You are on page 1of 11

POR QUE UNS E NO TODOS?

O PAPEL DO MRITO NA MANUTENO DA


LGICA HEGEMNICA

Andrea M. O. Estrella Anacleto1 Andrea Mendes da Conceio2 Gabriel Rodrigues Daumas Marques3 Ian A. de Andrade Nascimento4 Ionara Gomes Tauc5 Joo Paulo Arajo da Silva6 Suzana Maria de Oliveira7 Viviane Silva Santos8 Coordenao Mnica Pinheiro Fernandes9

No existe imunidade contra a ao sutil da ideologia: ela pode se manifestar tanto na percepo sensvel como na anlise e na reflexo; pode aparecer tanto na pretenso universalidade como na resignao particularidade. (Leandro Konder, 2002 )

Este artigo fruto de uma construo coletiva a partir de discusses do Grupo Temtico As prticas pedaggicas e a lgica meritocrtica na universidade, do Projeto Conexes de Saberes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por estudantes universitrios de origem popular. O que nos motivou a escrev-lo foi a inquietao a respeito das desigualdades geradas pelo sistema capitalista na sociedade e que se refletem no acesso educao na maioria da populao brasileira. Uma anlise terica da lgica meritocrtica no ensino superior ganha lugar na atual conjuntura poltica, em que a discusso acerca da democratizao do ensino superior algo muito presente. Em tempos em que se desenvolvem polticas que visam tal democratizao, cabe indagar se o que se combate so os fatores que geram uma desigualdade de acesso ou suas conseqncias. Esta a realidade com a qual nos deparamos constantemente no ambiente universitrio, e a partir das experincias pessoais nos propusemos a (re)elabor-lo conceitualmente. Para isso, fez-se necessrio um mergulho na literatura cientfica sempre seguido de debate no Grupo de

1 2

Graduanda do 8 perodo de Letras: Portugus Francs (FL/UFRJ). deiaestrellinha@yahoo.com.br Graduanda do 8 de Letras: Portugus Literaturas (FL/UFRJ). mencom@bol.com.br 3 Licenciando do 7 perodo de Educao Fsica (EEFD/UFRJ). gdrmarques@yahoo.com.br 4 Licenciando do 8 perodo de Educao Fsica (EEFD/UFRJ). ian_meef@yahoo.com.br 5 Graduanda do 3 perodo de Letras: Portugus Grego (FL/UFRJ). nara.tauca@bol.com.br 6 Graduando 6 perodo de Histria (IFCS/UFRJ). jompa288@yahoo.com.br 7 Graduanda do 8 de Letras: Portugus Literaturas (FL/UFRJ). suzannaoli@yahoo.com.br 8 Graduanda do 7 perodo de Direito (FND/UFRJ). vinha_ufrj@yahoo.com.br 9 Mestre em Educao, Coordenadora do Grupo Temtico As prticas pedaggicas e a lgica meritocrtica na universidade, na UFRJ. monicapinheiro@uol.com.br

Estudo que nos suscitou uma (re)leitura do que se entende por sociedade e do papel da educao, em especial do ensino superior, no que diz respeito formao do sujeito. Partindo do pressuposto de que, ao entender que o conceito de mrito condio essencial para que a instituio escolar liberal se mantenha hegemnica, fez-se necessrio aproximarmo-nos dos conceitos de homem, de trabalho e de educao, a fim de melhor entendermos a lgica meritocrtica a partir da perspectiva dessa corrente. Portanto, este artigo tem como objetivo central discutir, em uma perspectiva histrica, as relaes entre as prticas pedaggicas e a lgica meritocrtica na universidade brasileira. Entendemos que o conceito de mrito bastante amplo. Reconhecemos que em todo trabalho h marcas do mrito que remete ao esforo e dedicao de cada indivduo para a execuo de determinadas atividades. Entretanto, optamos, neste artigo, como recorte de nossas discusses, por focalizar, especialmente, a questo da prtica meritocrtica como forma de excluso. Para a construo da argumentao crtica deste artigo, utilizamo-nos como referencial terico as contribuies dos campos da educao, da sociologia e da filosofia, enfatizando, sempre que possvel, o materialismo histrico. O artigo est organizado em trs subsees. A primeira apresenta os conceitos de linguagem, de homem e de trabalho, para entender as relaes meritocrticas aprofundadas na segunda seo. Esta apresenta e faz a crtica ao liberalismo10, alm de discutir as relaes entre neoliberalismo e as prticas meritocrticas no ensino superior e a terceira encaminha para a concluso de que as prticas pedaggicas esto diretamente ligadas aos projetos de sociedade.

