You are on page 1of 23

Engenharia de Controle e Automao

Laboratrio Integrado VI

SUMRIO:
1. OBJETIVOS ......................................................................................... 03 2. INTRODUO TERICA .................................................................... 04 2.1 Hidrulica.......................................................................................04 2.2 Vlvulas.........................................................................................05 2.2.1 Vlvulas de controle direcional.................................................05 2.2.2 Nmero de posies.................................................................06 2.2.3 Norma para representao.......................................................06 2.2.4 Nmero de vias.........................................................................06 2.2.5 Direo do fluxo........................................................................07 2.2.6 Exemplo de posicionamento de vlvulas..................................08 2.2.7 Identificao dos orifcios da vlvula........................................08 2.2.8 Acionamentos ou comandos....................................................10 2.3 Atuador...........................................................................................16 2.3.1 Pisto Hidrulico......................................................................16 2.4 Tanques e reservatrios.................................................................18 2.4 Bombas Hidrulicas........................................................................19

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ................................................... 21

4. CONCLUSO....................................................................................... 23

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................... 24

Engenharia de Controle e Automao


1. OBJETIVOS:
Este relatrio tem como objetivo, descrever de forma simples, clara e objetiva, os procedimentos realizados em laboratrio tanto com as vlvulas nas bancadas, quanto com o simulador FluidSim, bem como abordar na introduo terica os conceitos trabalhados em sala de aula.

Engenharia de Controle e Automao


2. INTRODUO TERICA
2.1. Hidrulica Hidrulica uma palavra que vem do grego e a unio de hydor = gua, e aulos = conduo/aula/tubo , portanto, uma parte da fsica que se dedica a estudar o comportamento dos lquidos em movimento e em repouso. responsvel pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a converso de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variveis (presso, vazo, temperatura, viscosidade, etc) A hidrulica pode ser dividida em trs captulos, para efeito de estudo apenas: a hidrosttica que trata dos fluidos parados, a hidrocintica, que estuda os fluidos em movimento, levando em considerao os efeitos da velocidade e a hidrodinmica que leva em considerao as foras envolvidas no escoamento dos fluidos ( foras da gravidade, da presso, da tenso tangencial, da viscosidade, da

compressibilidade e outras ). A hidrulica pode ser tambm dividida em: terica e prtica. A hidrulica terica tambm conhecida na fsica como Mecnica dos Fluidos e a hidrulica prtica ou hidrulica aplicada , normalmente, tambm intitulada de Hidrotcnica. Dentre as aplicaes da hidrulica destacam-se as mquinas hidrulicas (bombas e turbinas), as grandes obras de saneamento, fluviais ou martimas, como as de usinas hidreltricas, como a Usina hidreltrica de Tucuru, por exemplo, diques, polderes, molhes, quebra-mares, portos, vias navegveis, emissrios submarinos, estaes de tratamento de gua e de esgotos, etc. Para estudos hidrulicos complexos de grandes obras e estruturas utilizam-se os chamados modelos fsicos e/ou matemticos em laboratrios. importante lembrar que para o processo industrial, a Hidrulica utilizada somente em situaes onde realmente necessria, pois diferente da pneumtica, este processo caro, acabando portanto, no sendo rentvel para processos onde no se exige extremo uso de carga ou presso. 3

Engenharia de Controle e Automao


2.2 Vlvulas Vlvulas so elementos de comando que regulam vazo, presso e direo do fludo. So divididos em: Direcionais; Reguladoras de fluxo; De Bloqueio; De Presso; Combinadas.

2.2.1 Vlvulas de Controle Direcional Tem por funo orientar a direo do fluxo o fludo deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto. Para um conhecimento perfeito de uma vlvula direcional, devese levar em conta os seguintes dados: Posio Inicial Nmero de Posies Nmero de Vias Tipo de Acionamento (comando) Tipo de Retorno Vazo 2.2.2 Nmero de Posies a quantidade de manobras distintas que uma vlvula direcional pode executar ou permanecer sob a ao de seu acionamento. Nestas condies, a torneira, que uma vlvula, tem duas posies: ora permite passagem de gua, ora no permite.

