You are on page 1of 27

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

Noes de Administrao Mdulo V

9. Execuo da Despesa: Fases ou Estgios


Os estgios da despesa so as operaes que devem ser observadas para a realizao da despesa pblica. Para muitos especialistas a despesa pblica possui estgios preparatrios, que envolvem a definio dos programas no PPA, a fixao da despesa no projeto da LOA, a programao mensal aps a aprovao da LOA, a realizao da Licitao, a celebrao do Contrato ou Convnio, etc... e os estgios de execuo, correspondentes ao empenho, liquidao e ao pagamento. A base legal para a execuo da despesa a Lei n 4.320/64, que trata do empenho, da liquidao e do pagamento. Assim, pode-se dizer que os estgios das despesas pblicas relativos sua execuo propriamente dita, ou ainda, as fases legais da despesa, segundo a Lei n 4.320/64, so: empenho, liquidao e pagamento. Vejamos em que consiste cada uma destas fases:

9.1. Fases legais da Despesa a) Empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio (art. 58 da Lei 4.320/64). de fundamental importncia para a relao contratual entre o setor governamental e seus fornecedores de bens e servios, representando a garantia de que existe o crdito necessrio para a liquidao de uma dvida assumida. So modalidades de Empenho: Empenho Ordinrio: destinado a atender despesa quantificada e liquidvel de uma s vez. Ou seja, utilizado naqueles casos onde se conhece precisamente o valor do bem ou servio a ser adquirido, e o pagamento ocorre de uma nica vez. Empenho por Estimativa: destinado a atender despesa de valor no quantificvel durante o exerccio. Ou seja, utilizado nos casos em que no se
Agosto - 2008

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

possa determinar, a priori, o montante da despesa. Por exemplo: gasto total com pessoal, com energia, com gua e etc (Art 60, 2). Empenho Global: destinado a atender despesa determinada e quantificada e a ser liquidada e paga parceladamente, geralmente a cada ms, durante a fluncia do exerccio. Exemplo: um contrato de aluguel que ser pago parceladamente (Art 60, 3).

Disposies da Lei 4.320/64 sobre o empenho da Despesa: Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. Art. 60 - vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 - Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. Art. 61 - Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho" que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. O Decreto n 93.872, de 23/12/86, que trata da unificao dos recursos do caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias, traz uma srie de disposies sobre o empenho da despesa, transcritas a seguir: Art . 23. Nenhuma despesa poder ser realizada sem a existncia de crdito que a comporte ou quando imputada a dotao imprpria, vedada expressamente qualquer atribuio de fornecimento ou prestao de servios, cujo custo excede aos limites previamente fixados em lei (Decreto-lei n 200/87, art. 73). ... Art . 24. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho (Lei n 4.320/64, art. 60). Pargrafo nico. Em caso de urgncia caracterizada na legislao em vigor, admitir-se- que o ato do empenho seja contemporneo realizao da despesa. Art . 25. O empenho importa deduzir seu valor de dotao adequada despesa a realizar, por fora do compromisso assumido. Art . 26. O empenho no poder exceder o saldo disponvel de dotao oramentria, nem o cronograma de pagamento o limite de saques fixado, evidenciados pela contabilidade, cujos registros sero acessveis s respectivas unidades gestoras em tempo oportuno. Pargrafo nico. Exclusivamente para efeito de controle da programao financeira, a unidade gestora dever estimar o prazo do
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

vencimento da obrigao de pagamento objeto do empenho, tendo em vista o prazo fixado para o fornecimento de bens, execuo da obra ou prestao do servio, e o normalmente utilizado para liquidao da despesa. Art . 27. As despesas relativas a contratos, convnios, acordos ou ajustes de vigncia plurianual, sero empenhadas em cada exerccio financeiro pela parte nele a ser executada. Art . 28. A reduo ou cancelamento no exerccio financeiro, de compromisso que caracterizou o empenho, implicar sua anulao parcial ou total, revertendo a importncia correspondente respectiva dotao, pela qual ficar automaticamente desonerado o limite de saques da unidade gestora. Art . 29. Para cada empenho ser extrado um documento denominado Nota de Empenho que indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como os demais dados necessrios ao controle da execuo oramentria. ... Art . 35. O empenho de despesa no liquidada ser considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: I - vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida; II - vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em cursos a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; III - se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas; IV - corresponder a compromissos assumidos no exterior.

b) Liquidao o estgio que consiste na verificao do direito do credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Trata-se, portanto de um conjunto de atos praticados pelos rgos competentes, segundo a Lei 4.320/64:

Art. 62 - O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. Art. 63 - A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Decreto n 4.049/2001

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

1 - Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 - A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.

d) Pagamento Representa a fase final do processo da despesa pblica. O pagamento somente poder ser efetuado quando ordenado, aps sua regular liquidao. Pode ser realizado mediante ordem bancria, cheque ou na boca do cofre. Atualmente, na Unio e em alguns estados, os pagamentos so realizados mediante ordens bancrias eletrnicas. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. A Ordem de Pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga; tal ordem s pode ser exarada em documentos processados pelo setor de contabilidade do rgo pblico. Vejamos o que diz a Lei 4.320/64:

Art. 64 - A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Pargrafo nico. A ordem de pagamento s poder ser exarada em documentos processados pelos servios de contabilidade. Art. 65 - O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

