregado no deve, contudo, dissolver os componentes. Assim, facilmente se separa a mistura areiaserragem, introduzindo-a em um frasco contendo gua. A areia se deposita, separando-se da serragem que flutua.

O processo de flotao muito usado em minerao, particularmente na separao da ganga (geralmente areia) do minrio. O minrio inicialmente pulverizado e, a seguir, tratado com leo; somente os gros de minrio absorvem o leo; a seguir a mistura lanada em gua. Como os gros de minrio ficam envolvidos pelo leo, tornam-se menos densos que a gua e flutuam em sua superfcie, ao passo que os gros de areia, no absorvendo o leo, precipitam, porque so mais densos que a gua.

Dissoluo fracionada. Como separar sal de areia?


Trata-se a mistura com um lquido que dissolva apenas um dos componentes. Por filtrao, separa-se o componente no dissolvido; por evaporao (ou destilao) da soluo, separa-se o componente dissolvido do lquido. Assim, tratando-se a mistura de limalha de ferro e flor-de-enxofre com sulfeto de carbono, todo o enxofre se dissolve e separado da limalha de ferro por filtrao. Por evaporao do sulfeto de carbono, recupera-se o enxofre.

A dissoluo fracionada muito importante na separao de sal comum da areia. Adiciona-se gua. O sal se dissolve. Filtra-se. Evapora-se a gua e obtm-se o sal slido. Esse processo para separar uma mistura de substncias que usa suas diferentes solubilidades em vrios solventes tambm chamado de extrao.

Fuso fracionada. Uma substncia derrete e a outra no!


Fuso a passagem do estado slido para o estado lquido. Essa passagem ocorre numa temperatura

determinada, chamada ponto de fuso. Assim, o gelo derrete a 0C, o ferro funde a 1536C. O ponto de fuso , portanto, uma propriedade especfica de cada substncia. Aquece-se a mistura. Quando a temperatura atinge o ponto de fuso de um dos componentes, este passa ao estado lquido, podendo ser separado por decantao. Uma mistura de areia e enxofre pode ser separada por fuso fracionada. Aquece-se a mistura. O enxofre passa para o estado lquido podendo ser retirado enquanto a areia fica slida no fundo do recipiente. QUMICA

201

Sublimao A purificao do iodo e da naftalina


Sublimao a passagem direta do estado slido para o estado gasoso. Exemplos de substncias que sublimam: iodo, naftalina, gelo seco (gs carbnico solidificado). Este processo s pode ser aplicado quando uma das fases sublima com facilidade. empregado na purificao do iodo e do naftaleno (naftalina).

Cristalizao fracionada
um processo para separar uma mistura de slidos. A mistura dissolvida em determinado solvente. Em seguida, procede-se a evaporao gradual do solvente. Os componentes vo se cristalizando medida que seus limites de solubilidade so atingidos. Uma mistura de cloreto de sdio (sal de cozinha) e sacarose (acar comum) pode ser separada por cristalizao fracionada. A 30C, 100g de gua dissolvem no mximo 38g de sal e 220g de acar. Dissolve-se a mistura em gua e procede-se evaporao. O sal (menos solvel) cristaliza primeiro.

Separao magntica
S pode ser empregada quando um dos componentes atrado pelo m. Assim, facilmente se separa a limalha de ferro (p) de sua mistura com flor-de-enxofre (p).

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M121

(MODELO ENEM) O esquema abaixo mostra um transportador de uma mistura de ferro e areia. Deseja-se que esta mistura seja separada logo que saia do transportador. Qual dos procedimentos abaixo solucionaria melhor o problema? a) b) c) d) e) inclinar o transportador colocar gua na mistura imantar a roda A imantar a roda B imantar o funil C Resposta: D (UNIP-SP MODELO ENEM) O minrio calcocita contm sulfeto de cobre (I) (Cu2S). Para concentrar o Cu2S, utiliza-se o processo: O minrio finamente dividido misturado com leo e agitado em gua contendo sabo em um tanque de grandes dimenses. Em seguida, injeta-se ar comprimido na mistura. As partculas de Cu2S, envolvidas em leo, vo para o topo do tanque, onde formam uma nata que pode ser retirada. As impurezas rochosas depositam-se no fundo do tanque. Esse processo, muito usado na concentrao de minrios, recebe o nome de: a) levigao b) filtrao c) dissoluo fracionada d) flotao e) decantao

Resoluo o processo de sedimentao fracionada ou flotao. Um componente sedimenta e o outro flutua no lquido. Resposta: D (UNICAMP-SP) Uma mistura slida constituda de cloreto de prata (AgCl), cloreto de sdio (NaCl) e cloreto de chumbo (PbCl2). A solubilidade desses sais, em gua, est resumida na tabela abaixo: sal AgCl NaCl PbCl2 gua fria insolvel solvel insolvel gua quente insolvel solvel solvel

Resoluo Imantando a roda B, a areia cai enquanto o ferro continua preso no transportador:

Baseando-se nestes dados de solubilidade, esquematize uma separao desses trs sais que constituem a mistura. Resoluo 1) Adio de gua fria (dissolve o NaCl). 2) Filtrao (AgCl e PbCl2 ficam retidos no filtro). 3) Vaporizao (obtm-se o NaCl). 4) Adio de gua quente (dissolve o PbCl2). 5) Filtrao (separa-se o AgCl no filtro). 6) Vaporizao (obtm-se o PbCl2).

202

QUMICA

(UFMG MODELO ENEM) Durante a preparao do popular cafezinho brasileiro, so utilizados alguns procedimentos de separao de misturas. A alternativa que apresenta corretamente a sequncia de operaes utilizadas : a) flotao e decantao b) coao e filtrao c) extrao e decantao d) extrao e filtrao
RESOLUO: As substncias solveis do p de caf se dissolvem na gua quente, processo que pode ser chamado de dissoluo fracionada ou extrao. As substncias insolveis so separadas por filtrao. Resposta: D

Tem-se uma mistura dos slidos em p: cloreto de sdio, dixido de silcio (areia) e ferro. a) Adicionando grande quantidade de gua com agitao, pede-se o nmero de fases do sistema resultante. b) Apresente uma sequncia de processos para separar a mistura dos trs slidos.
RESOLUO: a) Trs fases: soluo aquosa de cloreto de sdio, areia slida, ferro slido. b) 1) Separao magntica (obtm-se o ferro). 2) Adio de gua (dissolve o sal). 3) Filtrao (a areia fica retida no filtro). 4) Vaporizao (obtm-se o sal).

Separao dos componentes de misturas III

Soluo Destilao simples Destilao fracionada

1. Separao dos componentes de misturas homogneas (solues)


Destilao. O processo que consiste em duas mudanas de estado
Uma mistura homognea (soluo) no pode ser separada por filtrao ou decantao. Tendo-se gua e sal dissolvido e procedendo-se filtrao, verifica-se que a gua e o sal atravessam os poros do filtro. Deixando-se gua salgada em repouso no ocorre a sedimentao do sal. A destilao o processo mais importante de separao de misturas homogneas. Para podermos entender melhor como ela ocorre, vamos aprender inicialmente o que vem a ser vaporizao, evaporao, ebulio e liquefao. Vaporizao a passagem do estado lquido para o estado gasoso. Essa passagem pode-se dar de dois modos: Evaporao a passagem lenta e espontnea. A roupa seca no varal porque a gua evapora. Ebulio a passagem do estado lquido para o gasoso com grande agitao e formao de bolhas. Cada

substncia entra em ebulio numa temperatura determinada chamada ponto de ebulio. Sob presso de 1 atmosfera (nvel do mar) a gua ferve a 100C, o lcool etlico a 78C, o ter a 35C, o ferro a 3000C. O ponto de ebulio uma propriedade especfica de cada substncia. O ponto de ebulio identifica as substncias puras. Uma maneira de verificar se uma substncia pura por meio do ponto de ebulio. A gua pura entra em ebulio a 100C (ao nvel do mar). Acrescentando, por exemplo, sal de cozinha gua pura, a ebulio ocorre a uma temperatura maior que 100 graus Celsius. Liquefao ou condensao a passagem do estado gasoso para o estado lquido. O ponto de condensao coincide com o ponto de ebulio. Assim, o vapor dgua liquefaz a 100C.

Destilao simples Separando um slido dissolvido


Para a separao dos componentes das misturas homogneas slido-lquido, comumente se recorre destilao simples. O princpio do processo consiste em aquecer a mistura at a ebulio; com isto, o componente lquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir resfriado, condensando-se, e o lquido recolhido em outro recipiente. Na prtica, a aparelhagem usada para fazer destilao chamada de alambique. QUMICA

203

Destilao fracionada Como preparar aguardente?


Para a separao dos componentes das misturas homogneas lquido-lquido, comumente se recorre destilao fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balo de destilao, os lquidos se destilam na ordem crescente de seus pontos de ebulio e podem ser separados. O petrleo separado em suas fraes (gasolina, leo diesel, querosene etc.) por destilao fracionada. Considere a mistura dos lquidos A (P.E. = 35C), B (P.E. = 78C) e C (P.E. = 100C). Aquecendo-se a mistura, por volta de 35C, o lquido A ferve. A temperatura sobe muito lentamente. Quando a temperatura comea a subir rapidamente, sinal de que acabou o lquido A. O vapor de A liquefeito no condensador e o lquido A separado. Por volta de 78C, separa-se o lquido B.

Saiba mais
Liquefao fracionada
Uma mistura de gases homognea, podendo ser separada por liquefao fracionada. Resfria-se gradativamente a mistura e os gases vo se liquefazendo medida que seus pontos de liquefao vo sendo atingidos.

OBTENO DO OXIGNIO O ar seco e no poludo tem aproximadamente a seguinte composio em volume: N2: 78%; O2: 21%; Ar: 0,9%; CO2: 0,04% O dixido de carbono e gua so removidos passando-se o ar por uma cmara de secagem contendo NaOH. O ar ento comprimido e resfriado. A seguir o ar ainda mais resfriado por expanso aps passagem por vlvula estranguladora. A repetio desse ciclo resulta na liquefao do ar. Para separar os componentes procede-se agora destilao fracionada do ar lquido. Quando o ar lquido a 200C aquecido, a primeira substncia que entra em ebu lio o nitro gnio (P.E. = 196C). Em seguida ferve o argnio (P.E. = 186C), sobrando o oxignio praticamente puro (P.E. = 183C).

2. Materiais de laboratrio
Bico de Bunsen
a fonte de calor mais usada em laboratrio.

Destilao fracionada do petrleo. Como se obtm a gasolina?


O petrleo bruto aquecido e obrigado a subir por uma torre de fracionamento. Encontrando regies mais frias ao longo da torre, as diferentes fraes condensam e so recolhidas.

204

QUMICA

Trip de ferro
Apoio para efetuar aquecimentos. usado com a tela de amianto ou tringulo de porcelana.

Tela de amianto
Suporte para as peas a serem aquecidas. A funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido do bico de Bunsen.

Becker (bquer)
Serve para efetuar reaes entre solues, dissolver substncias, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Deve ser aquecido sobre a tela de amianto.

Erlenmeyer
Utilizado para realizar aquecimento de lquidos, dissoluo de substncias e reaes entre solues. Para o seu aquecimento, usar o trip com tela de amianto.

Suporte universal
Utilizado em vrias operaes como: suporte de condensador, sustentao de peas etc.

Balo de destilao
Material de vidro utilizado para vaporizar o lquido.

Anel ou argola
Empregado como suporte do funil na filtrao.

Pina simples
Presa ao suporte para segurar vrias outras peas.

Garra do condensador
Usada para prender o condensador haste do suporte ou outras peas como os bales, erlenmeyer etc.

Condensador
Utilizado na destilao para condensar os vapores do lquido.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO QUIM1M122 (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite

QUMICA

205

(ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) Em nosso planeta, a quan tidade de gua est estimada em 1,36 x 106 trilhes de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% so de gua salgada e dos 5% restantes, quase a metade est retida nos polos e geleiras. O uso de gua do mar para obteno de gua potvel ainda no realidade em larga escala. Isso porque, entre outras razes, a) o custo dos processos tecnolgicos de dessalinizao muito alto. b) no se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos. c) comprometeria muito a vida aqutica dos oceanos. d) a gua do mar possui materiais irremovveis. e) a gua salgada do mar tem temperatura de ebulio alta. Resoluo A gua potvel pode ser obtida a partir da gua do mar por processos como a destilao e a osmose reversa, porm o custo desses processos tecnolgicos de dessalinizao muito alto. Resposta: A

(ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a gua um projeto de viver. Nada mais correto, se levarmos em conta que toda gua com que convivemos carrega, alm do puro e simples H2O, muitas outras substncias nela dissolvidas ou em suspenso. Assim, o ciclo da gua, alm da prpria gua, tambm promove o transporte e a redistribuio de um grande conjunto de substncias relacionadas dinmica da vida. No ciclo da gua, a evaporao um processo muito especial, j que apenas molculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das consequncias da evaporao pode ser a) a formao da chuva cida, em regies poludas, a partir de quantidades muito pequenas de substncias cidas evaporadas juntamente com a gua. b) a perda de sais minerais, no solo, que so evaporados juntamente com a gua. c) o aumento, nos campos irrigados, da concentrao de sais minerais na gua presente no solo. d) a perda, nas plantas, de substncias indispensveis manuteno da vida vegetal, por meio da respirao.

e) a diminuio, nos oceanos, da salinidade das camadas de gua mais prximas da superfcie. Resoluo Como no ciclo da gua apenas molculas de H2O passam para o estado gasoso, a concentrao de sais minerais na gua presente no solo aumenta, uma vez que os sais no evaporam junto com a gua. Resposta: C (UNICAMP-SP) Os gases nitrognio, oxignio e argnio, principais componentes do ar, so obtidos industrialmente atravs da destilao fracionada do ar liquefeito. Indique a sequncia de obteno dessas substncias neste processo de destilao fracionada. Justifique sua resposta. Dados: Temperaturas de ebulio a 1,0 atm Substncia argnio nitrognio oxignio T(C) 186 196 183

Resoluo Aquecendo ar liquefeito, o nitrognio o primeiro a destilar. Em seguida vem o argnio e, em ltimo lugar, o oxignio.

(UFRGS-RS MODELO ENEM) No quadro abaixo, constitudo por duas colunas, aparecem alguns sistemas e os mtodos de separao dos seus componentes. Identifique a associao correta. Sistema a) b) c) d) e) Soluo de glicose em gua lcool hidratado Soluo de NaCl em gua Petrleo gua + leo Mtodo de separao Filtrao Decantao Decantao Destilao fracionada Cristalizao fracionada

Faa a associao seguinte, relativa separao das respectivas misturas: gua + clorofrmio lcool + ter Enxofre + sulfeto de carbono Enxofre + gua Metano + butano Enxofre + carvo Ferro + carvo ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) Destilao simples Dissoluo fracionada Liquefao fracionada Separao magntica Separao pelo funil de decantao Filtrao Destilao fracionada

RESOLUO: impossvel separar uma mistura homognea (soluo) por filtrao e decantao. O processo de separao de uma mistura de gua e leo feito por decantao. Resposta: D

Dadas as informaes: I) o clorofrmio um lquido insolvel na gua; II) o lcool solvel no ter; III) o lquido sulfeto de carbono dissolve o enxofre e no dissolve o carvo; IV) os gases metano e butano tm pontos de liquefao diferentes. V) gua no dissolve o enxofre.

RESOLUO: (3) Destilao simples (6) Dissoluo fracionada (usando sulfeto de carbono) (5) Liquefao fracionada (7) Separao magntica (1) Separao pelo funil de decantao (4) Filtrao (2) Destilao fracionada O enxofre slido se dissolve no sulfeto de carbono formando mistura homognea (soluo) e so separados por destilao simples. Tendo-se a mistura dos gases metano e butano e abaixandose a temperatura o butano se liquefaz. Os lquidos imiscveis gua e clorofrmio so separados por decantao utilizando-se o funil de separao. Os lquidos miscveis lcool e ter (soluo) so separados por destilao fracionada.

206

QUMICA

Matria e suas transformaes Mdulos


1 tomos e molculas 2 Substncia e mistura 3 Transformaes qumicas 4 Balanceamento de uma equao qumica Mtodo das tentativas 5 Fenmenos fsicos e qumicos 6 Componentes do tomo 7 Estudo da eletrosfera 8 Eltrons nos subnveis
Abrindo os dois frascos, os gases reagem formando cloreto de amnio slido (nvoa branca)

tomos e molculas

tomo Molcula Smbolo Frmula

GUA

COM ACAR

Em um cilindro graduado (proveta) colocam-se 100 cm3 de gua. Adicionam-se 20g de acar e agita-se para dissolver o acar. O volume da soluo continua aproximadamente igual a 100 cm3.

Pode-se explicar por que o volume ficou praticamente o mesmo admitindo-se que tanto a gua como o acar sejam formados por partculas. As partculas do acar ocupam os espaos existentes entre as partculas da gua. Um modelo para explicar o fenmeno consiste em adicionar areia a um recipiente cheio de feijo.