1. Para entender mrito: homem, linguagem e educao. Pensar o ser humano na sociedade focaliz-lo por uma perspectiva histrica e social especfica, tendo em vista uma realidade em transformao e no compreendida de forma idealizada ou abstrata. Bernard Lahire (2002), para acentuar os diversos papis do homem na sociedade, considera-o um ator plural [e um] produto da experincia - amide precoce de socializao em contextos sociais mltiplos e heterogneos . Maria Slvia Martins (2004), numa perspectiva marxista, afirma que os indivduos esto em constante relao com o mundo em um movimento dialtico de mudanas e transformaes.

Doutrina que tomou para si a defesa e a realizao da liberdade no campo poltico. Nasceu e afirmou-se na idade moderna e pode ser dividida em duas fases: primeira metade do sc.XVIII, caracterizada pelo individualismo; segunda do sc. XIX caracterizada pelo estadismo.

10

atravs das relaes sociais e do contato direto com o outro que o indivduo produz linguagem que representa tanto os objetos quanto seu processo de trabalho. Nesse sentido, a linguagem no apenas uma forma de atividade, mas um instrumento que possibilita o conhecimento da realidade, atravs dos processos histricos e dos fatores de humanizao e alienao. Sendo assim, a epistemologia marxista oferece um instrumental para pensar no s a realidade, mas tambm a sua fabricao. Ainda nesse enfoque, a conscincia individual um produto de atividade dentro do mundo objetivo, atividade mediada pelo contato com outras pessoas. (Martins, 2004). Tendo em vista a relao entre homem e trabalho possvel compreender a funo da educao ao longo de sua existncia. O homem tem necessidade de transformar a natureza para garantir seu sustento e neste relacionamento, o trabalho o que garante sua existncia real. Ricardo Antunes (2000) contribui para a discusso acerca do mundo do trabalho. Entendemos o mesmo enquanto categoria fundante do ser social, sendo a funo essencial do ser humano. atravs do trabalho que, simultaneamente, so alterados a natureza e o prprio ser que trabalha. Para ratificar o entendimento que trazemos sobre tal conceito, Srgio Lessa (2005) nos oferece uma sntese que aborda a questo scio-histrica:
Uma das principais dificuldades ao examinar o trabalho reside no fato de ser ele sntese entre a natureza e o ser social. Enquanto tal, o trabalho uma categoria nica: apenas ele opera esta fuso peculiar das relaes e entes qumicos, fsicos e biolgicos da natureza com as relaes e objetos exclusivamente sociais (as idias, as relaes sociais, os objetos criados pelo homem). Essa caracterstica, digamos assim, fronteiria entre a natureza e os homens, de uma categoria que exclusivamente social, fonte de algumas das maiores dificuldades para apreend-la teoricamente. (Lessa, 2005:49)

A partir da defesa conceitual da categoria trabalho, entendida por ns como o contedo da essncia humana, apoiamos-nos em Dermeval Saviani para afirmar que :
pelo trabalho que os homens produzem a si mesmos, uma vez que este o conceitua como uma atividade exclusiva do homem e como a produo do prprio ser. Logo o que o homem , o pelo trabalho. (Saviani, 2005:225).