9.2. Adiantamento ou Suprimentos de Fundos Adiantamento o numerrio que o Tesouro coloca disposio de uma repartio, a fim de lhe dar condies de realizar despesas que, por sua natureza ou urgncia, no possam aguardar o processo normal. O chefe da repartio designa um funcionrio para responder pela movimentao do adiantamento; ele ser o nico responsvel pela boa aplicao do dinheiro e prestar contas dentro do prazo regulamentar aos rgos controladores da execuo oramentria e financeira, ao controle interno e ao Tribunal de Contas. O Adiantamento constitui uma forma de pagar despesas oramentrias; o que diz o artigo 68 da Lei 4.320/64: Art. 68 - O regime de adiantamento aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria para o fim de realizar despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. Art. 69 - No se far adiantamento a servidor em alcance nem a responsvel por dois adiantamentos. O decreto n 93.872, de 23/12/86, por sua vez, traz as seguintes prescries: Art . 45. Excepcionalmente, a critrio do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poder ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotao prpria s despesas a realizar, e que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao, nos seguintes casos (Lei n 4.320/64, art. 68 e Decreto-lei n 200/67, 3 do art. 74): I - para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie. (Redao dada pelo Decreto n 2.289, de 4.8.1997) Il - quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e III - para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. 1 O suprimento de fundos ser contabilizado e includo nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituies, por falta de aplicao, parcial ou total, ou aplicao indevida, constituiro anulao de despesa, ou receita oramentria, se recolhidas aps o encerramento do exerccio. 2 O servidor que receber suprimento de fundos, na forma deste artigo, obrigado a prestar contas de sua aplicao, procedendo-se, automaticamente, tomada de contas se no o fizer no prazo assinalado pelo ordenador da despesa, sem prejuzo das providncias administrativas para a
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

apurao das responsabilidades e imposio, das penalidades cabveis (Decretolei n 200/67, pargrafo nico do art. 81 e 3 do art. 80). 3 No se conceder suprimento de fundos: a) a responsvel por dois suprimentos; b) a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor; c) a responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao; e d) a servidor declarado em alcance. 4 Os valores limites para concesso de suprimento de fundos, bem como o limite mximo para despesas de pequeno vulto de que trata este artigo, sero fixados em portaria do Ministro de Estado da Fazenda. (Pargrafo includo pelo Decreto n 1.672, de 11.10.1995) Art . 46. Cabe aos detentores de suprimentos de fundos fornecer indicao precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilizao e reinscrio da respectiva responsabilidade pela sua aplicao em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa (Decreto-lei n 200/67, art. 83). Pargrafo nico. A importncia aplicada at 31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro seguinte. E mais ainda: Art . 39. Respondero pelos prejuzos que acarretarem Fazenda Nacional, o ordenador de despesas e o agente responsvel pelo recebimento e verificao, guarda ou aplicao de dinheiros, valores e outros bens pblicos (Decreto-lei n 200/67, art. 90). Pargrafo nico. O ordenador de despesa, salvo conivncia, no responsvel por prejuzos causados Fazenda Nacional, decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas.

9.3. Restos a Pagar Constituem Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas no pagas at 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas. A inscrio de determinado compromisso em Restos a pagar corresponde a uma receita extra-oramentria no Balano Financeiro. Art. 36 - Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das noprocessadas (Lei 4.320/64).
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

Decreto 93.872/86: Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e no pagas at 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas (Lei n 4.320/64, art. 36). 1 Entendem-se por processadas e no processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as no liquidadas, na forma prevista neste decreto. 2 O registro dos Restos a Pagar far-se- por exerccio e por credor. Art . 68. A inscrio de despesas como Restos a Pagar ser automtica, no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho, desde que satisfaa s condies estabelecidas neste Decreto, e ter validade at 31 de dezembro do ano subseqente. Art . 69. Aps o cancelamento da inscrio da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores. Art . 70. Prescreve em cinco anos a dvida passiva relativa aos Restos a Pagar. Restos a pagar processados so aqueles referentes a despesas regularmente empenhadas e liquidadas, estando o processo pronto para pagamento. Neste caso direito do credor lquido e certo. Restos a pagar no processados correspondem a despesas regularmente empenhadas mas no liquidadas. Neste caso o servio no foi prestado, ou a mercadoria no foi entregue, a obra no foi executada, etc. A inscrio em RP ocorre no encerramento do exerccio financeiro, por meio dos registros contbeis pertinentes. Os RP constituem Dvida Flutuante, devendo ser registrados por exerccio e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas. A prescrio dos RP ocorre em cinco anos, contados a partir da data de inscrio, salvo interrupes decorrentes de atos judiciais. A baixa dos RP ocorre no mbito administrativo, com base em prazo definido em norma regulamentar ou quando verificado a no entrega do material, a no prestao do servio ou a no execuo da obra. O art. 42 da LRF probe aos titulares do poder executivo de contrair, nos dois ltimos quadrimestres do mandato, obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja disponibilidade de caixa para este feito.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

