You are on page 1of 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS- CAMPUS INHUMAS PROFESSORA MS.

LETCIA MARIA DAMACENO SATELES DISCIPLINA: INGLS INSTRUMENTAL STUDENT: .............................................................................................................................

Objetivos: - Reconhecer as formas como lemos e seus objetivos; - Identificar as estratgias de leitura: skimming e scanning; - Prever palavras e expresses que podem aparecer no texto por meio do contexto detectado

INGLS INSTRUMENTAL O ingls instrumental, tambm conhecido como Ingls para Fins Especficos (que tem origem na sigla ESP- English for Specific Purposes) tem como objetivo principal capacitar o aluno a ler e compreender textos acadmicos em ingls, de uma rea particular, usando estratgias e tcnicas de leitura especficas dentro de um esquema de atividades de carter autnomo. A gramtica ensinada de maneira contextualizada, ajudando na compreenso de textos acadmicos. O vocabulrio trabalhado relaciona-se, principalmente, com a rea de estudo do aluno (BUCHHOLZ FERREIRA; ROSA, 2008). A disciplina Ingls Instrumental se baseia em mais de vinte anos de pesquisas realizadas pelo Conselho Britnico, tendo o apoio do Ministrio da Educao e a colaborao de linguistas ingleses e brasileiros de diversas reas do conhecimento. No Brasil, o ensino instrumental foi adotado quando o mundo acadmico se tornou incapaz de acompanhar o debate cientfico no resto do mundo. No final da dcada de 70, a professora Antonieta Alba Celani, da PUC de So Paulo, coordenou uma revoluo didtica que envolveu dezenas de universidades e escolas tcnicas, em que milhares de professores e alunos passaram a ensinar e aprender ingls com objetivos modestssimos, mas urgentssimos: equipar-se para encarar as situaes de sua vida profissional, como a leitura de textos e o acompanhamento de um debate. Pesquisas recentes tambm demonstram que o ensino de ingls instrumental tem apresentado excelentes resultados, uma vez que aumenta a motivao do aluno pelo aprendizado rpido e o torna auto-suficiente para o desempenho de suas funes, alm de incentiv-lo a buscar o seu prprio desenvolvimento e aperfeioamento. Esse estudo envolve estratgias de leitura, tais como: fazer previses do contedo do texto a partir da anlise de ttulos, grficos e ilustraes e do acionamento de conhecimento de mundo e conhecimento prvio do assunto pelo leitor, concentrar a ateno nas palavras cognatas e deduzir o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto, procurar informaes especficas ou fazer uma leitura rpida para verificar a idia central do texto sem se preocupar com o conhecimento isolado de cada palavra ou com vocbulos desconhecidos, etc. Portanto, no nosso curso, vamos priorizar a habilidade leitura, ou seja, nosso objetivo possibilitar que voc possa, em um curto espao de tempo, ser capaz de ler textos de diversos gneros na rea de acar e de lcool. Logo, esperamos que ao final do estudo desta apostila,

voc consiga com mais facilidade ler textos da sua rea especfica e a compreender temticas e argumentao dos autores. Assim, como um profissional da rea de acar e lcool, que trabalha com relatrios, pareceres, manuais, artigos e textos em lngua estrangeira, no lhe ser necessrio traduzir na totalidade um texto em ingls para compreender o seu contedo.

ESTRATGIAS DE LEITURA:

1 - SKIMMING A estratgia de leitura Skimming consiste na leitura rpida de um texto para se adquirir uma impresso geral sobre o assunto. O uso eficiente da estratgia Skimming o levar a decidir se o assunto do texto , ou no, relevante para o seu objetivo de leitura. Use a referida estratgia todas as vezes que tiver algo para ler.

2 - SCANNING Scanning uma estratgia de leitura que permite ao leitor localizar informaes especficas, sem recorrer leitura linear do texto. , portanto, uma leitura rpida em que os olhos do leitor percorrem o texto para descobrir aquilo que realmente lhe interessa. Aqui til voc aplicar seus conhecimentos sobre marcas tipogrficas. Marcas tipogrficas so recursos visuais empregados nos textos para chamar a ateno do leitor, tais como:

- Nmeros = l984, 8%, R$ 500,00, $100, &, 1st. - Uso de tipo especial = negrito, itlico, etc. - Smbolos = $, %, &, *, @, #, , : . - Letras Maisculas = A, P, M, F, T etc. - Diviso em pargrafos. - Ttulos, subttulos. - Grficos. - Fotografias. - Tabelas. H tambm dois facilitadores de leitura que podem auxiliar o processo de leitura de um texto. So eles:

PREDICTION - significa inferir o contedo de um texto atravs de seu conhecimento prvio sobre o tema (background) atravs do contexto semntico (palavras de um mesmo grupo, por exemplo: hospital, nurse, doctor, ambulance) contexto lingustico

(pistas gramaticais: palavras que se repetem, recorrncia de sinnimos); contexto no lingustico (gravuras, grficos, tabelas, nmeros); conhecimento sobre a estrutura do texto (layout, ttulo, subttulo, diviso de pargrafos).

KEY WORDS (plavras-chave) - se uma palavra aparece vrias vezes no texto, isso significa que ela importante para a sua compreenso. Observe a classe da palavra que se repete, isto , se verbo, adjetivo, advrbio, etc. Repetio de sinnimos tambm deve ser considerada. Lembre-se de que a repetio est chamando a ateno do leitor.

You might also like