You are on page 1of 9

SEMINRIO VI ICMS SERVIOS. IBET 2012/02 1) Construir a(s) regra(s)-matriz(es) de incidncia tributria do ICMS - Servios.

ICMS-C: Cm: Prestar servio de comunicao; Ce: onde se localiza o prestador; Ct: tempo da prestao; Sa: estado; Sp: prestador; Bc: valor da operao de prestao (em servios de difuso pode ser o faturamento das propagandas); Al: determinada pela lei estadual. ICMS-T: Cm: Prestar servio de transporte intermunicipal ou interestadual (o interestadual j est includo em intermunicipal, mas interessante para excluir o transporte internacional); Ce: onde se localiza o prestador; Ct: tempo da prestao; Sa: estado; Sp: prestador; Bc: valor da operao de prestao; Al: determinada pela lei estadual.

2) Que "prestao de servios de comunicao"? Responda explicando: que "prestao de servios" e que "comunicao".

Concordo integralmente com a precisa lio do prof. Paulo, no sentido de que prestar servios de comunicao significa a atividade de pr disposio do tomador um canal de comunicao.
O termo comunicao, como no poderia ser diferente, polissmico sendo usado em diferentes acepes. Do ponto de vista cientfico, no entanto, deve ser entendido consoante j nos manifestamos, ou seja, em conformidade com a teoria que estuda os signos, o Semitica, abandonando-se os sentidos resultantes dos usos comuns. O processo comunicativo que estabelece o contedo semntico do vocbulo comunicao aquele consistente na transmisso, de uma pessoa para outra, de informao codificada, por meio de um canal, entre emissor e receptor, que possuem em comum, ao menos parcialmente, o repertrio necessrio para a decodificao da mensagem. Comunicao, entendida como o vinculo que se instaura com o ciclo formado pela emisso, transmisso e recepo de mensagens, de modo intencionado ou no, apresenta enorme amplitude, verificando-se sempre que houver dois ou mais sujeitos em contingncia de interao. Todo vez que algum difundir informao, ainda que no destinada a receptor determinado (porm, determinvel) e mesmo que de forma inconsciente, esse algum estar realizando processo de comunicao. Prestar servio de comunicao, por seu turno, consiste na atividade de colocar disposio do usurio os meios e modos necessrios transmisso e recepo de mensagens, distinguindo-se, nessa medida, da singela realizao do fato comunicacional. Comunicao e prestao de servios de comunicao so realidades distintas.1

Igualmente no vejo como refutar a definio de comunicao do prof. PBC. o fenmeno consistente na transmisso de uma informao entre emissor e receptor, por um canal, em que ambos consigam decodificar a mensagem. Vale notar que o prof. Humberto vila adota posio diferente quanto aos conceitos fundamentais do ICMS-C2. Para ele, aparentemente, s h prestao de servio de comunicao quando houver comunicao efetiva: A CF/88 empregou uma expresso composta de trs termos (prestao + servios +

1 2

Direito Tributrio: linguagem e mtodo. pg. 741 Imposto sobre a prestao de servios de comunicao. Intributabilidade das atividades de veiculao das publicidades de painis e placas. Inexigibilidade de multa. RDDT 143.

comunicao), determinando que a competncia estadual surge com a sua conjugao, e nem chega a existir sem ela [...]. No concordo com a concluso do eminente professor. Concordo com seus apontamentos sobre como deve ser feita a identificao dos conceitos constitucionais, inclusive suas idias so semelhante ao que pensei sobre a determinao do conceito de servios em seminrio anterior (e eu nem sequer sabia da existncia desse texto do prof. vila...). Mas a concluso de que s h o servio quando h comunicao efetiva me parece extremamente forada.
3)

O que pode ser tributado pelo ICMS: (i) a comunicao (onerosa) efetivamente realizada, ou; (ii) a mera disponibilidade (onerosa) de meios fsicos/canais aptos que possibilitem que a comunicao acontea? Em linha com a definio da questo anterior, uma vez que o ICMS pode incidir sobre prestao de servios de comunicao (art. 155, II, CF), entendo que s pode ser tributada a disponibilidade onerosa dos canais (que no so apenas fsicos) que possibilitem a comunicao. A ocorrncia ou no de efetiva comunicao indiferente para a prestao do servio de comunicao, porque o servio apenas a disponibilizao do canal e no a comunicao em si. O prestador do servio de comunicao, por definio, no participa da comunicao, eis que se participasse no haveria servio (ningum presta servio para si prprio).

