You are on page 1of 29

ostrando postagens com marcador Como fazer paginao.

Mostrar todas as postagens


Tags: Como fazer paginao68 comentrios

Como fazer paginao no Word 2007/2010


Se existe algo em um Trabalho Cientfico (TC) que coaduna com o estresse do autor, se chama Paginao. Pois esta a parte que a maioria deixa para o final do TC estando o mesmo estressado com pesquisas, leituras, citaes, escritas... e quando supe que o TC est bom, vem o(a) professor(a) de Metodologia e corrige quase tudo. A pessoa sente-se quase que um povilu da sociedade e o pior de tudo a ausncia de tempo. E quando o autor do TC pergunta ao(a) professor(a) de Metodologia como se faz para paginar, a resposta quase que na sua totalidade : Utiliza caixa de texto e retira a borda. Meu nobre amigo, se voc est lendo esta postagem que algo semelhante deve ter acontecido contigo (pois aconteceu comigo). Porm se utilizar caixa de texto e precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho ir desconfigur-lo e o estresse aumentar sendo nefasto concluso do seu TC. No entanto, o escopo deste tutorial mitigar seu estresse explicando a maneira correta, seguindo a ABNT, para realizar uma paginao automtica, que independe se ir acrescentar ou excluir textos ou pginas em seu TC. O 1 passo identificar quais pginas sero numeradas. importante considerar o que dispe a ABNT com relao paginao, onde normatiza que a Capa no contada e nem numerada e que, a partir da Folha de Rosto, todas as pginas devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas at o Sumrio(inclusive), sendo que a partir da Introduo at o final do trabalho todas as pginas sero numeradas seguindo a contagem consecutiva. Simplificando: a) Elementos Pr-textuais: Capa (obrigatrio) No contada. Nem numerada. Lombada (opcional) conta-se, mas no numera. Folha de rosto (obrigatrio) conta-se, mas no numera. Errata (opcional) conta-se, mas no numera. Folha de aprovao (obrigatrio) conta-se, mas no numera. Dedicatria(s) (opcional) conta-se, mas no numera. Agradecimento(s) (opcional) conta-se, mas no numera. Epgrafe (opcional) conta-se, mas no numera. Resumo na lngua verncula (obrigatrio) conta-se, mas no numera. Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) conta-se, mas no numera. Lista de ilustraes (opcional) conta-se, mas no numera. Lista de tabelas (opcional) conta-se, mas no numera. Lista de abreviaturas e siglas (opcional) conta-se, mas no numera. Lista de smbolos (opcional) conta-se, mas no numera. Sumrio (obrigatrio) conta-se, mas no numera. b) Elementos Textuais:

Introduo inicia-se a numerao das pginas na Introduo(1). Desenvolvimento conta-se e numera sequencialmente. Concluso conta-se e numera sequencialmente. c) Elementos Ps-textuais Referncias (obrigatrio) conta-se e numera sequencialmente. Glossrio (opcional) conta-se e numera sequencialmente. Apndice(s) (opcional) conta-se e numera sequencialmente*. Anexo(s) (opcional) conta-se e numera sequencialmente*. ndice(s) (opcional) conta-se e numera sequencialmente. *S no sero numerados os Apndices e/ou Anexos se possurem estrutura fsica diferente do trabalho, ou seja, se no fizerem parte do TC ou possurem paginao prpria (por exemplo, cpia de pgina de jornal, revista, formulrio, mapa, etc.). O 2 passo inserir Quebras de Seo nas pginas que no sero numeradas. Este passo serve para impedir que aparea a numerao nestas pginas que no devem ser numeradas e pode ser feito da seguinte forma: a) Clique no final do texto da pgina que se deseja quebrar - clique na aba Layout da Pgina e em Quebras. Selecione a opo Prxima Pgina em Quebras de Seo, conforme a figura:

_____________
(1)No entanto isto no significa que ela ser a pgina n 1. Pois, de acordo com o item anterior, ir depender da quantidade de Elementos Pr-Textuais existentes em seu trabalho. importante lembrar que isto varia conforme o contedo do trabalho, bem como as exigncias da Instituio de Ensino.