9.4. Despesas de Exerccios Anteriores uma dotao oramentria que se destina a dar condies de empenhar as despesas resultantes de compromissos gerados em exerccios j encerrados, desde que o oramento do exerccio em que foram originadas possusse saldo suficiente para atend-las, e estas, no tenham sido processadas poca. Podem ser tanto despesas correntes quanto despesas de capital. O art. 37 da Lei 4.320/64 define como Despesas de Exerccios Anteriores (DEA) como sendo as despesas para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado poca prpria, bem como os Restos a Pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, que podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. Decreto-Lei 200/67: Art. 74. Na realizao da receita e da despesa pblica ser utilizada a via bancria, de acordo com as normas estabelecidas em regulamento. 1 Nos casos em que se torne indispensvel a arrecadao de receita diretamente pelas unidades administrativas, o recolhimento conta bancria far-se- no prazo regulamentar. 2 O pagamento de despesa, obedecidas as normas que regem a execuo oramentria (lei n 4.320, de 17 de maro de 1964), far-se- mediante ordem bancria ou cheque nominativo, contabilizado pelo rgo competente e obrigatoriamente assinado pelo ordenador da despesa e pelo encarregado do setor financeiro. 3 Em casos excepcionais, quando houver despesa no atendvel pela via bancria, as autoridades ordenadoras podero autorizar suprimentos de fundos, de preferncia a agentes afianados, fazendo-se os lanamentos contbeis necessrios e fixando-se prazo para comprovao dos gastos. Art. 80. Os rgos de contabilidade inscrevero como responsvel todo o ordenador da despesa, o qual s poder ser exonerado de sua responsabilidade aps julgadas regulares suas contas pelo Tribunal de Contas. 1 Ordenador de despesas toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emisso de empenho, autorizao de pagamento, suprimento ou dispndio de recursos da Unio ou pela qual esta responda. 2 O ordenador de despesa, salvo conivncia, no responsvel por prejuzos causados Fazenda Nacional decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

3 As despesas feitas por meio de suprimentos, desde que no impugnadas pelo ordenador, sero escrituradas e includas na sua tomada de contas, na forma prescrita; quando impugnadas, dever o ordenador determinar imediatas providncias administrativas para a apurao das responsabilidades e imposio das penalidades cabveis, sem prejuzo do julgamento da regularidade das contas pelo Tribunal de Contas. Art. 81. Todo ordenador de despesa ficar sujeito a tomada de contas realizada pelo rgo de contabilidade e verificada pelo rgo de auditoria interna, antes de ser encaminhada ao Tribunal de Contas. Pargrafo nico. O funcionrio que receber suprimento de fundos, na forma do disposto no art. 74, 3, obrigado a prestar contas de sua aplicao procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se no o fizer no prazo assinalado. Decreto 93.872/86: Art. 22. As despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria, bem como os Restos a Pagar com prescrio interrompida, e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, podero ser pagos conta de dotao destinada a atender despesas de exerccios anteriores, respeitada a categoria econmica prpria (Lei n 4.320/64, art. 37). 1 O reconhecimento da obrigao de pagamento, de que trata este artigo, cabe autoridade competente para empenhar a despesa. 2 Para os efeitos deste artigo, considera-se: a) despesas que no se tenham processado na poca prpria, aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exerccio correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigao; b) restos a pagar com prescrio interrompida, a despesa cuja inscrio como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor; c) compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio, a obrigao de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante aps o encerramento do exerccio correspondente.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

10

9.5. A conta nica do Tesouro As regras dispondo sobre a unificao dos recursos do Tesouro Nacional em Conta nica foram estabelecidas pelo Decreto n. 93.872/1986. At ento, os recursos financeiros da Unio estavam dispersos entre as vrias reparties pblicas, resultando numa dificuldade muito grande de controle. Alm disso, havia uma baixa eficincia no uso desses recursos, devido ao fato de que eventualmente uma repartio poderia estar com recursos ociosos, parados na sua conta, sem utilizao imediata. A Conta nica do Tesouro Nacional surgiu como um instrumento fundamental para o controle das finanas pblicas da Unio, na medida em que representou uma otimizao do uso dos recursos financeiros, atravs da centralizao dos mesmos e da racionalizao na sua gesto. Mantida no Banco Central do Brasil, a Conta nica destina-se a acolher todas as disponibilidades financeiras da Unio, inclusive as relativas s suas autarquias, fundaes pblicas e fundos. Outros ganhos adicionais com a implantao da Conta nica so a reduo da presso sobre a caixa do Tesouro e uma maior agilidade nos processos de transferncia e descentralizao financeira, bem como nos pagamentos a fornecedores e prestadores de servios ao Poder Pblico. O Decreto-Lei n. 200, de 25 de fevereiro de 1967, que promoveu a organizao da Administrao Federal e estabeleceu as diretrizes para Reforma Administrativa, j ordenava ao Ministrio da Fazenda que realizasse essa unificao de recursos financeiros. A preocupao era no sentido de obter maior economia operacional, alm de racionalizar os procedimentos inerentes prpria execuo da programao financeira de desembolso. Essa determinao legal, porm, s foi integralmente cumprida com a promulgao da Constituio de 1988. Todas as disponibilidades do Tesouro Nacional, existentes nos diversos agentes financeiros, foram transferidas para o Banco Central do Brasil, em Conta nica centralizada. A partir de ento, coube ao Banco do Brasil a funo de atuar como agente financeiro do Tesouro. Atualmente a Instruo Normativa STN n 4, de 31 de julho de 1998 regulamenta a matria dispondo que: Art. 1 - A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras - UG da Administrao Federal, Direta e Indireta e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

11

Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade online. Art. 2 - A operacionalizao da Conta nica do Tesouro Nacional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. O artigo 2 da citada Instruo Normativa traz a possibilidade de que, em situaes excepcionais, como por exemplo, numa greve dos funcionrios do Banco do Brasil, a Conta nica possa ser operacionalizada por outros agentes financeiros, devidamente autorizados pelo Ministro da Fazenda. Em 2002 o Decreto n 4.529 estabeleceu que a arrecadao de receitas diretamente pelo Tesouro Nacional seria realizada atravs do Sistema SIAFI: Art. 1 - Fica o Ministrio da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, autorizado a arrecadar diretamente receitas da Unio utilizando o Sistema Integrado de Administrao Financeira - SIAFI ou por meio do Sistema de Transferncia de Reservas do Banco Central, sem prejuzo de eventual exclusividade de arrecadao por parte de instituio financeira decorrente de ato do Poder Executivo.

