You are on page 1of 12

A POTICA OBSCURA E CORPORAL DE HERBERTO HELDER

Tatiana Aparecida Picosque

RESUMO: Neste artigo, pretendemos, de modo sucinto, abordar dois aspectos recorrentes na obra de Herberto Helder, a obscuridade e a corporalidade, analisando-os, de modo prtico, em seu poema intitulado Um Deus lisrgico. Queremos apontar que a linguagem obscura, e pretendida pelo prprio poeta, serve a um projeto potico coerente: o encontro do corpo do poeta com o mundo, de acordo com a obra herbertiana, , por natureza, um acontecimento obscuro. Seguindo esta trilha, o autor seleciona a problemtica do corpo como elemento crucial de sua potica. Descendendo da tradio literria que intenta valorizar o papel do corpo na poesia desde William Blake -, temos que Herberto Helder pretende, sobretudo, contestar o dualismo cartesiano, tambm cristo, mente e corpo que acabou instaurando, no mbito literrio, poticas que privilegiam o pensamento, esquecendo-se do corpo enquanto lugar do trabalho potico. PALAVRAS-CHAVE: Poesia portuguesa contempornea; Herberto Helder; obscuridade; corpo.

ABSTRACT: In this article, we intend, in a brief way, to approach two recurrent aspects in the work of Herbert Helder, the obscurity and the corporeal, analyzing them in his poem Um Deus lisrgico. We would like to point out that the obscure language, worked on by the poet, serves a coherent poetical project: the encounter of the body with the world is, according to Helders poetic work, an obscure event. In the same line, the author prioritizes the problematic of the body as a crucial element in his poetry. Descending from the literary tradition that values the role of the body in poetry - since William Blake -, Herberto Helder intends, overall, to contest the Cartesian dualism, which is also Christian, of the mind and body that ended up generating, in the literary scope, poetic works that have privileged thought, forgetting the body as a locus of poetical work. KEYWORDS: Contemporary Portuguese Poetry; Herberto Helder; obscurity; body.
*

Doutoranda em Literatura Portuguesa (USP).

No panorama da poesia portuguesa, Herberto Helder (1930-) destaca-se como um dos maiores poetas da segunda metade do sculo XX -, tendo sido vencedor de relevantes prmios institucionais os quais ele insiste sempre em recusar como, por exemplo, o Prmio Pessoa de 1994. Em 2007, o seu nome chegou a ser indicado ao Prmio Nobel de Literatura ao lado do poeta Antnio Ramos Rosa. Suas recusas a prmios e a entrevistas no decorrem de misantropia tampouco de uma personalidade excntrica, pelo contrrio, elas derivam de seu profundo compromisso tico com uma esttica rigorosssima na qual a vaidade do autor, a facilitao ao leitor e o comrcio lucrativo proveniente da venda de livros aparecem excludos. No contexto histrico em que nos encontramos, para muitos, trata-se de pretenses quase impossveis. Mas, Herberto Helder, mesmo sem grandes tiragens, tem obtido xito na propagao de seu projeto potico exigente. Exigncia, porm, que pretende espreitar a prpria essncia do potico, uma essncia, por sinal, misteriosa ao poeta. Em Photomaton & Vox, livro que, por sinal, recomendamos a leitura para a compreenso das regras particulares que conduzem a obra herbertiana, ele enuncia: O poema inventa a natureza, as criaturas, as coisas, as formas, as vozes, a corrente magntica que unifica tudo num smbolo: a existncia. (HELDER, 1987, p. 144) A existncia, por sua vez, caracteriza-se pelo mistrio; mistrio do mundo que dificilmente ser decifrado pelas investidas humanas. Sobre o carter enigmtico, encontramos as seguintes enunciaes herbertianas, a saber: O mundo repe-se na qualidade de enigma jamais decifrado. O mundo a linguagem como inveno. A escrita a aventura de conduzir a realidade at ao enigma, e propor-lhe decifraes problemticas (enigmticas). (HELDER, 1987. p. 145) Portanto, o poeta lusitano, ao defender a obscuridade existente em seus poemas, coerentemente, adere ao carter enigmtico, obscuro, do prprio mundo. O encontro do corpo do poeta com o mundo o encontro com o desconhecido, com a linguagem obscura do prprio mundo, e que produz uma espcie de chuva oblqua aproveitando-nos da imagem proporcionada pelo belssimo ttulo do poema de Fernando Pessoa. Herberto Helder, em seu mais recente livro A faca no corta o fogo, escreve: e sempre se escreveu na lngua do inimigo,/ e escreve-se nessa lngua porque preciso
2