Obs.: voc s conseguir visualizar a Quebra de Seo (bem como vrios outros elementos) se voc selecionar o smbolo (Mostrar Tudo), visto que essa opo possibilita mostrar todas as marcas de pargrafos e smbolos de formataes ocultos.

Para selecionar esta opo basta clicar no smbolo que aparece na Pgina Inicial do seu Word 2007/2010, ou pressionar, simultaneamente, as teclas (Ctrl+Shift+*):

Verifique como ficam as pginas que possuem Quebra de Seo:

As pginas em que devem ser inseridas Quebras de Seo so as que contm os Elementos Pr-textuais, mencionados na alnea a) do 1 passo deste Tutorial, at o Sumrio, ou seja, do Sumrio em diante deve-se inserir Quebra de Pgina e no Quebra de Seo. Lembre-se: os elementos Pr-textuais so contados, mas no numerados e no aparecem no Sumrio. O 3 passo inserir os nmeros das pginas, para tanto, coloque o cursor na primeira pgina a ser numerada, ou seja, INTRODUO clique na aba Inserir Nmero de Pgina Incio da Pgina Nmero sem Formatao 3 (que indica que a numerao ser no canto direito da pgina), conforme a figura abaixo:

Na aba Design, desmarque a opo Vincular ao Anterior.

Ao desvincular as sees anteriores, necessrio apagar as numeraes que aparecem nas pginas e que no devem ser numeradas. Para isso selecione a numerao do item anterior (SUMRIO) e o apague (delete).

Com isso ir excluir as numeraes, desnecessrias, dos elementos Pr-textuais.

Este procedimento no ir alterar a numerao das pginas subsequentes.

O 4 passo formatar os nmeros das pginas, porm deve-se observar que: a) A numerao das pginas deve ser em algarismo arbico(1), com a mesma fonte utilizada no trabalho (Arial ou Times New Roman)(2) e com tamanho menor que 12, sendo uniforme(3). Neste caso indica-se a fonte tamanho 10 para que no destoe tanto dos demais textos(4). Para isso, selecione os nmeros das pginas e altere a fonte. _____________
(1)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4). (2)Normalmente recomendado, mas no h especificao junto a ABNT. (3)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1). (4)Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme. NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1).

importante lembrar que a Capa, alm de no ser numerada tambm no contada. Ento ser preciso contar quantas pginas de elementos Prtextuais possui o seu TC a partir da Folha de Rosto. No exemplo utilizado neste Tutorial tem-se apenas duas folhas, a Folha de Rosto e o Sumrio(6). Portanto a INTRODUO (deste exemplo) ser a pgina 3. Observe que ela aparece como p. 4, pois o Word conta a Capa automaticamente. Para configurar essa numerao basta efetuar as seguintes mudanas:

Se o cabealho no estiver aberto, clique 2 vezes em cima do nmero da pgina para ativar a aba Design... _____________
(6)O Sumrio deve ser localizado como o ltimo elemento Pr-textual. NBR 6027 de 30 de maio 2003 na seo 4.

...selecione a opo Nmero de Pgina Clique em Formatar Nmeros de Pgina.

Na prxima janela marque a opo Iniciar em, digite o nmero da 1 pgina que ser numerada (lembre-se que se contam todos os elementos Prtextuais, menos a Capa) a qual neste exemplo a p. 3 e clique em OK.

Porm a numerao deve ser colocada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha(7). Para isso, se o cabealho no estiver aberto, clique 2 vezes em cima do nmero da pgina para ativar a aba Design (explicado anteriormente) clique na opo Cabealho Acima e marque 2cm.

_____________

(7)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4).

Est Pronta a Paginao do seu Trabalho Cientfico. Veja o resultado nas figuras, abaixo, do exemplo:

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo. Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 6027 Informao e documentao - Sumrio Apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010. ______. NBR 14724 - Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

Mostrando postagens com marcador Como fazer Sumrio Automtico.Mostrar todas as postagens
Tags: Como fazer Sumrio Automtico27 comentrios

Como fazer um Sumrio Automtico Word 2007/2010


Analogamente, seguindo o mesmo raciocnio da postagem Como fazer paginao, este tutorial explicar uma maneira simples para confeccionar um Sumrio de maneira automtica, onde, se precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho no ir desconfigur-lo e as pginas sero atualizadas automaticamente.

