You are on page 1of 3

Ernest Mandel: O Capitalismo Tardio. Nova Cultural. So Paulo. 1985. Cap. 16 (A ideologia na fase do capitalismo tardio). P. 351 a P. 357.

Editado por Ney Jansen

Assim como a marcha triunfal do capitalismo ascendente foi seguida de uma convico profunda da onipotncia e excelncia da concorrncia, a retirada do capitalismo decadente est sendo acompanhada pela proclamao generalizada das vantagens da organizao. A expresso mais bvia dessa crena na organizao o ideal capitalista tardio de uma sociedade arregimentada, onde cada um tem (e mantm) o seu lugar, enquanto os legisladores visveis e invisveis asseguram o crescimento estvel e contnuo da economia, dividem os benefcios desse crescimento de maneira mais ou menos equitativa entre todas as classes sociais e protegem um nmero cada vez maior de setores do crescimento econmico e social das repercusses de uma economia de mercado pura. (...) A crena na onipotncia da tecnologia a forma especfica da ideologia burguesa do capitalismo tardio. Essa ideologia proclama a capacidade que tem a ordem social vigente de eliminar gradualmente todas as possibilidades de crise, encontrar uma soluo tcnica para todas as suas contradies, integrar as classes sociais rebeldes e evitar exploses polticas. A noo de uma sociedade ps-industrial (Daniel Bell), na qual se supe que a estrutura social dominada por normas de racionalidade funcional, corresponde mesma tendncia ideolgica. Nas camadas superiores, ela se expressa por meio de um estruturalismo esttico que herdou de Hegel a categoria de totalidade, mas no a de movimento (...) A ideologia da organizao um reflexo direto do capitalismo tardio, em que a sociedade burguesa no pode viver sem a funo controladora do Estado. (...) O destino do homem unidimensional (Marcuse) parece inteiramente predeterminado. Mas na realidade, o capitalismo tardio no de forma alguma uma sociedade completamente organizada. apenas uma combinao hbrida e bastarda de organizao e anarquia. O valor de troca e a concorrncia no foram abolidos de maneira alguma. Em nenhum sentido a economia baseia-se em produo planejada de valores de uso destinados a satisfazer as necessidades do homem. A busca de lucro e a valorizao do capital continuam sendo o motor de todo o processo econmico, com todas as contradies no resolvidas que elas geram de modo inexorvel. Na estrutura dessa ordem econmica de capitalismo privado, a direo e a orientao estatal da economia so apenas paliativos para remendar as rachaduras e adiar as exploses. (...). A tese da abolio, reconciliao ou represso de todas as contradies fim de todas as ideologias (Daniel Bell)- no passa, ela mesma, de ideologia ou falsa conscincia. Sua funo objetiva convencer as vtimas do trabalho alienado que no faz sentido rebelar-se contra ele. (...) A ideologia do racionalismo tecnolgico pode ser apresentada como uma mistificao que esconde a realidade social (...) representa um exemplo tpico de reificao, como observou

Kofler. Todo burgus e muitos tericos que se consideram marxistas apregoam a onipotncia da tecnologia, elevando-a a um mecanismo completamente independente de todos os objetivos e decises humanas, que age independente da estrutura e da dominao de classe, de forma automtica, como uma lei natural. A distino entre histria natural e histria humana, essencial para o materialismo histrico, na verdade desaparece. Desse modo Habermas, endossando a tese de Gehlen (...) chega a concluso equivocada de que:
na medida de que a organizao da natureza humana no muda, e que temos de manter viva por meio do trabalho social e de instrumentos que so substitutos do trabalho, impossvel ver como poderamos algum dia nos descartamos da tecnologia, na verdade de nossa tecnologia, para uma tecnologia qualitativamente diferente. (HABERMAS, Jurgen. Tcnica e Cincia como Ideologia).

(...) Continua sendo um mistrio por que homens e mulheres em condies sociais diferentes, cada vez mais liberados do trabalho mecnico e desenvolvendo progressivamente suas capacidades criativas, no conseguiram promover uma tecnologia que respondesse s necessidades de uma individualidade rica. Commoner, ao contrrio de Habermas, mostrou de forma convincente, a partir de exemplos de mau uso de fertilizantes qumicos, da difuso de detergentes e da poluio do ar, que ameaas ao meio ambiente no respondem a nenhuma necessidade tcnica, mas sim a decises tecnolgicas perniciosas determinadas por interesses privados perniciosas do ponto de vista dos interesses da humanidade-. E chega a seguinte concluso:
A terra no est poluda por que o homem seja uma espcie animal particularmente suja, nem porque sejamos muitos numerosos. O erro est na sociedade humana nas formas que a sociedade escolheu para ganhar, distribuir e usar a riqueza extrada do planeta pelo trabalho humano. Assim que as origens sociais de crise se tornarem claras, podemos comear a planejar aes sociais adequadas para resolv-las. (COMMONER, Barry. The Closing Circle: Nature, Man and Technology)