A sociedade capitalista possui como uma de suas caractersticas o trabalho alienado. Este possui duas vertentes: a primeira a subjetiva, na qual o homem no se v como sujeito produtor; a segunda a objetiva, na qual (...) o trabalho alienado, ao mesmo tempo em que produz mercadorias, produz tambm o operrio como mercadorias (Saviani, 2004:34). Entretanto, neste estudo, pensamos o homem no apenas como um mero produtor de mercadorias, mas tambm como um sujeito transformador. Muitas vezes ele no visto como um ser concreto, pensante, mas como um sujeito emprico que vem a ser:

(...) aquilo que cai sob o campo de nossa percepo sensvel; o aparente, aquilo que aparece diante de ns. , portanto, de certo modo, uma abstrao, pois nossa percepo sensvel no alcana as mltiplas conexes e relaes que o configuram. Em contrapartida, como assinala Marx (1973, p.229) no Mtodo da economia poltica, o concreto concreto por ser a sntese de mltiplas determinaes, logo, unidade da diversidade. (Idem, 2003:44).

Desta forma, os processos de construo de identidade e de conscincia esto ligados s condies scio-histricas, significando que:
o indivduo s pode se tornar um homem se assimilar e incorporar sua prpria vida, sua prpria atividade, as foras, formas de comportamento e idias que foram criadas pelos indivduos que precederam e que vivem ao seu redor. (Ibidem, 41)

O indivduo vai construindo-se crtica e reflexivamente e as instituies de ensino so fundamentais no processo de construo dessa conscincia. Como afirma Saviani:
o trabalho educativo o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens (Saviani, 2004:13).

Ensino superior e bolsa de valores: qualquer semelhana mera coincidncia?

A partir do sculo XVIII, a sociedade passou por considerveis mudanas, seja a nveis organizacional ou ideolgico. Com a ascenso da burguesia ao poder, as relaes sociais e econmicas sofreram grandes transformaes. Dentre elas a acumulao de capital passou a ser uma realidade para a burguesia a partir da explorao de novos continentes e do avano dos conhecimentos cientficos. O desenvolvimento destes fatores causou a necessidade de formao de fora de trabalho para atender s novas demandas de produo da fbrica. Na tica burguesa, a educao deveria ser implementada pelo Estado, ainda que homeopaticamente. Dermeval Saviani (2003), aponta a influncia dessa abordagem na

construo do sistema educacional brasileiro ao comentar sobre a dualidade da educao brasileira: a elite aprende a ter poder de reflexo e crtica para a defesa de seus interesses, enquanto que a classe popular aprende tcnicas de trabalho e mantm-se como mo-de-obra dessa elite. De acordo com Moacir Gadotti,
O ensino burgus necessariamente elitista, discriminador. Para que os filhos das classes dominantes possam estudar preciso reprovar todos os outros.. A chamada evaso escolar nada mais do que a garantia para as classes dominantes de que continuaro a se apoderar do monoplio da educao. A

escola capitalista essencialmente divisionista, reprodutora e conspiradora. (1990:56)

Sendo assim, a educao foi grande aliada do desenvolvimento do capitalismo e de todas as mudanas que este sofreu. E sem dvidas o neoliberalismo tem sido um dos promotores das modificaes ao ajustamento da educao aos preceitos do capital. Ao situar o iderio da globalizao e da modernidade competitiva, que levam ao campo pedaggico noes de competncias, qualidade total e empregabilidade, Gaudncio Frigotto (2001) enfatiza algumas das posturas ps-modernas como cmplices dessa situao. Alm

disso, de maneira lgica, se contrape idia de que o materialismo histrico encontra-se ultrapassado: este referencial, que se estrutura como crtica radical ao capitalismo, s pode, portanto, efetivamente acabar quando as relaes capitalistas forem superadas. No mbito do ensino superior, a hegemonia da lgica neoliberal implicou na reduo do financiamento da produo de conhecimento pelo Estado e conseqente visualizao do capital privado como recurso para possibilitar a subsistncia da produo cientfica. Todavia, esse financiamento bastante perigoso, pois, fica a investigao cientfica e a divulgao de seus resultados condicionados origem do capital. Alm disso, a produo do conhecimento fica voltada a atender os interesses do mercado. Judith Naidorf (2005) apresenta que essa vinculao da educao ao mercado uma orientao dos organismos internacionais. Em suas palavras,
O Departamento de Educao e Poltica Social do Banco Mundial tem sugerido proporcionar incentivos para que as instituies pblicas diversifiquem as fontes de financiamento (Banco Mundial, 1995). Dessa maneira, se estabelece desde os organismos internacionais de crdito que o programa de reforma deve estar orientado ao mercado, do qual se recebem ordens que indicam onde est o valor e quais so as vantagens (Banco Mundial/UNESCO: 200). As recomendaes de reforma se orientaram at as solues inspiradas nos princpios do mercado, em particular a privatizao e a descentralizao das funes pblicas. (2005:113) 11

