You are on page 1of 21

Xamanismo A Grande Viagem

Em meio a natureza, e com sua permisso arranje sete pedras (Um xam no se considera superior, ou inferior a nada, nem mesmo as pedras, portanto s pegue as pedras se lhe for permitido) do tamanho de sua mo, mais ou menos. Deite-se ( melhor que seja em meio natureza, mas esta parte pode ser feita em casa, ou no seu local de poder) e cubra-se com um cobertor ou lenol; coloque duas pedras abaixo dos ps (as pedras, todas, devem prender o cobertor), estas ajudam a ter habilidade para caminhar nos mundos interiores; coloque duas nas mos (ao lado delas, e sempre acima do cobertor), para ter habilidade de tocarem a essncia espiritual; coloque duas acima dos ombros, estas fornecem habilidade para ouvir-ver-sentir e expressar as vises percebidas; coloque uma acima da cabea, esta fortalece e representa a inteno da viajar. Cubra a cabea com um cobertor, chapu, vende-se, etc, para ficar bem escuro. Oua as batidas do tambor (na falta deste, conecte-se com a sua pulsao e com o ritmo da prpria Terra). Decida ou intua, qual dos oito caminhos deseja seguir: LESTE: A abertura, encorajar sua direo e objetivo de vida, avaliar novos comeos e projetos, avivar suas esperanas; SUL: Realizao, encontrar seu poder, realizar seus propsitos, buscando seu autoconhecimento, desenvolvendo seu potencial; OESTE: Interiorizao, assimilar e compreender as experincias, reforar sua responsabilidade, encontrar a cura; NORTE: Sabedoria, aceitao, silencio, buscar o apoio e a orientao dos ancestrais, contatar a sabedoria inata; NORDESTE: Inspirao, buscar novas fontes de inspirao na Natureza , arte, msica , livros , meditao; SUDESTE: Fora do Guerreiro, agir como guardio e defensor da liberdade, buscar confiana, auto-afirmao, seus talentos; SUDOESTE: Intuio, atravs do equilbrio ser receptivo para novas percepes , estar atento aos sinais buscando conhecimento;

NOROESTE: Purificao, reprocessar-se para finalizar um ciclo e comear outro, buscar a verdade em tudo; Pedir a presena de seu animal de poder e de seu mestre-xam interior. Procure uma das entradas para o outro mundo (fendas em rochas, ocos de rvore, cavernas, smbolos, espirais anti-horrio para descer, horrio para subir). Ao entrar no mundo interior, a cognio deve mudar, abandone todos os seus conceitos e julgamentos, pois l as coisas nunca so o que se imagina. Voc poder encontrar animais, humanos, divindades, elementais, etc. Uns podero "falar" (comunicar-se de alguma forma) com voc, outros te ignoraro. O importante prestar ateno a tudo! A escurido e a imobilidade embaixo do cobertor, preso pelas pedras, as batidas do tambor ou do pulsar da Terra, e a sua inteno facilitam o desprendimento do seu esprito a se deslocar para mundos interiores e planos diferentes. Quando o tambor mudar o ritmo, ou quando lhe for intudo, volte e anote tudo! Inclusive smbolos, formas, etc. Tudo poder ser usado, para o seu objetivo, sua inteno da viagem!

A Respirao do Jaguar e da guia


Este exerccio chama-se a respirao do Jaguar e da guia. um dos mais simples e poderosos exerccios que conheo. Atravs da respirao entra-se em contato com duas poderosas energias a da Terra e a do cu. Dizem os xams humanos e no-humanos que se um xam consegue harmonizar estes dois poderes dentro de si, j um grande passo em direo ao supremo bailar csmico. Esteja descalo e em contato com a terra, pedra, grama ou qualquer piso natural. Prefira estar em um lugar ao cu aberto, noite ou de dia, sob sol, estrelas ou chuva. Minha experincia mostrou que bom ter uma ou mais rvores por perto, mas isso no imprescindvel. Dobre muito levemente os joelhos, sem tenso, inspire profunda lenta e longamente pelo nariz, expanda o abdmen e depois o peito enquanto inspira visualize um grande Jaguar se aproximando olhando-o nos olhos, ao mesmo tempo visualize a energia da Terra, de luz vermelha (escolha um tom de vermelho que exista na natureza, o de uma flor, por exemplo) subir pela planta dos teus ps at o cume da tua cabea (se voc no tem experincia com visualizaes, sentir um pouco de dificuldade, mas s no incio), segure neste momento a respirao, sem tencionar a garganta, permita que neste breve espao de tempo, a energia da Terra-Jaguar preencha seu ser, corpo, mente, esprito,etc. Solte pelo nariz a respirao, to lentamente quanto foi a inspirao. Ao mesmo tempo em que se expira, visualize uma grande guia, planar descendentemente sobre tua cabea, e visualize-a, a guia, trazendo a energia do cu, Sol, estrelas, etc. em suas imensas asas, ao mesmo tempo que, ainda durante a expirao, esta energia de cor azul escuro, a cor do cu logo aps o por do sol, penetra no topo de sua cabea e desa at a planta dos ps, novamente e da mesma maneira, segure a respirao por algums momentos, enquanto permite energia do cu tomar conta do seu ser e se misturar com a da Terra, visualize tambm, a guia e o Jaguar se olhando, pacificamente. As energias da Terra-Jaguar e da guia-Cu, devem mesclar-se dentro de voc!!! Faa tudo de novo, agora comeando a inspirar a energia do cu (guia), e ao expirar

permitindo que entre a energia da terra (Jaguar), e v desta maneira, trocando vrias vezes. muito mais difcil escreve-lo, do que faze-lo. Este um ritual muito profundo, mas que precisa de constncia, o ideal uma vez por dia, mas cada um sabe de suas possibilidades. No reclame que no tem um espao natural perto de sua casa, prdio, etc. Resolva seus problemas, mude-se, ou procure gramados, campos de futebol, terrenos vazios, praias, ou qualquer coisa que o valha. Lembre-se sempre de agradecer natureza, ao Jaguar e a guia pela fora que esto lhe dando. Que a Natureza lhe seja pura.

Absorvendo a Energia do Sol


Este um exerccio Tolteca altamente energtico, muito bom para ser realizado quando nos encontramos cansados e sem foras. - Olhe para o Sol com os olhos fechados; - Inale profundamente pela boca e puxe o calor da luz do sol para o estmago; - Sustente o ar no estmago pelo tempo mximo que puder; - Trague o ar mais uma vez e exale vagarosamente. Imagine que voc um girassol. Sempre conserve seu rosto de frente para o sol quando estiver respirando. A luz do sol carrega a respirao de poder. Assim tenha certeza de tomar grandes goles de ar e de que os pulmes estejam completamente cheios. Faa isto trs vezes. Realizando este exerccio, a energia do sol se estende para todo corpo. Inclusive possvel enviar deliberadamente os raios curativos do sol para qualquer rea do corpo voc deseja, usando a mente simplesmente para dirigir a energia do sol para o local desejado. Sugerimos que faam as trs respiraes, respirando pelo nariz e imaginando a energia do sol fluindo e circulando com sua luz energtica ao longo da sua coluna. Deste modo, os raios inundam o corpo completamente.

Como criar o Silncio Interior


Procure esfregar as mos, tapar os ouvidos e permanecer assim por alguns minutos. Depois afaste-as, prestando ateno apenas nos ouvidos, observando a diferena na audio. Colocar o indicador no ouvido para trazer a ateno para ele. Encostar a lngua no cu da boca, inspirando e expirando lentamente pelos ouvidos de maneira profunda, at criar um vazio mental e o silncio interior.