9.6. Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAFI 9.6.1. Breve Histrico At o exerccio de 1986, o Governo Federal convivia com uma srie de problemas de natureza administrativa que dificultavam a adequada gesto dos recursos pblicos e a preparao do oramento unificado, que passaria a vigorar em 1987: Emprego de mtodos rudimentares e inadequados de trabalho, onde, na maioria dos casos, os controles de disponibilidades oramentrias e financeiras eram exercidos sobre registros manuais; Falta de informaes gerenciais em todos os nveis da Administrao Pblica e utilizao da Contabilidade como mero instrumento de registros formais; Defasagem na escriturao contbil de pelo menos, 45 dias entre o encerramento do ms e o levantamento das demonstraes Oramentrias, Financeiras e Patrimoniais, inviabilizando o uso das informaes para fins gerenciais; Inconsistncia dos dados utilizados em razo da diversidade de fontes de informaes e das vrias interpretaes sobre cada conceito, comprometendo o processo de tomada de decises; Despreparo tcnico de parte do funcionalismo pblico, que desconhecia tcnicas mais modernas de administrao financeira e ainda concebia a contabilidade como mera ferramenta para o atendimento de aspectos formais da gesto dos recursos pblicos;
Agosto - 2008

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

12

Inexistncia de mecanismos eficientes que pudessem evitar o desvio de recursos pblicos e permitissem a atribuio de responsabilidades aos maus gestores; Estoque ocioso de moeda dificultando a administrao de caixa, decorrente da existncia de inmeras contas bancrias, no mbito do Governo Federal. Em cada Unidade havia uma conta bancria para cada despesa. Exemplo: Conta Bancria para Material Permanente, Conta bancria para Pessoal, conta bancria para Material de Consumo, etc.

A soluo desses problemas representava um verdadeiro desafio poca para o Governo Federal. O primeiro passo para isso foi dado com a criao da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, em 10 de maro de 1986, para auxiliar o Ministrio da Fazenda na execuo de um oramento unificado a partir do exerccio seguinte. A STN, por sua vez, identificou a necessidade de informaes que permitissem aos gestores agilizar o processo decisrio, tendo sido essas informaes qualificadas, poca, de gerenciais. Dessa forma, optou-se pelo desenvolvimento e implantao de um sistema informatizado, que integrasse os sistemas de programao financeira, de execuo oramentria e de controle interno do Poder Executivo e que pudesse fornecer informaes gerenciais, confiveis e precisas para todos os nveis da Administrao. Desse modo, a STN definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI em menos de um ano, implantando-o em janeiro de 1987, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos pblicos. Com o SIAFI, os problemas de administrao dos recursos pblicos apontados acima ficaram solucionados. Hoje o Governo Federal tem uma Conta nica para gerir, de onde todas as sadas de dinheiro ocorrem com o registro de sua aplicao e do servidor pblico que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficincia e eficcia a correta utilizao dos recursos da Unio.

9.6.2. Objetivos do SIAFI O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criao, o SIAFI tem alcanado satisfatoriamente seus principais objetivos: a) Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; b) Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal;

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

13

c) Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; d) Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; e) Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; f) Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; g) Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; h) Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e i) Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal.

9.6.3. Principais Atribuies do SIAFI O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. O sistema pode ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do SIAFI. Muitos so as facilidades que o SIAFI oferece a toda Administrao Pblica que dele faz uso, mas podemos dizer, a ttulo de simplificao, que essas facilidades foram desenvolvidas para registrar as informaes pertinentes s trs tarefas bsicas da gesto pblica federal dos recursos arrecadados legalmente da sociedade: Execuo Oramentria; Execuo Financeira; e Elaborao das Demonstraes Contbeis, consolidadas no Balano Geral da Unio.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

14

9.6.4. Estrutura do SIAFI O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia, ligado por teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudos no Pas e no exterior. Essa ligao, que feita pela rede de telecomunicaes do SERPRO e tambm pela conexo a outras inmeras redes externas, que garante o acesso ao sistema s quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI. Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exerccios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formao do nome do sistema a sigla SIAFI acrescida de quatro dgitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc. Por sua vez, cada sistema est organizado por subsistemas - atualmente so 21 - e estes, por mdulos. Dentro de cada mdulo esto agregadas inmeras transaes, que guardam entre si caractersticas em comum. Nesse nvel de transao que so efetivamente executadas as diversas operaes do SIAFI, desde entrada de dados at consultas. Cada subsistema tem uma funo prpria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organiz-los informalmente em cinco grupos principais :

Controle de Haveres e Obrigaes: Dvida Pblica - DIVIDA Haveres - HAVERES Controle de Obrigaes - OBRIGACAO Operaes Oficiais de Crdito - O2C

Administrao do Sistema: Administrao do Sistema - ADMINISTRA Auditoria - AUDITORIA Centro de Informao - CI Conformidade - CONFORM Manual - MANUALMF

Execuo Oramentria e Financeira: - Contbil - CONTABIL - Documentos do SIAFI - DOCUMENTO - Oramentrio e Financeiro - ORCFIN

Organizao de Tabelas: Tabelas Tabelas Tabelas Tabelas Tabelas administrativas - TABADM de apoio - TABAPOIO do cadastro de obrigaes - TABOBRIG oramentrias -TABORC de receitas oramentrias TABRECEITA

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

15

Recursos Complementares com Aplicao Especfica: Programao oramentria - PROGORCAM Convnios - CONVENIOS Contas a pagar e a receber - CPR Estados e Municpios - ESTMUN.