4) Comente, de acordo com sua resposta anterior, o art. 11, III, b, da Lei Complementar n. 87/96 (Lei do ICMS) que dispe:
Art. 11. O local da operao ou da prestao, para os efeitos da cobrana do imposto e definio do estabelecimento responsvel, : [...] III - tratando-se de prestao onerosa de servio de comunicao:

[...] b) o do estabelecimento da concessionria ou da permissionria que fornea ficha, carto, ou assemelhados com que o servio pago;..."

5) Qual sua opinio a respeito da prestao de servio de comunicao visual (outdoors) estritamente local, que no ultrapassa os limites territoriais do Municpio, deve ser tributada pelo ISS ou pelo ICMS? Os servios de difuso, radiodifuso e propaganda esto compreendidos no conceito de servios de comunicao passveis de tributao pelo ICMS? Fundamentar. Me parece que o servio de comunicao visual, isto , a locao dos espaos, possa ser tributado pelo ICMS-C, independentemente de ultrapassar ou no os limites territoriais de municpio. Isso porque a atividade da empresa que aluga os painis justamente disponibilizar os canais de comunicao (os outdoors), fato que, a princpio, se amolda hiptese de incidncia do ICMS-C, tal como proposta pelo prof. Paulo:
[...] a hiptese de incidncia do ICMS consistiria, para esse caso, no ato de intermediar a emisso e recepo de mensagens entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer a percusso do imposto apenas na contingncia de verificar-se uma atividade em que, por fora de remunerao, um indivduo (A) fornea condies materiais a outro indivduo (B) a fim de que este se comunique com terceira pessoa (C), funcionando como transmissor da mensagem na relao comunicacional. Ser possvel haver incidncia do ICMS apenas se houver um prestador de servio intermediando a comunicao entre emissor e receptor.3

Ademais, a competncia dos Municpios para tributar prestao de servios residual: os Municpios podem instituir ISS sobre prestao de servios, exceto os de comunicao e de transporte intermunicipal. Observe-se que a relao jurdica consistente na prestao de servio de comunicao, a locao dos espaos, diferente da relao jurdica relativa elaborao (intelectual e fsica) dos painis, que denominarei servio de publicidade e que a questo trata como servio de propaganda.

Direito Tributrio: linguagem e mtodo. pg. 744.

Note-se que no servio de publicidade/propaganda a obrigao elaborar o material de publicidade. No servio de comunicao a obrigao disponibilizar o canal (o espao). So situaes diferentes e os tributos incidentes so diferentes: na prestao de servio de comunicao incide ICMS-C; na prestao de servio de publicidade/propaganda incide ISS (item 17.06 da anexa Lcp 116/03). Quanto aos servios de difuso e radiodifuso, tenho que nunca poder incidir os ISS. J a incidncia de ICMS-C possvel quando houver efetivamente a prestao do servio de comunicao, isto , a disponibilizao a terceiros, que no a prpria emissora, do canal para a emisso dos sinais. Exemplificando: durante o JN a Rede Globo produz ela prpria o jornal e emite os sinais utilizando seus canais. Neste caso no h servio, porque ela estaria prestando um servio a si mesma. J no intervalo comercial as empresas de publicidade contratam o canal da rede globo para transmitir as propagandas. Aqui sim h prestao de servio de comunicao, e somente aqui poderia incidir o ICMS-C. Mas e o merchandising durante novelas? Tambm propaganda contratada por terceiros, incide ICMS-C. Me parece que a nica forma vivel de cobrar corretamente seria cobrar o imposto sobre o faturamento resultante de propaganda das empresas de comunicao. De todo modo, em se tratando de televiso aberta e rdio essa cobrana fica no campo das possibilidades, j que o art. 155, 2, X, d, includo pela EC 42/03, imunizou essas operaes. At aqui tudo timo, maravilhoso. O que ningum menciona, em doutrina alguma, que, a rigor, locao/disponibilizao de coisas no se amolda ao conceito constitucional de prestao servio, de acordo com a jurisprudncia firme do STF. Como se sabe, o STF entende que a prestao de servio configura uma obrigao de fazer, incompatvel com o conceito de locao, que consiste em obrigao de dar:

E M E N T A: IMPOSTO SOBRE SERVIOS (ISS) - LOCAO DE VECULO AUTOMOTOR INCIDNCIA INADMISSIBILIDADE, TRIBUTO EM TAL HIPTESE, DA DESSE MUNICIPAL DISTINO

NECESSRIA ENTRE LOCAO DE BENS MVEIS (OBRIGAO DE DAR OU DE ENTREGAR) E PRESTAO DE SERVIOS (OBRIGAO DE FAZER) - IMPOSSIBILIDADE DE A LEGISLAO TRIBUTRIA MUNICIPAL ALTERAR A DEFINIO E O ALCANCE DE CONCEITOS DE DIREITO PRIVADO (CTN, ART. 110) INCONSTITUCIONALIDADE DO ITEM 79 DA ANTIGA LISTA DE SERVIOS ANEXA AO DECRETO-LEI N 406/68 - PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - RECURSO IMPROVIDO. - No se revela tributvel, mediante ISS, a locao de veculos automotores (que consubstancia obrigao de dar ou de entregar), eis que esse tributo municipal somente pode incidir sobre obrigaes de fazer, a cuja matriz conceitual no se ajusta a figura contratual da locao de bens mveis. Precedentes (STF). Doutrina. (RE 446003 AgR, Relator(a): Min. CELSO DE MELLO, Segunda Turma, julgado em 30/05/2006, DJ 04-08-2006 PP-00071 EMENT VOL-02240-06 PP-01094 RTJ VOL-00202-01 PP-00336 REVJMG v. 57, n. 176/177, 2006, p. 465-468)

Portanto, disponibilizar o canal de comunicao tambm no poderia ser considerado nem mesmo prestao de servio. E assim cai-se novamente na discusso sobre a dificuldade de diferenciao entre prestao de servio, operao com mercadoria e industrializao utilizando o tipo de obrigao (fazer ou dar), uma diferenciao que em si j extremamente problemtica. E lembre-se novamente que toda a confuso poderia ser evitada com um IVA... 6) Com base nas decises proferidas pelo Superior Tribunal de Justia indicadas e, comparando-as com suas respostas s questes anteriores, pergunta-se (fundamentar todas as respostas): i) Provedor de acesso internet sujeita-se ao ICMS relativo prestao de servio de comunicao? E servio prestado por "Cyber

Caf"? E o envio de mensagens pelo celular? (Vide REsp n. 456.650/PR e REsp n. 323.358). Em oposio ao prof. Paulo, entendo que o servio do ISP (internet service provider provedor de acesso internet) poderia ser tributado por ICMS-C. A questo extremamente complexa tecnicamente, mas pode ser resumida no fato de que sem o ISP impossvel o acesso internet, ainda que o ISP no seja proprietrio dos canais fsicos (fibra, cabo, fios, equipamentos e etc.)4. O fato que o ISP essencial ao acesso, sem ele no h internet, de modo que sem ele no h a prestao de servio. Ainda que o ISP no seja proprietrio dos canais fsicos, o canal lgico fornecido pelo ISP. Logo, o ISP parte essencial no servio5 e a atividade dele poderia ser tributada pelo ICMS-C (que eles no leiam isso). Essa discusso era mais forte no incio da internet comercial, quando os ISP eram pequenas empresas, como a Mandic e etc. Hoje em dia a discusso perdeu relevncia, j que as empresas de telecomunicaes proprietrias dos canais fsicos so tambm os prprios ISPs (telefnica, net, gvt, etc.). De todo modo, certo que a Lei Geral de Telecomunicaes definiu que os ISPs no prestam servios de telecomunicao, e assim no deve incidir ICMS sobre tais servios, por fora do art. 110 do CTN. Assim, tenho que a deciso do STJ no REsp 456.650 foi correta. Isso no significa, entretanto, que o servio no possa ser tributado. A Lei Geral, no meu entendimento, que precisa de reviso. Hoje em dia os prprios servios tradicionais de telecomunicao so prestados via dados (internet). Tudo ser transmitido via dados, como podemos ver no julgamento do mensalo, que est sendo transmitido ao vivo pela TV Justia no YouTube. O servio dos cyber cafs no se assemelha ao servio dos ISPs e o ICMS-C no deve ser cobrado deles, porque o canal de comunicao (fsico ou lgico) no de sua propriedade. O cyber caf sim utiliza um servio de telecomunicao prestado pelas operadoras. Ele tomador desse servio e vende isso.