Como encontrar seu Local de Poder


Os xams sabem que existem certos locais que emitem uma quantidade tremenda de energia, por esse motivo eles preferem viver em locais distantes, onde podem escolher um local equilibrado e harmonioso para viver. Eles sabem que esses locais funcionam como uma antena amplificadora, e somente ampliam aquilo que as pessoas trazem em

seu ntimo. Mas como que podemos encontrar esse local de poder? No muito diferente de como identificar o nosso corpo espiritual. Em primeiro lugar, escolha um lugar amplo ao ar livre 01 - Sente-se no cho e relaxe fechando seus olhos. 02 - Tome conscincia do seu corpo espiritual e sinta-o. 03 - Sinta o corpo espiritual da terra sua volta. 04 - Pea para que voc seja conduzido at um local de poder. 05 - Confie no impulso que venha a sentir ou alguma viso que aparea indicando o local de poder. 06 - Caminhe at esse local. 07 - Sente-se e pea uma confirmao de que o local esse mesmo. 08 - Quando tiver a certeza do local, explore-o e pea a Me Terra para usar esse local. 09 - Ao final do exerccio agradea o local por energiz-lo e incentivar sua criatividade, auxiliando a expressar-se com novas idias e sentimentos.

Como se libertar de vivncias negativas j passadas


Trazer a imagem do que se passou para a sua tela mental, com o maior nmero de detalhes possvel. Virar a cabea para a esquerda, inspirando a energia da imagem e vivncia, que provavelmente ser negativa. Virar a cabea para direita expirando fortemente, expelindo a imagem e a sua energia negativa atravs do sopro. Repetir este exerccio quantas vezes for necessrio para esvaziar a energia negativa da vivncia. Um xam pode fazer isso em outros, mas apenas um xam que tenha iniciao e um animal de poder forte, pois caso o contrrio, a energia da pessoa ficar estagnada nele! Exerccio enviado por Andr Panizzi Gavio Real (Membro Fundador do Cl Lobos do Cerrado)

Como transformar a energia do medo.


Concentre-se em sua respirao, observe o inspirar e o expirar, fao isso at sentir que sua mente parou de monologar e a sua conscincia esta voltada para sua respirao. Se a mente retornar ao monlogo, volte a ateno respirao. Qualquer imagem ou percepo que venha sua mente serve para voc voltar novamente a atentar para o seu respirar. Observe agora aonde, em seu corpo, h a sensao de medo, aonde ele cria tenses? Ao identificar o local, ou locais, direcione a respirao para este local (sempre um de cada vez, caso haja mais de um lugar tenso). Traga a plenitude de sua respirao para o centro do seu medo. Sinta o n da tenso se desfazendo aos poucos. Perceba o medo como um msculo retorcido, e a sua respirao como uma suave e curativa massagen que desfaz o n. Inspire agora uma energia luminosa, vinda da natureza e expire esta luz atravs do local do medo. Permita o calor da luz afrouxar a tenso e abrir o n, no faa fora - apenas respire calmamente e "veja" como a respirao esta dissolvendo o "n" e o medo, sumindo. Sinta a energia luminosa desfazer o medo, sinta-a como uma cachoeira de guas puras e frias, a limpar o medo do seu corpo, deixe a respirao fluir e fluir.

Afirme em voz alta: Eu sou luz! Eu sou coragem! Eu sou livre! Eu sou um com o ritmo da natureza. Agradea Me Natureza.

Controlando seu Campo Energtico


Esse exerccio visa estarmos consciente do que ocorre com o nosso corpo espiritual, auxiliando-nos a ter o controle sobre nosso campo de energia. prefervel que esse exerccio seja realizado ao ar livre. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Tome conscincia do seu corpo fsico. 03 - Explore seu corpo fsico da cabea aos ps. 04 - Tome conscincia da Me Terra abaixo de seus ps. 05 - Estabelea uma conexo, tendo como ponto de partida a base da sua coluna. 06 - Deixe seu corpo espiritual formar uma cauda que ir se conectar com a Me Terra. 07 - Sinta a cauda transformar-se numa raiz. 08 - Use a cauda para retirar toda energia negativa do seu corpo. 09 - Aps livrar-se das energias negativas, solicite a Me Terra que lhe d um pouco da sua energia. 10 - Sinta a energia da Me Terra fluindo por seu corpo, tornando-o mais slido e presente. 11 - Respire bem fundo, agradea a Me Terra pela sua energia, e sinta aos poucos, voltando ao seu estado natural.

Corrigindo seu Corpo Espiritual


Esse exerccio indicado para ser realizado aps confrontos emocionais e reunies, ou situaes que ns sentimos uma perda demasiada de energia. Este exerccio deve ser rpido. Com a prtica conseguiremos controlar o nosso corpo espiritual e direcionar essa energia para o nosso benefcio. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Sinta o seu corpo espiritual. 03 - Explore seu corpo espiritual de cima a baixo. 04 - Observe qualquer parte onde a falta de energia. 05 - Direcione energia para essas partes, preenchendo-a. 06 - Ilumine as partes que esto escuras com muita energia espiritual. 07 - Observe muito bem o seu corpo espiritual e molde-o com pequenas pancadas, para que ele volte a ser harmonioso. 08 - Faa um diagnstico de como se encontra seu estado de esprito. 09 - Reconhea em que estado voc se encontra. 10 - Solicite mentalmente a mudana desejada. 11 - Identifique a qualidade que necessita no momento. 12 - Procure por algo na natureza que tenha essa qualidade*. 13 - Comece a colorir o seu corpo espiritual com a cor da imagem da natureza identificada. 14 - Aps colorir seu corpo espiritual, agradea ao esprito da imagem da natureza.

* Caso precise de viso evoque a viso da guia; se necessitar sabedoria pea ao urso; se precisa de paz imagine um por do sol.

Encontrando seu Animal de Poder


Como escolhemos o nosso Animal de Poder? Primeiramente, no somos ns que escolhemos o nosso animal, e sim eles que nos escolhem e estabelecem uma ligao conosco. Os xams costumam encontrar seu animal de poder, atravs da dana ou uma viso. Vocs devem estar perguntando, mas como manter contato com o meu animal? O que se segue agora uma jornada xamnica verdadeiramente simples. 01 - Toque um tambor, ou coloque uma fita com a batida do tambor. 02 - Sente-se, feche os olhos e relaxe. 03 - Imagine um buraco na terra ou uma caverna. 04 - Inicie a jornada entrando no buraco ou caverna. 05 - Deixe uma paisagem aparecer na sua frente. 06 - Sinta um animal entrando nessa paisagem. 07 - Quando o animal aparecer, pea-o para que lhe diga as suas qualidades. 08 - Escute as respostas, o segredo maior do xam saber escutar e ver os sinais. 09 - Faa o caminho de volta at a abertura pela qual voc entrou, e por fim agradea-o pelas informaes e comunicao. Obs.: No preocupe-se se no conseguir manter contato na primeira vez. Procure manter contato uma prxima vez. Quando estiver escutando o animal, no se preocupe em pensar que est inventando as respostas, isso comum no incio. Com a prtica voc ir sentir a diferena.

Equilbrio da Energia Interna


Esta respirao reflete as foras duais da criao e da destruio, a luz e a escurido, o ser e o no ser. 1 - Sente-se com a coluna encurvada e encoste os peitos nos joelhos; 2 - Sem tirar os ps do solo, abrace as panturrilhas entrelaando os dedos firmemente; 3 - Baixe a cabea suavemente at encostar o queixo no peito. 4 - Faa uma inalao rpida e superficial durante pelo menos 10 minutos. 5 - Empurre a coluna para trs sem soltar os braos. Mantenha-se um instante assim. 6 - Solte as mos e estique as pernas. Realize este exerccio regularmente, com calma e deliberao, essa respirao equilibra de maneira gradual nossa energia interna.