que o inimigo no compreenda nunca (HELDER, 2009, p. 589). Quer dizer, o grande inimigo, conforme o eu potico, refere-se a quaisquer sociedades utilitrias que, por sua vez, impem as mazelas aos outros, por servir-se de uma razo instrumental sobre as coisas existentes. Metonimicamente, a lngua do inimigo refere-se lngua utilitria e, portanto, empobrecida de nossa sociedade capitalista, esta que desde sempre colocou o til, o lucro, como fim ltimo e o restante a natureza, os indivduos - como meio para a obteno deste mencionado fim nos dois sentidos do termo. Da, surge, conforme o autor, a necessidade de uma potica que se distancie da linguagem utilitria, ordinria, tornando a lngua do inimigo obscura, potica, para que o inimigo no compreenda nunca, para que ele no possa apropriar-se da arte, da poesia, segundo o vis lucrativo e utilitrio o que j feito com as demais coisas. Por isso, para Herberto Helder, o obscurecimento da sua arte no corresponde ao desinteresse do poeta pelo poltico ou pelo social, muito pelo contrrio, corresponde ao projeto srio de uma potica que vislumbra na arte ainda o nico espao autntico, o nico espao que poder propiciar algum tipo de transformao construtiva nas pessoas. Neste sentido, a arte obscura de Herberto Helder puro engajamento, pois as experincias do cotidiano por demais empobrecidas pelos critrios econmicos s conseguem manter o nosso status quo, e, portanto, ratificar a misria cultural e ideolgica em que nos encontramos. Apenas a arte pode transvalorar os valores estabelecidos numa acepo nietzschiana compartilhada pela obra herbertiana -, visto que a palavra potica no um objeto inofensivo, ela realidade e, por isso, cuida de desencadear um processo metamrfico no escritor e no leitor: Esta realidade suscitada ardentemente pela palavra passa a viver sobre a rede dos nossos sentidos: respira encostada aos pulmes, lateja no sangue, crava-se na cabea como uma coroa negra (...). Falo, evidentemente, da realidade. Quero dizer: da poesia. (HELDER, 1987, p. 57-58) De acordo com Herberto Helder, o trabalho potico, como vimos, trata-se do contato do corpo do poeta com a linguagem enigmtica do mundo. Deste modo, temos que a obra herbertiana passa a valorizar o corpo enquanto foco produtor deste prprio trabalho literrio. No excerto de um poema clebre, podemos vislumbrar a presena do corpo na obra herbertiana: Um poema cresce inseguramente/ na confuso da carne./Sobe ainda sem palavras, s ferocidade e gosto,/ talvez como sangue/ ou sombra de sangue pelos canais do ser (HELDER, 2009, p. 28) ou, como em outro poema mais
3

