You are on page 1of 7

Anlise do livro O cortio, de Alusio Azevedo, luz da Anlise do Discurso

RESUMO

Este trabalho faz uma anlise do romance O cortio, de Alusio Azevedo, principal expoente do naturalismo no Brasil. Essa anlise feita com base nos princpios da Anlise do Discurso, tendo ponto de vista principal a concepo bakhtiniana a respeito da linguagem de seu processo de construo e representao desse processo. So analisadas as diversas formaes discursivas presentes no romance em questo, usando para isso os elementos que evidenciam essas formaes discursivas dentro da obra. Partindo do pressuposto de que toda formao ideolgica governa uma formao discursiva e que esta representa na forma de intertextualidade e interdiscursividade, faz-se um estudo sobre a presena desses dois ltimos termos na construo dos discursos presentes no livro de Azevedo, com base na obra de Mikhail Bakhtin e sua concepo de que os discursos vivem em constante dilogo uns com os outros e que este dialogismo condio essencial para a existncia da linguagem.

INTRODUO
As teorias da Analise do Discurso, a obra de Mikhail Bakhtin, por exemplo, vem a linguagem como um processo interativo onde a construo dos discursos se d de maneira dialgica, ou seja, um discurso dialoga com outro durante o processo de sua construo. Os traos mais evidentes desse dilogo entre os vrios discursos presentes numa formao discursiva so a intertextualidade e a interdiscursividade, que na viso de Bakhtin tm caractersticas distintas: a primeira refere-se aos elementos materiais que, dentro de um discurso, remetem imediatamente a outro discurso; a outra qualquer relao entre discurso no plano do sentido. Foi tomado como corpus alguns trechos da obra O cortio, de Alusio Azevedo em que se pode depreender a relao entre discursos de forma material (intertextualidade) e constitutiva (interdiscursividade), sempre com base na teoria de Bakhtin. A obra O cortio, foi escolhida por fazer um retrato meticuloso da sociedade brasileira do final do perodo imperial, explicitando as relaes entre as diversas classes sociais e entre os indivduos que se encontram no mesmo extrato social. O objetivo dessa anlise demonstrar as diferentes formaes discursivas que se fazem presentes na obra, tomando por base os elementos que as denunciam: a intertextualidade e a interdiscursividade, luz da teoria Bakhtiniana, e como se relacionam os discursos oriundos das mais variadas formaes discursivas. Em razo das semelhanas entre os conceitos que vrios estudiosos atribuem aos mais variados termos usados na Anlise do Discurso, mais adiante encontram-se alguns desses conceitos e seus respectivos autores. Este trabalho composto por esta introduo, onde pretendemos localizar o leitor a respeito do trabalho, seguida do referencial terico que serviu de suporte ao estudo, onde se encontram os conceitos citados anteriormente e algumas consideraes a respeito deles. Na seo seguinte est a

metodologia de construo deste trabalho. Aps isso, se encontra a anlise da obra com base nos tericos da Anlise do Discurso tendo como principal suporte a viso Bakhtiniana de discurso. Finalmente, encontram-se as consideraes finais sobre esse trabalho de anlise.

