You are on page 1of 3

INTRODUO

As infeces estreptoccicas so causadas por bactrias gram-positivas chamadas estreptococos. Os tipos de estreptococos foram agrupados de acordo com o seu comportamento, as suas caractersticas qumicas e o seu aspecto. Cada grupo tende a produzir tipos especficos de infeces e sintomas1. Os estreptococos do grupo A constituem a espcie mais virulenta para os humanos, que so os seus hospedeiros naturais. Estes estreptococos podem causar faringites estreptoccicas, amigdalites, infeces das feridas e da pele, infeces do sangue (septicemia), escarlatina entre outros1. Os estreptococos do grupo B causam, em geral, infeces perigosas nos recm-nascidos como: septicemia neonatal, infeces nas articulaes e no corao (endocardite). Os estreptococos do grupo C e G costumam viver normalmente nos animais, mas tambm podem crescer na garganta humana, no intestino, na vagina e na pele1. Os estreptococos do grupo D (enterococos) crescem normalmente no segmento inferior do tubo digestivo, na vagina e na pele circundante. Tambm podem causar infeces nas feridas e nas vlvulas do corao, na bexiga, no abdmen e no sangue1. Os estreptococos do grupo A contm antgenos que so semelhantes a constituintes do tecido cardaco humano. A infeco estreptoccica das vias areas superiores estimula a produo de vrios anticorpos que interagem com o tecido cardaco e iniciam uma resposta inflamatria sistmica. Aps um perodo de latncia de 1-4 semanas, o hospedeiro no tratado desenvolve sinais e sintomas da Doena Reumtica aguda. A doena tem tropismo particular pelo corao causando leses inflamatrias exsudativa nestes tecidos2. A estreptolisina O, produzida por quase todas as cepas de na

Streptococcus pyogenes, uma hemolisina oxignio-lbil (inativada

presena de oxignio), com potente antigenicidade. Provocam a lise de eritrcitos, plaquetas e leuccitos. Quando o ser humano infectado por estreptococo produtor de estreptolisina O, ocorre a produo de um anticorpo, chamado anti-estreptolisina O (ASO), que pode ser detectado no soro.

O teste da anti-estreptolisina O Ltex CEPA consiste numa reao imunolgica entre os anticorpos anti-estreptolisina O (ASO) presentes no soro do paciente infectado e partculas de ltex sensibilizadas com antgenos estreptolisina O. O teste positivo quando ocorrer em at 2 minutos uma aglutinao visvel macroscopicamente em lmina. Isto significa que havia uma concentrao maior ou igual a 200 UI/mL na amostra. Se no ocorrer aglutinao significa que o resultado negativo3. So realizados os testes qualitativos com as amostras e aquelas que obtiveram resultados positivos feito o teste semi-quantitativo em so realizados uma srie de diluies em soluo salina 0,9%, para a determinao do ttulo, que correspondente a maior diluio em que ainda possvel visualizar macroscopicamente a aglutinao. No final o fator de diluio multiplicado pelo limite de sensibilidade do kit.

OBJETIVO
Determinao de amostras de soros de pacientes contendo o anticorpo antiestreptolisina O.

REFERNCIAS
1-Disponvel em: http://www.manualmerck.net/?id=204&cn=1671,acessado em 11 de maio de 2012. 2- Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066782X1997000700013, acessado em 11 de maio de 2012. 3-Disponvel em: http://www.mbiolog.com.br/produtos/Bula_Anti_estr.pdf, acessado em 11 de maio de 2012.

You might also like