You are on page 1of 48

Direito Administrativo

Profa Emlia Andria Moura de Oliveira Salgado 1 PROVA: 16 DE ABRIL 2 PROVA: 30 DE MAIO 15/02/2012

Direito Constitucional CF/88


CF 67/69

Constituio:
- 1 Cria o Estado - 2 Protege o Cidado

Repblica Federativa do Brasil:


- Forma de Estado: Federao. - Unio Estado Distrito Federal Municpio: Cada um desses, internamente, possui autonomia. - Unio/Nacional Estado/Regional Distrito Federal/Distrital Municpio/Local.

- Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua diviso em Municpios, reger-se- por lei orgnica, votada em dois turnos com interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros da Cmara Legislativa, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos nesta Constituio. 1 - Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios. 2 - A eleio do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras do art. 77, e dos Deputados Distritais coincidir com a dos Governadores e Deputados Estaduais, para mandato de igual durao. 3 - Aos Deputados Distritais e Cmara Legislativa aplica-se o disposto no art. 27.

4 - Lei federal dispor sobre a utilizao, pelo Governo do Distrito Federal, das polcias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.

- Art. 20. So bens da Unio: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribudos; II - as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as reas referidas no art. 26, II; IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as que contenham a sede de Municpios, exceto aquelas reas afetadas ao servio pblico e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 46, de 2005) V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva; VI - o mar territorial; VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidrulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios. 1 - assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, bem como a rgos da administrao direta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica e de outros recursos minerais no respectivo territrio, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao. 2 - A faixa de at cento e cinqenta quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, considerada fundamental para defesa do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei.

- A FEDERAO consiste em repartio de competncias.

- Municpio no titular de gua. - As terras devolutas foram aquelas devolvidas a coroa, no perodo das capitanias hereditrias.

- Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados: I - as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da Unio; II - as reas, nas ilhas ocenicas e costeiras, que estiverem no seu domnio, excludas aquelas sob domnio da Unio, Municpios ou terceiros; III - as ilhas fluviais e lacustres no pertencentes Unio; IV - as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio.

- O foro o que se paga Unio por no se ter o domnio pleno do imvel. A Taxa de Ocupao refere-se a um direito precrio sobre um imvel e caracterizado pela existncia de benfeitorias. O Laudmio o valor que se paga Unio pela transferncia onerosa do domnio til (isto , venda) em terrenos aforados ou ocupados.
http://sosterrenosdemarinha.org.br/duvidas/o-que-sao-foro-taxa-de-ocupacao-e-laudemio

- Vide Art. 21, CF. - Vide Art. 22, CF. (Analisar o nico) Competncia Legislativa/Privativa. - Vide Art. 23, CF. (Analisar o Caput) - Vide Art. 24, CF. Competncia Legislativa/Concorrente.

- Os municpios possuem competncia residual.

Competncia Tributria:
- Tributo = Gnero/Imposto = Espcie. - Impostos da Unio: Art. 153, CF. (IPI, IOF, ITR, IGF, II, IE e IR) - Impostos dos Estados: Art. 155, CF. (ITCMD, ICMS e IPVA)

Do IPVA, 50% vai para o municpio. - Impostos dos Municpios: Art. 156, CF. (IPVU, ISS e ITUI)

Pesquisa: - O QUE DESCONCENTRAO? R.: A desconcentrao simples tcnica administrativa, e utilizada, tanto na Administrao Direta, quanto na Indireta. Ocorre a chamada desconcentrao quando a entidade da Administrao, encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias, no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios. A desconcentrao pressupe, obrigatoriamente, a existncia de uma s pessoa jurdica. Em outras palavras, a desconcentrao sempre se opera no mbito interno de uma mesma pessoa jurdica, constituindo uma simples distribuio interna de competncias dessa pessoa. Ocorre desconcentrao, por exemplo, no mbito da Administrao Direta Federal, quando a Unio distribui as atribuies decorrentes de suas competncias entre diversos rgos de sua prpria estrutura, como os ministrios (Ministrio da Educao, Ministrio dos Transportes etc.); ou quando uma autarquia, por exemplo, uma universidade pblica, estabelece uma diviso interna de funes, criando, na sua prpria estrutura, diversos departamentos (Departamento de Graduao, Departamento de Ps-Graduao, Departamento de Direito, Departamento de Filosofia, Departamento de Economia etc.). Como se v, a desconcentrao, mera tcnica administrativa de distribuio interna de funes, ocorre, tanto na prestao de servios pela Administrao Direta, quanto pela Indireta. muito mais comum falar-se em desconcentrao na Administrao Direta pelo simples fato de as pessoas que constituem as Administraes Diretas (Unio, estados, Distrito Federal e municpios) possurem um conjunto de competncias mais amplo e uma estrutura sobremaneira mais complexa do que os de qualquer entidade das Administraes Indiretas. De qualquer forma, temos desconcentrao tanto em um municpio que se divide internamente em rgos, cada qual com atribuies definidas, como em uma sociedade de economia mista

de um estado, um banco estadual, por exemplo, que organiza sua estrutura interna em superintendncias, departamentos ou sees, com atribuies prprias e distintas, a fim de melhor desempenhar suas funes institucionais.
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=389

27/02/2012 A CF cria uma pessoa jurdica de direito pblico internacional que a Repblica Federativa do Brasil (Composta pela Unio, pelos Estados, pelo DF e pelos Municpios), que SOBERANA. A Unio pode intervir no Estado, mas no manda nesse. O que diferencia uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico da Pessoa Jurdica de Direito Privado o Regime Jurdico.

A Pessoa Jurdica muito semelhante a Pessoa Fsica, no toa, esta foi criada com base na Pessoa Fsica: A Pessoa Jurdica tem rgos, que possuem suas prprias e distintas funes, e esto interligados. No entanto, o rgo em si no tem personalidade, os rgos so despersonalizados.

* Teoria do rgo Otto Gierke Tal interpretao feita com base na Teoria do rgo, atribuda a Otto Gierke, pela qual a Administrao um todo; um organismo, dividido em rgos despersonalizados, para otimizao das funes executadas pelo organismo, e, sendo assim, de responsabilidade deste, que se personifica nas pessoas jurdicas da Administrao Direta e Indireta.
http://www.centraljuridica.com/doutrina/4/direito_civil/principios_da_impessoalidade_finalidade_isonomia.html

Ex.: O Municpio de Santos ( a pessoa que tem capacidade de direito) Est dividida em rgos: Prefeitura, Secretarias etc.

As Pessoas Jurdicas de Direito Privado buscam a maior eficincia possvel na administrao de seus rgos.

Desconcentrao: A desconcentrao um procedimento que ocorre na esfera administrativa. Seu principal objetivo distribuir funes no mbito interno de uma pessoa jurdica. E pode ser empregada na Administrao Direta e Indireta.

Descentralizao: s vezes, a desconcentrao no suficiente, portanto se faz necessria a criao de uma nova pessoa jurdica, ou seja, cria-se outra pessoa jurdica, com personalidade e seus rgos distintos.

- DL 200/64

O INSS foi uma pessoa jurdica criada pela Unio. Agora, a Unio no pode mais gerir os assuntos competentes ao INSS. A Unio criou a Petrobras. Essas pessoas so criadas por LEI, ou autorizadas por ela. A Unio pode criar uma pessoa com a natureza de Autarquia, Fundao, Empresa Pblica, Sociedade de Economia Mista e Consrcio Pblico ou Associao Pblica (Este ltimo no foi citado na DL 200/67, mas uma quinta possibilidade).

- DL 200/67 - Art. 37, inc. XIX, CF.

Lei: - Aspecto Formal O Poder Legislativo e Executivo podem cri-la, e um poder fiscaliza o outro. - Para comear uma lei tem que haver manifestao do poder legislativo associado ao poder executivo. - Para criar uma autarquia, o projeto/a proposta enviado(a) pelo presidente, ou seja, pelo poder executivo. - Conceito: Lei o preceito geral e obrigatrio, dotado de abstrao e sano. - Existe tambm a LEI ESPECFICA, isto , de efeito concreto, criada para certo fim. Por exemplo: Criar um PJ para determinado campo da descentralizao. No dotada de abstrao.

* Somente por lei especfica ser criada a Autarquia, e autorizada a criao de Fundao, Empresa Pblica, Sociedade de Economia Mista e Consrcio Pblico.

- Imprimir o Art. 5 do DL 200/67.

- AUTARQUIA : Pessoa Jurdica de Direito Pblico Interno. - FUNDAO: Pessoa Jurdica de Direito Privado. Embora o Decreto-lei diga isso, todas as fundaes foram criadas com a natureza jurdica de direito pblico. Entende-se, que ela pode ser criada tanto com natureza jurdica de Direito Privado como de Direito Pblico. - EMPRESA PBLICA: Pessoa Jurdica de Direito Privado. Ela tem essa nominao porque foi criada por um ente de Direito Pblico. - SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: Pessoa Jurdica de Direito Privado. - CONSRCIO PBLICO: Pode ser tanto Pessoa Jurdica de Direito Privado como Pessoa Jurdica de Direito Pblico.