REFERENCIAL TERICO

Falar em intertextualidade e interdiscursividade implica, antes de tudo, conceituar texto e discurso, alm de dar uma noo os conceitos de outros termos usados na Anlise do Discurso, para fins de entendimento. No uso comum, o termo texto usado para denominar um entrelaamento, uma tessitura, de palavras em que se possa inferir sentido, onde ele, por si, basta para constituir sentido. Na Anlise do Discurso, o uso desse termo mais restrito, no tem a abrangncia nem comporta exatamente o significado do uso comum. BARTHES (apud FIORIN, p. 164) conceitua o texto como sendo um: aparelho translingstico que redistribui a ordem da lngua colocando em relao uma palavra comunicativa, que visa informao direta, com diferentes enunciados anteriores ou sincrnicos. Assim, o texto pode ser entendido como algo entrelaado por outros textos onde, o sujeito, fazendo uso de elementos lingsticos, pode explicitar suas intenes comunicativas, que por sua vez reproduzem a formao discursiva. Quanto ao discurso, para Mussalim (2001), a AD concebe o discurso como uma manifestao, uma materializao da ideologia decorrente do modo de organizao dos modos de produo social. Segundo Fiorin: O discurso deve ser entendido como uma abstrao: uma posio social considerada fora das relaes dialgicas, vista como uma identidade. O discurso apenas a realidade aparente (mas realidade), de que os falantes concebem seu discurso autonomamente, do a ele uma identidade social. Entretanto, no seu funcionamento real, a linguagem dialgica (p.181). J o conceito de formao discursiva ou prtica discursiva oriundo de Foucault, que o entende como: um conjunto de regras annimas, histricas, sempre determinadas no tempo e no espao que definiram em uma poca dada, e para uma rea social, econmica, geogrfica ou lingustica dada, as condies de exerccio da funo enunciativa (Foucault apud Mussalim, p. 119). Essa formao discursiva , segundo Mussalim reflexo da formao ideolgica incutida em cada sujeito, mesmo que de forma inconsciente: o sujeito enuncia de uma determinada posio no porque quer, mas porque aquela posio, que lhe atribuda pela mquina discursiva, que determina as possibilidades e o sentido de seu enunciado. no embate, no confronto, na aliana, na dominao existente entre as formaes discursivas que se constitui a formao ideolgica do sujeito e, apesar da relao entre as formaes discursivas ser uma condio para a constituio da formao ideolgica, aquela subordinada a esta, visto que o discurso uma manifestao da ideologia. Pcheux (apud Mussalim) define formao ideolgica:

um conjunto complexo de atitudes e de representaes que no so nem individuais, nem universais, mas se relacionam mais ou menos diretamente a posies de classe em conflito uma com as outras (Pcheux Apud Mussalim, p. 124). Como a formao ideolgica governa formao discursiva, e esta perceptvel com base no discurso do sujeito, e os elementos capazes de explicitar essa formao ideolgica so o texto e o discurso. Quando Maingueneau diz que o discurso assumido pelo sujeito, no quer dizer que essa incorporao se d de modo consciente, pois segundo a psicanlise lacaniana o sujeito clivado, dividido ente o consciente e o inconsciente, e este o leva a assumir uma determinada posio j predeterminada pela mquina discursiva, a encontramos uma semelhana com o determinismo, no momento em que se admite que o sujeito influenciado pelo meio, contudo, essa influncia no se d de modo unilateral, o sujeito tambm capaz, atravs do discurso, de influenciar o discurso alheio. Se os elementos que permitem analisar as formaes discursivas e ideolgicas so o texto e o discurso, e todo texto um mosaico de citaes, assim como o discurso heterogneo, ou seja, perfurado por outros discursos, faz-se necessrio estudar a intertextualidade e a interdiscursividade. Os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade adotados nesse trabalho se baseiam na obra do filsofo russo Mikhail Bakhtin. Fiorin, com base na obra bakhtiniana adverte sobre a importncia de diferenciar os usos desses dois termos. Segundo Fiorin: O termo intertextualidade fica reservado apenas para os casos em que a relao discursiva materializada nos textos. Isso significa que a intertextualidade pressupe sempre uma interdiscursividade, mas o contrrio no verdadeiro (FIORIN, 181). Esse conceito difere do que atribudo por Fiorin Interdiscursividade, tambm com base em Bakhtin: Qualquer relao dialgica, na medida em que uma relao de sentido (FIORIN, 181). Assim, a intertextualidade constitui uma modalidade de interdiscursividade, visto que esta todo tipo de dialogismo e aquela um tipo explcito, latente de dialogismo. O conceito de interdiscursividade se aproxima de conceitos atribudos a outros termos que circulam na Anlise do Discurso, como por exemplo, a Heterogeneidade constitutiva do discurso, de Authier-Revuz (apud Costa), assim como a intertextualidade tem uma definio parecida com que a autora d Heterogeneidade marcada no discurso, contudo nos ateremos ao conceito de Fiorin firmado na teoria de Bakhtin sobre intertextualidade e interdiscursividade.

