You are on page 1of 8

IPH UFRGS Maro 2011

Verso

8
Introduzindo hidrologia
WALTER COLLISCHONN IPH UFRGS RUTINIA TASSI UFSM
Capa: Andreas Collischonn Ilustraes: Fernando Dornelles

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

Captulo

1
Introduo
O conceito de Hidrologia o estudo da Hidrologia nas Engenharias.

idrologia a cincia que trata da gua na Terra, sua ocorrncia, circulao, distribuio espacial, suas propriedades fsicas e qumicas e sua relao com o ambiente, inclusive com os seres vivos. A Hidrologia o estudo da gua na superfcie terrestre, no solo e no sub-solo. De uma forma simplificada pode-se dizer que hidrologia tenta responder pergunta: O que acontece com a gua da chuva?

A Hidrologia pode ser tanto uma cincia como um ramo da engenharia e tem muitos aspectos em comum com a meteorologia, geologia, geografia, agronomia, engenharia ambiental e a ecologia. A Hidrologia utiliza como base os conhecimentos de hidrulica, fsica e estatstica. Existem outras cincias que tambm estudam o comportamento da gua em diferentes fases, como a meteorologia, a climatologia, a oceanografia, e a glaciologia. A diferena fundamental que a Hidrologia estuda os processos do ciclo da gua em contato com os continentes.

Hidrologia nas Engenharias


A humanidade tem se ocupado com a gua como uma necessidade vital e como uma ameaa potencial pelo menos desde o tempo em que as primeiras civilizaes se desenvolveram s margens dos rios. Primitivos engenheiros construram canais, diques, barragens, condutos subterrneos e poos ao longo do rio Indus, no Paquisto, dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotmia, do Hwang Ho na China e do Nilo no Egito, h pelo menos 5000 anos. Enquanto a Hidrologia a cincia que estuda a gua na Terra e procura responder pergunta sobre o que ocorre com a gua da chuva uma vez que atinge a superfcie, a Engenharia Hidrolgica a aplicao dos conhecimentos da Hidrologia para resolver problemas relacionados aos usos da gua.

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

Entre os principais usos humanos da gua esto: o abastecimento humano; irrigao; dessedentao animal; gerao de energia eltrica; navegao; diluio de efluentes; pesca; recreao e paisagismo. As preocupaes com o uso da gua aumentam a cada dia porque a demanda por gua cresce medida que a populao cresce e as aspiraes dos indivduos aumentam. Estima-se que no ano 2000 o mundo todo usou duas vezes mais gua do que em 1960. Enquanto as demandas sobem, o volume de gua doce na superfcie da terra relativamente fixo. Isto faz com que certas regies do mundo j enfrentem situaes de escassez. O Brasil um dos pases mais ricos em gua, embora existam problemas diversos. A Engenharia Hidrolgica tambm estuda situaes em que a gua no exatamente utilizada pelo homem, mas deve ser manejada adequadamente para minimizar prejuzos, como no caso das inundaes provocadas por chuvas intensas em reas urbanas ou pelas cheias dos grandes rios. Relacionados a estes temas esto os estudos de Drenagem Urbana e de Controle de Cheias e Inundaes. A gua tambm importante para a manuteno dos ecossistemas existentes em rios, lagos e ambientes marginais aos corpos dgua, como banhados e plancies sazonalmente inundveis. Nos ltimos anos a Hidrologia e a Engenharia Hidrolgica tm se aproximado de cincias ambientais como a limnologia e a ecologia, visando responder questes como: Qual a quantidade de gua que pode ser retirada de um rio sem que haja impactos significativos sobre os seres vivos que habitam este rio? possvel que no futuro a gua venha a ter um papel cada vez mais importante, num mundo em que a energia renovvel vai ser fundamental: no caso de produo (hidroeltrica, energia de ondas e mars); no caso de armazenamento (para complementar energia de vento ou solar); e no caso de produo de biocombustveis (irrigao).