Engenharia de Controle e Automao


2.2.3 Norma para Representao As vlvulas direcionais so sempre representadas por um retngulo. Este retngulo dividido em quadrados. O numero de quadros representados na simbologia igual ao numero de posies da vlvula, representando a quantidade de movimentos que executa atravs de acionamento.

2.2.4 Nmero de Vias o nmero de conexes que a vlvula possui. So consideradas como vias a conexo de entrada de presso, conexes de utilizao e de escape. Para fcil compreenso do nmero de vias de uma vlvula de controle direcional podemos tambm considerar que:

2.2.5 Direo do Fluxo Nos quadros representativos das posies, encontram-se smbolos distintos: As setas indicam a interligao interna das conexes, mas no necessariamente o sentido de fluxo.

Engenharia de Controle e Automao

Passagem bloqueada

Escape no provido para conexo (no canalizado ou livre)

Escape provido para conexo (canalizado)

Uma regra prtica para a determinao do nmero de vias consiste em separar um dos quadrados (posio) e verificar quantas vezes o(s) smbolo(s) interno(s) toca(m) os lados do quadro, obtendo-se, assim, o nmero de orifcios e em correspondncia o nmero de vias. Preferencialmente, os pontos de conexo devero ser contados no quadro da posio inicial.

Engenharia de Controle e Automao


2.2.6 Exemplos de posicionamento de vlvulas

2.2.7 Identificao dos orifcios da vlvula As identificaes dos orifcios de uma vlvula, hidrulica, pneumtica, reguladores, filtros, etc., tm apresentado uma grande diversificao de indstria para indstria, sendo que cada produtor adota seu prprio mtodo, no havendo a preocupao de utilizar uma padronizao universal. Em 1976, o CETOP - Comit Europeu de Transmisso leo-Hidrulico e Pneumtica, props um mtodo universal para a identificao dos orifcios aos fabricantes deste tipo de equipamento. O cdigo, apresentado pelo CETOP, vem sendo estudado para que se torne uma norma universal atravs da Organizao Internacional de Normalizao - ISO. A finalidade do cdigo fazer com que o usurio tenha uma fcil instalao dos componentes, relacionando as marcas dos orifcios no circuito com as marcas contidas nas vlvulas, identificando claramente a funo de cada orifcio. Essa proposta numrica, conforme mostra.

Engenharia de Controle e Automao

Os orifcios so identificados como segue: N 1 - alimentao: orifcio de suprimento principal. N 2 - utilizao, sada: orifcio de aplicao em vlvulas de 2/2, 3/2 e 3/3. Ns 2 e 4 - utilizao, sada: orifcios de aplicao em vlvulas 4/2, 4/3, 5/2 e 5/3. N 3 - escape ou exausto: orifcios de liberao do ar utilizado em vlvulas 3/2, 3/3, 4/2 e 4/3. Ns 3 e 5 - escape ou exausto: orifcio de liberao do ar utilizado em vlvulas 5/2 e 5/3. Orifcio nmero 1 corresponde ao suprimento principal; 2 e 4 so aplicaes; 3 e 5 escapes. Orifcios de pilotagem so identificados da seguinte forma: 10, 12 e 14. Estas referncias baseiam-se na identificao do orifcio de alimentao 1. N 10: indica um orifcio de pilotagem que, ao ser influenciado, isola, bloqueia o orifcio de alimentao. N 12: liga a alimentao 1 com o orifcio de utilizao 2, quando ocorrer o comando. N 14: comunica a alimentao 1 com o orifcio de utilizao 4, quando ocorrer a pilotagem. 8

