You are on page 1of 11

1 OBJETIVOS Observar experimentalmente algumas propriedades do cido sulfrico.

2 INTRODUO O cido Sulfrico um composto qumico inorgnico, cuja frmula H 2SO4. um lquido incolor, viscoso e oxidante, pouco voltil, seu Ponto de Ebulio 338C e densidade 1,84g/cm3. extremamente solvel em gua, porm, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o cido na gua e no o contrrio, pois se isto no for seguido, seus vapores so liberados agressivamente, podendo causar queimaduras graves no corpo do operador ou de algum prximo. um cido corrosivo e txico, pode causar bastante irritao e queimaduras, alm de ser nocivo caso haja inalao, contato com a pele ou ingesto. Pode-se dizer que o consumo per capita do cido sulfrico mede o desenvolvimento industrial de um pas, pois este produto qumico tem uma enorme importncia na indstria de base, sendo o composto mais utilizado; ficando atrs apenas da gua. Alguns dos seus principais usos so: As baterias de chumbo-cido presente em automveis contm cido sulfrico como eletrlito. Na fabricao de explosivos; No refino do petrleo, removendo impurezas da gasolina e de outros leos; Na produo de outros cidos, como o cido fosfrico (H3PO4) e o cido Ntrico (HNO3); Na indstria de fertilizantes. 1.1 Comportamento quanto gua Possui a propriedade de quando em concentraes elevadas, reagir violentamente com gua e compostos orgnicos com desprendimento de calor. Uma caracterstica peculiar ao cido sulfrico quanto ao seu comportamento relacionado concentrao. Quando diludo (abaixo de concentraes molares de 90%), a soluo assume carter de cido forte e no apresenta poder desidratante. Por outro lado, quando concentrado (acima de 90%), deixa de ter carter cido e acentua-se o seu poder desidratante.

Tabela 1: Hidratos do cido Sulfrico

Frmula cido Sulfrico Fumegante "100%" Monoidrato Diidrato H2S2O7 H2SO4 H2SO4.H2O H2SO4.2H2O

P.F. C 35 10,37 8,48 -38,57

Densidade 1,9 20 1,834 18/4 1,842 15/4 1,650 0/4

Fonte: Rubin e Giaque; The Heat Capacities and Entropies of Sulfuric Acid And Its Mono e Dihydrates from 15 to 300 K; J. Am. Chem. Soc., 74,800 (1952).

O cido sulfrico forma clusters com a gua e a dissodiao da molcula de cido sulfrico influenciada pela presena destes clusters e so

evidenciados clusters contendo gua e pares de ons bissulfato-hidrnio. Trabalhos sobre a taxa de nucleao binria de cido sulfrico e gua e o efeito da temperatura nestas taxas, em condies isotrmicas e supersaturadas tem sido apresentados. 1.2 Corrosividade Possui propriedades altamente corrosivas a praticamente todos os materiais orgnicos e tecidos vivos. A reatividade com metais e outros compostos tratada em pontos especficos adiante.

1.3 Reao com a gua e desidrataes Quanto aos seus tomos de hidrognio, dependendo da dissoluo, estes podem se dissociar. Em gua, o cido sulfrico se comporta como um cido forte em sua primeira dissoluo, e como um cido fraco na segunda, dando o nion sulfato, apresentando apresenta uma reao extremamente exotrmica de hidratao. Por este motivo, norma bsica na sua manipulao nunca acrescentar gua sobre cido sulfrico, a no ser nos casos de acidentes, e com tcnica adequada, e sempre derramar lenta e cuidadosamente o cido sobre um volume de gua, do contrrio, a temperatura poder se elevar localmente a tal ponto que causar ebulio violenta e respingos da mistura. Tal reao ocorre com a formao na mistura de ons hidrnio, pela seguinte reao:

H2SO4 + H2O H3O+ + HSO4Com a adicional: HSO4- + H2O H3O+ + SO42Sendo tal reao de hidratao uma reao favorvel termodinamicamente (com H = -880 kJ/mol), o cido sulfrico considerado um excelente desidratante para inmeros fins. Sua afinidade por gua to enrgica que o tomar tomos de hidrognio e oxignio proporcionais molculas de gua de outros compostos, como por exemplo, com amido ((C6H12O6)n), o cido sulfrico forma carbono elementar e gua, que imediatamente absorvida pelo cido[5]:

(C6H12O6)n 6 C + 6 H2O 1.4 Reaes com metais A maioria dos metais reage com o cido sulfrico, em reao de simples deslocamento, com a formao de hidrognio gasoso e sulfato do metal em reao. O cido sulfrico quando diludo com gua ataca por esta reao o alumnio, o ferro, o mangans, o nquel e o zinco; no caso do cobre e do estanho necessita-se de cido concentrado aquecido. So inertes ao cido sulfrico o chumbo e o tungstnio. Como exemplo da qumica destas reaes de deslocamento, para a maioria dos metais, temos a reao com o ferro: Fe(s) + H2SO4 FeSO4 + H2(g) de se observar nesta reao o desprendimento de hidrognio, o qual, no vdeo abaixo, evidenciado e similarmente segue a reao: Zn(s) + H2SO4 ZnSO4 + H2(g) 1.5 Como solvente O cido sulfrico como um solvente apresenta um alto grau de autoprotlise. [H3SO4+][HSO4-] = 2,4 x 10-4 a 25C. Mas como a outra dissociao do cido sulfrico: 2 H2SO4 H3O+ + HS2O7Ocorre somente a uma menos levemente extenso, a interpretao da condutncia e fora eletromotriz difcil. A constante dieltrica no conhecida,

mas provavelmente alta, e as foras interinicas devem ser correspondentemente pequenas. A baixa volatilidade e a alta viscosidade tambm so consistentes com uma altaconstantedieltrica. cido sulfrico to fortemente protognico que a maioria dos compostos de oxignio e nitrognio aceitam prtons e nitrognio em alguma extenso. No somente aminas, mas teres e cetonas, resultam tanto na diminuio do ponto de fuso, sugerindo que reaes tais como: R2O + H2SO4 R2OH+ + HSO4Certas substncias, entretanto, passam por reaes mais complicadas que a transferncia de prtons quando dissolvidas em cido sulfrico. cido ntrico, por exemplo, d o on nitrnio, o qual o agente ativo na nitrao aromtica.

3 MATERIAIS

Tubos de ensaio; Estante para tubos de ensaio; Becker; Pipeta graduada com pra; Papel de tornassol azul; Papel indicador universal; cido sulfrico concentrado; Pedaos de madeira; Pedaos de papel; Acar; Zinco metlico; Soluo Cloreto de Brio; Cobre em aparas; Carbonato de Clcio em p;

4 PROCEDIMENTOS

4.1 Cuidados com o cido Sulfrico. Evitar contato com a pele e olhos porque o cido sulfrico corrosivo. Tomar cuidado ao vert-lo de um recipiente para outro. A dissoluo de cido sulfrico em gua extremamente exotrmica. Portanto, nunca adicionar gua sobre o cido, fazer sempre o contrrio. 4.2 Procedimento 1 Agente desidratante Colocar em 3 tubos de ensaio 3,5mL de cido sulfrico, concentrado. Adicionar ao primeiro tubo pedaos de papel. Adicionar ao terceiro tubo uma pequena poro de acar. Deixar em repouso por alguns minutos e anotar o que acontece.

4.3 Procedimento 2 Agente Oxidante Colocar em um tubo de ensaio 3,5mL de cido sulfrico concentrado. Adicionar algumas aparas de cobre. Deixar em repouso por alguns minutos e anotar o que acontece. Depois, aquecer o tubo cuidadosamente e anotar o que acontece.