Embora as pessoas jurdicas supracitadas estejam separadas por efeito da descentralizao, e tenham autonomia, elas podem sempre contar com o suporte da Unio. A diferena entre Pessoa Jurdica do Direito Pblico e a Pessoa Jurdica de Direito Privado, que a PJ do Direito Pblico tem privilgios - necessrios (Art. 150, VI, da CF/Art. 173, inc. II, 1, da CF. Se diferenciam tambm pelo seu ato de constituio.

- Art. 150, caput, inc. VI, alnea a e 2, da CF (Garantias e Contribuies Tributrias).

O INSS uma autarquia de Direito Pblico. O Estado tambm desempenha atividades de cunho econmico, apenas quando diz respeito a segurana nacional e relevante interesse coletivo.

- Art. 173, 1, inc. II, da CF.

A Caixa Econmica Federal uma Empresa Pblica Federal.

Para ser criada foi necessrio o registro, no h privilgios. Para ser criada no basta apenas a autorizao, existem passos a serem seguidos.

- Autarquia e Fundao (Mas, no confundam com fundaes particulares)

Desenvolvem Atividades Tpicas

- Sociedade Annima: Aes Ordinrias e Aes Preferenciais. AES ORDINRIAS: Concedem o poder de voto nas assemblias da companhia. So sempre nominativas. AES PREFERENCIAIS: Oferecem preferncia na distribuio de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidao da companhia.
http://iniciantenabolsa.com/qual-a-diferenca-entre-acoes-ordinarias-e-preferenciais/

- Essa nova pessoa jurdica tambm se va le da desconcentrao.

- Art. 37, inc. XIX, da CF.

- Lei Ordinria ( necessrio que se faa presente metade + 1 dos membros) Lei Complementar (Maioria Absoluta). A diferena o processo legislativo.

- Pesquisar o que Autarquia Especial (Agncia Reguladora e Agncia Executiva). Entregar manuscrito. Para dia 29/02/2012.

29/02/2012 - Art. 61, CF. - Art. 84, inc. VI, CF.

Quem se manifesta para fazer um Decreto o Chefe do Executivo.

Descentralizao: Ocorre a chamada descentralizao administrativa quando o Estado (Unio, DF, estados ou municpios) desempenha algumas de suas funes por meio de outras pessoas jurdicas. A descentralizao pressupe duas pessoas jurdicas distintas: o Estado e a entidade que executar o servio, por ter recebido do Estado essa atribuio. A descentralizao administrativa acarreta a especializao na prestao do servio descentralizado, o que desejvel em termos de tcnica administrativa. Por esse motivo, j em 1967, ao disciplinar a denominada Reforma Administrativa Federal, o Decreto-Lei n 200, em seu art. 6, inciso III, elegeu a descentralizao administrativa como um dos princpios fundamentais da Administrao Federal. A doutrina aponta duas formas mediante as quais o Estado pode efetivar a chamada descentralizao administrativa: outorga e delegao.
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=389

DL 200/67 Art. 5 Para os fins desta lei, considera-se: I - Autarquia - o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. II - Empresa Pblica - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o Govrno seja levado a exercer por fra de contingncia ou de

convenincia administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 1969) III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 1969) IV - Fundao Pblica - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. (Includo pela Lei n

7.596, de 1987)

CET - Companhia de Engenharia e Trfico Ex.: No Municpio de Santos A Companhia de Engenharia de Trfego (CET-Santos) uma empresa pblica municipal criada em 13 de dezembro de 1994 pela Lei N 1.366 e reorganizada em janeiro de 1998 pela Lei Complementar N 299. Com a aprovao do Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a CET passou a ser responsvel pelo gerenciamento, planejamento, educao, operao e fiscalizao do trnsito, alm do gerenciamento do transporte pblico municipal. http://www.cetsantos.com.br/ Deveria ser uma Autarquia. Essa qualidade de fiscalizao e aplicao de multas no pode ser aplicada em uma Empresa Pblica.

Autarquia e Autarquia Especial: De acordo com o Decreto-lei 200/67, Art. 5, inc. I, Autarquia o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. Partindo deste princpio citado acima, possvel definir o que vem a ser Autarquia Comum e Autarquia de Regime Especial. Pois, apesar da Autarquia Especial ter sido citada em outras leis, nenhuma at hoje estabeleceu diferenas gerais entre esta e a Autarquia Comum. Portanto, prevalece o preceito geral, e se conclui que a estrutura desses dois tipos de Autarquia o mesmo. No entanto, existe uma diferena, que pode ser notada na lei que cria a Autarquia, ou seja, na lei que da procedncia Autarquia depois que ocorre a descentralizao. De modo que, quando a lei instituidora confere determinados privilgios Autarquia, esta se denomina

Autarquia de Regime Especial. Alm dos privilgios especficos conferidos a esta entidade, ela recebe um aumento significativo na sua autonomia. E ainda, existem as subdivises da Autarquia Especial, no entanto, essas subdivises variam de doutrinador para doutrinador. Os tipos de Autarquia Especial que aparecem mais so: Agncias Reguladoras, Autarquias Universitrias e Agncias Executivas. Sero definidas neste texto, Agncias Reguladoras e Agncias Executivas.

- A Previdncia Social o seguro social para a pessoa que contribui. uma instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdncia Social utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, ou mesmo a maternidade e a recluso.
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=33

- A assistncia social, poltica pblica no contributiva, dever do Estado e direto de todo cidado que dela necessitar. http://www.mds.gov.br/assistenciasocial

- Art. 21, inc. XV, da CF. (Telecomunicaes)

Agncias Reguladoras Com o Programa de Desestatizao, o Estado passou a delegar servios pblicos iniciativa privada. As agencias reguladoras surgiram para disciplinar esses servios delegados pelo Estado. Cabe s agencias, portanto, definir valores, deliberar normas para a licitao, controlar servios, impor sanes, bem como, tudo o que diga respeito aos preceitos dessas autarquias de regime especial.
http://www.artigonal.com/direito-artigos/agencias-reguladoras-1407417.html

- Concesso: s.f. Ato de conceder; permisso, condescendncia. Privilgio, direito que se obtm do Estado, para explorao de riquezas minerais do subsolo, de servios pblicos etc.
http://www.dicio.com.br/concessao/

- Exemplos de Agncias Reguladoras: ANATEL (Lei 9.472/97), ANA, ANVISA, ANEEL, ANIT, ANTAG, ANCINE, ANAC etc.

O servidor tem a segurana de permanecer no cargo, a no ser que algo grave acontea. A Agncia Reguladora no subordinada, e sim vinculada ao Estado. A ANATEL j nasceu como Autarquia Especial, tem outras que se tornam posteriormente.

Agncias Executivas: Concedida por meio de decreto presidencial, a qualificao de Agncias Executivas dada para as autarquias e fundaes pblicas que se tornam responsveis por atividades e servios que so exclusivos do Estado. De acordo com o MARE (BRASIL, 1997, p.7), esta qualificao no institui uma nova figura jurdica e nem altera as relaes de trabalho dos servidores pblicos das instituies que se candidatam e aderem a este projeto, apenas reforma a forma de administrar os servios oferecidos, tornando-os mais eficientes. Aps manifestao da instituio do interesse de se tornar uma agncia executiva, o pedido analisado e tem como premissa a elaborao de um plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional e o estabelecimento de um contrato de gesto com o ministrio hierarquicamente superior. Enquanto o plano estratgico dever resultar na melhoria dos resultados decorrentes de sua atuao, do atendimento aos cidados e da utilizao de recursos pblicos; o contrato de gesto estabelecer os objetivos e metas que a instituio dever atingir em um dado perodo de tempo, bem como os mensuradores que avaliaro estes resultados.
http://governancaegestao.files.wordpress.com/2008/04/agencias-executivas-conceitos-fundamentos-e-atuacao.pdf

- Art. 37, 8, CF.

- Exemplo: A Fundao Nacional do ndio FUNAI, criada pela Lei 5.731, de 05 de janeiro de 1967, vinculada ao Ministrio da Justia, entidade com patrimnio prprio e personalidade jurdica de direito privado, o rgo federal responsvel pelo estabelecimento e execuo da poltica indigenista brasileira em cumprimento ao que determina a Constituio Federal Brasileira de 1988. http://www.funai.gov.br/ A FUNAI tem uma maior atuao no Norte do pas, onde a segurana de nossas fronteiras no to eficaz, o que acaba contribuindo para a biopirataria. Sabe-se que as obrigaes da FUNAI so direcionadas aos ndios. E se o governo toma-se a deciso de ampliar suas obrigaes? E fizesse com que a FUNAI cuidasse tambm da pesquisa para a indstria farmacutica. possvel. No entanto, esta fundao precisaria de recursos financeiros, e

autonomia para contratar. No final, os resultados e os medicamentos, poderiam at ser fornecidos para os prprios ndios. Caso acontecesse o que foi descrito acima, seria atravs de um decreto, conferido pelo Poder Executivo. Este daria Fundao a qualificao de Agncia Executiva. Uma vez que tenha sido concedida a qualificao, ela ganha privilgios. Mas, se ela no seguir o que foi requisitado e respeitar os preceitos legais, ela ser desqualificada, por decreto tambm. Alm disso, os agentes responsveis sero pessoalmente responsabilizados.

