You are on page 1of 30

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

Noes de Administrao Mdulo IV

6. Crditos Oramentrios
Expresso utilizada para designar o montante de recursos disponveis numa dotao oramentria seja ela consignada na Lei Oramentria ou num crdito adicional, para aplicao por uma unidade oramentria na finalidade e natureza das despesas indicadas atravs das respectivas classificaes.

6.1. Crditos Adicionais: Conceito, Classificao e Vigncia Crditos Adicionais so as autorizaes para despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Oramentria Anual, visando atender: Insuficincia de dotaes ou recursos alocados nos oramentos; Necessidade de atender a situaes que no foram previstas, inclusive por serem imprevisveis, nos oramentos.

Os crditos adicionais, portanto, constituem-se em procedimentos previstos na Constituio e na Lei 4.320/64 para corrigir ou amenizar situaes que surgem, durante a execuo oramentria, por razes de fatos de ordem econmica ou imprevisveis. Os crditos adicionais so incorporados aos oramentos em execuo.

6.2. Modalidades de Crditos Adicionais: a) Crditos Suplementares So destinados ao reforo de dotaes oramentrias existentes, dessa forma, eles aumentam as despesas fixadas no oramento. Quanto forma processual, eles so autorizados previamente por lei, podendo essa autorizao legislativa constar da prpria lei oramentria, e abertos por decreto do Poder Executivo. A vigncia do crdito suplementar restrita ao exerccio financeiro referente ao oramento em execuo. b) Crditos Especiais So destinados a autorizao de despesas no previstas ou fixadas nos oramentos aprovados. Sendo assim, o crdito especial cria um novo projeto ou atividade, o uma categoria econmica ou grupo de despesa inexistente em projeto ou atividade integrante do oramento vigente.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

Os crditos especiais so sempre autorizados por lei especfica e abertos por decreto do Executivo. A sua vigncia no exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato autorizativo for promulgado nos ltimos quatro meses (setembro a dezembro) do referido exerccio, caso em que, facultada sua reabertura no exerccio subseqente, nos limites dos respectivos saldos, sendo incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente (CF, art. 167, 2). c) Crditos Extraordinrios So destinados para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica (CF. art. 167, 3). Os crditos extraordinrios, quanto forma procedimental, so abertos por Decreto do Poder Executivo, que encaminha para conhecimento do Poder Legislativo, devendo ser convertido em lei no prazo de trinta dias. Com relao vigncia, os crditos extraordinrios vigoram dentro do exerccio financeiro em que foram abertos, salvo se o ato da autorizao ocorrer nos ltimos quatro meses (setembro a dezembro) daquele exerccio, hiptese pela qual podero ser reabertos, nos limites dos seus saldos, incorporando-se ao oramento do exerccio seguinte.

6.3. Recursos para financiamento dos Crditos Adicionais Os recursos financeiros disponveis para abertura de crditos suplementares e especiais esto listados no art. 43 da Lei n 4.320/64, no art. 91 do Decreto-Lei n 200/67 e no 8 do art. 166 da Constituio Federal: O supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior, sendo a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais reabertos ou transferidos, no exerccio da apurao, e as operaes de crditos a eles vinculadas. O excesso de arrecadao, constitudo pelo saldo positivo das diferenas, acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Do referido saldo ser deduzida a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. A anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei, adicionando quelas consideradas insuficientes. Neste tipo, inclui-se a anulao da reserva de contingncia, conceituada como a dotao global no destinada especificamente a rgo, unidade oramentria ou categoria econmica e natureza da despesa; O produto das operaes de crdito, desde que haja condies jurdicas para sua realizao pelo Poder Executivo. Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou
Agosto - 2008

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. (CF, art. 166, 8). O ato que abrir crdito adicional indicar a importncia, a sua espcie e a classificao da despesa.

7. Receita Pblica 7.1. Categorias, fontes e estgios


Receita Pblica, em sentido amplo, compreende todos os ingressos financeiros ao patrimnio pblico. Portanto, abrange o fluxo de recebimentos auferidos pelo Estado. Em sentido estrito, a Receita Pblica equivale a todos os ingressos de carter no devolutivo auferidos pelo Poder Pblico, compreendendo qualquer ente da Federao ou suas entidades, para atender as despesas pblicas. Nesse conceito, equivale Receita Pblica Oramentria. Essa distino importante pelo fato de que alguns ingressos financeiros no caixa do Poder Pblico tm um carter transitrio, extemporneo, no podendo ser utilizadas pelo Estado na sua programao normal de despesas. Exemplos so caues, depsitos, etc... Equivalem esses ingressos chamada Receita Pblica Extra-oramentria. Vejamos a seguir as diversas classificaes doutrinrias e legais das Receitas Pblicas. 7.2. Classificao quanto Origem: Originrias X Derivadas Receitas Originrias (Patrimoniais, de Economia Privada, de Direito Privado)

So aquelas provenientes da explorao do patrimnio da pessoa jurdica de direito pblico, ou seja, o Estado coloca parte do seu patrimnio a disposio de pessoas fsicas ou jurdicas, que podero se beneficiar de bens ou de servios, mediante pagamento de um preo estipulado. Elas independem de autorizao legal e podem ocorrer a qualquer momento, e so oriundas da explorao do patrimnio mobilirio ou imobilirio, ou do exerccio de atividade econmica, industrial, comercial ou de servios, pelo Estado ou suas entidades. Exemplos: Rendas provenientes da venda de bens e de empresas comerciais ou industriais; Rendas obtidas sobre os bens sujeitos sua propriedade (aluguis, dividendos, aplicaes financeiras); Rendas do exerccio de atividades econmicas, ou seja, industriais, comerciais
Agosto - 2008

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

ou de servios. Receitas Derivadas (No-patrimoniais, de Economia Pblica, de Direito Pblico)

So aquelas cobradas pelo Estado, por fora do seu poder de imprio, sobre as relaes econmicas praticadas pelos particulares, pessoas fsicas ou jurdicas, ou sobre seus bens. Na atualidade, constitui-se na instituio de tributos, que sero exigidos da populao, para financiar os gastos da administrao pblica em geral, ou para o custeio de servios pblicos especficos prestados ou colocados a disposio da comunidade. So exemplos mais significativos das receitas derivadas os tributos que se encontram estabelecidos na Constituio Federal nos termos do art. 145: Art. 145 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. Quanto ao poder de tributar, seus limites so estabelecidos na Norma Constitucional nos seguintes termos: Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre: I - importao de produtos estrangeiros: II - exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; IV - produtos industrializados; V - operaes de crditos, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar; 10o. facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos impostos enumerados nos incisos I, lI, IV e V. Art. 154. A Unio poder instituir:

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

I - mediante lei complementar, impostos no previstos no artigo anterior, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprio dos discriminados nesta Constituio; II - na iminncia ou no caso de guerra externa impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia tributria, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao. Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos; II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior; III - propriedade de veculos automotores; Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; II - transmisso inter vivos, a qualquer titulo, por ato oneroso, de bens imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos sua aquisio; III - servios de qualquer natureza, no compreendidos no art. 155, lI, definidos em lei complementar;

7.3. Quanto Natureza: Receitas Oramentrias X Receitas ExtraOramentrias Receitas Oramentrias

So todos os ingressos financeiros de carter no transitrio auferidos pelo Poder Pblico. Subdivide-se ainda nas seguintes categorias econmicas: receitas correntes e receitas de capital. Receitas Extra-Orcamentrias

Correspondem aos valores provenientes de toda e qualquer arrecadao que no figuram no oramento pblico, por no pertencerem de fato ao Governo. So os recebimentos transitrios de recursos, a exemplo de caues, depsitos, retenes, etc.

