You are on page 1of 5

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos A doutrina da Graa

___________________________________________________________________________

Contedo
A Doutrina da Graa ................................................................................................................ 1 POSSIBILIDADE DE SE RESISTIR OBRA DO ESPIRITO SANTO CONTRASTADA COM A CHAMADA EFICAZ DO ESPRITO OU GRAA IRRESISTVEL ........................ 3 Arminianismo: ............................................................................................................. 3 Calvinismo: ................................................................................................................... 4 A QUEDA DA GRAA CONTRASTADA COM A PERSEVERANA DOS SANTOS ...... 4 Arminianismo: ............................................................................................................. 4 Calvinismo: ................................................................................................................... 4 Bibliografia ................................................................................................................................ 5

A Doutrina da Graa
Graa define-se como: manifestao de favor ou bondade sem relacionar a valor ou mrito da pessoa que recebe e independentemente do que a pessoa merece. A Graa um dos atributos principais de Deus. O senhor Deus compassivo, clemente e longnime e grande em misericrdia e fidelidade. Conseqentemente, a graa esta quase sempre associada misericrdia, amor, compaixo e pacincia. No antigo testamento, o exemplo supremo da graa foi redeno do povo hebreu do Egito e seu estabelecimento terra prometida. Isto no ocorreu devido a algum mrito da parte de Israel, mas independentemente de suas iniqidades (DT 7:7-8; 9:5-6). Embora a graa de Deus seja livre e no merecedora, no deve ser considerada como regra. A graa somente desfrutada dentro da ALIANA a ddiva dada por Deus e recebida pelas pessoas atravs de arrependimento e f (AM 5:15). Deve ser humildemente procurada atravs da orao pela f (Ml. 1:9). A graa de Deus foi revelada de modo surpreendente e concedida na pessoa e obra de Jesus Cristo. Jesus no foi apenas o beneficirio da graa de Deus (Lc 2.40), mas tambm sua encarnao (J 1.14), trazendo-a a raa humana para a salvao (Tt 2.11). Por sua morte e ressurreio Jesus restaurou a comunho quebrada entre Deus e seu povo, judeus e gentios.

Carla Geanfrancisco

2007

Pgina 1 de 5

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos A doutrina da Graa


___________________________________________________________________________ O nico caminho para a Salvao de qualquer pessoa pela graa do Senhor Jesus (At 15:11) A graa de Deus revelada em Jesus Cristo concedida aos seres humanos para salvao por meio do Espirito Santo, que chamado o Espirito da Graa (Hb 10.29). O espirito aquele que une Cristo ao povo, para que este possa receber perdo, adoo como filhos e novidade de vida, assim como todo tipo de dom ou graa espiritual (Ef 4.7). Ns a chamamos de graa soberana porque graa no meramente uma oferta de salvao; tambm um poder que salva. Paulo deixa isto muito claro em Efsios 2.5,6. Estando ns ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (PELA GRAA SOIS SALVOS), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. A razo de Paulo inserir esses parnteses foi ensinar-nos que a graa um poder que ressuscita os mortos e, portanto, TOTALMENTE imerecida. O tema da graa especialmente notrio nas cartas de Paulo. Este coloca a regra acima e contra a lei e as suas obras (Rm 3.24,28). Paulo deixa suficientemente claro que a salvao no algo que pode ser conquistada; pode ser recebida apenas como dom da graa (RM 4.4). A graa, no entanto deve ser acompanhada pela f; uma pessoa precisa confiar na misericrdia e no favor de Deus, mesmo que no lhe sejam merecidos. (Rm 4.16; l 2.16). Ns nunca sentiremos a maravilha completa da graa at que desistamos da nossa idia de que damos a palavra final em nossa salvao. Nunca seremos sinceros em relao soberania de Deus em nossa vida se daremos a Ele toda a glria por nossa salvao at que reconheamos que somos to inteis que Ele teve de fazer tudo.