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

9.6.5. Principais Documentos Nota de empenho NE - A Nota de Empenho o documento utilizado para registrar as operaes que envolvem despesas oramentrias realizadas pela Administrao Pblica federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforo ou anulao, indicando o nome do credor, a especificao e o valor da despesa, bem como a deduo desse valor do saldo da dotao prpria. Nota de Movimentao de Crdito NC - A Nota de Movimentao de Crdito o documento utilizado para registrar a movimentao interna e externa de crditos e suas anulaes. Nota de Dotao ND - A Nota de Dotao o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal, ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio (OGU). Tambm se presta incluso de crditos no OGU no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos. Nota de Lanamento por Evento NL - A Nota de Lanamento o documento utilizado para registrar a apropriao/liquidao de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, inclusive os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contbeis no vinculados a documentos especficos.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

16

DARF Eletrnico - DARF a sigla para Documento de Arrecadao de Receitas Federais. Por meio desse documento se registra a arrecadao de tributos e demais receitas diretamente na Conta nica do Tesouro Nacional, sem trnsito pela rede bancria, ou seja, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI. O DARF eletrnico nada mais que o instrumento de registro dessas informaes no SIAFI. GPS Eletrnica - GPS a sigla para Guia da Previdncia Social. Esse documento permite registrar o recolhimento das contribuies para a Seguridade Social por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. Ordem Bancria OB - A Ordem Bancria o documento utilizado para o pagamento de compromissos, bem como liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, sub-repasse e afins, em contas bancrias mantidas no Banco do Brasil. GSE Eletrnica - GSE a sigla para Guia do Salrio Educao. A GSE o documento que registra o recolhimento do salrio educao destinado aos seus beneficirios e do valor que lhes pago, mediante transferncias intraSIAFI de recursos entre a Unidade Gestora recolhedora e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE. Nota de Programao Financeira PF - A Nota de Programao Financeira o documento que permite registrar os valores constantes da Proposta de Programao Financeira (PPF) e a Programao Financeira Aprovada (PFA), envolvendo a Coordenao-Geral de Programao Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional - COFIN/STN e os rgos Setoriais de Programao Financeira - OSPF.

9.7. Sistema Integrado de Dados Oramentrios SIDOR

O SIDOR tem por objetivo dotar o Sistema Oramentrio da Unio de uma estrutura de processamento de dados consoante com as modernas ferramentas de tecnologia da informao. Atualmente, esto em funcionamento vrios aplicativos que so utilizados, sobretudo durante a elaborao e execuo oramentria. Os subsistemas componentes do SIDOR mais relevantes para a elaborao e execuo oramentria so listados a seguir: Subsistema de Prioridades e Metas Anuais

Destinado sistematizao das pesquisas e anlises necessrias para a definio da programao privilegiada em cada exerccio que ter precedncia na alocao de recursos no oramento e na sua execuo. Gera o anexo especfico de prioridades e metas da Lei de Diretrizes Oramentrias referente ao exerccio.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

17

Subsistema Alinhamento de Srie Histrica

Corresponde transformao de uma srie de despesas realizadas, que estejam expressas no Balano Geral da Unio, em srie histrica, alinhada em relao classificao vigente no exerccio anterior a que se refere a proposta que est sendo elaborada, permitindo a comparao de diferentes exerccios. O processo de alinhamento incorpora efeitos de reformas administrativas institucionais que tiveram repercusso na estrutura do aparelho de Estado e resultaram na criao, alterao ou extino de rgos e unidades, exigindo uma adaptao da classificao institucional oramentria. Envolve tambm ajustamentos decorrentes de alteraes de programao ou de classificao funcional no mbito de cada Unidade Oramentria e de modificaes nas classificaes oramentrias em geral, ocorridas em cada exerccio do perodo analisado, convertendo-as para uma base comum a situao observada no exerccio vigente, tornando comparveis os dados de realizao dos exerccios passados de (t-2) e (t-1) e com o presente exerccio de t. Subsistema Definio de Limite

Destinado anlise do comportamento da srie histrica alinhada com vistas definio dos parmetros financeiros das programaes de atividades dos rgos/Unidades Oramentrias. Esses limites equivalem aos dispndios necessrios para assegurar a execuo das aes atualmente desenvolvidas nos nveis correspondentes capacidade produtiva instalada e constituem um parmetro monetrio para a apresentao da proposta oramentria setorial para o ano T+1. Os limites para as atividades representam o volume mnimo de recursos necessrios para assegurar a manuteno das aes consideradas bsicas da Administrao Pblica Federal, nos nveis correspondentes capacidade produtiva instalada. Os limites resultam de ajustes efetuados sobre o valor estimado de execuo provvel do ano T, onde so expurgados os fatos exclusivos do exerccio em curso (ano T) e acrescidos aqueles j decididos e que incidiro sobre o prximo exerccio (Ano T+1). Sua utilizao para anlise dos projetos pressupe a anlise de outras informaes no identificveis na srie histrica, mas na especificidade de cada projeto ou localizador de gasto. Subsistema de Cadastro de Programas e Aes

Banco de informaes sobre as aes oramentrias atividades, projetos e operaes especiais - contidas na pea oramentria e tambm as aes no oramentrias, constantes do Plano Plurianual PPA. Permite o acesso s seguintes informaes acerca das aes oramentrias: finalidade, descrio, produto, unidade de medida, forma de implementao, clientela final, abrangncia geogrfica, unidade responsvel, base legal, agentes envolvidos e tipo de participao (da Unio, Estados, Municpios e outros) e, no caso
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

18

de projetos, as etapas, data de incio e fim, valor das etapas e do total e a repercusso financeira do projeto sobre atividades, principalmente quela relacionadas manuteno administrativa. Subsistema Elaborao da Proposta Setorial

