You are on page 1of 9

INFORMTICA PARA CONCURSOS Polcia Civil/SP Escrivo (24/02/2013) Fernando Nishimura de Arago Data: 26/02/2013.

Cargo de ESCRIVO disponvel em http://www.vunesp.com.br/PCSP1204/edital_pcsp1204_7_12.pdf 5. Noes de Informtica 5.1. MS-Windows 7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos. 5.2. MS-Office 2010. 5.2.1. MS-Word 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras e numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. 5.2.2. MS-Excel 2010: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao de dados. 5.2.3. MS-PowerPoint 2010: estrutura bsica das apresentaes, conceitos de slides, anotaes, rgua, guias, cabealhos e rodaps, noes de edio e formatao de apresentaes, insero de objetos, numerao de pginas, botes de ao, animao e transio entre slides. 5.2.4. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. 5.2.5. Internet: Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impresso de pginas. Semelhante aos outros editais (Agente e Investigador), esta prova exigiu conhecimentos de Informtica bsica. Acompanhe a resoluo das questes e comentrios. Duas questes com recursos exclusivos do Windows 7 (Notas Autoadesivas e sub-pastas simbologia). Nenhuma questo de Internet, apenas webmail, que correio eletrnico via Internet. Uma questo com pegadinha de Windows 7, sobre barra de tarefas. Uma questo com pegadinha de Word 2010, sobre estilos versus efeitos, aplicvel a qualquer verso do aplicativo. A ltima questo pode ser questionada. Veja o comentrio no final. Comparativamente a prova para o cargo de Investigador, esta prova estava com grau de dificuldade fcil.
Fernando Nishimura de Arago Administrador de Redes e Instrutor de Informtica. Atua na rea de informtica desde 1992. Formado em Tcnico de Processamento de Dados, graduado em Gesto de Tecnologia da Informao, ps-graduando em Segurana da Informao, profissional 5 estrelas Microsoft e Microsoft Community Contributor. Trabalha na rea de Redes de Computadores desde 2002. Na rea de concursos pblicos desde 2010 na UNICURSOS So Jos dos Campos-SP. Endereo de e-mail = mediugorie@hotmail.com

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 1

Questes de Concursos prova preambular Verso 1


71. Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configurao padro.

Assinale a alternativa que contm somente aqueles aplicativos fixados na barra de tarefa e que no esto em uso no momento. a) Internet Explorer e Google Chrome. b) Windows Explorer e Windows Media Player. c) Windows Explorer e MS-Word. d) MS-Word e Google Chrome. e) MS-Outlook e MS-Word. 72. Considere a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configurao original, apresentada na figura a seguir.

Assinale a alternativa correta. a) As subpastas Apresentaes, Aulas, Doctos e Planilhas encontram-se no disco rgido. b) As subpastas Aulas e Planilhas no possuem arquivos. c) possvel observar que existem vrios atalhos na pasta Concursos. d) Os arquivos Matria e Notas so documentos do MS-Word. e) Concursos uma subpasta que tambm possui subpastas. 73. O MS-Windows 7, em sua verso original, possui vrios programas teis para o usurio, dentre eles as Notas Autoadesivas. Esse recurso encontrado na seguinte opo a partir do boto Iniciar: a) Windows Explorer. b) Painel de Controle. c) Acessrios. d) Computador. e) Documentos. 74. A tabela a seguir ser convertida em texto pelo MS-Word 2010, na sua configurao padro:

Na converso mencionada, ser utilizada a opo de separar texto com tabulao. Assim, assinale a alternativa com a quantidade de linhas de texto resultante.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS Pg. 2

a) 4.

b) 10.

c) 12.

d) 1.

e) 3.

75. Um usurio do MS-Word 2010, em sua configurao padro, digitou o seguinte texto em uma pgina em branco:

Assinale a alternativa que contm somente palavras com aplicao de efeitos na fonte. a) Estado e Paulo. b) Civil, Estado, So e Paulo. c) Polcia, Estado e Paulo. d) Polcia, do e de. e) Civil e So. 76. A figura a seguir exibe a janela Classificar, do MS-Excel 2010, na sua configurao padro.

Em , possvel a) escolher classificar por cones de clula. b) alterar a orientao de cima para baixo ou da esquerda para a direita. c) inverter a ordem de classificao de A a Z para Z a A. d) definir uma lista personalizada de classificao. e) escolher classificar por cor da clula ou da fonte. 77. Observe o fragmento de planilha do MS-Excel 2010, em sua configurao original, apresentado a seguir.

Ao inserirmos na clula F11 a frmula =MDIA(E12+E13*2;E12/4;E15) somada ao salrio da Scarlet, encontraremos o mesmo valor de salrio do(s) funcionrio(s) a) Monica. b) Scarlet + Jolie. c) Phoebe. d) Jolie. e) Phoebe + Monica. 78. No MS-PowerPoint 2010, em sua configurao original, o usurio incluiu um slide no tema Contedo com Legenda, conforme exibido na figura a seguir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 3

O cone denominado a) Elemento Grfico SmartArt. d) Clipe de Mdia.

b) Grfico. e) Clip-Art.

c) Imagem do Arquivo.