1 passo: seleciona-se as sees que iro compor o sumrio. Para tanto deve-se selecionar o primeiro termo INTRODUO(1) depois, com a tecla ctrl pressionada, seleciona-se as demais sees do sumrio conforme exemplo abaixo:

_____________
(1)Conforme NBR 6027 de maio de 2003 (ver 5.3), Os elementos pr-textuais no devem contar no sumrio. (grifo nosso).

INTRODUO

Todos os itens e subitens estaro em nesta folha para melhor compreenso.

1 MANOEL ALVES DAMASCENA JNIOR

Texto relativo a este item.

1.1 Manoel

Texto relativo a este subitem.

1.2 Alves

Texto relativo a este subitem.

2 DAMASCENA JNIOR

Texto relativo a este item.

CONCLUSO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APNDICE A TUDO SOBRE MONOGRAFIAS

2 passo: em Incio para word 2007 ou Pgina Inicial para word 2010 clique no boto Mais...

... agora selecione estilo Ttulo do livro (que o mais indicado por no mudar a configurao do texto).

3 passo: Clique em Referncias e adicione o texto selecionado no Nvel 1.

4 passo: coloque o cursor no local desejado para alocar o Sumrio (sendo ele o ltimo elemento pr-textual deve vir antes da INTRODUO, centralizado e com o mesmo tipo de fonte utilizado nas sees primrias).(2) _____________
(2)Conforme NBR 6027 de maio de 2003 (ver 5.1).

5 passo: clique na aba Referncias e no item Sumrio.

6 passo: selecione e formate as sees do Sumrio, conforme o que foi citado no 3 passo deste tutorial e o que rege a NBR 6024 de maio de 2003, citada no tutorial Como fazer uma Numerao Progressiva, seguindo o exemplo abaixo:

Pronto. O Sumrio automtico est criado.

Para realizar alguma alterao como tamanho da fonte e cor, espaamento, negrito, itlico, etc., deve-se selecionar o item necessrio e realizar a referida alterao. Qualquer alterao que se fizer necessria ao Trabalho, que ocorra uma mudana nas pginas, as numeraes relativas ao Sumrio sero corrigidas automaticamente. Nota:(3) o nmero correspondente s pginas das sees do sumrio pode ser apresentado pelo nmero da primeira pgina (conforme o exemplo acima demonstrado) ou pelos nmeros das pginas iniciais e finais, separadas por hfen, ex.:

_____________
(3)Conforme NBR 6027 de maro de 2003 (ver 5.4.4).

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo. Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 6027 Informao e documentao - Sumrio Apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.
Tags: Como fazer Sumrio Automtico11 comentrios

Como fazer um Sumrio Automtico Word 2003


Analogamente, seguindo o mesmo raciocnio da postagem Como fazer paginao, este tutorial explicar uma maneira simples para confeccionar um Sumrio de maneira automtica, onde, se precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho no ir desconfigur-lo e as pginas sero atualizadas automaticamente.

1 passo: se na tela principal do word no aparece a opo Estrutura de tpicos...

... deve-se clicar com o boto direito do mouse sobre a barra de Ferramentas e selecionar a opo Estrutura de tpicos para habilit-la.

Na Barra de Ferramentas aparecer a opo Estrutura de tpicos;

2 passo: selecione as sees que iro compor o sumrio. Para tanto deve-se selecionar o primeiro termo INTRODUO(1) depois, com a tecla ctrl pressionada, seleciona-se as demais sees do sumrio conforme exemplo abaixo:

_____________

(1)Conforme NBR 6027 de maio de 2003 (ver 5.3), Os elementos pr-textuais no devem contar no sumrio. (grifo nosso).

INTRODUO

Todos os itens e subitens estaro em sequncia para melhor compreenso.

1 MANOEL ALVES DAMASCENA JNIOR

Texto relativo a este item.

1.1 Manoel

Texto relativo a este subitem.

1.2 Alves

Texto relativo a este subitem.

2 DAMASCENA JNIOR

Texto relativo a este item.