Destinado ao momento da apresentao das propostas oramentrias pelos rgos e unidades oramentrias que compem os oramentos fiscal e da seguridade social. Aps a definio da estrutura programtica para o exerccio, definida no subsistema Cadastro de Programas e Aes e com base nos limites monetrios setoriais, nesse subsistema que processado o detalhamento financeiro e fsico (metas das aes) da programao. Subsistema Anlise da Proposta Setorial

Reservado ao estudo da proposta de alocao setorial dos recursos vis-vis os estudos preliminares desenvolvidos na Secretaria de Oramento Federal (em especial no subsistema de Definio de Limites), os parmetros fixados, as justificativas e as diretrizes de governo. Permite o detalhamento final da proposta oramentria no nvel necessrio e suficiente para formalizao do projeto de lei oramentria para encaminhamento ao Congresso Nacional. Subsistema Simulador de Fontes

Organizado para o desenvolvimento de cenrios alternativos de alocao das fontes de recursos para atendimento das programaes de despesa das unidades oramentrias, obedecendo s restries legais de vinculao. Subsistema de Compatibilizao da Proposta Oramentria

o aplicativo que verifica as adequaes da programao a instrumentos legais e formais que norteiam sua elaborao. Subsistema Formalizao do Projeto de Lei Oramentria

Gera todos os documentos especificados pela Lei de diretrizes Oramentrias quanto estrutura e organizao dos Oramentos da Unio. Subsistema Receita

Utilizado para a captao, acompanhamento e projeo das receitas diretamente arrecadadas e vinculadas do Tesouro. Subsistema Pessoal (SIPES)

Destinado ao acompanhamento especfico das despesas com pessoal e encargos sociais e da quantidade fsica de servidores. Contm informaes sobre todas as despesas efetivamente realizadas pelos rgos e entidades que compem os oramentos da Unio. Essas informaes esto plotadas em bases originadas de forma interativa com o Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos SIAPE e com o Sistema Integrado de Administrao Financeira - SIAFI, o que lhes confere a confiabilidade compatvel com a utilizao idealizada para o SIPES,
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

19

propiciando o acompanhamento sistemtico e peridico das despesas e da quantidade fsica de pessoal, subsidiando as projees para elaborao da proposta oramentria. Subsistema Dvida (SAOC)

Permite o registro, acompanhamento e elaborao do controle das operaes de crdito contratuais e seus encargos. Subsidia a elaborao da proposta oramentria. Subsistema de Precatrios

Possibilita o registro da relao de dbitos constantes de precatrios judicirios a serem includos na proposta oramentria anual, efetuando inclusive clculos e correes dos valores. Sistema de Pleitos

Aplicativo subsidirio para avaliar presses sobre o oramento futuro, alm de funcionar como um instrumento gerencial destinado ao controle da tramitao e anlise dos pedidos de crditos encaminhados SOF para anlise, permitindo identificar, a qualquer momento, sua evoluo e respectivo estgio de andamento. So objeto de acompanhamento, principalmente as solicitaes de alteraes oramentrias, mas tambm as solicitaes de informao ou de providncias dirigidas SOF, que exigem o conhecimento ou deciso do Secretrio e/ou do Secretrio-Adjunto. O subsistema opera funes de registro de dados cadastrais dos pleitos/solicitaes, a anotao sistemtica das anlises e proposies realizadas em nvel tcnico, enfatizando aspectos facilitadores de consulta que possibilita, por meio de filtros de pesquisa, recuperar informaes pertinentes a cada um dos pleitos cadastrados, durante a sua tramitao na SOF. Subsistemas de Execuo Oramentria

Alm dos aplicativos assinalados que subsidiam o processo de elaborao oramentria, so utilizados pela Secretaria de Oramento Federal, no acompanhamento da execuo do oramento, os subsistemas de gesto de limites, o subsistema de acompanhamento da execuo oramentria e o subsistema de crditos. A execuo oramentria sob o aspecto financeiro, tem como fonte primria o SIAFI, sob responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministrio da Fazenda. No que se refere execuo fsica, tem sido utilizado o Sistema de Planejamento SIGPLAN, como instrumento de registro para o monitoramento e avaliao qualitativa da programao, no contexto da integrao PPA/Oramentos da Unio. Subsistema de Crditos

Aplicativo destinado ao registro de solicitaes de alteraes oramentrias. O subsistema se norteia por disposies expressas na LDO, LOA e Portaria de Crdito, esta ltima editada pela SOF. Nos dois primeiros instrumentos so fornecidos critrios mais gerais para estas alteraes. Na Portaria so fornecidos os critrios tcnicos, operacionais e prazos para tais mudanas.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

20

As solicitaes so usualmente iniciadas nas Unidades Oramentrias, que por sua vez encaminham aos rgos Setoriais e estes remetem SOF. As alteraes so agrupadas conforme critrios oriundos da LOA e LDO, bem como os instrumentos legais que as concretizaram, sejam Decretos, Projetos de Lei, Medidas Provisrias, etc. Alm disso, o subsistema exige que sejam fornecidos, por parte do rgo solicitante, subsdios que possam justificar ou embasar as solicitaes encaminhadas. Algumas destas informaes devero ser encaminhadas at o Congresso Nacional.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