QUMICA

207

1. De que so feitas as coisas? A matria constituda por tomos


Toda matria constituda por tomos. O papel que voc tem em mos, a tinta que foi usada para imprimir este caderno, o arame, seus olhos, sua pele, suas clulas, o ar que voc respira, enfim, tudo constitudo por tomos. A teoria atmica de Dalton (1803) resume-se a dois pontos fundamentais: a descontinuidade e a divisibilidade da matria. Tomando-se, por exemplo, um pedao de ferro e dividindo-se o mesmo em partes cada vez menores, chegar-se- a uma partcula que no pode mais ser dividida. Essa partcula seria o tomo de ferro, a menor partcula do ferro. Cento e dezessete tipos diferentes de tomos, que so conhecidos at hoje, constituem tudo que existe. Neste incio de curso voc vai entender como tudo constitudo por apenas 117 tipos diferentes de tomos. Os tomos no so visveis. Voc no enxerga um tomo isolado. O que voc v o papel, a tinta, o arame formado por grupos de tomos. Se pudssemos ir subdividindo, por exemplo, o arame, iramos chegar a alguns tipos diferentes de tomos que o formam. Para facilitar nosso entendimento, vamos criar um modelo para os tomos. Vamos imaginar que cada tomo seja representado por uma esfera. Seriam esferas to pequenas que no poderiam ser vistas nem com auxlio dos mais poderosos microscpios (os tomos j foram detectados usando o microscpio de varredura eletrnica). Como j dissemos, existem 117 tipos de tomos. Seriam, portanto, 117 tipos de esferas diferentes.

3. Elementos qumicos As matrias mais simples


Os tomos dos elementos qumicos aparecem na natureza unidos a outros tomos, com exceo dos elementos chamados gases nobres (hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio) que ocorrem na forma de tomos isolados. No interior dessa lmpada existem t o m o s isolados do elemento argnio.

2. Material
Material ou matria tudo o que ocupa lugar no espao e tem massa. Todo material formado por tomos. A maneira com que os tomos se agrupam, os tipos e a quantidade de tomos presentes diferenciam os materiais em trs grandes grupos. Assim, basicamente, todo e qualquer material pode ser classificado como sendo um elemento qumico, uma substncia pura ou uma mistura.

Elemento qumico o material formado por um nico tipo de tomo, ou seja, formado por tomos iguais entre si. Como temos 117 tipos de tomos diferentes, temos 117 elementos qumicos conhecidos at o momento.

4. Nome e smbolo dos elementos A linguagem dos qumicos


Cada elemento qumico recebe um nome e um smbolo. O smbolo a representao grfica e abreviada do nome do elemento. Geralmente o smbolo retirado do nome em latim do elemento. Em princpio usa-se a primeira letra maiscula do nome em latim para o smbolo, por exemplo O para oxignio, do latim oxygenium, e K para o potssio, do latim kalium. Se elementos diferentes tm o nome latino comeando por uma mesma letra, para distingui-los utiliza-se mais uma letra (minscula); assim, o magnsio Mg e o mangans, Mn. O smbolo pode representar tanto o elemento como o tomo do elemento. Podemos agora, para melhorar a diferenciao, utilizar para representar o tomo uma bolinha com o smbolo dentro.

Saiba mais

O NASCIMENTO DOS ELEMENTOS O elemento mais simples, o hidrognio, foi o primeiro a se formar, pouco depois do Big Bang que criou o universo. Foi seguido pelo hlio. Todos os elementos da Terra foram criados no corao de estrelas gigantes. Os elementos foram espalhados no espao quando essas estrelas explodiram.

208

QUMICA

6. Molcula de hidrognio
A ligao entre dois tomos de hidrognio resulta na molcula de hidrognio.

7. Molcula de oxignio
Alguns elementos e seus smbolos: H Hidrognio C Carbono N Nitrognio S Enxofre (sulphur) Ag Prata (argentum) K Potssio (kalium) Mg Magnsio He Hlio Ca Clcio Na Sdio (natrium) Se Selnio Cl Cloro P Fsforo (phosphorus) Mn Mangans A ligao entre dois tomos de oxignio resulta na molcula de oxignio.

8. Molcula de gua
Quando se juntam dois tomos de hidrognio com um tomo de oxignio forma-se a molcula de gua.

Aplicao
O que so tomos? RESOLUO O tomo a menor parte de um elemento qumico que ainda conserva as suas propriedades qumicas. Por exemplo, vamos pegar um pedao de prata pura e vamos admitir que podemos dividi-lo at chegarmos menor parte da prata. A estaramos diante de um tomo de prata.

9. Frmula. A representao das espcies qumicas


As frmulas representam graficamente a molcula de uma substncia.

5. Molculas. Os tomos raramente existem isolados


Agora que j sabemos que existem mais de cem tipos de elementos qumicos diferentes, vamos entender o conceito de molcula. Na maior parte da matria os tomos no se encontram isolados, mas sim agrupados, formando molculas. As molculas podem ser formadas por tomos iguais ou diferentes. Quando dois ou mais tomos se juntam formam uma molcula.

Para formar molculas, os tomos podem ser iguais ou diferentes.

Os nmeros que aparecem na frmula so chamados ndices ou atomicidades e so nmeros que indicam quantos tomos de cada elemento qumico esto presentes na molcula. Quando o ndice for igual a 1, ele no precisa ser mencionado. Assim, a molcula de gua formada por dois tomos de hidrognio ligados a um de oxignio.

QUMICA

209

?
H

Saiba mais
H

C H H C C C = O O

H C

Por que a gua pega o gosto dos alimentos quando est na geladeira?
Apesar da aparente serenidade, dentro da sua geladeira acontece um verdadeiro baile de partculas. Cada alimento que chega perde um pouco de gua. Quando esse lquido sai, carrega junto algumas molculas da comida. Ento, se um peixe fresco for colocado na geladeira, a umidade em torno dele se desprender e circular pelo ambiente, levando algumas molculas de substncias que esto no peixe. Essas molculas se depositam sobre tudo o que estiver destampado. Por isso, a gua ganha o sabor estranho. A menos que voc se previna. Existem produtos, feitos com carvo, que absorvem as molculas voadoras e neutralizam os odores de geladeira. Uma boa tampa tambm mantm sua gua sem gostos indesejados.

H C H H H H H N H C C C C H

H CH

(MODELO ENEM) Empdocles de Agrigento (492 432 a.C) Poltico, filsofo, mdico, mstico e poeta grego, nascido em Aeragas, hoje Agrigento, na Siclia, cidade colonial grega, um dos notveis defensores da teoria da constituio da matria, um profundo terico da evoluo dos seres vivos e considerado o primeiro sanitarista da histria. Substituiu a busca dos jnicos de um nico princpio das coisas para interpretao do universo pelo de que todos os fenmenos da natureza so resultados da mistura de quatro elementos: gua, fogo, ar e terra. Na sua concepo cosmolgica com essas quatro substncias, elas se uniriam sob a fora de algo que os misturasse das vrias formas. Para que isso ocorresse teorizou os seus dois princpios: o amor como fator de unio, e o influxo do dio para a diviso.

210

C C H

As frmulas representam as molculas. A frmula ao lado a da NOVOCANA, substncia usada como anestsico local. Sua frmula : C13H20N2O2. Contando na frmula tomo por tomo, voc confere os ndices.

Com relao ao assunto analise as afirmaes: I. De acordo com Empdocles, os mananciais e os vulces seriam provas da existncia de gua e fogo no interior da Terra. II. Os princpios do amor, como fator de unio, e do dio para a diviso podem ser comparados com as foras de atrao e repulso inerentes matria. III. Dos quatro elementos de Empdocles, apenas o fogo realmente um elemento qumico. Esto corretas somente as afirmaes: a) I b) II c) I e II d) II e III e) I, II e III Resoluo I. Correta. II. Correta. III. Incorreta. Gases em temperatura elevada constituem o fogo. Resposta: C

(MODELO ENEM) Elementos Essenciais medida que nosso conhecimento da bioqumica a qumica dos seres vivos aumenta, aprendemos mais e mais sobre os elementos essenciais. Esses so to importantes para a vida que uma deficincia de qualquer um deles resulta na morte, anormalidades severas de desenvolvimento ou em doenas crnicas. Nenhum outro elemento pode substituir um elemento essencial. Apenas 11 entre todos os elementos conhecidos so elementos principais; eles predominam em todos os sistemas biolgicos. Nos seres humanos, esses 11 elementos constituem 99,9% do nmero total dos tomos presentes, mas quatro desses elementos C, H, N e O constituem 99% do total. Esses so os elementos encontrados na estrutura bsica de todas as molculas bioqumicas.

QUMICA

Quantidades Relativas dos Elementos Essenciais no Corpo Humano Elemento Oxignio Carbono Hidrognio Nitrognio Clcio Fsforo Potssio, enxofre, cloro Sdio Magnsio Ferro, cobalto, cobre, zinco, iodo Selnio, flor Elementos Principais 99,9% de todos os tomos C, H, N, O Na,Ca, P, S, Cl K, Mg Porcentagem em massa 65 18 10 3 1,5 1,2 0,2 0,1 0,05 < 0,05 < 0,01 Elementos Trao 0,1% de todos os tomos V, Cr, Mo, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn B, Si, Se, F, Br, I, As, Sn

65% + 18% +10% + 3% + 1,5% + 1,2% + 0,2% + O C H N Ca P K + 0,2% + 0,2% + 0,1% + 0,05% = 99,45% S Cl Na Mg Resposta: B O que respiramos? Molculas de oxignio ou tomos livres de oxignio? Resoluo Na natureza no so encontrados tomos livres de oxignio. O que existe na natureza so molculas de oxignio. Na respirao, portanto, usamos gs oxignio O2. Os sinais da cincia preciso levar em conta que a Fsica, a Biologia, a Qumica, enfim, todas as cincias tm formas particulares de expressar as relaes que elas estabelecem entre os fatos e os fenmenos que elas estudam, assim como os resultados de suas experincias. Essas formas particulares constituem uma linguagem especial, que utilizada para expressar o significado das relaes e das transformaes que esto sendo estudadas. Assinale C para elementos cujo smbolo est correto e E para errado: 1. Carbono C ( ) 7. Magnsio M ( ) 2. Cobalto CO ( ) 8. Nitrognio N ( ) 3. Potssio (kalium) P ( ) 9. Tungstnio (wolfrmio) Tu ( ) 4. Mangans Ma ( ) 10. Clcio K ( ) 5. Carbono Ca ( ) 11. Polnio P ( ) 6. Clcio C ( ) 12. Xennio X ( ) Resoluo 1. Carbono C (C) 2. Cobalto CO (Co) (E) 3. Potssio (kalium) P (K) (E) 4. Mangans Ma (Mn) (E) 5. Carbono Ca (C) (E) 6. Clcio C (Ca) (E) 7. Magnsio M (Mg) (E) 8. Nitrognio N (C) 9. Tungstnio (wolfrmio) Tu (W) (E) 10. Clcio K (Ca) (E) 11. Polnio P (Po) (E) 12. Xennio X (Xe) (E)

Assinale a afirmao correta: a) Todos os elementos qumicos so necessrios para os sistemas biolgicos. b) Os onze elementos essenciais principais representam 99,45% (porcentagem em massa) do corpo humano. c) As porcentagens elevadas de oxignio e hidrognio explicam o baixo teor de gua no corpo humano. d) Os elementos essenciais no devem estar presentes na dieta. e) O potssio, smbolo P, est entre os onze elementos essenciais principais. Resoluo Os elementos essenciais para os sistemas biolgicos foram apresentados no enunciado. No corpo humano, o teor de gua elevado e o smbolo do potssio K. Somando as porcentagens em massa dos onze elementos essenciais principais, temos:

(MODELO ENEM) Quando ns queremos expressar nosso conhecimento, quando queremos contar algo que sabemos, ns utilizamos uma linguagem que aprendemos ao longo de nossa vida. Usamos, ento, o que chamado de linguagem natural o portugus, no nosso caso. Usando essa linguagem que todos ns aprendemos e que todos ns conhecemos, ns nos comunicamos. Com ela, podemos transmitir nosso conhecimento, informando a algum como chegar a algum lugar, podemos ensinar a quem no sabe a utilizao do caixa automtico de um banco, podemos contar para um outro nossos sonhos e nossos sentimentos.

fazem a Biologia, a Fsica, a Qumica e outras cincias se expressam, isto , comunicam o conhecimento que conseguiram produzir.
Com relao a smbolos e frmulas, assinale a alternativa falsa. a) 2N representa 2 tomos de nitrognio. b) N2 representa 1 molcula de nitrognio. c) 2N2 representa 2 molculas de nitrognio. d) 3N2 representa 3 molculas de nitrognio, que so formadas cada uma por 3 tomos. e) 3H2O representa 3 molculas de gua.
RESOLUO: 3N2 representa 3 molculas de nitrognio, que so formadas cada uma por 2 tomos. Resposta: D

Os smbolos, as frmulas, as tabelas, os grficos e as relaes matemticas que ns encontramos nos livros das cincias so os instrumentos, so a forma prpria com que aqueles que

QUMICA

211

O que bebemos? Dois tomos de hidrognio com um tomo de oxignio ou molculas de gua?
RESOLUO: Bebemos molculas de gua.

tambm gua?

RESOLUO: No. A disposio dos tomos fundamental para as propriedades das molculas.

Substncia e mistura

Substncia simples Substncia composta Mistura

1. Substncia pura. Tudo que nos cerca feito de substncias


Substncia pura o material formado por molculas iguais entre si. Exemplos

As substncias puras podem ser simples ou compostas.

2. Substncia pura simples. tomos de um nico elemento qumico


Substncia pura simples formada por molculas iguais com tomos de um nico elemento qumico.

Atomicidade o nmero de tomos que constituem a molcula. Gs oxignio (O2) tem atomicidade 2 e gs oznio (O3) tem atomicidade 3.

212

QUMICA

Saiba mais
FLATULNCIA

a acumulao desconfortvel de ar ou gases no estmago ou intestinos; so eliminados pela boca ou pelo reto. Os principais gases Nitrognio (N2) vem principalmente do ar deglutido Dixido de carbono (CO2) vem da difuso sangunea, da acidificao dos bicarbonatos e da produo bacteriana. Metano (CH4) produzido pela degradao bacteriana de diversas substncias. Gases responsveis pelo odor Escatol, sulfeto de hidrognio, metil-indol, metil-mercaptana.

3. Substncia pura composta (composto) tomos de dois ou mais elementos qumicos


Substncia pura composta formada por molculas iguais, mas com tomos de mais de um elemento qumico.

Algumas representaes por frmulas e smbolos:

QUMICA

213

Aplicao
O gelo seco dixido de carbono (CO2)? RESOLUO A 78C abaixo de zero, o gs carbnico (CO2) solidifica, formando um slido branco chamado gelo seco. Este uma substncia pura composta.

Saiba mais

A molcula do xido ntrico (NO) foi eleita a molcula do ano de 1992. Esse composto funciona como mediador da neurotransmisso. nessa funo que o xido ntrico age como um fator de ereo do pnis em mamferos. O composto pode ser importante tambm memria e ao aprendizado. molculas se dispersam na gua (se misturam com as molculas da gua) e no podem ser vistas, nem com os melhores instrumentos de ptica.

4. Molcula melhorando o conceito


tomo a menor partcula de um elemento qumico. Molcula a menor partcula de uma substncia pura que ainda conserva as suas propriedades qumicas. Podemos ir dividindo sucessivamente uma poro de uma substncia pura, de modo que cada um dos pedacinhos em que a substncia pura foi dividida ainda apresente as propriedades caractersticas da poro original. Contudo, tais divises sucessivas tm um limite: a molcula. Assim, imaginamos que cada substncia pura seja formada por um determinado tipo de molcula e que substncias diferentes sejam formadas por molculas diferentes. Num torrozinho de acar, h um nmero enorme de molculas de acar; num copo de gua pura, h um nmero gigantesco de outra espcie de molcula, as molculas de gua. Dissolvendo o acar em gua, as

5. Mistura. Ar, bronze e gasolina so misturas


Mistura o material formado por mais de uma espcie de molcula. Quando adicionamos a um copo com gua um pouco de acar, temos uma mistura com duas espcies de molculas: as molculas de gua e as molculas de acar. J vimos que os smbolos representam os elementos qumicos; as frmulas representam substncias. As misturas so representadas pelos seus componentes (H2O + C6H12O6). Algumas misturas tm nomes particulares: Ar atmosfrico: 78% em volume de N2, 21% de O2, 0,9% de argnio (Ar), 0,04% de gs carbnico (CO2) e outros gases.

214

QUMICA

Ouro 18K (quilates): mistura de 75% de ouro e 25% de cobre. Ouro 24K o ouro puro. Bronze: mistura de cobre e estanho. Lato: mistura de cobre e zinco.

6. Po sem qumica
Infelizmente, no popular, a expresso substncia qumica passou a ter o significado equivocado de algo danoso sade e ao bem-estar das pessoas. Basta lembrar que o ar, os alimentos, os remdios, os prprios seres vivos so constitudos por substncias qumicas. comum aparecerem anncios do tipo: Piscina sem qumica Po sem qumica Produtos naturais sem qumica Essas expresses so usadas tentando transmitir a ideia de produtos isentos de substncias danosas sade, mas so totalmente incorretas. Por exemplo, na fabricao do po entram as substncias qumicas farinha (amido), gua e fermento (bicarbonato de sdio, NaHCO3).

O ar atmosfrico uma mistura.

lcool 96 G.L.: 96% de lcool e 4% de gua. O grau G.L. (Gay-Lussac) d a porcentagem de lcool na mistura de lcool e gua. Gasolina: mistura de compostos chamados hidrocarbonetos: C7H16 + C8H18 + C9H20 etc.