CONCLUSO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APNDICE A TUDO SOBRE MONOGRAFIAS

3 passo: na caixa Nvel de tpico, da opo Estrutura de tpicos que foi inserido no item a) deste tutorial, escolha um dos nveis, ex.: nvel 1;

4 passo: coloque o cursor no local desejado para alocar o Sumrio (sendo ele o ltimo elemento pr-textual deve vir antes da INTRODUO, centralizado e com o mesmo tipo de fonte utilizado nas sees primrias).(2)Clique na sequncia: Inserir Referncias ndices;

_____________

(2)Conforme NBR 6027 de maio de 2003 (ver 5.1).

5 passo: na prxima tela v em ndice analtico, deixando toda caixa conforme exemplo abaixo, mudando somente o campo Mostrar nveis conforme a quantidade de sees que possui o seu Trabalho, e clique ok.

6 passo: selecione e formate as sees do Sumrio, conforme o que foi citado no 4 passo deste tutorial e o que rege a NBR 6024 de maio de 2003, citada no tutorial Como fazer uma Numerao Progressiva, seguindo o exemplo abaixo:

Pronto. O Sumrio automtico est criado. Para realizar alguma alterao como tamanho da fonte e cor, espaamento, negrito, itlico, etc., deve-se selecionar o item necessrio e realizar a referida alterao. Lembre-se que qualquer alterao que se fizer necessria ao Trabalho, que ocorra uma mudana nas pginas, as numeraes relativas ao Sumrio sero corrigidas automaticamente.

Nota:(3) o nmero correspondente s pginas das sees do sumrio pode ser apresentado pelo nmero da primeira pgina (conforme o exemplo acima demonstrado) ou pelos nmeros das pginas iniciais e finais, separadas por hfen, ex.:

_____________

(3)Conforme NBR 6027 de maro de 2003 (ver 5.4.4).

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo.

Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 6027 Informao e documentao - Sumrio Apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

Mostrando postagens com marcador Como Inserir Nmero de Chamada.Mostrar todas as postagens
Tags: Como Inserir Nmero de Chamada0 comentrios

Como Inserir Nmero de Chamada Word 2007/2010


Em muitos trabalhos faz-se necessrio a utilizao do nmero de chamada, remetendo a uma nota de rodap, tanto para explicar com mais entendimento algo, quanto para citar um autor (NBR 10520:2002). Porm, conforme a NBR citada (ver 6.2.2) o nmero de chamada pode ser feito entre parnteses no decorrer do texto ou situado um pouco acima do mesmo (em forma sobrescrita ou expoente), ex.: a) b) Este exemplo pode ser feito, mas no aconselhvel. (1) o mais aconselhvel tanto esteticamente, quanto em praticidade.1 No entanto ser explicado como inserir o nmero de chamada exemplificado na alnea b) por denotar um Trabalho Cientfico (TC) mais profissional, sendo que o Word pode inseri-lo de forma sequencial e automtica. O exemplo da alnea a) no automtico requerendo, do autor do TC, mais uma preocupao em no errar a sequencia numrica dos nmeros de chamada. Ento, como faz-lo de maneira correta e automtica? Para o Word 2007-2010 deve-se clicar na aba Referncias e em Inserir Nota de Rodap.

Porm, h um atalho muito mais prtico, rpido e independe da verso do word que se est utilizando. necessrio a juno de 3 (trs) teclas que so Ctrl+Alt+F. No entanto para indicao correta do lugar onde pressionar as teclas citadas, bem como o procedimento correspondente para realizar a citao, deve-se observar a NBR supracitada e tomar o seguinte cuidado:

a)

Se a citao for menor que trs linhas, deve-se pressionar as trs teclas aps as aspas

duplas, ex.: O tempo madura todas as coisas. Nenhum homem nasce sbio.1

_____________
1

Miguel de Cervantes.

b)

Se a citao for maior que trs linhas, realiza-se o procedimento descrito emComo

fazer Citaes e pressiona-se as trs teclas ao trmino da referida citao, ex.:

A teleconferncia permite ao indivduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone, e computador. Atravs de udio-conferncia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de udio pode ser emitido em um salo de qualquer dimenso.1

_____________
1

NICHOLS, 1993 apud TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 10520 Informao e documentao citaes em documentos apresentao. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2002.