METODOLOGIA

O trabalho iniciou com a pesquisa bibliogrfica. Foi analisada a obra O cortio de Alusio Azevedo, obra-prima do naturalismo brasileiro, publicado em 1890. Alusio Tancredo Gonalves Azevedo nasceu em So Lus no Maranho em 14 de Abril de 1857 e morreu em Buenos Aires, Argentina, em 1913. Escreveu entre outras obras: O mulato, 1881; Memrias de um condenado, 1882; Filomena Borges, 1884; Casa de penso, 1887. O terico adotado nesse estudo foi o russo Mikhail Bakhtin, com seu conceito de interdiscursividade citado por Jos Luiz Fiorin no texto. A realizao desse trabalho consistiu em leitura da obra base dessa anlise e consequente confronto entre a teoria e a obra em de reunies de grupo para discusso dos assuntos. Em seguida aconteceu a digitao e organizao dos contedos para entrega e exposio.

ANLISE

Do ponto de vista da Anlise do Discurso, o livro O cortio, de Alusio Azevedo oferece um rico suporte a ser trabalhado. A obra em questo dispe de uma diversidade discursos e um constante embate entre eles, oriundos das mais variadas formaes ideolgicas. Vemos ao longo da obra que o autor faz um retrato da sociedade do subrbio carioca do final do sculo XIX, com seus problemas sociais, especialmente a pobreza e a falta de moradia. O modo de narrao empregado por Azevedo d a impresso que os moradores do cortio se parecem com animais: O escndalo assanhou a estalagem inteira, como um jato de gua quente sobre um formigueiro (p. 87). Alusio Azevedo d vida a uma paisagem de tijolo e cimento: Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolncia de neblina as derradeiras notas da ultima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia (p 35). Todos os tipos da sociedade suburbana carioca so pintados na obra de Azevedo: o ganancioso Joo Romo; a servil Bertoleza; a sensual Rita Baiana; a infiel Estela. A convivncia de todos esses personagens no se d de modo harmnico, h sempre um embate entre o discurso de um e de outro, alm dos dilemas pessoais por que passa cada sujeito, ou seja, um dilogo constante o sujeito e seu subconsciente, que a AD entende como o dilogo entre o Eu e o Outro. Seguindo a Linha de pensamento de Bakhtin, Fiorin entende que os elementos mais marcantes e perceptveis desse embate durante a construo do discurso podem ser notados de duas formas: uma em que h elementos materiais de um discurso dentro de outro discurso intertextualidade, conceito parecido com o mosaico de citaes de Kristeva citado por Barthes; a segunda quando se percebe, na constituio de um discurso, a presena de outro, mesmo que implicitamente interdiscursividade. A intertextualidade, que baseada na obra de Bakhtin, Fiorin conceitua, perceptvel