Saiba mais
CO2 E O EFEITO ESTUFA

Efeito estufa um fenmeno observado no qual CO2 e vapor dgua absorvem parte da energia irradiada pelo planeta Terra, aumentando a temperatura ambiente. Voc deve estar pensando: se CO2 e vapor dgua so componentes naturais da atmosfera, o efeito estufa no novidade nem to preocupante. Lembre-se, no entanto, de que a quantidade de CO2 na atmosfera sensivelmente aumentada pela emisso desse gs por meio de queimadas, indstrias, veculos automotores etc.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M113

(MODELO ENEM)

Disse um avicultor: Os ovos que a minha granja produz so mais saborosos e no contm substncias qumicas.
Voc concorda com essa afirmao? O que so alimentos sem substncias qumicas? Esse tema tem gerado muita polmica. Com relao ao assunto analise as afirmaes: I. O ovo tem protenas, gorduras, gua etc, que so substncias qumicas. II. Durante muito tempo, os alimentos foram conservados por formas simples, como a salga, a defumao, o uso de especiarias, o controle da temperatura. III. Atualmente adicionam-se aditivos nos alimentos para fazer com que estes sejam conservados, tenham boa aparncia, tenham cheiro e textura agradveis etc.

Esto corretas somente as afirmaes: a) I b) I e II c) II e III d) I e II I e) I, II e III Resoluo I. Correta. Portanto, no existe ovo sem substncias qumicas. II. Correta. III. Correta. Portanto, ovo sem substncias qumicas quer dizer: sem substncias que podem nos causar problemas. Resposta: E (UNIP MODELO ENEM) No modelo atmico de Dalton, o tomo representado por uma bolinha; elemento qumico, por um conjunto de bolinhas iguais; molcula, grupo de bolinhas ligadas; substncia pura, conjunto de molculas iguais. O nmero de tomos, de elementos, de molculas e de substncias representados no sistema:

respectivamente: a) 5, 5, 5, 5 b) 12, 5, 5, 3 c) 12, 3, 5, 4 d) 5, 3, 5, 4 e) 12, 12, 5, 5 Resoluo Nmero de tomos (bolinhas): 12 Nmero de elementos: 3 Nmero de molculas (grupos de tomos): 5 Nmero de substncias: 4

Resposta: C

QUMICA

215

(FAEE-GO) A sequncia na qual todas as substncias simples apresentam atomicidades diferentes entre si : a) H2, H2O, H2O2 e O2 b) S8, Fe, O2 e P4 c) F2, Al, N2 e O3 d) CH4, CCl4, H2SO4 e HClO4 e) Na2O, NaCl, HCl e H2O

Resoluo Atomicidade o nmero de tomos que existe na molcula. Resposta: B

(MODELO ENEM) No modelo atmico de Dalton Avogadro, substncia pura um conjunto de molculas iguais. Se os tomos tambm forem iguais, uma substncia simples; se os tomos forem diferentes, teremos uma substncia pura composta. Mistura um conjunto de molculas diferentes. Considere o sistema abaixo e julgue os itens:

16) Correto. 32) Errado. So 4 componentes (4 substncias). Soma: 02 + 04 + 16 = 22 Resposta: B

01) 02) 04) 08) 16) 32)

O nmero de elementos qumicos no sistema 12. O nmero total de tomos representados no sistema 12. O nmero total de molculas representadas no sistema 6 . H no sistema 5 substncias simples. H no sistema 1 substncia composta. O sistema uma mistura de 6 componentes.

(UNICAP-PE) As seguintes afirmativas referem-se a substncias puras e misturas. Analise-as como certas ou erradas: C-E 0-0 A gua do mar uma substncia pura. 1-1 O bronze (liga de cobre e estanho) uma mistura. 2-2 O etanol ou lcool comum (C2H6O) uma substncia pura composta. 3-3 O gs oxignio uma mistura. 4-4 O ar , principalmente, uma mistura de gs nitrognio e gs oxignio.
RESOLUO: 0 0 Errada. / 1 1 Certa. / / 2 2 Certa. 3 3 Errada. / 4 4 Certa. /

A soma dos nmeros dos itens corretos : a) 15 b) 22 c) 23 d) 40


RESOLUO: 01) Errado. So 3 elementos. 02) Correto. 04) Correto. 08) Errado. So 3 substncias simples.

e) 48

Transformaes qumicas

Reao Equao Coeficiente

1. gua no mistura de hidrognio e oxignio!


Gs hidrognio (H2) substncia simples (tomos de um nico elemento); gs oxignio, tambm substncia simples; gua substncia composta (tomos de mais de um elemento).

216

QUMICA

2. A fantstica transformao de gs hidrognio e gs oxignio em gua


Reao qumica a transformao de uma ou mais substncias em novas substncias. Seja o seguinte sistema:

Saiba mais

O hidrognio o combustvel do futuro. A combusto de um quilograma de H2 libera uma quantidade de calor cerca de trs vezes maior do que a liberada na combusto de um quilograma de gasolina com 20% de etanol. chamado de combustvel do futuro, pois atualmente no existe uma forma econmica de obter o hidrognio a partir da gua.

Sabemos que ele constitui uma mistura, pois h duas espcies de molculas no sistema. Fazendo-se saltar uma fasca eltrica dentro do sistema, ocorrer uma reao qumica entre os dois gases.

H2(g) + O2(g) H2O( l)


O gs oxignio e o gs hidrognio foram inteiramente consumidos (desapareceram) aps a reao qumica e deram origem gua. Esta reao uma reao de combusto, pois o gs hidrognio queima na presena do gs oxignio. Temos: A equao acima est incompleta, pois mostra apenas as frmulas das substncias iniciais e finais. Falta indicar ainda a conservao do nmero de tomos, conforme veremos a seguir:

2 H2 (g) + 1 O2 (g)

2 H2 O(l)

equao qumica
Os nmeros assinalados, 2, 1 e 2, so os coeficientes da equao e se tornam necessrios para que se iguale o nmero de tomos de cada elemento qumico em ambos os membros da equao qumica. O coeficiente 1 costuma no ser indicado:

2H2 + O2 2H2O

4. Rearranjo dos tomos numa reao qumica


Notar que, para ocorrer uma reao qumica, preciso desfazer as molculas dos reagentes e dispor seus tomos segundo um novo arranjo (formao de novas espcies de molculas). Ento, vemos que da reao resultou uma nova substncia com propriedades completamente diferentes das dos reagentes.

3. Equao qumica a representao grfica de uma reao qumica


Toda reao qumica pode ser representada por uma equao qumica.

QUMICA

217

Desta forma, alterar a natureza da substncia equivale a dizer: modificar a molcula da substncia.

Para a reao de formao da gua, temos: 2H2 : 1O2 : 2H2O

5. Coeficiente e ndice
Uma molcula de nitrognio gasoso, contendo dois tomos de nitrognio por molcula, reage com trs molculas de hidrognio diatmico, gasoso, produzindo duas molculas de amnia gasosa, a qual formada por trs tomos de hidrognio e um de nitrognio.

2000 H2 : 1000 O2 : 2000H2O Observe o sistema:

Trs molculas de oxignio (3O2) no reagiram, devido falta de molculas de hidrognio.

6H2 + 6O2 6H2O + 3O2


Na equao qumica escrevemos apenas as molculas que efetivamente reagiram. Equao qumica

6H2 + 3O2 6H2O 6 : 3 : 6=2:1:2

N2 + 3H2 2NH3
Tomando a reao acima como referencial, vamos fazer a diferena entre os termos coeficiente e ndice. Pegue-se, por exemplo, a amnia (NH3), da maneira como ela est escrita:

Utilizando os menores nmeros inteiros como coeficientes, temos:

2H2 + 1O2 2H2O

7. Fotossntese a reao que o pulmo do mundo


A representao indica que temos duas molculas de NH3. Essa quantidade determinada pelo coeficiente. A representao indica que em uma molcula de amnia h um tomo de nitrognio e trs tomos de hidrognio. Essas quantidades so determinadas pelos ndices. Ao todo, podemos dizer que a representao indica a existncia de duas molculas de amnia e oito tomos, sendo seis de hidrognio e dois de nitrognio. A quantidade de gs carbnico (CO2) na atmosfera controlada por vrios processos, destacando-se o efetuado pelas plantas superiores, algumas algas e bactrias, por meio da fotossntese. Atravs de poros existentes nas folhas chamados estmatos, o CO2 atmosfrico se difunde para o interior da planta e atinge organelas chamadas cloroplastos. Por meio da clorofila, pigmento de estrutura complexa, ocorre a absoro de energia luminosa. A fotossntese , portanto, um processo endotrmico. Retirando o dixido de carbono do ar e a gua do solo, as plantas combinam essas substncias para formar carboidratos (acares). Clorofila, a luz do sol e enzimas (protenas que aceleram a reao) so necessrias. O que extremamente importante o fato de a fotossntese produzir gs oxignio (O2), renovando, assim, o suprimento vital dessa substncia.

6. Coeficientes proporo entre nmeros de molculas


Os coeficientes fornecem a proporo entre os nmeros de molculas que reagem e os nmeros de molculas que se formam, utilizando os menores nmeros inteiros possvel.

218

QUMICA

A equao qumica da fotossntese

6CO2

6H2O

luz do sol clorofila enzima

C6H12O6 glicose

6O2

8. O reverso da fotossntese acar vira energia


Os seres vivos oxidam (queimam) carboidratos para produzir dixido de carbono, gua e energia.

C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + energia


Assim, existe um ciclo na natureza. Durante o metabolismo, as plantas e os animais retiram O2 do ar e liberam CO2. Na fotossntese, as plantas retiram CO2 do ar e liberam O2. As plantas armazenam energia solar nos carboidratos (a fotossntese endotrmica, absorve energia). No metabolismo desses carboidratos, a mesma quantidade de energia liberada (o processo exotrmico, libera energia).

(ENCCEJA Exame Nacional de Certificao de Competncias de Jovens e Adultos MODELO ENEM) Texto para as questes 1 e 2. Um pesquisador colocou xido de cobre puro (CuO), um p preto, para reagir com carvo (C), tambm um p preto, num sistema fechado (no h perda de massa), tendo obtido cobre metlico (Cu), vermelho brilhante e dixido de carbono (CO2), um gs incolor. Utilizando uma balana, determinou a massa no ponto inicial e final do experimento. Obtendo os dados, organizou as informaes e anotou: Reagentes produtos xido de cobre + carvo cobre + dixido e carbono ponto inicial ponto final 30,0g nada + 2,4g nada nada 24,0g + nada 8,4g

2CuO(s) +C(s) 2Cu(s) + CO2(g) Resposta: E Com relao reao qumica entre o xido de cobre e o carvo pode se afirmar que a) H uma nica substncia simples participando na reao. b) H trs substncias compostas participando da reao. c) Comparando os produtos com os reagentes, pode-se dizer que os elementos qumicos foram alterados duante a transformao. d) Comparando os produtos com os reagentes, pode-se dizer que as substncias qumicas no foram alteradas durante a transformao. e) A massa no ponto inicial igual massa no ponto final porque o nmero de tomos ficou constante. Resoluo a) Incorreta. Substncias simples: C e Cu b) Incorreta. Substncias compostas: CuO e CO2 c) Incorreta. Reao qumica um rearranjo de tomos. Os elementos qumicos so os mesmos. d) Incorreta. As substncias qumicas foram alteradas, pois as propriedades mudaram. e) Correta. Os tomos so conservados.

A nica afirmao falsa : a) Ocorreu uma transformao qumica evidenciada por uma mudana de cor e desprendimento de gs. b) Verifica-se que a massa dos reagentes igual massa dos produtos. c) Os reagentes so CuO e C. d) Os produtos so Cu e CO2. e) A equao da reao qumica : CuO(s) + C(s) Cu(s) + CO2(g) Resoluo A equao da reao qumica no est balanceada. Os tomos devem ser conservados. A equao qumica correta :

Resposta: E

QUMICA

219

(FAEE-ANPOLIS-GO MODELO ENEM) A representao mais correta, por modelos de bolas, da reao entre 1 molcula de hidrognio (H2) e 1 molcula de cloro (Cl2) produzindo 2 molculas de cloreto de hidrognio (HCl) :

Resoluo H H +
Cl Cl

Cl

Cl

Resposta: B

(MODELO ENEM) Em uma transformao qumica ocorre alterao na natureza das substncias com a formao de novas substncias. Os gases no txicos N2 e O2 reagem formando o gs txico NO. Escrever a equao qumica para a reao esquematizada:

Escrever uma equao balanceada para a reao qumica citada.


RESOLUO: CH4 + 4Cl2 CCl4 + 4HCl

As transformaes qumicas so aquelas que produzem novos materiais. Escrever uma equao qumica para a reao de formao do gs oznio a partir do gs oxignio. a) N + O NO c) N2 + O2 2NO e) 2N2 + 2O2 N4O4 b) N2 + O2 NO d) N2 + O2 N2O2

RESOLUO: 2N2 + 2O2 4NO Simplificando: N2 + O2 2NO Resposta: C RESOLUO: Frmula do gs oxignio: O2 Frmula do gs oznio: O3 Os coeficientes fornecem proporo entre os nmeros de molculas: 3O2 2O3

O metano (CH4) reage com cloro (Cl2) formando tetracloreto de carbono (CCl4) e cloreto de hidrognio (HCl) de acordo com o esquema:

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M114

220

QUMICA

Balanceamento de uma equao qumica Mtodo das tentativas

Equao Coeficientes Balanceamento

1. Acerto de equaes qumicas


Em uma reao qumica ocorre uma conservao dos tomos, isto , o nmero de tomos de cada elemento nos reagentes deve ser o mesmo nos produtos. Uma reao qumica um rearranjo dos tomos. Exemplo

Aplicao
2HCl igual a H2Cl2? RESOLUO No! 2HCl 2 molculas, cada uma constituda por 1 tomo de H e 1 tomo de Cl. H2Cl2 1 molcula formada por 2 tomos de H e 2 tomos de Cl. Essa molcula no existe. A indicao 2HCl bem diferente de H2Cl2.

No balanceamento de uma equao, geralmente se usam os menores nmeros inteiros possvel.

Uma equao qumica est acertada, ou balanceada, ou equilibrada quando o nmero de tomos de cada elemento nos reagentes for igual ao nmero de tomos desse elemento nos produtos.

2H2 + 1O2 2H2O

Concluso Importante
No momento de acertar os coeficientes, no altere as frmulas das substncias nem modifique os ndices.

NDICE E COEFICIENTE O ndice que aparece na frmula da substncia indica o nmero de tomos do elemento que participa da constituio da molcula. Exemplo H2 molcula constituda por 2 tomos de H. O coeficiente fornece o nmero de molculas. Exemplo 3H2 3 molculas, cada uma constituda por 2 tomos de H.
Em uma equao qumica so escritos: a) as frmulas dos reagentes e produtos. b) os coeficientes de acerto. Os coeficientes indicam a proporo entre os nmeros de molculas das substncias participantes da reao. No exemplo mencionado, os coeficientes so 1, 1 e 2. Para cada molcula de H2, consumida uma molcula de Cl2, para formar duas molculas de HCl. Se tivermos 1000 molculas de H2, sero consumidas 1000 molculas de Cl2, para formar 2000 molculas de HCl. Os coeficientes unitrios podem ser omitidos.

Aplicao
O metano, CH4, o principal componente do gs natural. A sua combusto fornece gs carbnico (CO2) e gua. A representao da reao usando o modelo de Dalton :

1H2 + 1Cl2 2HCl

ou H2 + Cl2 2HCl

Escrever a equao qumica balanceada da combusto do metano. RESOLUO 1CH4 + 2O2 1CO2 + 2H2O ou CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O

QUMICA

221

2. Mtodo das tentativas


Quando a equao relativamente simples, ela pode ser balanceada pelo mtodo das tentativas, que se baseia na igualdade entre o nmero de tomos nos reagentes e nos produtos. Para balancear uma equao pelo mtodo das tentativas, aplique as regras: Arbitrariamente dar o coeficiente 1 (um) para a frmula de maior atomicidade (nmero de tomos). Continuar o balanceamento, considerando a conservao dos tomos. Igualar os tomos dos metais. Igualar os tomos dos no-metais. Igualar os tomos de hidrognio. Igualar os tomos de oxignio. o 1. Exemplo Balancear a equao:

o 2. Exemplo Balancear a equao:

Al + O2 Al2O3
Sequncia:

Al 2Al 2Al

+ + +

O2 O2 1,5O2

1Al2O3 1Al2O3 1Al2O3

Multiplicar por 2 para eliminar o coeficiente fracionrio:

4Al + 3O2 2Al2O3


o 3. Exemplo Balancear a equao:

H2SO4 + Al(OH)3 Al2(SO4)3 + H2O


Dar o coeficiente 1 para Al2 (SO4)3.

FeS2 + O2 Fe2O3 + SO2


Sequncia:

H2SO4 + Al(OH)3 1Al2(SO4)3 + H2O


Igualar os tomos de Al. Nos produtos h 2 tomos de Al. Portanto, o coeficiente do Al(OH)3 2.

FeS2 + O2 1Fe2O3 + SO2 2FeS2 + O2 1Fe2O3 + SO2 2FeS2 + O2


1Fe2O3 + 4SO2

H2SO4 + 2Al(OH)3 1Al2(SO4)3 + H2O


Igualar os tomos de enxofre (S). No produto h 3 tomos de S. Logo, o coeficiente do H2SO4 3.

2FeS2 + 11/2O2 1Fe2O3 + 4SO2


Multiplicar por 2 para eliminar o coeficiente fracionrio:

3H2SO4 + 2Al(OH)3 1Al2(SO4)3 + H2O


Igualar os tomos de H ou O. Nos reagentes h 12 tomos de H. Logo, o coeficiente da gua 6.