Evitando a dissipao da Energia Interna - Exerccio s para mulheres


Esta respirao deveria ser realizada sem roupa nenhuma, ou seja, nua: - A inalao e a exalao dever ser inaudvel;

- Pode ser realizada em p, sentada ou pode ser realizada deitada na cama ou no cho; - Inalar profundamente, fazendo de conta que toma flego pela vagina; - Sinta o ar subindo pela coluna, passando pelos rins, at um ponto entre o omoplatas; - Segure o ar por um momento nos pulmes e estomago; - Sinta o ar indo at a parte de atrs da cabea e atravessando-a at um ponto entre as sobrancelhas; - Sustente o ar por um momento; - Exale pelo nariz e mentalmente guie o ar para baixo na frente do corpo, primeiro at um ponto debaixo do umbigo e ento para a vagina onde o ciclo comeou; - Mantenha os olhos meio abertos para se concentrar no topo do nariz, fazendo o ar circular para cima, para a parte de trs e sobre a cabea; - Use o olhar para guiar o ar para baixo e para a frente do corpo, devolvendo-o aos orgos sexuais. Fazendo que o ar circular dessa forma, criado uma proteo impenetrvel que impede a influncias dos agitadores externos no campo de energia do corpo; voc tambm evita que sua energia vital se disperse para o exterior.

Exerccio da Serpente de Fogo da Terra


Este exerccio nos ajudara a buscar e harmonizar com as foras do universo, nele, ns iremos solicitar a energia vital da corrente do corao da nossa Me Terra, a fim de nos concentrarmos e unir-mos com seu corpo, a partir dos seus ps, purificando estas correntes e as passagens para o caminho da sua energia, atravs da teia que ser criada. Ento, lentamente, ela se movimentar pelo seu corpo, penetrando em cada lugar, limpando o que velho, trazendo luz e expanso, despertando e misturando-se com sua prpria serpente fogosa da vida, que h dentro de ns. Sentiremos a Me Terra e esta nos conhecera. Nossas mentes unir-se-o, e veremos o universo que para ns era at ento desconhecido e passaremos a compreender seus movimentos. Quando aprendemos esta unio, os caminhos de energia e locais de vortces so muitos pequenos e escuros. Depois que a Me Terra a despertar e voc sentir esse fluxo de vida que se movimenta atravs de voc, eles se iluminam. Comeam a brilhar cada vez mais, por si s, e expandem. Esta corrente movimenta-se de acordo com o seu desejo. Quanto mais voc permitir que ela flua, as coisas em voc ficaro mais iluminadas e expandidas, assim como as energias crescem em volume. O corpo chega a reunir e utilizar maiores quantidades como se estivesse, literalmente, cheio de vida. Voc no tem de estar como em um transe para moviment-la, pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora. Na loja, no carro, no escritrio. s querer que a fonte do fluxo vital surja e esta vir. Em pouco tempo ela torna-se um hbito. Este exerccio, no tem nenhuma ligao com qualquer tradio. Partes deste despertar foram feitas de diversas maneiras, pelo mundo afora. Esta maneira no prende voc a qualquer cultura. Ela no possui nenhuma. Ela une voc, aos ancestrais atravs de seus coraes. Esta no uma tentativa para nos tornarmos, permanentemente, um com eles, mas de nos unirmos e partilharmos por um tempo, para despertarmos e nos reconstruirmos a partir de sua essncia, a fonte da vida. Antes do exerccio ter incio, temos que preparar o terreno aonde ele ser realizado. O terreno sempre deve ser preparado para uma cerimnia. Para isso, queimamos ervas, fumamos um cachimbo, desenhamos no cho, entre tantas outras tcnicas de preparao do terreno, use sempre a que voc sentir mais familiariedade. Com a mente e o corao, voc organiza a teia da sua localizao, a fim de redirecionar padres e correntes que possam nos distrair. Criamos uma corrente, um vrtice para concentrar e ampliar os

ritmos desejados. Estamos na verdade, dirigindo a teia, desligando e ligando fibras. Criando movimentos de natureza especfica, atravs e entre as teias. Nossa Me Terra um ser vivo com vida, morte e destino prprios. Portanto, isto o que faremos. Ao preparar o terreno, pediremos que suas energias vivas se condensem a partir do nosso corao e que tomem forma de uma serpente vermelha de duas cabeas, com flego de fogo, a qual chamamos de Serpente de Fogo da Terra. Invocamos esta imagem pois as pessoas deste planeta h muito utilizam smbolos de serpentes e de fogo para mostrar as energias vivas das coisas. E, atualmente, estas so muito harmnicas dentro das nossas teias. Na verdade, poderamos invocar qualquer imagem que nos conviesse, ou at mesmo, nenhuma imagem. Como podemos ver, a harmonia traduz-se em eficincia nas aes que movimentam as teias. J existem muitos padres que foram construdos sobre estes smbolos e a harmonia atrada por eles. como beber de uma fonte e utilizarmos um pouco deste poder e compreenso, que l estavam sendo armazenados. Ento vamos ao exerccio em si: 1- Para preparar o terreno ser necessrio que se faa um crculo com cinzas de uma fogueira. Acredita-se que o criador um crculo, cujo centro est em toda parte; 2- Procure algumas pedras, sendo metade da cor vermelha e as outras da amarela. Peque as pedras amarelas e as arrumem ao redor da borda do crculo de cinzas. O crculo concentra as energia a partir de sua rea externa e interna, volta para si, girando, e forma uma espiral; 3- Agora coloque as pedras amarelas na direo leste, e pea a elas que lhes ajudem a fazer que a espiral se movimente naquela direo em sentido horrio para cima. Disponha outra camada de pedras amarelas sobre estas, na mesma direo, e pea que as energias desta camada se movimente para baixo no mesmo sentido, afim de que haja duas correntes; 4- Enquanto estiver fazendo essa disposio, bom pedir as espirais que nos ajudem a equilibrar este local. A fim de que o encanto esteja presente; 5- Coloque-se de p dentro do crculo e feche os olhos. Voc descobrir a direo da sua natureza. Permanecendo no crculo, gire em sentido horrio. E sinta sua cano, como cada direo toca voc. Enquanto estiver girando, sentir a mudana a cada passo. Continue muito lentamente, girando, girando, at ter certeza absoluta em relao ao ponto que lhe mais harmonioso e natural; 6- Agora, saia do crculo e faa um desenho, dentro do seu crculo, de uma serpente de duas cabeas, enrolada. Coloque as duas cabeas onde seus ps estaro, quando estiver l dentro de frente para o sul; 7- Entre no crculo, posicione seus ps nas cabeas da serpente e comece uma dana, na qual voc levanta um p de cada vez, um pouco acima do cho, como se estivesse puxando algo que estivesse debaixo dos seus ps. No se mova para fora do crculo. Mantenha cada p em sua respectiva cabea de serpente e permanea voltado para o sul. Faa esses movimentos com a respirao consciente e profunda. Seria interessante que voc coloca-se uma fita de tambor para tocar assim que comear a dana, ou pea para algum tamborilar para voc; 8- Feche os olhos, e relaxe a garganta. Relaxe completamente a lngua. Busque a batida do seu corao. Deixe que todos os ritmos o acompanhem; 9- Siga esta batida, que desce pelo seu corpo para as profundezas da Me Terra, e pea sua ajuda. Chame a serpente para acompanh-lo de volta. Esta a batida do seu corao, que voc dana e respira, enquanto ela se levanta e se enrosca debaixo de voc. Jogando suas chamas antes de si. Acendendo seu fogo, dizendo ao seu corpo: Acorde! Acorde! Desperte! Isto porque o fogo penetra por seus ps com a chegada da serpente,

