You are on page 1of 7

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR - MDIC

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO


Portaria n. 31, de 22 de janeiro de 2004.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - Inmetro, no uso de suas atribuies legais, conferidas pela Lei n 5.966, de 11 de dezembro de 1973, e tendo em vista o disposto nos artigos 3 e 5 da Lei n 9.933, de 20 de dezembro de 1999; Considerando que os veculos rodovirios automotores e rebocados s podero trafegar aps a comprovao de atendimento aos requisitos e condies de segurana estabelecidos no Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB, em seu artigo 103, e nas Resolues do Conselho Nacional de Trnsito - Contran; Considerando que Inmetro, ou entidade por ele credenciada, deve avaliar a capacitao tcnico-operacional de empresas que necessitem obter o registro do cdigo especfico de marca-modelo-verso, nos termos da Portaria Denatran n 47, de 29 de dezembro de 1998, e de empresas que necessitem obter o Certificado de Adequao Legislao de Trnsito - CAT, nos termos da Portaria Denatran n 27, de 07 de maio de 2002, resolve baixar as seguintes disposies: Art. 1 Fica estabelecido que as avaliaes das capacitaes tcnico-operacionais de empresas fabricantes, montadoras, transformadoras, ou encarroadoras (veculos e equipamentos veiculares), que no possurem capacitao laboratorial e de engenharia, executadas por entidades credenciadas pelo Inmetro, devem ser feitas de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento Tcnico da Qualidade do Inmetro Inspeo da capacitao tcnico-operacional de empresa (RTQ 28). Art. 2 O RTQ 28 encontra-se disponibilizado no site www.inmetro.gov.br ou no seguinte endereo: Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Inmetro Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade - Dipac Rua Santa Alexandrina n 416 - 8 andar - Rio Comprido 20261-232 Rio de Janeiro/RJ Art. 3 A inobservncia das prescries compreendidas na presente Portaria acarretar aos infratores a aplicao das penalidades previstas no artigo 8 da Lei n 9.933, de 20 de dezembro de 1999. Art. 4 Revogar a Portaria Inmetro n 70, de 08 de maio de 1996, e demais disposies em contrrio. Art. 4 Esta Portaria entrar em vigor a partir da data de sua publicao.

ALFREDO CARLOS ORPHO LOBO Presidente do Inmetro em Exerccio

RTQ 28 - INSPEO DA CAPACIDADE TCNICO-OPERACIONAL DE EMPRESA

SUMRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicao 3. Responsabilidade 4. Documentos Complementares 5. Siglas 6. Definies 7. Etapas do Processo de Inspeo de Empresas 8. Sanes 9. Registros 10. Anexos Anexo 1 - Informaes da Empresa Anexo 2 - Dados Tcnicos do Processo de Produo da Empresa 1. OBJETIVO Este Regulamento Tcnico estabelece o procedimento a ser utilizado por OIC na avaliao da capacitao tcnico-operacional de empresas que necessitam obter o registro do cdigo especfico de marca-modelo-verso, nos termos da Portaria Denatran n 47, de 29 de dezembro de 1998, e de empresas que necessitam obter o CAT, nos Termos da Portaria Denatran n 27, de 07 de maio de 2002. CAMPO DE APLICAO Este Regulamento Tcnico aplica-se para a concesso e manuteno do CCT do Inmetro. RESPONSABILIDADE A responsabilidade pela reviso deste Regulamento Tcnico da Dqual / Dipac. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Lei 9503/1997, de 23 de setembro de 1997 Institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro Portaria Denatran n 47, de 29 de dezembro de 1998 Portaria Denatran n 27, de 07 de maio de 2002 NIE-DQUAL-025 do Inmetro Instruo Para Preenchimento de Documentos de Inspeo Segurana Veicular NBR/ISO 1585/1996 Veculos Rodovirios Condio de Ensaio de Motores Potncia Lquida Efetiva SIGLAS Conmetro Conama Contran Ibama Inmetro Denatran Dqual Dipac CCT CAT CSV OIC Crea Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conselho Nacional do Meio Ambiente Conselho Nacional de Trnsito Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Departamento Nacional de Trnsito Diretoria da Qualidade Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade Comprovante de Capacitao Tcnica Certificado de Adequao Legislao de Trnsito Certificado de Segurana Veicular Organismo de Inspeo Credenciado Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

2. 3. 4.