recente: cabelo cortado vivo,/ marga contra os dedos/ umbigo/ a plenos pulmes das formas, o mundo, como respira o mundo! (...) e o sangue urgente inundando a boca. (HELDER, 2009, p. 554) Conferir importncia ao corpo significa contestar a tradio religiosa e filosfica que, por seu turno, tratou de repelir o corpo. Atribui-se, no mbito da Filosofia, a Ren Descartes (1596-1650) a instaurao do dualismo mente/corpo ou esprito/corpo. Descartes, ao apresentar os conceitos de res extensa (substncia extensa) e res cogitans (substncia pensante) - promovendo a separao metafsica entre o puramente fsico e o puramente mental inaugura, no plano filosfico, a dicotomia entre o corpreo e o anmico. O corpo, em comparao com a faculdade intelectual, ser colocado em segundo plano pelo racionalismo cartesiano, j que para Descartes a res extensa no constituir um problema terico, no podendo nem mesmo ser objeto de conhecimento. Descartes, entretanto, continuar atuante, e as filosofias que o sucedem continuaro a estabelecer a separao entre mente e corpo. No nos esqueamos de que esta dicotomia cartesiana, na verdade, ajuda a reiterar a tradio crist que, por sinal, pode bem ser considerada a origem tradicional desta dicotomia. Como sabemos, o corpo, conforme a tradio crist, tido como fonte de muitos de nossos males e tem a sua inferioridade decretada com relao alma. E, no plano da potica, a dicotomia mente/corpo teve a sua repercusso. Quando nos remetemos ao lirismo sentimental e confessional romntico, fruto da expresso de um eu interior, de uma alma, temos as conseqncias instaladas por este dualismo. O fazer potico, por conseguinte, confundiu-se com a expresso de sentimentos que esto no fundo da alma, no mago de um eu interior. O poema passou a ser tido como espelhamento de um eu, ou melhor, como espelhamento da alma. Sero muitos os poetas que recusaro esta potica de espcie mental, espiritual, confessional, dando-se conta de que o corpo encontrava-se esquecido, ou melhor, no integrado s discusses concernentes ao trabalho potico. O corpo, por sua vez, tornase, para esses poetas, a condio do prprio fazer potico embora sempre tenha sido. Deste modo, encontramos, a ttulo de exemplo, no poeta e pintor ingls William Blake (1757-1827) a valorizao do corpo. Transcrevamos uma passagem de seu livro O casamento do cu e do inferno e outros escritos:

A Voz do Demnio
Todas as Bblias ou cdigos sagrados tm sido a causa dos seguintes erros: 1. Que o Homem possui dois princpios reais de existncia: um Corpo & uma Alma. 2. Que a energia, denominada Mal, provm unicamente do Corpo; E a razo, denominada Bem, deriva to-somente da Alma. (...) Mas, por outro lado, so verdadeiros os seguintes Contrrios: 1. O Homem no tem um Corpo distinto da Alma, pois aquilo que denominamos Corpo no passa de uma parte de Alma discernida pelos cinco sentidos, seus principais umbrais nestes tempos. 2. Energia a nica fora vital e emana do Corpo. (...) 3. Energia Eterna Delcia.

(BLAKE, 2007, p. 16) Podemos notar que a crtica ao dualismo corpo/alma clara, direcionando-se, neste caso, tradio crist que, como dissemos, no apenas funciona segundo tal dicotomia, como tambm inaugura uma verdadeira oposio, considerando o corpo inferior ao esprito, alma. Como entrevemos, o corpo tem a sua dignidade restituda na potica de Blake. No pretendemos, nem poderamos em pouco espao, recortar a relao entre corpo e poesia existente na tradio literria, j que as fontes so vastssimas, estendendo-se, sobretudo, ao surrealismo. E, ainda, teramos de analisar, conforme a potica de cada escritor, a sua relao singular estabelecida com o corpo. S em Charles Baudelaire (1821-1867), por exemplo, j encontraramos vrias perspectivas sobre a problemtica do corpo. De um modo geral, em sua potica, o corpo pode aparecer de modo degradado, de modo fragmentado, de modo sacralizado, como lugar das metamorfoses, e assim por diante. Deste modo, importante registrar que houve a

formao de uma tradio potica que, de modos diversos, integrou o corpo poesia, sacralizando-o, abordando-o como temtica, etc. Herberto Helder conhece esta abordagem do corpo na tradio da poesia leitor de Baudelaire, Lautramont, dos surrealistas, entre muitos outros e agrega, por isso, sua obra a concepo de uma potica elaborada com o corpo. Refuta o dualismo mente/corpo cartesiano, e, sobretudo, cristo. Conforme a obra herbertiana, o poema um instrumento fsico com poder de fundar o real, conseguindo, por carregar percepes fsicas novas, problematizar, desestabilizar sensorialmente o que sedimentamos em nosso corpo em termos de conhecimento:
Agora o poema um instrumento, mas no das disciplinas da cultura. uma ferramenta para acordar as vsceras um empurro em todas as partes ao mesmo tempo. Bem mais forte que uma boa dose de LSD. Age no crtex cerebral, camos em percepes novas, tudo se torna fsico. Compreendemos em sentido revulsivo. As tripas digerem o universo. (HELDER, 1987, p. 124)