- APAE ( uma Associao - No tem fins lucrativos) A Unio pode celebrar um contrato de gesto com particulares, se quiser.

- Art. 5, inc. LV, CF.

Administrao Pblica Indireta


Desconcentrao : ocorre atravs da criao de orgos, de modo a tornar mais eficiente o
desenvolvimento de uma funo no mbito da pessoa jurdica. (DL 200/67) Conceito de Orgo (Otto Gierke): parte da pessoa, tem funo mas no tem personalidade, despersonalizado.

Descentralizao : Criao de uma nova pessoa jurdica, dotada de autonomia


administrativa. (DL 200/67)

Natureza Jurdica das Pessoas Jurdicas de Direito Pblico:


Autarquia (PJ de Direito Pblico) Fundao (PJ de D. Pblico ou Privado) Empresa Pblica (PJ de D. Privado) Sociedade de Economia Mista (PJ de D. Privado) Consrcio Pblico (PJ de D. Privado) (Associao Pblica PJ de D. Pblico)

ART 37, XIX DA CF Lei especfica: Tem efeito concreto, no abstrata. Ou seja, criada com uma finalidade especfica e trata de um determinado assunto. Somente a autarquia criada com lei especfica.

ART 5 DO DL 200/67 Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista Direito Privado Por serem empresas pblicas, tm mais obrigaes. Empresa Pblica pode assumir qualquer forma societria, enquanto a Sociedade de Economia Mista ser obrigatoriamente uma S.A.. Autarquia Direito Pblico Desenvolve servios tpicos do Estado que lhe foram outorgados AUTARQUIAS ESPECIAIS : entidades que tomam decises polticas (Banco Central; Agncias Reguladoras; Agncias Executivas) Agncias Reguladoras: Anatel; Ana; Anvisa; Aneel; Antt; Autaq; Ancine; Anac Agncias Executivas: No uma autarquia especial inicialmente, mas torna-se uma posteriormente, atravs de um contrato de gesto, com a devida qualificao da agncia por meio de decreto. ( Art. 37 8 da CF) Ex: FUNAI

07/03/2012

Consrcio Pblico

Antes de 2006 o Consrcio Pblico era considerado um contrato. Ganhou Personalidade Jurdica a partir da lei 11107/2005.

Protocolo de Intenes:
I a denominao, a finalidade, o prazo de durao e a sede do consrcio; II a identificao dos entes da Federao consorciados; III a indicao da rea de atuao do consrcio; IV a previso de que o consrcio pblico associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado sem fins econmicos; V os critrios para, em assuntos de interesse comum, autorizar o consrcio pblico a representar os entes da Federao consorciados perante outras esferas de governo; VI as normas de convocao e funcionamento da assemblia geral, inclusive para a elaborao, aprovao e modificao dos estatutos do consrcio pblico; VII a previso de que a assemblia geral a instncia mxima do consrcio pblico e o nmero de votos para as suas deliberaes; VIII a forma de eleio e a durao do mandato do representante legal do consrcio pblico que, obrigatoriamente, dever ser Chefe do Poder Executivo de ente da Federao consorciado;

IX o nmero, as formas de provimento e a remunerao dos empregados pblicos, bem como os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; X as condies para que o consrcio pblico celebre contrato de gesto ou termo de parceria; XI a autorizao para a gesto associada de servios pblicos, explicitando: as competncias cujo exerccio se transferiu ao consrcio pblico; os servios pblicos objeto da gesto associada e a rea em que sero prestados; a autorizao para licitar ou outorgar concesso, permisso ou autorizao da prestao dos servios; as condies a que deve obedecer o contrato de programa, no caso de a gesto associada envolver tambm a prestao de servios por rgo ou entidade de um dos entes da Federao consorciados; os critrios tcnicos para clculo do valor das tarifas e de outros preos pblicos, bem como para seu reajuste ou reviso; e XII o direito de qualquer dos contratantes, quando adimplente com suas obrigaes, de exigir o pleno cumprimento das clusulas do contrato de consrcio pblico.

Depois da aprovao da lei assina-se um contrato. Se for de D. Privado ainda requer o registro no cartrio de pessoas jurdicas.

Entes de Colaborao: 3 Setor


Paraestatais

SERVIOS SOCIAIS AUTNOMOS o Sesc o Senai o Sesi o Senac o Senat ORGANIZAES SOCIAIS: Tm autonomia gerencial, financeira, nas decises. Podem celebrar um Contrato de Gesto. Podem assumir a forma de: a) Associao b) Fundao ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO: Atua em parceria com o poder pblico, atravs da celebrao de um Termo de Parceria, devendo ser conduzida pelo poder pblico, no tendo, portanto, tanta autonomia quanto as OS. Podem assumir a forma de:

a) Associao b) Fundao 12/03/2012

Agentes Pblicos
Agentes Polticos: No se submete a um escalonamento hierrquico. So todos aqueles que esto na cpula do poder. Ex: vereadores, deputados, prefeitos, governadores, juizes, desembargadores, promotores de justia, procuradores de justia, secretrios de governo*, ministros*. *Entendimento no pacificado na doutrina. Agentes Administrativos: So os servidores pblicos em geral. Agente Honorfico: aquele que desenvolve uma atribuio pblica e equiparado a funcionrio pblico enquanto desenvolv-la. Tem as mesmas obrigaes dos servidores pblicos, embora no tenha os mesmos direitos. Ex: mesrio, peritos nomeados por juizes. Agentes Credenciados: Particulares que vem a suprir uma necessidade pblica. Tambm so equiparados a servidores pblicos. Ex: companhias credenciadas para o transporte escolar. Agentes Delegados: So concessionrios e permissionrios de servios pblicos. Recebem uma delegao do Poder Pblico para que desenvolvam um servio pblico. Ex: Telesp Cargo Pblico: Lugar na administrao pblica cujo regime jurdico estatutrio. Emprego Pblico: Lugar na administrao pblica cujo regime celetista (CLT) Funo Pblica: Nem sempre corresponde a um cargo, sendo apenas um conjunto de atribuies.

Provimento Originrio:
a) Nomeao b) Posse c) Entrada em exerccio

14/03/2012

Quanto ao provimento:
A. Provimento efetivo:servidores estveis (aps estgio probatrio de 3 anos) com vnculo estatutrio, salvo as excees previstas em lei (situaes de emergncia). As funes de confiana (Direo, Chefia, Assessoramento) so privativas de servidores de provimento efetivo. B. Provimento em comisso: so cargos de livre nomeao e exonerao ad nutum. No h estabilidade.

Perda do Cargo (Servidor Estvel):


1. 2. 3. 4. Sentena Judicial transitada em julgado (art. 41, 1, I da CF) Mediante processo administrativo, garantida a ampla defesa (art. 41, 1, II da CF). Avaliao peridica de desempenho, assegurada ampla defesa (art. 41, 1, III da CF). Lei Complementar 101 de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) - regulamenta o art. 169, 4 da CF.

LC 101/2000:
ART.19 RECEITA CORRENTE LQUIDA

UNIO 50% o 2,5% PODER LEGISLATIVO INCLUDO TCU o 6% PODER JUDICIRIO o 40,9% PODER EXECUTIVO o 0,6% MINISTRIO PBLICO ESTADO 60% o 3% PODER LEGISALTIVO INCLUDO TCE o 6% PODER JUDICIRIO o 49% PODER EXECUTIVO o 2% MINISTRIO PBLICO MUNICPIO 60% o 6% PODER LEGISLATIVO INCLUDO TCM o 54% PARA O EXECUTIVO

Ler o captulo sobre Federao de Jos Afonso da Silva Ler o captulo sobre a classificao das normas constitucionais quanto eficcia no livro de Michel Temer Elementos de Direito Constitucional.

Diferenas entre Vitaliciedade e Estabilidade:


Vitaliciedade: Garantia de permanecer no cargo, ou seja, o vnculo com o cargo. S
perder o cargo por deciso judicial transitada em julgado. A vitaliciedade adquirida aps 2 anos.

Estabilidade: O cargo pode ser extinto por lei, mas o vnculo com a administrao
permanece, ou seja, o vnculo com a administrao. Pode perder o cargo nas hipteses abordadas alhures. A estabilidade adquirida aps 3 anos.

