You are on page 1of 5

UEFI: tecnologia pretende matar a BIOS e ligar o computador em 5 segundos

Por Fernando Daquino Fonte: www.tecmundo.com.br/5753-UEFI-tecnologia-pretende-matar-a-BIOS-e-ligar-o-computador-em-5segundos.htm Tera-Feira 5 de Outubro de 2010


A forma como inicializamos os computadores est prestes a ser reformulada. A nova tecnologia acessa os recursos da mquina em tempo recorde! A informtica tem evoludo de forma acelerada e incessante h muitos anos. A capacidade de armazenamento, a potncia de processamento de dados, a quantidade de memria voltil e a qualidade grfica so alguns dos quesitos que tiveram expressivos avanos. Entretanto, tal desenvolvimento no ocorre na mesma proporo em outros aspectos dos computadores. A BIOS um exemplo dessa desproporcionalidade no aperfeioamento computacional. Basicamente, fora algumas pequenas modificaes, o processo de carregamento dos recursos de hardware e software dos PCs que realizamos atualmente ocorre da mesma forma h 25 anos. Mas este fato est prestes a sofrer uma drstica mudana. Isso porque a adoo do UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) sistema muito mais rpido e seguro para inicializar o sistema operacional deve acontecer em 2011. Ao que tudo indica, a velha e retrgrada BIOS est com os seus dias contados! Conhea o sucessor do mecanismo com duas dcadas e meia de vida e quais sero as vantagens em utiliz-lo. Ansioso para ver seu computador operante em menos de quinze segundos?

O que a BIOS?
Antes de abordarmos as caractersticas do UEFI preciso ter uma noo do que a BIOS. Este termo o acrnimo

de Basic Input/Output System (Sistema Bsico de Entrada/Sada) e consiste em um programa desenvolvido em Assembler que fica armazenado no microprocessador (ou memria CMOS Complementary Metal Oxide Semiconductor) da mquina por meio de um firmware. O prprio nome da tecnologia indica sua responsabilidade dentro do processo de carregamento do sistema operacional: ativar as atividades bsicas para o correto funcionamento de todos os recursos da mquina. Ou seja, a funo da BIOS passar as diretrizes ao processador de como ele deve proceder com os dispositivos essenciais para o boot do SO.

Assim que voc pressiona o boto ligar no gabinete, a BIOS entra em ao rastreando todo e qualquer dispositivo de hardware que esteja conectado ao PC e se cada um destes est funcionando o chamado Power-On Self Test (POST). Depois de tudo devidamente identificado, os dados coletados ficam armazenados para evitar o desperdcio de tempo em uma futura inicializao. Em seguida a bola passada para o sistema operacional instalado, o qual assume o controle da em diante. Em outras palavras, sem a existncia da BIOS o seu computador no ligaria. A mquina no reconheceria os perifricos (mouse, teclado e caixas de som, por exemplo), portas de conexo, unidades de armazenamento, enfim, seria impossvel acessar ou manipular qualquer informao. Quer saber mais sobre esta tecnologia de 25 anos de idade? Acesse o artigo O que BIOS? e divirta-se!

O UEFI vem cheio de melhorias


Agora que voc relembrou ou aprendeu o conceito bsico da BIOS, est pronto para conhecer o seu sucessor revolucionrio. Para isso precisamos voltar ao incio da dcada de 90, quando a Intel apoiada pela Microsoft comeou a desenvolver um sistema com o objetivo de substituir a BIOS e permitir a aplicao de novas ferramentas, o EFI.

A partir da verso 1.10 desta tecnologia, um grupo de grandes empresas tecnolgicas (entre elas a Apple, a Intel, a Microsoft, a AMD, a Dell, a Hewlett Packard e a IBM) criou uma fundao que deu nome a um novo formato: o UEFI. Com mdulos construdos em linguagem C, o Unified Extensible Firmware Interface permite que o cdigo de programao seja alterado sem afetar outros setores de sua estrutura, o que uma maneira mais prtica dos desenvolvedores atualizarem seus recursos e corrigirem os erros existentes. Alm disso, o UEFI consegue ser carregado por meio de qualquer recurso de memria no voltil e levar os drivers necessrios para sua operao. Sendo assim, ele independente de qualquer sistema operacional. Devido a estas caractersticas o UEFI possui as mesmas funes que a BIOS, porm, com um desempenho invejvel.