Da obra herbertiana, extramos que o trabalho potico uma atividade orgnica, quer dizer, um fenmeno fisiolgico, que passa pelo corpo. Pensamos, para efeitos de comprovao, que seja crucial a transcrio e a anlise do poema herbertiano Um Deus lisrgico onde encontramos os elementos obscuridade e corporalidade em dilogo. O crtico Luiz Costa Lima, sobre este poema e a potica herbertiana em geral, enunciou o seguinte em resenha para o Caderno Mais!:
a tentativa de extrair sentido no funciona ante a constncia do aleatrio semntico. A coerncia do poeta tem por consequncia que se destaquem trechos e o mais se incorpore obscuridade do mundo no inaugural. Isso quando no nos deparamos com um poema como Um Deus Lisrgico, em que o caos semntico absoluto. O caos ento se confunde com o verbalmente nulo. (COSTA LIMA, 2006, p.8)

Discordamos deste entendimento. Os poemas herbertianos so extremamente arquitetados sob o ponto de vista semntico, pois compem imagens sucessivas que, de modo cinematogrfico, remetem sempre ao trabalho potico. Transcrevamos o poema Um Deus lisrgico e o analisemos conforme uma perspectiva metapotica, esperando vislumbrar, assim, uma construo semntica hermtica, mas no aleatria:
6

UM DEUS LISRGICO Ele viu, a muitas noites de distncia o Rosto saturado de furos gneos absorvido em sua prpria velocidade ressaca silenciosa um rosto precipitado para dentro noutro lado do que visto nas formas: lacunas, parntesis desapossados, duas tenses de parte a parte da figura - ferroadas brancas Ele viu a fria floresta erguer-se sob o movimento nocturno das massas e o volume cru do Rosto com tudo ordenado em si a energia dos pontos fixos curva de ao a matria geral hmida: gua leite desordenado os meandros percurso feminino Ele viu sobre o espao maternal uma coruscao uma estampa presa dentro do fluido desenvolvimento a cabea de um prego engolfado na madeira e a ponta fulminante um relmpago noutra parte o Rosto martelado nas suas vsceras um n veloz,prado como feito no tecido doloroso da ateno Ele viu o Rosto e toda a leveza ameaadora era tragada pelo ncleo essa primeira sutura no remoinho da carne sobre os nveis primrios temperaturas vagarosas o granito bombardeado por refluxos celestes enxuto, raspado enquanto a chuva iluminava toda a frente das terras e o alto aberto e os corredores vaginais da substncia a fora da Lua no Capricrnio e tenacidade Acima das jubas molhadas pelo sangue ele viu o Rosto com seus buracos vertiginosos concentrao de um feixe de linhas brutais centripetamente o Rosto a respirar dentro dele como as malhas dos pulmes onde saltava o oxignio selvtico (HELDER, 2004, p. 252-253)

O ttulo Um Deus lisrgico de extrema relevncia, pois salienta o trabalho da potica herbertiana com as percepes fsicas, com a ordem do sensvel. O Deus
7