Provimento Derivado (lei 8112/90):


Promoo Reintegrao (art. 28) Readaptao (art. 24) Reconduo (art. 29) Aproveitamento (art. 30) Reverso (art. 25)

Penalidades (art. 127 da lei 8112/90):


I. II. III. IV. V. VI. Advertncia Suspenso Demisso Cassao da aposentadoria ou disponibilidade Destituio de cargo em comisso Destituio de funo comissionada

Prazos Prescricionais:
I. II. III. Advertncia (180 dias) Suspenso (2 anos) Demisso, cassao de aposentadoria, disponibilidade, destituio de cargo em comisso, destituio de funo comissionada (5 anos)

Consequncias dos atos de improbidade (art. 37 4 da CF)


Suspenso dos direitos polticos Perda da funo pblica Indisponibilidade dos bens Ressarcimento ao errio

Art. 37 5 da CF: A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzo ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento

Lei 8429/92 Lei da Improbidade Administrativa


Art 5 - Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, o ressarcimento ser integral Art 8 - A responsabilidade do sucessor at o limite do valor da herana Atos de improbidade que importam enriquecimento ilcito art 9: Perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio Ressarcimento integral do dano

Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial Proibio de contratar com o poder pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que atravs de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio pelo prazo de 10 anos

Atos de improbidade que causam prejuzo ao errio art 10 Ressarcimento integral do dano Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano Proibio de contratar com o poder pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente ainda que atravs de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio pelo prazo de 5 anos

Atos de improbidade que atentam contra os princpios da administrao pblica art 11 Ressarcimento integral do dano Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente Proibio de contratar com o poder pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente ainda que atravs de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio pelo prazo de 3 anos

Acumulao Remunerada de Cargos


Requisitos:
Art. 37, XVI da CF compatibilidade de horrios Art. 37, XI da CF no ultrapassar o subsdio do ministro do STF Art. 38, III da CF vereador com compatibilidade de horrios Art. 95, I da CF magistrado com outra funo de magistrio Art. 128, II, a da CF membro do MP com outra funo de magistrio

Aposentadoria do Servidor Pblico


Espcies (art. 40 da CF)
Aposentadoria por invalidez o Integral o Proporcional Aposentadoria por tempo de servio Aposentadoria por idade Aposentadoria compulsria

Aposentadoria Voluntria: 10 anos de exerccio de funo pblica e 5 no cargo Integral: a) H 35 anos de contribuio e 60 de idade b) M 30 anos de contribuio e 55 de idade Proporcional: H 65 anos M 60 anos

Processo Administrativo Disciplinar


LEI 8112/90, ART. 148. O PROCESSO DISCIPLINAR O INSTRUMENTO DESTINADO A APURAR
RESPONSABILIDADE DE SERVIDOR POR INFRAO PRATICADA NO EXERCCIO DE SUAS ATRIBUIES, OU QUE TENHA RELAO COM AS ATRIBUIES DO CARGO EM QUE SE ENCONTRE INVESTIDO.

No se aplica mais no direito ptrio a penalidade pela verdade sabida. Permanece, no entanto, a sindicncia, em que no h o contraditrio nem a ampla defesa. Atravs da sindicncia, portanto, s se pode aplicar a pena de advertncia (pena leve). Ela pode ainda servir para instruir o processo administrativo disciplinar.

Fases do Processo Administrativo Disciplinar:


1. Instaurao: normalmente instaura-se o processo atravs de Portaria. 2. Inqurito administrativo: a autoridade competente desgina trs servidores estveis e, dentre eles o seu presidente, que deve ser hierarquicamente superior ou do mesmo nvel do investigado, que formam uma comisso, para a apurao da falta cometida. a. Instruo b. Defesa c. Relatrio 3. Concluso: deciso pela aplicao, ou no, de uma penalidade. ART. 174. O PROCESSO DISCIPLINAR PODER SER REVISTO, A QUALQUER TEMPO, A PEDIDO OU DE OFCIO,
QUANDO SE ADUZIREM FATOS NOVOS OU CIRCUNSTNCIAS SUSCETVEIS DE JUSTIFICAR A INOCNCIA DO PUNIDO OU A INADEQUAO DA PENALIDADE APLICADA.

!!!!!!!!!1 PROVA AT AQUI!!!!!!!!

Reviso para a prova


Agente pblico: so todas as pessoas fsicas que de forma permanente ou transitria, com ou sem remunerao, atuam na administrao pblica. Agentes Polticos: Particulares em colaborao (agentes colaboradores) Agentes Administrativos

3 regras para a interpretao do Dir. Administrativo: 1. Necessidade de poderes discricionrios 2. Supremacia do interesse pblico frente ao interesse particular 3. Presuno de legitimidade dos atos da administrao (presuno iuris tantum) Princpios do Direito Administrativo: A. Explcitos (Art. 37 da CF) 1. Legalidade 2. Impessoalidade 3. Moralidade 4. Publicidade 5. Eficincia B. Outros princpios 1. Indisponibilidade do interesse pblico Descentralizao a. Autarquia I. Agencias reguladoras II. Agencias executivas (contrato de gesto) b. Fundaes c. Empresa Pblica d. Sociedade de Economia Mista e. Consrcios Pblicos Entes de Colaborao a. Servios Sociais Autnomos b. O.S. c. OSCIP Distino entre cargos, empregos e funes Regime jurdico Cargo pblico de provimento efetivo, cargo pblico de provimento em comisso Estabilidade (o que ? Como pode ser perdida? Estabilidade x Vitaliciedade) provimento, investidura

Provimento originrio, derivado (espcies: promoo, reconduo etc) Processo administrativo disciplinar (reviso pode ser pedida a qualquer tempo.. deve ser pedida a quem? Ministro de estado da pasta correlata) lei 8112/90 Lei de improbidade administrativa lei 8429/92 (quais so os atos de improbidade? Como so classificados? Enriquecimento ilcito, prejuzo ao errio, atentam contra os princpios da administrao pblica) Ao de ressarcimento imprescritvel Lei de Responsabilidade Fiscal !!!!!!!!2 PROVA A PARTIR DAQUI:

Poderes da Administrao
Poder Vinculado: o poder da autoridade administrativa vinculado lei. dizer: a lei
que delimita o poder do administrador. No h margem para deciso. Ex: art. 143 da lei 8112/90; aposentadoria compulsria.

Poder Discricionrio: h uma margem de discricionariedade pr-estabelecida na lei,


segundo critrios de convenincia e oportunidade.

Poder Hierrquico: o poder de organizar a administrao, subestabelecendo


competncias e atribuies, fiscalizando a atuao dos orgos e membros da administrao pblica. A autoridade tem o poder de avocar a responsabilidade por alguma atividade.

Poder Disciplinar: consiste no direito/dever de apurar faltas disciplinares e aplicar as


sanes cabveis.

Poder Regulamentar: poder pertencente exclusivamente aos chefes dos executivos


federal, estadual e municipal. PESQUISA: DIFERENA ENTRE REGULAMENTO AUTNOMO E REGULAMENTO DE EXECUO. Regulamento: ato administrativo normativo de competencia privativa do chefe do poder executivo que tem por objeto facilitar a execuo da lei. Regulamento de Execuo ( a regra): Art. 84, IV da CF. Compete privativamente ao presidente da republica expedir decretos e regulamentos para a fiel execuo da lei Decreto veculo. O decreto que traz em seu bojo um regulamento o Decreto Regulamentar. Regulamento Autnomo (exceo): Art. 86, VI, a e b. Disciplina um assunto que no foi tratado por lei, desde que no implique aumento de despesa nem extino ou criao de orgos pblicos. Atravs do regulamento autnomo pode-se extinguir cargos e funes

pblicos, quando vagos. A competncia desse inciso pode ser delegada para os ministros, advogado-geral da unio ou procurador-geral da repblica (pargrafo nico do art. 84).

Poder de Polcia: consiste no poder de restringir direitos, condicionar liberdades


e limitar interesses. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato o absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana. higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (conceito do art. 78 do CTN). So atributos do Poder de Polcia: Discricionariedade (s vezes pode ser vinculado) Autoexecutoriedade Coercitividade

Licena Vinculada. Exceo: licena ambiental. Autorizao Discricionria.

Abuso de Poder:
Excesso de Poder Desvio de Finalidade

Ato Administrativo
Conceito: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que, nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir direitos, estabelecer obrigaes a si prpria ou obrigaes aos administrados. Requisitos do Ato Jurdico: Agente capaz Objeto lcito Forma prescrita ou no defesa em lei

Requisitos do Ato Administrativo: Competncia vinculado Finalidade vinculado Forma vinculado

Motivo vinculado ou discricionrio Objeto vinculado ou discricionrio

Atributos do Ato Administrativo: Presuno de Legitimidade Imperatividade Autoexecutoriedade Classificao dos Atos Administrativos: a) Quanto ao regramento: I. Vinculado II. Discricionrio b) Quanto aos destinatrios: I. Individual: atinge a uma pessoa s. II. Geral: atinge a todos. c) Quanto ao seu alcance: I. Internos: atingindo uma determinada repartio pblica. II. Externos: atingindo a todas as pessoas. d) Quanto ao seu objeto: I. Ato de imprio: atinge o administrado, que deve observ-lo. II. Ato de gesto: atos de organizao, administrao, otimizao, execuo. III. Ato de expediente: d andamento a procedimentos. e) Quanto formao: I. Simples: um rgo II. Complexo: dois ou mais rgos pblicos sem subordinao. III. Composto: dois ou mais rgos pblicos, havendo subordinao. Ex: um rgo toma uma deciso e outro, hierarquicamente superior, homologa. Espcies de Atos Administrativos: a) Normativos: trazem um comando geral e abstrato, uma norma a ser cumprida. I. Decretos II. Regulamentos III. Instrues normativas IV. Regimentos V. Resolues VI. Deliberaes b) Ordinatrios: pem ordem, organizam e disciplinam os servios pblicos e a conduta de seus agentes. I. Instrues: ordens gerais para padronizar servios em rgos. dotada de generalidade. II. Circulares: tambm padronizam servios, mas com carter especfico, para um determinado setor de um rgo. III. Avisos: IV. Portarias: nomeao de servidor aprovado em concurso pblico, nomeao de pessoa em cargo em comisso, instaurao de procedimento administrativo disciplinar.

