You are on page 1of 12

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1

SOCIEDADE E CULTURA NUM MUNDO EM MUDANA


AS MUDANAS SOCIAIS:

Da prosperidade do incio do sculo:

- Belle poque perodo de paz e prosperidade econmica vivido pela sociedade ocidental entre 1890 e a 1 Guerra Mundial.

- alta burguesia poca de afirmao de poder e de ostentao (exibio) da riqueza.

- Classes mdias alcanaram razovel nvel de vida.

- aumentou o nmero de profissionais liberais, de pequenos e mdios empresrios e de colarinhos brancos devido ao desenvolvimento da indstria e dos servios.

- Opinio Pblica maneira de pensar da maioria das pessoas numa sociedade.

1 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


instabilidade social do Ps-Guerra:

- Novos ricos e novos pobres - desvalorizao da moeda e inflao vertiginosa levou a que alguns empobrecessem. - aumento do descontentamento entre as classes mais populares devido subida dos preos. - Operariado intensificou a sua luta - Sindicatos mobilizavam manifestaes e greves gigantescas - Classes mdias receavam o alastrar da revoluo sovitica - Burgueses aderiam aos partidos conservadores.

Emancipao Feminina:

- Alterao do papel da mulher durante a guerra as mulheres tinham substitudo os homens em vrias atividades profissionais;

- Nos anos 20 as mulheres comearam a libertar-se da situao de dependncia em relao ao homem, tanto na famlia como na sociedade.

- Movimentos feministas lutaram pela igualdade de direitos e conseguiram em muitos pases o direito de voto.

REVOLUO NOS VALORES MORAIS E NOS COSTUMES:

2 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


Os valores tradicionais:

- sociedade burguesa caracterizou-se pelo otimismo e pela alegria de viver.

-acreditava-se que o progresso resultava da superioridade dos valores morais da burguesia: dedicao ao trabalho, esforo individual, devoo pela famlia e pela ptria.

O choque da guerra: - com o choque da guerra instalou-se a descrena na superioridade moral da civilizao Europeia. - Mudanas radicais nos costumes: ansia de gozar a vida. Cresceu o nmero de divrcios, comeou a enfraquecer a autoridade familiar. - Crescente independncia da mulher.

Os loucos anos vinte ( roaring twenties): - jovens burgueses entregavam-se fria de viver, busca desenfreada de prazeres e divertimentos. - aumentou o entusiasmo pela vida noturna -Novos ritmos musicais como o jazz, danas como o foxtrot e o charleston - mudanas no vesturio e moda em geral as raparigas passaram a usar saias curtas e cabelos cortados garonne. Fumam, praticam desporto, viajam sozinhas, frequentam clubes noturnos ( estes comportamentos escandalizavam famlias conservadora mas foram-se generalizando). - Culto pela velocidade paixo pelos automveis e avies. 3 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1

A CULTURA DE MASSAS:

Cultura de massas e mass media:

- sociedade de massas com o crescimento populacional nos centros urbanos

- surgiu um novo tipo de cultura popular e acessvel virada para a satisfao dos gostos do grande pblico, da grande massa da populao. Foi a chamada cultura de massas fonte de divertimento e evaso(fuga) para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.

- Mass media imprensa, radio, televiso difundiam a cultura de massas e acabaram por gerar uma industria muito poderosa.

O cinema, uma fbrica de iluses:

- Hollywood era na segunda dcada do sculo um dos maiores centro de produo de filmes mudos (filmes sonoros datam de 1927). - Os filmes proporcionavam aos espectadores horas de emoes,

fantasias, iluses romnticas. - Estrelas como Rodolfo Valentino, Charlot, Greta Garbo eram adoradas por milhes de pessoas. - Cinema industria de divertimento e tambm uma arte capaz de despertar a sensibilidade e a reflexo. Foram lanadas as bases da 4 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


nova arte cinematogrfica com grandes realizadores como Charlie Chaplin ( E.U.A).

A RENOVAO CIENTFICA:

Uma mudana de perspetiva:

- Sculo XIX xitos da cincia e da tcnica tinham levado a acreditar que se conseguiria desvendar todas as leis que regulam o universo. - Incio do Sculo XX: cincia passou por uma profunda mudana de perspetivas;Novas investigaes vieram mostrar que o mundo fsico e os fenmenos da vida eram mais complexos do que se julgava; Surgem novas teorias que deram origem a avanos importantes ao

nvel tecnolgico.

Revoluo nas cincias fsicas e biolgicas:

Max Planck teoria quntica; Albert Einstein Teoria da Relatividade ( que veio abalar as descobertas
de Sir Isaac Newton do Sculo XVII.

Rutherford desintegrao do tomo. Biologia estudo da estrutura da matria viva atravs do microscpio
aperfeioado

Bacteriologia e bioqumica levaram a avano s na medicina, tendo sido


descobertos vrus e tambm novos medicamentos como as sulfamidas e a penicilina .

5 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


O Avano nas cincias humanas:

- Cincias Humanas - Dedicam-se ao estudo do comportamento do indivduo e das sociedades. - Psicologia - Estudo do comportamento humano - Sociologia - Estudo da estrutura das relaes sociais. - Histria - Estudo da estrutura das relaes sociais. - Economia - Estudo da forma de combinao de recursos para produo de bens que satisfaam as necessidades dos indivduos.

- Sigmund Freud (Psicologia) criou o mtodo psicanaltico ( que permitia estudar o inconsciente e tratar perturbaes mentais).