Usos da gua
Os usos da gua so normalmente classificados em consuntivos e no consuntivos. Usos consuntivos alteram substancialmente a quantidade de gua disponvel para outros usurios. Usos no-consuntivos alteram pouco a quantidade de gua, mas podem alterar sua qualidade. O uso de gua para a gerao de energia hidreltrica, por exemplo, um uso no-consuntivo, uma vez que a gua utilizada para movimentar as turbinas de uma usina, mas sua quantidade no alterada. Da mesma forma a navegao um uso no-consuntivo, porque no altera a quantidade de gua disponvel no rio ou lago. Por outro lado, o uso da gua para irrigao um uso consuntivo, porque apenas uma pequena parte da gua aplicada na lavoura retorna na forma de escoamento. A maior parte da gua utilizada na irrigao volta para a

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

atmosfera na forma de evapotranspirao. Esta gua no est perdida para o ciclo hidrolgico global, podendo retornar na forma de precipitao em outro local do planeta, no entanto no est mais disponvel para outros usurios de gua na mesma regio em que esto as lavouras irrigadas. Os usos de gua tambm podem ser divididos de acordo com a necessidade ou no de retirar a gua do rio ou lago para que possa ser utilizada. Alguns usos da gua que podem ser feitos sem retirar a gua de um rio ou lago so a navegao, a gerao de energia hidreltrica, a recreao e os usos paisagsticos. Alguns usos da gua que exigem a retirada de gua, ainda que parte dela retorne, so o abastecimento humano e industrial, a irrigao e a dessedentao de animais. Os pargrafos que seguem descrevem com um pouco mais de detalhe alguns dos principais usos de gua.
Abastecimento humano

O uso da gua para abastecimento humano considerado o mais nobre, uma vez que o homem depende da gua para sua sobrevivncia. A gua para abastecimento humano utilizada diretamente como bebida, para o preparo dos alimentos, para a higiene pessoal e para a lavagem de roupas e utenslios. No ambiente domstico a gua tambm usada para irrigar jardins, lavar veculos e para recreao. O consumo de gua em ambiente domstico estimado em 200 litros por habitante por dia. Aproximadamente 80% deste consumo retorna das residncias na forma de esgoto domstico, obviamente com uma qualidade bastante inferior. A apresenta uma estimativa aproximada das quantidades de gua em cada um dos usos domsticos.
Abastecimento industrial

O uso industrial da gua est relacionado aos processos de fabricao, ao uso no produto final, a processos de refrigerao, produo de vapor e limpeza. A fabricao de diferentes produtos tem diferentes consumos de gua. Assim, a indstria de produo de papel, por exemplo, reconhecidamente uma das que mais consomem gua.
Irrigao

A irrigao o uso de gua mais importante do mundo em termos de quantidade utilizada. A irrigao utilizada na agricultura para obter melhor produtividade e para que a atividade agrcola esteja menos sujeita aos riscos climticos. Em algumas regies ridas, semi-aridas, ou com uma estao seca muito longa, a irrigao essencial para que possa existir a agricultura. No Brasil o uso de gua para irrigao vem aumentando a cada ano. A quantidade de gua utilizada na irrigao depende das caractersticas da cultura, do clima e dos solos de uma regio, bem como das tcnicas utilizadas na irrigao.

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

Figura 1. 1: Proporo aproximada dos usos da gua em ambiente domstico (Clarke e King, 2005).

Navegao

A navegao um uso no-consuntivo que pode ser bastante atrativo do ponto de vista econmico, principalmente para cargas com baixo valor por tonelada, como minrios e gros. A navegao requer uma profundidade adequada do corpo dgua e no pode ser praticada em rios com velocidade de gua excessiva.
Assimilao e transporte de poluentes

Os corpos de gua so utilizados para transportar e assimilar os despejos neles lanados, como o esgoto domstico e industrial. Mesmo em regies em que o esgoto domstico e industrial tratado, as concentraes de alguns poluentes podem ser superiores s concentraes encontradas nos rios. Assim, utiliza-se a capacidade de diluio dos rios e lagos para diminuir a concentrao dos poluentes. Tambm utilizase os rios para transportar os poluentes e, assim, afast-los de onde so gerados. A capacidade de assimilao de um corpo dgua limitada, e quando o lanamento de dejetos excessivo, a qualidade de gua de um rio no mais suficiente para outros usos, como a recreao e a preservao dos ecossistemas.
Recreao