lisrgico alude ao trabalho do escritor com uma potica que busca despertar os sentidos to quanto ou mais do que o LSD - uma substncia alucingena que causa um surpreendente aumento das percepes, muito em voga durante a dcada de 60. Por meio do ttulo, j ficamos avisados de que se trata de uma potica lisrgica, visceral, alucingena, visto que produzida de modo a dilatar os nossos sentidos. Reiterando, uma potica que lida primeiramente com as percepes fsicas e que, portanto, contrape-se a projetos poticos concebidos como pura inteleco, como pura relao entre um texto e uma conscincia descarnada. Poderamos dizer que o ttulo Um Deus lisrgico refere-se a uma ontologia do sensvel, quer dizer, a um fundo inesgotvel e enigmtico da ordem do sensvel que, por sua vez, torna-se visvel ao corpo do poeta por meio do trabalho potico. De modo algum, deve ser compreendido enquanto algo transcendental ou religioso. Este fundo emprico, enigmtico e inesgotvel o Deus lisrgico o mundo que vem ao encontro do poeta e que se converte, por meio do seu corpo, em poemas. O Deus lisrgico o mundo misterioso e invisvel que nos cerca, mas que em contato com o corpo do artista, desvela-se, transmuta-se em visibilidades concretas, ou melhor, em poemas, pinturas, partituras, e assim por diante. Quanto ao nosso poema, encontramos diversas palavras que cuidam de suscitar a sensibilidade do corpo, vejamos alguns exemplos: quanto dimenso visual (Ele viu, noites, gneos, Rosto, brancas, floresta, volume, coruscao, relmpago, vsceras, remoinho da carne, granito, celestes, iluminava, Lua, jubas, sangue); quanto dimenso tctil (corredores vaginais, gneo, ferroadas, fria floresta, massas, ao, hmida, gua, fluido, cabea de um prego engolfado na madeira, ponta fulminante, vsceras, tecido, temperaturas, enxuto, raspado, chuva, terras, corredores vaginais, jubas molhadas); quanto dimenso gustativa (cru, gua, leite, carne); quanto dimenso olfativa (carne, terras, chuva, respirar, pulmes, oxignio); e, finalmente, quanto dimenso auditiva (ressaca, martelado, bombardeado, chuva). De incio, encontramos a expresso anafrica Ele viu que reaparece por cinco vezes durante o poema. Por outro lado, temos o vocbulo Rosto reaparecendo por sete vezes. A expresso Ele viu aparece freqentemente atrelada ao termo o Rosto. Esta justaposio entre as duas expresses alude ao poeta que deseja dar forma, dar rosto
8

ou configurao sua experincia, ou seja, alude ao poeta que deseja converter a sua experincia em linguagem, em poema. Em torno destas estruturas que se repetem, temos a confeco do poema equiparada a uma conjuno carnal. Assim como os seres surgem de relaes sexuais, o poema, enquanto realidade, surge de uma relao ertica entre o poeta e as palavras. Da a evocao do ato ertico, no plano da linguagem, que, por seu turno, d vazo ao nascimento do poema. So inmeros os termos que, de modo analgico, descrevem o processo da reproduo humana, a saber: noites (momento temporal associado ao ato ertico), lacunas, parntesis desapossados, duas tenses (descrevem a anatomia do rgo genital feminino), ferroadas brancas (a cpula sob a perspectiva do rgo genital masculino e seu fluido, o smen), a fria floresta erguer-se (o pbis), massas (os dois corpos envolvidos no ato sexual), curva de ao (o formato do local da cpula), a matria geral hmida (os fluidos), leite desordenado (o smen que adentra os meandros, o percurso feminino, o corpo da mulher, quer dizer, os espermatozides numa corrida frentica em busca do vulo), espao maternal (o espermatozide que chega ao local onde se encontra o vulo), coruscao (momento supostamente reluzente do encontro entre vulo e espermatozide), estampa presa (o vulo revestido por sua membrana), a cabea de um prego engolfado na madeira/ e a ponta fulminante (o espermatozide que persiste em perfurar a membrana que reveste o vulo), um relmpago e martelado nas suas vsceras (o momento em que o espermatozide consegue perfurar e se unir ao vulo), um n (a fecundao), tecido doloroso (clulaovo, j os primeiros indcios de um novo ser), toda a leveza ameaadora era tragada/ pelo ncleo/ essa primeira sutura/ no remoinho da carne (o ncleo refere-se ao tero, dado que a clula-ovo ir se fixar na parede uterina a fim de viabilizar a gestao de um novo ser e, por isso, a clula-ovo tragada, desce do ovrio para o tero). Aps a poeticidade conferida fecundao humana, chegamos vinda do novo ser ao mundo: ao parto. Temos o verso o granito bombardeado por refluxos celestes referindo-se ao momento em que o tero recebe uma enxurrada de hormnios (principalmente, a ocitocina) com a finalidade de dar incio ao parto. O termo granito simboliza o corpo da criana (ou do poema) que, dentro do tero, sofre as contraes das paredes uterinas. O granito uma rocha vulcnica gnea-, portanto, resultante do resfriamento de magma derretido. A aproximao do corpo humano e do poema ao
9