3H2SO4 + 2Al(OH)3 1Al2(SO4)3 + 6H2O

4FeS2 + 11O2 2Fe2O3 + 8SO2

(VESTIBULINHO ETEC MODELO ENEM) O magnsio slido, quando queimado, libera uma intensa luminosidade semelhante de uma solda eltrica. Em lmpadas descartveis de flash fotogrfico, a luminosidade provm da reao de combusto do magnsio. Essa reao expressa, a seguir, pela equao nobalanceada em que X, Y e Z representam os menores coeficientes inteiros que possibilitam o balanceamento dessa equao. X Mg(s) + Y O2(g) Z MgO(s) Logo, o valor de X + Y + Z a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. Resoluo Observe a sequncia: Mg(s) + 1O2(g) MgO(s) Mg(s) + 1O2(g) 2MgO(s) 2Mg(s) + 1O2(g) 2MgO(s) e) 5.

X+Y+Z=2+1+2=5 Resposta: E (SARESP MODELO ENEM) Diferenciar substncias simples e compostas e selecionar modelos explicativos que permitam diferenci-las um dos objetivos da Qumica. O modelo que representa satisfatoriamente a sntese de uma substncia composta a partir de duas substncias simples : a) + b) + + c) + d) + Resoluo Substncia simples formada por tomos de um nico elemento qumico. Substncia composta formada por tomos de dois ou mais elementos qumicos. Reao de sntese toda reao na qual existe

mais de um reagente e um nico produto. Resposta: A importante saber acertar os coeficientes. Treine com as equaes abaixo. Algumas, mais complicadas, j apresentam dois coeficientes. 1) Zn + HCl ZnCl2 + H2 2) HCl + Ba(OH)2 BaCl2 + H2O 3) H2SO4 + NaOH Na2SO4 + H2O 4) 1H3PO4 + 3NaOH Na3PO4 + H2O 5) AgNO3 + HCl AgCl + HNO3 6) H2 + O2 H2O 7) 2 NO + O2 NO2 8) 3 Cu + HNO3 Cu(NO3)2 + 2NO + H2O 9) HCl + 2KMnO4 KCl + MnCl2 + 5Cl2 + H2O

222

QUMICA

10) 3Cl2 + 6NaOH NaCl + NaClO3 + H2O 11) 1K2Cr2O7 +14HBr KBr +CrBr3 +Br2 + H2O 12) 1MnO2 + 4HCl MnCl2 + Cl2 + H2O Resoluo Confira os coeficientes: 1) 2) 3) 1,2 1,1 2,1 1,2 1,2 1,2

4) 5) 6) 7) 8) 9)

1,3 1,3 1,1 1,1 2,1 2 2,1 2 3,8 3,2,4 16,2 2,2,5,8

Suponhamos que 100 molculas de hidrognio so postas a reagir com 100 molculas de oxignio. Quantas molculas de gua sero formadas? Resoluo Formam-se 100 molculas de gua e sobram 50 molculas de oxignio. 2H2 + 1O2 2H2O 100 molculas 50 molculas 100 molculas

10) 3,6 5,1,3 11) 1,14 2, 2, 3, 7 12) 1,4 1,1,2

(FUVEST-SP MODELO ENEM) Hidrognio reage com nitrognio formando amnia. A equao no balanceada que representa essa transformao : H2(g) + N2(g) NH3(g) Outra maneira de escrever essa equao qumica, mas agora balanceando-a e representando as molculas dos trs gases, :

(UNEB-BA) A soma dos coeficientes mnimos da equao balanceada : Al(s) + H2O(l) Al2O3(s) + H2(g) a) 5 b) 6 c) 8 d) 9 e) 10
RESOLUO: Siga a sequncia: Al + H2O 1Al2O3 + H2 2Al + H2O 1Al2O3 + H2 2Al + 3H2O 1Al2O3 + H2 2Al + 3H2O 1Al2O3 + 3H2 Soma dos coeficientes: 2 + 3 + 1 + 3 = 9 Resposta: D

RESOLUO: A equao qumica balanceada da reao citada : 3H2 3 molculas + N2 1 molcula 2NH3 2 molculas

Resposta: B

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M115

QUMICA

223

Fenmenos fsicos e qumicos

Fenmenos fsico e qumico Reao qumica

1. Fenmeno mudana, transformao, alterao


Fenmeno qualquer mudana que ocorre num determinado sistema (parte do universo submetida observao). A mudana de posio da pedra um fenmeno.

Contudo, tal classificao no absolutamente rigorosa, pois h mudanas que apresentam certas caractersticas de fenmeno fsico e certas caractersticas de fenmeno qumico, no admitindo, portanto, uma diviso ntida.

3. Fenmeno fsico no produz substncias diferentes das originais


Fenmeno fsico aquele que no altera a natureza do material que sofre a transformao. Toda mudana de estado de agregao um fenmeno fsico: fuso, ebulio, liquefao etc. So fenmenos fsicos o amassamento de uma lata, a mudana de posio de uma bola, a passagem de uma corrente eltrica por um fio de cobre etc. Observe-se a queda de um copo de vidro. Pode-se verificar que, aps a queda, apesar de o copo ter se quebrado, ainda o material vidro. Esta transformao no origina novas substncias de propriedades diferentes da original. A este tipo de transformao damos o nome de FENMENO FSICO. Observe nas mudanas de estado do bromo (Br2) que nos trs estados fsicos as molculas so as mesmas, no ocorrendo alterao na natureza do material.

comum confundir o fenmeno com o material que sofre o fenmeno. Para no cometer tal erro basta considerar fenmeno como sinnimo de transformao, mudana, passagem. Observe os fenmenos: a) O nascimento de um boi com duas cabeas. b) A passagem de um cometa prximo da Terra. c) A combusto do acar. d) A dissoluo do sal em gua. Boi, cometa, acar, sal no so fenmenos.

2. Classificao dos fenmenos


Por convenincia de ordem didtica, costumam-se classificar os fenmenos em dois grupos: fenmenos fsicos; fenmenos qumicos.

224

QUMICA

4. Fenmeno qumico (reao qumica) produz substncias diferentes das originais


Fenmeno qumico aquele que altera a natureza do material que sofre a transformao. O material (ou materiais) do estado inicial desaparece e no seu lugar surge pelo menos uma nova substncia. So fenmenos qumicos: combusto da gasolina, destruio da camada de oznio, formao da chuva cida, apodrecimento de frutas, enferrujamento de um prego etc. Tome um pedao de papel e queime-o. Podemos observar o desprendimento de fumaa e a formao de material negro residual. Ao queimar-se, o papel transforma-se em gases e em um slido escuro, material bem diferente do inicial. A este tipo de transformao damos o nome de FENMENO QUMICO. A transformao do ferro (metal cinzento) em ferrugem (material totalmente diferente) uma transformao qumica.

O enferrujamento uma reao qumica.

A Qumica estuda principalmente os fenmenos qumicos, que so denominados reaes qumicas.

Qumica a cincia que estuda a composio e as propriedades das substncias e suas transformaes em outras substncias.
Quando um relmpago risca o cu, nitrognio (N2) e oxignio (O2) do ar combinam-se para formar uma nova substncia, chamada monxido de nitrognio (NO). Utilizando a energia da luz, as plantas convertem dixido de carbono (CO2) e gua em carboidratos e oxignio (processo da fotossntese). Dentro de nossas clulas, reaes qumicas quebram os carboidratos em substncias mais simples, liberando energia para o movimento, crescimento e manuteno de nossos corpos. Todas essas reaes e mais um nmero imenso de outras reaes qumicas so estudadas na Qumica.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite QUIM1M116

Fenmenos fsicos e qumicos


1. Sublimao do iodo

Fenmenos fsicos so aqueles que no alteram a natureza do material. As mudanas de estado fsico (fuso, solidificao, vaporizao, liquefao, sublimao) so fenmenos fsicos. Sublimao a passagem do estado slido para o estado gasoso. Exemplos de substncias que sublimam: iodo, naftalina, gelo seco (CO2 slido). Exemplo Sublimao do iodo Adicione pequena quantidade de iodo no erlenmeyer. Tampe com o vidro de relgio, colocando um pouco de gua sobre este ltimo. Aquea o erlenmeyer usando a tela de amianto. O iodo sublima dando um vapor violeta que cristaliza nas paredes do erlenmeyer e no vidro de relgio. I2(s) I2(g)

QUMICA

225

2.

Fenmenos qumicos

So aqueles que alteram a natureza do material. As substncias sofrem transformao produzindo novas substncias com propriedades especficas diferentes. Os fenmenos qumicos so chamados de reaes qumicas. Vamos analisar dois tipos de reaes qumicas: reaes de sntese e reaes de anlise. 3. Reao de sntese Temos mais de um reagente e um nico produto R1 + R2 + ... P Exemplo Combusto de magnsio Segure uma pequena tira de magnsio com uma pina metlica e aquea, diretamente, na parte superior da chama at que ocorra uma luminosidade. Coloque a vela ou lamparina em cima de um azulejo. Ocorre a reao de sntese: 2Mg + O2 2MgO (p branco) 4. Reao de anlise (decomposio) Temos um nico reagente e mais de um produto: R P1 + P2 + ... Exemplo Vulco qumico

Faa um montinho de (NH4)2Cr2O7 (dicromato de amnio) no centro de um azulejo. Aquea um pedao de fita de magnsio na chama de uma lamparina. Quando o magnsio comear a queimar, coloque-o rapidamente sobre o sal. Ocorre a reao de anlise: (NH4)2Cr2O7 (s) N2(g) + 4H2O(g) + Cr2O3(s) O Cr2O3 formado verde, e o mesmo se expande devido formao de N2 e vapor de gua. Exerccios: 1. Uma bolinha de naftalina, colocada em um armrio, tem o seu tamanho diminudo com o decorrer do tempo devido ao fenmeno da: a) vaporizao d) combusto RESOLUO: b) fuso e) sublimao c) liquefao

Sublimao a passagem do estado slido para o estado gasoso. Resposta: E


2. Classificar as reaes qumicas, determinando os coeficientes: a) x KClO3 y KCl + z O2 b) x N2 + y H2 z NH3 RESOLUO: a) Anlise ou decomposio

2KClO3 2KCl + 3O2 b) Sntese 1N2 + 3H2 2NH3

(UnB-PAS-DF MODELO ENEM) O qumico francs Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) revolucionou o estudo da Qumica e exerceu destacado papel na sociedade de sua poca, enfatizando a importncia do conhecimento qumico e de suas aplicaes. Uma das mais surpreendentes constataes experimentais de Lavoisier foi que a gua uma substncia passvel de ser decomposta, o que se acreditava impossvel. Com o auxlio das informaes contidas no enunciado, julgue os itens a seguir. 1) At a apresentao do estudo sobre a gua, realizado por Lavoisier, imaginavase ser a gua uma substncia simples. 2) O conhecimento qumico representa o avano da Cincia, a qual permite descobrir a verdade acerca dos fenmenos, fornecendo as certezas a respeito do como e do porqu dos fatos observados.

3)

A constatao experimental de Lavoisier refere-se evidncia de uma transformao qumica, na qual houve a separao fsica de duas substncias.

Est correto o que se afirma em: a) apenas 1 b) apenas 2 c) apenas 3 d) apenas 1 e 3 e) apenas 1 e 2 Resoluo (1) Correto. (2) Errado. A Cincia no fornece as certezas. (3) Errado. Separao fenmeno fsico. Resposta: A (COLTEC-UFMG MODELO ENEM) O uso de materiais plsticos vem crescendo a cada ano. Um dos problemas ambientais relacionados ao uso de plsticos a sua lenta degradao na natureza. O processo que favorece a degradao dos plsticos no ambiente uma

a) dissoluo. b) transformao fsica. c) mudana de fase. d) reao qumica Resoluo A degradao dos plsticos envolve reao qumica, pois os plsticos se transformam em outros materiais. Resposta: D (UNESP) Indicar qual das alternativas abaixo corresponde a um processo qumico: a) vaporizao da gua b) fuso de uma lmina de prata c) atrao de uma agulha por um m d) desaparecimento de um cubo de gelo em gua e) escurecimento de uma colher de prata Resoluo Quando a prata escurece, forma-se um novo material, que preto. Resposta: E

226

QUMICA

(MODELO ENEM) Em uma transformao qumica (ou fenmeno qumico) ocorre alterao na natureza das substncias, com a formao de novas substncias. Tendo-se as seguintes transformaes: I. queima do carvo. II. escurecimento da prata. III. imantao do ferro. IV. exploso da plvora. V. ebulio da gua. VI. fuso da gordura. so fenmenos qumicos: a) todos b) II, V e VI d) I, III e IV e) I, IV e VI

Coloque F (fsico) ou Q (qumico) nos fenmenos a seguir: I) II) III) IV) Oxidao do ferro (formao da ferrugem) Queima de papel Passagem de corrente eltrica por um fio Derretimento da manteiga ( ( ( ( ) ) ) )

RESOLUO: I) Qumico. II) Qumico. III) Fsico. IV) Fsico.

c) I, II e IV

RESOLUO: I) Qumico aparece um gs com propriedades diferentes das do carvo inicial. II) Qumico aparece um material escuro diferente da prata. III) Fsico no aparece novo material. IV) Qumico o material final totalmente diferente do inicial. V) Fsico mudana de estado fsico. VI) Fsico mudana de estado fsico. Resposta: C

Componentes do tomo

Prton, nutron, eltron Nmero atmico (Z) Nmero de massa (A) Elemento qumico

O TOMO PODE SER VISTO O microscpio eletrnico de varredura por tunelamento rendeu o Prmio Nobel de Fsica, em 1986, aos seus inventores, Gerd Binnig (alemo) e Heinrich Rohrer (suo). O funcionamento do microscpio lembra a agulha de um tocadiscos. Uma agulha de tungstnio corre sobre a superfcie que est sendo estudada, sem, no entanto, encostar na amostra. A agulha fica separada da amostra por uma distncia de apenas 1 milionsimo de milmetro. Quando a agulha encontra em seu caminho uma elevao, que pode ser o topo de um tomo, o eltron salta da agulha para essa elevao, gerando uma corrente eltrica que aparece como um ponto luminoso na tela do microscpio. O aumento conseguido chega a 100 milhes (108) de vezes, aparecendo o tomo com um dimetro de aproximadamente 1 centmetro.

Detalhe do esquema ao lado.

Esquema do microscpio de varredura por tunelamento eletrnico.

Imagem da posio de tomos individuais na superfcie de um cristal de grafita, obtida por meio do microscpio de varredura por tunelamento eletrnico. As dimenses esto dadas em nanmetros (1 nanmetro = 10 9 metro).

QUMICA

227

1. Estrutura atmica da matria


Os filsofos gregos Demcrito e Leucipo, cerca de 2400 anos atrs, j postulavam que os objetos visveis se compunham de minsculas partculas, as quais chamaram de tomos, pois supunham essas partculas indivisveis. Uma sucesso de experincias notveis (experincias de Faraday sobre eletrlise; a descoberta da radioatividade; experincias em tubos de gases) levou os cientistas a supor que o tomo divisvel, sendo constitudo de uma parte central, o ncleo, existindo, ao redor, os eltrons, que constituem a coroa ou eletrosfera.

3. Dimenses do tomo e do ncleo


Admitem-se os seguintes valores para os dimetros do tomo e do ncleo:

m(a) = 108 cm = 1 (ngstrm) m(n) = 1012 cm


em que m(a) e m(n) indicam, respectivamente, os dimetros mdios do tomo e do ncleo.

1) 2) 3) 4) 5) 6)

FRAES DO METRO milmetro, mm = 103m micrmetro, m = 106m nanmetro, nm = 109m ngstrm, = 1010m picmetro, pm = 1012m femtmetro, fm = 1015m

Os eltrons so partculas dotadas de carga eltrica negativa. No ncleo existem os prtons, partculas positivas, e os nutrons, sem carga eltrica. Essas trs partculas so chamadas de partculas fundamentais.

Portanto, o dimetro do tomo da ordem de 10 000 vezes maior que o do ncleo. Como comparao, se o dimetro do ncleo tivesse 1cm, o dimetro da eletrosfera seria de 100m. Se o tomo tivesse as dimenses do estdio do Morumbi (So Paulo), o ncleo teria o tamanho de uma azeitona.

DESCOBERTA

DAS PARTCULAS FUNDAMENTAIS

4. Relao entre nmero de prtons e eltrons


Quando o tomo est no estado isolado (livre da influncia de fatores externos), o nmero de prtons (np) sempre igual ao nmero de eltrons (ne).

1) Eltron descoberto em 1897 por Thomson ao analisar o fenmeno que ocorre em um tubo semelhante ao da lmpada fluorescente. 2) Descobrimento do ncleo atmico por Rutherford em 1911. 3) 1919 identificao do prton por Rutherford. Sua existncia j tinha sido postulada em 1911. 4) 1931 descoberta do nutron por Chadwick.

np = ne
O nmero de prtons e o nmero de nutrons podem ser iguais ou diferentes.

2. Massas das partculas fundamentais


A massa do prton e a do nutron so aproximadamente iguais. A massa do prton cerca de 1840 vezes maior que a do eltron. Observao: Costuma-se usar a palavra ncleon para designar indiferentemente o prton e o nutron. Concluso: Em termos de massa, o que importa, no tomo, realmente o ncleo, porque contm os ncleons, que so mais pesados. A massa do eltron praticamente desprezvel quando comparada dos ncleons (aproximadamente 1840 vezes menor).

5. Carga eltrica das partculas fundamentais


Como as cargas eltricas das partculas fundamentais so muito pequenas, criou-se uma escala relativa, tomando a carga do prton como unitria e atribuindo-lhe o valor de 1 u.e.c., isto , uma unidade elementar de carga eltrica. Observaes Por serem numericamente iguais, as cargas do eltron e do prton passaro a ser representadas por e, usando-se + e para o prton e e para o eltron. No estado isolado, o tomo um sistema eletricamente neutro, porque o ncleo atmico (prtons) tem carga numericamente igual da eletrosfera (eltrons), mas de sinal oposto, e estas cargas se neutralizam.