79. Observe as opes disponveis no grupo Desenho, do menu Pgina Inicial, do MS-PowerPoint 2010, na sua configurao padro.

Os botes de ao so encontrados em

a)

b) c)

d)

e)

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 4

80. Observe a tela de um webmail (correio eletrnico da Internet), apresentada parcialmente na figura a seguir.

correto afirmar que na caixa de entrada existem a) 10 mensagens no lidas. b) 10 mensagens no total. d) 3 mensagens no lidas. e) 4 mensagens lidas.

c) 7 mensagens no total.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 5

Gabarito comentado
71. Letra A. A questo, ao contrrio de muitas que estamos acostumados da VUNESP, perguntou o que NO est em execuo. OK... Sabemos pela imagem que o Windows Explorer est sendo executado, assim como trs janelas do Microsoft Word. Basta eliminar toda alternativa que tenha Windows Explorer e/ou Microsoft Word. Durante as aulas, pudemos conhecer a Barra de Tarefas, e tambm sabemos que o Internet Explorer executado com Win+1, o Outlook com Win+2, o Windows Explorer, alm do Win+E com o Win+3 nesta barra de tarefas, o Windows Media Player com Win+4, o Google Chrome com Win+5, e o Microsoft Word com o atalho Win+6. Os itens em execuo aparecero circundados na barra de tarefas. 72. Letra E. A letra A est errada porque o contedo apresentado no lado direito do Windows Explorer relacionado ao que est selecionado no lado esquerdo, a subpasta Concursos, dentro de _ProvasMinhas, dentro de VUNESP, dentro de Disco removvel. A letra B est errada porque a pasta Planilhas no tem arquivos, mas a pasta Aulas tem arquivos. A letra C est errada porque est no plural. S temos um atalho nesta pasta Concursos, para o arquivo do Microsoft Word, Diversos. A letra D est errada porque o Windows 7 mostra o cone do aplicativo de origem, sendo Matria do Microsoft PowerPoint e Notas do Bloco de Notas. Durante as aulas pudemos conhecer o padro da simbologia Windows 7, onde a existncia de um tringulo indica que existem subpastas naquele local (letra E, correto). Conhecemos tambm na simbologia o cone de pasta com contedo (Aulas tem contedo, mas Planilhas no tem contedo, descartando a letra B) 73. Letra C. Questo tranquila, porque foi estudada em sala de aula (questo 28 do material de Windows 7). A VUNESP apenas inverteu a resposta com o enunciado.

Algumas pessoas questionam o caminho completo para chegar no item seria boto Iniciar, Todos os programas, Acessrios, mas acredito que no seja o caso, porque a questo disse a partir do boto Iniciar e no disse no boto Iniciar.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 6

74. Letra A. Questo com os mesmos conceitos aplicados nas provas de Perito e Investigador. A converso de texto em tabela usa separadores como tabulaes, pargrafos, ponto e vrgula, ou outro definido pelo usurio. Passando de texto para tabelas, se existirem 5 linhas com 5 tabulaes, ser criada uma tabela com 30 clulas, sendo 5 linhas por 6 colunas. O contrrio na converso, de tabela para texto, poder substituir os separadores de clulas por pargrafos, tabulaes, ponto e vrgula, ou outro definido pelo usurio. Ao converter uma tabela com 4 linhas e 3 colunas, teremos um texto com 4 linhas e 2 tabulaes separando as antigas colunas. Na imagem a seguir, as marcas de formatao foram mantidas para visualizao do resultado.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 7

75. Letra E. Esta foi uma grande pegadinha da VUNESP, mas no para quem estudou Word 2010, faixa de opes Pgina Inicial. Existem textos, pargrafos e pginas. Para os textos temos estilos e efeitos que podem ser aplicados. Para os pargrafos, temos estilos que podem ser aplicados. E para as pginas temos Temas que podem ser aplicados. Desta forma, negrito, itlico e sublinhado so estilos de textos, enquanto que as demais so efeitos de textos. Veja na imagem ao lado. Desta forma, apenas Civil e So possuem efeitos de textos.

76. Letra B. Questo semelhante a questo 76 da prova de Investigador. Nesta questo perguntado o que poderamos fazer com a classificao. Podemos Diferenciar maisculas e minsculas, alm de definir a Orientao.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 8

77. Letra C. Questo que envolve princpios matemticos simples, funo bsica do Excel e lgica, com a tradio pegadinha do vezes 2 da VUNESP. Em negrito, a cada linha, o que foi calculado, passo a passo. =MDIA(E12+E13*2;E12/4;E15) + 4000 =MDIA(4000+8000*2;4000/4;12000) + 4000 Multiplicao antes da adio... =MDIA(4000+16000;4000/4;12000) + 4000 Diviso a seguir... =MDIA(4000+16000;1000;12000) + 4000 Adio a seguir... =MDIA(20000;1000;12000) + 4000 =(33000)/3 + 4000 Somar e dividir pela quantidade MDIA =11000 + 4000 15000 encontraremos o mesmo valor de salrio do(s) funcionrio(s) ??? O valor de 15000 igual ao salrio de Phoebe. 78. Letra E. O slide com contedo pode inserir uma tabela, um grfico, um smartart, uma imagem, um clipart ou um vdeo, todos elementos da faixa de opes Inserir, Ilustraes.

A questo 25 do material de PowerPoint semelhante a esta questo, e j foi aplicada pela VUNESP antes. 79. Letra D. A questo 38 do material de PowerPoint semelhante a esta questo, e j foi aplicada pela VUNESP antes. 80. Letra A. Existem 10 mensagens no lidas na Caixa de Entrada. A imagem parcial, e pode induzir o candidato ao erro. E se a caixa de entrada possuir apenas 14 mensagens? Seriam 10 mensagens no lidas e 4 mensagens lidas. Em local algum est informada a quantidade de mensagens existentes na caixa de entrada em sua totalidade.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 9

You might also like