You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS TEORIA DA DEMOCRACIA Grupo 3: Brena,

Dayane, Felippe Macedo e Polyanne. HELD, David. Modelos de Democracia. 2. Ed.Madrid: Alianza Editorial. 2002. Captulo 6 Pluralismo, Capitalismo Corporativo y Estado. Resumo do Tpico 4: Democracia, capitalismo corporativo y estado. Neste tpico, David Held discute argumentaes de Dahl acerca da democracia, do capitalismo corporativo e do Estado, sob a perspectiva neopluralista deste ltimo. Segundo Dahl, as principais ameaas liberdade no esto relacionadas ameaa de uma maioria que nivelasse as diferenas sociais e ameaasse a diversidade poltica. Mesmo assim, existem tenses entre a igualdade e a liberdade, porm a primeira no se ope segunda. O desafio mais importante para a liberdade est na desigualdade, de um tipo de liberdade: aquela para acumular recursos econmicos de forma ilimitada e para organizar a atividade econmica das empresas dirigidas por meio de hierarquia. O atual sistema de propriedade e de controle de empresas est direcionado para criar vrias formas de desigualdade, que ameaam a liberdade poltica. Neste ponto, o autor salienta que Dahl faz uma concesso s teorias de Estado de Marx no as reconhece expressamente - para concluir que o capitalismo corporativo provoca desigualdades socioeconmicas to grandes que causam severas violaes da igualdade poltica e, consequentemente, do processo democrtico. Isso confirmado quando se observa as limitaes dos governos ocidentais e das instituies estatais, que restringem sistematicamente as oposies polticas. E essas limitaes so impostas por exigncias da acumulao de capital, que se no satisfeitas, colocam em risco a estabilidade poltico-econmica: (...) En los sistemas electorales democrtico-liberales el gobierno, para permanecer en el poder, debe tomar medidas que garanticen la rentabilidad y prosperidad del sector privado: depende del proceso de acumulacin de capital que, por su propio bien, debe apoyar. (2002, p.244) Nessa perspectiva, as polticas de governo devem seguir uma agenda poltica que favorea o desenvolvimento do sistema de empresas privadas e do poder corporativo. A democracia, ento, fica imersa em um sistema socioeconmico que privilegia os grandes interesses econmicos. O autor expressa que o a teoria da democracia se defronta com um grande desafio, ainda no imaginado pelos tericos pluralistas clssicos: a grande dificuldade dos representantes polticos em seguir os desejos de um eleitorado comprometido com a reduo dos efeitos adversos causados pelo capitalismo corporativo na democracia e na igualdade poltica.

Segundo Dahl, o compromisso com a democracia, atualmente, est no reconhecimento de que o governo no pode ser pleno se no se reduzir o poder das corporaes econmicas. Isto implica reconhecer a superioridade do direito de autogoverno em relao ao direito de propriedade produtiva. O terico apresenta como soluo para esse desafio o estabelecimento de extenso sistema de cooperativas (no privadas) de propriedade e de controle de empresas. Segundo a viso dos neopluralistas, os grupos de interesse no podem se considerar necessariamente iguais, e o estado no pode se considerar como o rbitro neutro entre todos esses interesses: as corporaes econmicas exercem uma influncia desproporcional sobre o Estado e, consequentemente, sobre os resultados do regime democrtico. (p.245) Alis, os representantes polticos e os funcionrios do estado podem constituir um poderoso grupo de interesse, ou um poderoso conjunto de grupos de interesse em competncias, preocupados em reforar o estado ou garantir determinados resultados eleitorais. (p.246) Os polticos no regime democrtico no s se ocupam de satisfazer as demandas dos grupos da sociedade civil, mas tambm em desenvolver estratgias polticas para contemplar certos assuntos e grupos na agenda poltica em detrimento de outros. Estabelecem um jogo que ora mobiliza a sociedade ora desmobiliza, ora atende as demandas ora no antende. Held salienta que, mesmo reconhecendo a proeminncia dos interesses econmicos, os neopluralistas no pretendem apresentar uma viso fixa e completa das foras e relaes que sustentam a poltica democrtica contempornea. Retomam alguns princpios essenciais do pluralismo clssico, entre eles, o de que a democracia liberal gera uma variedade de grupos de presso, um conjunto de demandas sempre em mudana e amplas possibilidades polticas. Portanto, O modelo VI o pluralismo rene as posturas pluralista clssica e neopluralista. David Held conclui dizendo que, atualmente, o debate acerca dos princpios, das caractersticas, e das condies gerais da democracia est bem aberto, tanto no campo do pluralismo como no das perspectivas tericas contemporneas alternativas, em especial, as posturas neomarxistas.

You might also like