228

QUMICA

A=N+Z
Exemplo O tomo de sdio apresenta 11 prtons e 12 nutrons no seu ncleo. Logo,

Z = 11; A = 11 + 12 = 23

Representao
23 nmero de massa nmero atmico 11 Na

O tomo de ltio: 3 prtons, 4 nutrons e 3 eltrons. O ncleo positivo, a eletrosfera negativa, mas o tomo um sistema eletricamente neutro.

6. Nmero atmico (Z) e nmero de massa (A)


O nmero atmico (Z) de um tomo, por definio, o nmero de prtons existentes no seu ncleo; Z representa, portanto, a carga nuclear relativa e caracteriza perfeitamente cada tipo de tomo.

7. Elemento qumico tomos de mesmo Z


Elemento qumico um conjunto de tomos de mesmo nmero atmico (Z). Assim, o conjunto de todos os tomos de nmero atmico 11 (11 prtons) o elemento qumico sdio. Os qumicos descobriram, at o momento, 117 elementos qumicos, dos quais 90 so naturais e os restantes, artificiais. Os elementos conhecidos tm nmeros atmicos de 1 a 116 e 118. Verifica-se que h uma correspondncia entre o conjunto dos elementos qumicos e o conjunto dos nmeros atmicos.

tomo de ltio: Z = 3 tomo de sdio: Z = 11 tomo de cloro: Z = 17


Atualmente, o nmero atmico Z colocado esquerda como subndice do smbolo que designa o tomo (conveno internacional).
3 Li, 11Na, 17Cl

elemento qumico nmero atmico


Assim, o nmero atmico 11 define o elemento qumico sdio. Quando se fala no sdio, pensamos, imediatamente, no nmero atmico 11. Portanto, o elemento qumico um conjunto de tomos de mesmo nmero atmico.

O nmero de massa (A) de um tomo a soma do nmero de prtons e de nutrons do ncleo desse tomo. Sendo N o nmero de nutrons, temos:

Em um dos pratos da balana hipottica abaixo, existe um prton. Quantos eltrons deveriam ser colocados no outro prato para equilibrar a balana?

O tomo 8x A tem 22 nutrons. Determi3x+3 nar o seu nmero atmico. Resoluo A=Z+N 8x = 3x + 3 + 22 x = 5 Z = 3x + 3 = 3 . 5 + 3 Z = 18 Os tomos 11Na e 11Na pertencem ao mesmo elemento qumico? Resoluo Sim, pois ambos apresentam o mesmo nmero atmico (11 prtons), embora tenham o nmero de nutrons diferente (12 e 13, respectivamente).
23 24

(MODELO ENEM) A adrenalina um hormnio produzido pelas glndulas suprarrenais, que aumenta a atividade do corao, prolonga a ao dos msculos e aumenta a velocidade da respirao, preparando, desse modo, o corpo para situaes inesperadas. Sua molcula contm tomos de carbono e hidrognio, entre outros. Quantos nutrons so encontrados nos tomos de carbono e hidrognio, respectivamente? a) 6 e 1 b) 12 e 1 c) 6 e 0 d) 12 e 0 e) 0 e 6 Dados: 1 H e
1 12 6C

Resoluo Aproximadamente 1840 eltrons.

QUMICA

229

Resoluo Carbono: A=Z+N 12 = 6 + N N=6 Resposta: C

Hidrognio A=Z+N 1=1+N N=0

(ACAFE-SC MODELO ENEM) Fertilizantes so substncias ou misturas que repem no solo os nutrientes removidos pelas plantas ou adicionam nutrientes indispensveis ao solo para que se torne produtivo. Entre os principais fertilizantes est o NPK, em cuja constituio so encontrados, entre outros, os elementos qumicos constantes na alternativa: a) sdio potssio cloro b) sdio potssio ltio c) nitrognio potssio cloro d) nitrognio fsforo potssio e) nitrognio ferro mangans Resoluo N nitrognio P fsforo (phosphorus) K potssio (kalium) Resposta: D (UPF-RS MODELO ENEM) O tomo, segundo os filsofos gregos, seria a menor partcula da matria que no poderia ser mais dividida. Atualmente, essa ideia no mais

aceita. A respeito dos tomos, verdadeiro afirmar que I. so formados por, pelo menos, trs partculas fundamentais. II. apresentam duas regies distintas, o ncleo e a eletrosfera. III. apresentam eltrons, cuja carga negativa. IV. contm partculas sem carga eltrica, os nutrons. Considerando as afirmaes acima, esto corretas a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e IV apenas. d) I, III e IV apenas. e) Todas esto corretas. Resoluo I) Correta. Eltrons, prtons e nutrons so as partculas fundamentais. II) Correta. III) Correta. Eltrons tm carga negativa. IV) Correta. Nutrons so eletricamente neutros. Resposta: E (UCPEL-RS MODELO ENEM) As partculas fundamentais que constituem o tomo so: eltrons, dotados de carga eltrica negativa; prtons, partculas positivas e nutrons, sem carga eltrica. Os nmeros de prtons, eltrons e nutrons esto relacionados pelos conceitos de nmero atmico e nmero de massa.

O nmero atmico, o nmero de nutrons e o nmero de massa de um tomo so expressos respectivamente por 3x, 4x-5 e 6x+3. Concluise que a) o nmero de prtons igual a 21 e o nmero de nutrons igual a 23. b) o nmero de prtons igual a 15 e o nmero de nutrons igual a 10. c) o nmero de prtons igual a 24 e o nmero de nutrons igual a 27. d) o nmero de prtons igual a 3 e o nmero de nutrons igual a 9. e) o nmero de prtons igual a 27 e o nmero de nutrons igual a 24. Resoluo O nmero de massa (A) a soma do nmero de prtons (nmero atmico Z) com o nmero de nutrons (N). A = Z + N 6x + 3 = 3x + 4x 5 x = 8 Nmero de prtons = 3x = 3 x 8 = 24 Nmero de nutrons = 4x 5 = 4 x 8 5 = 27 Resposta: C (POUSO ALEGRE-MG MODELO ENEM) Supondo que a distncia entre a Terra e o Sol seja de 1013cm e que o dimetro de um tomo seja de 108cm, o nmero de tomos que caberiam em uma fila reta entre a Terra e o Sol seria de a) 108 tomos b) 1013 tomos c) 1021 tomos d) 105tomos e) 1021 tomos Resoluo 108 cm 1 tomo x = 1021 tomos 1013 cm x Resposta: C

(UNICAP-PE) Nesta questo, marque os nmeros da coluna I, se voc achar que as proposies esto certas, e os nmeros da coluna II, se voc achar que as proposies esto erradas. Qual(is) das seguintes afirmativas relacionadas ao tomo AM do Z elemento metlico M (so) correta(s)? (I) (II) 0 0 Z o nmero de massa do elemento. 1 1 A o nmero de massa do elemento. 2 2 Z o nmero atmico. 3 3 A o nmero de cargas positivas no ncleo. 4 4 Z o nmero de cargas negativas no ncleo.
RESOLUO: 0 0 Errado. Z o nmero atmico. 1 1 Correto. 2 2 Correto. 3 3 Errado. 4 4 Errado. Z o nmero de cargas positivas no ncleo.

Os nmeros atmicos e de massa dos tomos A e B so dados em funo de x.


8x 3x + 4 A 5x + 12 4x 1 B

Sabendo-se que o nmero de massa de A igual ao nmero de massa de B, podemos concluir que a) A e B pertencem ao mesmo elemento qumico. b) B possui 16 nutrons. c) o nmero atmico de A 15. d) o nmero de nutrons igual ao nmero de prtons para o tomo A. e) o nmero de massa de B 33.
RESOLUO: 8x = 5x + 12 x = 4
32 A 16 prtons, 16 nutrons 16 32 B 15 prtons, 17 nutrons 15

A e B pertencem a elementos diferentes, pois apresentam nmero atmico diferente. Resposta: D

230

QUMICA

Estudo da eletrosfera

Nvel de energia Camada eletrnica Subnvel de energia K L M N O P Q s, p, d, f

MODELOS

ATMICOS

Modelo de Dalton: O tomo seria uma bolinha indivisvel.

Modelo de Thomson: Uma esfera positiva com eltrons incrustados.

Modelo de Ru ther ford: Modelo planetrio do tomo. Os eltrons giram ao redor de um ncleo positivo.

Modelo de Bohr: Um eltron em um tomo s pode ter certas energias especficas, e cada uma destas energias corresponde a uma rbita particular. Quanto maior a energia do eltron, mais afastada do ncleo se localiza a sua rbita.

1. Configurao eletrnica (distribuio dos eltrons ao redor do ncleo)


Os modelos da matria, construdos at o momento, postulam que ela constituda por partculas. Consideremos, primeiramente, o modelo atmico de Dalton, no qual se julga como a menor poro da matria uma partcula indivisvel, impenetrvel e esfrica: o tomo. Sucessivas investigaes experimentais, aliadas a novas concepes tericas, levaram aos modelos de Thomson, Rutherford, Bohr. Neles, o tomo no mais a menor poro da matria, mas j se admitem partculas subatmicas: eltrons, prtons, nutrons.

de um satlite aumenta ao se aproximar da Terra). De um modo geral, a energia total do eltron aumenta medida que ele se afasta do ncleo.

ncleo

Energia potencial aumenta Energia cintica diminui Energia total aumenta

Portanto, dependendo da distncia do eltron ao ncleo, conclui-se que os eltrons se encontram em nveis energticos diferentes. Nos tomos dos elementos qumicos conhecidos, podem ocorrer sete nveis de energia (contendo eltrons), representados, respectivamente, a partir do ncleo, pelas letras K, L, M, N, O, P, Q ou pelos nmeros 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Esses nmeros so chamados de nmeros qunticos principais, representando aproximadamente a distncia do eltron ao ncleo, assim como a energia do eltron. Se um eltron tem nmero quntico principal igual a 3, ele pertence camada M e tem a energia desse nvel.

2. Nveis energticos ou camadas eletrnicas


O volume do tomo determinado pelos eltrons. Como alguns desses eltrons so mais facilmente removveis que outros, possvel concluir que alguns eltrons esto mais prximos do ncleo do que outros. medida que se aproxima do ncleo, a energia potencial do eltron, devido atrao pelo ncleo, diminui, enquanto sua velocidade e, consequentemente, sua energia cintica aumentam (tal como a velocidade

QUMICA

231

3. Nmero mximo de eltrons nas camadas


Equao de Rydberg:

X = 2 . n2
X = nmero mximo de eltrons numa camada determinada. n = nmero quntico principal correspondente a essa camada. Aplicando a equao para cada camada, obtemos:

K 2

L 8

M 18

N 32

O 50

P 72

Q 98

4. Camada de valncia
O nvel de energia mais externo do tomo denominado camada de valncia. Assim, no tomo do exemplo anterior, a camada de valncia a camada M. A camada de valncia pode conter, no mximo, 8 eltrons.

Essa frmula aplica-se at a camada N, inclusive. Para os tomos do elemento de Z = 118, temos os seguintes nmeros de eltrons em cada camada:

5. Subnveis de energia
Os nveis de energia subdividem-se em subnveis de energia. Nos tomos dos elementos conhecidos, podem ocorrer quatro tipos de subnveis, designados sucessivamente pelas letras s (sharp), p (principal), d (diffuse) e f (fundamental).

K 2

L 8

M 18

N 32

O 32

P 18

Q 8

Mais adiante, veremos como esses nmeros foram obtidos. Exemplo Representar, esquematicamente, o tomo de nmero atmico 17 e nmero de massa 35. Temos: o Z = 17: N. de prtons: Z = 17 o N. de eltrons: Z = 17 A = 35: N. de nutrons: N = A Z = 35 17 = 18 Distribuio eletrnica K L M 2 8 7
o

O nmero mximo de eltrons em cada subnvel :

s 2

p 6

d 10

f 14

Em uma camada de nmero n, existem n subnveis. Assim, na camada O existem 5 subnveis: s, p, d, f, g. Acontece, porm, que nos elementos conhecidos os subnveis g, h e i aparecem vazios.

6. Notao da configurao eletrnica


Escreve-se o nmero quntico principal antes da letra indicativa do subnvel com um sobrescrito (expoen-

te) que indica o nmero de eltrons contidos nesse subnvel. Exemplo: 3p5 Significado: Na camada M (nmero quntico principal = 3), existe o subnvel p, contendo 5 eltrons.

232

QUMICA

D o significado de a) b) 5d10 Resoluo a) No subnvel p da camada N, existem trs eltrons. b) No subnvel d da camada O, existem dez eltrons. 4p3 (MODELO ENEM) Os eltrons de um tomo esto distribudos em nveis de energia ou camadas eletrnicas: K, L, M, N, O, P, Q. Cada camada est subdividida em subnveis: K(1s); L(2s, 2p); M(3s, 3p, 3d); N(4s, 4p, 4d, 4f) etc. O nmero mximo de eltrons nas camadas K, L, M e N respetivamente 2, 8, 18 e 32. O nmero mximo de eltrons nos subnveis s, p, d, f respectivamente: a) 2, 4, 6, 8 b) 8, 10, 12, 14 c) 2, 6, 10, 14 d) 2, 6, 10, 16 e) 6, 8, 10,12 Resoluo K: 2 eltrons 1s: 2 eltrons L: 8 eltrons 2s: 2 eltrons; 2p: 6 eltrons

M: 18 eltrons 3s: 2 eltrons; 3p: 6 eltrons; 3d: 10 eltrons N: 32 eltrons 4s: 2 eltrons; 4p: 6 eltrons; 4d: 10 eltrons; 4f: 14 eltrons Resposta: C (MODELO ENEM) Para interpretar a grande maioria dos processos qumicos, suficiente considerar o tomo como sendo constitudo por apenas trs partculas: o prton, o nutron e o eltron. Essas trs partculas no esto distribudas ao acaso: elas interagem entre si e essa interao produz um conjunto organizado, que o tomo. correto afirmar: a) O ncleo dos tomos ser sempre formado por igual nmero de prtons e nutrons. b) O nmero atmico a soma do nmero de prtons com o nmero de nutrons. c) O nmero de nutrons sempre igual ao nmero de eltrons. d) Os eltrons, partculas de carga eltrica negativa, distribuem-se em torno do ncleo em diversos nveis e subnveis energticos.

e) Prtons e eltrons so distribudos na eletrosfera em camadas e subcamadas. Resoluo O nmero de prtons e o nmero de nutrons podem ser iguais ou diferentes. Nmero atmico o nmero de prtons. O nmero de nutrons e o nmero de eltrons podem ser iguais ou diferentes. Os eltrons distribuem-se em nveis (camadas) e subnveis (subcamadas) energticos. Resposta: D Considerando as camadas K, L, M e N, podemos afirmar que o nmero total mximo de eltrons que elas podem comportar a) 60 b) 46 c) 36 d) 28 e) 18 Resoluo K L M N 2 8 18 32 2 + 8 + 18 + 32 = 60 Resposta: A

(MODELO ENEM) Os eltrons de um tomo esto distribudos em nveis de energia ou camadas eletrnicas. O nmero mximo de eltrons nos subnveis s, p, d, f respectivamente 2, x, y, z. Sabendo-se que esses nmeros formam uma progresso aritmtica de razo quatro, os valores de x, y, z so na ordem: a) 4, 8, 12 b) 6, 8, 10 c) 4, 6, 8 d) 6, 10, 14 e) 6, 12, 16
RESOLUO: Os nmeros formam uma progresso aritmtica de razo igual a 4. 2, 6 (2 + 4), 10 (6 + 4), 14 (10 + 4) Resposta: D

Qual o nmero mximo de eltrons que pode haver nos subnveis abaixo? 1s 2s 3p 4d 5d 4f

RESOLUO: 1s 2 2s 2 3p 6 4d 10 5d 10 4f 14

Quantos subnveis existem no nvel de energia de nmero quntico principal n = 4? Como eles so designados?
RESOLUO: Quatro subnveis: 4s, 4p, 4d, 4f

QUMICA

233

Eltrons nos subnveis

Estado fundamental Diagrama de Linus Pauling

1. Os eltrons querem possuir baixa energia


um princpio geral que todo sistema tende a ficar mais estvel. Isso acontece quando o sistema tem a menor energia possvel. Um sistema com elevada energia instvel. Um tomo est no estado fundamental quando seus eltrons se encontram nos subnveis de menor energia possvel. Para se dar a configurao eletrnica de um tomo, colocam-se os eltrons, primeiramente, nos subnveis de menor energia. medida que se aproxima do ncleo, a energia potencial do eltron, por causa da atrao pelo ncleo, diminui, enquanto sua velocidade e, consequentemente, sua energia cintica aumentam (tal como a velocidade de um satlite aumenta, ao se aproximar da Terra). De um modo geral, a energia total do eltron aumenta medida que o eltron se afasta do seu ncleo.

Infelizmente, subnveis de nveis inferiores podem ter energia maior que subnveis de nveis superiores. Por exemplo, o subnvel 3d tem energia maior que o subnvel 4s.

2. O diagrama de Linus Pauling ordem energtica


O grande qumico norte-americano Linus Pauling, falecido em 1994, descobriu em que ordem a energia dos subnveis cresce. A ordem crescente de energia dos subnveis coincide com as diagonais no diagrama abaixo. Cada linha horizontal representa uma camada eletrnica com os seus subnveis. Descendo pelas diagonais, a energia vai aumentando.

ncleo

Energia potencial aumenta Energia cintica diminui Energia total aumenta

Assim, o subnvel 1s deve ser preenchido antes do subnvel 2s, pois o subnvel 1s tem energia menor que o subnvel 2s.