7.4. Quanto Repercusso Patrimonial: Efetivas X No-efetivas Efetivas

So aquelas em que os ingressos de disponibilidades de recursos no foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e no constituem obrigaes
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

correspondentes. Por isso, aumentam a situao lquida patrimonial. Exemplos: Receita Tributria, Receita Patrimonial, Receita de Servios, etc. No-Efetivas

So aquelas em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro de reconhecimento do direito. Por isso, no alteram a situao lquida patrimonial. Exemplos: alienao de bens, operaes de crdito, amortizao de emprstimo concedido no passado, cobrana de dvida ativa, etc. 7.5. Quanto Regularidade: Ordinrias X Extraordinrias Receitas Ordinrias

Apresentam certa regularidade na sua arrecadao, sendo normatizadas pela Constituio ou por leis especficas. Exemplos: arrecadao de impostos, transferncias recebidas do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal, etc. Receitas Extraordinrias

So aquelas que representam ingressos acidentais, transitrios e, as vezes, at de carter excepcional, como os impostos por motivo de guerra, heranas, etc.

7.6. Quanto forma de sua realizao: Transferncias e de Financiamentos Prprias

Receitas

Prprias,

de

Quando seu ingresso promovido pela prpria entidade, diretamente, ou atravs de agentes arrecadadores autorizados. Exemplo: tributos, aluguis, rendimentos de aplicaes financeiras, multas e juros de mora, alienao de bens, etc. De Transferncias

Quando a arrecadao se processa atravs de outras entidades, em virtude de dispositivos constitucionais ou legais, ou mediante acordos ou convnios. Exemplo: cota-parte de Tributos Federais aos Estados e Municpios (FPE e FPM), Cota-Parte de Tributos Estaduais aos Municpios (ICMS e IPV A), convnios, etc. Financiamentos

So as operaes de crdito realizadas com destinao especfica, vinculadas comprovao da aplicao dos recursos. So exemplos os financiamentos para implantao de parques industriais, aquisio de bens de consumo durvel, obras de saneamento bsico, etc.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

7.7. Segundo a Categoria Econmica: Receitas Correntes X Receitas de Capital Receitas Correntes

So destinadas a financiar as Despesas Correntes. Classificam-se em: Receitas Tributrias - as provenientes da cobrana de impostos, taxas e contribuies de melhoria. Receitas de Contribuies - as provenientes da arrecadao de contribuies sociais e econmicas; por exemplo: contribuies para o PIS/PASEP, contribuies para fundo de sade de servidores pblicos, etc. Receita Patrimonial - proveniente do resultado financeiro da fruio do patrimnio, decorrente da propriedade de bens mobilirios ou imobilirios; por exemplo: aluguis, dividendos, receita oriunda de aplicao financeira, etc. Receita Agropecuria - proveniente da explorao das atividades agropecurias; por exemplo: receita da produo vegetal, receita da produo animal e derivados. Receita Industrial proveniente das atividades ligadas indstria de transformao. Exemplos: indstria editorial e grfica, reciclagem de lixo, etc. Receitas de Servios - provenientes de atividades caracterizadas pela prestao se servios por rgos do Estado; por exemplo: servios comerciais (compra e venda de mercadorias), etc. Transferncias Correntes - recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados ao atendimento de despesas correntes. Outras Receitas Correntes - grupo que compreende as Receitas de Multas e Juros de Mora, Indenizaes e Restituies, Receita da Dvida Ativa, etc.

Receitas de Capital

So destinadas ao atendimento das Despesas de Capital. Dividem-se em:

Operaes de Crdito - financiamentos obtidos dentro e fora do Pas; recursos captados de terceiros para financiar obras e servios pblicos. Exemplos: colocao de ttulos pblicos, contratao de emprstimos e financiamentos, etc;
Agosto - 2008

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

Alienao de Bens - provenientes da venda de bens mveis e imveis; Amortizao de Emprstimos - provenientes do recebimento do principal mais correo monetria, de emprstimos efetuados a terceiros; Transferncia de Capital - recursos recebidos de outras entidades para aplicao em despesas de capital. O recebimento desses recursos no gera nenhuma contraprestao direta em bens e servios; Outras Receitas de Capital - envolvem as receitas de capital no classificveis nas anteriores.

7.8. Codificao e Detalhamento da Receita Oramentria Os cdigos utilizados pela Unio, extensivo aos demais entes (Estados, DF e Municpios) podem ser vistos na relao a seguir:
SECRETARIA DE ORAMENTO FEDERAL SOF RESUMO DA CLASSIFICAO DA RECEITA PBLICA DISCRIMINAO DA RECEITA DA UNIO 1000.00.00
1100.00.00 1110.00.00 1111.00.00 1111.01.00 1111.02.00 1112.00.00 1112.01.00 1112.02.00 1112.04.00 1112.05.00 1112.07.00 1112.08.00 1113.00.00 1113.01.00 1113.02.00 1113.03.00 1113.05.00 1115.00.00 1120.00.00 1121.00.00 1122.00.00 1130.00.00 1200.00.00 1210.00.00

RECEITAS CORRENTES
RECEITA TRIBUTRIA Impostos Impostos sobre o Comrcio Exterior Imposto sobre a Importao Imposto sobre a Exportao Impostos sobre o Patrimnio e a Renda Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores Imposto sobre Transmisso "Causa Mortis" e Doao de Bens e Direitos Imposto sobre Transmisso Inter Vivos de Bens Imveis e de Direitos Reais sobre Imveis Impostos sobre a Produo e a Circulao Imposto sobre Produtos Industrializados Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicaes Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza Impostos Extraordinrios Taxas Taxas pelo Exerccio do Poder de Polcia Taxas pela Prestao de Servios Pblicos Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIES Contribuies Sociais

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

1210.01.00 1210.02.00 1210.07.00 1210.13.00 1210.16.00 1210.17.00 1210.29.00 1210.30.00 1210.30.99 1220.00.00 1220.22.31 1220.22.32 1300.00.00 1310.00.00 1311.00.00 1312.00.00 1313.00.00 13 14.00.00 1319.00.00 1320.00.00 1321.00.00 1322.00.00 1323.00.00 1400.00.00 1410.00.00 1420.00.00 1490.00.00 1500.00.00 1510.00.00 1520.00.00 1520.12.00 1520.14.00 1520.20.00 1530.00.00 1600.00.00 1600.01.00 1600.02.00 1600.02.01 1600.02.02 1600.03.00 1600.04.00 1600.05.00 1600.06.00 1600.07.00 1600.08.00 1600.30.00 1600.31.00 1600.99.00

Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social Contribuio para o Salrio-Educao Contribuio para o Fundo de Sade Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira Renda Liquida da Loteria Federal Instantnea Contribuio sobre a Receita de Concursos de Prognsticos para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos Contribuio para o Plano de Seguridade Social do Servidor Contribuies dos Empregadores e dos Trabalhadores para a Seguridade Social Outras Contribuies Previdencirias Contribuies Econmicas Royalties pela Produo de Petrleo ou Gs Natural em Terra Royalties pela Produo de Petrleo ou Gs Natural em Plataforma RECEITA PATRlMONIAL Receitas Imobilirias Aluguis Arrendamentos Foros Laudmios Outras Receitas Imobilirias Receitas de Valores Mobilirios Juros de Ttulos de Renda Dividendos Participaes RECEITA AGROPECURiA Receita da Produo Vegetal Receita da Produo Animal e Derivados Outras Receitas Agropecurias RECEITA INDUSTRIAL Receita da Indstria Extrativa Mineral Receita da Indstria de Transformao Receita da Indstria Mecnica Receita da Indstria de Material de Transporte Receita da Indstria Qumica Receita da Indstria de Construo RECEITA DE SERVIOS Servios Comerciais Servios Financeiros Juros de Emprstimos Taxa pela Concesso de Aval do Tesouro Nacional Servios de Transporte Servios de Comunicao Servios de Sade Servios Porturios Servios de Armazenagem Servios de Processamento de Dados Tarifa de Utilizao de Faris Tarifa e Adicional sobre Tarifa Aeroporturia Outros Servios

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

10

1700.00.00 1720.00.00 1721.00.00 1721.01.00 1721.09.00 1722.00.00 1723.00.00 1730.00.00 1740.00.00 1750.00.00 1760.00.00 1900.00.00 1910.00.00 1911.00.00 1912.00.00 1918.00.00 1919.00.00 1920.00.00 1921.00.00 1922.00.00 1930.00.00 1931.00.00 1932.00.00 1990.00.00 1990.99.00

TRANSFERNClAS CORRENTES Transferncias Intergovernamentais Transferncias da Unio Participao na Receita da Unio Outras Transferncias da Unio Transferncias dos Estados Transferncias dos Municpios Transferncias de Instituies Privadas Transferncias do Exterior Transferncias de Pessoas Transferncias de Convnios 0UTRAS RECEITAS CORRENTES MuItas e Juros de Mora MuItas e Juros de Mora dos Tributos MuItas e Juros de Mora das Contribuies Multas e Juros de Mora de Outras Receitas Multas de Outras Origens Indenizaes e Restituies Indenizaes Restituies Receita da Dvida Ativa Receita da Divida Ativa Tributria Receita da Divida Ativa No-Tributria Receitas Diversas Outras Receitas

2000.00.00
2100.00.00 2110.00.00 2111.00.00 2111.01.00 2113.00.00 2120.00.00 2129.00.00

RECEITAS DE CAPITAL
0PERAES DE CRDITO Operaes de Crdito Internas Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional - Refinanciamento da Divida Pblica Federal Emprstimos Compulsrios Operaes de Crdito Externas Outras Operaes de Crdito Externas

2200.00.00 2210.00.00 2211.00.00 2212.00.00 2219.00.00 2220.00.00 2221.00.00 2223.00.00 2224.00.00 2229.00.00 2300.00.00 2300.30.00 2300.40.00 2300.70.00 2300.80.00
Prof. Carlos Ramos

ALIENAO DE BENS Alienao de Bens Mveis Alienao de Ttulos Mobilirios Alienao de Estoques Alienao de Outros Bens Mveis Alienao de Bens Imveis Alienao de Imveis Rurais para Colonizao e Reforma Agrria Alienao de Embarcaes Alienao de Imveis Rurais Alienao de Outros Bens Imveis AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS Amortizao de Emprstimos - Estados e Municpios Amortizao de Emprstimos - Refinanciamento de Dividas de Mdio e Longo Prazo Outras Amortizaes de Emprstimos Amortizao de Financiamentos
Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

11

2400.00.00 2420.00.00 2421.00.00 2422.00.00 2423.00.00 2430.00.00 2440.00.00 2450.00.00 2470.00.00 2500.00.00 2520.00.00 2530.00.00 2540.00.00 2580.00.00 2590.00.00

TRANSFERNCIAS DE CAPITAL Transferncias Intergovernamentais Transferncias da Unio Transferncias dos Estados Transferncias dos Municpios Transferncias de Instituies Privadas Transferncias do Exterior Transferncias de Pessoas Transferncias de Convnios OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL Integralizao do Capital Social Resultado do Banco Central do Brasil Remunerao das Disponibilidades do Tesouro Nacional Saldos de Exerccios Anteriores Outras Receitas

7.9. Estgios ou Fases da Receita Pblica A realizao da receita pblica se d mediante uma seqncia de atividades, cujo resultado o recebimento de recursos financeiros pelos cofres pblicos. Os estgios so os seguintes: a) Previso Compreende a estimativa das receitas para compor a proposta oramentria e aprovao do oramento pblico pelo legislativo, transformando-o em Lei Oramentria. Na previso de receita devem ser observadas as normas tcnicas e legais, considerados os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante, sendo acompanhada de demonstrativo de sua evoluo nos trs ltimos anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referir a estimativa, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas, segundo dispe o art. 12 da LRF. b) Lanamento o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal, identifica a pessoa que devedora e inscreve o dbito desta. Compreende os procedimentos determinao da matria tributvel, clculo do imposto, identificao do sujeito passivo e notificao. As importncias relativas a tributos, multas e outros crditos da Fazenda Pblica, lanadas mas no cobradas ou no recolhidas no exerccio de origem, constituem Dvida Ativa a partir da sua inscrio pela repartio competente.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

12

c) Arrecadao o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais crditos, sendo distinguida em; Direta, a que realizada pelo prprio Estado ou seus servidores e; Indireta, a que efetuada sob a responsabilidade de terceiros credenciados pelo Estado.

Os agentes da arrecadao so devidamente autorizados para receberem os recursos e entregarem ao Tesouro Pblico, sendo divididos em dois grupos: Agentes pblicos (coletorias, tesourarias, delegacias, postos fiscais, etc); Agentes privados (bancos autorizados).

d) Recolhimento Consiste na entrega do numerrio, pelos agentes arrecadadores, pblicos ou privados, diretamente ao Tesouro Pblico ou ao banco oficial. O recolhimento de todas as receitas deve ser feito com a observncia do princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para a criao de caixas especiais. (art. 56 da Lei 4.320/64). Os recursos de caixa do Tesouro Nacional sero mantidos no Banco do Brasil S/A, somente sendo permitidos saques para o pagamento de despesas formalmente processadas e dentro dos limites estabelecidos na programao financeira. A conta nica do Tesouro Nacional mantida no Banco Central, mas o agente financeiro o Banco do Brasil, que deve receber as importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais e realizar os pagamentos e suprimentos necessrios execuo do Oramento Geral da Unio.