Essa vinculao da produo do conhecimento tende a gerar uma privatizao do saber pblico, onde h primazia do interesse privado e as regras da empresa so levadas para a esfera da educao, transformando o ensino superior em uma verdadeira mercadoria. Isso tende a acarretar uma transformao ideolgica e interpretativa do trip que caracteriza a universidade: pesquisa, ensino e extenso. No que diz respeito ao ensino, apoiamo-nos em Mario Manacorda (1996) para entender a construo da formao humana do estudante universitrio. Segundo o autor, o marxismo
11

Original em espanhol. Traduo livre do grupo.

no rejeita, mas assume todas as conquistas ideais e prticas no campo da instruo [pela] burguesia". (1996: 296) Na concepo de Marx, a unio instruo-trabalho tem por principal objetivo a formao integral do homem. Entretanto, esta no a realidade dos universitrios. Observamos que o liberalismo tem como um de seus elementos centrais a valorizao do individualismo. Como cada indivduo comeou a aproveitar sua maneira, a liberdade, dentro de uma sociedade supostamente igualitria, as desigualdades no tardaram a aparecer. A educao no est alheia a essa lgica. Dessa maneira, O mrito evidencia-se, nesse contexto, como um eficiente mecanismo de excluso social na instituio de ensino. A universidade pblica brasileira, est sustentada pelos princpios de liberdade e igualdade que se encaixam perfeitamente na base da lgica meritocrtica. Se cada um responsvel por sua condio social, como aponta o capitalismo, invocando a individualidade, aqueles que se mantiveram fora da universidade so os responsveis por essa situao, pois, no se esforaram o bastante. Porm, essa lgica ignora que anterior a essas relaes estabelecidas quando da realizao do vestibular, o que temos uma situao de desigualdade, fruto deste sistema. Essa responsabilizao do indivduo est descrita por Daniela Valentim, ao citar Lvia Barbosa.
A questo do mrito, na perspectiva liberal, pe sobre os indivduos a responsabilidade exclusiva pelos resultados de suas vidas, ignorando quaisquer outras variveis, de modo que, o sucesso ou o fracasso dos indivduos so diretamente proporcionais aos talentos, s habilidades e ao esforo de cada um, independentemente do contexto histrico, social, econmico e cultural desses prprios indivduos. A defesa do mrito individual assim descrito, evidencia a disseminao da ideologia liberal e neoliberal que combate o Estado promotor de polticas pblicas, aquele que tem como atribuio a responsabilidade coletiva pelos destinos dos menos favorecidos. Essa a ideologia que reafirma o desempenho individual como critrio nico, legtimo e desejvel de ordenao social das sociedades modernas. (Valentim, apud Barbosa ,2006: 11)

Ao tratar os diferentes como iguais, a universidade no reconhece a pluralidade cultural da populao, negando, especialmente, os diversos saberes e conhecimentos da classe popular, priorizando, assim, em seu currculo, os conhecimentos que atendem aos interesses do poder hegemnico. Acreditamos, entretanto, que cabe s instituies de ensino no apenas a funo de transmitir ou produzir conhecimentos, mas criar mecanismos de ensino que levem em conta a cultura e as experincias do sujeito. Com efeito, as contribuies contra hegemnicas de Henry Giroux (1999), ao problematizar a discusso acerca do currculo, enfatizam uma pedagogia de fronteira que possibilite a criao de novos cdigos culturais e novas linguagens, ao mesmo tempo, que