No diagrama, a configurao eletrnica do ferro (Z = 26).

Ordem energtica dos subnveis


1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7p

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO QUIM1M205 (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite

234

QUMICA

3. Exemplos de configuraes eletrnicas


a) H (Z = 1) Hidrognio d) Be (Z = 4) Berlio 1s1 K 1 1s2 2s2 K L 2 2 b) He (Z = 2) 1s2 K Hlio 2 e) B (Z = 5) Boro h) K (Z = 19) Potssio 1s2 2s2 2p1 K L 2 3 c) Li (Z = 3) Ltio 1s2 2s1 K L 2 1

f) Na (Z = 11) 1s2 2s2 2p6 3s1 M K L Sdio 1 2 8

g) Ar (Z = 18) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 M K L Argnio 8 2 8

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 M N K L 8 1 2 8

i) Sc (Z = 21) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1 Escndio Essa configurao est escrita na ordem energtica, isto , na ordem em que os subnveis so preenchidos. Podemos escrever a configurao na ordem geomtrica, isto , camada por camada. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d1 4s2 M N K L 9 2 2 8

j) Fe (Z = 26) Ferro

Ordem energtica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d 6 Ordem geomtrica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2 M N K L 14 2 2 8

k) Tb (Z = 65) Trbio

Ordem energtica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d 10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f9 Ordem geomtrica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f9 5s2 5p6 6s2 O P M N K L 8 2 18 27 2 8

l) Uuo (Z = 118). Este elemento ainda no tem nome oficial. Nome provisrio: Ununctio (un, un, oct) Ordem energtica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d 10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d 10 6p6 7s2 5f14 6d 10 7p6 Ordem geomtrica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f14 5s2 5p6 5d10 5f14 6s2 6p6 6d10 O P M N K L 32 18 18 32 2 8 7s2 7p6 Q 8

(UNIRIO MODELO ENEM) Os implantes dentrios esto mais seguros no Brasil e j atendem s normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confeco dos parafusos e pinos de titnio que compem as prteses. Feitas com ligas de titnio, essas prteses so usadas para fixar coroas dentrias, aparelhos ortodnticos e dentaduras nos ossos da mandbula e do maxilar.
Jornal do Brasil

Considerando que o nmero atmico do titnio 22, sua configurao eletrnica ser: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3. b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.

1s 2s 3s 4s

2p 3p 4p

3d 4d

4f

c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2. e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6.

Dado: O nmero mximo de eltrons nos subnveis s, p, d, f respectivamente 2, 6, 10, 14. Os subnveis so preenchidos em ordem crescente de energia, que obtida descendo pelas diagonais do Diagrama de Linus Pauling.

QUMICA

235

Resoluo 1s2 2s2 3s2 4s2

2p6 3p6 4p

3d2 4d

4f

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2 Resposta: D (MODELO ENEM) Os eltrons de um tomo esto distribudos em nveis de energia ou camadas eletrnicas: K, L, M, N, O, P e Q. Cada camada est subdividida em subnveis: K(1s); L(2s, 2p); M(3s, 3p, 3d); N(4s, 4p, 4d, 4f) etc. Os eltrons so distribudos em ordem crescente de energia, o que conseguido descendo-se pelas diagonais do Diagrama de Linus Pauling. Diz-se, ento, que o tomo est no seu estado fundamental.

Para o elemento vandio (nmero atmico 23), no seu estado fundamental, afirma-se: I. a configurao eletrnica nos subnveis, em ordem de preenchimento (diagonais), 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5; II. a configurao eletrnica nos subnveis, em ordem geomtrica (ordem de camada), 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d3 4s2; III. a configurao eletrnica nos nveis de energia (camadas) : K L M N 2 8 11 2 Est correto o que se afirma em: a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e III apenas e) II e III apenas Resoluo tomo de vandio: 23 prtons e 23 eltrons.

II.

Correto. Em ordem geomtrica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d3 III. Correto. Nos nveis de energia: K L M N 2 8 11 2 Resposta: E

4s2

(MODELO ENEM) O nquel (Ni) um metal duro, malevel e bom condutor de calor e eletricidade. usado na produo de aos especiais e inoxidveis, em ligas resistentes corroso, na fabricao de ms. O tomo de nquel apresenta nmero atmico 28 (tem 28 prtons no ncleo e 28 eltrons ao redor do ncleo). Os eltrons preenchem os subnveis em ordem crescente de energia: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p... O nmero mximo de eltrons nos subnveis s, p, d, f respectivamente 2, 6, 10, 14. O nmero de eltrons no subnvel 3d do tomo de nquel : a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10 Resoluo Preenchendo os subnveis em ordem crescente de energia, temos: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8 Portanto, o tomo de nquel apresenta oito eltrons no subnvel 3d. Resposta: D

O nmero atmico o nmero de prtons, que igual ao nmero de eltrons.

I. Errado. Em ordem de preenchimento (ordem energtica): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d3

O bromo obtido a partir da gua do mar e de salmouras naturais. O seu nmero atmico 35. Para o bromo, pedem-se: a) a configurao eletrnica nos subnveis em ordem energtica; b) a configurao eletrnica nos subnveis em ordem geomtrica; c) a configurao eletrnica nos nveis; d) o nmero de eltrons na camada de valncia.
RESOLUO: a)

Sabendo-se que o subnvel mais energtico de um tomo 4p1, pergunta-se: a) Qual o nmero atmico desse tomo? b) Quantas camadas, contendo eltrons, possui a eletrosfera desse tomo?
RESOLUO:

1s2 2s2 3s2 4s2 2p6 3p6 4p1 3d10 4d 4f


a) Z = 31 b) 4 camadas

1s2 2s2 3s2 4s2 2p6 3p6 4p5 3d10 4d 4f


1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p1 K L M N

Ordem energtica:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5

b) Ordem geomtrica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p5 c) K L M N 2 8 18 7 d) 7 letrons

236

QUMICA

EXERCCIOS-TAREFAS
FRENTE 1 Mdulo 1 Cincia e Qumica
Complete as lacunas: Qumica o ramo da Cincia que estuda a ________________ e suas ______________. Assim como acontece com as outras cincias naturais, a Qumica baseia-se na observao de fatos da natureza. O homem observa a natureza, age sobre ela, constri ideias e representaes sobre suas observaes e aes. Agindo sobre a natureza, o homem a transforma, transformando-se. Nesse caminhar o homem elabora explicaes para os fatos observados. Muitas vezes, para a soluo de um problema prtico, necessrio que a Qumica atue em conjunto com outras cincias, ou seja, que proporcione a interdisciplinaridade dos fatos. Com base no texto e na ideia de Cincia, julgue os itens a seguir. (1) Cincia natural o conjunto de atividades que visa observar, experimentar, explicar e relacionar os fenmenos da natureza. (2) A cincia no esttica, renova-se a cada dia. (3) Qumica uma cincia experimental. (4) Entre as cincias naturais, a Qumica resolve os seus problemas sem o auxlio das outras. Para a tarefa de alimentar toda a populao do planeta, o homem conta com a ajuda de produtos qumicos que, adicionados ao solo, na forma de adubos, corrigem sua fertilidade, permitindo uma produo mais eficiente e, tendo em vista o desgaste ocasionado pelo uso intensivo, possibilitam a sua recuperao. Outros produtos qumicos permitem que os alimentos sejam protegidos de pragas naturais, como os gafanhotos e as lagartas. Considerando que os alimentos, em sua forma natural, em um perodo de tempo relativamente curto ficam imprprios para o consumo, h a necessidade de conserv-los por mais tempo. Uma forma antiga de conservao e de proteo de alimentos a salga, que consiste na adio de grande quantidade de sal (cloreto de sdio) a alimentos, como, por exemplo, carnes. Hoje, muitos outros processos so utilizados para esse fim. A respeito da Qumica e de conceitos mencionados no texto acima, julgue os seguintes itens. 1) A Qumica uma das cincias que estudam a constituio dos solos. 2) Os alimentos naturais tambm possuem substncias qumicas. 3) O consumo de alimentos naturais sem elementos qumicos torna a vida mais saudvel. 4) Materiais quimicamente puros so de origem natural. 5) Apesar dos benefcios que os produtos qumicos trazem para a indstria, deve-se evitar a ingesto de quaisquer desses produtos. Em 1935, o qumico Carothers descobriu o nilon. Cite duas aplicaes tecnolgicas do nilon.

Mdulo 2 Matria e suas transformaes: os estados slido, lquido e gasoso


Complete as lacunas: a) Os trs estados fsicos principais da matria so: ......................., ..................... e ............................................. b) Uma substncia no estado slido possui forma .................................... e volume ....................................... c) Uma substncia no estado lquido possui volume ........................... e forma do ......................... que a contm. d) Uma substncia no estado gasoso no possui forma ................................ e seu volume igual ao volume do ..................... que a contm.

A gua formada por minsculas partculas chamadas ..................... No estado slido, as partculas esto presas umas s outras. Isto explica porque o slido tem forma .......................

No estado lquido, as partculas esto jogadas umas sobre as outras e podem deslizar umas sobre as outras. Isso explica por que a gua lquida adquire a forma do ................. que a contm. Geralmente o volume da substncia no estado slido menor que o volume de igual massa da substncia no estado lquido. Isso, no entanto, no acontece com a gua. Como explicar o fato de ser o volume do gelo ligeiramente maior do que o volume de igual massa de gua lquida?

QUMICA

237

4 ................................................................................................. 5 ................................................................................................. 6 ................................................................................................. (UNICAP-PE) Sobre os estados da matria. I II 0 0 Liquefao a passagem de um gs ao estado slido. 1 1 Condensao a passagem de um vapor ao estado lquido. 2 2 Sublimao a passagem direta de um slido ao estado gasoso. 3 3 A gua pode existir nos trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. (UnB-DF) Considere quantidades iguais de gua nos trs estados fsicos (s = slido; l = lquido; g = gasoso) relacionados no esquema a seguir:

No estado gasoso, as partculas esto bastante afastadas umas das outras. O gs ocupa todo o recipiente que o contm devido ao intenso movimento das partculas. Isso explica porque um gs no tem forma .................... e volume ................................

Com relao aos estados fsicos das substncias, julgue os itens: (1) O volume do gelo menor do que o volume de igual massa de gua lquida porque, no estado slido, as partculas esto mais afastadas uma das outras. (2) O volume do vapor-dgua muito maior do que o volume de igual massa de gua lquida, porque no estado gasoso, o afastamento entre as partculas muito maior. (3) No estado slido, as partculas se encontram mais organizadas e mais presas umas s outras. (4) No vapor-dgua, as partculas esto muito afastadas uma das outras. Como o movimento das partculas intenso, elas ocupam todo o espao disponvel. (5) No supermercado, as laranjas so arrumadas em montes bem uniformes. Supondo que as laranjas estejam representando as partculas que formam uma substncia, esse arranjo reproduziria o comportamento da substncia no estado lquido. (6) Utilizando-se um liquidificador em cujo copo foram colocadas algumas esferas pequenas, leves e inquebrveis e ligando-se o aparelho tem-se um modelo do estado gasoso.

Julgue os itens abaixo: (1) O processo I denominado condensao. (2) O processo II envolve absoro de energia. (3) O processo III acompanhado de uma diminuio da densidade. (4) O processo IV denominado vaporizao. (5) O vapor-dgua est em estado menos energtico do que a gua lquida e a gua slida. (FUVEST-SP) Dada a tabela a seguir Ponto de fuso (C) Oxignio Fenol Pentano 218 43 130 Ponto de ebulio (C) 183 182 36

Mdulo 3 As mudanas de estado de agregao


Dar o nome das mudanas de estado fsico:

Qual o estado fsico dessas substncias a 25C? (ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suficiente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para comear a subir para a atmosfera.

1 ................................................................................................. 2 ................................................................................................. 3 .................................................................................................

Disponvel em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

238

QUMICA

A transformao mencionada no texto a a) fuso. b) liquefao. d) solidificao. e) condensao.

c) evaporao.

Mdulo 4 Mudanas de estado de substncia pura e mistura


Em um laboratrio foram elaboradas as curvas de aquecimento de dois lquidos incolores A e B. Sabe-se que um deles benzeno puro e o outro uma mistura de benzeno e fenol. As curvas esto mostradas a seguir. Qual dos lquidos o benzeno puro?

(UEL-PR) Considere as seguintes afirmaes: I. Na fuso de substncias slidas h absoro de calor. II. Quando se forma o orvalho ocorre a condensao do vapor-dgua existente no ar. um processo endotrmico. III. Na temperatura de ebulio de substncias qumicas ocorre mudana de estado fsico. So verdadeiras somente a) I b) II d) I e II e) I e III

c) III

Cite dois gases que contribuem para o efeito estufa. Dada a curva de aquecimento

Mdulo 5 Materiais homogneos e heterogneos


Aponte, como homogneos (I) ou heterogneos (II), os seguintes materiais: a) o ar sem p e fuligem (somente os gases) ( ) b) sangue ( ) c) gua e lcool ( ) d) leite ( ) e) lcool e gasolina (a mistura combustvel) ( ) f) sal e acar ( ) g) granito ( ) h) soluo de gua com acar ( )

Indique o ponto de fuso e o ponto de ebulio da substncia.

(UNIP-SP) Dados os materiais: (FUVEST-SP) Duas panelas abertas contm lquidos em contnua ebulio: a panela 1 tem gua pura e a panela 2 tem gua salgada. Qual dos grficos a seguir melhor representa a variao das temperaturas dos lquidos em funo do tempo? I. II. gua (l) + lcool (l) O2(g) + CO2(g)

III. gua (l) + NaCl IV. gua (l) + gasolina (l)

QUMICA

239

constituem sempre sistema homogneo qualquer que seja a quantidade: a) somente I, II e III b) somente I e II c) somente II e III d) somente I e III e) todos A mistura de dixido de silcio (areia, SiO2), clorofrmio (CHCl3), gua lquida, gelo e acar (C12H22O11) dissolvido na gua apresenta:

A sequncia correta : a) V F F V. c) F V V F. e) F V F F.

b) V V F V. d) V F V F.

Misturando, agitando bem e deixando certo tempo em repouso, diga quantas fases surgiro em cada um dos sistemas a) gua, lcool e acetona b) gua, lcool e areia

Mdulo 6 Separao dos componentes de misturas I


(FUVEST-SP) Qual o mtodo de separao utilizado quando se usa um coador de pano na preparao do caf? a) 4 fases e 5 componentes;. b) 5 fases e 4 componentes. c) 4 fases e 4 componentes. d) 5 fases e 5 componentes. e) 4 fases e 3 componentes. ORIENTAO DA RESOLUO O coador de pano nada mais do que um ..................., uma superfcie porosa. A soluo atravessa os poros do coador, enquanto o slido insolvel retido no coador. O mtodo chamado .......................................

a) b) c) d) e)

(ITA-SP) Assinale a alternativa errada: Tanto oxignio gasoso como oznio gasoso so exemplos de substncias simples. Um sistema monofsico tanto pode ser substncia pura quanto uma soluo. Existem tanto solues gasosas, como lquidas, como ainda solues slidas. Substncia pura aquela que no pode ser decomposta em outras mais simples. No ar atmosfrico encontramos substncias simples e substncias compostas.

(PUC-SP) Os instrumentos abaixo so utilizados no processo para separar os componentes de uma mistura de:

(UNIFOR-CE) Numa dose de usque com gelo, h gua slida, soluo aquosa de etanol, outras substncias dissolvidas e vapor dgua. Esse sistema a) heterogneo e constitudo de trs fases. b) homogneo e constitudo de uma fase. c) heterogneo e constitudo de duas fases. d) heterogneo e constitudo de quatro fases. e) homogneo e constitudo de trs fases.

a) gua e lcool; b) areia e sal; c) areia e acar; d) gua e leo; e) areia e ferro. ORIENTAO DA RESOLUO A decantao muito usada para separar lquidos ...................., isto , lquidos que no se misturam. o caso dos lquidos ....................................... e ....................... (alternativa: ........................). D o nome dos aparelhos assinalados: A: ............................................................................................... B: ............................................................................................... C: ...............................................................................................

(UFSM-RS) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmao. ( ( ( ( ) O ouro 18 quilates classificado como uma soluo. ) O ar atmosfrico com poeira constitui uma mistura homognea. ) O granito um exemplo de mistura heterognea. ) O sangue constitui uma mistura homognea.

(UEL-PR) De uma mistura heterognea de dois lquidos imiscveis e de densidades diferentes podem-se obter os lquidos puros atravs de: I. sublimao II. decantao III. filtrao

240

QUMICA

Dessas afirmaes, apenas: a) I correta. c) III correta. e) II e III so corretas.

b) II correta. d) I e II so corretas.

(UNICAMP-SP) Tm-se as seguintes misturas: I. areia e gua; II. lcool (etanol) e gua; III. sal de cozinha (NaCl) e gua, neste caso uma mistura homognea. Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtrao em funil com papel e, em seguida, o lquido resultante (filtrado) foi aquecido at sua total evaporao. Pergunta-se: a) Qual mistura deixou um resduo slido no papel aps a filtrao? O que era esse resduo? b) Em qual caso apareceu um resduo slido aps a evaporao do lquido? O que era esse resduo?

b) Aquecendo-se a mistura, o iodo passa diretamente do estado slido para o estado gasoso (......................... ). Os vapores de iodo so recolhidos e cristalizados novamente. c) Adiciona-se gua. Dissolve-se ......................................... d) Filtra-se. Fica no filtro ................................ A soluo de gua e ........................... passa. e) Vaporiza-se a gua. Sobra no recipiente ...............................