Conforme a NBR 14724:2005 (ver 5.3.1) 5.3.1 Notas de rodap As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Porm, no Word, o filete (separador de nota de rodap) est padronizado para ser inserido com 5 cm a partir da margem esquerda. Portanto, para resolver este impasse deve-se proceder da seguinte maneira:

1 inserir o primeiro nmero de chamada (Ctrl+Alt+F); 2 mudar o modo de Exibio para o modo Rascunho, clicando na aba Exibio Racunho;

3 Clique duas vezes sobre o primeiro nmero de chamada e aparecer uma tela similar a figura abaixo, onde pode-se realizar as alteraes necessrias, como deletar o espao entre o nmero de chamada e o incio do texto, mudar o tamanho e a fonte da letra (tamanho 10 e fonte conforme o seu TC, ou Arial ou Times New Roman). Para tanto deve-se selecionar o nmero 1 e o texto da nota de rodap.

4 Clique na caixa de Notas e escolha Separador de nota de rodap;

5 O cursor ficar piscando no incio do separador de nota de rodap, ento pressione duas vezes a tecla Del para selecion-lo e delet-lo;

6 Mantenha pressionada a tecla Shift e pressione 13 vezes a tecla underline (normalmente na mesma tecla junto com o sinal de subtrao). Aps confeccionar o novo separador ou filete com 3 cm, clique em Layout de impresso.

7 Aps confeccionar o novo separador ou filete com 3 cm, clique em Layout de impresso para retornar ao texto normal.

Pronto, a configurao para inserir nmeros de chamada com Notas de Rodap conforme a ABNT foi realizada.

Observaes segundo a NBR 10520:

1) na seo 7 - no existe espao entre o nmero de rodap e o texto, conforme o exemplo de nota de rodap na pgina anterior;

2) ver 7.1.1 - ao citar uma obra, pela primeira vez em nota de rodap, deve-se faz-la de maneira completa, ex.: _____________
8

FARIA, Jos Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Malheiros, 1994.

3) ver 7.1.2: a) caso ocorra outra referncia, na mesma lauda, da mesma obra e mesmo autor, deve-se utilizar a expresso Ibidem ou Ibid. na mesma obra. Ex.: _____________
3

DAMASCENA JNIOR, 2011, p. 17. Ibid, p. 19.

b) caso ocorra outra referncia, na mesma lauda, da mesma obra e mesmo autor,mas com datas de publicaes diferentes, deve-se utilizar a expresso Idem ou Id. mesmo autor. Ex.: _____________
8

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 1989, p. 9.

Id, 2000, p. 19.

c) caso ocorra outra referncia, na mesma lauda, de uma referencia j citada anteriormente, deve-se indicar o nome do autor e utilizar a expresso Opus citatum, opere citato obra citada op. cit. Ex.: _____________
8

ADORNO, 1996, p. 38. GARLAND, 1990, p. 42-43. ADORNO, op. cit., p. 40.

10

d) caso ocorra consultas em vrias passagens numa mesma obra, deve-se utilizar a expresso Passim aqui e ali, em diversas passagens passim. Ex.: _____________
5

RIBEIRO, 1997, passim.

e) caso ocorra outra referncia, na mesma lauda, da mesma obra e mesmo autor, mesma data e mesma(s) pgina(s), deve-se indicar o nome do autor e utilizar a expresso Loco citado no lugar citado loc. cit. Ex.: _____________
4

TOMASELLI: PORTER, 9912, p. 33-46. TOMASELLI: PORTER, loc. cit.

f) caso ocorra outra referncia, na mesma lauda, e seja necessrio informar ao leitor que o mesmo pode comparar uma referida informao, deve-se utilizar a expresso Confira, confronte Cf. e indicar o nome do autor. Ex.: _____________
3

Cf. CALDIERA, 1992.

g) Caso seja necessrio informar ao leitor que a referencia inicia em uma determinada pgina e prossegue, deve-se indicar o nome do autor e utilizar a expresso Sequentia seguinte ou que se segue et seq. Ex.: _____________

FOUCALT, 1994, p. 17 et seq.