granito no casual. Em mamferos, o que inclui a espcie humana, a fecundao e a gestao ocorrem no interior do corpo das fmeas, ao contrrio de animais aquticos cuja fecundao externa. O granito, por sua vez, uma rocha magmtica proveniente de um resfriamento que no ocorre na superfcie, mas nas partes profundas da crosta terrestre, quer dizer, o granito tem a sua gestao por meio de um processo no transparente a olho nu, visto que ocorre nas profundezas da superfcie terrestre. O poema, por seu turno, tambm tem a sua gestao dentro do corpo do poeta e, bem como o granito, possui finalidades estticas. Quando o granito preparado para fins comerciais, para servir de pedra ornamental, temos que ele retirado em estado bruto da natureza onde posteriormente ser trabalhado, lapidado no intuito de promover o embelezamento das construes civis. Com o poema ocorre fato semelhante, j que o poeta trabalha com a linguagem em estado bruto, quando ento lhe conferir forma de acordo, sobretudo, com o ritmo potico. No entraremos em detalhes, mas, sem sombra de dvidas, Herberto Helder conhece muito bem os mitos de sociedades arcaicas que equiparam a gestao dos embries gestao dos minerais, tais como o granito, no ventre da Terra. Sobre isto, Mircea Eliade (1907-1986), importante pesquisador sobre mitos e religies, afirma: A imagem da Terra-Me grvida de toda a espcie de embries, precedeu a imagem da Natureza (...) ento importante retornar a esse simbolismo extremamente antigo em que a Terra se encontrava assimilada ao ventre da Me, as minas sua matriz e os minerais aos embries (ELIADE, s/d, p. 44) Mais adiante, a criana deixa o corpo materno e, para tal acontecimento, o primeiro indcio refere-se ao rompimento da bolsa que contm o lquido amnitico. O beb encontra-se enxuto, raspado, pois a chuva iluminava toda a frente, quer dizer, a gua que protegeu a criana durante a gestao escorre e indica seu iminente nascimento. A criana, para nascer, deve percorrer os corredores vaginais, pois avista o alto aberto, ou melhor, a passagem para o mundo que, sob seu ponto de vista no interior do corpo da me, parece-lhe alto o percurso dentro da vagina. Este novo ser, esta nova substncia nasce sob a fora da Lua no Capricrnio. A lua aparece, com a fora de sua simbologia, de modo a anunciar o nascimento da criana, j que ela se associa maternidade, fertilidade. Por outro lado, a lua est no signo de Capricrnio. Poderamos nos perguntar sobre o porqu desta meno
10