Carla Geanfrancisco

2007

Pgina 2 de 5

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos A doutrina da Graa


___________________________________________________________________________ Ns temos de acreditar. claro, ns temos. Paulo j falou da natureza e necessidade da f nos captulos 3 e 4 de Romanos. Mas mesmo nossa f de Deus ou, como ns provavelmente diramos melhor, resultado de Seu trabalho em ns. Em Efsios Paulo diz porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie (Efsios 2.8-9). Quando somos salvos, primeiramente pensamos naturalmente que temos uma grande participao nisto, talvez por causa de ensinamentos errneos ou superficiais, mas muito comumente apenas porque sabemos mais sobre nossos prprios pensamentos e sentimentos do que conhecemos de Deus. Mas, h quanto mais tempo algum cristo, mais ele se distancia de qualquer sentimento de que somos responsveis por nossa salvao ou mesmo alguma parte dela, e mais prximos chegamos concluso de que tudo de Deus. A lei de Moises revelou a justa vontade de Deus em meio escurido do paganismo; foi ddiva graciosa de Deus a Israel (DT 4.8). Mas sua vontade tornou-se completa quando Jesus trouxe o evangelho da Graa ao mundo (J 1.17) Resumindo, ento, Jesus certamente ensinou a absoluta soberania de Deus, a incapacidade do homem, eleio incondicional de um povo para salvao, a graa eficiente de Deus que infalivelmente traz salvao aos eleitos e a perseverana final desses eleitos para a vida eterna. Esse um dos textos chaves que apiam a posio Reformada; porem mesmo assim vemos discusses como a seguir sobre a graa.

POSSIBILIDADE DE SE RESISTIR OBRA DO ESPIRITO SANTO CONTRASTADA COM A CHAMADA EFICAZ DO ESPRITO OU GRAA IRRESISTVEL
Arminianismo: O Esprito chama internamente todos aqueles que so externamente chamados pelo convite do Evangelho. Ele faz tudo que pode para trazer cada pecador salvao. Sendo o homem livre, pode resistir de modo efetivo a essa chamada do Esprito. O Carla Geanfrancisco 2007 Pgina 3 de 5

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos A doutrina da Graa


___________________________________________________________________________ Esprito no pode regenerar o pecador antes que ele creia. A f (que a contribuio do homem para a salvao) precede e torna possvel o novo nascimento. Desta forma, o livre arbtrio limita o Esprito na aplicao da obra salvadora de Cristo. O Esprito Santo s pode atrair a Cristo queles que O permite atuar neles. At que o pecador responda, o Esprito no pode dar a vida. A graa de Deus, portanto, no invencvel; ela pode ser, e de fato , freqentemente, resistida e impedida pelo homem. Calvinismo: Alm da chamada externa salvao, que feita de modo geral a todos que ouvem o evangelho, o Esprito Santo estende aos eleitos uma chamada especial interna, a qual inevitavelmente os traz salvao. A chamada externa (que feita indistintamente a todos) pode ser, e, freqentemente , rejeitada; ao passo que a chamada interna (que feita somente aos eleitos) no pode ser rejeitada. Ela sempre resulta na converso. Por meio desta chamada especial o Esprito atrai irresistivelmente pecadores a Cristo. Ele no limitado em Sua obra de aplicao da salvao pela vontade do homem, nem depende, para o Seu sucesso, da cooperao humana. O Esprito graciosamente leva o pecador eleito a cooperar, a crer, a arrepender-se, a vir livre e voluntariamente a Cristo. A graa de Deus, portanto, invencvel. Nunca deixa de resultar na salvao daqueles a quem ela estendida.

A QUEDA DA GRAA CONTRASTADA COM A PERSEVERANA DOS SANTOS


Arminianismo: Aqueles que crem e so verdadeiramente salvos podem perder sua salvao por no guardar a sua f. Nem todos os arminianos concordam com este ponto. Alguns sustentam que os crentes esto eternamente seguros em Cristo; que o pecador, uma vez regenerado, nunca pode perder a sua salvao. Calvinismo: Todos aqueles que so escolhidos por Deus e a quem o Esprito concedeu a f, so eternamente salvos. So mantidos na f pelo poder do Deus Todo Poderoso e nela Carla Geanfrancisco 2007 Pgina 4 de 5

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos A doutrina da Graa


___________________________________________________________________________ perseveram at o fim.

Bibliografia
Champlin, Russel Norman. Enciclopdia da Bblia Teologia e Filosofia, 2002. Hagnos DIB Dicionrio Ilustrado da Bblia Hodge, Charles. Teologia Sistemtica, 1 edio, 2005. Strong, Augustos Hopkins. A doutrina de Deus vol II, Hagnos. Stott, John, Romanos coleo a bblia fala hoje. 2 ed. 2003. ABU Traduo livre e adaptada do livro The Five Points of Calvinism - Defined, Defended, Documented, de David N. Steele e Curtis C. Thomas, Partes I e II, [Presbyterian & Reformed Publishing Co, Phillipsburg, NJ, USA.], feita por Joo Alves dos Santos.

Carla Geanfrancisco

2007

Pgina 5 de 5

You might also like