Engenharia de Controle e Automao


Quando a vlvula assume sua posio inicial automaticamente (retorno por mola, presso interna) no h identificao no smbolo. 2.2.8 Acionamentos ou comandos As vlvulas exigem um agente externo ou interno que desloque suas partes internas de uma posio para outra, ou seja, que altere as direes do fluxo efetue os bloqueios e liberao de escapes. Os elementos responsveis por tais alteraes so os acionamentos, que podem ser classificados em: Comando direto: assim definido quando a fora de acionamento atua diretamente sobre qualquer mecanismo que cause a inverso da vlvula. Comando indireto: assim definido quando a fora de acionamento atua sobre qualquer dispositivo intermedirio, o qual libera o comando principal que, por sua vez, responsvel pela inverso da vlvula. Estes acionamentos so tambm chamados de combinados, servo, etc. 2.2.8.1 Tipos de acionamentos e comandos Os tipos de acionamentos so diversificados e podem ser: Mecnicos - eltricos; Combinados; Estes elementos so representados por smbolos normalizados e so escolhidos conforme a necessidade da aplicao da vlvula direcional. 2.2.8.1.1 Acionamentos musculares As vlvulas dotadas deste tipo de acionamento so conhecidas como vlvulas de painel. So acionamentos que indicam um circuito, findam uma cadeia de operaes, proporcionam condies de segurana e emergncia. A mudana da vlvula realizada geralmente pelo operador do sistema. Os principais tipos de acionamentos musculares so mostrados nas figuras abaixo.

Engenharia de Controle e Automao

2.2.8.1.2 Acionamentos mecnicos Com a crescente introduo de sistemas automticos, as vlvulas acionadas por uma parte mvel da mquina adquirem uma grande importncia. O comando da vlvula conseguido atravs de um contato mecnico sobre o acionamento, colocado estrategicamente ao longo de um movimento qualquer, para permitir o desenrolar de seqncias operacionais. Comumente, as vlvulas com este tipo de acionamento recebem o nome de vlvulas fim de curso.

10

Engenharia de Controle e Automao

2.2.8.1.2.1 Posicionamento das vlvulas com acionamentos mecnicos As vlvulas devem estar situadas o mais prximo possvel ou diretamente acopladas aos equipamentos comandados (cilindros, motores, etc.), para que as tubulaes secundrias sejam bem curtas evitando, assim, perdas de presso, conferindo ao sistema um tempo de resposta reduzido. Para as vlvulas acionadas mecanicamente, indispensvel efetuar um

posicionamento adequado, garantindo um comando seguro e perfeito, mesmo depois de muito tempo. 2.2.8.1.2.2 Acionamento por pino Quando um mecanismo mvel dotado de movimento retilneo, sem possibilidades de ultrapassar um limite e ao fim do movimento deve acionar uma vlvula, o recomendado o acionamento por pino, que recebe um ataque frontal. Ao posicionar a vlvula, deve-se ter o cuidado de deixar uma folga, aps o curso de acionamento, com relao ao curso final do mecanismo, para evitar inutilizao da vlvula devido a inteis e violentas solicitaes mecnicas. Enquanto durar a ao sobre o pino, a vlvula permanece comutada (acionada). 11

Engenharia de Controle e Automao


Posicionamento do acionamento tipo pino

2.2.8.1.2.3 Acionamento por rolete Se a vlvula necessita ser acionada por um mecanismo com movimento rotativo, retilneo, com ou sem avano anterior, aconselhvel utilizar o acionamento por rolete, para evitar atritos inteis e solicitaes danosas em relao s partes da vlvula. O rolete, quando posicionado no fim de curso, funciona como pino, mas recebe ataque lateral na maioria das vezes. Numa posio intermediria, receber comando toda vez que o mecanismo em movimento passar por cima, independentemente do sentido do movimento. Posicionamento do acionamento por rolete

2.2.8.1.2 Acionamentos eltricos

A operao das vlvulas efetuada por meio de sinais eltricos, provenientes de chaves fim de curso, pressostatos, temporizadores, etc. 12

Engenharia de Controle e Automao


So de grande utilizao onde a rapidez dos sinais de comando o fator importante, quando os circuitos so complicados e as distncias so longas entre o local emissor e o receptor. 2.2.8.1.3 Acionamentos combinados comum a utilizao da prpria energia do fludo para acionar as vlvulas. Podemos comunicar o fludo de alimentao da vlvula a um acionamento auxiliar que permite a ao do mesmo sobre o comando da vlvula ou corta a comunicao, deixando-a livre para a operao de retorno. Os acionamentos tidos como combinados, so classificados tambm como servo piloto, comando prvio e indireto. Isso se fundamenta na aplicao de um acionamento (pr-comando) que comanda a vlvula principal, responsvel pela execuo da operao. Quando efetuada a alimentao da vlvula principal, a que realizar o comando dos conversores de energia, pode-se emitir ou desviar um sinal atravs de um canal interno ou conexo externa, que ficar retido, direcionando-o para efetuar o acionamento da vlvula principal, que posteriormente colocada para exausto. As vlvulas de pr-comando so geralmente eltricas (solenides), manuais (boto), mecnicas (came ou esfera). 2.2.8.1.3.1 Alguns tipos de acionamentos combinados: Solenide e piloto interno Quando o solenide energizado, o campo magntico criado desloca o induzido, liberando o piloto interno x, o qual realiza o acionamento da vlvula. Acionamento combinado - eltrico e Solenide