4) ver 7.1.3 - se for referenciar um autor que foi citado por outro autor deve-se utilizar a expresso apud citado por, conforme segundo. Porm pode-se utilizar, alm da nota de rodap, no decorrer do texto, exemplos:

a) Em nota de rodap, _____________


3

EVANS, 1987 apud SAGE, 1992, p. 2-3.

b) No decorrer do texto, No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que comea com uma fixao ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

5) ver 7.2 - se a nota de rodap for uma Nota Explicativa, realiza-se o procedimento para inserir o nmero de chamada seguindo o texto explicativo conforme o exemplo: _____________
1

Se a tendncia universalizao das representaes sobre a periodizao dos ciclos de vida desrespeita a especificidade dos valores culturais de vrios grupos, ela condio para a constituio de adeses e grupos de presso integrados moralizao de tais formas de insero de crianas e de jovens.

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo. Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica.

Bom Trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 10520 - Informao e documentao citaes em documentos apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

______. NBR 14724 - Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil,2010.

Mostrando postagens com marcador Diferena entre Anexo e Apndice.Mostrar todas as postagens
Tags: Diferena entre Anexo e Apndice8 comentrios

Diferena entre Anexo e Apndice


Segundo a NBR 14724 de dezembro de 2005, a diferena primordial entre Anexo e Apndice que o Anexo um texto ou documento no elaborado pelo autor do Trabalho Cientfico (TC) (monografia, tese, etc.) e o Apndice um texto ou documento elaborado pelo autor do TC, ou seja, se foi necessrio voc criar uma entrevista, um relatrio, ou qualquer documento com o escopo de complementar sua argumentao, deve-se utilizar o termo Apndice e no Anexo. Exemplos:

ANEXO A Documento ou texto no elaborado pelo autor

APNDICE A Documento ou texto elaborado pelo autor

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo.

Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 14724 - Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.
Postagens mais recentesIncio Assinar: Postagens (Atom)

Mostrando postagens com marcador Diferena entre Tabela e Quadro.Mostrar todas as postagens
Tags: Diferena entre Tabela e Quadro5 comentrios

Diferena entre Tabela e Quadro


A diferena primordial entre tabela e quadro a formatao. A

tabela segue a normatizao

da NBR 14724 subitem 5.10, as quais sero confeccionadas seguindo as Normas Tabular do IBGE (1993),(1) ou seja, possui um ttulo, um cabealho, um corpo contendo as informaes, uma linha de fechamento, uma fonte e, se for o caso, uma nota explicativa. Porm suas laterais no so fechadas. J os quadros possuem as mesmas especificaes citadas na tabela sendo suas laterais fechadas. a) Exemplo de tabela:

Tabela 1: Modelo de tabela.

Fonte: Prprio autor.

b) Exemplo de quadro:

Quadro 1: Modelo de quadro.

Fonte: Prprio autor.

Observao: caso uma tabela ou quadro no caiba numa folha deve-se inserir a terminologia (continua) onde este aparecer pela primeira vez e deve-se repetir, na prxima folha, o ttulo da tabela (ex.: Tabela 1: Taxa de crescimento...) e o cabealho inserindo a terminologia (continuao), sendo que na folha onde finalizar a tabela ou quadro deve-se inserir a terminologia (concluso). Outrossim, caso uma tabela ou quadro possuir muitas linhas e pouca coluna, pode-se dispor em duas ou mais partes, sendo estas separadas por um trao duplo vertical, conforme exemplo abaixo:(2)

_____________
1ESTATSTICA, Fundao Estatuto Brasileiro de Geografia e. Normas de apresentao Tabular. Disponvel em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20%20RJ/normastabular.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2010. 2ESTATSTICA, op. cit., nota 1.

Se este tutorial foi til para voc, por favor, deixe um comentrio e indique este Blog para um amigo.

Vamos fazer que este Blog seja SUA um Servio de Utilidade Acadmica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ESTATSTICA, Fundao Estatuto Brasileiro de Geografia apresentao Tabular. Disponvel <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20%20RJ/normastabular.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2010. e. Normas de em:

TCNICAS, Associao Brasileira de Normas. NBR 14724 - Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Exemplar para uso exclusivo Manoel Alves Damascena Jnior. Rio de Janeiro: Impresso no Brasil, 2010.

Postagens mais recentesPostagens mais antigasIncio Assinar: Posta

You might also like