7.10. Dvida Ativa ou Receitas a Receber A Dvida Ativa constitui-se nos crditos da Fazenda Pblica, tributrios ou no, que, no pagos no vencimento, so inscritos em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza, de acordo com a legislao especifica. A Dvida Ativa da Unio deve ser apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional, e as Dividas dos Estados, DF e Municpios nos seus rgos correspondentes. A Dvida Ativa compe Ativo Permanente, no Balano Patrimonial da Unio, Estados, DF, Municpios, so crditos a receber de terceiros. A Dvida Passiva constitui o Passivo, sendo obrigaes com terceiros. A inscrio, perante o Tesouro, na Procuradoria, condio necessria para seu encaminhamento cobrana judicial, execuo. comum, ser concedidos trinta dias ao devedor, a partir do vencimento da obrigao, (cobrana amigvel); da, seriam concedidos mais trinta dias para a cobrana judicial.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

13

Uma observao adicional: segundo a Lei 4.320/64: pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas, portanto vale para as Receitas Pblicas o Regime de Caixa; pertencem ao exerccio financeiro as despesas nele legalmente empenhadas, ou seja, para as Despesas Pblicas vale o Regime de Competncia. Por isto se diz que a Contabilidade Pblica adota o Regime Misto: de caixa para as receitas e de competncias para as despesas.

8. Despesa Pblica: Categorias e Estgios

8.1. Conceito e Classificao das Despesas Pblicas Em seu sentido mais amplo, entende-se por despesa pblica a totalidade das sadas financeiras que ocorrem nas entidades pblicas. A Despesa Pblica classificada sob diversos critrios, como se pode observar nos tpicos a seguir. a) Classificao Quanto Natureza: Despesa Oramentria X Despesa Extra-oramentria Despesa Oramentria

Compromisso de gasto dos recursos pblicos, autorizados pelo Poder Legislativo, para atender necessidades de interesse da coletividade, observado o limite fixado no oramento. Em outras palavras a despesa que integra o oramento. Exemplos: despesa de pessoal, despesas com material de consumo, despesas de obras e instalaes. Despesa Extra-Oramentria

aquela paga margem da Lei Oramentria e, portanto independe de autorizao legislativa. Em outras palavras, no integra o oramento do exerccio. Exemplos: Restituio de cauo, Pagamento de restos a pagar, Recolhimento de consignaes e Retenes (INSS, ISS), etc.

b) Classificao Quanto Categoria Econmica: Despesas Correntes X Despesas de Capital Despesas Correntes

As que so realizadas para o funcionamento e manuteno das entidades que compem a Administrao Pblica. No contribuem diretamente para ampliar a capacidade produtiva da economia.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

14

Despesas de Capital

As que so realizadas com o fim de criar novos bens que enriquecero o patrimnio permanente, ou para a aquisio de capital j existente (ou seja, neste ltimo caso, transferir a propriedade de bens e direitos do setor privado para o setor pblico).

c) Classificao Quanto Repercusso Patrimonial: Despesa Efetiva X Despesa por Mutao Patrimonial Despesa Efetiva

Reduz a situao lquida patrimonial, provocando geralmente sada de numerrio sem a entrada de bens /direitos. Exemplo: Despesa com vencimentos de pessoal, com pagamento de benefcios previdencirios e assistenciais, etc. Despesa por Mutao Patrimonial

Promove uma mutao em mais de um item patrimonial, reduzindo ao mesmo tempo um item do ativo e do passivo, ou permutando valores no ativo, de modo que a situao lquida global permanece inalterada, em decorrncia, geralmente, da sada de numerrio e a entrada de bens ou direitos. Exemplos: Concesso de emprstimo, aquisio de imvel, etc. 8.2. Classificao Legal das Despesas Oramentrias Institucional: Poder, rgo e Unidade Oramentria Serve para cobrar responsabilidade pela realizao das despesas; Funcional: Funo e Sub-funo - Identificar rea e sub-rea de atuao do Governo; Por Programa: Projetos, Atividades ou Operaes Especiais Verificar a soluo de problemas e atendimento de necessidades especficas da populao; Natureza do Gasto: Categoria Econmica, Grupo de Despesa, Modalidade de Aplicao e Elemento de Despesa - Analisar os impactos econmico e social, bem como identificar os meios empregados;

I.

Classificao Institucional

Visa identificao do Poder, seus rgos e respectivas unidades oramentrias da Administrao direta e indireta, sendo assim classificadas unidades administrativas, entidades e os fundos especiais por eles geridos. A Unidade Oramentria representa o agrupamento de servios a que so consignados dotaes prprias na lei oramentria ou mediante crditos adicionais, para sua manuteno ou realizao de um programa de trabalho.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

15

As competncias da Unidade Oramentria so: Realizar o planejamento e a execuo, diretamente ou no, de projetos e atividades; Elaborar sua proposta oramentria; Administrar seus crditos ou dotao oramentria, compreendendo: providenciar licitao, empenhar despesa, promover liquidao, conceder adiantamento, autorizar pagamento e praticar outros atos necessrios a execuo da despesa; Fazer o acompanhamento e a avaliao da execuo oramentria e financeira, de custos e resultados; Proceder prestao de contas sobre a aplicao dos recursos sob sua responsabilidade.

Normalmente, as Unidades Oramentrias correspondem aos rgos da estrutura governamental (ministrios, secretarias de estado, secretarias municipais, etc). H, porm, algumas excees, tais como a unidade oramentria Encargos Gerais, que no se associa a um rgo especfico. A esta unidade so consignados crditos para atender despesas que no so prprias de uma Secretaria ou rgo, mas cujo controle centralizado de interesse do Governo, tendo em vista uma melhor gesto financeira e patrimonial de tais recursos. O cdigo da classificao institucional composto de 6 (seis) algarismos X.XX.XXX, assim identificados:
1 2 / 3 4 / 5 / 6 Poder rgo/Secretaria Unidade Oramentria

II.