13

Engenharia de Controle e Automao

Idntico ao anterior, porm a presso piloto suprida externamente. A vlvula principal pode ser comandada por meio da eletricidade, a qual cria um campo magntico, causando o afastamento induzido do assento e liberando a presso x que aciona a vlvula. Pode ser acionada atravs do boto, o qual despressuriza a vlvula internamente. O acionamento por boto conjugado ao eltrico de grande importncia porque permite testar o circuito, sem necessidade de energizar o comando eltrico, permitindo continuidade de operao quando faltar energia eltrica.

Acionamento combinado - muscular ou eltrico e pneumtico

14

Engenharia de Controle e Automao


2.3 Atuador um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais ou automticos. Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumticos (pneumtica) ou cilindros hidrulicos (Hidrulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas). Tal como o nome sugere, um servomecanismo deve obedecer comandos. Sendo geralmente acoplados a um sistema conhecido como malha fechada, eles informam ao sistema de comando se a tarefa solicitada foi executada. Uma das formas de fazer isso por meio de transdutores de posio como potenciometros e encoders. Tambm so atuadores dispositivos como ps, cancelas ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo, com base em uma entrada ou critrio a ser seguido. Modificam, portanto o ambiente com aes.

2.3.1 Pisto Hidrulico Os cilindros hidrulicos obtm a energia de um fluido hidrulico pressurizado, que tipicamente algum tipo de leo. O cilindro hidrulico consiste basicamente em duas peas: um cilindro e um pisto mvel conectado a uma haste. O cilindro de conteno est fechado pelos dois extremos, em um est o fundo e no outro, a "cabea" por onde se introduz o pisto, que tem uma perfurao por onde sai a haste. O pisto divide o interior do cilindro em duas cmaras: a cmara inferior e a cmara da haste. A presso hidrulica atua no pisto para produzir

o movimento linear. A fora mxima funo da superfcie ativa do mbolo e da presso mxima admissvel, de onde:

Esta fora constante desde o incio at a finalizao do percurso. A velocidade depende do caudal de fluido e da superfcie do mbolo. Segundo a construo, o cilindro pode realizar foras de trao e/ou compresso.

15

Engenharia de Controle e Automao

Figura de um pisto hidrulico

Figura esquemtica de um pisto hidrulico

2.4 Tanques e reservatrios A funo natural de um tanque ou reservatrio hidrulico manter ou armazenar fluido de um sistema hidrulico. Ele armazena um lquido que no est sendo usado em um sistema hidrulico. O mesmo tambm permite a extrao dos gases e detritos do lquido. Um reservatrio construdo adequadamente deve ser capaz de dissipar o calor do leo, retirar o ar e remover os contaminantes encontrados no fludo. Os tanques de armazenamento variam em tamanho de pequenos tanques de ao estampado de construo de grandes unidades fabricadas em ferro 16

Engenharia de Controle e Automao


fundido. Grandes tanques devem ser lixados aps todas as soldas concludas e, em seguida, lavados e limpos com vapor. Isto remove os restos de solda que permanecem. A superfcie interna deve ento ser selada com uma tinta compatvel com fluido hidrulico. Um esmalte vermelho motor adequado para leos de petrleo para selar toda a sujeira residual no removida por lavagem e limpeza vapor. Em hidrulica industrial, onde no h problemas de espao, e pode ser considerado para obter um bom projeto, tanques de gua consistem em quatro paredes (geralmente de ao), um fundo gradiente com uma tampa plana, com uma placa de montagem, quatro pernas, linhas de suco, retorno e drenagem, dreno, indicador de nvel de leo, plug de enchimento e respirao, uma tampa de registro de limpeza e um anteparo ou anteparo. Alm de funcionar como um recipiente de fluido, um tanque tambm serve para esfriar o lquido, filtrar os poluentes, e encaminhar para fora do recipiente o ar aprisionado. Abaixo a figura de um esquema interno de um tanque hidrulico bsico:

2.5 Bombas Hidrulicas As bombas hidrulicas de alta presso para utilizao em sistemas hidrulicos oleodinmicos dividem-se nos seguintes tipos: Bomba hidrulica de engrenagem: As bombas hidrulicas de engrenagem so as mais econmicas, e servem para todas as aplicaes de uso intermitente em presses medianas (at 170 BAR ou 17

Engenharia de Controle e Automao


2500 PSI), e portanto so largamente utilizadas em tratores, mquinas e implementos agrcolas, maquinas para construo civil, e outros tipos de mquinas sobre rodas ou esteiras.

Bomba hidrulica de pistes axiais: As bombas hidrulicas de pistes axiais so bombas de altssimo rendimento, podendo operar com presses muito altas (at 420 BAR ou 6000 PSI). Aplicadas tanto em mquinas industriais tais como prensas, e mquinas rodovirias tais como tratores, escavadeiras rolos compactadores, betoneiras e etc.

Bombas hidrulicas de Palheta As bombas hidrulicas de palheta so mais sofisticadas do que as bombas hidrulicas de engrenagem, e, portanto so mais durveis e silenciosas. Por esse motivo as bombas hidrulicas de palhetas so a melhor opo para aplicao em mquinas industriais que operam em regime contnuo e ambientes fechados, funcionando com alta presso (at 210 BAR ou 3000 PSI). Mquinas de usinagem, injetoras de plstico e semelhantes so exemplos de aplicaes para as bombas hidrulicas de palhetas. Abaixo o esquema interno de uma bomba hidrulica:

18

Engenharia de Controle e Automao

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
Em laboratrio, duas aulas foram reservadas para que pudssemos observar o funcionamento do circuito hidrulico. Uma foi feita em uma das bancadas, onde montamos dois circuitos hidrulicos: A seguir o esquema de um sistema nico montado em bancada, com o pisto como atuador

A seguir o esquema do segundo sistema montado em bancada, desta vez com o atuador rotacional

19

Engenharia de Controle e Automao

A segunda aula para verificao dos circuitos hidrulicos, fizemos as simulaes dos circuitos no software Fluidsim. A seguir a simulao de um sistema nico:

A seguir, um esquema de um sistema rotativo, onde o atuador um eixo que gira:

20

Engenharia de Controle e Automao

A seguir, um esquema de um sistema contnuo:

21

Engenharia de Controle e Automao

4. CONCLUSO
Conclumos que comandos hidrulicos e pneumticos, so sistemas de controle de fora e movimento, modernos e de alta tecnologia, utilizados para gerao das foras que movimentam as mquinas, . A Hidrulica e a Pneumtica sobressaem-se dos demais sistemas de gerao de energia, pela sua simplicidade, facilidade de manuteno, conforto e segurana que proporciona. As vlvulas direcionais hidrulicas so, portanto os componentes dos circuitos hidrulicos que recebem nossos comandos, comandos do computador ou comandos do CLP, para acionar com isso os elementos de trabalho (atuadores). atravs delas que damos partida nos atuadores e so elas que determinam o tempo que os atuadores permanecero acionados. Entendemos que a hidrulica e a pneumtica, esto presentes no nosso cotidiano, desde os robs industriais, o freio dos carros e avies, os guindastes e retroescavadeiras so alguns exemplos de mecanismos que usam a fora pneumticohidrulico para movimentar e realizar tarefas totalmente automticas, de acordo com a programao dos computadores.

22

Engenharia de Controle e Automao

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
LIVROS E / OU DISSERTAES:

Livro - Manual de Hidrulica - Miguel Fernandez y Fernandez

APOSTILAS E / OU JORNAIS:

SENAI, Hidrulica - Teoria, 2007.

23

You might also like