desafie os j existentes, criando uma nova possibilidade de leitura e aprendizagem para os alunos. Para esse autor (...) isso significa educar os alunos para ler esses cdigos de uma maneira histrica e crtica e, ao mesmo tempo, aprender os limites desses cdigos incluindo os utilizados por eles para construir suas prprias narrativas e histrias (...). A pedagogia de fronteira descentraliza enquanto remapeia. (Giroux 1999:42). As noes presentes na lgica meritocrtica, advindas do sistema capitalista, vo ao encontro de um importante princpio do mercado, qual seja a liberdade de contratar. Essa liberdade contratual em nada difere do que ocorre no vestibular. A vaga para o acesso ao ensino superior corresponde mercadoria oferecida pelo sistema, e a compra quem realiza a melhor oferta, qual seja obter uma pontuao maior no vestibular. Esquece que o direito educao, garantido constitucionalmente, no oferecido como deveria. Se no bastasse o problema da educao servir reproduo dos valores dominantes, a maioria da populao est submetida ao ensino pblico a servio da manuteno ideolgica hegemnica. A lgica meritocrtica est inserida tanto no acesso como na permanncia. As prticas pedaggicas presentes no ensino superior veiculam valores inerentes lgica do capital, que difundem a idia de competio ao exaltar, dentre outras coisas, o coeficiente de rendimento e ttulos de dignidade acadmica12 presente em muitas universidades, alm de apresentarem a educao superior como mero degrau para o ingresso no mercado de trabalho. Assim como o ensino, a pesquisa tambm sofre com as prticas do iderio neoliberal. As pesquisas na universidade, em especial nas cincias sociais e humanas, vm sendo desvalorizadas e consequentemente, os investimentos so reduzidos, minimizando o desenvolvimento da produo intelectual em seu campo. Esse descrdito por qual passa a teoria social est descrito no seguinte fragmento:
A deplorvel gravitao que adquiriu o artificial pratiquismo exigido pelas mais importantes fontes de financiamento, o que desnaturaliza por completo o trabalho dos cientistas sociais, transformados em incompetentes social workers supostamente a cargo dos setores mais vulnerveis explorados de nossas sociedades. (Boron, 2001: 359)

Do trip universitrio, o que tende a sofrer mais as conseqncias da lgica neoliberal a extenso. Com a universidade submetida a interesses pessoais ou de grupos, a extenso

12

No caso da UFRJ, a dignidade acadmica concedida a estudantes que integralizam seus cursos no tempo mnimo. So respeitados trs degraus de conhecimento de diploma: os graduados que obtm coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 9,5 recebem o grau Summa Cum Laude; igual ou maior que 9,0, Magna Cum Laude; e igual ou maior que 8,0, Cum Laude.

universitria perder seu propsito de fazer ponte entre o conhecimento acadmico e as culturas de fora do espao universitrio. Est bem delineado o carter comercial que ter a universidade, caso isto se concretize, o que no est muito distante da realidade, como nos apresenta Judith Naidorf.
Nos pases industrializados e recentemente tambm na Amrica Latina, se foi redefinindo a tradicional funo da extenso universitria, adquirindo maior relevncia a transferncia daqueles conhecimentos de utilidade para o desenvolvimento econmico e tecnolgico do pas e que, simultaneamente, puderam proporcionar um benefcio econmico para a universidade.. (Naidorf apud Garca de Fanelli, 2005:121)13

Com essas mudanas, a universidade corre o risco de perder grande parte de suas caractersticas j que, alm de subverter sua lgica, estaria comprometendo-se com uma excluso ainda maior de grande parte da populao. O gabarito necessrio para se estar entre a elite intelectual formada por esse modelo mercantilista ser delineado pelo interesse e alinhamento ao processo e as suas teorias, que passariam a verter a formao. Acreditar religiosamente no conhecimento voltado para a produo empresarial e viver culturalmente os produtos que resultariam dessas pesquisas sero pr-requisitos para a intelectualidade. Estando o ensino superior impregnado de valores mercadolgicos, ele se torna um campo de atrao de investimentos dos setores privados a fim de satisfazer o lucro, garantir uma melhor produtividade e eficincia e promover a capacitao dos universitrios que, futuramente, perpetuaro esses valores, assumindo-os como seus. Se na Bolsa de Valores, investe-se onde h possibilidade de maior rentabilidade, aqui a lgica no diferente.