Interface
Assim que o UEFI iniciado, uma melhoria notvel: sua interface. Diferentemente da BIOS, o novo sistema de carregamento do PC permite a interatividade do usurio com suas funcionalidades por meio do mouse. Tal caracterstica consome mais recurso da mquina, entretanto, a flexibilidade e a praticidade com que voc navega entre os menus do UEFI so muito maiores. No que tange os aspectos visuais da interface, a estrutura grfica tornou-se mais agradvel e apresenta-se melhor elaborada. Com o UEFI possvel incluir outras funes ao acervo de ferramentas de inicializao do computador, como o acesso direto ao drive de discos ticos, a conectividade com a internet, a disponibilizao de pastas armazenados no disco local, a utilizao de mensageiros instantneos, a implementao de aplicativos de entretenimentos (inclusive jogos), entre outros recursos.

Inicializao em tempo reduzido


O visual renovado do UEFI bacana, o que torna a experincia do usurio agradvel. Porm, o que faz desta novidade uma tecnologia to revolucionria , sem dvida, a economia de tempo para o carregamento dos recursos bsicos de funcionamento da mquina. O tempo de boot de um computador que usa o Unified Extensible Firmware Interface reduzido drasticamente. De acordo com o presidente da Uified EFI Forum, Mark Doran, as mquinas atuais em bom estado e que operam com

BIOS levam entre 25 e 30 segundos para averiguar todos os dispositivos de hardware. Com a nova tecnologia o tempo aproximado de cinco segundos, uma reduo considervel! No est acreditando? Ento d uma olhada no vdeo seguinte, o qual apresenta uma demonstrao do UEFI em um notebook da Lenovo. Como voc pode perceber, o Windows 7 carrega em cerca de 13 segundos.

Compatibilidade
Sempre que uma tecnologia substituda, a dvida da compatibilidade - muito pertinente por sinal - levantada. Com o UEFI no poderia ser diferente, muitos usurios andam se perguntando se seus dispositivos de hardware e sistemas operacionais sero suportados pelo novo sistema. Em relao aos perifricos, discos rgidos, pentes de memria, processadores, drives ticos e outros equipamentos fsicos, a tramitao da BIOS para o UEFI deve acontecer naturalmente, j que este est preparado para funcionar com os dispositivos que usamos hoje. Por outro lado, no que concerne aos recursos de software da mquina existem algumas limitaes. Se voc tem instalado o Windows XP, bem como a verso de 32 bits do Vista, encontrar problemas ao implementar o Unified Extensible Firmware Interface. Quem usufrui do Linux pode ficar mais tranquilo, pois basta uma atualizao do kernel para tornar o UEFI funcional.

Dominando o mercado
Em entrevista revista eletrnica BBC do Reino Unido, Mark Doran explica que os criadores da BIOS pretendiam produzir uma linha para apenas 250 mil mquinas nmero superado h muito tempo. Podemos concluir que a ideia original desta tecnologia era assumir uma posio temporria no mercado. Desde janeiro de 2006 a Apple produz verses do Mac baseadas em processadores da Intel que utilizam o UEFI. Isso mostra que este sistema de inicializao de computadores tem seu valor e tem sido colocado prova durante anos por uma das empresas mais respeitadas do planeta. Evidentemente, ainda existem questes a serem averiguadas e discutidas entre os especialistas da rea. Porm, as grandes melhorias proporcionadas pelo UEFI foram cada vez mais a uma posio dos fabricantes em relao a sua comercializao. Para Doran, o chefo da fundao que desenvolve a tecnologia, a verso 2.3 do UEFI deve abocanhar boa parte do mercado de computadores j no ano de 2011.

O que esperar desta tecnologia?


A reduo no tempo de carregamento de hardware e software proporcionada pelo UEFI indiscutvel. O aperfeioamento da interface outro motivo para acreditarmos que a BIOS no tem muito tempo de vida. Apesar de ter um importante papel no desenvolvimento tecnolgico nesses 25 anos, a BIOS est defasada para suportar dispositivos cada vez mais avanados e potentes. Pela idoneidade da Unified EFI Forum (fundao que desenvolve o novo sistema), podemos acreditar que, ao menos em parte do mercado, os computadores que sarem de fbrica a partir do ano que vem tero o UEFI como mecanismo de inicializao. Se isso vai encarecer o produto final, no podemos afirmar nada. Para mais informaes sobre esta revolucionria tecnologia, a qual deve selar o ciclo de vida da BIOS, voc deve acessar o site da Unified EFI Forum.

.....
Mas e para voc, caro leitor? Ser que realmente a velha companheira de inicializao do computador est com seus dias contados? Os benefcios do UEFI justificam a substituio de um sistema j consolidado? Deixe seu comentrio e compartilhe sua opinio!

You might also like