incendiando tudo que ficou para trs; 10- Sinta-a subindo em direo a sua barriga, sua respirao como se fosse a sua. Seu corao bate como o seu, radiante e brilhante, preenchendo todos os espaos escondidos. Oua. Sinta. Observe. E nquanto ela se movimenta nesta espiral at o seu corao. Ela queima as mscaras, exclamando: "Desperte! Venha danar comigo!"; 11- Oua O som da cano da serpente. Que vai despertando cada clula. Ela faz com que a viso das pessoas seja como a dos espritos. Ela respira, e tudo se expande, como um pssaro que abre as asas ao sol. Olhe. Ela lhe aponta as infinitas ilhas que esto alm. V com ela, voe nas alturas em direo luz, como uma estrela; Embeba-se no corao do Pai Sol. Dancem juntos. Partilhem suas canes. Conheamse um ao outro, desta maneira ; 12- Sinta-se trilhando o caminho de volta ao seu corpo e a Me Terra, sinta as energias vivas da Galxia, do Pai Sol e da Me Terra atravessando seu corpo e seguindo em rumo a Terra. Veja que eles inundaram o seu corpo e a Terra de energia pura e, ento partiram, em espiral, de volta pelo mesmo caminho, inundando os coraes do Pai Sol e da Galxia, de tal maneira que as correntes vindas de todos ns, comearam a fluir, continuamente, em ambas as direes; 13- Perceba que este rio de energia que correu atravs de voc, uma parte substancial do Grande Esprito, que cada ser , de fato significativo e que todos emaranhados na mesma Teia Csmica. Houve uma troca de energia dentro do seu corpo, no qual todos se beneficiaram, alimentando-se entre si. 14- Por fim, tente manter todas as energias ativas e dirija o resto da sua ateno para a solas de seus ps, d algumas passadas grandes no compasso da sua respirao e da batida da Me Terra. Respire lentamente e abra os olhos.

Exerccio do Tatu
O Tatu sempre anda com sua armadura protegendo-o. Sua carapaa uma arma protetora que faz parte do seu corpo, fazendo-o enrolar em torno de si mesmo, transformando-se numa bola resistente que no pode ser penetrada pelos seus inimigos. O Exerccio do Tatu serve para nos proteger da maldade alheia, ensinando-nos a tomar certas precaues necessrias para defender o nosso espao vital. Imagine um crculo imaginrio a sua volta que ser o seu escudo protetor. Dentro deste crculo, imaginaremos tudo aquilo que queremos possuir, experimentar, ter ou proteger. Devemos incluir tambm dentro dele, todas as coisas que nos fazem felizes. Feito esse crculo, nos demarcamos nosso espao, deixando do lado de fora, todos as coisas e pessoas indesejveis, e do lado de dentro tudo aquilo que desejamos, s deixando passar aquilo que queiramos que faam parte da nossa vida. Este escudo ser como um espelho que refletir o que ns somos e o que a nossa vontade para os outros em nvel subconsciente. Podemos ainda do lado de fora, assinalar aquilo que s desejamos experimentar dentro de certos limites, como, por exemplo, a visita de um amigo, as crticas de colegas e pedidos de ajuda ou dinheiro. Realizando esse exerccio constantemente, estaremos protegidos e no nos deixaremos contaminar pela ansiedade e nem pela depresso alheia. E s aceitaremos a intruso de coisas e de pessoas que nos so benficas.

Exerccio para realizar uma Fuso com o Sol

Chamamos essa prtica de fuso ao Sol. Somos parte do sol, o sol de um poder intenso e a toda prova. Lembre-se que se pegssemos todo o arsenal nuclear terrestre e lanssemos ao sol apenas haveria mais um pulsar da coroa solar, nada maior do que acontece todo dia. Assim esta prtica lhe d uma aura solar. Para gerar essa sintonia voc deve se dirigir a uma lugar onde possa ver o sol nascer. Chegar um pouco antes do sol nascer. Procure em jornais e em alguns almanaques a hora do sol nascente, bom chegar de 20 a 30 minutos antes para praticar o exerccio com tranqilidade. Fique de p, voltado para o lugar onde o sol nasce. Volte-se para as quatro direes saudando os poderes de cada quadrante de acordo com sua tradio pessoal. Respirando profundamente, sempre expandindo o baixo ventre ao inspirar e contraindo ao expirar sinta-se harmonizado a Terra. De preferncia deve estar descalo, se puder estar nu, melhor ainda. Sinta seus ps afundarem na Terra como razes, sinta essas razes irem as profundezas da Terra e captarem a energia telrica mais profunda. Se estiver fazendo o exerccio na praia enterre mesmo os ps at a canela. Sinta ento que do interior da Terra vem uma onda de energia quente que entra pela sola de seus ps, passa pelas pernas e vai subindo at chegar ao baixo ventre. Respirando sempre profundamente, sinta que a energia da Terra se funde a energia de seus testculos e visualize a energia assim polarizada se espalhando, usando a circulao como veculo por todo o seu corpo. Em cada parte deste exerccio voc deve sentir e visualizar a energia saindo da rea chave, a glndula na qual a energia da Terra adquire nova polaridade, se espalhando por todo o corpo at suas extremidades e depois voltando ao ponto de onde comeou a irradiao, isto , a glndula em questo. Deve sentir todo o corpo, costas, nuca, couro cabeludo, sentir o crebro, os glbulos oculares, a lngua, os dentes, extremidades do corpo, como dedos, nariz e pnis. Expanda um pouco alm da parte fsica sentindo que atua na aura tambm. Depois de expandir traga a energia de volta a glndula de onde ela foi irradiada. A energia continua subindo e vai at o pncreas. Sinta ento a energia do pncreas se espalhando pelo seu corpo, sempre usando a circulao sangnea como veculo. A energia da Terra continua subindo e agora impregna seu fgado. O mesmo ocorre, a energia do fgado se espalha por todo o corpo. Importante sentir mesmo a energia se espalhando a partir do fgado para todo o corpo, indo at a ponta dos dedos dos ps e das mos, ao alto da cabea, enfim todo o corpo. A energia da Terra vai para a vescula e o mesmo processo se repete, espalha-se por todo o corpo. Vai para as glndulas supra-renais e o mesmo processo se repete, a partir dessa rea (acima dos rins) a energia se espalha por todo o corpo. Agora a energia da Terra vai at o Timo, e aps impregnar est glndula, mesclando-se a energia da mesma, se espalha por todo o corpo, todo ele mesmo. Do Timo a energia telrica vai at as tireides, e o mesmo processo se repete, depois de sentir a energia entrando na glndula e se polarizando com a energia da mesma espalhe essa energia por todo o corpo. Agora a energia sobe at a pineal, um ponto entre as sobrancelhas. Sinta o mesmo processo, a energia se espalhando a partir da pineal para todo o corpo.

