You are on page 1of 5

Dispe sobre Normas de Segurana para sesses, aulas, treinamento, atividades aquticas e similares O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAO

FSICA - CREF1, usando de suas atribuies estatutrias; conforme dispe o inciso VII do art. 35. CONSIDERANDO o disposto do inciso III, do art. 8 do Estatuto do Conselho Federal de Educao Fsica; CONSIDERANDO a resoluo n 052/02 do CONFEF, que dispe sobre Normas Bsicas de Fiscalizao de Estrutura Fsica e de Equipamentos para funcionamento da Pessoa Jurdica; CONSIDERANDO o art 3 da Lei 9696/98; CONSIDERANDO a importncia da prescrio de exerccios com qualidade e segurana; CONSIDERANDO o deliberado em Reunio Plenria do dia 30 de maio de 2003; RESOLVE: Art. 1 - Estabelecer as normas de segurana para prestao de servios de exerccios e treinamento e atividade aqutica, na rea de atividade fsica, desportiva e similar, no uso de suas responsabilidades e compromisso para a sociedade no que se refere a qualidade e segurana numa sesso, aula, treinamento, atividades aquticas em estabelecimentos com piscina, tanques aquticos e similares. Das disposies gerais: Art. 2 - Em relao ao nmero mximo de alunos por profissional de Educao Fsica 1 - Crianas at 2 anos de idade. I - Um (01) cliente/aluno por profissional de Educao Fsica - aula individual. II -Quinze (15) no caso de aulas em grupo, onde cada beb dever estar com um adulto; (este adulto tem que ter uma vivncia aqutica bsica que tenha um bom equilbrio no meio lquido saiba fazer uma imerso e consiga proteger o beb no meio lquido). III - A piscina utilizada deve ter o nvel de gua no mximo de 1,30 m. 2 - Crianas de 2 anos e 1 ms a 3 anos de idade. I - Cinco (5) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica; no caso de piscinas de 1,30 m de profundidade.

II - (Quinze) 15 no caso de aulas em grupo, onde cada criana dever estar com um adulto; (este adulto tem que ter vivncia aqutica bsica) considera-se vivncia aqutica bsica a pessoa que tenha um bom equilbrio no meio lquido, saiba fazer uma imerso e consiga proteger a criana no meio lquido. III - A piscina utilizada deve ter o nvel de gua no mximo de 1,30 m. 3 - crianas de 4 a 5 anos de idade. I - Oito (8) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica. II - piscina utilizada deve ter o nvel de gua no mximo de 1,30 m. III - Em caso de uso de piscina de 1 m de profundidade, doze (12) alunos sendo necessrio haver um cuidado inicial em verificar, a capacidade da criana em retornar a posio de p em caso de uma eventual queda. IV - Caso exista a participao no trabalho de um estagirio poder-se- aumentar esse nmero de cliente/aluno para doze (12) no primeiro caso e para dezesseis (16) no segundo exemplo. 4 - Crianas de 6 a 7 anos de idade. I - Quinze (15) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica. II - piscina utilizada deve ter o nvel de gua no mximo de 1,30 m. III - Em caso de uso de piscina de 1,30 m para as crianas, 20 alunos sendo necessrio haver -um cuidado inicial em verificar, a capacidade da criana, em retornar a posio de p em caso de uma eventual queda. IV - Caso exista a participao de um estagirio, poder-se- aumentar esse nmero de cliente/aluno para vinte (20) no primeiro caso e para vinte cinco (25) no segundo exemplo. 5 - Crianas a partir de 08 anos de idade. I - Vinte (20) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica por turma. II - Piscina utilizada de ter 1,30 m a 1,40 m; III - Caso exista a participao no trabalho de um estagirio, poder-se- aumentar esse nmero de aluno/ cliente para vinte cinco (25). 6 - Adolescentes e adultos ou aulas de equipes de natao no caso das equipes competitivas em que todas as crianas j saibam nadar os 4 nados. I - Aulas de natao, vinte (20) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica.