Classificao Funcional

A classificao funcional, atualizada pela Portaria n 42/99, do Ministrio do Oramento e Gesto, composta de um rol de funes e subfunes, servindo para agregar os gastos pblicos por rea de ao governamental e permitir a consolidao nacional dos gastos do setor pblico, uma vez que de aplicao obrigatria em todas as esferas de governo. o cdigo da classificao funcional composto de 5 (cinco) algarismos - XX.XXX -, assim identificados:
1 / 2 3 / 4 /5 Funo Subfuno

A funo entendida como o maior nvel de agregao das despesas pelas reas de atuao que competem ao setor pblico. A seguir esto os trechos mais importantes da citada portaria:
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

16

Art. 1 As funes a que se refere o art. 2o, inciso I, da Lei no 4.320, de 17 de maro de 1964, discriminadas no Anexo 5 da mesma Lei, e alteraes posteriores, passam a ser as constantes do Anexo que acompanha esta Portaria. 1o Como funo, deve entender-se o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. 2o A funo "Encargos Especiais" engloba as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra. 3o A subfuno representa uma partio da funo, visando a agregar determinado subconjunto de despesa do setor pblico. 4o As subfunes podero ser combinadas com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas, na forma do Anexo a esta Portaria.
ANEXO - FUNES E SUBFUNES DE GOVERNO
FUNES 01 Legislativa 031 - Ao Legislativa 032 - Controle Externo 061 - Ao Judiciria 062 - Defesa do Interesse Pblico no Processo Judicirio 091 - Defesa da Ordem Jurdica 092 Representao Judicial e Extrajudicial 121 Planejamento e Oramento 122 - Administrao Geral 123 - Administrao Financeira 124 - Controle Interno 125 - Normatizao e Fiscalizao 126 - Tecnologia da Informao 127 - Ordenamento Territorial 128 - Formao de Recursos Humanos 129 - Administrao de Receitas 130 - Administrao de Concesses 131 - Comunicao Social 151 - Defesa rea 152 - Defesa Naval 153 - Defesa Terrestre 181 - Policiamento 182 - Defesa Civil 183 - Informao e Inteligncia 211 - Relaes Diplomticas 212 - Cooperao Internacional 241 - Assistncia ao Idoso 242 - Assistncia ao Portador de Deficincia
Agosto - 2008

SUBFUNES

02 - Judiciria

03 - Essencial Justia 04 - Administrao

05 - Defesa Nacional

06 - Segurana Pblica

07 - Relaes Exteriores 08 - Assistncia Social

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

17

243 - Assistncia Criana e ao Adolescente 244 - Assistncia Comunitria 09 - Previdncia Social 271 - Previdncia Bsica 272 - Previdncia do Regime Estatutrio 273 - Previdncia Complementar 274 - Previdncia Especial 301 - Ateno Bsica 302 - Assistncia Hospitalar e Ambulatorial 303 - Suporte Profiltico e Teraputico 304 - Vigilncia Sanitria 305 - Vigilncia Epidemiolgica 306 - Alimentao e Nutrio 331 - Proteo e Benefcios ao Trabalhador 332 - Relaes de Trabalho 333 - Empregabilidade 334 - Fomento ao Trabalho 361 - Ensino Fundamental 362 - Ensino Mdio 363 - Ensino Profissional 364 - Ensino Superior 365 - Educao Infantil 366 - Educao de Jovens e Adultos 367 - Educao Especial 391 - Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico 392 - Difuso Cultural 421 - Custdia e Reintegrao Social 422 - Direitos Individuais, Coletivos e Difusos 423 - Assistncia aos Povos Indgenas 451 - Infra-Estrutura Urbana 452 - Servios Urbanos 453 - Transportes Coletivos Urbanos 481 - Habitao Rural 482 - Habitao Urbana 511 - Saneamento Bsico Rural 512 - Saneamento Bsico Urbano 541 - Preservao e Conservao Ambiental 542 - Controle Ambiental 543 - Recuperao de reas Degradadas 544 - Recursos Hdricos 545 Meteorologia 571 - Desenvolvimento Cientfico 572 - Desenvolvimento Tecnolgico e Engenharia 573 - Difuso do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico 601 - Promoo da Produo Vegetal 602 - Promoo da Produo Animal 603 - Defesa Sanitria Vegetal 604 - Defesa Sanitria Animal 605 - Abastecimento 606 - Extenso Rural 607 Irrigao
Agosto - 2008

10 - Sade

11 - Trabalho

12 - Educao

13 - Cultura

14 - Direitos da Cidadania

15 - Urbanismo

16 - Habitao 17 - Saneamento 18 - Gesto Ambiental

19 - Cincia e Tecnologia

20 - Agricultura

Prof. Carlos Ramos

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

18

21 - Organizao Agrria 22 - Indstria

631 - Reforma Agrria 632 - Colonizao 661 - Promoo Industrial 662 - Produo Industrial 663 - Minerao 664 - Propriedade Industrial 665 - Normalizao e Qualidade 691 - Promoo Comercial 692 - Comercializao 693 - Comrcio Exterior 694 - Servios Financeiros 695 - Turismo 721 - Comunicaes Postais 722 - Telecomunicaes 751 - Conservao de Energia 752 - Energia Eltrica 753 - Petrleo 754 - lcool 781 - Transporte Areo 782 - Transporte Rodovirio 783 - Transporte Ferrovirio 784 - Transporte Hidrovirio 785 - Transportes Especiais 811 - Desporto de Rendimento 812 - Desporto Comunitrio 813 Lazer 841 - Refinanciamento da Dvida Interna 842 - Refinanciamento da Dvida Externa 843 - Servio da Dvida Interna 844 - Servio da Dvida Externa 845 - Transferncias 846 - Outros Encargos Especiais

23 - Comrcio e Servios

24 - Comunicaes 25 - Energia

26 - Transporte

27 - Desporto e Lazer

28 - Encargos Especiais

A funo "Encargos Especiais" representa uma agregao das despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio gerado pelo processo produtivo do setor pblico, a exemplo de: dvidas, ressarcimentos, transferncias, indenizaes, financiamentos e outros gastos afins. A subfuno representa um desdobramento ou repartio da funo, visando agregar as despesa em subreas de atuao governamental, identificando a natureza bsica daquelas que se aglutinam em torno de determinada funo. III. Estrutura Programtica

O ordenamento da atuao governamental, sob a forma de programas, tem como finalidade solucionar problemas ou atender necessidades, diagnosticados no espao territorial de cada esfera de governo, respeitadas as respectivas competncias constitucionais e legais.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

19

Os programas no representam mais uma classificao da despesa, mas, sim, a estrutura programtica de cada esfera de governo. Nesse sentido, os programas so institudos pelo Plano Plurianual, prprio de cada ente pblico e mandato governamental. Cada programa deve ser constitudo, no mnimo, por um objetivo, expresso por um indicador que quantifique a situao que tenha por fim modificar; produtos ou resultados esperados, necessrios para atingir o objetivo dentro do perodo planejado; quantificao dos bens ou servios, por uma unidade de medida e valor, dando origem meta e ao custo. Para cada produto ou resultado deve corresponder um projeto, atividade ou operao especial. Essa ltima sendo uma nova categoria de programao que compor um programa, desde que seja constatada a sua contribuio efetiva para o alcance dos objetivos estabelecidos. De acordo com a citada Portaria 42/99: Art. 2 Para os efeitos da presente Portaria, entendem-se por: a) Programa, o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual; b) Projeto, um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo; c) Atividade, um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo; d) Operaes Especiais, as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Art. 3 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios estabelecero, em atos prprios, suas estruturas de programas, cdigos e identificao, respeitados os conceitos e determinaes desta Portaria. Art. 4 Nas leis oramentrias e nos balanos, as aes sero identificadas em termos de funes, subfunes, programas, projetos, atividades e operaes especiais. Programas O programa o instrumento de ordenamento da atuao governamental, articulando um conjunto de aes, cujos produtos ou resultados (bens ou servios), devidamente
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

20

mensurados, convergem para a consecuo dos objetivos e metas, medidos por indicadores, previamente estabelecidos, visando ao atendimento de necessidades, demandas ou soluo de problemas da sociedade ou administrativos, representando o compromisso, ou o propsito do Governo e da Administrao Pblica. Unidades de Execuo dos Programas A atuao governamental concretizada mediante a execuo de trs categorias programticas de natureza distinta, que representam os instrumentos de viabilizao dos programas, sendo identificadas mediante um cdigo com 4 (quatro) algarismos X.XXX: Projeto - cujo 1 dgito um nmero mpar (1, 3, 5 e 7), seguido de trs nmeros, representando a ordem seqencial de cadastramento; Atividade - cujo 1 dgito um nmero par (2, 4, 6 e 8), seguindo de trs nmeros, que, tambm representa a ordem seqencial de cadastramento. Operao Especial - que adota, tambm, no 1. dgito, um nmero par (2, 4, 6 e 8).