astrologia no poema. Em uma anlise mais superficial, temos que todo indivduo, conforme a astrologia, carrega para a sua vida inteira a influncia de uma configurao planetria, lunar e solar, dada pelo exato instante de seu nascimento e que, ento, marcar o seu destino. Notemos que o poeta pretende conseguir mais ao mencionar a Lua no Capricrnio. Na verdade, ele deseja evocar a simbologia primitiva do Capricrnio, ou seja, a figura astrolgica composta por metade cabra e metade peixe, para explicitar no poema a condio dual do ser que vem tona. No momento do parto, encontramo-nos, enquanto seres biolgicos, equiparados aos anfbios aquticos e terrestres. Passamos nove meses em meio a um mundo aquoso, dentro do tero materno, porm, no momento de nosso nascimento, somos arrancados deste ambiente mido para sermos recm-nascidos num ambiente seco, o ambiente terrestre. O poeta, neste smbolo-sntese, consegue voltar nossas atenes a este momento em que nos despedimos de um ambiente, o aquoso, para ento nos adaptarmos a outro completamente diferente, o terrestre. O escritor consegue flagrar em sua potica o momento tnue da passagem de uma condio a outra. J ao fim do poema, encontramos o verso Acima das jubas molhadas pelo sangue que, ento, consuma o nascimento da criana, destacando-se o pbis ensangentado em decorrncia da violncia do parto. Os versos o Rosto a respirar dentro dele/ como as malhas dos pulmes onde saltava/ o oxignio selvtico, referem-se ao processo pelo qual a criana passa ao respirar o oxignio selvtico, quer dizer, o primeiro choro decorrente da abertura dos pulmes ao ar, o primeiro contato doloroso com o ambiente terrestre. Aqui, temos tambm uma aluso ao poema que, de modo semelhante a um corpo humano, respira quando vem vida com suas malhas dos pulmes e dotado de um Rosto a diferenci-lo dos demais poemas, a marc-lo como Ser sensvel por meio de um feixe de linhas brutais. No poema Um Deus lisrgico, a concepo biolgica do ser equipara-se elaborao do prprio poema. Isto corrobora uma potica de cunho corporal, ou seja, aquela que compreende o fazer potico enquanto atividade fisiolgica, e no como atividade puramente mental. O poema, compreendido enquanto corpo, interage com outros corpos os dos leitores - e, por isso, conduz cada um a experincias variadas. Para o poeta, a nica forma de criarmos alguma realidade confeccionando uma potica obscura que se conceba e se difunda corporalmente, pois apenas assim ela ser
11

capaz de desencadear o processo metamrfico, ou melhor, o processo que amplie a viso de mundo do leitor. Aproveitando o tema sobre a obscuridade dos poemas herbertianos, terminemos o presente artigo com a citao do crtico Maurice Blanchot, acerca do enigma que envolve o trabalho potico:
Mas, precisamente, a essncia da literatura escapa a toda determinao essencial, a toda afirmao que a estabilize ou mesmo que a realize; ela nunca est ali previamente, deve ser sempre reencontrada ou reinventada (...) Talvez ser escritor seja a vocao de responder a essa pergunta, que aquele que escreve tem o dever de sustentar com paixo, verdade e maestria, e que, no entanto, ele nunca pode surpreender, e menos ainda quando se prope a respond-la, pergunta qual ele pode, no mximo, dar uma resposta indireta pela obra, obra da qual nunca se mestre, nunca se est seguro, que s deseja responder a ela mesma e que s torna a arte presente onde ela se dissimula e desaparece. (BLANCHOT, 2005, p. 294-295) Conforme Blanchot, o poeta Herberto Helder estaria no caminho correto, o caminho daquele que assume o mistrio como condio da essncia do potico.

Referncias bibliogrficas:
BLAKE, William. O casamento do cu e do inferno & outros escritos. Seleo, traduo e apresentao de Alberto Marsicano. Porto Alegre: L&PM, 2007. BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moiss. So Paulo: Martins Fontes, 2005. COSTA LIMA, Luiz. Um Rimbaud amplificado. Caderno Mais! Folha de S. Paulo, So Paulo, n 764. p. 8., 05.11.2006. DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo - As Paixes da Alma Meditaes. Coleo: Os Pensadores. Trad. Enrico Corvisieri. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. ELIADE, Mircea. Ferreiros e alquimistas. Trad. Carlos Pessoa. Lisboa: Relgio dgua, s/d. HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 2 ed. Lisboa: Assrio & Alvim, 1987. ________________. Ou o poema contnuo. Lisboa: Assrio &Alvim, 2004. ________________. Ofcio cantante. Lisboa: Assrio & Alvim, 2009. PICOSQUE, Tatiana Aparecida. Da potica movente: uma prtica quinhentista em dilogo com Herberto Helder. So Paulo: FFLCH-USP, 2008. (Dissertao de Mestrado em Letras)

12

You might also like