(...) a ideologia da racionalidade tcnica incompleta, e por isso completamente incoerente. (...) Essa ideologia substitui a f ingnua na perfeio do homem, caracterstica da burguesia ascendente dos sculos XVIII e XIX, pela certeza da natureza agressiva e incorrigivelmente m do homem. Um neodarwinismo grosseiro, um profundo pessimismo em relao cultura e civilizao e uma misantropia fundamental servem de suporte auxiliar ideologia da racionalidade tcnica em sua justificativa global da ordem social vigente. (...) a suposta integrao da classe operria sociedade capitalista tardia depara-se inevitavelmente com uma barreira intransponvel a incapacidade que tem o capital de integrar o trabalhador como produtor em seu local de trabalho e proporcionar-lhe um trabalho criativo, ao invs do trabalho alienado, como meio de auto-realizao. Os acontecimentos na Europa e fora dela desde a rebelio francesa de maio de 1968 demonstram isso claramente. (...) Foi uma trgica m interpretao dos fatos que levou Adorno a afirmar:
O gesto pseudo revolucionrio o complemento da impossibilidade tcnica e militar de uma revoluo espontnea, sugerida anos atrs por Jurgen Von Kempki. Contra aqueles que controlam a bomba, as barricadas so ridculas; brinca-se, portanto, de barricadas, e os senhores deixam que se brinque vontade durante algum tempo. (ADORNO, Theodor. Marginalien zu Theorie und Praxis)

Adorno no conseguiu entender que a tecnologia militar no pode ser aplicada independentemente de pessoas vivas engajadas nas atividades sociais. Em ltima anlise, Auschwitz e Hiroschima no foram produtos da tecnologia, mas sim das relaes de foras sociais em outras palavras, foram o ponto final (provisrio) das grandes derrotas histricas do proletariado internacional, depois de 1917. (...) A Guerra do Vietn mostrou que no foi a tecnologia militar, mas sim a crescente resistncia guerra por parte da populao norteamericana que limitou o tipo de armas que os senhores podem desenvolver. Ao mesmo tempo, as barricadas nas quais os estudantes franceses supostamente brincaram, em maio de 1968, desencadearam uma greve de massa de 10 milhes de trabalhadores, empregados e tcnicos, e provaram, por sua vez, que, dado certo equilbrio de foras polticas e sociais, o uso de meios de represso mortferos, torna-se impossvel ou no funciona nas ruas. (...) Os filsofos que se tornam vtimas do fetichismo da tecnologia e superestimam a capacidade que tem o capitalismo tardio de conseguir a integrao das massas se esquecem, de maneira caracterstica, da contradio fundamental entre valor de uso e valor de troca, que dilacera o capitalismo. (...) Fazem grande rebulio em torno do fato de o capital transformar tudo em mercadoria, inclusive a literatura marxista revolucionria. (...) (...) a ideologia da racionalidade tecnolgica no passa de mistificao. (...) Pois a presso no sentido de clculo e da quantificao exatos dos processos econmicos, gerada pela universalizao da produo de mercadorias, vai de encontro barreira instransponvel da propriedade privada e da concorrncia capitalista (...) Essa contradio se manifesta no fato de que medidas microeconmicas tomadas pelos empresrios com base em clculos racionais levam inevitavelmente a resultados macroeconmicos que conflitam com elas. Todo boom de investimentos leva supercapacidade e a superproduo. Toda acelerao na acumulao de capital acaba de levar desvalorizao do capital. Toda tentativa feita pelo empresrio para aumentar sua taxa de lucro, forando uma baixa nos custos de produo, leva, ao final, uma queda na taxa mdia de lucro. Se, em ltima instncia a racionalidade econmica considerada economia do tempo de trabalho poupana de trabalho humano- ento a contradio inerente ao capitalismo entre a racionalidade parcial e a irracionalidade total ressurge no paradoxo de que a compulso de poupar a maior quantidade possvel de trabalho humano na fbrica ou empresa leva um desperdcio crescente de trabalho humano na sociedade como um todo. (...) Godelier est evidentemente certo ao criticar Lange e outros autores por absolutizar o conceito de racionalidade econmica derivado de Weber e por postular regras universalmente vlidas de comportamento racional abstradas da estrutura concreta da economia e da sociedade. (...)

You might also like