Ordens de servio: dizem respeito realizao de obras, servios pblicos. D ensejo fatos administrativos, como a iniciao de obras. VI. Ofcios: comunicaes oficiais no mbito da adm. ou entre a adm. e o particular. VII. Despachos: decises das autoridades adm. em processos adm, c) Negociais: contm uma declarao de vontade da Adm. Pblica e trazem vantagem para um particular. I. Licena: se o particular atender as exigncias legais, a licena dever ser dada. Exceo para a licena ambiental, que ser discricionria. II. Autorizao: diferente da autorizao de uso. III. Permisso de uso IV. Aprovao V. Admisso VI. Visto VII. Homologao VIII. Dispensa IX. Renncia X. Protocolo administrativo d) Enunciativos: a administrao limita-se a certificar ou atestar um fato, ou emitir uma opinio sobre um assunto. I. Certides II. Atestados III. Pareceres IV. Apostilas e) Punitivos: trazem sano queles que violam disposies legais. I. Multa II. Interdio de atividade III. Destruio de coisas Fazer um estudo acerca do conceito de cada ato administrativo para um teste, valendo 0,5 ponto. Ato Administrativo quanto validade: Para Hely Lopes Meirelles, o ato pode ser invalidado: 1. Vlido revogao 2. Nulo anulao Para os doutrinadores mais novos, o ato pode ser extinto; 1. Vlido revogado 2. Nulo ou anulvel - invalidado Conceito de anulao do ato administrativo para Maria Sylvia Zanella di Pietro: Desfazimento do ato administrativo por razes de ilegalidade. A anulao produz efeitos retroativos data em que foi emitido o ato. construo jurisprudencial o entendimento de que a anulao dos

V.

atos cujos beneficirios estavam de boa-f (sem culpa ou dolo) atingir apenas os 5 anos que lhe antecedem. SMULA 346 DO STF: a Administrao Pblica pode declarar a nulidade de seus prprios atos. SMULA 473 DO STF: a Administrao Pblica pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Vcios relativos ao sujeito Quanto competncia: 1. Usurpao de funo (crime previsto no art. 328 do CP) 2. Excesso de poder 3. Funo de fato: ocorre quando a pessoa que pratica um ato est irregularmente investida no cargo, emprego ou funo, mas sua situao tem toda a aparncia de legalidade. Quanto incapacidade Vcios relativos ao objeto 1. Objeto proibido pela lei 2. Objeto diverso do previsto na lei para o caso sobre o qual o ato incide 3. Objeto impossvel 4. Objeto imoral (moralidade administrativa) 5. Objeto incerto em relao aos destinatrios, s coisas, ao tempo, ao lugar. Vcios relativos forma Art. 2, pargrafo nico, alnea d, da Lei 4717/65 Vcios quanto ao motivo 1. Inexistncia dos motivos 2. Falsidade do motivo Vcios relativos finalidade 1. Desvio de poder ou desvio de finalidade. Indcios de desvio segundo Jos Cretella Junior: a. Motivao insuficiente b. Motivao contraditria c. Irracionalidade do procedimento, acompanhada da edio do ato d. Contradio dos atos com suas resultantes e. Camuflagem dos fatos f. Inadequao entre os motivos e os efeitos g. Excesso de motivao

2 Semestre
PROVAS: 3 DE OUTUBRO E 21 DE NOVEMBRO Contedo programtico: 1. Licitao 2. Contratos administrativos (teoria geral) 3. Contratos administrativos em espcie a. Concesso b. Permisso c. Parceria Pblico-Privada (PPP) 4. Bens Pblicos a. Concesso de uso b. Permisso de uso c. Autorizao de uso d. Concesso de direito real de uso e. Legitimao de posse 5. Interveno do Estado na propriedade privada a. Desapropriao b. Requisio c. Limitao administrativa d. Tombamento e. Servido administrativa 6. Estatuto da cidade 7. Responsabilidade Civil do Estado 8. Controle da Administrao

Licitao
Conceito: procedimento administrativo obrigatrio que antecede a celebrao de um contrato administrativo, visando selecionar a proposta mais vantajosa para o INTERESSE PBLICO, de acordo com critrios estabelecidos no instrumento convocatrio. IMPORTANTE: O vencedor do processo licitatrio passa a ter EXPECTATIVA DE DIREITO, no direito adquirido. dizer: a administrao pblica no ser obrigada a realizar o contrato para o qual a licitao foi feita. No entanto, pelo princpio da adjudicao compulsria, caso o contrato venha a ser de fato celebrado, necessrio que o seja com o vencedor da licitao. Da mesma forma, aquele que venceu a licitao DEVER celebrar o contrato, no lhe sendo facultado desistir dele. Caso o vencedor no cumpra aquilo com que se obrigou, perder a garantia que ofereceu.

Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Instrumentos Convocatrios: A. Edital B. Carta Convite O critrio pode variar, de acordo com tipos de licitao: Melhor preo Melhor tcnica Tcnica e preo Maior lance

Modalidades de Licitao: Concorrncia Tomada de Preos Convite (carta) Leilo Concurso (fomentao de trabalhos artsticos, cientficos etc.) Prego (mais utilizado para aquisio de bens e servios comuns, sem limite de valor) Hipteses de exceo obrigatoriedade de licitao: Licitao inexigvel Licitao dispensvel Licitao dispensada

DIFERENA ENTRE ATIVIDADE MEIO E ATIVIDADE FIM .


Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da ISONOMIA, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da VINCULAO AO INSTRUMENTO CONVOCATRIO, do JULGAMENTO OBJETIVO e dos que lhes so correlatos. Princpios da Licitao Hely Lopes Meirelles: 1. Procedimento formal 2. Publicidade 3. Igualdade entre os licitantes (isonomia) a. Lei Complementar 123/06, arts. 44 e 45 estabelecem um critrio de desempate em favor da microempresa e da empresa de pequeno porte. 4. Sigilo das propostas 5. Vinculao aos termos do instrumento convocatrio 6. Julgamento objetivo

7. Adjudicao compulsria (no confundir com a ao de adjudicao do direito civil)

LEI 123/06 ART. 44. NAS LICITAES SER ASSEGURADA, COMO CRITRIO DE DESEMPATE, PREFERNCIA DE CONTRATAO PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE . 1 ENTENDE -SE POR EMPATE AQUELAS SITUAES EM QUE AS PROPOSTAS APRESENTADAS PELAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE SEJAM IGUAIS OU AT 10% ( DEZ POR CENTO ) SUPERIORES PROPOSTA MAIS BEM CLASSIFICADA . 2 NA MODALIDADE DE PREGO, O INTERVALO PERCENTUAL ESTABELECIDO NO 1 DESTE ARTIGO SER DE AT 5% ( CINCO POR CENTO ) SUPERIOR AO MELHOR PREO . ART. 45. PARA EFEITO DO DISPOSTO NO ART. 44 DESTA L EI COMPLEMENTAR, OCORRENDO O EMPATE , PROCEDER-SE - DA SEGUINTE FORMA : I - A MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE MAIS BEM CLASSIFICADA PODER APRESENTAR PROPOSTA DE PREO INFERIOR QUELA CONSIDERADA VENCEDORA DO CERTAME , SITUAO EM QUE SER ADJUDICADO EM SEU FAVOR O OBJETO LICITADO ; LEI 8666/93 ART. 3 A LICITAO DESTINA - SE A GARANTIR A OBSERVNCIA DO PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA ISONOMIA, A SELEO DA PROPOSTA MAIS VANTAJOSA PARA A ADMINISTRAO E A PROMOO DO
DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTVEL E SER PROCESSADA E JULGADA EM ESTRITA CONFORMIDADE COM OS PRINCPIOS BSICOS DA LEGALIDADE , DA IMPESSOALIDADE , DA MORALIDADE , DA IGUALDADE , DA PUBLICIDADE , DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA, DA VINCULAO AO INSTRUMENTO CONVOCATRIO , DO JULGAMENTO OBJETIVO E DOS QUE LHES SO CORRELATOS. (REDAO DADA PELA LEI N 12.349, DE 2010) (REGULAMENTO ) 2O EM IGUALDADE DE CONDIES, COMO CRITRIO DE DESEMPATE, SER ASSEGURADA PREFERNCIA, SUCESSIVAMENTE , AOS BENS E SERVIOS : I - (REVOGADO PELA LEI N 12.349, DE 2010) II - PRODUZIDOS NO PAS; III - PRODUZIDOS OU PRESTADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS. IV - PRODUZIDOS OU PRESTADOS POR EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISA E NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NO PAS. (I NCLUDO PELA LEI N 11.196, DE 2005)

ART. 39. SEMPRE QUE O VALOR ESTIMADO PARA UMA LICITAO OU PARA UM CONJUNTO DE LICITAES SIMULTNEAS OU SUCESSIVAS FOR SUPERIOR A 100 ( CEM ) VEZES O LIMITE PREVISTO NO ART. 23, INCISO I, ALNEA "C " DESTA LEI, O PROCESSO LICITATRIO SER INICIADO , OBRIGATORIAMENTE , COM UMA AUDINCIA PBLICA CONCEDIDA PELA AUTORIDADE RESPONSVEL COM ANTECEDNCIA MNIMA DE 15 ( QUINZE ) DIAS TEIS DA DATA PREVISTA PARA A PUBLICAO DO EDITAL , E DIVULGADA , COM A ANTECEDNCIA MNIMA DE 10 ( DEZ ) DIAS TEIS DE SUA REALIZAO , PELOS MESMOS MEIOS PREVISTOS PARA A PUBLICIDADE DA LICITAO , QUAL TERO ACESSO E DIREITO A TODAS AS INFORMAES PERTINENTES E A SE MANIFESTAR TODOS OS INTERESSADOS.

