You are on page 1of 7

Prezados colegas vamos dar continuidade ao histrico do sistema de condicionador de ar, os efeitos as causas e conseqncias desse sistema.

Uma boa leitura e at a prxima.

O QUE CONFORTO TRMICO? Conforto trmico dissipar exatamente o calor necessrio para o perfeito funcionamento do corpo humano!

Uma pessoa irradia cerca de 100W de Conforto trmico irradiar este calor sem transpirao.

calor.

O corpo humano, como uma mquina bioqumica que , precisa dissipar calor para funcionar. A sensao de conforto vem quando o calor dissipado exatamente aquele que se necessita (segundo a American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers ASHRAE, aproximadamente 100W para uma pessoa sentada ), o que varia de pessoa para pessoa e de momento para momento. Assim, tem-se a sensaes de frio, conforto e calor dependendo da dissipao de calor no corpo. No entanto, a dissipao de calor um fenmeno de trs variveis e no de apenas uma, a temperatura, como vem sendo tratada pela engenharia atual. A dissipao de calor depende em igual nvel de importncia da temperatura, da ventilao e da umidade.

Isto explica porque em lugares excessivamente secos, como no Canad, a 20 pode-se sair a rua com uma camiseta C apenas, enquanto que no mar no se pode suportar a temperatura de +20 por muito tempo. O ar se tornando mido C conduz muito mais calor que o ar seco, e portanto quando se busca o conforto, no basta apenas um termmetro (ou um termostato) como tem feito a nossa engenharia. preciso levar em conta a condutividade trmica do ar em toda sua extenso. Da mesma forma, desde que a temperatura do ar seja menor que a do corpo humano, a ventilao pode transformar uma atmosfera dita quente, em agradvel ou mesmo fria, apenas variando sua intensidade (mantendo-se a temperatura do ar).

CONDIES DE CONFORTO Condies confortveis resultam de uma condio agradvel de temperatura, umidade, velocidade do ar e condies de pureza (controle de fungos, bactrias e poeira em suspenso no mesmo). Mas, para se atingir tais condies necessrio mantermos certos valores destes fatores. Por exemplo, elevada umidade relativa, causa sensao de desconforto nos seres humanos. Mas isto pode ser revertido atravs de uma temperatura mais baixa e uma velocidade de ar mais elevada; ou ento, diminuindo diretamente o valor da umidade relativa. A figura 1 nos mostra a zona de conforto para os regimes de vero e de inverno. Como podemos ver, a zona de conforto representa uma regio considervel no grfico. Contudo, um ponto situado nesta rea propicia conforto sob certas condies de atividade e vesturio. Estas reas so algumas vezes definidas por Temperatura Efetiva (TE).

Carta de conforto. A maioria das pessoas se sentem confortveis na temperatura e umidade relativa localizadas no centro da carta. (Lennox International, Inc.). TEMPERATURA EFETIVA o efeito combinado da temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo mido, e velocidade do ar; que promovem uma sensao de calor ou frio. A figura 2 nos mostra a Zona de Conforto para a maioria das pessoas segundo a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers, Atlanta, Gergia). Podemos observar as linhas de temperatura de bulbo seco e bulbo mido, e umidade relativa.

Grfico da Zona de Conforto segundo ASHRAE.

No regime de vero, temos a zona de conforto entre: tbulbo seco = 22 C com 90% de umidade relativa, at tbulbo seco = 31 C e 23% de umidade relativa. No regime de inverno, temos a zona de conforto entre: tbulbo seco = 19 C com 70% de umidade relativa, at tbulbo seco = 27 C e 20% de umidade relativa. Podemos considerar que uma pessoa mdia sente-se confortvel quando a temperatura da superfcie da sua pele est em 33C. No inverno, tal temperatura mantida com o uso de trajes apropriados. No vero, mantida pela evaporao de suor liberado pelos poros e pela radiao do corpo. Quando relacionamos a temperatura com doenas, chamamos de disordens trmicas. Em ambientes frios, possvel que a temperatura do corpo diminua alguns graus centgrados devido ao baixo metabolismo do organismo. Elevadas temperaturas podem causar doenas ao homem, especialmente em ambientes de elevada umidade. O cansao trmico (thermal stress) tem sido pesquisado pela Occupational Safety and Health Administration.

A ASHRAE tambm possui estudos nas reas de sade das pessoas que ocupam um ambiente condicionado. A figura 03 nos mostra uma tabela do tipo de distrbio em relao variao da temperatura ambiente.

Tabela de distrbios com a variao da temperatura ambiente (ASHRAE).

Notas: a) 1 p/min (ft/min) equivale a 0.00508 m/s b) converso de oC para oF C = 5 (F-32)/9 c) converso de oF para oC F=1.8C + 32 d) este baco vlido para trabalhadores sem camisa. Passos Para o Clculo da Temperatura Efetiva Variveis Envolvidas: e Unidades

TBS - temperatura de bulbo seco (oF) TBU - temperatura de bulbo mido (oF) VAR - velocidade do ar (ps/min)

Os valores das temperaturas devem ser em graus Farenheit e o valor da velocidade do ar em ps/min.

Apague com um sorriso, toda a tristeza que lhe invade a alma. Assim no dar os que te odeiam a alegria de te ver chorando, mas dar aos que te amam a alegria de te ver sorrindo. (Saint-Exupry)

OBS:. As informaes aqui pesquisadas podem ser modificadas sem prviO AVISO dos fabricantes.

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: ASHRAE, DUPONT, DENSO DO BRASIL, DELPHI, FREUDENBERG, FIAT, FORD, VALEO, GENERAL MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL.

You might also like