5.

ART PBT CMT Renavam 6. 6.1 DEFINIES

Anotao de Responsabilidade Tcnica Peso Bruto Total Capacidade Mxima de Trao Registro Nacional de Veculos Automotores

Organismo de Inspeo Credenciado OIC Entidade nacional pblica ou privada, credenciada pelo Inmetro, autorizada a executar atividades de sua competncia pertinentes as inspees da rea da segurana veicular, a exceo daquelas referentes Metrologia Legal. Comprovante de Capacitao Tcnica CCT Documento fornecido pelo Inmetro, preenchido e emitido por OIC na rea da segurana veicular, aps a comprovao da capacidade tcnico-operacional de empresa. Certificado de Segurana Veicular CSV Documento fornecido pelo Inmetro, preenchido e emitido por OIC na rea da segurana veicular, aps a aprovao tcnica das inspees de segurana veicular. ETAPAS DO PROCESSO DE INSPEO DE EMPRESA SOLICITAO DO CCT A empresa deve solicitar formalmente ao OIC a concesso do CCT, para cada processo operacional e projeto de engenharia desenvolvido. A inspeo inicial na empresa, deve ser realizada aps a verificao da completeza e conformidade das informaes da empresa contidas no Anexo 1, e dados tcnicos relativos ao processo de produo contidos no Anexo 2 deste Regulamento Tcnico. NSPEO INICIAL DA EMPRESA VALIDAO DA DOCUMENTAO O OIC deve validar toda a documentao que comprove o atendimento das informaes e dados tcnicos solicitados nos Anexos 1 e 2 deste Regulamento Tcnico. DADOS TCNICOS O OIC deve constatar a capacidade tcnico-operacional da empresa em implementar seu processo de produo em conformidade com as informaes e dados tcnicos fornecidos. INSPEO DO PROTTIPO O OIC deve verificar a conformidade do produto desenvolvido pela empresa aos requisitos tcnicos e de segurana estabelecidos em legislao do Contran, Conama, Conmetro, Denatran, Ibama e Inmetro. CONCESSO DO CCT Comprovada a capacitao tcnico-operacional da empresa em executar os projetos de engenharia registrados na solicitao do CCT, o OIC deve preencher e emitir o CCT do Inmetro, com validade de 02 (dois) anos e do CSV do Inmetro para o prottipo inspecionado, nos termos definidos na Norma NIE-DQUAL-025 do Inmetro. O OIC deve notificar ao Denatran e ao Inmetro o cancelamento do CCT, decorrente do vencimento do seu prazo de validade, bem como determinando empresa a devoluo do mesmo. MANUTENO DA CAPACITAO TCNICO-OPERACIONAL

6.2

6.3

7. 7.1

7.2 7.2.1

7.2.2

7.3

7.4 7.4.1

7.4.2

7.5

7.5.1

A inspeo peridica da empresa para a constatao da manuteno das condies tcnicooperacionais que originaram a concesso inicial do CCT, deve ser realizada a cada 02 (dois) anos. Na inspeo peridica o OIC deve avaliar a conformidade do processo de produo da empresa ao prottipo inspecionado e aprovado inicialmente. NOVA SOLICITAO DE CCT No caso da empresa alterar qualquer condio anteriormente inspecionada e aprovada pelo OIC, esta deve formalizar nova solicitao de CCT. responsabilidade do OIC determinar quais etapas do processo de concesso devem ser implementadas, sendo obrigatria a realizao da inspeo do novo prottipo, com conseqente emisso de CSV, nos casos de alterao de qualquer etapa do processo de produo. SANES O OIC deve cancelar o CCT, notificando este ato ao Inmetro e ao Denatran, no caso de constatao de alterao em qualquer condio anteriormente inspecionada e aprovada pelo OIC, sem a devida solicitao ao mesmo. REGISTROS O OIC deve manter disponvel os seguintes registros: a) Solicitao do CCT. b) Informaes e dados tcnicos fornecidos pela empresa. c) Relatrio Tcnico das atividades desenvolvidas pelo OIC. d) Uma via do CCT concedido. e) Uma via do CSV emitido. f) Notificaes expedidas. g) Notas fiscais das prestaes de servio.