Aqui voc pode tambm sentir que um olho brilhante se abre no centro de sua testa, isso vai te ajudar com intuio e clarividncia. Sempre inspirando e expirando profundamente leve a energia por todo o corpo, para as extremidades, um pouco alm delas e depois volte ao centro irradiador, nesse momento a pineal. Agora a energia vai para a hipfise, no centro do crnio, no centro do crebro. Sinta a energia telrica se espalhando por todo o corpo, impregnada da energia da hipfise, indo at todas as extremidades do corpo. Quando a energia voltar a hipfise visualize que a mesma sai pelo alto da cabea como um cone brilhante, multicolorido, com a ponta do cone na hipfise e a parte circular do cone indo ao infinito. Esta a primeira fase do ritual. Voc se uniu de novo a Me Terra e ativou as guardis de seu corpo, as glndulas, com o poder telrico. Agora aguarde o sol nascer, importante que voc esteja atento para o primeiro raio do sol. Quando o primeiro raio do sol surgir respire profundamente e sinta que o "bebe" com a respirao. Principalmente com o olho esquerdo beba o raio de luz e traga para dentro do seu corpo. Respirando profundamente sinta a luz solar ativando as mesmas glndulas que voc j sensibilizou e potencializou com a energia telrica. Respire sempre abdominalmente e leve a luz do sol para o centro do seu peito. Sinta que uma bolha de luz solar se forma ali. Respirando profundamente v ampliando a bolha solar at que ela o envolva totalmente. Sinta-se dentro de uma bolha de luz solar, plena, brilhante, como prprio sol que est agora acima do horizonte. O tom alaranjado do sol nascente deve impregnar seu corpo, potencializar suas clulas. Mentalize que voc uma parte do sol e que com este ritual voc reafirma sua condio de filho do sol e da Terra e sua unio com esses poderes. Abra os braos e respire fundo, sinta que voc a expresso do Sol na Terra que sua respirao te une ao prana que o sol ativa e que sua plenitude no pode ser abalada por qualquer outra fora desse ou de outros mundos, pois voc o sol e o sol voc. Feito isso sinta que mesmo quando encerrar o rito o elo nunca ser rompido, voc e o sol agora so um s. Agradea as foras que lhe apoiaram neste rito. Sade novamente os quatro cantos do mundo. Volte para sua casa. Depois dessa primeira vez pode repetir este rito sempre que quiser, que reforar a energia solar em si. Ps.: Quando trabalhando a primeira energia, obviamente, a mulher deve sentir a energia nos ovrios. Segundo, depois de trabalhar a energia no fgado, na vescula e nas supra-renais deve-se trabalhar a energia no tero. No momento de criar a bolha de energia, enquanto o homem cria a partir do centro do peito, corao, a mulher cria a partir do tero.

Exerccios Xamnicos
Para realizar-mos as Jornadas Xamnicas, necessitamos aprender a relaxar. Aprendendo a relaxar, poderemos com a prtica relaxar o nosso corpo por completo em alguns segundos. Existem vrias tcnicas de relaxamento, faa a que se sentir melhor. A seguir realizaremos um exerccio simples e eficaz. Lembre-se que ele no o nico, existem vrios caminhos para que possamos aprender a relaxar. 01 - Procure um lugar sossegado, onde no possa ser interrompido. 02 - Deite-se de costas, com o corpo estendido. 03 - Inspire profundamente; prendendo sua respirao ao mximo. 04 - Aos poucos exale todo ar de seus pulmes. 05 - Repita esse processo por trs vezes. 06 - Comece a sentir o seu corpo, comeando pelos ps e v subindo. 07 - Sinta o seu corpo sendo puxado para baixo. 08 - No faa resistncia a esse puxo. 09 - Sinta o seu corpo entrando na terra, onde sua energia se renovar. 10 - A sua mente est livre desse puxo, e poder ir aonde voc quiser. 11 - Esquea o seu corpo, e comece a sua jornada. 12 - Procure alguma abertura na terra ou suba o alto de uma colina. 13 - Aos poucos voc sentir leve. 14 - Sinta uma presena que o guiar na sua jornada. 15 - Essa presena, poder vir na forma de um animal, uma pessoa ou uma luz. 16 - Siga-o inicialmente sem realizar nenhuma pergunta. 17 - Sinta confiana nesse guia, deixe a amizade de vocs se forticar para depois realizar alguma pergunta. 18 - Quando sentir que a jornada est no fim, faa todo caminho de volta. 19 - Quando chegar ao fim, agradea ao seu guia. 20 - Sinta novamente o seu corpo. 21 - Inspire e respire profundamente por quatro vezes antes de abrir os olhos. Obs.: interessante ter sempre ao seu lado nessas jornadas, um caderno para que voc possa anotar todos os fatos que ocorreram na jornada. Essas anotaes, sero teis em futuras jornadas.

Exercitando a Segunda Ateno


A segunda prtica da ateno um exerccio de movimento de olho que parece recalibrar nossas cadeias neurais. Imagine que seus olhos na face de um relgio. Os olhos agem como um dispositivo apontando e sinalizando a regio de nosso crebro que ns empregamos para cada tipo de atividade mental diferente. Por exemplo, pessoas destras olham para as dez quando executando operaes matemticas e para as duas quando recordam suas canes favoritas. Podemos confirmar isso, pedindo a uma pessoa destra que some vinte e sete

mais dezenove, ento observe em qual direo ela vira seus olhos. Veremos que os olhos de qualquer pessoa sempre apontam toda vez na mesma direo. Pedindo que recordem o cheiro de po assado, ou uma cano. Observe qual direo apontam os seus olhos. Estas so as coordenadas da primeira ateno, de realidade ordinria. A segunda prtica da ateno envolve girar os olhos com as plpebras fechadas, clareando a nossa tela perceptiva. Feche seus olhos e os mova (sem mover sua cabea) de cima para baixo, e vice-versa. Agora gire seus olhos em um grande crculo, trs vezes no sentido horrio e depois trs vezes no sentido anti-horrio. Repita mais uma vez e gire seus olhos em crculos pequenos, com as plpebras fechadas. Rena suas mos em posio de prece. Esteja seguro que no h espao entre os dedos de cada mo. Suas mos devem estar tocando com suavidade o seu trax. Respire profundamente. Separe suas mos, e as balance vigorosamente de lado a lado por trinta segundos, relaxando-as. Rena suas mos novamente em posio de prece. Gradualmente separe suas palmas e mantenha as pontas do dedo unidas. Estejam atento a reao de suas mos. Elas sentem frio? Esto mornas? Voc sente uma sensao de eletricidade levemente entre suas palmas? Separe suas mos lentamente e mantenha ateno nas pontas dos seus dedos. Voc os sente formigando? Veja at que distncia voc pode separar seus dedos e ainda sentir o formigamento ou a sensao de eletricidade. Imagine que voc pode sentir as linhas luminosas que conectam suas pontas de um dedo a outro. Estas so extenses dos meridianos da acupuntura. Pratique algumas vezes at que voc sentir seus meridianos separadamente na distncia de 18 centmetros de uma mo para outra. Observe qual mo mais sensvel. Procure observar a energia que emana das pontas dos dedos. Fazendo isso voc estar exercitando sua Segunda Ateno e facilitar nossa caminhada em diversas dimenses da realidade. Quando estiver praticado bastante procure exercitar esse exerccio com uma planta ou pedra.

Explorando seu Corpo Espiritual


Segundo os xams, todos ns possumos um corpo espiritual. Eles os descrevem como ondas que circulam todo corpo humano como um sinal do eu superior (Wanagi) que existe em cada ser humano. Esse corpo espiritual tem sido descrito e visto h sculos no s pelos xams, mas tambm por msticos, mdiuns e sensitivos. Quem foi que no viu quadros e retratos de santos e avatares com halos de luz circundando seu corpo. A cincia atravs da fotografia Kirlian, identificou esse corpo que no pode ser visto a olho nu. Nesse exerccio que iremos fazer, praticaremos a visualizao xamnica, na inteno de cada um possa visualizar e sentir o seu corpo espiritual. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Explore rapidamente o limite do seu corpo, comeando pelos dedos dos ps e suba pelo corpo todo. 03 - Lentamente procure expandir o limite do seu corpo, como se tivesse sendo preenchido com ar. 04 - Continue a expandir se corpo espiritual at chegar a mais ou menos a 30 centmetros do seu corpo original. 05 - Agora experimente a expanso. 06 - Sinta a sensao de passar por debaixo de um galho ou de uma porta com seu corpo expandido.