O programa de trabalho do Governo, nos oramentos e balanos, apresentado em termos de funes, subfunes, programas, atividades/projetos/operaes especiais, para os quais so atribudos cdigos numricos e denominaes especficas, composto da seguinte forma:
X.XX.XXX XX.XXX XXX X.XXX Classificao Institucional Classificao Funcional Programa Projetos / Atividades / Operao Especial

Conceituao das Categorias Programticas Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno, funcionamento ou operao da ao do Governo. Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para expanso (fsica ou quantitativa) e aperfeioamento (melhoria de qualidade) da ao do Governo. Para efeito de programao apresenta os tipos: Obras e Outros Projetos, abrangendo, este ltimo, estudos e pesquisas scio-econmicas; modernizao administrativa; informatizao de procedimentos e outros. Operao Especial: aquela que representa despesas que no contribuem para a manuteno da ao do governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Nela so enquadradas, geralmente, as despesas relativas amortizao e encargos da dvida, aquisio de ttulos, pagamento de sentenas judiciais, transferncias, ressarcimentos,
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

21

indenizaes, pagamento de inativos, participaes acionrias, contribuies a organismos nacionais e internacional, compensaes financeiras e outras assemelhadas. IV. Classificao da Despesa por Categoria Econmica e Quanto Natureza

A classificao da despesa segundo a sua natureza da despesa constituda de um cdigo numrico, em 6 (seis) nveis - X.X.XX.XX, cada um com uma funo prpria, conforme a seguir discriminado:
1 2 3 / 4 5 / 6 categoria econmica grupo da despesa modalidade de aplicao elemento de despesa

As categorias econmicas e os Grupos de Despes so conceituados pela Portaria Interministerial 163, de 04/05/2001, com as alteraes introduzidas pela Portaria STN no. 212/2001 e pelas Portarias Interministeriais 325/2001 e 519/2001, e valem para todos os entes da Federao:
A) CATEGORIAS ECONMICAS DESPESAS CORRENTES: Despesas que no contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem patrimonial, a exemplo dos gastos destinados manuteno e ao funcionamento de rgos, entidades e de servios pblicos; conservao de bens mveis e imveis; e ao pagamento de juros e encargos da dvida pblica. DESPESAS DE CAPITAL: Despesas que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem patrimonial, a exemplo dos gastos com o planejamento e a execuo de obras; a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente; aquisio e subscrio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza; concesso de emprstimos e amortizao da dvida pblica.

B) GRUPO DE DESPESAS 1. Pessoal e Encargos Sociais Despesas de natureza salarial decorrentes do pagamento pelo efetivo exerccio do cargo ou do emprego ou de funo de confiana no setor pblico, quer civil ou militar, ativo ou inativo, bem como das obrigaes trabalhistas de responsabilidade do empregador incidentes sobre a folha de salrios. 2. Juros e Encargos da Dvida Despesas com pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas contratadas, bem como da dvida pblica mobiliria Estadual. 3. Outras Despesas Correntes Despesas com aquisio de material de consumo, pagamento de servios prestados por pessoa fsica sem vnculo empregatcio ou pessoa jurdica, independentemente da forma contratual e outras da categoria econmica "Despesas Correntes no classificveis nos grupos anteriores.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

22

4. Investimentos Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem assim como os programas especiais de trabalho (regime de execuo especial) e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. 5. Inverses Financeiras Despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas quando a operao no importe aumento do capital, e com a constituio ou aumento do capital de empresas. 6. Amortizao da Dvida Despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna e externa, contratual ou mobiliria.

C) MODALIDADES DE APLICAO
20 - Transferncias Unio 30 - Transferncias a Estados e ao Distrito Federal 40 - Transferncias a Municpios 50 - Transferncias a Instituies Privadas sem Fins Lucrativos 60 - Transferncias a Instituies Privadas com Fins Lucrativos 70 - Transferncias a Instituies Multigovernamentais Nacionais 80 - Transferncias ao Exterior 90 - Aplicaes Diretas 99 - A Definir

D) ELEMENTOS DE DESPESA
01 - Aposentadorias e Reformas 03 - Penses 04 - Contratao por Tempo Determinado 05 - Outros Benefcios Previdencirios 06 - Beneficio Mensal ao Deficiente e ao Idoso 07 - Contribuio a Entidades Fechadas de Previdncia 08 - Outros Benefcios Assistenciais 09 - Salrio-Famlia 10 - Outros Benefcios de Natureza Social 11 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 12 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Militar 13 - Obrigaes Patronais 14 - Dirias - Civil 15 - Dirias - Militar 16 - Outras Despesas Variveis - Pessoal Civil 17 - Outras Despesas Variveis - Pessoal Militar 18 - Auxilio Financeiro a Estudantes 19 - Auxlio-Fardamento 20 - Auxlio Financeiro a Pesquisadores 21 - Juros sobre a Dvida por Contrato 22 - Outros Encargos sobre a Dvida por Contrato 23 - Juros, Desgios e Descontos da Dvida Mobiliria