Concorrncia
Fases: 1. 2. 3. 4. Aviso do edital (audincia pblica no caso do art. 39) Documentao + proposta Habilitao Classificao e julgamento: a. Menor preo b. Melhor tcnica c. Tcnica e preo d. Maior lance (leilo) 5. Homologao: feita pela autoridade superior, para homologar o resultado e verificar se o procedimento formal da licitao foi obedecido. A deciso da autoridade vinculada licitao. Ou seja, no havendo nulidades no procedimento, dever a autoridade homologar. 6. Adjudicao Compulsria Prazos Art. 21. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados no local da repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia, no mnimo, por uma vez: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) I - no Dirio Oficial da Unio, quando se tratar de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal e, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituies federais; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) II - no Dirio Oficial do Estado, ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal;(Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) III - em jornal dirio de grande circulao no Estado e tambm, se houver, em jornal de circulao no Municpio ou na regio onde ser realizada a obra, prestado o servio, fornecido, alienado ou alugado o bem, podendo ainda a Administrao, conforme o vulto da licitao, utilizar-se de outros meios de divulgao para ampliar a rea de competio. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 1o O aviso publicado conter a indicao do local em que os interessados podero ler e obter o texto integral do edital e todas as informaes sobre a licitao. 2o O prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser: I - quarenta e cinco dias para: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) a) concurso; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994)

b) concorrncia, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo"; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) II - trinta dias para: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) a) concorrncia, nos casos no especificados na alnea "b" do inciso anterior; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) b) tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo"; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) III - quinze dias para a tomada de preos, nos casos no especificados na alnea "b" do inciso anterior, ou leilo; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) IV - cinco dias teis para convite. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 3o Os prazos estabelecidos no pargrafo anterior sero contados a partir da ltima publicao do edital resumido ou da expedio do convite, ou ainda da efetiva disponibilidade do edital ou do convite e respectivos anexos, prevalecendo a data que ocorrer mais tarde. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 4o Qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas (RDC): flexibiliza as regras para contrataes pela administrao pblica. Garantias da Licitao Art. 56. A critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. 1o Caber ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: I - cauo em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidao e de custdia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econmicos, conforme definido pelo Ministrio da Fazenda; II - seguro-garantia; III - fiana bancria. 2o A garantia a que se refere o caput deste artigo no exceder a cinco por cento do valor do contrato e ter seu valor atualizado nas mesmas condies daquele, ressalvado o previsto no pargrafo 3o deste artigo. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994)

3o Para obras, servios e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no pargrafo anterior poder ser elevado para at dez por cento do valor do contrato. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 4o A garantia prestada pelo contratado ser liberada ou restituda aps a execuo do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente. 5o Nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administrao, dos quais o contratado ficar depositrio, ao valor da garantia dever ser acrescido o valor desses bens. Projeto Bsico
Conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo, devendo conter os seguintes elementos:

a) desenvolvimento da soluo escolhida de forma a fornecer viso global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; b) solues tcnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do projeto executivo e de realizao das obras e montagem; c) identificao dos tipos de servios a executar e de materiais e equipamentos a incorporar obra, bem como suas especificaes que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo; d) informaes que possibilitem o estudo e a deduo de mtodos construtivos, instalaes provisrias e condies organizacionais para a obra, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo; e) subsdios para montagem do plano de licitao e gesto da obra, compreendendo a sua programao, a estratgia de suprimentos, as normas de fiscalizao e outros dados necessrios em cada caso; f) oramento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de servios e fornecimentos propriamente avaliados; Elementos do Edital O edital conter no prembulo o nmero de ordem em srie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentao e proposta, bem como para incio da abertura dos envelopes, e indicar, obrigatoriamente, o seguinte: I - objeto da licitao, em descrio sucinta e clara;

II - prazo e condies para assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos, como previsto no art. 64 desta Lei, para execuo do contrato e para entrega do objeto da licitao; III - sanes para o caso de inadimplemento; IV - local onde poder ser examinado e adquirido o projeto bsico; V - se h projeto executivo disponvel na data da publicao do edital de licitao e o local onde possa ser examinado e adquirido; VI - condies para participao na licitao, em conformidade com os arts. 27 a 31 desta Lei, e forma de apresentao das propostas; VII - critrio para julgamento, com disposies claras e parmetros objetivos; VIII - locais, horrios e cdigos de acesso dos meios de comunicao distncia em que sero fornecidos elementos, informaes e esclarecimentos relativos licitao e s condies para atendimento das obrigaes necessrias ao cumprimento de seu objeto; IX - condies equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitaes internacionais; X - o critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global, conforme o caso, permitida a fixao de preos mximos e vedados a fixao de preos mnimos, critrios estatsticos ou faixas de variao em relao a preos de referncia, ressalvado o dispossto nos pargrafos 1 e 2 do art. 48; (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) XI - critrio de reajuste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo, admitida a adoo de ndices especficos ou setoriais, desde a data prevista para apresentao da proposta, ou do oramento a que essa proposta se referir, at a data do adimplemento de cada parcela; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) XII - (Vetado). (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) XIII - limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo de obras ou servios que sero obrigatoriamente previstos em separado das demais parcelas, etapas ou tarefas; XIV - condies de pagamento, prevendo: a) prazo de pagamento no superior a trinta dias, contado a partir da data final do perodo de adimplemento de cada parcela; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) b) cronograma de desembolso mximo por perodo, em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros; c) critrio de atualizao financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do perodo de adimplemento de cada parcela at a data do efetivo pagamento; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994)

d) compensaes financeiras e penalizaes, por eventuais atrasos, e descontos, por eventuais antecipaes de pagamentos; e) exigncia de seguros, quando for o caso; XV - instrues e normas para os recursos previstos nesta Lei; XVI - condies de recebimento do objeto da licitao; XVII - outras indicaes especficas ou peculiares da licitao. 1o O original do edital dever ser datado, rubricado em todas as folhas e assinado pela autoridade que o expedir, permanecendo no processo de licitao, e dele extraindo-se cpias integrais ou resumidas, para sua divulgao e fornecimento aos interessados. 2o Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante: I - o projeto bsico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificaes e outros complementos; II - oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) III - a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante vencedor; IV - as especificaes complementares e as normas de execuo pertinentes licitao. 3o Para efeito do disposto nesta Lei, considera-se como adimplemento da obrigao contratual a prestao do servio, a realizao da obra, a entrega do bem ou de parcela destes, bem como qualquer outro evento contratual a cuja ocorrncia esteja vinculada a emisso de documento de cobrana. 4o Nas compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega at trinta dias da data prevista para apresentao da proposta, podero ser dispensadas: (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) I - o disposto no inciso XI deste artigo; (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) II - a atualizao financeira a que se refere a alnea "c" do inciso XIV deste artigo, correspondente ao perodo compreendido entre as datas do adimplemento e a prevista para o pagamento, desde que no superior a quinze dias. (Includo pela Lei n 8.883, de 1994).

Excees obrigatoriedade do procedimento licitatrio


1. Inexigvel inviabilidade de competio, em especial: I. para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam
ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes

para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao III. para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 2. Dispensvel: artigo 24 da lei 8666/93.

II.

Alienao de Bens da Administrao Pblica


Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais*, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: Requisitos: 1. Interesse Pblico devidamente justificado 2. Avaliao Prvia 3. Autorizao legislativa para as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico 4. Licitao na modalidade concorrncia Nesse caso, paraestatais devem ser entendidas como Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. Casos de dispensa da licitao para bens imveis: a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alneas f, h e i; (Redao dada pela Lei n 11.952, de 2009) c) permuta, por outro imvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; d) investidura; Entende-se por investidura: i.
a alienao aos proprietrios de imveis lindeiros de rea remanescente ou resultante de obra pblica, rea esta que se tornar inaproveitvel isoladamente, por preo nunca inferior ao da avaliao e desde que esse no ultrapasse a 50% (cinqenta por cento) do valor constante da alnea "a" do inciso II do art. 23 desta lei; a alienao, aos legtimos possuidores diretos ou, na falta destes, ao Poder Pblico, de imveis para fins residenciais construdos em ncleos urbanos anexos a usinas hidreltricas, desde que considerados dispensveis na fase de operao

ii.

dessas unidades e no integrem a categoria de bens reversveis ao final da concesso.

e) venda a outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) f) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis residenciais construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais ou de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica; (Redao dada pela Lei n 11.481, de 2007) g) procedimentos de legitimao de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberao dos rgos da Administrao Pblica em cuja competncia legal inclua-se tal atribuio; (Includo pela Lei n 11.196, de 2005) h) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis de uso comercial de mbito local com rea de at 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados) e inseridos no mbito de programas de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica; (Includo pela Lei n 11.481, de 2007) i) alienao e concesso de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras pblicas rurais da Unio na Amaznia Legal onde incidam ocupaes at o limite de 15 (quinze) mdulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularizao fundiria, atendidos os requisitos legais; (Includo pela Lei n 11.952, de 2009) Casos de dispensa de licitao para bens mveis: II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao (modalidade leilo), dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica; d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe.