Um uso de gua no consuntivo realizado no prprio curso dgua a recreao. Este uso bastante freqente em rios com qualidade de gua relativamente boa, e inclui atividades de contato direto, como natao e esportes aquticos como a vela e a

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

canoagem. Tambm podem existir atividades de recreao de contato indireto, como a pesca esportiva.
Preservao de ecossistemas

Alm de todos os usos humanos mais diretos, do interesse das sociedades que os rios e lagos mantenham sua flora e fauna relativamente bem preservadas. A manuteno dos ecossistemas aquticos implica na necessidade de que uma parcela da gua permanea no rio, e que a qualidade desta gua seja suficiente para a vida aqutica.
Gerao de energia

A gua utilizada para a gerao de energia eltrica em usinas hidreltricas que aproveitam a energia potencial existente quando a gua passa por um desnvel do terreno. A potncia de uma usina hidreltrica proporcional ao produto da descarga (ou vazo) pela queda. A queda definida pela diferena de altitude do nvel da gua a montante (acima) e a jusante (abaixo) da turbina. A descarga em um rio depende das caractersticas da bacia hidrogrfica, como o clima, a geologia, os solos, a vegetao. Em projetos de centrais hidreltricas os estudos hidrolgicos so necessrios para:

Escolha das turbinas adequadas e determinao da potncia instalada. Anlise da variao temporal da disponibilidade de energia. Determinao da energia garantida ou firme. Estimativa de vazes mximas em eventos extremos para
dimensionamento das estruturas extravasoras.

Otimizao da operao de sistemas interligados de gerao eltrica


que incluem hidreltricas e termoeltricas.

Anlise das relaes entre o uso da gua para gerao de energia e outros usos, como irrigao, abastecimento urbano, navegao, preservao do meio ambiente e recreao.

No Brasil a gerao de energia eltrica est fortemente ligada hidrologia porque a quase totalidade da energia gerada e consumida oriunda de usinas hidreltricas. Considerando os dados da dcada de 1990, o Brasil o terceiro maior produtor de energia hidreltrica do mundo, atrs apenas dos Estados Unidos e do Canad e a frente da China, da Rssia e da Frana. Entretanto, a energia hidreltrica no Brasil corresponde a mais de 97% do total da energia eltrica gerada, enquanto que, na maior parte dos outros pases, a energia hidreltrica corresponde a percentuais muito menores do total, conforme a Tabela 1. 1. Destes pases apenas a Noruega apresenta uma dependncia semelhante da gua no setor de energia, com 99% da energia de origem

I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

hidreltrica. A dependncia mundial da energia hidreltrica de apenas 20%, conforme pode ser observado na ltima linha da tabela.

Tabela 1. 1: Os dez pases maiores produtores de energia hidreltrica do mundo e a importncia relativa da hidreletricidade na energia total produzida (Gleick, 2000).

Pas Estados Unidos Canad China Brasil Rssia Noruega Frana Japo ndia Sucia Total dos 10 pases Mundo

Capacidade Instalada(MW) 74.860 64.770 52.180 51.100 39.990 26.000 23.100 21.170 20.580 16.540 390.290 633.730

Energia Hidreltrica produzida (GW.hora/ano) 296.380 330.690 166.800 250.000 162.800 112.680 65.500 91.300 72.280 63.500 1.611.030 2.445.390

Percentual da energia total produzida (%) 10 62 18 97 27 99 15 9 25 52 22 20

Mesmo em usinas termeltricas a gua tem um papel fundamental e consumida em quantidades significativas. Neste caso a gua utilizada nos ciclos internos de resfriamento e gerao de vapor. Nos Estados Unidos as usinas termeltricas utilizam cerca de 260 bilhes de metros cbicos por ano, o que corresponde a 47% da utilizao total de gua neste pas. Deve se ressaltar, entretanto, que nem toda esta gua consumida, e grande parte retorna aos rios. Por este motivo, tambm as usinas termeltricas so construdas junto a fontes abundantes e confiveis de gua, e so necessrios estudos hidrolgicos para avaliar a sua disponibilidade.

You might also like