John Keynes (Economia)


Ops-se s concees de Karl Marx ( que tinham muitos defensores). Escreveu o Tratado da Moeda

Marc Bloch ( Histria) foi fundador da revista Annales dHistoire


conomique et Sociale, ali tambm colaboraram historiadores como Lucien Febvre e Fernand Braudel.

A REVOLUO NA ARTE E NA LITERATURA:

Uma multiplicidade de experincias:

- entre 1890 e os anos 30 do sculo XX rompeu-se com as regras e convenes artsticas e literrias do passado. 6 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


- ensaiaram-se experiencias ousadas e originais - Procura de novas formas de expresso que refletia esprito de rebeldia e as inquietaes que se viviam. - Paris capital da cultura da Europa ali acorriam artistas e pintores de todas as nacionalidades para estarem a par dos movimentos de vanguarda. - Movimentos de vanguarda tendncias artsticas e literrias mais avanadas, mais revolucionrias.

Primeiros sinais de inovao: - Expressionismo corrente artstica que deforma a realidade para lhe dar maior poder expressivo ( Munch, Otto Dix) - Fauvismo ( do Francs Fauve fera) grupo de pintores que escandalizou os contemporneos ao usar nos quadros cores violentas de forma arbitrria. ( Matisse, Drain, Vlaminck)

As grandes ruturas:

- Grande revoluo nas artes plsticas d-se por volta de 1907 com o cubismo e o abstracionismo.

- Cubismo imagem natural de pessoas e objetos reduzida a formas geomtricas como cubo, cilindro, cone e esfera. Figuras so decompostas em planos geomtricos que representam vrios ngulos de viso do mesmo objeto. ( Picasso, Braque, Gris). - Abstracionismo deixa de representar figuras concretas. Pintura no figurativa, no reproduz figuras nem retrata temas, o objeto desaparece sendo substitudo por linhas e manchas de cor que se abstraem da realidade. Representa emoes e sentimentos do autor 7 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


e desperta diferentes interpretaes. (Kadinsky, Mondrian, Paul Klee).

A proliferao de tendncias:

- Futurismo Procura captar o dinamismo da vida moderna; rejeio do passado e da tradio, exaltao da sociedade industrial. Transmite sensaes de velocidade e de movimento.(Balla, Boccioni, Marinetti).

- Surrealismo inspirado pela psicanlise de Freud, explora o mundo dos sonhos, da alucinao, do inconsciente. Pinturas surrealistas representam imagens estranhas, irreais, deformaes monstruosas, fantasmagricas a par de figuras reais. ( Magritte, Salvador Dali)

A renovao literria:

- Criao literria virou-se para a explorao do eu (vivncias e impresses pessoais do autor). - Poesia marcada pelo simbolismo ( Rilke, T.S. Eliot; Fernando Pessoa) - Romance subtil anlise de sentimentos e recordaes e complexa construo da narrativa (James Joyce e Marcel Proust). - Outros autores Virginia Wolf; Kafka, Thomas Man, Gorky.

A ARQUITETURA MODERNA:

8 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


Origens do modernismo arquitetnico:

- Arte Nova extica (Gaudi).

formas ondulantes, ornamentao exuberante e

- Nova tcnica de construo cimento armado - Arquitetura funcional edifcios adaptados funo a que se destinavam. Formas rectilineas, superfcies planas, pouca decorao, materiais como beto, vidro e ao. (Escola de Chicago E.U.A e Europa).

O Programa da Bauhaus:

- Bauhaus 1919 escola de artes plsticas nascida na Alemanha, fundada por Walter Gropius que defendia a unidade de todas as artes e a sua colocao ao servio do pblico.

- Desenvolveram o Design criao de objetos utilitrios, artsticos e funcionais ao mesmo tempo, e capazes de serem produzidos em srie ( industrialmente).

O triunfo do funcionalismo:

- Funcionalismo - edifcios adaptados funo a que se destinavam. ( Le Corbusier).

9 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


- Arquitetura Orgnica defendia que o espao interior e exterior deveriam estar em harmonia entre si, mas tambm com a paisagem envolvente. Integrao da construo no meio ambiente, uso de materiais que estejam de acordo com o meio envolvente ( Frank Lloyd Wright).

MODERNISMO PORTUGUS:

Ambiente cultural do incio do sculo:

- Primeiras dcadas do sculo XX multiplicaram-se as sociedades culturais e as revistas literrias.

- Teatro e pera atraiam as camadas cultas das classes mdias.

- Simbolismo movimento literrio e artstico que surgiu nos finais do sculo XIX. Reao contra as tendncias naturalistas, simbolistas procuravam exprimir, atravs de smbolos, a sua viso subjetiva da realidade.

Gerao do Orpheu:

Orpheu revista fundada em 1915 pela qual eram responsveis

Fernando Pessoa, Mrio de S-Carneiro e Almada Negreiros. Publicao ficou marcada pelo espirito crtico e foi tambm uma porta de entrada para o Modernismo em Portugal.

10 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1


- Amadeo de Souza-Cardoso mais notvel pintor modernista Portugus. A sua obra combinou tendncias futuristas, cubistas e abstracionistas.

Modernismo nos anos 20:

- Modernismo nome pelo qual ficaram conhecidos em Portugal todos os movimentos artsticos inovadores ( de vanguarda).

- Almada Negreiros pinta as suas obras primas.

- Revista Presena revela novos poetas como Jos Rgio, Miguel Torga.

- Aquilino Ribeiro imps-se como importante escritor, margem destas escolas.

Resumo elaborado por : Isabel Alexandra Almeida (Xana) Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar

bom estudo e boas notas

11 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

Histria 9 ano Ficha Formativa 5 201 1

12 Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar resumo elaborado por Xana

You might also like