Art. 19. Os bens imveis da Administrao Pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras: I - avaliao dos bens alienveis; II - comprovao da necessidade ou utilidade da alienao; III - adoo do procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo.
Art. 23, 3 A concorrncia a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concesses de direito real de uso e nas licitaes internacionais, admitindo-se neste ltimo caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preos, quando o rgo ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando no houver fornecedor do bem ou servio no Pas.
o

Diferenas entre Concorrncia e Tomada de Preos


Na tomada de preos, a fase da habilitao suprimida, porque entende-se que a administrao j possui um cadastro das empresas. 1 Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. 2 Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.
o o

Compras Art. 14. Nenhuma compra ser feita sem a adequada caracterizao de seu objeto e indicao dos recursos oramentrios para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. Art. 15. As compras, sempre que possvel, devero: (Regulamento) I - atender ao princpio da padronizao, que imponha compatibilidade de especificaes tcnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condies de manuteno, assistncia tcnica e garantia oferecidas; II - ser processadas atravs de sistema de registro de preos; III - submeter-se s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado; IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessrias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade; V - balizar-se pelos preos praticados no mbito dos rgos e entidades da Administrao Pblica.

1o O registro de preos ser precedido de ampla pesquisa de mercado. 2o Os preos registrados sero publicados trimestralmente para orientao da Administrao, na imprensa oficial. 3o O sistema de registro de preos ser regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condies: I - seleo feita mediante concorrncia; II - estipulao prvia do sistema de controle e atualizao dos preos registrados; III - validade do registro no superior a um ano. 4o A existncia de preos registrados no obriga a Administrao a firmar as contrataes que deles podero advir, ficando-lhe facultada a utilizao de outros meios, respeitada a legislao relativa s licitaes, sendo assegurado ao beneficirio do registro preferncia em igualdade de condies. 5o O sistema de controle originado no quadro geral de preos, quando possvel, dever ser informatizado. 6o Qualquer cidado parte legtima para impugnar preo constante do quadro geral em razo de incompatibilidade desse com o preo vigente no mercado. 7o Nas compras devero ser observadas, ainda: I - a especificao completa do bem a ser adquirido sem indicao de marca; II - a definio das unidades e das quantidades a serem adquiridas em funo do consumo e utilizao provveis, cuja estimativa ser obtida, sempre que possvel, mediante adequadas tcnicas quantitativas de estimao; III - as condies de guarda e armazenamento que no permitam a deteriorao do material. 8o O recebimento de material de valor superior ao limite estabelecido no art. 23 desta Lei, para a modalidade de convite, dever ser confiado a uma comisso de, no mnimo, 3 (trs) membros. Art. 16. Ser dada publicidade, mensalmente, em rgo de divulgao oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso pblico, relao de todas as compras feitas pela Administrao Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificao do bem comprado, seu preo unitrio, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operao, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitao. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica aos casos de dispensa de licitao previstos no inciso IX do art. 24. (comprometimento da segurana nacional)

Sistema de Registro de Preos


Faz-se a licitao para selecionar empresas para compor um cadastro. Na hora da compra, a administrao se socorre das empresas cadastradas. O SRP no uma modalidade de licitao.

Recursos Administrativos Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. 1o Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao desta Lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis, sem prejuzo da faculdade prevista no 1o do art. 113.
2 Decair do direito de impugnar os termos do edital de licitao perante a administrao o licitante que no o fizer at o segundo dia til que anteceder a abertura dos envelopes de habilitao em concorrncia, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preos ou concurso, ou a realizao de leilo, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hiptese em que tal comunicao no ter efeito de recurso
o

Art. 109. Dos atos da Administrao decorrentes da aplicao desta Lei cabem: I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar da intimao do ato ou da lavratura da ata, nos casos de: a) habilitao ou inabilitao do licitante; b) julgamento das propostas; c) anulao ou revogao da licitao; d) indeferimento do pedido de inscrio em registro cadastral, sua alterao ou cancelamento; e) resciso do contrato, a que se refere o inciso I do art. 79 desta Lei; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) f) aplicao das penas de advertncia, suspenso temporria ou de multa; II - representao, no prazo de 5 (cinco) dias teis da intimao da deciso relacionada com o objeto da licitao ou do contrato, de que no caiba recurso hierrquico; III - pedido de reconsiderao, de deciso de Ministro de Estado, ou Secretrio Estadual ou Municipal, conforme o caso, na hiptese do inciso IV do art. 87 desta Lei, no prazo de 10 (dez) dias teis da intimao do ato.
Art. 87. Pela inexecuo total ou parcial do contrato a Administrao poder, garantida a prvia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanes:

IV - declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica enquanto perdurarem os motivos determinantes da punio ou at que seja promovida a reabilitao perante a prpria autoridade que aplicou a penalidade, que ser concedida sempre que o contratado ressarcir a Administrao pelos prejuzos resultantes e aps decorrido o prazo da sano aplicada com base no inciso anterior.

Prego
Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei. Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. Questes: 1. Como iniciado o procedimento licitatrio? a. O procedimento da licitao ser iniciado com a abertura de processo
administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, nos termos do artigo 38 da lei 8666/93.

2. Qual o prazo para qualquer cidado impugnar o edital? a. Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por
irregularidade na aplicao desta Lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at o 3 (trs) dias teis, sem prejuzo da faculdade prevista no 1 do art. 113, nos termos do artigo 41, 1.

3. Qual o prazo para o licitante impugnar o edital? a. Dever faz-lo at o segundo dia til que anteceder a abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes, nos termos do art. 41, 2. 4. Qual a consequncia da impugnao ao edital intempestiva? a. A comunicao das irregularidades no ter efeito de recurso, mas dever ser analisada pela administrao 5. Quais so os recursos administrativos previstos na lei 8666/93? a. Recurso, representao e pedido de reconsiderao

Contratos Administrativos
Principais Caractersticas: Regime jurdico: direito pblico Clusulas exorbitantes: so clusulas legtimas, pautadas na legalidade. O termo exorbitante no deve ser considerado em sua ascepo literal. Ex: possibilidade de a Administrao contratante rescindir unilateralmente o contrato, prescindindo da atuao do judicirio. Direito do contratado: manuteno do equilbrio econmico e financeiro do contrato. O contrato administrativo tem natureza de contrato de adeso.

Inoponibilidade da exceo do contrato no cumprido pelo contratado contra a administrao. Garantias: 1. 2. 3. 4. Cauo em dinheiro Ttulos da dvida pblica Seguro-garantia Fiana bancria

A opo da modalidade de garantia cabe ao contratado Sanes aplicveis pela Administrao 1. Advertncia 2. Multa 3. Suspenso temporria de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao 4. Declarao de inidoneidade Formalizao dos contratos Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o nmero do processo da licitao, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeio dos contratantes s normas desta Lei e s clusulas contratuais. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei. Fato do Prncipe x Fato da Administrao Fato do Prncipe: Todo acontecimento externo ao contrato provocado pela entidade contratante sob titulao jurdica diversa da contratual. Ex: aumento de tributo, aumento de salrio mnimo. Segundo Hely Lopes Meireles, fato do prncipe uma manifestao geral da administrao que atinge a todos que se submete ao ordenamento jurdico e, por consequncia, o contrato. Fato da Administrao: O fato da administrao consiste na ao ou omisso da administrao contratante que retarda ou impede a execuo do contrato. Segundo Celso Antonio Bandeira de Mello, fato da administrao o comportamento irregular do contratante. Interferncia Imprevista: so condies naturais ou fatos que antecedem a celebrao do contrato, mas que so descobertos apenas durante a execuo do contrato.

Extino do Contrato Administrativo Resciso Administrativa: unilateral Resciso amigvel: bilateral Resciso judicial: unilateral por parte do contratado

Servio Pblico (lei 8987/95)


1. Quanto necessidade a. De necessidade pblica (essenciais) indelegveis b. De utilidade pblica delegveis 2. Quanto aos destinatrios a. uti universi : disponveis para toda a coletividade - imposto b. uti singuli: taxa, tarifa Servio Pblico Adequado art. 6, 1 da lei 8987/95 Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. *pesquisar servio pblico adequado continuidade greve Impenhorabilidade e proibio de instituio de direitos reais sobre bens destinados realizao dos servios pblicos. Outorga e Delegao Outorga: transfere, por lei, a titularidade da execuo de um servio pblico Delegao: transfere-se, por um prazo determinado e, via de regra, por meio de um contrato administrativo, apenas a execuo do servio. A titularidade continuar pertencendo entidade delegante. A delegao pode se dar por meio de contrato: 1. Concesso a. Prazo: mdio ou longo b. Destinatrio da concesso: Pessoa Jurdica c. Estvel (pode haver encampao) 2. Permisso a. Prazo: curto b. Destinatrio da concesso: Pessoa Fsica ou Jurdica c. Estabelecida a ttulo precrio A delegao tambm pode se dar por meio de ato administrativo negocial: 1. Autorizao: discricionria 2. Licena: vinculada

Os delegatrios assumem a responsabilidade pela prestao do servio e respondem como se Estado fossem, ou seja, via de regra sua responsabilidade ser objetiva. Prazos (no so pacficos na doutrina): a) Longo prazo: 5 anos ou mais b) Mdio prazo: at 5 anos c) Curto prazo: at 12 meses Requisitos da encampao 1. Interesse pblico, devidamente justificado 2. Lei autorizativa especfica 3. Prvio pagamento de indenizao A encampao deve ocorrer mediante lei, porque pode ter reflexos econmicos significantes para a Administrao Pblica, j que o delegatrio ser indenizado.