07 - Encolha seu corpo espiritual at sua dimenso original. Com a prtica ns iremos sentir cada vez mais esse campo energtico. Se voc quiser pode acabar o exerccio por aqui (eu aconselho que faa os exerccios por partes), porm, ns continuaremos com a explicao da visualizao do nosso corpo espiritual. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Imagine um campo de energia atravessando seu corpo at o limite de 30 centmetro. 03 - D um passo para trs e visualize o seu corpo espiritual. 04 - Aos poucos, procure identificar a cor ou as cores que circunda-o. 05 - Identifique a qualidade da energia que vibra nesse corpo. 06 - Se tiver dvidas quanto ao que est vendo, procure uma orientao espiritual. 07 - A resposta vir atravs de pensamentos, imagens, sensaes ou palavras. 08 - Depois da resposta volte a dimenso original. Obs.: Quanto mais praticarmos, mais conheceremos nosso corpo espiritual. Aconselhamos a pratic-lo sempre

Ficando Invisvel
Esse exerccio um mtodo xamnico para ficarmos invisvel. Os xams acreditam que as pessoas so reconhecidas pela velocidade de vibrao do seu corpo espiritual em particular, e no pelo seu corpo e jeito de andar. No podemos deixar de falar, que se no fosse pelo nosso corpo espiritual, seriamos um corpo sem vida. J deve ter ocorrido conosco pelo menos uma vez na vida, que uma pessoa vem em nossa direo, e ns torcemos que no sejamos reconhecido. A pessoa passa ao nosso lado, como se fossemos um estranho para eles. Ocorreu que a nossa torcida teve uma vibrao to intensa, que influiu no na velocidade do nosso corpo espiritual, e no fomos reconhecidos. Existem outros mtodos para ficarmos invisvel, tais como o dos hindus e dos monges tibetanos, porm escolhamos esse por ser mais simples e eficaz. Vamos ento ao mtodo xamnico para ficarmos invisvel. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Imagine que o seu corpo fsico torna-se transparente como um vidro. 03 - Perceba que as pessoas olham para voc e no o vem. 04 - Estabelea para quem voc quer ficar invisvel. 05 - Voc pode ficar visvel para uma s pessoa, e invisvel para outras. 06 - Quando quiser ser novamente percebido, inverta o exerccio

Limpando os Chakras
Existe uma prtica de limpeza dos Chakras que podemos fazer durante o nosso banho matinal. Nas Montanhas Andinas Peruanas, os Chakras so chamados de Pukios, ou Olhos de Luz, pelos xams. A tcnica bem simples:

a) durante o banho colocamos nossa mo esquerda na base da nossa coluna e a direita a 10 centmetros do 1 Chakra; b) imagine que uma espiral passa por um tnel de uma mo para outra no sentido horrio; c) depois de 1 minuto, enxaque suas mos eliminando toda energia pesada que estava no seu Chakra; d) repita em cada um dos outros Chakras, lembrando que a mo esquerda deve permanecer sempre na base da coluna e no esquecendo de enxaguar as mos aps a limpeza de cada um dos Chakras; e) depois retorne ao 1 Chakra e sinta uma energia fluindo, e v subindo por cada um deles, caso sinta um entupido, lave-o novamente.

Livrando-se da Energia Pesada


Esse mtodo serve para entregar a Me Terra uma energia pesada, como uma raiva ou uma dor de um relacionamento rompido. necessria uma pedra que tenha sido encontrado na natureza. Procure relaxar o corpo e a mente. Pegue a pedra. Segure-a entre as mos e comece a contar a ela em voz alta ou silenciosamente, tudo a respeito das energias pesadas que voc quer se livrar. Explique claramente toda a situao que o levou at aquele momento. Talvez voc verifique que, ao fazer isso, est adquirindo uma nova viso do problema e da importncia que ele tem na sua vida. Quando achar que j disse tudo o que h para dizer e que esta totalmente preparado para abandonar a dor, o medo ou o que estiver sentindo, inspire profundamente, traga a pedra at sua boca e assopre toda a energia pesada em cima dela. Sinta a energia saindo de voc e indo at a pedra. Repita o processo at sentir que a energia deixou o seu Ser. A pedra tem o poder de absorver a energia que voc est liberando. O prximo passo devolver a pedra a Terra para que a energia que ela absorveu possa ser decomposta e transformada em energia refinada. Isto pode ser feito jogando-a no mar ou num rio, mas tambm enterrando na terra. Como for que voc faa, deve ser realizado com a clara inteno de se livrar da energia pesada para que ela possa ser refinada pela Terra. Isso deve ser feito com total reverncia ao Povo Pedra, as Kuyas, que nos est ajudando desta maneira.

Meditao do Arco-ris
Busque um lugar tranqilo, preferencialmente na natureza aonde possam ficar com os ps descalos e ter um lugar para sentar-se durante uns 30 a 40 minutos sem ser interrompido. Libere seu corpo de pesos, cargas e objetos que possam distra-lo; retirem os objetos eletrnicos e em especial retirem seus problemas e conflitos, agora voc esta pronto para entregar-se a oportunidade de crescer interiormente. Sentado numa posio confortvel, invoque a divindade que mora dentro de ns para que assista e ilumine este momento; pea a Me Terra que lhe guie e proteja; feche os olhos e busque atravs de uma tranqila respirao a chave da paz interior, permita que tudo seja natural e flua. A respirao profunda e calma ser a chave de toda esta experincia, porque produzir uma troca qumica no seu interior capaz de nos levar a uma freqncia vibratria mais elevada. Uma vez conseguida a calma, tanto fsica como emocional, deixe que natural e

progressivamente um halo de luz desa desde o cu ao seu redor; sinta-se inundado e protegido por este grande tubo de luz e quando todo seu corpo ficar saturado por esta luz at alcanar cada uma de suas clulas, sinta que milhares de gotas se desprendem do cu e caem atravs de seu cabelo, roando seu rosto e percorrendo seu corpo; deixe que este momento se converta em eterno para que o Sol que habita seu interior se sinta vivo e seja capaz de conectar-se com o grande Sol que comea aparecer em cima de voc. Permita que este contato seja possvel e que seu Sol interior seja ativado pelo grande Sol celestial; vejo em meu corao que sobre minha cabea se h formado um belo Arcoris, o qual se transforma lentamente num Crculo ris e que desce ao meu redor at chegar a base do primeiro centro energtico (chacra) em meu interior. A partir deste instante sem tempo, este Crculo ris ir subir em um movimento circular tocando cada centro energtico ao largo da sua coluna vertebral; cada um destes centros de irradiao magntica ficar impregnado com as cores deste poderoso ris at elevar sua freqncia e estabelecer o contato com sua essncia deixando que o amor seja a expresso pura e imutvel deste momento. Agora este ris alcanou a parte superior do seu Ser e deixar a Paz com um aroma de Luz inundando tudo ao seu redor e ao seu alcance. Neste momento de plenitude, sinta novamente sua respirao, calma e profunda, retornando a cada clula e a cada parte do seu corpo, sinta o movimento do sangue percorrendo suas veias numa peregrinao at as suas mos e no momento em que isto ocorra, leve a mo esquerda at a altura do seu plexo solar consciente que a Me Terra, Pachamama, est em sua mo e agora ela se instala em seu centro vital; depois leve a mo direita at a altura do corao transportando Wiracocha, Pai Sol, para que desperte para sempre seu Sol interior que capaz de iluminar a noite mais escura. Antes de finalizar coloque sua costa em contato com a terra, entregando-se a fora da terra, permita que seu dorso seja as plancies e suas pernas ligeiramente dobradas sejam as montanhas e formem os vales profundos onde moram os espritos dos ancestrais de todos os tempos; agora vire suavemente seu corpo e beije a Terra, neste momento sinta que seu umbigo est se entrelaando com o umbigo de Pachamama porque atravs deles fluir a vida eterna e o caminho sagrado de todas as eras. Exerccio cedido gentilmente por Mallku, James Arvalo Merejildo, retirado do livro Eternamente Machu Picchu. Traduzido livremente por Jaguar Dourado, Wagner Frota, um Lobo do Cerrado

Mudana de Forma
A mudana de forma muito parecida como tornar-se invisvel. Nesse exerccio, ns procuramos parecer de diferente formas para as outras pessoas. Podemos aumentar de tamanho ou diminuir, alm de poder engordar, ficar forte ou outra aparncia que queira. 01 -Relaxe e feche bem seus olhos. 02 - Utilize sua viso xamnica, saia do seu corpo e vire-se de frente para ele. 03 - Veja e sinta seu corpo a sua frente. 04 - Decida que mudanas quer fazer e modele seu corpo realizando as mudanas. 05 - Vire e volte para o seu corpo. 06 - Sinta as mudanas. 07 - Quando quiser voltar ao normal, repita o mesmo processo.