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

23

24 - Outros Encargos sobre a Dvida Mobiliria 25 - Encargos sobre Operaes de Crdito por Antecipao da Receita 26 - Obrigaes decorrentes de Poltica Monetria 27 - Encargos pela Honra de Avais, Garantias, Seguros e Similares 28 - Remunerao de Cotas de Fundos Autrquicos 30 - Material de Consumo 32 - Material de Distribuio Gratuita 33 - Passagens e Despesas com Locomoo 34 - Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos de Terceirizao 35 - Servios de Consultoria 36 - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Fsica 37 - Locao de Mo-de-Obra 38 - Arrendamento Mercantil 39 - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Jurdica 41 - Contribuies 42 - Auxlios 43 - Subvenes Sociais 45 - Equalizao de Preos e Taxas 46 - Auxilio-Alimentao 47 - Obrigaes Tributrias e Contributivas 48 - Outros Auxlios Financeiros a Pessoas Fsicas 49 - Auxilio-Transporte 51 - Obras e Instalaes 52 - Equipamentos e Material Permanente 61 - Aquisio de Imveis 62 - Aquisio de Produtos para Revenda 63 - Aquisio de Ttulos de Crdito 64 - Aquisio de Ttulos Representativos de Capital j Integralizado 65 - Constituio ou Aumento de Capital de Empresas 66 - Concesso de Emprstimos e Financiamentos 67 - Depsitos Compulsrios 71 - Principal da Dvida Contratual Resgatado 72 - Principal da Dvida Mobiliria Resgatado 73 - Correo Monetria ou Cambial da Dvida Contratual Resgatada 74 - Correo Monetria ou Cambial da Dvida Mobiliria Resgatada 75 - Correo Monetria da Dvida de Operaes de Crdito por Antecipao da Receita 76 - Principal Corrigido da Dvida Mobiliria Refinanciado 77 - Principal Corrigido da Dvida Contratual Refinanciado 81 - Distribuio de Receitas 91 - Sentenas Judiciais 92 - Despesas de Exerccios Anteriores 93 - Indenizaes e Restituies 94 - Indenizaes e Restituies Trabalhistas 95 - Indenizao pela Execuo de Trabalhos de Campo 96 - Ressarcimento de Despesas de Pessoal Requisitado 99 - A Classificar

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

24

Questes de Concursos
01 - (TCE-ES/ESAF/2001) - Os crditos adicionais destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria so chamados de: a) Suplementares b) Especiais c) Extraordinrios d) Complementares e) Ilimitados 02 - (Contador UNEB / BA) Um rgo governamental foi criado e como suas despesas no estavam previstas foi preciso usar mo de: a) Crditos adicionais de complementao b) Crditos adicionais especiais c) Crditos adicionais do tesouro nacional d) Crditos adicionais extraordinrios e) Crditos adicionais suplementares 03 - (Contador UNEB / BA) So abertos por decreto do Executivo, com remessa ao Legislativo os: a) Crditos adicionais suplementares b) Crditos adicionais do tesouro nacional c) Crditos adicionais de complementao d) Crditos adicionais extraordinrios e) Crditos adicionais especiais 04 - (Contador UNEB / BA) Por causa de uma calamidade pblica, houve necessidade de despesas urgentes e imprevistas, que podem ser solucionadas atravs de: a) Crditos especiais do tesouro nacional. b) Crditos especiais c) Crditos adicionais extraordinrios d) Crditos adicionais suplementares e) Crditos adicionais de complementao 05 - (ESAF - DF) Os crditos adicionais classificam-se em: a) ordinrios, oramentrios e especiais. b) extraordinrios, especiais e essenciais. c) disponveis, extra-oramentrios e complementares. d) simples, essenciais e suplementares. e) suplementares, especiais e extraordinrios. 06 - (ESAF-DF) So Receitas de Capital, entre outras, as: a) receitas tributria e patrimonial b) receitas patrimonial e industrial c) operaes de crdito e amortizao de emprstimos d) receitas tributria e industrial e) nenhuma das anteriores

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

25

07 - (ESAF-DF) A importncia recebida em dinheiro pelo Estado, relativa ao valor de cauo ou garantia recolhida por empresa, em virtude de exigncia contratual, proporciona receita denominada a) Oramentria b) Extra-Oramentria c) Complementar d) Contratual e) Empresarial 08 - (ESAF-DF) A receita oramentria compreende os recursos auferidos na gesto a serem computados na apurao do resultado do exercido e desdobrados em receitas correntes e de capital. Assinale a opo em que todos os itens correspondam a receitas de capital. a) tributria, alienao de bens, patrimonial b) imobiliria, valores mobilirios, agropecuria c) servios, patrimonial, industrial d) contribuies rural, industrial, operao de crdito, alienao de bens e) operao de crdito, alienao de bens, transferncias de capital 09 - (AGU-ESAF) As receitas de multas e de indenizaes so: a) Receitas patrimoniais b) Receitas tributrias c) Receitas industriais d) Receitas correntes e) Receitas de capital 10 - (ESAF-DF) A receita oramentria classifica-se nas categorias econmicas: a) receita pblica e receita privada b) receitas correntes e receitas de capital c) receitas de impostos e receitas de taxas d) receitas patrimoniais e receitas tributrias e) receitas diversas e receitas derivadas 11 - (PFN-ESAF) Conforme classificao legalmente estabelecida, figuram entre as receitas correntes as provenientes de: a) Converso, em espcie, de bens e direitos b) Tributos c) Operaes de crdito d) Amortizao de emprstimos e) Alienao de bens 12 (Pol. Civil/PA - CESPE/2006) No que se refere administrao financeira e oramentria, assinale a opo correta. a) As despesas de capital so as que produzem acrscimos ou mutao patrimonial e, por isso, so tidas como economicamente produtivas. Nesse rol, se incluem os investimentos, as inverses financeiras e a transferncia de capital. b) Segundo o princpio da exclusividade, a discriminao das receitas e das despesas deve ser feita por unidades administrativas, para que se tenha o controle do desempenho da execuo oramentria de cada uma delas. c) A Lei Oramentria Anual (LOA) a norma que orienta a elaborao dos oramentos ordinrios para o exerccio seguinte, consoante o Plano Plurianual (PPA).

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

26

d) A arrecadao um estgio da receita pblica representado pela entrega do numerrio arrecadado ao banco indicado na estrutura legal ou em repartio para tal designada. 13 - (Analista Judicirio/TRF 4a Regio/2001/Fundao Carlos Chagas) - receita extraoramentria: a) doao recebida em dinheiro b) impostos arrecadados relativos a exerccios anteriores c) emprstimo tomado para atender insuficincia de tesouraria d) receita de servios no prevista no oramento e) venda de sucata 14 - (Perito/PF) - Assinale a alternativa que indique uma receita de capital: a) Receita patrimonial b) Receita industrial c) Supervit do oramento corrente d) Transferncias intergovernamentais para despesas correntes e) Receita de dvida ativa 15 - (Perito/PF) - Quanto categoria econmica, a receita pblica oramentria pode ser classificada em receitas correntes e de capital. A respeito dessas receitas, julgue os itens seguintes. a) So exemplos de receitas correntes: impostos, aluguis de mquinas, equipamentos ou veculos, dividendos, servios de comercializao de produtos agropecurios e receitas da dvida ativa no-tributria. b) A receita corrente tributria composta de impostos, taxas, contribuies sociais, contribuies econmicas e contribuies de melhoria. c) Juros de emprstimos uma receita corrente de servio resultante das taxas de juros aplicadas a emprstimos concedidos, diferenciando-se dos juros classificados na receita corrente patrimonial, por se tratar de receita operacional das instituies financeiras. d) A venda de bens mveis uma receita pblica oramentria, representando uma caracterstica das receitas de capital, mas tambm pode ser encontrada entre as receitas correntes. e) As operaes de crditos e a amortizao de emprstimos so itens da receita pblica oramentria de capital, e em ambas as transaes o governo assume a posio de devedor 16 - (Analista-Contador/RF/2001) - receita extra-oramentria: a) doao recebida em dinheiro b) impostos arrecadados relativos a exerccios anteriores c) emprstimo tomado para atender insuficincia de tesouraria d) receita de servios no prevista no oramento e) venda de sucata 17 - (PFN) - Conforme classificao legalmente estabelecida, figuram entre as receitas correntes. a) converso, em espcie, de bens e direito b) tributos c) operaes de crdito d) amortizao de emprstimos e) alienao de bens 18 - (TRT- 4R) - No direito financeiro ptrio, a estimativa da receita oramentria se baseia na: a) Arrecadao havida no exerccio anterior. b) Receita executada nos dois ltimos exerccios. c) Arrecadao dos trs ltimos exerccios.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