Retirando a educao das vitrines e prateleiras A mercantilizao do ensino tambm est presente nas demais etapas educacionais. Talvez no seja exagerado afirmar que ela tem estado presente em todas elas. Essa afirmao possvel devido ao modelo de educao oferecido nas escolas que est intrinsecamente ligado ao seu papel no sistema capitalista, qual seja a reproduo de determinados valores, os quais operam a partir do referencial da minoria detentora do poder. Mais grave que reproduzir valores, a universidade funciona como mecanismo de internalizao dessas ideologias, como bem apresenta Istvn Mszros, dizendo tratar-se a educao

13

Original em espanhol. Traduo livre do grupo.

de uma questo de internalizao pelos indivduos da legitimidade da posio que lhes foi atribuda na hierarquia social, juntamente com suas expectativas adequadas e as formas de conduta certas, mais ou menos explicitamente estipuladas nesse terreno. (2005: 44)

Consideraes finais

Para iniciarmos a concluso do artigo, retomamos o conceito de omnilateralidade de Marx, que se ope a fragmentao do conhecimento que exalta a especializao e a profissionalizao que a classe dominante reserva classe trabalhadora. A partir dessa perspectiva, a educao forma sujeitos capacitados para exercer uma atividade profissional dentro do mercado capitalista. No h uma preocupao com a formao plena do sujeito. Desta maneira, para que a educao forme o sujeito de forma integral, ou seja, fsica, mental e tecnicamente, preciso a superao do sistema capitalista e a construo de um novo projeto de sociedade.
A omnilateralidade , pois, o chegar histrico do homem a uma totalidade de capacidades e, ao mesmo tempo, a uma totalidade de capacidade de consumo e gozo, em que se deve considerar, sobretudo, o usufruir dos bens espirituais, alm dos materiais de que o trabalhador tem estado excludo em conseqncia da diviso do trabalho. (Gadotti apud Manacorda, 1990: 58)

A educao capaz de contribuir para emancipao e superao da sociedade capitalista, desde que entendida e veiculada a partir de uma perspectiva crtica, que como aponta Henry Giroux, permita aos alunos questionarem e debaterem o que lhes apresentado, assumindo uma posio de acordo com suas convices. a idia de politizao da educao. Por isso, (...), importantes realidades sociais e polticas estariam engajadas no currculo da escola- em vez de excludas dele ... (Giroux,1999) . De acordo com Giroux, as escolas precisam ser vistas como esferas pblicas democrticas, mas para isso necessrio que estabeleamos um elo entre educao e a reconstruo da vida pblica, aproximando a linguagem democrtica da linguagem da educao. A linguagem um instrumento fundamental na produo do significado e de identidades sociais, alm de condio constitutiva para as aes humanas, uma vez que atravs dela que os seres humanos constroem suas percepes poltica, tica, econmica ou social. Falamos da superao da sociedade capitalista porque impossvel pensar na reestruturao da educao sem romper com a lgica do capital. Sem essa ruptura cairemos nas prticas reformistas que tentam desviar a ateno das determinaes sistmicas - que no final das contas definem o carter de todas as questes vitais para discusses mais ou menos

