You are on page 1of 2

O Homem e a Natureza: Uma Relao Desarmnica Leia mais em: http://www.webartigos.

com/artigos/o-homem-e-a-natureza-uma-relacao -desarmonica/12994/#ixzz2Exkn22r8 A ao do homem na natureza vem causando muitos desastres, a comear com as catstrofes relacionadas ao sistema ecolgico que vem decorrendo ao perodo desses anos. O impac to ambiental na verdade um desequilbrio provocado pela ao do homem com o meio ambie nte. Com o passar dos anos o homem foi ganhando habilidades das quais a maior parte d estas ele usa para agredir seu prprio hbitat, ou seja o homem comeou a evoluir no s eu modo de vida, mais no sabe os danos que essa evoluo lhe causar mais a frente. Desmatamento so inmeros fatores que levam a isso, derrubada da mata nativa para fa zer pastagem pro gado, para a agricultura, para obteno da madeira, no errado retira r da natureza aquilo que ela nos proporciona, errado usufruir dela e no repor o q ue se tirou, muitos animais j foram extintos e outros esto em extino por causa da ma neira errada de se usufruir da natureza. Usufruir mais conservar, uma maneira de usar sem abusar, hoje existe ONGs que s e preocupam em mostrar esse lado de que sim possvel usufruir dos benefcios da natu reza sem causar um impacto ambiental. Alguns impactos ambientais so, diminuio da biodiversidade, eroso, inverso trmica, ilh a de calor, efeito estufa, destruio da camada de oznio, as mudanas climticas entre ou tros. Biodiversidade ou diversidade biolgica descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microorganismos fornecem alimentos, remdios e boa parte da matria-prima industrial consumida pelo ser humano. A poluio, o uso desordenado dos recursos naturais, a expanso da fronteira agrcola em detrimentos dos habitat naturais, a expanso urbana e industrial vem levando muit as plantas e animais a extino.

A sociedade moderna tem sua parcela de culpa, com o uso desenfreado dos recursos naturais como o aumento da produo de papel que vem ameaando as florestas, a explor ao excessiva de algumas espcies para fins medicinais uma ameaa a espcie podendo lev-l a extino. Eroso um processo que faz com que as partculas do solo sejam desprendidas e transp ortadas pela gua, vento ou pelas atividades do homem, muito comum em reas de pasta gem. O controle fundamental neste caso para que se preserve o meio ambiente, poi s esse processo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas impossibil itando assim o crescimento de vegetao no local atingido podendo causar um serio de sequilbrio ecolgico. Inverso trmica um fenmeno meteorolgico fcil de ser visto a olho nu, principalmente na s grandes cidades como So Paulo ou New York. um facho de luz cinza alaranjado que divide o cu um pouco antes do anoitecer, visto principalmente no inverno. O movimento do ar na atmosfera vertical e linear, em boa parte dos dias, quando o ar quente resultante da ao dos raios solares no solo sobe para dar lugar ao ar f rio, os poluentes que so mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam. Mas o que realmente acontece na inverso trmica que no inverno os raios solares tor nam-se mais difusos e frgeis, quando o solo se resfria rapidamente o ar prximo ao

solo tambm se resfria rapidamente, o ar quente que ainda se encontra na atmosfera continua a subir, mas o ar frio prximo ao solo por ser mais denso e pesado fica parado, sendo assim a temperatura cai mais ainda e os poluentes que normalmente so levados pelo o ar quente ficam retidos na camada mais baixa da atmosfera. A faixa cinza alaranjada a conseqncia visvel do fenmeno, e um dos principais transto rnos deste fenmeno aos problemas de sade que os moradores das grandes cidades enfr entam, devido baixa umidade do ar e a poluio.

Ilha de calor o nome dado para o aquecimento climtico maior das reas urbanas em re lao s reas rurais vizinhas. Isso ocorre devido a geometria das cidades, que coloca o bstculos para a dissipao do calor, o calor retido pelos os asfaltos, caladas e edifci os, na zona rural essa dissipao rpida devido a existncia de vegetao sobre o solo perm tindo evaporao e evapotranpirao da umidade, sendo isso difcil nos centros urbanos. O efeito estufa um fenmeno natural, ele mantm a Terra aquecida ao impedir que os r aios solares sejam refletidos para o espao e que o planeta perca seu calor, sem e le a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10C negativos. O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberao de CO2 (dixido de carbono) na atmosfera. Ele um dos gase s que naturalmente contribuem para a o efeito estufa normal do planeta, mas que agora com seu aumento na atmosfera pode intensificar esse efeito, levando a um a quecimento maior do planeta. A esse caso pode se aplicar a destruio da camada de Oznio, pois com o aumento de em isses de gases poluentes liberados pelos escapes de carros, pelas usinas, entre o utros esse problema vem se agravando. As mudanas climticas esto relacionadas a todo s esses outros fatores, e o mundo j esta sofrendo com essa ameaa. Os grandes cientistas do mundo j chegaram concluso que o mundo j esta sofrendo com os efeitos da mudana climtica, o to falado aquecimento global. So inmeras as noticias de desastres ecolgicos relacionados a esse assunto, um exemplo a chuva em excess o em Santa Catarina que j causou morte desabrigou milhares de pessoas, e ao contr aste deste a seca que tambm esta predominando em outra regio do Estado. Mudar isso preciso, mais os feitos dessa mudana poder demorar a sortir efeito, da mesma forma que se vem a sculos com essa devastao e agora que os sinais esto aparece ndo, assim tambm provavelmente os sinais de uma mudana para melhoria desse problem as demorara para aparecer.

Mais mudar preciso, pois as novas geraes iro sofrer as conseqncias das aes de anos e os que ns e nossos ancestrais fizemos para que chegasse a tal desequilbrio ecolgico . E para que essa historia tenha essa pagina virada, mas na certeza de que a relao e ntre homem e natureza no seja desarmnica, mais sim harmnica , e de forma sustentvel, ou seja pode-se usufruir da natureza desde que no seja de forma desordenada, agr edindo e provocando um desequilbrio ecolgico. Autor: Meiryzangela Francisco De Souza http://www.webartigos.com/artigos/o-homem-e-a-natureza-uma-relacao-desarmonica/1 2994/

You might also like