27

d) Projeo de receita para o exerccio em que se executar a lei de oramento. e) Receita corrente apenas, pois a de capital imprevisvel. 19 - Assinale a opo que contm uma despesa corrente: a) Depsitos compulsrios b) Diferenas de cmbio c) Concesso de emprstimos d) Juros de dvidas e) Amortizao de dvidas 20 - (TCU-ESAF) Na construo de um imvel ou quando ele originalmente adquirido especificamente para o fim a que se destina o rgo pblico a entidade pblica, a operao classificase como: a) Investimento b) Inverso financeira c) Transferncia de capital d) Investimento em regime de programao e) Aplicao de capital 21 - Uma ao de governo, que concorre para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, necessrio manuteno da ao do governo classificada como: a) atividade; b) projeto; c) funo; d) programa; e) subprograma. 22 - (ESAF-DF) Segundo o Plano de Contas da Administrao Federal, as contas representativas de "Investimentos" e "Inverses Financeiras", fazem parte de qual grupo de contas? a) Despesas Correntes b) Receitas de Capital c) Despesas de Capital d) Receitas Correntes e) Ativo Circulante 23 - (ESAF-DF) A Despesa compreende os seguintes grupos de contas, correspondentes s suas categorias econmicas: a) Despesa de Material de Consumo e de Pessoal b) Despesas Correntes e Despesas de Capital c) Despesas de Transferncias Correntes e de Pessoal d) Despesas de Servios de Terceiros e Encargos Diversos e) Despesas de Transferncias Correntes e de Capital 24 - (ESAF-DF) As Despesas Correntes incluem as contas representativas de: a) despesas de investimentos, inverses financeiras, constituio de reservas e transferncias de capital b) despesas de pessoal civil, pessoal militar, obrigaes patronais e remunerao de servios pessoais c) despesas de pessoal, material de consumo, servios de terceiros, encargos diversos e transferncias correntes

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

28

d) juros pagos sobre os ttulos emitidos pelo Governo Federal e) aquisio de material para obras pblicas, de equipamentos e de instalaes 25 - (TCU-ESAF) De acordo com a classificao adotada pela Lei n 4.320, de 17-3-1964 (que "estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal"), as despesas pblicas podem ser: a) Originrias ou derivadas b) Extraordinrias ou ordinrias c) De direito pblico ou de direito privado d) Correntes ou de capital e) Tributrias ou no tributrias 26 - (Advocacia Geral da Unio-ESAF) Dentre as despesas indicadas, assinale aquela que se caracteriza como inverso financeira: a) Dotao para amortizao da dvida pblica b) Dotao para obra pblica. c) Dotao para aquisio de ttulos representativos do capital de empresas em funcionamento. d) Dotao para pagamento de juros da dvida pblica. e) Dotao para aquisio de equipamentos. 27 - (UNEB/BA) uma unidade de execuo de um programa que por sua vez agregado numa subfuno que integra uma funo, tendo o fator tempo como limite. Estamos falando de: a) Uma atividade b) Um projeto c) Uma atividade com restrio de tempo d) Um projeto exclusivo da funo Educao e Cultura e) Uma tarefa 28 - (AFCE/TCE) A amortizao de um emprstimo que a Unio havia efetuado a terceiro constitui: a) receita corrente; b) receita de capital; c) despesa corrente; d) despesa de capital; e) transferncia corrente. 29 - (AFCE/TCU) A classificao funcional-programtica constituda por: a) categoria, grupo, modalidade e elemento; b) rgo, funo, programa e projeto/atividade; c) funo, programa, subprograma, projetos e atividades; d) funes, subfunes, programas, subprogramas, projetos / atividades / operaes especiais e) funes, subfunes, programas, projetos/atividades/operaes especiais 30 - (AFC-ESAF) Considerando a Lei n 4.320/64, quando uma Unidade da Administrao Federal, que vise a objetivos comerciais, adquire um terreno para construir novas instalaes, classificar esta despesa como: a) Inverses Financeiras - Aquisio de Imveis b) Investimentos - Obras e Instalaes c) Inverses Financeiras - Constituio ou Aumento de Capital de Empresas Comerciais ou Financeiras. d) Investimentos - Equipamento e Material Permanente e) Inverses Financeiras - Aquisio de Outros Bens de Capital j em utilizao.
Prof. Carlos Ramos Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

29

31 - (PFN) - Constitui despesa corrente: a) aquela efetuada com a realizao de obras pblicas b) a aquisio de imveis destinados realizao de obras c) a efetuao quando da concesso de emprstimos d) a destinada a atender a obras de conservao de bens imveis e) aquela utilizada para amortizar a dvida pblica 32 - (ESAF) - De acordo com os dispositivos constantes da Lei n 4.320/64, assinale a opo incorreta. a) regime contbil adotado para as despesas pblicas o de competncia b) supervit do oramento corrente considerado receita corrente c) regime contbil adotado para as receitas pblicas o de caixa d) A Lei Oramentria no pode incluir operaes de crdito por antecipao de receita e) pagamento a inativos e pensionistas classificado como transferncia corrente 33 - (ESAF) Constitui despesa por mutao patrimonial: a) A concesso de um emprstimo. b) A amortizao de um emprstimo anteriormente concedido. c) O pagamento de encargos sobre a dvida. d) As transferncias para cobertura de despesas de custeio de outras entidades. e) A converso, em espcie, de bens e direitos. 34 - (ESAF) As dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao dessas ltimas, recebem a denominao de: a) Transferncias de capital. b) Inverses financeiras. c) Receitas de capital. d) Despesas de custeio. e) Investimentos. 35 - (ESAF) A Administrao, para dar incio construo de hospital municipal, ter necessidade de desapropriar imveis localizados em parte da rea que ser utilizada. Em qual categoria econmica ser classificada essa despesa? a) Despesas de capital. b) Despesas correntes. c) Despesas extra-oramentrias. d) Despesas financeiras. e) Despesas administrativas.

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

Rede de Ensino LFG Curso Preparatrio para Agente da Polcia Federal - Noes de Administrao

30

Gabarito
01 B 02 B 03 D 04 C 05 E 06 C 07 B 08 E 09 D 10 B 11 B 12 A 13 C 14 C 15 C E C C E 16 C 17 B 18 C 19 D 20 A 21 A 22 C 23 B 24 C 25 D 26 C 27 B 28 B 29 E 30 B 31 D 32 B 33 A 34 E 35 A

Prof. Carlos Ramos

Agosto - 2008

You might also like