aleatrias sobre efeitos especficos enquanto se deixa a sua incorrigvel base causal no s incontestavelmente permanente como tambm omissa (Mszros, 2005: 63-64). A lgica meritocrtica funciona como um eficiente instrumento do capitalismo para perpetuar as desigualdades sociais, uma vez que exalta o individualismo e esconde os problemas que so inerentes e essenciais para a manuteno de dado sistema. Ser com a ruptura das correntes que aprisionam a educao e a impedem de realizar o importante papel de revelar ao homem a lgica do sistema do qual faz parte, que aquela poder promover a emancipao do homem para transformar a sociedade na qual est inserido. Cumpre salientar que no depositamos na educao toda a responsabilidade de promover a transformao da sociedade na qual estamos inseridos, mas no podemos deixar de reconhecer que ela um dos importantes mecanismos para alcanar essa finalidade. A educao um dos mecanismos sociais capazes de gerar a ruptura com padres capitalistas e promover a automudana consciente dos indivduos chamados a concretizar a criao de uma ordem social metablica radicalmente diferente (Mszros, 2005). A construo de uma sociedade mais justa depende muito de uma formao no campo da educao, que contribua para diminuio das desigualdades sociais e possibilite a democratizao do ensino pblico atravs da igualdade14e no acesso s universidades pblicas, alm da promoo de uma nova forma de ensino, onde o conhecimento intelectual esteja unido com o conhecimento prtico e a troca de conhecimentos e experincias entre professor e aluno. Sendo assim, o presente artigo apresentou uma reflexo acerca da relao entre as prticas pedaggicas universitrias e a lgica meritocrtica apontando que as relaes pedaggicas so resultados das concepes de sociedade que permeiam o projeto de sociedade subjacente ao trabalho docente. No h prtica pedaggica dissociada de prticas polticas, como Paulo Freire (2003) nos sinaliza h meio sculo. Podemos ento depreender que uma das possibilidades de resposta para a indagao do ttulo do artigo que a lgica meritocrtica nas prticas pedaggicas no ensino superior justifica-se porque est intrinsecamente arraigada a concepo liberal conservadora que ainda permeia a nossa sociedade. Portanto, para que a lgica meritocrtica desloque-se do eixo da excluso para o da incluso faz-se urgente a crescente e contnua reviso do atual projeto de sociedade brasileira.
14

Fazemos referncia igualdade material, no igualdade formal derivada dos preceitos jurdicos e sobre a qual se assenta a teoria liberal para justificar o carter individualista que permeia a sociedade capitalista. A igualdade material aquela que se evidencia a partir de condies reais. No basta um sistema de garantia para que todos sejam iguais. preciso que a igualdade seja implementada a partir de critrios materiais que sejam capazes de combater as desigualdades geradas por citado sistema.

10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmao e a negao do trabalho.
Campinas: Boitempo, 2000.
BORON, Atlio. A Coruja de minerva: mercado contra democracia no capitalismo
contemporneo. Petrpolis: Vozes, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2003. FRIGOTTO, Gaudncio. A crise do capital e a crise tico-poltica: globalizao e excluso social. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (org.). Teoria e educao no labirinto do capital. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2001. GADOTTI, Moacir. Concepo dialtica da educao: um estudo introdutrio. 7 ed. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. GIROUX, Henry A. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1999. KONDER, Leandro. A questo da ideologia. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. LAHIRE, Bernard. Homem Plural: os determinantes da ao. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. LESSA, Srgio. Para alm de Marx? : crtica da teoria do trabalho imaterial. So Paulo: Xam, 2005. LOMBARDI, Jos Claudinei. Educao, ensino e formao profissional em Marx e Engels. In: LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D. Marxismo e educao. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005. MANACORDA, Mario. Histria da educao: da antiguidade aos nossos dias. 5 ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARTINS, Maria Slvia Cintra. O fetichismo do indivduo e da linguagem no enfoque da psicolingstica. In: DUARTE, Newton. Crtica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. MARX, Karl; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. So Paulo: Global, 1987. MSZROS, Istvn. A Educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. NAIDORF, Judith. La privatizacion del conocimiento pblico en universidades pblicas, IN: LEVY, Betina e GENTILI, Pablo. Espacio pblico y privatizacion del conocimiento: estdios sobre polticas universitrias en Amrica Latina. Buenos Aires: Clacso Libros, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 8 ed. So Paulo: Cortez, 2001. ______ . A universidade no sculo XXI: para uma reforma democrtica e emancipatria da Universidade. So Paulo: Cortez, 2004. SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade intersubjetividade. In: DUARTE, Newton. Crtica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. ______ . Educao socialista, pedagogia histrico-crtica e os desafios da sociedade de classes. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, Jos Claudinei (Org.) Marxismo e educao: debates contemporneos. Campinas, SP: Cortez: Autores Associados, 2005. VALENTIM, Daniela Frida Drelich. A experincia das aes afirmativas na UERJ: problematizando a questo do mrito. Artigo apresentado no XIII ENDIPE/2006.

11

You might also like