21

Questes de Concursos
01 - (ESAF) A despesa oramentria obedece a trs estgios, a saber: empenho, liquidao e pagamento. Pergunta-se: o estgio da liquidao aquele em que: a) Tesouro Pblico entrega aos agentes pagadores os meios de pagamento b) O credor comparece perante o agente pagador, identifica-se, recebe seu crdito e d a competente quitao c) se verifica o direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios dos respectivo crdito d) procedida a licitao da despesa com objetivo de verificar, entre os vrios fornecedores habilitados, quem oferece condies mais vantajosas e) atravs de ato emanado de autoridade competente, criada, para o Poder Pblico, obrigao de pagamento, com emisso de nota de empenho. 02 - Quando se tratar de despesa cujo montante no se possa determinar, deve-se utilizar o empenho. a) Global; b) Estimativa; c) Ordinrio; d) Especial; e) Suplementar. 03 - (Procuradoria da Fazenda Nacional-ESAF) O ato que cria para o Estado obrigao de pagamento : a) Ordem de pagamento b) Adiantamento c) Lanamento de despesa d) Empenho de despesa e) Liquidao de despesa 04 - (Advocacia Geral da Unio-ESAF) O ato de verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, : a) Nota de extino de obrigao b) Empenho c) Liquidao d) Ordem de pagamento e) Verificao objetiva 05 - (MARE) - A certificao do recebimento do fornecimento, da prestao do servio e da ocorrncia do encargo, exigida na fase de: a) fixao b) licitao c) empenho d) liquidao e) pagamento 06 - (MARE) - Pertencem necessariamente ao exerccio financeiro as despesas nele: a) fixadas b) empenhadas
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

22

c) liquidadas d) liquidadas a pagas e) empenhadas e no liquidadas 07 - (PFN) - So fases das despesas pblicas: a) empenho e liquidao b) dotao e pagamento c) condio e ordem de pagamento d) liquidao e adiantamento e) crdito e empenho 08 - (PFN) - O ato que cria para o Estado obrigao de pagamento : a) ordem de pagamento b) adiantamento c) lanamento de despesa d) empenho de despesa e) liquidao de despesa 09 - (AGU) - O ato de verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivos crditos : a) empenho b) liquidao c) ordem de pagamento d) verificao objetiva e) nota de extino da obrigao 10 - (ESAF) - Consideram-se estgios da despesa pblica a) cota, repasse e sub-repasse b) fixao, arrecadao e recolhimento c) fixao, lanamento, arrecadao e recolhimento d) empenho, liquidao e pagamento e) pr-empenho, empenho, liquidao e pagamento 11 - (ESAF) - Os estgios da despesa pblica, conforme previsto na Lei n 4.320/64, so na sua essncia: a) Licitao, contratao e pagamento b) Licitao, contratao e empenho c) Contratao, empenho e pagamento d) Empenho, liquidao e pagamento e) Contratao, empenho e liquidao 12 - (ESAF) Com relao execuo da despesa, a legislao estabelece que: a) Os valores empenhados no podero exceder a receita realizada. b) Ao final do exerccio, no ser anulado o empenho da despesa cujo contrato estabelecer como data-limite, para a entrega do servio, 31 de janeiro. c) O empenho deve ser efetuado previamente realizao da despesa, podendo em casos especiais, ser contemporneo ou posterior. d) Nos casos de contratos plurianuais, faz-se um empenho global pelo valor do contrato, no ato da assinatura. e) O pagamento de despesas de exerccios anteriores depende da existncia de saldos de disponibilidades dos exerccios anteriores.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

23

13 - (ESAF) A verificao do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiria, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito ou da habilitao ao beneficio, denominada: a) Empenho. b) Adiantamento. c) Liquidao. d) Adjudicao. e) Licitao. 14 - (CESPE) O empenho emitido para determinado credor e relativo a uma nica prestao, de valor indivisvel, que se refere a um determinado fornecimento de material, prestao de um certo servio ou execuo de uma obra, em que no h parcelamento na liquidao da obrigao, nem descontos, nem acrscimo, denominado de: a) Empenho global. b) Empenho-estimativa. c) Subempenho. d) Anulao de empenho. e) Empenho ordinrio. (PF/Contador - CESPE/2004) - Acerca do que, em contabilidade, denominado restos a pagar, julgue os itens que se seguem. 15 - So classificadas como restos a pagar as despesas que no foram empenhadas na poca oportuna, mesmo que para elas existisse dotao suficiente (CERTO ou ERRADO?). 16 - A despesa que, ao trmino do exerccio financeiro, estiver desprovida do estgio da liquidao ser tratada como restos a pagar no-processado (CERTO ou ERRADO?).

17 - (Tcnico Gesto - Pol.Civil/PA - CESPE/2006) - Segundo a Lei n. 4.320/1964 e legislao correlata, despesa no processada aquela em que o empenho: a) foi legalmente emitido mas no liquidado; o objeto adquirido ainda no foi entregue e, sob a tica do sistema oramentrio, sua escriturao contbil no est processada. ainda no foi emitido; o objeto adquirido ainda no foi entregue e, sob a tica do sistema oramentrio, sua escriturao contbil no est processada. foi legalmente emitido e liquidado; o objeto adquirido ainda no foi entregue e, sob a tica do sistema oramentrio, sua escriturao contbil no est processada. foi legalmente emitido e liquidado; o objeto adquirido j foi entregue pelo fornecedor e, sob a tica do sistema oramentrio, sua escriturao contbil no est processada.

b)

c)

d)

18 - (Tcnico Gesto - Pol.Civil/PA - CESPE/2006) - Acerca da classificao econmica da despesa oramentria, assinale a opo correta. a) Material de consumo elemento de despesa de custeio; material permanente elemento de despesa de investimento. Assim, as despesas de custeio e as despesas de investimento fazem parte das despesas de capital. b) Material de consumo e material permanente so elementos de despesa de custeio. Assim, as despesas dessas naturezas, despesas de custeio, fazem parte das despesas correntes.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

24

c)

Material de consumo elemento de despesa de investimento e material permanente elemento de despesa de custeio. Assim, as despesas de custeio fazem parte das despesas de capital e as despesas de investimento fazem parte das despesas correntes.

d) Material de consumo elemento de despesa de custeio e material permanente elemento de despesa de investimento. Assim, as despesas de custeio fazem parte das despesas orrentes e as despesas de investimento fazem parte das despesas de capital.