7.5.2 7.6

8.

9.

Anexo 1 - Informaes da Empresa

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) p) q) r) s) t) u) v)

Histrico. Antecedentes industriais. Produtos desenvolvidos e principais clientes. Catlogos dos produtos, se existentes. Dados cadastrais. Razo social. CNPJ. Inscrio estadual. Nmero do registro no Crea. Endereo. Municpio. UF. CEP. Telefone. Fax. Endereo eletrnico. Nome do Responsvel Legal. Cargo do Responsvel Legal. Nome do Responsvel Tcnico e n do registro no Crea. Cargo do Responsvel Tcnico. Nmero de funcionrios da empresa. Estrutura (apresentar organograma com atribuies e responsabilidades de cada setor).

Anexo 2 - Dados Tcnicos do Processo de Produo da Empresa A 2.1 Dos Recursos Humanos a) Qualificao, habilitao e funo dos funcionrios com envolvimento direto no processo de produo; b) Atribuies e responsabilidades dos funcionrios com envolvimento direto no processo de produo. Da Produo a) rea de produo (construda e total); b) Lay-out da empresa; c) Lista dos equipamentos, gabaritos, moldes, mquinas, instrumentos de medio, ferramentas utilizados no processo de produo; d) Controle da qualidade: Procedimento do controle de materiais recebidos (componentes e matriaprima); Procedimento para controle e manuteno dos equipamentos e instrumentos de medio; Procedimento do controle de processo; Procedimento de inspeo final. Do Equipamento Veicular a) Marca (nome do fabricante)/modelo/verso; b) Classificao do equipamento veicular (tabela Renavam); c) Natureza tcnica; d) Memorial descritivo; e) Descrio dos materiais; f) Dimenses exteriores (comprimento, altura, largura total); g) Caractersticas do equipamento quando incorporado veculo especificado; h) Carga til mxima, incluindo condutor e passageiros, que o veculo transporta, expressa em quilogramas para os veculos de carga, ou nmero de pessoas para os veculos de passageiros; i) Desenho do projeto com especificaes, detalhes dos componentes, suas dimenses e sua instalao no veculo; j) Lista de materiais e componentes utilizados; k) Descrio dos sistemas; l) Responsabilidade do projeto (nome, Crea, e cargo do Responsvel Tcnico com ART). Do Prottipo a) Marca/modelo/verso; b) Espcie e tipo do veculo; c) Registros fotogrficos coloridos, caracterizando integralmente o veculo (tamanho mnimo 10x15 cm); d) Nmero de eixos e rodas; e) Eixos motrizes, quantidade e localizao; f) Distncia entre eixos; g) Dimenses mximas do veculo (comprimento, largura, altura e balano traseiro); h) Altura do veculo carregado, altura em vazio e altura do ponto mais baixo em relao ao solo; i) Peso do veculo em ordem de marcha, por eixo; j) Distribuio do peso bruto, por eixo; k) Peso mximo de reboque ou semi-reboque que se pode acoplar ao veculo; l) PBT e CMT; m) Local da marcao da tara, lotao e PBT; n) Fabricante do motor; o) Localizao do motor; p) Combustvel, cilindrada e rotao mxima do motor;

A 2.2

A 2.3

A 2.4

q) r) s) t) u) v) w)

Potncia e torque mximo do motor, conforme NBR/ISO 1585; Nmero de cilindros do motor e disposio; Especificao completa do sistema de transmisso; Especificao completa do sistema de suspenso; Especificao completa do sistema de direo; Especificao completa do sistema de freios; Especificao completa do sistema de iluminao e sinalizao.

You might also like