You are on page 1of 4

Laboratrio de Pesquisas Poticas Digitais - LIPPO

DECLARAO DE INCIO DO ESTGIO

Declaramos, para os devidos fins, que Bruno Rafael Rodrigues Dias, portador do CPF 601.144.243-90, RG 789.187, trabalha na empresa/instituio LIPPO nas atividade de programador, desde 02 de setembro de 2011 de segunda-feira sexta-feira carga horria de 12 (dose horas) horas por semana.

Picos PI , 21 setembro de 2011.

Msc. Algeir Sampaio COORDENADOR

Professor Tutor

Assinatura do Supervisor-Orientador

Assinatura do Aluno-Estagirio

Picos, fevereiro de 2013

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO COORDENADORIA DE APOIO E ASSESSORAMENTO PEDAGGICO COORDENADORIA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

ESTAGIRIO: BRUNO RAFAEL RODRIGUES DIAS

Plano de Estgio apresentado na Disciplina de Estgio Supervisionado II, Curso de Bacharel em Sistemas de Informao da Universidade Federal do Piau UFPI/Picos.

Picos, fevereiro de 2013

APRESENTAO O final da dcada de 80 marcou o ressurgimento da rea de Redes Neurais Artificiais (RNAs). Tambm conhecida como conexionismo ou sistemas de processamento paralelo e distribudo. Esta forma de computao no-algortmica caracterizada por sistemas que, em algum nvel, relembram a estrutura do crebro humano. Por no ser baseada em regras ou programas, a computao neural se constitui em uma alternativa computao algortmica convencional. RNAs so sistemas paralelos distribudos compostos por unidades de processamento simples (nodos) que calculam determinadas funes matemticas (normalmente nolineares). Tais unidades so dispostas em uma ou mais camadas e interligadas por um grande nmero de conexes, geralmente unidirecionais. Na maioria dos modelos estas conexes esto associadas a pesos, os quais armazenam o conhecimento representado no modelo e servem para ponderar a entrada por cada neurnio da rede. O funcionamento destas redes inspirado em uma estrutura fsica concebida pela natureza: o crebro humano. A soluo de problema atravs de RNAs bastante atrativa, j que a forma como estes so representados internamente pela rede e o paralelismo natural inerente arquitetura das RNAs criam a possibilidade de um desempenho superior ao dos modelos convencionais. Em RNAs, o procedimento usual na soluo de problema passa inicialmente por uma fase de aprendizagem, em que um conjunto de exemplos representado para a rede, a qual extrai automaticamente as caractersticas necessrias para representar a informao fornecida. A proposta deste projeto do Reconhecedor de Timbres para o Estagio Supervisionado II poder implementar um algoritmo em uma rede neural. O projeto e a implementao de um algoritmo em uma rede neural tm por objetivo realizar pesquisa prtica-terica sobre o desenvolvimento de um sistema de Reconhecedor de Timbres com redes neurais artificiais (RNAs), utilizando como plataforma computadores pessoais. No caso do Grupo de Arte e Tecnologia da UFPI, vinculado ao curso de graduao de Sistemas de Informao, a experincia est sendo fundamental para a fixao do grupo e o desenvolvimento de futuros trabalhos nessa rea.

You might also like