You are on page 1of 4

Rudo

Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.es/insht/

INTRODUO ]

___

A presena do rudo em um ambiente de trabalho pode lesionar o sistema auditivo dos trabalhadores e causar perda da audio, quando os nveis so excessivos . No incio o dano prejudica a audio nas freqncias mais altas, em torno de 4.000 Hz, e depois afeta progressivamente as freqncias mais baixas. Os indivduos s percebem esta perda, que irrecupervel, quando so afetadas as frequncias da conversao, o que prejudica sua relao com as demais pessoas. O risco de perda auditiva varia de pessoa para pessoa e comea a ser significativo quando o trabalhador submetido continuamente a um nvel de exposio diria ao rudo superior a 80 dB(A). Alm da perda da audio, o rudo pode causar problemas cardiovasculares e digestivos. Nveis elevados de rudo podem provocar transtornos do sono, irritabilidade e cansao. O rudo tambm diminui o nvel de ateno e aumenta o tempo de reao do indivduo frente a estmulos diversose isso favorece o crescimento do nmero de erros cometidose de acidentes que repercute negativamente na qualidade e produtividade. A avaliao do rudo deve ser feita com medies que devem considerar o nvel de rudo e o tempo de exposio do trabalhador. Os mtodos de avaliao do rudo, as caractersticas dos equipamentos de medio, bem como os mtodos de calibrao dos equipamentos constam na norma de higiene ocupacional da FUNDACENTRO NHO 01/2001

ORIENTAO PREVENTIVA BSICA

O nvel de exposio dirio ao rudo deve ser mantido abaixo de 80 dB(A). Isto se consegue atravs do isolamento das fontes de rudo, colocao de barreiras acsticas, aumento da absoro de paredes e tetos, ou diminuindo o tempo de exposio do trabalhador. Em alguns casos, mesmo aps a adoo de todas as medidas de preveno e controle, possvel que seja necessrio, ainda, o uso de protetores auditivos. Nesse

caso, de acordo com

Norma Regulamentadora 6 da Portaria 3214/78, os protetores

devem possuir o Certificado de Aprovao (CA) que garante a atenuao adequada e a qualidade de fabricao . Os postos de trabalho, cujos nveis de exposio dirio ao rudo superem os 80 dB(A), devem ser submetidos a intervenes para a reduo dos nveis de rudo e, tambm, devem ser realizados exames mdicos (audiometrias) nos trabalhadores expostos a essas condies, para detectar possveis perdas auditivas. A Portaria 3214 de 08 de julho de 1978, em sua Norma Regulamentadora 15 (NR 15), no anexo 1, estabelece os limites de tolerncia para a exposio ao rudo e, na NR 17 estabelece o limite para conforto acstico em trabalhos que requeiram um mnimo de concentrao mental.

NORMAS BSICAS

BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978: Normas Regulamentadoras relativas segurana e medicina do trabalho. NR 9- Programa de preveno de riscos ambientais. In: Manual de Legislao Atlas de Segurana e Medicina do Trabalho, 49a edio, So Paulo: Atlas, 2001. 690 p.

BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978: Normas Regulamentadoras relativas segurana e medicina do trabalho. NR 15- Atividades e operaes insalubres. In: Manual de Legislao Atlas de Segurana e Medicina do Trabalho, 49a edio, So Paulo: Atlas, 2001. 690 p.

BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978: Normas Regulamentadoras relativas segurana e medicina do trabalho. NR 17- Ergonomia. In: Manual de Legislao Atlas de Segurana e Medicina do Trabalho, 49a edio, So Paulo: Atlas, 2001. 690 p.

BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978: Normas Regulamentadoras relativas segurana e medicina do trabalho. NR 6- Equipamentos de proteo individual. In: Manual de Legislao Atlas de Segurana e Medicina do Trabalho, 49a edio, So Paulo: Atlas, 2001. 690 p.

Norma de Higiene Ocupacional, NHO 01, Sobre Avaliao da Exposio ao Rudo, da FUNDACENTRO, 2001.

Voc agora ir identificar as condies de SST da sua empresa.

RUDO
1 As pessoas que conversam a meio metro de distncia so obrigadas a elevar a voz devido ao rudo? 2 Foram realizadas medies do nvel de rudo para dimensionar a exposio dos trabalhadores, conforme estabelece a NR 9? 3 O nvel de exposio dirio ao rudo dos trabalhadores superior a 80 dB(A)? Provavelmente o rudo existente no gera risco de perda auditiva, contudo mesmo assim deve-se conhecer e aplicar a NR 9. Se a resposta for notermina aqui o questionrio. Efetuar medies de rudo, de acordo com a NR 15 e NHO 01/2001.

Sim

No

Sim

No

Sim

No

Se a resposta for NO Termina aqui o questionrio. Medir o rudo nos postos de trabalho, efetuar o controle mdico e adotar medidas para que o nvel de exposio dirio no exceda os 85 dB(A). Se for no, termina aqui o questionrio. Devem ser estudadas medidas de interveno no ambiente para reduo do rudo.

4 O nvel de exposio dirio ao rudo dos trabalhadores superior a 85 dB(A)?

Sim

No

5 Esto sendo estudadas medidas de interveno no ambiente para reduo do rudo? 6 So fornecidos aos trabalhadores os protetores auditivos adequados ao nvel de exposio, enquanto no so adotadas as medidas de controle no ambiente? 7 So considerados os resultados dos exames mdicos (audiometrias) para o controle da exposio das pessoas com perda auditiva?

Sim

No

Sim

No

Fornecer aos trabalhadores os protetores auditivos adequados ao nvel de exposio. Com base nos resultados das audiometrias adotar medidas de organizao do trabalho (rodzio de tarefas), que reduzam a exposio dos trabalhadores com perda auditiva.

Sim

No

You might also like