Para a Unio com as Foras da Natureza


Nesse exerccio fundamental que o xam, ao por do sol, suba em um monte ( prefervel, para este exerccio que se esteja em meio a natureza) e enquanto o sol se pe, veja a sua sombra (do xam) crescer, veja-a crescendo lentamente, at ficar enorme, identifique-se com sua sombra, imagine ser sua energia crescendo, e crescendo, ento quando o sol se por totalmente, ele fundir sua sombra (energia) com toda a natureza, e isto trar a fora da natureza para o xam. um exerccio simples, porem muito poderoso. Por fim, tente manter todas as energias ativas e dirija o resto da sua ateno para a solas de seus ps, d algumas passadas grandes no compasso da sua respirao e da batida da Me Terra. Respire lentamente e abra os olhos.

Purificando seu Corpo Espiritual


Esse exerccio indicado para quando nos sentirmos desgastados e cansado aps o trabalho, visando restabelecer o equilbrio necessrio ao nosso corpo espiritual. 01 - Relaxe e feche os olhos. 02 - Sinta o seu corpo espiritual. 03 - Explore seu corpo espiritual de cima a baixo. 04 - Defina seus limites e sinta sua forma. 05 - Procure identificar a cor do seu corpo espiritual no momento. 06 - Imagine uma cachoeira ou uma lagoa. 07 - Tome um banho nela e beba um pouco d'gua, visando purificar e limpar o seu corpo espiritual. 08 - Agradea s guas e abra lentamente os olhos. Obs.: Existem alguma variaes desse exerccio, ns podemos substituir a imagem da lagoa por uma chuva. Se quisermos, substitumos as imagens mencionadas, pela Sauna Sagrada, imaginando o vapor que exala das pedras purificando o nosso Ser.

Queimando seus Apegos


Passamos parte da nossa infncia em um jogo de trocas, onde aprendemos pelos adultos que tudo que se d tem um preo, um valor. Crescemos aprendendo que se damos algo a algum esse algum tem que nos dar de volta. Isso gera muitos apegos, damos algo e queremos algo equivalente em troca do que demos, e nos viciamos a viver assim. Na verdade recebemos de volta tudo o que doamos, mas no podemos esperar que volte do mesmo lugar para onde doamos, o que doamos pode voltar a ns de lugares inesperados. A Vida um grande circulo, e tudo que fazemos retorna a ns, mais cedo ou mais tarde. Nossa sociedade ocidental a muito tempo se afastou dos ritos de passagem e rituais, to importantes para compreendermos as transformaes que se passam dentro de ns em vrios momentos da vida. Isso gera apegos infindveis durante nossa vida, conflitos familiares, amorosos, de amizade, raiva, culpa, julgamento, medo, ansiedade, angstia e etc. Isso consome de nossos corpos energticos uma demanda imensa de energia, e so como ancoras feita de nossa energia que se prendem ao passado e nos falta no momento

presente, com isso perdemos uma energia que nos cara para vida no presente, que onde vivemos. Os Huicholes do Mxico preservaram essa cultura de ritos, eles tem suas razes ancestrais influenciadas pelos Aztecas, Zapotecas, e Toltecas. Para os Huicholes o nico momento que existe o presente, o passado no pode ser modificado, eles s o vem como uma historia para contar sobre fatos ocorridos, exemplos de vida que servem como aprendizado, o futuro no existe, pois quando ele chega j presente. Ento toda nossa energia tem que estar direcionada para o presente, no podemos desperdia-la no passado ou no futuro, no momento presente que temos que disponibiliza-la. Eles praticam um ritual onde trabalham com os apegos, trabalha-se com sua historia pessoal, respirao, Fogo ou vela, gua, lenha ou um barbante e salvia. O Fogo Tatewary entre os Huicholes (O Espirito do Fogo, o primeiro Mara Akami Xam), Tatewary filho de Taupa (O Av Sol). Ele a Luz que habita em ns, nosso Fogo Interior, a Cura e a Sabedoria. Atravs da Sua Luz podemos nos Curar e Curar nossos Irmos. Assim como o Fogo transmuta a matria ele tambm pode fazer isso com o Espirito.

Ritual com o Fogo Tatewary


Antes de comear o ritual importante voc procurar estar com seus opostos equilibrados, o Fogo o elemento Masculino, e a gua elemento Feminino, quando for acender o Fogo coloque um copo com gua perto dele para lembra-lo de honrar seus dois aspectos opostos internos, Masculino e Feminino e vice versa. Acenda a salvia e purifique-se com sua fumaa. O ideal fazer em meio a Natureza, quando for fazer um retiro. bom que se prepare para ficar a noite toda, chegue durante o dia antes que o sol se ponha, ento escolha um local onde voc se sinta bem, depois pea permisso e agradea aos seres que vivem ali por permitir que voc passe a noite no territrio deles, faa isso com uma oferenda de Tabaco. Coloque suas coisas l e saia em busca de lenha, nesse momento de buscar a lenha tem incio o ritual, voc vai procurar a lenha como se estivesse procurando coisas do seu passado que o incomodem, pegue o que voc pode carregar e volte ao stio onde voc escolheu, deposite a lenha, e volte para pegar mais, lembre-se que voc vai passar a noite e no se esquea de agradecer a lenha ofertada com uma oferenda de Tabaco. Quando for acender Tatewary, pea para que seu espirito o acompanhe e o proteja a noite toda, no se esquea da gua, bom que ele seja aceso na hora do por do sol, hora em que as energias opostas se encontram e os Niericas (portais para o mundo espiritual) so abertos. Comece acendendo Tatewary com gravetos, depois respingue um pouco Dgua como os dedos em Tatewary, simbolizando a unio de seus opostos. V acendendo Tatewary, colocando gravetos e pensando em coisas pequenas do dia a dia que te incomodam. Quando a chama de Tatewary comear a subir respire fundo, imagine que sua Luz est penetrando seu ser, olhe para os gravetos como se fossem as coisas que o incomodam, expire essas coisas, profundamente...tentando senti-las sem se apegar a elas. Continue respirando fundo, observando como Tatewary transforma a

lenha (seus apegos), respire a Luz, expire seus apegos, oua como o som que ele faz ao crepitar. Tatewary vai falar com voc atravs dos seus sons, imagens e sua Luz. Aos poucos v pegando gravetos maiores, pausadamente meditando sobre o que voc se lembrou, fazendo um paralelo entre a lenha e apegos maiores, cada graveto daquele uma apego seu que vem a sua memria naquele momento, respire Luz, expire os apegos. Segue-se fazendo isso aumentando o tamanho da lenha at que voc sinta que j queimou o bastante por aquela noite, sempre respirando Luz expirando apegos. Lembre-se voc est na Natureza e ela sagrada, tome cuidado com o Fogo, faa um circulo de pedras ao redor e certifique-se de que ele no tem como se espalhar, pela manh se ele ainda estiver aceso, apague-o com gua, desmanche o circulo e espalhe as pedras pelo local, deixe tudo como voc encontrou.