Parceria Pblico-Privada (lei 11079/04)


Na parceria pblico-privada os riscos so partilhados entre poder concedente e delegatrio, a contrario sensu do que ocorre nas delegaes da lei 8987, em que o delegatrio assume os riscos da atividade. A natureza da PPP contratual. Apenas Pessoas Jurdicas podem celebrar contratos de parceria pblico-privada. Existem dois tipos de concesso na lei 11079/04: 1. Concesso Patrocinada: a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987 de 1995, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. (tarifa + contraprestao do parceiro pblico) 2. Concesso Administrativa: contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Requisitos da parceria pblico-privada: 1. Criao de uma Sociedade de Propsito Especfico 2. O parceiro pblico no pode ter o controle acionrio, ou seja, no pode ter a maioria do capital votante (aes ordinrias) 3. Mas a maioria dos recursos pode ser do poder pblico, pois ele pode ter a maioria das aes que no do direito a voto (aes preferenciais) 4. O investimento no pode ser inferior a R$20 milhes 5. Prazo de vigncia do contrato de no mnimo 5 anos e no mximo 35 anos No constitui parceria pblico-privada a concesso comum, assim entendida a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. A sociedade de propsito especfico dever obedecer a padres de governana corporativa e adotar contabilidade e demonstraes financeiras padronizadas, conforme regulamento. ATENO: Ler artigo 10 da lei e subsequentes, que tratam da licitao.

Bens Pblicos
Caractersticas ou Atributos: 1. Inalienabilidade relativa 2. Impenhorabilidade 3. Imprescritibilidade 4. No onerabilidade Classificao dos bens quanto ao uso: 1. Bens de uso comum 2. Bens de uso especial 3. Bens de uso dominicais Concesso de uso 1. Natureza contratual 2. Procedimento licitatrio 3. Prazo determinado Permisso de uso 1. Natureza de ato administrativo negocial 2. Vantagem ao particular 3. Ttulo precrio 4. Licena mediante pagamento de taxa 5. Interesse coletivo Autorizao de uso 1. Natureza de ato administrativo no negocial 2. Aquiescncia expressa ou tcita 3. Ttulo precarssimo 4. Interesse individual Concesso de direito real de uso 1. Natureza contratual 2. Bens pblicos e imveis 3. Terrenos no edificados 4. Prazo relativamente extenso Conceitos (Helly Lopes): Concesso de uso: contrato administrativo pelo qual o Poder Pblico atribui a utilizao exclusiva de um bem de seu domnio a particular, para que o explore segundo sua destinao especfica. Ser precedida de autorizao legislativa e, normalmente, de licitao para o contrato. H possibilidade de indenizao . Permisso de uso: ato negocial, unilateral, discricionrio e precrio atravs do qual a Administrao faculta ao particular a utilizao individual de determinado bem pblico. Em regra, no h possibilidade de indenizao.

Autorizao de uso: ato unilateral, discricionrio e precrio pelo qual a Administrao consente na prtica de determinada atividade individual incidente sobre um bem pblico. Concesso de direito real de uso: contrato pelo qual a Administrao transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno pblico a particular, como direito real resolvel, para que dele se utilize em fins especficos de urbanizao, industrializao, edificao, cultivo ou qualquer outra explorao de interesse social. Deve ser outorgada por escritura pblica ou termo administrativo. Cesso de uso: transferncia gratuita da posse de um bem pblico de uma entidade ou rgo para outro.

Interveno do Estado na Propriedade


Desapropriao ou Expropriao
Bens mveis Bens imveis Direitos

Conceito: transferncia compulsria de um bem ou direito para o ente expropriante. Unio pode desapropriar bens do Estado e do Municpio. Estado pode desapropriar bens do Municpio. REQUISIO X DESAPROPRIAO Desapropriao: Administrao quer o bem para si. Pagamento de indenizao prvia justa e em dinheiro. Requisio: Administrao quer usar o bem em situao emergencial. Pagamento de indenizao se houver dano. Trazer decreto lei 3365/41 Procedimento da desapropriao: 1. Fase declaratria da desapropriao: a. Decreto b. Lei de efeito concreto c. Portaria 2. Prazo para ingressar na fase executria: a. Necessidade ou Utilidade Pblica: 5 anos b. Interesse Social: 2 anos 3. Fase executria: a. Extrajudicial: a parte e a Administrao acordam quanto aos termos da desapropriao;

b. Judicial: se as partes no entrarem em acordo, o expropriante prope ao expropriatria. Indenizao Justa Valor da indenizao + juros moratrios + juros compensatrios (se ocorrer a imisso na posse antes do trnsito em julgado da ao expropriatria).

Desapropriao Indireta Decorre de um esbulho praticado pelo Poder Pblico. Cabe ao particular prejudicado promover, no prazo de 5 anos (pr. nico do art. 10 do dl 3365), uma ao de desapropriao indireta para ser indenizado. Retrocesso Obrigao que se impe ao expropriante de oferecer o bem ao expropriado, mediante a devoluo do valor da indenizao, quando no lhe der o destino declarado no ato expropriatrio. Tresdestinao: quando dado ao bem outra destinao que no seja de interesse pblico Desdestinao Adestinao: no utilizao do bem.

Servido Administrativa
Apenas sobre bens imveis Indenizao apenas se houver prejuzo para o particular Se a servido importar em inutilizao total do bem, ter havido desapropriao e o particular poder requerer a indenizao prvia e justa.

Conceito (Helly Lopes Meirelles): um nus real de uso, institudo pela Administrao sobre imvel privado, para atendimento de interesse pblico, mediante indenizao dos prejuzos efetivamente suportados. Exemplos: 1. Proibio de construir em terrenos marginais 2. Passagem de fios de energia eltrica

Requisio
Bens mveis Bens imveis Semoventes

Art. 5, XXV da CF: no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: III - requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra;

Ocupao Temporria
Terreno no edificado DL 3365, art. 36: permitida a ocupao temporria, que ser indenizada, afinal, por ao prpria, de terrenos no edificados, vizinhos s obras e necessrios sua realizao. O expropriante prestar cauo, quando exigida. Conceito (Helly Lopes Meirelles): O Poder Pblico, por seus prprios agentes ou por empreiteiros (mediante delegao), utiliza provisoriamente terrenos no edificados, vizinhos a obras pblicas; conforme orientao jurisprudencial, a ocupao temporria deve ser precedida de declarao de utilidade pblica.

Tombamento
Tombamento Voluntrio: o particular inicia o processo de requisio de tombamento do bem privado, ou o Poder Pblico inicia e o particular aceita. Tombamento de Ofcio: o prprio Poder Pblico inicia o processo que recai sobre bem pblico. Tombamento Compulsrio: o Poder Pblico determina o tombamento e o proprietrio recusase a anuir a inscrio do bem no livro de tombos. Efeitos do Tombamento: 1. Imodificabilidade do bem tombado 2. Se imvel, averbao no registro competente 3. Limites alienabilidade 4. Fiscalizao pelo Poder Pblico 5. Bem tombado insucetvel de desapropriao, salvo para manter o prprio tombamento. 6. Restries a imveis vizinhos

Limitaes Administrativas
Conceito: toda imposio geral, gratuita, unilateral e de ordem pblica condicionadora do exerccio de direitos ou de atividades particulares s exigncias do bem-estar social. Positiva Negativa Permissiva

Estatuto da Cidade
Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. 2 - A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor.

3 - As desapropriaes de imveis urbanos sero feitas com prvia e justa indenizao em dinheiro. 4 - facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificao compulsrios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais.
o

Art. 5 Lei municipal especfica para rea includa no plano diretor poder determinar o parcelamento, a edificao ou a utilizao compulsrios do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, devendo fixar as condies e os prazos para implementao da referida obrigao. Art. 10. As reas urbanas com mais de duzentos e cinqenta metros quadrados, ocupadas por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, so susceptveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural.

Matria da Prova
1. Servios Pblicos a. Lei 8987/95 b. Conceito de servio pblico adequado c. Outorga x delegao d. Concesso e. Permisso 2. Parceria Pblico-Privada a. Lei 11079/04 b. Concesso administrativa c. Concesso patrocinada 3. Bens Pblicos a. Conceito b. Concesso de uso c. Concesso de direito real de uso d. Permisso de uso e. Autorizao de uso f. Concesso de uso 4. Interveno do Estado na propriedade 5. Estatuto da Cidade (lei 10257/01) 6. Responsabilidade Civil do Estado

You might also like