4 5

http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_service_provider http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_access

O envio de mensagens de celular, tanto o tradicional quanto o sobre internet (whatsapp, iMessage e etc.) servio de telecomunicao, conforme exposto anteriormente, e poderia ser tributado por ICMS-C. Na atual legislao (LGT), acredito que o SMS normal seja tributado e o via pacote de dados (whatsapp) no. Alis, se o ISP no pode ser tributado, por que o meu pacote de dados ? ii) Os servios de VoIP (Voz sobre IP), exemplo Skype, assemelhamse aos servios de provimento de acesso internet? Ou so servios de comunicao sujeitos ao ICMS? O VoIP se assemelha ao servio de provimento de acesso internet E (e no ou) deveriam ser sujeitos ao ICMS. iii) Os servios de TV a cabo so tributados pelo ICMS? correto pensar que no servio de TV a cabo no h prestao de servio de comunicao? E no caso do servio de pay-per-vew? Os servios de TV a cabo so servios de comunicao e poderiam ser tributados pelo ICMS-C, j que no se encaixam na regra de imunidade do art. 155, 2, X, d, da CF/88. Afinal, o servio de TV a cabo pago pelo consumidor. O caso de pay-per-view um adicional do servio. Interessante notar que se a empresa que produz o contedo for a mesma que vende o servio de TV a Cabo, essa operao no poderia ser tributada. 7) Que "prestao de servios de transporte"? Quais suas modalidades? E necessria a efetividade da prestao de servios para que o ICMS incida? Analisar a tributao de transporte areo de passageiros e cargas em conformidade com a ADIN n. 1600, expondo sua opinio. Prestao de servio de transporte realizar a atividade onerosa de transportar pessoas ou carga de um ponto a outro. Para o ICMS-T, esse transporte deve ser intermunicipal.

As modalidades eram previstas na Lei 6.288/75: transporte nacional/domstico e transporte internacional. Quanto forma o transporte pode ser modal, segmentado, sucessivo, intermodal ou, atualmente (Lei 9.611/98), multimodal, quando envolve duas ou mais modalidades de transporte (terrestre, ferrovirio, aqutico, areo...). No necessria a efetividade da prestao porque o que tributado o negcio jurdico contratado, no o transporte em si.

8) Empresa de transporte internacional, contratada para trazer documentos do exterior, subcontrata empresa brasileira que efetive o transporte da entrada do documento em territrio nacional at o destinatrio local. Pergunta-se: (a) tal operao pode ser desmembrada para fins de tributao pelo ICMS? (b) se positiva a resposta, qual seria o sujeito passivo da relao tributria? A operao no pode ser desmembrada. No incide ICMS-T sobre transporte internacional e a operao de transporte internacional. Conforme afirma o prof. PBC:
a prestao do servio de transporte internacional atividade-fim, enquanto a entrega do bem a destinatrio localizado em territrio nacional atividademeio, imprescindvel concretizao da citada atividade-fim. Trata-se de prestao completamente vinculada ao fim perseguido, qual seja, o transporte internacional.6

9) Empresa Serra-Serra Ind. e Com. de Madeiras Ltda., situada no Municpio de Madeirinha/MT, despachou um lote de mercadorias (madeiras) destinadas cidade de Cheese na Sua. Pergunta-se: Em qual momento devido o ICMS? E se a mercadoria no for exportada no prazo de 180 dias? (Vide REsp n. 412.063/RO e Embargos de Divergncia em REsp n. 710.260/RO).

Direito Tributrio: lingaguem e mtodo. pg. 754.

You might also like