quando as personagens incorporam vozes exteriores s sua. Um exemplo disso a cantiga das lavadeiras: Maricas t marimbando, Maricas t marimbando, Na passage do riacho Maricas t marimbando. (p. 48) Segundo Fiorin, Quando, no texto, so encontrados materialidades que remetem a outros textos, como o caso da cantiga popular acima, temos a intertextualidade, ou seja, elementos perceptveis de um texto dentro de outro, essa caracterstica que Bakhtin chamou de dialogismo constitui um tipo especfico de interdiscursividade. O texto abaixo tambm apresenta essa caracterstica, quando o autor faz uma pardia com a obra Cano do Exlio do poeta romntico Gonalves Dias: veja o trecho seguinte do poema: Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabi; As aves, que aqui gorjeiam; No gorjeiam como l... (p. 171) Observe agora a construo da cantiga pronunciada por Jernimo, um portugus saudoso da terra natal: Minha vida tem desgostos, Que s eu sei compreender... Quando me lembro da terra Parece que vou morrer... (p. 75) Percebe-se, ao comparar os dois textos, que o autor do segundo tentou fazer uma pardia que transmitisse um sentimento oposto ao do autor do primeiro. No poema, Gonalves Dias exalta a terra brasileira, no segundo exemplo, Azevedo usa da mesma mtrica para expressar o oposto: o sentimento de saudade das terras lusitanas que dominavam o personagem Jernimo. Segundo Fiorin, quando um texto remete a outro, ou seja, quando existem sinais materiais de um texto no outro se constitui a intertextualidade. Vejamos mais um exemplo da intertextualidade na obra de Alusio Azevedo: A guitarra! substituiu-a ela pelo violo baiano, e deu-lhe a ele uma rede, um cachimbo, e embebedou lhe os sonhos de amante prostrado com as suas cantigas do norte, tristes, deleitosas, em que h caboclinhos curupiras, que no serto vm pitar beira das estradas em noites de lua clara, e querem que todo o viajante que vai passando lhes ceda fumo e cachaa, sem o que, ai deles! o curupira transforma-os em bicho-do-mato. (p. 195). Neste trecho, encontramos elementos materiais que pressupem a existncia de outro texto entrelaado ao primeiro, no caso a narrativa popular indgena a cerca do Curupira. A interdiscursividade tambm latente na obra, pois em vrias ocasies possvel notar um embate entre as vrias formaes discursivas, esse embate que reflexo das formaes ideolgicas, explicita os vrios discursos. Percebe-se que os dilemas provocados por vrias formaes discursivas influenciam na vida dos personagens do cortio. Um exemplo disso o dilema em que se via o comerciante Miranda, que se sente dividido entre o ego e a necessidade de manter o status social Ainda antes de terminar o segundo ano de matrimnio, o Miranda pilhou-a em flagrante delito de adultrio; ficou furioso e o seu primeiro impulso foi de mand-la para o diabo junto com o cmplice; mas a sua casa comercial garantia-se com o dote que ela trouxera, uns oitenta contos em prdios e aes da divida publica, de que se utilizava o desgraado tanto quanto lhe permitia o regime dotal. Alm de que, um rompimento

brusco seria obra para escndalo, e, segundo a sua opinio, qualquer escndalo domstico ficava muito mal a um negociante de certa ordem. Prezava, acima de tudo, a sua posio social e tremia s com a idia de ver-se novamente pobre, sem recursos e sem coragem para recomear a vida, depois de se haver habituado a umas tantas regalias e afeito hombridade de portugus rico que j no tem ptria na Europa. (p. 17)