19 - (Tcnico Gesto - Pol.Civil/PA - CESPE/2006) - A escriturao contbil da fixao da despesa, que corresponde ao primeiro estgio, ser registrada no sistema: a) b) c) d) oramentrio. financeiro. patrimonial. de compensao.

20 - (Perito Criminal/PF - CESPE/2004) A arrecadao de todas as receitas da Unio recolhida conta do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. Entretanto, a posio lquida dos recursos do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. ser depositada no Banco Central do Brasil, ordem do Tesouro Nacional (CERTO ou ERRADO?)

21 - (Perito Criminal/PF - CESPE/2004) O SIAFI proporciona a consolidao das informaes em diversos nveis, como unidade gestora, subrgo, rgo ou Unio. Entretanto, se no for informada uma gesto, a consolidao no ser realizada (CERTO ou ERRADO?).

22 - (Perito Criminal/PF - CESPE/2004) De acordo com a Lei n. 4.320/1964, relativa classificao da receita, julgue o item seguinte. Lucros e dividendos recebidos pelo ente pblico e referentes aos resultados de uma empresa controlada constituem receita patrimonial, enquanto o produto da venda de participao acionria dessa mesma empresa constitui receita de capital (CERTO ou ERRADO?).

(Agente/PF - CESPE/2004) Considerando as normas, os princpios e as tcnicas aplicveis ao processo de elaborao e execuo do oramento pblico no Brasil, julgue os itens subseqentes. 23 - No mbito federal, a despesa pblica, na Lei Oramentria Anual, classificada por funes, que se subdividem em programas (CERTO ou ERRADO?). 24 - A liquidao da despesa deve sempre preceder ao seu empenho (CERTO ou ERRADO?). 25 - O pagamento de restos a pagar caracteriza-se por ser extraoramentrio (CERTO ou ERRADO?).

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

25

Com relao a oramento pblico, julgue os itens subseqentes:

26 - (CESPE/INSS-2008) - De acordo com as classificaes oramentrias, o programa, que constitui o elo entre o plano plurianual e os oramentos anuais, corresponde articulao de um conjunto de aes, cujo resultado esperado expresso por indicadores que permitem avaliar o desempenho da administrao (CERTO ou ERRADO?). 27 - (CESPE/INSS-2008) - A tradicional classificao da despesa pblica por elementos um critrio embasado no objeto do dispndio. Com a adoo do oramento-programa, a nfase em sua concepo transferida dos meios para os fins, priorizando-se a classificao funcional e a estrutura programtica (CERTO ou ERRADO?).

28 - (CESPE - TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) - Um dos objetivos do SIAFI possibilitar aos segmentos da sociedade a necessria transparncia dos gastos pblicos.

29 - (CESPE 2004 Contador - TERRACAP) - A operacionalizao da conta nica do Tesouro Nacional efetuada exclusivamente por intermdio do Banco do Brasil S.A.

30 - (CESPE Tcnico Judicirio TRE Alagoas 2004) - A Conta nica uma conta mantida junto ao Banco Central do Brasil e destinada a acolher, em conformidade com o disposto na Constituio Federal, os recursos financeiros da Unio que se encontrem disposio, on line, das unidades gestoras, nos limites financeiros previamente definidos.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

26

Gabarito
01 C 02 B 03 D 04 C 05 D 06 B 07 A 08 D 09 B 10 D 11 D 12 B 13 C 14 E 15 ERRADO 16 CERTO 17 A 18 D 19 A 20 ERRADO 21 ERRADO 22 CERTO 23 ERRADO 24 ERRADO 25 CERTO 26 CERTO 27 CERTO 28 CERTO 29 ERRADO 30 CERTO

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

27

Bibliografia Complementar

BEZERRA FILHO, Joo Eudes. Contabilidade Pblica. Ed. Campus. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. BRASIL. Lei n. 4.320, de 17 de maro de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. BRASIL. Portaria Interministerial STN/SOF n. 163, de 4 de maio de 2001. Dispe sobre as normas gerais de consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e d outras providncias. BRASIL. Decreto n. 93.872, de 23 de dezembro de 1986. Dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. CARVALHO, Deusvaldo. Oramento e Contabilidade Pblica. Ed. Campus. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. Ed. Campus. CRUZ, Flvio. Comentrios Lei no. 4.320. Ed. Atlas. CURY, Antonio. Organizao & Mtodos. Uma Viso Holstica. Perspectiva Comportamental & Abordagem Contingencial. Ed. Atlas. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. Ed. Atlas JUND, Srgio. Administrao Financeira e Oramentria. Ed. Campus. MAXIMIANO, Antonio C.A. Teoria Geral da Administrao. Da Revoluo Urbana Revoluo Digital. Ed. Atlas. PISCITELLI, Roberto B. Contabilidade Pblica: Uma abordagem da Administrao Financeira Pblica. Ed. Atlas. REBOUAS, Djalma. Sistemas, Organizao & Mtodos. Uma abordagem gerencial. Ed. Atlas. SOUZA, Lino Martins. Contabilidade Pblica: Um enfoque governamental. Ed. Atlas.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

You might also like