4.4 Procedimento 3 cido forte e fixo. Dissolver cuidadosamente 3mL de cido sulfrico concentrado em 30,40mL de gua destilada num Becker de 200mL. Mergulhar nessa soluo um papel de tornassol azul e observar a mudana de cor. Nessa mesma soluo mergulhar um papel indicador universal. Medir o pH. Colocar 5mL da soluo preparada em 3 tubos de ensaio. Adicionar ao primeiro tubo pedaos de zinco. Adicionar ao segundo tubo gotas de cloreto de brio. Adicionar ao primeiro e ao segundo tubo 3mL de cido clordrico. Adicionar ao terceiro tubo, uma ponta de esptula de carbonato de clcio em p.

5 RESULTADOS E DISCUSSO

5.1 Procedimento 1 - Agente desidratante


Tabela 2 Resultados para o procedimento 1. Tubo 1 2 3 Contedo Pedaos de papel + cido sulfrico Pedaos de madeira + cido sulfrico Acar + cido sulfrico Mudana visual A soluo ficou amarela. Os pedaos de madeira ficaram pretos. A soluo apresentou colorao escura.

O efeito observado se deve ao fato de o cido sulfrico concentrado um dos desidratantes mais enrgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os acares, amido e celulose. A carbonizao devido desidratao desses materiais. Um exemplo a reao que ocorre com a sacarose (acar de cana): C12H22O11 + H2SO4 12 C + 11 H2O + H2SO4 Reao similar ocorre com a celulose, observvel facilmente quando gotas de cido sulfrico atinge uma folha de papel ou ainda quando pedaos de papel ou algodo caem no cido concentrado, resultando em manchas pretas similares a queimado ou colorao escura, respectivamente.

5.2 Procedimento 2 Agente Oxidante


Tabela 3 Resultados para o Procedimento 2. Contedo Cobre + cido Sulfrico Cobre + cido Sulfrico com aquecimento. Mudana Visual Nenhuma Liberao de hidrognio gasoso. Possvel Reao Nenhuma H2SO4(aq) + Cu(s)

CuSO4(aq) + H2(g)

O cobre um metal menos reativo. Por isso, ele s reage com cido sulfrico se este for concentrado e aquecido.

5.3 Procedimento 3 cido forte e fixo


Tabela 4 Resultados para o Procedimento 3. Tubo 1 Zn + H2SO4 + HCl 1a BaCl2 + H2SO4 2 BaCl2 + H2SO4 + HCl 2a 3 CaCO3 + H2SO4 Contedo Zn + H2SO4 Observaes H a liberao de hidrognio gasoso. A reao acelerada.(Maior liberao de gs hidrognio) Formao de um precipitado branco e fino. (Sulfato de brio). Houve reduo da quantidade de precipitado. Liberao de gs carbnico. Possvel Reao Zn (s) + H2SO4(aq) ZnSO4(aq) + H2(g)

2Zn + H2SO4 + 2HCl ZnSO4 + ZnCl2 + 2H2

BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq) BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq)

CaCO3 + H2SO4 CaSO4 + H2O + CO2

No tubo 1 a reao ocorre porque o zinco mais reativo que o hidrognio, ocorrendo uma reao de simples troca. J no tubo 1a, a presena de cido clordrico aumenta a produo de hidrognio gasoso, dando a impresso que a reao ocorre de forma mais intensa. No tubo 2 a reao de dupla troca com a formao de um precipitado (sulfato de brio). Com a presena de HCl no tubo (2a), houve uma quase imperceptvel reduo na quantidade de precipitado. No tubo 3 foi percebida formao de uma espuma, causada pela liberao de gs carbnico. Tambm, a soluo ficou branca, leitosa, devido a presena do sulfato de clcio que pouco solvel.