Neste trecho da obra, notamos a presena dos discursos que remetem o personagem a um conflito, zelar pela sua honra, ficou furioso e o seu primeiro impulso foi de mandla para o diabo junto com o cmplice, porm o interesse no dote e posio social que possua no permitia que tomasse tal deciso, mas a sua casa comercial garantia-se com o dote que ela trouxera, [...]. Prezava, acima de tudo, a sua posio social e temia s com a idia de ver-se novamente pobre, [...]. O primeiro discurso nos mostra a posio de um homem submetido a uma ideologia conservadora, ferido em seu ego, disposto a dar cabo da vida da prpria mulher para lavar sua honra, em quanto que no segundo discurso mostra-se sendo um homem inescrupuloso que coloca acima de tudo o dinheiro e a posio social que possua, mesmo que para isso tivesse que sofrer com as humilhaes que sua esposa lhe proporcionava. A percebemos o dilogo entre consciente e inconsciente, na medida em que a reflexo (consciente) sobre as conseqncias de um ato impensado (inconsciente) o faz recuar da primeira posio. Segundo a Anlise do Discurso, o processo de constituio do discurso se d mediante a relao de aliana, antagonismo e dominao ente as formaes discursivas. No exemplo acima, percebe-se que h uma relao de antagonismo entre o discurso egosta e discurso assujeitado, Miranda se sete sujeito aquela situao e enuncia a partir dela manifestando sua formao discursiva. Outro exemplo de interdiscursividade perceptvel no trecho seguinte em que Joo Romo chega concluso que todas as privaes e sofrimentos por que passara em busca de enriquecimento no o teriam feito feliz, visto que era rico, mas no gozava de sua riqueza. Fora uma besta!... pensou de si prprio, amargurado: Uma grande besta!... Pois no! Por que em tempo no tratara de habituar-se logo a certo modo de viver, como faziam tantos outros seus patrcios e colegas de profisso?... Por que, como eles, no aprendera a danar? E no freqentar sociedades carnavalescas? e no fora de vez em quando Rua do Ouvidor e aos teatros e bailes, e corridas e a passeios?... Por que se no habituara com as roupas finas, e com o calado justo, e com a bengala, e com o leno, e com o charuto, e com o chapu, e com a cerveja, e com tudo que os outros usavam naturalmente, sem precisar de privilgio para isso?... Maldita economia! Nesse fragmento Joo Romo evidencia pelo menos dois pontos de vista: o primeiro de um homem desgostoso da vida diante da impossibilidade de acessar uma camada social mais alta e participar das atividades da alta sociedade carioca, apesar do dinheiro que possua e de todas as privaes que sofreu resignado em busca de capital; a segunda perceptvel quando lemos o texto e ele nos remete a outro discurso, o discurso de sovina, do miservel. No h no texto elementos textuais que deixem explcita a relao de dependncia entre um discurso e outro, mas quando a personagem nega o discurso anterior ele nos remete diretamente a ele. Essa uma das caractersticas da interdiscursividade, que est largamente presente na obra de Alusio Azevedo. Retiramos os trechos citados anteriormente para fins de demonstrao da heterogeneidade, ou dialogismo presentes na obra em questo. Segundo a AD esse dialogismo uma constante no processo de constituio do discurso e condio

essencial para a existncia da linguagem, pois segundo Bakhtin, a palavra vive no encontro com a outra, o discurso se constitui mediante o confronto com outro discurso, ento o Eu existe em razo do Outro.

CONSIDERAES FINAIS
No decorrer dessa anlise, notamos as diferentes formas de produo dos discursos de alguns personagens, discursos estes que alm de remeter a discursos alheios traduzem os conflitos pessoais que constituem as ideologias dos sujeitos. No ponto de vista da Anlise do Discurso, esse embate constitutivo e evidencia uma formao ideolgica do sujeito, surgindo uma relao de antagonismo ou dominao em que os discurso assumidos pelos sujeitos esto inserido numa formao discursiva, e esta, por sua vez reflexo da ideologia incutida em cada personagem. Nota-se nos exemplos citados, com base nas teorias da AD, uma influencia de discurso do Outro, assim como do prprio inconsciente (que tambm assume o papel do Outro em relao ao Eu) na constituio dos enunciados das personagens. O discurso do sujeito influenciado pelo discurso do outro, passando a se constituir como um mosaico de vrios discursos que evidenciam vrias formaes discursivas presentes na obra de Azevedo. A intertextualidade e a interdiscursividade latentes em O cortio do uma demonstrao desse carter dialgico inerente ao processo de constituio do enunciado. Esse dilogo entre os vrios discursos, segundo a AD elemento fundamental da formao discursiva do sujeito, e essa formao discursiva evidencia, atravs do enunciado, a formao ideolgica de cada sujeito.

BIBLIOGRAFIA:
AZEVEDO, Alusio. O cortio. So Paulo: Abril Cultural, 1981. CEREJA, William R. & MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus Linguagens 1 Ed. So Paulo: Atual Editora, 2003. COSTA, Nelson Barros da, Prticas discursiva: exerccios analticos. Campinas-SP: -Pontes, 2005.

You might also like