II - Equipe, nmero mximo de 6 a 8 nadadores por raia, sendo que cada profissional de Educao Fsica ter at 6 raias sob seu controle. Caso haja um estagirio, poder-se- haver mais duas raias, (piscina de 25 m, com 1,30 m a 1,40 m para estes clientes/alunos). III - Piscina de 25 m, com profundidade acima da altura do trax dos clientes/alunos, o nmero mximo de aluno/cliente dever baixar o mximo de raias para cinco (5) sem o estagirio e seis (6) com. IV - No caso de turmas mistas nas faixas etrias que se siga as especificaes por idade na turma totalizando o mximo de vinte cinco (25) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica na hidroginstica e vinte (20) na natao.Exemplo: em uma turma de natao de crianas de 7 anos, pode haver at trs (3) clientes/alunos de faixa etria menor que sua turma no caso dos clientes/alunos j estarem em fase de aprendizado dos nados, ou seja, j terem concludo a fase das vivncias aquticas. 7 - Aulas de hidroginstica. I - Vinte cinco (25) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica. II - Piscina de 1,40 m a 1,50 m para estes clientes/alunos, dentro da rea de viso do profissional de Educao Fsica e a uma distncia mxima de 5 metros deste. III - Piscina utilizada deve estar na altura do trax do profissional de Educao Fsica. 8 - Cliente/aluno de terceira idade ou adultos e adolescentes sob orientao mdica. I - Piscina de 1,40 m a 1,50 m para o cliente/aluno com a gua no mximo na altura do trax dos participantes. II - Aulas de hidroginstica - oito (8) clientes/alunos por profissional de Educao Fsica. III - Aulas de natao para 5 alunos por profissional de Educao Fsica. 9 - Aulas para crianas especiais, deficientes fsicos e/ ou mental. I - Os clientes/alunos deficientes, devem ter um atendimento especial, ficando sua situao a ser analisada de acordo com a caracterstica de sua deficincia. Recomenda-se que este profissional tenha conhecimento bsico sobre as deficincias e suas caractersticas, se fazendo obrigatria uma ficha de Anamnese preenchida e assinada por seus responsveis, constando o telefone os mdicos que tratem o cliente/ aluno. II - Piscina com a gua batendo no trax do cliente/aluno.

III - Um (1) cliente/aluno especial por profissional de Educao Fsica, caso os mesmos no tenham auto-suficincia no meio lquido. IV - Clientes/alunos especiais que j tenham auto-suficincia no meio lquido ou j nadem, at seis (6) ou oito (8) clientes/ alunos por profissional de Educao Fsica. 10 - Auto-suficincia no meio lquido, caracteriza pelo cliente/aluno que consiga entrar e sair da piscina com pouca ajuda de outrem; consiga permanecer na piscina atravs de movimentos prprios, que o permitam respirar confortavelmente, sem a necessidade de auxlio de material ou de outra pessoa. Art. 3 - Em relao entrada de cliente/aluno novos nas turmas.O acidente se d mais facilmente se o profissional de Educao Fsica no conhece este cliente/aluno. 1 - O estabelecimento dever sempre atravs de seus profissionais de Educao Fsica realizar uma avaliao diagnstica, mediante o preenchimento de uma ficha, que ser encaminhada ao profissional de Educao Fsica desse cliente/aluno. 2 - importante a informao antecipada para o profissional de Educao Fsica sobre as caractersticas de seu cliente/aluno. 3 - Para maior segurana a gua da piscina utilizada seu nvel deve estar no mximo na altura do trax do cliente/aluno. 4 - Torna-se obrigatrio a ficha de risco cardaco para pessoas acima de 40 anos ou um laudo mdico e a ficha de anamnese adulta e infantil pra os clientes/alunos de idade abaixo de 40 anos. Art. 4 - Em relao ao espao em que se trabalha versus posicionamento do profissional de Educao Fsica. 1 - Os clientes/alunos devem estar posicionados a uma distncia segura do profissional de Educao Fsica em caso de piscinas muito longas como de 25 metros deve haver outra pessoa (guardio, estagirio) responsvel ao longo deste. I - Proximidade para socorro no mximo 6 metros. II - rea para aproximao rpida. III - Espao versus posicionamento do profissional de Educao Fsica. IV - Raia para natao. V - rea de viso. VI -Oito (8) clientes/alunos por raia para adultos ou dez (10) clientes/alunos por raia.

VII - Dez (10) para crianas a partir de sete (7), j saibam nadar. VIII - rea de Segurana. IX - Raia para hidroginstica. X - rea de viso. Rio de Janeiro, 02 de junho de 2003. Ernani Bevilaqua Contursi Presidente

You might also like