6 QUESTIONRIO 1. Escrever as reaes ocorridas no processo de obteno do de contato. R: Ocorre em 4 etapas, 3 com reaes e uma, no caso a segunda, sem reaes, ocorrendo somente um processo de purificao/limpeza, lavagem com gua e secagem com o cido sulfrico. - primeira reao: ocorre na primeira etapa do processo. , pelo mtodo

- segunda reao: ocorre na terceira etapa do processo, na presena de catalisador.

- terceira reao: ocorre na quarta etapa do processo.

- quarta reao: ocorre tambm na quarta etapa do processo.

2. O que uma mistura azeotrpica? R: So misturas que se comportam como se fossem puras na sua temperatura de ebulio, ou seja, apesar de ser uma mistura de dois ou mais elementos com diferentes temperaturas de ebulio, apresenta uma temperatura de ebulio constante.

3.

Escrever todas as equaes das reaes ocorridas nas verificaes

experimentais das propriedades do cido sulfrico. R: - reao da sacarose com o cido sulfrico: C12H22O11 + H2SO4 12 C + 11 H2O + H2SO4 - reao da celulose com o cido sulfrico:

- reao do cobre com o cido sulfrico: no ocorre. - reao do cobre com o cido sulfrico, aquecida: H2SO4 + Cu CuSO4 + H2

- reao do zinco com o cido sulfrico:

Zn (s) + H2SO4(aq)

ZnSO4(aq) + H2(g)

- reao do zinco com o cido sulfrico na presena de cido clordrico: 2Zn + H2SO4 HCl ZnSO4 + ZnCl2 + 2H2

- reao do cloreto de brio com o cido sulfrico: BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq)

- reao do cloreto de brio com o cido sulfrico na presena de cido clordrico: BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq)

- reao do carbonato de clcio com o cido sulfrico: CaCO3 + H2SO4 CaSO4 + H2O + CO2

4. Pesquisar cinco aplicaes do R: O cido sulfrico tem diversos usos dentro da indstria, sendo cinco deles: produo de cido fosfrico por via mida, que utilizado em fertilizantes e at em detergentes; na produo de sulfato de alumnio, que depois utilizado para fazer o hidrxido de alumnio, usado em plantas de tratamento de gua, para filtrar impurezas e melhorar o sabor da gua; usado como sal na fabricao de cido clordrico; usado tambm no refino do petrleo, como um catalisador da reao do isobutano com o isobutileno que tem como produto um composto que ajuda a melhorar a octanagem da gasolina; utilizado como eletrlito de baterias recarregveis chumbo-cido presente em automveis. Alm destas cinco utilizaes, o cido sulfrico utilizado em bebidas efervescentes, papel e em metalurgia.

5. Por que o

em contato com a pele produz queimaduras?

R: Porque o cido sulfrico um agente oxidante e desidratante e, portanto, tem ao corrosiva em tecidos orgnicos vivos, provocando queimaduras e formao de manchas pretas devido carbonizao.

7 CONCLUSO A partir dos resultados obtidos nos procedimentos adotados percebe-se que o cido sulfrico extremamente corrosivo e muito reativo, sendo um forte desidratante. um cido forte, que reage com metais, produtos orgnicos entre outros. Tambm, ao observar sua alta reatividade, entende-se o porqu da sua grande aplicabilidade nos processos qumicos industriais. Portanto, com os experimentos pode-se afirmar que o cido sulfrico fundamental para diversos processos. No mesmo nvel da importncia, deve-se lembrar dos cuidados com o manuseio com o cido, pois ele produz queimaduras na pele, alm da sua toxicidade se inalado ou ingerido.

8 REFERNCIAS

CIDO

Sulfrico

mais

til

dos

produtos

qumicos

Disponvel

em:

<http://knol.google.com/k/%C3%A1cido-sulf%C3%BArico-propriedadesqu%C3%ADmicas#>. Acesso em: 26 out. 2011.

FOGAA, Jennifer. Uso do cido sulfrico pela indstria. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/quimica/uso-Acido-sulfurico-pela-industria.htm>. Acesso em: 26 out. 2011

You might also like