(UFPE) Relacione a coluna da direita com a da esquerda, considerando a melhor tcnica para separar as seguintes misturas: 1) 2) 3) 4) 5) Limalha de ferro e enxofre leo e gua Areia + naftaleno Areia e gua Bronze (Cu + Sn) ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) sublimao decantao imantao fuso fracionada filtrao

Tem-se uma mistura de magnsio e bismuto pulverizados. A densidade do magnsio 1,74 g/mL e a do bismuto 9,67 g/mL. Para separar esses dois metais, precisamos escolher um lquido adequado. Qual dos lquidos a seguir voc escolheria? a) o lquido reage com ambos os metais e tem densidade 2,89 g/mL. b) o lquido reage com um dos metais e tem densidade 2,89 g/mL. c) o lquido no reage com nenhum dos dois metais e tem densidade 2,89 g/mL. d) o lquido reage com um dos metais e tem densidade 1,24 g/mL. e) o lquido no reage com nenhum dos metais e tem densidade 1,24 g/mL. Complete Na extrao, um lquido ........................ um componente de uma mistura slida ou lquida.

Lendo de cima para baixo, ser formada a seguinte sequncia numrica: a) b) c) d) e) 3 1 3 4 2 2 2 5 2 4 1 3 1 5 1 5 4 2 3 5 4 5 4 1 3

(VUNESP-SP) Na preparao do caf a gua quente entra em contato com o p e separada no coador. As operaes envolvidas nessa separao so, respectivamente: a) destilao e decantao. b) filtrao e destilao. c) destilao e coao. d) extrao e filtrao. e) extrao e decantao. (UNICAMP-SP) Deseja-se fazer a separao dos componentes da plvora negra, que constituda de nitrato de sdio, carvo e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sdio solvel em gua, o enxofre solvel em dissulfeto de carbono, enquanto o carvo insolvel nestes solventes. Proponha um procedimento para realizar essa separao.

(UNESP) A preparao de um ch utilizando os j tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os seguintes processos: a) filtrao e dissoluo b) filtrao e decantao c) filtrao e extrao d) extrao e filtrao e) dissoluo e decantao

Mdulo 7 Separao dos componentes de misturas II


Idealizar uma sequncia de processos para separar os componentes de uma mistura de areia + sal + iodo + ferro em p. ORIENTAO DA RESOLUO a) Temos uma mistura de slidos. O ferro pode ser retirado da mistura usando-se um ............................... (Separao magntica).

Mdulo 8 Separao dos componentes de misturas III


Responda s perguntas: a) Quais as mudanas de estado que ocorrem numa destilao? b) Esquematizar um destilador (alambique) sem deixar de citar o nome dos principais aparelhos. c) Qual o processo para separar uma soluo aquosa de cloreto de sdio? d) Os derivados: gasolina, querosene, leo diesel etc. so obtidos do petrleo. Qual o nome do processo de separao?

QUMICA

241

ORIENTAO DA RESOLUO a) No balo de destilao ocorre uma ..................., enquanto no condensador ocorre uma ................................................. b)

densidade (g/cm3) (na temperatura de trabalho) (PE) . . . 0,91 0,98 (PS) . . . 1,04 1,08 (PVC) . . . 1,35 1,42

As fraes A, C e D eram, respectivamente, a) PE, PS e PVC b) PS, PE e PVC c) PVC, PS e PE d) PS, PVC e PE e) PE, PVC e PS A destilao fracionada pode ser utilizada na separao dos elementos qumicos que compe o clorofrmio, CHCl3. compontes da mistura gua areia. componentes do ar liquefeito. sais minerais na gua potvel. metais que formam o lato.

A:........................................................................................... B:........................................................................................... C:........................................................................................... D:........................................................................................... c) Destilao ............................................................................. d) Destilao .............................................................................

a) b) c) d) e)

(UNIV. DE ITANA-MG) Todas as misturas esto corretamente associadas ao seu processo de separao, exceto: a) leo diesel e gasolina destilao fracionada b) gasolina e gua decantao c) bronze (liga de cobre e estanho) fuso fracionada d) areia e naftaleno sublimao e) gua e acar dissolvido filtrao (FUVEST-SP) Duas amostras de uma soluo aquosa de CuSO4, de colorao azul, foram submetidas, respectivamente, s seguintes operaes: I) filtrao atravs de papel de filtro. II) destilao simples. Qual a colorao resultante a) do material que passou pelo filtro na operao I? b) do produto condensado na operao II? Justifique suas respostas. (FUVEST-SP MODELO ENEM) Em uma indstria, um operrio misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), poli (cloreto de vinila) (PVC) e poliestireno (PS), limpos e modos. Para recuperar cada um destes polmeros utilizou o seguinte mtodo de separao: jogou a mistura em um tanque contendo gua (densidade = 1,00g/cm3), separando, ento, a frao que flutuou (frao A) daquela que foi ao fundo (frao B). A seguir, recolheu a frao B, secou-a e a jogou em outro tanque contendo soluo salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (frao C) daquele que afundou (frao D).

(ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO) Em certas regies litorneas, o sal obtido da gua do mar pelo processo de cristalizao por evaporao. Para o desenvolvimento dessa atividade, mais adequado um local: a) plano, com alta pluviosidade e pouco vento. b) plano, com baixa pluviosidade e muito vento. c) plano, com baixa pluviosidade e pouco vento. d) montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento. e) montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.

FRENTE 2

Mdulo 1 tomos e molculas


Complete as lacunas: a) A matria formada de ................................ Um conjunto de tomos do mesmo tipo recebe o nome de ...................... b) A representao grfica e abreviada do nome do elemento chamada de ...................................................................... c) D o smbolo dos seguintes elementos: sdio (natrium): ............. mercrio (hidrargirium): ............... potssio (kalium): ............................... chumbo (plumbum): ................................................ cobre (cuprum): ............................. fsforo (phosphorus): ......................... ouro (aurum): ........................ estanho (stanum): ........................ prata (argentum): ................ enxofre (sulphur): ..................... d) O smbolo tambm representa um ..................... do elemento qumico. Assim, a representao de trs tomos de oxignio ( ) .........................................

242

QUMICA

a) b) c) d)

Verificar se a proposio falsa (F) ou verdadeira (V). Co o smbolo do cobalto. ( ) CO o smbolo do monxido de carbono. ( ) Ferro puro formado por tomos Fe. ( ) tomo a menor parte de um elemento qumico que ainda conserva as propriedades qumicas do elemento. ( ) e) A representao de oito tomos de enxofre S8. ( )

a) b) c) d)

Escreva os nomes dos seguintes elementos qumicos: Si Ag Au Hg

Mdulo 2 Substncia e mistura


Dado o sistema esquematizado, qual o nmero de:

(VUNESP-SP) Os nomes latinos dos elementos chumbo, prata e antimnio do origem aos smbolos qumicos desses elementos. Esses smbolos so respectivamente: a) P, Ar, Sr. b) Pm, At, Sn. c) Pb, Ag, Sb. d) Pu, Hg, Si. e) Po, S, Bi. Complete as lacunas: a) Um grupo de tomos ligados recebe o nome de ............................. A representao grfica de uma molcula a .................. O nmero de tomos de cada elemento existente na molcula indicado por um ndice colocado ..................................... (direita/esquerda) do smbolo. b) Dar a frmula das molculas esquematizadas: cido sulfrico frmula: ..................................

a) tomos representados? R: ..................................................... b) elementos qumicos? R: ........................................................ c) molculas representadas? R: ................................................. d) substncias simples? R: ......................................................... e) substncias compostas? R:.................................................... f) componentes? R: ..................................................................

etanol (lcool etlico) frmula: .................................................... c) Dois tomos de oxignio formam a molcula do gs oxignio. A representao grfica de trs molculas de oxignio ............................................................................................. (VUNESP-SP) Escreva os nomes e os smbolos qumicos de dois elementos cujos nomes comecem com a letra T. Sobre tomos, molculas, smbolos e frmulas julgue os itens: (1) A representao do esquema abaixo 6N.

O esquema a seguir representa um conjunto de substncias.

incorreto afirmar que esse sistema contm a) sete tomos no total. b) trs substncias diferentes. c) duas substncias compostas. d) tomos de trs elementos qumicos diferentes. e) duas substncias simples.

(2) 3O a frmula do oznio. (3) A molcula do cido ntrico tem frmula HNO3. (4) O smbolo do ferro FE. (5) Na molcula do gs carbnico ,

h um tomo de carbono (C) ligado a uma molcula de gs oxignio (O2). (6) Na molcula do acar sacarose C12H22O11 h um total de 45 tomos de 3 elementos qumicos.

(MACKENZIE-SP MODELO ENEM) Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que so saudveis por serem naturais, isentos de qumica. Um aluno atento percebe que essa afirmao : a) verdadeira, pois o produto dito natural porque no formado por substncias qumicas. b) falsa, pois as substncias qumicas so sempre benficas. c) verdadeira, pois a Qumica s estuda materiais artificiais. d) enganosa, pois confunde o leitor, levando-o a crer que qumica significa no-saudvel, artificial. e) verdadeira, somente se o produto oferecido no contiver gua.

QUMICA

243

a) b) c) d)

Assinale a alternativa que apresenta apenas misturas. Gs oxignio, gua do mar e oznio. Gs carbnico, gua destilada e ao. Naftaleno, cloreto de sdio e areia. Ar, bronze e gasolina.

Mdulo 3 Transformaes qumicas


Escrever uma equao qumica para a reao esquematizada:

(FUVEST-SP) Ao acertar os coeficientes estequiomtricos de uma equao qumica: a) reagentes e produtos devem estar no mesmo estado de agregao. b) os produtos devem representar substncias mais energticas. c) todos os tomos dos reagentes devem constar entre os produtos. d) todas as molculas dos reagentes devem constar entre os produtos. e) a reao correspondente deve ter efeito trmico nulo.

Escrever uma equao qumica para a reao de fermentao da glicose produzindo lcool etlico (etanol) e dixido de carbono.

ORIENTAO DA RESOLUO a) A equao qumica a representao grfica de uma reao qumica (fenmeno ............................................................). Escreva as frmulas dos reagentes separadas por um sinal de +; desenhe uma flecha e, em seguida, as frmulas dos produtos. N2 + H2 NH3 b) O nmero de ................................. nos reagentes deve ser igual ao nmero de ................... nos produtos. Para obter essa igualdade necessrio pegar certa quantidade de molculas de N2, H2 e NH3.

Escrever uma equao qumica para a combusto do etanol (lcool etlico, lcool comum) esquematizada a seguir:

c) Surgem, assim, os coeficientes da equao que fornecem proporo entre nmeros de ................................................ d) 1N2 + 3H2 NH3

(FUVEST-SP MODELO ENEM) A transformao de oznio em oxignio comum representada pela equao 2O3 3O2. Os nmeros 2 e 3 que aparecem do lado esquerdo da equao representam, respectivamente: a) coeficiente estequiomtrico e nmero de tomos na molcula. b) coeficiente estequiomtrico e nmero de molculas. c) nmero de molculas e coeficiente estequiomtrico. d) nmero de tomos da molcula e coeficiente estequiomtrico. e) nmero de tomos da molcula e nmero de molculas.

244

QUMICA

Mdulo 4 Balanceamento de uma equao qumica Mtodo das tentativas


Complete Equao qumica a representao grfica de uma __________. Balancear a equao de combusto completa do etanol. C2H6O + O2 CO2 + H2O (UNICAMP-SP) Leia a frase seguinte e transforme-a em uma equao qumica (balanceada), utilizando smbolos e frmulas: uma molcula de nitrognio gasoso, contendo dois tomos de nitrognio por molcula, reage com trs molculas de hidrognio diatmico, gasoso, produzindo duas molculas de amnia gasosa, a qual formada por trs tomos de hidrognio e um de nitrognio. (UFMG) A equao Ca(OH)2 + H3PO4 Ca3(PO4)2 + H2O no est balanceada. Balanceando-a com os menores nmeros inteiros possveis, a soma dos coeficientes estequiomtricos ser: a) 4 b) 7 c) 10 d) 11 e) 12 Balancear as equaes: a) Mn3O4 + Al Al2O3 + Mn b) FeS2 + O2 Fe2O3 + SO2 c) Ca3(PO4)2 + SiO2 + C CaSiO3 + P + CO d) CO2 + H2O C6H12O6 + O2 (UFMG) A equao Al2(SO4)3 + PbCl2 PbSO4 + AlCl3 no est balanceada. Balanceando-a com os menores nmeros inteiros possveis, a soma dos coeficientes estequiomtricos ser: a) 4 b) 7 c) 8 d) 9 e) 10

ORIENTAO DA RESOLUO Se aparecer um material com propriedades diferentes das dos materiais iniciais o fenmeno qumico. a) A gasolina e o oxignio do ar so transformados em gs carbnico e vapor-dgua. Fenmeno ................................... b) Fenmeno .............................................................................

sublimao c) iodo slido iodo gasoso (I2) (I2) Mudana de estado fsico fenmeno ................................. d) As molculas de gua e lcool apenas se misturam. Fenmeno ............................................................................. e) Ferro frio ferro quente. Fenmeno ............................................................................. (UFRS) Entre as transformaes citadas a seguir, aquela que no representa um fenmeno qumico : a) o cozimento de um ovo. b) a queima do carvo. c) o amadurecimento de uma fruta. d) o azedamento do leite. e) a formao de orvalho. (VUNESP-SP) Indique a alternativa que representa um processo qumico: a) dissoluo de cloreto de sdio em gua. b) fuso de aspirina. c) destilao fracionada de ar lquido. d) corroso de uma chapa de ferro. e) evaporao de gua do mar. (PUC-SP) Qual dos seguintes conjuntos constitudo, apenas, por fenmenos qumicos? a) Queimar uma vela, fumar um cigarro, escrever no papel. b) Acender uma lmpada, ferver gua, tocar uma nota no violo. c) Explodir uma carga de dinamite, fazer vinho a partir do suco de uva, queimar lcool. d) Congelar gua, fundir ferro, misturar gua com acar. e) Cozinhar um ovo, digerir os alimentos, fundir acar numa panela. Assinalar se o fenmeno fsico (F) ou qumico (Q). Vaporizao da gua. ( ) Fuso de uma lmina de prata. ( ) Atrao de uma agulha por um m. ( ) Escurecimento de uma colher de prata. ( )

Mdulo 5 Fenmenos fsicos e qumicos


Complete Num fenmeno qumico, as substncias iniciais so chamadas ____________, enquanto as substncias finais constituem os ___________ da reao. (FUNDAO CARLOS CHAGAS) A reao qumica a transformao de uma ou mais substncias em uma ou mais substncias diferentes. Assinale a resposta em que haja um fenmeno qumico. a) combusto da gasolina b) compresso do ar c) sublimao do iodo d) dissoluo do lcool em gua e) aquecimento do ferro eltrico

a) b) c) d)

QUMICA

245

(UnB-DF) A Qumica est to presente na vida do homem, que difcil imaginar a vida sem ela. Os produtos qumicos tm inmeras aplicaes, entre as quais ressalta-se a fabricao dos computadores, que constituem a revoluo no final do sculo passado. Considerando a presena da Qumica no cotidiano, julgue os itens abaixo. (1) Apesar dos benefcios que os produtos qumicos trazem para a indstria, deve-se evitar a ingesto de quaisquer desses produtos. A gua do mar uma substncia composta formada por gua (H2O) e cloreto de sdio (NaCl). Um aqurio com muitos peixes deve ter sua gua borbulhada com ar para repor o oxignio que os peixes consomem das molculas de gua (H2O) durante a respirao. O eventual processo de enferrujamento de componentes de um computador, confeccionados com determinado metal, um exemplo de transformao qumica.

(UFPI MODELO ENEM) A representao composio nuclear: a) 26 prtons, 20 eltrons e 30 nutrons. b) 26 eltrons e 30 nutrons. c) 26 prtons, 26 eltrons e 56 nutrons. d) 26 prtons e 26 eltrons. e) 26 prtons e 30 nutrons.