Ritual com a Vela


Bom aqui o ritual mais simples e pode ser feito diariamente em casa, substitui-se o Fogo pela Vela, e a lenha por um barbante de uns 30cm ou o tamanho que voc achar suficiente. Pegue o copo dgua e coloque ao lado da Vela, acenda Tatewary e equilibre seus opostos internos, respingue gua como os dedos em Tatewary simbolizando a unio entre seus opostos. Acenda a salvia e purifique-se com sua fumaa (voc tambm pode usar incenso se no encontrar salvia). Depois pegue o barbante, respire fundo e sinta a Luz penetrando seu ser, lembre-se dos apegos que te incomodam no seu dia a dia, e de um n cego de maneira que o n fique no meio do barbante, expire os apegos, sinta-os sem julga-los, apenas sinta, a medida em que o n for se fechando imagine que seu apego est se prendendo nele. Sempre respire a Luz, e quando o n for se fechando expire os apegos sinta-os se prendendo nele. Faa isso pausadamente observando, respirando a Luz e expirando apegos. Uma bolota de ns vai se formar no meio do barbante, quando sentir que j prendeu o bastante por aquele dia queime o barbante no Fogo, respirando fundo e vendo Tatewary transformar seus apegos. Tome cuidado para no se queimar, voc pode usar uma pina ou uma tesoura para segurar o barbante enquanto queima.

Sentindo o Campo de Energia


Permanecendo parado e silencioso, feche seus olhos e exercite a segunda ateno. Concentre-se na respirao. A meditao ZEN nos coloca atento a nossa respirao, mantendo a nossa mente racional ocupada enquanto exploramos outros domnios conscientemente alertas. Sacuda suas mos vigorosamente por uns segundos e ponha-nas juntas na posio de prece. Lentamente mova suas mos com as palmas para o lado de fora do corpo. Afasteas gradualmente at que elas fiquem trinta centmetros da sua cintura. Mova as palmas de suas mos de forma circular como se estivesse limpando uma janela perceba e sinta a membrana interior d seu Campo de Energia Luminosa. Veja se ela tem uma textura rugosa? Se for elstica, se cede a presso ou firme? Sente frio? Procure empurrar e

veja at onde ele se expande? No meio urbano, o Campo de Energia Luminosa est estreitamente ao redor de nosso corpo, parece uma cpsula de sede, mas em poucos dias em contato com a natureza se expande at chegar a distncia de um metro ao redor do nosso corpo (se alcana esticando os braos). Se tem algumas falha, como um buraco, esses lugares nos mostra onde nossa membrana luminosa dbil, por onde podemos perder energia ou por onde pode ser atingida por energias ou emoes pertencentes aos outros. Procure ver a cor de seu Corpo de Energia Luminosa. Quando estiver pronto, retorne suas mos a posio de prece e respire lentamente para balancear sua energia. Pratique este exerccio at ter condies claras de sentir a textura hasta e perceber toda sua extenso.

Tcnica Asteca para Projeo Astral


Chapultepec uma Palavra Asteca derivada de duas raizes: 1- Chapul = grilo 2- Tepec = cerro ( morro ou pequena montanha) Um grande segredo e uma grande prtica se escondem atrs de um som to simples e montono como o canto de um grilo. Esse bichinho que na antiguidade era capturado e vendido a preo de ouro para os sacerdotes da poca. Vrios documentos secretos antigos e pinturas como a de um quadro que esta no museu de antropologia da cidade do Mxico, relacionam a projeo consciente praticada pelos xams Astecas, ao som do canto do grilo. O canto do grilo a voz sutil da glndula pineal (chakra coronrio), exatamente aquele som interno que se ouve quando ficamos em um lugar totalmente silencioso, aquele silvo meio "carregado" que vem de dentro de nossa cabea, no nada externo, o som do trabalho da glndula pineal, um som natural que nos acompanha desde que nascemos e nem lembramos que existe. O segredo esta em se concentrar nesse som agudo to parecido ao cantar de um, grilo, colocando nele toda nossa ateno. Com o corpo deitado, barriga para cima, concentrar-se nesse som interno, aumentandolhe a ressonncia atravs da vontade. Reparar que quanto mais adormece o fsico, mais a ressonncia aumenta, pode-se intensificar esse efeito ainda mais colocando os olhos fechados na posio focando o chakra frontal ( meio vesgo). Quanto mais se intensifica o som, mais a pineal "trabalha", quanto mais ela trabalha, mais se intensifica o som, formando um circulo que nos leva rapidamente ao estado de projeo consciente. Essa uma pratica poderosssima, que no tarda a mostrar seus resultados (o silvo agudo produzido pela pineal sentido por muitos que j tiveram projeo consciente no momento do desprendimento, independente de provocado ou no, deixando claro que esta intimamente relacionado ao desprendimento). Se quiser ir mais longe, aps a sada concentre-se em ir ao "Templo de Chapultepec", (a prtica acima favorece), no se assuste ao encontrar em seus portes, os seus guardies com suas espadas em riste, no so para voc, mas para todo aquele que representa o mal.

Macete: Para auxiliar a prtica, quando estiver concentrado no som do Grilo, faa mentalmente o mantra " IN" dessa forma: iiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnn..., alongando tanto quanto possvel, e acompanhando o som da pineal. Obs. cuidado com essa pratica, muito "forte" e alm da projeo, provoca coisas do "arco da velha".

Um Encantamento para obter Fora


Este exerccio e para quando nos sentirmos sem foras de prosseguir na nossa jornada, apesar de ser um exerccio simples, grande utilidade para todos ns, para nos aliviar do stress dirio em que vivemos. V at a natureza, e l encontre a maior e mais bela rvore, com respeito e com altivez se aproxime, pea permisso para a rvore e a toque. Diga mais ou menos o seguinte: - Oh, rvore forte! Chefe de muitas rvores, eu te abrao. Oh chefe altaneiro! Toma esta fraqueza de minhas costas! (encoste a coluna na rvore). D-me fora em seu lugar. Toma esta fraqueza de meus braos! (abrace-a) D-me fora em seu lugar. Deixame sentir como tu s forte e resistente!(toque todo o corpo na rvore) Deixa-me ser altivo como tu s. Ereto entre o Pai Cu que est acima e a Me Terra que esta abaixo! Deixa-me estar protegido da tormenta e abenoado em cada membro! H! Oferea tabaco ou cristais, em homenagem e reconhecimento rvore. Exerccio enviado por Andr Panizzi "Gavio-Real" (Xam, membro-fundador do Cl Lobos do Cerrado).

Viso Etrica
Este exerccio nos ajuda a desenvolver a faculdade da viso Etrica, que no vem naturalmente para todos ns e sim como um dom para alguns. A viso Etrica a Viso das auras. Consegue-se isto, indo-se para o campo ou um parque arborizado, tentando ver a aura das rvores. Para simplificar podemos usar vasos de plantas dentro de nossa casa, sem problema algum. Quanto mais viosas (bonitas, cheias de vida) estiverem as plantas no vaso, melhores sero os resultados. Veja o exerccio logo abaixo: A tcnica muito simples, apenas olhe em direo ao objeto, mas no exatamente para ele, vagarosamente v desenfocando os olhos, depois voc ver uma aura colorida ao redor do objeto vivo. Pratique este exerccio com vrios objetos, assim que tal percepo e facilidade para visualizar auras for alcanada, num esforo para discernir a extenso e as cores variveis das auras ao redor dos diferentes objetos tente algumas vezes ver a aura das outras pessoas e procure estudar o significado de cada cor se isto for de seu interesse.

You might also like