56 Fe 26

indica

que o tomo do elemento qumico ferro apresenta a seguinte

(FEI-SP) Preencha os retngulos vazios da tabela abaixo: Partculas por tomo Prtons Eltrons Nutrons

(2)

(3)

Elemento Nmero Qumico Atmico Alumnio Fsforo Berlio 13 15

Nmero de massa 27

16 4 9

(4)

(FUVEST-SP) Considere os processos de obteno de: (I) chumbo a partir da galena (PbS), (II) sal de cozinha a partir da gua do mar, (III) querosene a partir do petrleo e (IV) lcool a partir do acar de cana. So exemplos de transformao qumica os processos: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) I, II e III

As espcies qumicas
3x x+5 A

3x2 2x10 B

representam tomos com igual nmero de prtons. O nmero de nutrons encontrado em A e em B , respectivamente: a) 25 e 23 b) 25 e 25 c) 5 e 15 d) 15 e 5 e) 23 e 25 Quantos tomos seriam necessrios para perfazer um comprimento de 1 metro, considerando-os encostados e enfileirados em linha reta? Admita que o dimetro do tomo 1. ORIENTAO DA RESOLUO a) O dimetro de um tomo da ordem de 1 (.......................................) nome da unidade

Mdulo 6 Componentes do tomo


(ESPM-SP MODELO ENEM) O tomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetrio:

1 = 0,00000001cm = 10 b) 1m = 100cm = 10 cm c) 1

cm

1m
Complete a regra de trs: 108 cm ____________ 1 tomo 102 cm ___________ x tomos Eletrosfera a regio do tomo que: a) contm as partculas de carga eltrica negativa. b) contm as partculas de carga eltrica positiva. c) contm nutrons. d) concentra praticamente toda a massa do tomo. e) contm prtons e nutrons. 102 . 1 x = = ........... ....................................... 108 Aproximadamente, quantas vezes a massa do ncleo do tomo 12C maior que a massa da sua eletrosfera (coroa)? 6 Admita que mp mn 1840 . me

246

QUMICA

Mdulo 7 Estudo da eletrosfera


Complete as lacunas: a) Ao redor do ncleo, existem ............. camadas eletrnicas ou nveis de energia que podem conter eltrons. Essas camadas so designadas pelas letras: ................, ....................., ....................., .................., ...................., ....................., ...................... . b) O nmero mximo de eltrons que pode haver nos nveis de energia K, L, M e N , respectivamente: .................., .................., ....................., ...................... . c) Sendo n o nmero quntico principal da camada, teoricamente, o nmero mximo de eltrons (x) que pode haver em cada camada dado pela Equao de Rydberg: x = ............................................................. . d) Elemento qumico o conjunto de tomos que apresentam o mesmo nmero .......................................... . Atualmente so conhecidos mais de 100 elementos qumicos. Os 23 24 tomos 11 X e 11 X pertencem ao mesmo elemento qumico, pois ambos apresentam o mesmo nmero .................... . e) Em um nvel de energia de nmero quntico principal n = 3, existem ............................ (nmero) subnveis. f) Assinalar o nmero mximo de eltrons que pode haver nos subnveis a seguir: 3s 2p 3p 6d 4f 5f

(UNITINS-TO) Coloque em ordem crescente de energia os subnveis eletrnicos: 4d a) 4d < 5p < 6s < 4f c) 4f < 4d < 5p < 6s e) 6s < 5p < 4d < 4f 4f 5p 6s

b) 4d < 4f < 5p < 6s d) 5p < 6s < 4f < 4d

(UNIUBE-MG) Um tomo cuja configurao eletrnica


1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2 tem como nmero atmico: a) 10. b) 20. c) 18. d) 2. e) 8.

Mdulo 8 Eltrons nos subnveis


Complete as lacunas: a) Os subnveis so preenchidos com eltrons em ordem ........................... (crescente / decrescente) de energia. Essa ordem obtida descendo pelas diagonais do Diagrama de Linus Pauling.

1s 2s 3s 4s 5s 6s 7s

2p 3p 4p 5p 6p 7p

3d 4d 5d 6d

4f 5f

O mximo de eltrons que um tomo pode representar na camada N : a) 2 b) 8 c) 18 d) 32 e) 64 Como deve ser interpretada a representao 3d5? Quais so os subnveis que formam a camada L eletrnica? Quantos eltrons possui a camada de um tomo que contm apenas os subnveis s, p e d totalmente preenchidos? Quantos eltrons tem um tomo que apresenta os subnveis 1s, 2s, 2p lotados? Um nvel de contm subnvel p a) n = 1 c) n 2 energia de nmero quntico principal n quando: b) n 1 d) n = 0

b) Os subnveis so preenchidos na seguinte ordem: 1s, 2s, ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ...., ..... (Complete a ordem)

(UNIUBE-MG MODELO ENEM) Um tomo cuja configurao eletrnica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2 tem como nmero atmico: a) 10 b) 20 c) 18 d) 8 e) 2

(CESGRANRIO-RJ) A distribuio eletrnica correta do tomo 56 Fe, em camadas, : 26 a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 b) 1s2 2s2 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 c) K = 2 L = 8 M=6 d) K = 2 L = 8 M = 14 N = 2 e) K = 2 L = 8 M = 18 N = 18 O = 8 P = 2 O selnio, 34 Se, um elemento que aparece na constituio de fotmetros, copiadoras, corante para vidro vermelho, xampu anticaspa etc. Dar a sua configurao eletrnica nos subnveis em ordem energtica e em ordem geomtrica. ORIENTAO DA RESOLUO a) Os subnveis so preenchidos em ordem energtica crescente. Esta ordem obtida no Diagrama de ...................... .
79

a) b) c) d) e)

Assinale a proposio falsa. Em todos os nveis de energia existe subnvel s. No terceiro nvel de energia (camada M), existem trs tipos de subnveis. Um subnvel f pode ter no mximo 14 eltrons. A camada N pode ter no mximo 32 eltrons. Todo nvel de energia com nmero quntico principal n 2 contm subnvel d.

QUMICA

247

1s2 2s2 3s 4s 5s 6s 7s

2p 3p 4p 5p 6p 7p

ORIENTAO DA RESOLUO Ordem energtica: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d

3d 4d 5d 6d

4f 5f

Um tomo tem 22 eltrons na camada N. Qual o seu nmero atmico? ORIENTAO DA RESOLUO
K L M N O P Q 1s 2s 3s 4s 5s 6s 7s 2p 3p 4p 5p 6p 7p 3d 4d 5d 6d

Z = 34 ................... eltrons Ordem energtica: 1s2 2s2 2p 3s 3p 4s 3d 4p (complete a configurao) b) Para obter a ordem geomtrica (ordem de camada), copiar da ordem energtica:
1s2 2s2 2p6 3s 3p 3d L M K 2 8 4s 4p N

22

4f 5f

(complete a configurao) (MODELO ENEM) A configurao eletrnica de um determinado tomo no estado fundamental : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5 4s2. Seu nmero atmico, o nmero de eltrons na camada de valncia e o nmero de eltrons no subnvel de maior energia so, respectivamente: a) 25, 2, 2 b) 25, 2, 5 c) 25, 5, 2 d) 25, 3, 4 e) 25, 3, 3 Qual o nmero de elementos qumicos que tem o nvel de nmero quntico principal n = 4 como sua camada de valncia? Determinar o nmero de subnveis preenchidos com eltrons apresentado pelo tomo de nmero atmico Z = 56. Qual o nmero atmico de um elemento que apresenta 8 eltrons no subnvel 4d? ORIENTAO DA RESOLUO Complete a configurao

Qual o subnvel incompleto do tomo de Co (nmero atmico igual a 27)? a) 2s b) 3s c) 3p d) 3d e) 4s ORIENTAO DA RESOLUO
1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d

4f

Considere todos os elementos qumicos que possuem eltrons distribudos em seis nveis de energia. Qual deles tem o maior nmero atmico? ORIENTAO DA RESOLUO

1s 2s 3s 4s 5s 6s 7s

2p 3p 4p 5p 6p 7p

3d 4d 5d 6d

4f 5f

1s 2s 3s 4s 5s

2p 3p 3d 4p 4d8 4f 5p 5d 5f

(UNITAU-SP) Um tomo que possui configurao 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p3 apresenta na camada mais externa: a) 2 eltrons. b) 3 eltrons. c) 5 eltrons. d) 12 eltrons. e) 15 eltrons. (UFMG) Na crosta terrestre, o segundo elemento mais abundante, em massa, tem, no estado fundamental, a seguinte configurao eletrnica: nvel 1: completo; nvel 2: completo; nvel 3: 4 eltrons A alternativa que indica corretamente esse elemento : a) Alumnio (Z = 13). b) Ferro (Z = 26). c) Nitrognio (Z = 7). d) Oxignio (Z = 8). e) Silcio (Z = 14). (PUC-CAMPINAS-SP) Vandio (Z = 23), elemento de transio, constitui componente importante do ao para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, a resistncia mecnica e corroso do ferro. Quantos eltrons h no subnvel 3d da configurao eletrnica do vandio? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

A) ordem energtica 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d8 B) ordem geomtrica

1s K

2s L

2p

3s 3p 3d M

4s 4p N

4d

5s O

C) Nmero atmico Z = ................................ (MODELO ENEM) A corroso de materiais de ferro envolve a transformao de tomos do metal em ons (ferroso ou frrico). Quantos eltrons h no terceiro nvel energtico do tomo neutro de ferro? Dado: Nmero atmico do ferro: 26 a) 2 b) 6 c) 14 d) 16 e) 18

248

QUMICA

RESOLUO DOS EXERCCIOS-TAREFAS


FRENTE 1 Mdulo 1 Cincia e Qumica
matria, transfomaes. (1) (2) (3) (4) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (0) (1) (2) (3) (1) (2) (3) (4) (5) (6) Fuso Solidificao Vaporizao Liquefao/condensao Sublimao Ressublimao

Mdulo 3 As mudanas de estado de agregao

Verdadeiro. Verdadeiro. Verdadeiro. Falso. A Qumica necessita de outras disciplinas como, por exemplo, a Matemtica, a Fsica, a Biologia etc.

1) Correto. 2) Correto. Todo material formado por substncias qumicas. 3) Incorreto. Todo alimento formado por elementos qumicos. 4) Incorreto. Os materiais de origem natural geralmente so misturas de substncias qumicas. 5) Incorreto. Ser um produto qumico no significa dizer que prejudicial ao ser humano. Meias e tapetes

Errado Certo Certo Certo Falso Falso Falso Falso Falso Falso

Oxignio: gs Fenol: slido Pentano: lquido A mudana de estado em questo a transformao de gua lquida em gua gasosa sem que a temperatura seja a de ebulio da gua. O processo descrito a evaporao da gua. Resposta: C

Mdulo 2 Matria e suas transformaes: os estados slido, lquido e gasoso


a) b) c) d) slido; lquido; gasoso prpria; prprio prprio; recipiente prpria; recipiente

molculas; prpria recipiente No gelo, embora as partculas estejam presas umas s outras, elas esto mais afastadas do que no estado lquido. prpria; prprio (1) Falso. O volume do gelo maior do que o volume de igual massa de gua lquida. (2) Verdadeiro. (3) Verdadeiro. (4) Verdadeiro. (5) Falso. O modelo representa o comportamento da substncia no estado slido. (6) Verdadeiro.

Mdulo 4 Mudanas de estado de substncia pura e mistura


Curva A

PF = 80C PE = 120C A temperatura de ebulio da gua pura constante enquanto a T.E. da gua salgada varivel. Resposta: D A condensao um processo exotrmico. Resposta: E CO2 e CH4

QUMICA

249

Mdulo 5 Materiais homogneos e heterogneos


a) c) e) g) homogneo (I) homogneo (I) homogneo (I) heterogneo (II) b) d) f) h) heterogneo (II) heterogneo (II) heterogneo (II) homogneo (I)

Resposta: D

Mdulo 7 Separao dos componentes de misturas II


a) m d) areia; sal b) sublimao e) sal c) sal

Qualquer mistura de gases homognea. gua e lcool so miscveis em qualquer proporo. Resposta: B Quatro componentes: areia, clorofrmio, gua e acar. Quatro fases: areia, clorofrmio, gua + acar e gelo. Resposta: C Uma substncia pura composta pode ser decomposta em substncias simples (2H2O 2H2 + O2) Resposta: D Trs fases: soluo aquosa, gelo e vapor-dgua. Resposta: A (V) Misturas homogneas so classificadas como solues. (F) Ar atmosfrico com poeira constitui sistema heterogneo. (V) Granito: mistura que contm quartzo, feldspato e mica, heterognea. (F) O sangue classificado como heterogneo. Resposta: D a) 1 b) 2

Na flotao adiciona-se um lquido com densidade interediria e que no reage com os componentes. Resposta: C dissolve

A dissoluo fracionada pode ser chamada de extrao. As substncias solveis do p so dissolvidas pela gua quente. As substncias insolveis so retidas no coador (filtrao). Resposta: D Adiciona-se gua. O nitrato de sdio se dissolve. Filtra-se. Evapora-se a gua do filtrado, obtendo-se o nitrato de sdio. Adiciona-se dissulfeto de carbono mistura de carvo e enxofre. Dissolve-se o enxofre. Filtra-se. O carvo fica retido no filtro. Evapora-se o dissulfeto de carbono do filtrado e obtm-se o enxofre.

Mdulo 8 Separao dos componentes de misturas III


a) vaporizao; liquefao (condensao) b) A: Bquer; B: condensador C: Bico de Bunsen: D: balo de destilao c) Destilao simples d) Destilao fracionada Soluo aquosa de acar passa pelos poros do filtro. Resposta: E a) Azul. Uma soluo no pode ser separada por filtrao. b) Incolor. Por destilao, a gua vaporiza e depois condensa. Tanque com gua: flutua PE Tanque com soluo salina: flutua PS Resposta: A Resposta: C

Mdulo 6 Separao dos componentes de misturas I


filtro; filtrao imiscveis; gua e leo (alternativa: D) A: funil de separao (funil de decantao) B: bquer C: suporte Resposta: D Slido que sublima. Na filtrao os dois lquidos passam pelo filtro. Resposta: B a) Mistura I. O resduo era areia. b) Mistura III. O resduo era NaCl. (3) sublimao (2) decantao (1) imantao (5) fuso fracionada (4) filtrao Resposta: A

Resposta: B

250

QUMICA

FRENTE 2 Mdulo 1 tomos e molculas

Em uma reao qumica o nmero de tomos se conserva. Resposta: C C6H12O6 2C2H6O + 2CO2

a) b) c) d)

tomos; elemento qumico smbolo Na, K, Cu, Au, Ag, Hg, Pb, P, Sn, S tomo; 3 O b) F c) V d) V e) F

1C2H6O + 3O2 2CO2 + 3H2O

a) V

Mdulo 4 Balanceamento de uma equao qumica Mtodo das tentativas


reao qumica C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) 3Ca(OH)2 + 2H3PO4 1Ca3(PO4)2 + 6H2O Resposta: E a) 3 Mn3O4 + 8 Al 4 Al2O3 + 9Mn b) 4 FeS2 + 11 O2 2 Fe2O3 + 8 SO2 c) 1 Ca3(PO4)2 + 3 SiO2 + 5C 3 CaSiO3 + 2P + 5 CO d) 6CO2 + 6H2O 1C6H12O6 + 6O2 1Al2(SO4)3 + 3PbCl2 3PbSO4 + 2AlCl3 Resposta: D

Plumbum, argentum e stibium Resposta: C a) molcula; frmula; direita b) H2SO4; C2H6O c) 3O2 Titnio: Ti Tecncio: Tc Telrio: Te Tlio: Tm (1) (2) (3) (4) (5) Tntalo: Ta Tlio: Tl Trbio: Tb Tungstnio: W (wolfrmio)

Falso. A representao 3 N2 Falso. 3O representa 3 tomos do elemento oxignio. Verdadeiro. Falso. O smbolo Fe. Falso. Na molcula h um tomo de carbono ligado a dois tomos de oxignio. (6) Verdadeiro.
a) silcio c) ouro b) prata d) mercrio

Mdulo 5 Fenmenos fsicos e qumicos


reagentes, produtos

Mdulo 2 Substncia e mistura


a) 14 e) 2 Resposta: C A frase correta seria: isento de substncias nocivas sade. Resposta: D Resposta: D A formao da ferrugem fenmeno qumico. Resposta: D Exploso, fermentao e combusto so fenmenos qumicos. Resposta: C a) Fsico b) Fsico c) Fsico d) Qumico b) 2 f) 5 c) 6 d) 3 a) qumico d) fsico b) fsico e) fsico c) fsico

A condensao do vapor dgua fenmeno fsico. Resposta: E

Mdulo 3 Transformaes qumicas


a) qumico c) molculas b) tomos; tomos d) 2 Item certo: (4) Itens errados: (1), (2) e (3). A gua do mar mistura e os peixes consomem o O2 dissolvido na gua. A transformao de PbS em Pb e a transformao de acar em lcool so fenmenos qumicos. Resposta: B

Na expresso: 2O3, o algarismo 2 o coeficiente estequiomtrico e o 3 o nmero de tomos na molcula O3. Resposta: A

QUMICA

251

Mdulo 6 Componentes do tomo


Resposta: A Resposta: B Z 13 15 4 prtons 13 15 4 eltrons nutrons 13 14 15 16 4 5 A 27 31 9

Mdulo 8 Eltrons nos subnveis


a) crescente b) 1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, 5f, 6d, 7p. Resposta: B Resposta: D a) Linus Pauling 34 eltrons 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p4 b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p4 K L M N 2 8 18 6

x + 5 = 2x 10 x = 15
45 A 20 43 20B

(25 nutrons) (23 nutrons)

Resposta: A a) ngstrm; 108 cm b) 102 cm c) 1010

A massa do ncleo 3680 vezes maior que a massa da coroa. mncleo = 6mp + 6mn = 12mp = 12 . 1840me mcoroa = 6me mncleo 12 . 1840 . me = = 3680 mcoroa 6me

Nmero atmico: 2 + 2 + 6 + 2 + 6 + 5 + 2 = 25 Camada de valncia: N (4s2) Subnvel de maior energia: 3d5 Resposta: B So os elementos de configurao: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 at a configurao 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 H 18 elementos qumicos. H 12 subnveis. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2

Mdulo 7 Estudo da eletrosfera


a) 7; K, L, M, N, O, P, Q b) 2, 8, 18, 32 c) x = 2n2 d) atmico (de prtons); atmico e) 3 f) 2, 6, 6, 10, 14, 14 Resposta: D No subnvel d do terceiro nvel de energia, existem 5 eltrons. 2s, 2p 18 eltrons (s-2; p-6; d-10) 10 eltrons A partir da camada L (n = 2) Resposta: C A partir da camada M (n = 3) aparece subnvel d. Resposta: E Resposta: D

1) A) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d8 B) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d8 5s2 K L M N O 2 8 18 16 2 C) Z = 46 (2 + 8 + 18 + 16 + 2) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2 K L M N 2 8 14 2 Resposta: C

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f4 5s2 5p6 6s2 Z = 60 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d7 Resposta: D 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 Z = 86 Resposta: C Resposta: E Resposta: C

Resposta: B

252

QUMICA

You might also like